Webinar: Educação Empreendedora e Robótica Educacional

By | 07/05/2025



O objetivo dessa conversa é debater metodologias para desenvolver as competências para o mundo 4.0. Trata-se de um tema …

Webinar: Educação Empreendedora e Robótica Educacional/a>

e aí oi boa tarde pessoal estamos aqui juntos para mais uma live já vou agradecendo a presença de todo mundo que tá aqui ou a gente vai falar sobre um tema super bacana e super atual né o mundo digital que é educação empreendedora e robótica né e as nossas duas convidadas vão explicar bem qual a relação dessas duas coisas né então a gente trouxe hoje para falar com a gente a fernanda a roseli né já foi o primeiro desafio do dalai que acertar o sobrenome dela ela é especialista em tecnologias educacionais também é coordenadora educacional lá do sesi no rio grande do sul e a gente também tá com a rose elaine morais que ela é mestre em gestão educacional e analista de políticas públicas do sebrae rio grande do sul também a nossa colega aqui do do sebrae essa vai ver que é uma realização do centro de referência sebrae educação empreendedora você e eu já vou pedir para vocês se inscrever aqui no canal né curtirem essa live o teste aqui mais pessoas vão ter acesso a esse conteúdo depois e também compartilhar essa live com pessoas que vocês acham que podem se interessar por esse tema é eu queria fazer uma pequena introdução aqui eu tava vendo um dado muito interessante né dizendo que 85 porcento das profissões que vão existir em 2030 ainda não foram inventadas se você tem uma noção de como é que o mundo vai ser transformado né nesses próximos anos é na última laje que a gente fez aqui sobre os futuros desejáveis aí e tecnologias com futuro é eu falei aqui que de 2005 para cá foram criados whatsapp smartphone 3g facebook então várias coisas que não existiam e que transformava nossa vida de de tal forma que a gente não se enxerga tá isso vai trazer você não consegue muita gente consegue enxergar seu celular que você estivesse lá em casa vai ficar só falta um pedaço né então tudo isso criou uma infraestrutura que vai permitir um salto né que ela tem está chamando de mundo bom né onde a tecnologia vai ser tão presente e as coisas nos transformar de uma forma muito rápida né e aí que se encaixa tanto a educação empreendedora né conta robótica e a nossa convidados vão falar então chega aqui né de mais delongas né eu vou passar sempre esqueça de me apresentar nós vamos apresentar também o nome pedro valadares estão na lista de educação prender aqui do sebrae nacional então agora vamos a capa para rosilene para ela fazer a festa dela hoje e aí os 300 de volta aqui na nossa ordinary aí com os nossos clientes né nossos participantes alguns já estão bem assim pus na web nariz e se não deixar é o motivo nos deixa muito contentes e muito orgulhosos de termos aí um alcance junto com o nosso público a gente sabe que alguns são recorrentes e boto já me apresentaste não é só a roseane sebrae rio grande do sul e que para que a gente possa receber a fernanda e do sesi né é que tem todo um conhecimento aí que vai poder dividir conosco a gente vai falar um pouquinho sobre educação empreendedora né que é um pouco do nosso normal digamos assim nosso aprendizado em termos sebrae e como é que isso dialoga né como a robótica é um tema tão importante e tão atual nas escolas e na educação né vamos ver então eu vou falar um pouquinho pedro só me ajuda aqui que eu vou colocar o e o powerpoint para que fique um diálogo para a gente não ficar fugindo do tema o tempo inteiro né então me ajuda para ver se tá aparecendo para ti aí aparece aí pedro tem que aparece aqui também tá aparecendo o slide e slides ah tá então dando boas-vindas aí para o nosso para todos que estão conosco né é só um pouquinho então ela dessa educação empreendedora muito embora todos aqui já de vão já é de conhecimento de várias pessoas né e de vários educadores e enfim pode ser repetitivo para alguns mas eu sempre gosto de trazer como é que a gente que quando sebrae pensa na educação empreendedora e quando a gente pensa né na educação empreendedora ou no empreendedorismo mulher e o empreendedorismo na educação algum a gente não quando eu comecei estudar né sobre empreendedorismo na educação algumas perguntas vinham né e algumas perguntas vem também quando a gente trabalha com o cedo a remover um trabalho muito com os professores aqui no rio grande do sul e ainda existe algumas dúvidas em relação a esse conceito a como é que o sebrae na trabalha como é sebrae compreende o empreendedorismo né então tá quê porque como que a gente trabalha empreendedorismo e para quem é esse empreendedores então eu organizei aqui os slides a pessoal vocês vão ver se eles estão bem simples não são muitos mas eu procurei de alguma maneira responder um pouco dessas perguntas lembrando que não é a gente não é unânime na em tudo mas a gente procura compreender de que modo a gente pode responder algumas dessas perguntas e o que que nós sebrae temos feito para dar conta disso né para poder apoiar a educação formal ensino formal e para poder trazer a luz do que a gente tem aprendido aí nesses mais há quase 50 anos de sebrae né sobre empreendedorismo e o quanto ele pode ser transformador na vida dos indivíduos a começar nos bancos da escola vamos lá então então para que o empreendedorismo né então a gente entende aqui que é para apoiar os estudantes para que eles possam é ser ainda mais protagonistas da e principalmente tem capacidade de resolução de problemas então é tudo que a gente vem vivenciando tudo que a gente está acompanhando no mundo é esta necessidade das pessoas que resolverem problemas complexos e portanto a gente entende o empreendedorismo ele vem e pode ajudar pode auxiliar muito nesse sentido ajudando os nossos estudantes da terem um pensamento empreendedor porque na e não há como a gente fala o empreendedorismo na educação se a gente não entender não passar né pelos processos na que fora o que vier aqui que chegaram até aqui quando a gente olhar evolução na educação e outro dia né eu vou viajar mas a educação não evolui na realidade eu escuto muitas vezes isso a educação não evolui e aí a gente começa a refletir sobre como não evolui a educação evolui em alguns lugares em algumas comunidades em não é que não acontece essa evolução então para que a gente possa entender como é que a educação caminho junto com a indústria é importante como é que educação caminhou é importante a gente entender como a indústria se como a indústria se é como se desenvolveu a indústria nesse processo né a partir então século 18 então e como é que a educação é com dá conta disso acompanhando que tá acontecendo então lá no século 18 a nossa indústria era bem artesanal então a gente tá falando né de máquina a vapor e como é que era nossa educação naquela época então ela era uma educação o antônio muito e individualizada elitizada na ou seja ele caçava não era para tu e o centro do saber era estava com professor tão o professor ele era o centro do saber e era ele né na realidade naquela ocasião que ensinava a então muito uso de livros cadernos e tinha um lugar físico muito bem definido que era salas de aula bom caminhamos um pouco então chegamos na industrialização né é quando chega no e são a como é o comportamento da educação então a gente tá indo aí para educação 2.0 então já começa uma padronização na educação é a educação já não é somente para alguns grupos muito definidos ela já começa a ser uma se ficada e aqui professor e aluno e grupo já começam a ter um relacionamento maior com conhecimento ou seja já começam as primeiras ideias aí de que o saber não não não estava somente com professor começam também nas escolas o uso de computadores é de softwares e os locais ainda para estudar para aprender se concentravam ainda muito na sala de aula quem não lembra aí lá dos laboratórios de ciências laboratórios de informática é onde a gente só acessar vá computador só tinha as e aí para mim pô internet a gente acessava computadores comente nessa sala então na educação pontos 2.0 o local de aprendizado era muito bem definido o século 20 né como é que essa nossa indústria né indústria da automação então a essa industrialização foi crescendo e na automatização cada vez mais a tendência e uma demanda maior por novos conhecimentos e aí a educação é começa né mas ficar ainda mais e a gente já começa a perceber uma uma colaboração maior né uma educação de cãozinho mais cola agora ativa e aí professor-aluno grupo né então aprendendo ensinando uso de múltiplos recursos é o ensino começa de uma certa maneira a ser realizado de forma híbrida então a 3.0 na nos é essa esses caminhos que é o que a educação é estava estava dando esses passos dados pela educação acompanhando muito que acontece aí é na crença crescente da indústria na já na indústria 4.0 o que é o que nós estamos vivenciando um hoje né que que é atual a gente está falando de uma indústria digital interativa ou seja é automação segue o mas muito mais digital muito mais interativa e aí a gente nem precisa dizer né é o uso aí de inteligência artificial é big data realidade virtual realidade aumentada isso a indústria está usando aí obviamente que chegou na educação então a gente tá falando né de uma educação onde o ensino híbrido ele tá cada vez mais em evidência é muito ainda mais agora né em tempos de pandemia isso ficou muito mais advance ado e a gente teve e está tendo que aprender de modo muito rápido os que ainda não tinham entrado nesse mundo aí é da educação a distância hoje nós estamos tendo que fazer e tendo que nos virar pretendo que que fazer do jeito que a gente pode e em firmar que esse é um aprendizado que a gente tá tendo agora então nesta educação 4.0 na é a gente tem então repetindo é o ensino híbrido cada vez mais fortalecido é mais colaborativo é o ensino personalizado aqui e o processo de aprendizagem ele fica mais interativo e aí quando a gente fala no processo de aprendizagem mais interativa a gente também para falando de aprendizagem onde a figura do professor ela é importante continua sendo de suma importância máxima entretanto ela também valoriza o saber o valor ela também valoriza o seu estudante lá também valoriza a bagagem e ela também aprende então é ensino e aprendizagem caminhando juntos e o papel do professor nessa educação 4.0 ele passa é ele pagar a lei de alguém que determina conhecimentos porque os conhecimentos hoje eles estão ao nosso redor ele o papel do professor ele é muito mais um facilitador de aprendizagem né muito mais de pegar na mão daquele estudante e de al e na busca do seu aprender na busca do seu aprendizado na inclusive apoiando eles no muitas vezes nos seus projetos de vida então é um professor é que ele é um facilitador dessa aprendizagem e aí como eu já falei comentei a gente tem aí aprendizagem sobre inteligência artificial internet das coisas é dados cada vez mais big data está fazendo a diferença e para buscar para pedir informação para a geração de conhecimento realidade virtual realidade aumentada metodologias ativas hoje a gente não tem mais aquele estudante ou se ainda tem os nossos professores vão ter que correr para segurar o que o nosso estudante não senta mais na cadeira e fica passivo recebendo conteúdo nossa estudante ele é aquele indivíduo que ele quer estar fazendo junto ele quer vivência prática ele quer aprendizagem por experiência bom então a nossa educação a educação 4.0 e lá caminha para ele ela ela ela se apropria daquilo que ela melhor sabe fazer né o professor se apropriar daquilo que ele melhor sabe fazer ele conta muito com a capacidade do seu estudante ele conta muito com isso e ele usa isso o tempo inteiro e a metodologia as metodologias ativas elas é elas elas elas potencializam ainda mais essa atuação do professor no espaço de aprendizagem e aqui eu trago a expressão espaço de aprendizagem porque a gente não fala mais se local único de estudo eu não é mais só sala de aula a gente fala que são os espaços de aprendizagem que pode ser a sala de aula pode ser a biblioteca e pode ser a casa aonde estiver esse estudante bom opa eu acho que me passei aqui vamos ver aqui aqui a inveja para frente para trás vamos lá e aí na educação 5.0 né que a gente tá crescendo um pouquinho pedro falou ali na na educação 4.0 mas a gente atende todos inclusive os ser agora alguns poucos dias não só aí o estudo sobre educação 5.0 e que a indústria não é ainda a indústria 4.0 digital interativa e muito mais inclusiva e aí a gente tem a gente na educação 5.0 a gente tem aí aluno-professor grupo e a sociedade a sociedade está vindo junto com a com essa com esse aprendizado a sociedade está se envolvendo mais a sociedade está buscando o espaço maior juntos na educação a educação 5.0 caminho para isso e aqui a gente está falando de a gente está falando de automatização das escolhas ou seja a gente escolhe hoje né hoje com o celular na mão a gente pode escolher a onde comer onde comprar aonde fazer gente academia academia eu posso escolher né fazer qual é o aplicativo que mais se adequa com aquilo que eu estou precisando então é compra ela é tudo dá para fazer hoje fd11 transporte né não vou nem citar aqui né ou transporte mas é pedir transporte então cada vez mais as nossas escolhas ficam mais a mais a automatizadas a superpotência cívicas então hoje a gente vê os movimentos as manifestações cada vez maiores as novas geografias não é o por exemplo a gente cria uma nova geografia quando a gente está distância então eu tô aqui em porto alegre o pedro tá em brasília muitos de vocês eu sei que tem gente em são paulo no rio de janeiro vários lugares gente cria então essa essa é esse ela essa educação 5.0 que está nos levando para isso né é trabalhar a questão das narrativas a interdisciplinaridade né que é justamente trabalhar essa essa esses conteúdos conteúdos dentro dos espaços de aprendizagem onde eles possam se estar inter-relacionados né conteúdos de as matemáticas artes é enfim todas essas tudo que se aprende dentro da escola né tudo que se aprende no espaço escolar de um modo mais dinâmico e mais inter-relacionado então não é estudar é ciência a isoladamente não é estudar matemática isoladamente não é estudar línguas e e isoladamente mas é entender o contexto disso e e trabalhar ele disse neste modo mas integrados é uma que não sei se passei muito rápido é só umas às vezes a gente tem o tempo que eu passo rápido né então tudo isso turma que tá aí nos escutando né e depois vocês vão ter acesso a um material e me coloco à disposição se alguém ficar com alguma dúvida ali na explicação a gente algum item que não tenha ficado claro mas tudo isso a gente precisa entender e precisa se se desenvolver para dar conta desse mundo vulca na e aí quando a gente fala do mundo vo que a gente está falando de um mundo num cenário volátil complexo incerto ambíguo como é que que acontece no contexto de mudanças rápidas e mudanças abruptas e mudanças em pensadas é nunca em nenhum lugar no botão mesmo e hoje eu entendo né e desde que eu me conheço por gente é se pensou que a gente ia viver o que a gente está vivendo hoje então essa frase aqui no cenário que ambíguo incerto mudança rápida e abrupta nunca foi tão certeira como nesse momento é aonde a única certeza que a gente não tem certeza nenhuma e se tem alguma certeza é a certeza de que está mudança e como é que a gente pode trabalhar para isso né como é que a gente pode quando a gente fala que a gente não tem certeza se a gente não tem certeza sobre o nosso futuro a gente não tem certeza sobre como vai ser a nossa sociedade o pedro trouxe ali 85 porcento de empregos e de que não existem daqui a 30 anos igual a existir então a gente é o mundo de incerteza a gente também não sabe como serão as empresa é a gente também não sabe como serão os empregos é e como que a gente pode se preparar para isso a gente entende que é uma das maneiras de se preparar para dar conta disso é por meio de competências e aqui a gente trabalha as competências empreendedoras mas quando a gente fala nas competências empreendedoras a gente também fica pensando mais que competências são essas né é o gente está falando de competências de ordem cognitiva é de ordem só se emocional é de ordem pessoal interpessoal enfim são diversas competências que é sendo desenvolvidas e trabalhadas é são possíveis aí de apoiar né e aí eu volto lá naquele primeiro slide como a gente falava lá de como que a gente é trabalho e empreendedorismo né é para que a gente possa apoiar os estudantes apoiar a gente visita que eles resolvam problemas compl oi e para que eles possam resolver problemas complexo o estudo por meio de competências pode ajudar e muito mas que competências são essas né competências que muitos de vocês já sabem eu não vou ser repetitiva e né no boleto não se preocupa pessoal tá mas a gente quando a gente fala de competências a gente não pode deixar de olhar para as competências do século 21 então a gente está falando de que competências cognitivas a gente está falando de competências interpessoais e a gente tá falando de competências intrapessoais o deste modo também a gente olha para os pilares educacionais tá os pilares educacionais eles foram criados foram apresentados devemos assim é a pelo pesquisador jacques delors olá e 98 aonde ele ele apresentou quatro pilares da educação é por meio de um estudo que ele fez para a unesco então quais eram esses pilares aprender a conhecer e a fazer aprender a ser e aprender a conviver com tanta gente oi tá diante desses pilares educacionais e a gente olha as competências para o século 21 a gente observa que as competências para o século 21 elas estão na aderentes ao que trouxe os pilares educacionais vai 98 então se a gente for observar as competências para o século 21 foi um estudo que foi apresentado em 2012 entretanto online 98 jacques delors já nos apresentava esse estudo e que tá tudo tá tudo correlacionar então eu falo de competências cognitivas eu tô falando de aprender do aprender a conhecer hoje eu tô falando de competências intrapessoais eu tô falando de competências do aprender a ser quando eu falo de competências interpessoais são competências de relacionamento de aprender a conviver de colaboração de trabalhar em equipe e o aprender a fazer muito a serviço do aprender a conhecer ou seja é importante eu aprender a conhecer eu eu entender mas é importante também a prática bom olhamos para isso e não também olhamos né não podemos deixar de olhar que para os que estão assistindo aqui e que são da educação básica já sabem o que quer dizer esse esse esse essa ilustração né essa ilustração são as competências gerais da base nacional comum curricular e o nome que consta na base nacional comum curricular a nossa famosa ver ele esquecer que trabalha é o aprendizado dessas competências de ordem cognitiva operacional na cognitiva é intrapessoal e interpessoal de um modo é harmônico e para toda a educação então a gente tem aqui competências é da base que hoje são é é fato está na na legislação e do ministério da educação inclusive que na educação básica e citação as 10 competências mínimas que deverão ser trabalhar e aí de novo né competências de cognitiva de conhecimento pensamento científico comunicação seja todas essas competências dialogando diretamente com as competências século 21 e com os quatro pilares obviamente que quando a gente fala de educação empreendedora a gente tá mente que dá uma olhada né e aí a gente não se a gente tem que olhar o que está acontecendo sou quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável mostrar um pouco atenção não vou entrar um aqui tá eu só te pedir para demonstrar para você os olhares que a gente tem quando a gente pensa na educação empreendedora e quando a gente pensa nesse cenário aqui dessas dívidas dessas 17 desse desses 17 objetivos ou seja ela dá conta disso gente bem está boa é estar fome zero em duas que você me fez eu tô dura a geração que vai dar conta disso acho que a geração de agora e a geração futura tem que estar muito bem embasada muito bem trabalhar em competências para poder nos ajudar com isso e ajudar as nossas futuras gerações e aí então é que entram as competências empreendedoras então tudo isso que eu trago para vocês é para demonstrar o trabalho que o sebrae faz é e que completei e como que a gente relaciona empreendedorismo com os competências e com a educação obviamente que nós temos diversos é feio ônibus que a gente chama né que falam de competências aqui para essa apresentação de hoje eu trouxe as competências e foi um estudo bem recente da união europeia na de 2016 e que ela traz essas competências aqui que são muito aderentes ao que é trabalhado na escola o quê a educação como um todo não só no contexto escolar né de educação básica mas também no ensino superior então a gente está falando de competências relacionadas a conheci a mobilização de recursos ou seja como é que o estudante esses recursos que estão ao redor de como é que ele se mobiliza para isso como é que ele faz as as os relacionamentos dos sentidos de parceria como é que me mobiliza as pessoas então ele tem que ter um senso de tomada de iniciativa e aqui a gente está falando de aprender a ser né que a gente está falando de competência e entra pessoal tem que ter iniciativa é tem que aprender a trabalhar com os outros a questão da criatividade ou seja então quando a gente tem essas competências aqui e que são competências empreendedoras definidos pela união europeia e a gente observa como é que a nossa educação hoje bem buscando o seu aprendizado é muita delícia por isso trouxe né esse creme working aqui porque nos parece que dialoga bastante aí com educação bom pessoal encaminhando para o final aqui então a gente falou os quatro pilares educacionais a gente falou da base nacional comum curricular a gente falou das competências para o século 21 a gente falou dos objetivos do desenvolvimento sustentável e que tudo isso é preciso trabalhar e um modo geral e ele gente compreende que as competências empreendedoras elas permeiam todas essas essas esses essas aprendizagens né digamos assim que precisam ser dado é preciso dar outro aí na educação ah êa para quem lá a gente trabalha então conheceu fundamental o ensino médio e com ensino superior e aí o pedro já falou a vinícius né a gente tem as nossas páginas do sebrae onde a gente chega estão essas soluções os nossos produtos a gente tem nosso centro de sebrae de referência em educação onde a gente tem o mundo de possibilidade de aprendizado sobre a educação na além das nossas nas nossas formações em há de bom fernanda e agora conta pra gente aí fernanda depois de tudo isso como é que as competências empreendedoras dialogam né como é que essa conversa aí a robótica então te passo aí agradeço pedro pelo espaço agradeço a todos que estão aqui me coloco à disposição depois o pedro vai encaminhar aí o material e tem telefone que a sou gay em contato estou à disposição pedro te devolvo aí espero que tenha contribuído aí para aprendizagem do grupo saiu aí e vai aparecer aqui também rose obrigado é sempre um prazer o que você falar porque antes de tudo você é uma estudiosos né da educação empreendedora então tudo que você traz aqui tem muito embasamento né então vez para a gente é enriquecedor né e você falando lembrei da nossa conversa hoje que a gente teve com professor do lado de chance ele foi presidente do conselho nacional de educação da época da criação da bncc e ele falou que é o empreendedorismo aí do café prendedor foi inserida a bncc no a visão não de ensinar os alunos estudantes ao abrirem uma empresa né mas de ensinar os alunos a ter uma postura proativa né diante da própria vida então eu acho que é importante destacar isso porque muitas vezes as pessoas com pensando será é educação empreendedora é só para é o mundo dos negócios entrando dentro da escola não não é isso é você desenvolver uma visão é empreendedor de você usar os dentes da melhor mesmo a câmera os recursos que você quer disposição para criar e estruturar o seu próprio projeto de vida pessoal eu vou pedir eu tenho dois pedir para vocês aqui o primeiro a gente tem mais ou menos 800 pessoas aqui na sala sempre faço esse pedido mas eu nunca canso de fazer porque ele é muito importante para a gente tem menos de 30 curtidas né então assim ao menos 300 curtidas né então vou pedir para quem não curtiu curtir e quando eu peço isso né porque eu sou vaidoso eu quero que tinha que bonitinho que tem um monte de curtidas não é porque o youtube ele entende que tem que o vídeo que tem muita curtida é um vídeo que é importante o vídeo que agregou valor só se vocês curtirem aqui ele depois que eu no final da salada ele vai entregar esse vídeo a gravação para mais pessoas então peça aqui no potinho para curtir aqui não custa nada para vocês mas para gente tem um grande valor e deu as pessoas que vão receber esse conhecimento também queria destacar também que a sala e fica gravado então se você tiver em voltar assistir né ver apresentação da rose e da fernando depois cês podem ver esse é o que a rose falou casa muito com a live que a gente fez na terça-feira né de jogar ela pode digital e também sobre o estudo que a gente fez artigos para aprofundado sobre educação na era pós-digital que eu tô colocando o link aqui no chat para vocês que eu sugiro também que você depois de um pálida né é lembrancinha se você pode mandar as perguntas porque no final que vai ter um espaço bem grande para fernandes para você responder essas perguntas e lembra que é falar daquele tão certificado lá daquele dia o líquido circula então vou pedir para dani colocar de novo no site aí já falou com algumas vezes mas eu pedi para colocar de novo então quem não se inscreveu por favor se inscreva porque é por esse dente que a gente vai mandar o certificado é agora né chega de conversa e vou passar a palavra fernanda para ela falar um pouquinho sobre robótica né e hoje a gente passava perdendo queria que você me respondesse aqui tem já teve algum contato com robótica ou quem nunca ouviu falar do assunto então vai faltar eu já tive contato e o outro para fazer eu nunca ouvi falar vai ser a primeira vez e vão responder aí no set e eu já vou passar a palavra fernando para ela sair apresentando um pouco tempo fernanda palavra tá com você o olá vou colocar o vídeo aqui tudo bem bom é um grande prazer estar aqui eu agradeço aí o convite do sebrae na época participar e todos estão ligando tá tudo certo o pedro passa estamos perdendo tempo e então já foi apresentada né tem uma vasta experiência e foi questão do da robótica das tecnologias educacionais a minha promoção é toda em cima disso o que que eu gostaria a sentir falar com vocês antes de começar o que que é importante quando ele trabalha com tecnologia e o que que é importante que neste trabalho com robótica que é o assunto nós vamos falar hoje né mas tem que gostar a gostar estudar ir atrás né porque e saber que a gente não sabe de tudo nunca e que a gente tem que sim correr atrás o que que tem a gente vai estar numa aula a gente não vai saber tudo e que os alunos conversaram mais que a gente que a gente vai aprender com eles e que a gente vai trocar e que isso não é feio isso é muito bom porque faz parte do ser humano ser humano é um ser inacabado então isso é muito importante que a gente saiba para conseguir trabalhar com o bode então gente precisa estar aberto nós precisamos ser flexíveis né estar aberto ao novo e também haverá tem que a gente pode aprender muito com os nossos alunos com outros professores e que essa interação é realmente muito importante é onde começar uma série de deixar isso baratas as pessoas também acham que que a trabalhar com o rebote quem sabe programação toda a programação do mundo para que eu possa começar a trabalhar não você vai iniciar você e aqui trabalhando e aos poucos você vai aprender combinado então você já fica o nosso combinado aí para vocês que também nunca iniciaram que tem vontade de começar tá aí é muito bom que vocês conseguem mais interessante que me pergunto assim adianto que tu gosta que te ver tu gosta de trabalhar assim porque eu vejo resultados eu vejo o brilho nos olhos dos alunos quando ele está trabalhando e eu vejo a motivação dos professores e por isso é importante trabalhar né com aquilo que a gente gosta aquilo que a gente acredita e gostaria também de agradecer aos nossos professores do sesi que também colaboraram aqui com algumas participações nessa apresentação e professora cristiane da escola municipal aqui de porto alegre quando ela professora da prefeitura que também colaborou aí com uma participação na apresentação bem então vamos começar deixa eu pegar aqui apresentação para vocês olá seja aqui aqui então vamos começar tudo começa com que então vamos fazer uma retrospectiva histórica tá pra gente conseguir entender tudo conversa com as revoluções industriais a então nós tivemos ali na primeira revolução industrial que começa com a descoberta do carvão que era uma fonte de energia que a partir de isso foi surgiu as máquinas a vapor que então se começou a falar em produtividade e se teve uma automação da produção né então era um momento antes completamente artesanal e que se começou então a pensar no aumento de produtividade né utilizando a tecnologia para fabricação de produtos e depois disso vem a segunda revolução industrial o que com porque né e começa a segunda a partir do uso da energia da época então com energia elétrica tem uma mudança das fontes de energia então carvão ele foi a sua também a ser substituído pelo petróleo né o viu o surgimento das estrelas de montagem qualquer sandália felicidade depois teve a fase mais conhecida que foi aquela a busca por produtividade do henry ford do taylor neocolismo conhecido né e a partir disso começa a se falar sobre gestão padronização e simplificação e também sobre produção em massa então isso tudo na segunda revolução industrial já na terceira revolução industrial métrica promessas introduzir o termo inovação então começa a ter dentro do vocabulário industrial e aí domina essa revolução da e ela também é conhecida como o técnico científico nacional por quê porque ela começa a ser impulsionado pelos avanços da eletrônica da robótica da informática da biotecnologia ea nanotecnologia dos satélites de comunicação então tudo isso ela começa a ser impulsionada por essas tecnologias né ocorrendo o que com isso ocorrendo então a de centralização urbano-industrial e uma expansão das multinacionais então a produção é flexibilizada de acordo com a demanda né então a partir disso a gente como assim que estão estão estamos com produção em massa né terrorismo fordismo a produção mas e aí vem começa a ver o modelo taylorista que é que ele disse que ele é substituído então pela em função da toyota né e que é uma produção mais flexibilizada de acordo com a demanda então isso existe o que se eu vou trabalhar de acordo com a garganta existe uma tecnologia cada vez manoela a cada vez agora então e necessita aí eu trabalhava tecnologia porque a gente e trabalhadores capacitados e a partir daí e eu disse mas nós estamos enviando agora que é a quarta revolução industrial tá que é uma das sílabas de vida o que devido a revolução digital e após esse processo as histórias que nós tivemos né então o primeiro para passagem da produção manual ou mecanizada né a partir lá do motor a vapor aí depois que você segunda eletricidade ou manufatura em massa e aí na terceira então chega aí eletrônica né e até que eu gostei da informação telecomunicações e então essa essa carta ela é marcada que o progresso agência de tecnologias digitais físicas e biológicas então esse período que nós estamos vivendo é um período de mudanças né e que não não têm barreira mais separando o mundo digital do mundo real e isso possibilita todo mundo sistema de informação por meio de um várias redes de dispositivos aumentando com isso a interconectividade e automação dos processos de produção e e para isso bom então tudo isso o que que para que que serve para dizer que nós tivemos então uma grande evolução né a partir da primeira revolução até agora e a partir disso ele não quis você tá trabalhando a produção inteligente que quando a produção dele gente acredita artificial habilidades tudo que a posse tinha falado né realidade aumentada internet das coisas com os autônomos então tudo isso está acontecendo agora na quarta revolução industrial isso eu vou compartilhando com vocês aqui algumas coisas que eu lhe também nessa quarentena que a gente conseguiu parar um pouquinho para ler né o filme eu li esse livro que é muito bom que vocês podem ver você eu e os robôs tá que é da marca gabriel e ela coloca isso né o que realmente importa tem uma revolução tecnológica então nós tivemos todas as revoluções e às vezes vocês não disseram o que que a tecnologia ela impacta no modo que a gente vive né no modo que a gente se comunica no modo que a gente trabalha então o que realmente importa em uma revolução tecnológica não é a tecnologia em si mas como ela pode transformar é afetar as nossas vidas quanto mais rapidamente compreendemos a nova realidade e mudamos a nossa mentalidade para o novo modelo de unidade mais bem sucedidos nos tornarmos neste contexto então o que que o que que é importante né a dizer com isso que a gente não a tecnologia não vai no substituir e aí vem aquela pergunta clássica e os robôs eles vão substituir os humanos né o meu trabalho ele vai ser substituído por los né com que isso vai acontecer isso eu fui perguntar e não vou trabalhar com robótica vai me substituir não não é isso você solta daquela mudança daquela transformação na sociedade e essa introdução das tecnologias mais sim mudar o modo que a gente vive que a gente convive que a gente se relaciona tá e tem um outro livro depois eu vou compartilhar a imagem deles vocês que é do andré e óleo que é de 2019 a então esse livro de receitas competências para surfar na era digital ele aborda que a automação ea robótica elas vão criar as 58 milhões de empregos até 2025 e aí entra que o pedro falou também né pedro da questão de que 80 uma das profissões que vão existir daqui a pouco ruim aqui não sabe ainda né então se inventados a gente não sabe quais que vocês profissões e mas com isso sim muitas promoções e um surgir e muitas profissões você distintas isso é isso é normal isso não é de agora né acho que o robô vai substituir não nós vamos lá de ser um processo que vem acontecendo desde lá da primeira revolução industrial então sim algumas carreiras vão ser é extintas mas outras deverão surgir e para isso a gente precisa formar esses alunos você trabalhar com eles então a gente tem que repensar então o nosso papel enquanto sendo falando e também quando o trabalhador por quê porque está falando não surgimento exponencial de novos empregos mas sobretudo de novas competências e ainda são pertences né pode necessárias para sermos bem sucedidos no mundo dos negócios no mundo do trabalho e é isso também que os s é muito bom a gente tem que formar né é capacitar os nossos alunos para o mundo do trabalho isso é importante porque eles vão sair das escolas vão sair do dos ambientes escolares eles vão chegar nos ambientes da indústria nos ambientes do comércio e como que eles não se relacionar mas são as competências que eles não tem que ter para trabalhar nisso dex a pessoa empreender eles vão abrir a própria empresa cobre a própria indústria e como que você tem que agir o que que você tem que ser aprendido para ler os conteúdos da é isso a gente vê também trabalhando né com essa versão dessa flexibilidade cognitiva que é a verdadeira vantagem competitiva necessidade de transformação digital que nós estamos vivendo e os robôs e as máquinas eles conseguem ensino substituir algumas funções mas essas tarefas mais rotineiras né porque porque as aquelas se e estão previstas e que vão necessitar de humano né da nossa capacidade humana para fazer isso que necessita de uma flexibilidade cognitiva o hugo ele não vai conseguir fazer então eu preciso de pessoas capacitadas com essa capacidade de enriquecer idade cognitiva para trabalhar nessas situações que eu vou não vai conseguir fazer também e aí entra nossa capacidade de pensar fora da caixa então ontem que não sabe aquele negócio tem que estar aberta não é para pensar de diferentes maneiras como chegar no mesmo objetivo e como atualizar e como mudar e de cliente como transformar bom e queria compartilhar com vocês esse aqui é a história da da questão da profissão do cortador de gelo e foi até uma conversa que tive com o meu colega a bruno bar ali do sesi que a gente tava vendo também ela parece a gente fazia lá para o iel no fórum de inovação e a gente compra sobre isso sobre a questão do computador de gelo e quem trás isso também amores you baby nut não ao pé de dom ensino da niterói a vocês tem eu coloquei o link aqui depois vocês vão ter apresentação vocês vão conseguir assistir todo o ted dele é esse exemplo da profissão do cortador de gelo e ele era muito comum no passado e aos poucos ele foi substituído foi submetido porque pela fábrica de gelo surgiu né porque eu vou ter uma renda de gerência de uma fábrica de gelo uma máquina ajuda para mim e a partir de soluções será que a gente antes nem compro mais tanto gelo né porque porque surgiu e ainda transferir a gente passa o chinelo para a gente não antigamente sentimos isopor diz que se colocava gelo para acondicionar os alimentos agora não tem mais agora tem a geladeira daí e nessa pesquisa nossa conversa ele estava tendo esse assim tava será que a gente mais alguma coisa que ele na geladeira e tem a nossa geladeira biogel alguém peça geladeira vigel eu não conhecia geladeira biogel existe alguma alguma geladeira biogel tá então e isso que dizer o que que ele poderia ser um excelente cobertura de gelo um acima públicos que ele não doce ele se ele não se capacitou né que coisa linda daqui a pouco tem gente para trabalhar na fábrica de gelo e fez crescido com isso né se ele não se novo e não se adequa às necessidades ele ganhou o deixou de trabalhar aqui né então algumas profissões como a do gelo 5 foram substituídas e outros estão mudando né a gente tem era o exemplo do que também os advogados eles estão muitos agora com juízes e promotores enfim como os processos digitais né e então trabalhando de casa e isso aconteceu agora na academia de uma forma muito rápida também isso é a padaria tem lado ruim mas também tem o lado bom de né o que que a gente tira de bom né do que está acontecendo né ele aquele medicina mandou aqui também conversando já me vendo que os médicos estão no movimento mas que não estava correndo não tinha legislação para isso e agora as coisas de uma forma muito rápida aconteceram né então essa questão do uso da inteligência artificial da gerência dessas informações e pessoais da medicina robótica da medicina bom então tudo isso é uma coisa que está acontecendo então logo a gente não vai mais precisar formar né a capacitados eu vos para serem algo reais o capaz aparecer médico capacitado que ele se antigamente era sem graça e serem o advogado serei um médico não eu tenho aqui formar esses alunos para pensar e agir é isso que a gente tem que repensar quando está trabalhando e aí vem a pergunta né tá mas qual que é mas que vão ser essas profissões do futuro e quem ganhou é uma webinar com adriele agora não me lembro agora adriele da agência brasileira de desenvolvimento industrial e ela mudou afirma webnar do mac do dia acho que foi o dia 13 preço de abril que ela tá pronta as novas profissões a partir dessas tecnologias digitais a equipe com grande crescimento então ela comentou que teria profissões tipo cientistas de dados gestão de mídias sociais especialista inteligência artificial engenheiro de saúde e segurança e ela ainda comentou que tem um levantamento no linkedin tem as profissões mais promissoras que existe que estão para aparecer esses tão sim relacionadas à área da tecnologia e ele vem importância sem de trabalhar tecnologia com os nossos alunos dentro das nossas escolas e forma das nossas escolas em ambientes educacionais que podem ser tanto dentro do prédio escolar por fora né isso é bem importante que fique claro oi e aí aqui tem algumas né da universia brasil que que divulgou isso de algumas novas profissões que desenvolvedores e engenheiros de software profissional de ensaio e segurança profissional de marketing digital então esse seriam algumas das novas profissões e para isso entre preciso é realmente pensar e repetindo a pessoa educação né pensando compreendendo essa nova função da constante como se dá a construção do conhecimento das transformações das tecnologias da mudança no mundo do trabalho da questões de procurar valorizar a criatividade dos nossos alunos dos novos talentos em ações menos padronizadas deles para que eles possam também utilizar a a robótica educacional precisa e precisando envolver em questões que robóticas trabalhando com o rebote a gente consegue em jogos como a curiosidade criatividade colaboração e a gente consegue promover um diálogo à troca e a gente consegue também estimular o pensamento crítico é trabalhar secreção de programação também que é bem importante numa conversa que eu tive com a cristiane pelisolli que você não o principal ela começou se área robótica realmente é é o que motiva usa longos né e e esse trabalho com com eles é muito instigador e essa questão de troca e tudo mais é muito importante e o principal para trabalhar robótica né vamos trabalhar robótica trabalhar pensamento computacional trabalhar não posso uma questão mais divulgada que tem algumas atividades que são bem legais que isso é muito bom para trabalhar bem a questão do raciocínio lógico o pensamento computacional e de como que eles vão comer é o início introdução para conseguir trabalhar com programação mas trabalhava robótica é essencial tem a programação tá então robótica prever programação então é o nosso futuro que está se transformando né numa sequência infinita de atualizações e a gente tem que sim se adequar isso bom então daí começa o que que é esse novo nome novo mundo é o que que é mundo hoje o nosso mundo virou de cabeça para baixo com a questão da academia ele era um antes ir com certeza agora ele vai vir diferente vai ter uma nova até gente vai começar uma nova quando validade ea tecnologia e eu principal nisso né e ela que vai fazer com que a gente consiga voltar e trabalhar aí e muito provavelmente daqui a pouco dessas novas profissões que a gente falou para surgiu outras em função da dessa dessa pandemia e que se viu que que se faz necessário então não tem mais barreira que que separe o mundo digital do mundo real e isso possibilita o uso de todo o sistema de informação por meio de uma rede de dispositivos e os nossos cálculos eles precisam a preparados para trabalhar com isso bom e como que que escola é hoje né essa porta achei muito linda a anna nossos alunos a da escola do sesi né e eles estão aqui a organizando e criando um robô que ia participar de ativar o sesi de robótica do ex tecido consttec shared depois eu vou explicar para vocês a e realmente vocês são olhem a cara deles é isso não é porque é uma foto ele se trabalham assim o rebote porque mochila e sim olhando na cara dele que motiva a motivo os professores e ser muito bom e isso mesmo um trabalho da nossa escola sesi que ela é totalmente inovadora tá eu vou explicar para você daqui a pouquinho então a gente passa né a escola né então a gente vai passar a viver de uma cultura mais horizontal que vale né e a gente vai poder trabalhar mais a questão de valorizar essa criatividade por exemplo esse hubble que eles estão montando aí por um eles que criaram esse receberam o material e a ideia de vocês pesquisem vocês têm a missão tal para fazer vocês vão ter que ter qualquer design melhor vocês vão ter que ver o quê quais são as estratégias que você não utilizar nessa cortar a gente tipo as profissões que vocês vão fazer que vivem oi vocês tem o apoio toda pessoa tem uma coisa de toda a escola vocês podem procurar profissionais tudo mas quem vai fazer quem vai contar aqui pra criar você vocês né então ele tentam é valorizar né esses novos talentos né por um processo menos padronizados e planejados de uma nova demanda que surge para escolas universidades de formar mão de obra qualificada de um amanhã que vive em meio a transformação digital então gente precisa se informar para ser né forma não formais mega-sena mas formar para pensar e agir é isso é muito importante a gente precisa engajar os alunos por meio da curiosidade e da criatividade e as salas de aula de uma forma mais colaborativa que promovam o debate este mundo pensamento crítico elas estão mais próximos do que se espera de uma escola do futuro depois que vocês puderem acessar o site do sesi e conhecer um pouco mais a escola é muito motivador se alguém por aqui pelo suco um dia quiser fazer alguma visita conhecer algum pedacinho as escolas pelos próprios alunos apresentam a escola é muito legal né então o que que a escola sesi faz né ela coloca em ação os princípios da inconstitucionalidade que um dos princípios que vem lá na educação 5.0 já né rose que eu vi ele na apresentação é essa da com pessoa que nação do empreendedorismo tem muito isso né do trabalho coletivo da tecnologia então a escola desenvolve competências nos alunos o mundo foco na excelência acadêmica voltada do mundo do trabalho todos os tempo todo uma pesquisa né num cavalo e soluções resolução de problemas de projetos então os nossos alunos eles constroem o bons uma diferentes características que materiais e colocam o prático em física e matemática e linguagens de teatro de outros componentes curriculares e não comecei a ter laborais oxigênio esticar a situações problemas nós temos um professor de teatro também que trabalha muito essa de combate à seca que você tiago não pode trabalhar pode pode qualquer um pode trabalhar com o pote independente são áreas de especialização é aquilo que eu disse basta gostar basta aqui dentro oi e esse colocar disponível para aprender né então é só um pouquinho do que a gente faça aí por questão da da robótica ea robótica um suporte muito é uma base assim para a gente conseguir trabalhar todas essas competências que a gente quer desenvolver nas escolas sesi aqui do rio grande do sul então essas novas competências né então a educação ela já conhece nessa necessidade de desenvolver essas competências para o século 21 ela nos quatro pilares também aprender a ser a conhecer aprender a fazer aprender a ser né ali e isso ele é especial né pra que são do século 21 então são elas que vão fornecer os jovens os recursos para enfrentar a cada vez mais anna numa dessas webnar acho que peça do mec também com aquele ele estava falando que que as empresas elas buscam tem várias muitas vagas abertas mas não tem profissional competente suficiente para assumir o cargo então esse não estou encontrando profissionais que as competências exigidas para as vagas e isso é bem né nós estamos falando do que os nossos alunos na escola que nós estamos conseguindo colocar os para ter uma vida digna para ter um trabalho né então isso é de se pensar é porque eu estou perdendo tempo indo para escola o que que está acontecendo é isso aqui então é ruim porque eu falei para vocês vocês competências para suas pernas transformação digital e aí o andreia fala né ah que é necessário dominar muito mais do que ferramentas habilidades tecnológicas cada agregado as suas ondas e chegar mais longe o segredo do profissional das instituições e futuras nas habilidades humanas e como amplificar las com as tecnologias emergentes então e quais seriam é essa seis competências que ele coloca no livro uma delas então a flexibilidade de flexibilidade cognitiva que se que a gente que eu tinha falado para vocês que a gente trabalha aqui é importante né essa capacidade se jogo de cintura com situações inesperadas na estimulando essa questão da resiliência é transformando o fracasso um motor que vai motivar esse capaz de gerar grandes mudanças né não altruísmo digital né o que que que é só o e qual é a questão da conexão das relações humanas é que eles são partes essenciais para a qualquer negócio do cruzeiro e do sintoma tecnologia ela vai aqui cumprimento a experiência humana que tem como base a reciprocidade empatia então tanto que o líder hoje em dia tem que ter como foco os relacionamentos e praticar essa questão da empatia a inovação incremental sinceramente é aquela que eu vou né eu vou absorver alguns conhecimentos daquela inovação e aprimorar para a resolução de algum problema que está acontecendo e o portamento humano então essa outra competição que eu tenho que aprender mais sobre o comportamento humano porque porque eu parte psicológica é muito importante para qualquer processo e a observação a escuta né são fundamentais para entender o público leva o que você tá trabalhando em presidente entendeu meu público eu tenho que conseguir decifrar quais são louco que que está acontecendo no comportamento humano e naquele produto que eu tenho que eu gostaria de ver ele então como que eu vou atingir o meu público palco para isso eu preciso estudar eu preciso saber eu preciso que se essa essa competência de comportamento humano de como esse daí e também a questão do pensamento crítico né então eu não vou aceitar as coisas como elas são amarela e mesmo assim só assim eu para esqueci a síndrome gabriela não né que eu vou ter que olhar as coisas como é o olhar crítico de pensar os aspectos estratégicos principal oi e o foco no resultado então eu tenho que ligar para ti a melhora da qualidade dos serviços é então enormes oportunidades de tirar alguns grande valor com rapidez né no mercado de trabalho que absorvendo então o conhecimento ea forma de como a gente lida com as pessoas e aí foi a pergunta né mas porque a robótica empreendedorismo na escola é porque a robótica senti foi pensar está no dia a dia apenas um pouquinho na robótica penso em vocês ligando o carro eu penso em você esquentando café no microondas e se vocês pegando água não purificador de água olá tudo isso é robótica robótica está no dia a dia né a robótica spice situações-problemas do cotidiano em si um dia foi comentou posso fazer para aquecer se utilizar os cão que classe casa para um alimento e só né surge a partir da situação-problema o evento do microondas né então a partir disso né não mudou como que as pessoas problemas podem ser analisadas como que essas pessoas que não podem ser pensadas e criticadas através da manipulação de diferentes recursos à educação tecnologias ativas é que eu vou construir pelas próprias mãos os alunos através de uma discussão sobre o funcionamento né proposto buscando uma solução nas situações de problemas ou projetos estão trabalhados e vivenciados por esses alunos através do raciocínio lógico que trabalhar com isso né ea robótica e as escolas de ensino médio do exame ela coloca em ação a situação da criatividade né e é um lugar propício para se estabelecer relações não só cognitivas né mas também é socioemocionais a partir do trabalho em equipe da criação e da inovação então isso eu partir de tudo isso a gente vai trabalhar também a questão dessas competências socioemocionais tão importantes hoje para o culto né pra tudo que a gente precisa a ecologia passam então da robótica empreendedorismo e as necessidades para o mundo do trabalho então para que a gente consiga competir nessa profissões que são professoras são mercado eu preciso né que tá esse mercado está em constante transformação daqui a pouco aquelas professores que foram faladas não ser mais aquelas tempão surgirem vamos ter outras né mas eu preciso desenvolver o pensamento crítico a solução de problemas a comunicação a colaboração a criatividade e a inovação tem a se vocês colocarem depois do linkedin a lista de 10 habilidades é mais levantadas pelos empregados e empregadores em 2019 vocês vão no vão conseguir ler menor sobre isso aqui aí ele trabalha também era nesse ativa a questão da criatividade da prestação da colaboração adaptabilidade de gestão do tempo e contração obediência o que também são importantes cinema e o tempo botka trabalho eu vou trabalhar a robótica olha que lindo as minhas menininhas ali da escola sesi camas fofas né elas estão trabalhando também que robótica não é só de menino tava vodka é para todo mundo para meninos e meninas recebem importante e então eu vou botar ela vai trabalhar parte do que a partir da citação problema do levantamento de hipóteses da testagem validação dos resultados então eles viram algum problema e se levantaram as hipóteses para resolver o problema eles testaram né viram ligação dos resultados e se fizer a programação tá ele se identificar os conceitos que são interdisciplinares onde é que eu vou buscar informação para eu conseguir resolver esse problema se eu ficar trabalhando só lá na geografia e eu não vou conseguir resolver o problema nenhum eu preciso dar e interdisciplinaridade do e nos componentes curriculares né e eu desenvolvimento do trabalho aqui porque eu não vou conseguir fazer tudo sozinho eu vou precisar da minha aqui e eu vou precisar trabalhar em aqui e aí entra o lema constitucionalista de papel né que vem trabalhar questão do construtor é que a criança sair para uma vez a tampinha o seu uso materiais encontrar modelos a cultura ele sugere que o ensinar ae criar circunstâncias para que esses alguns cidade atividades que sustentem processo construtivo isso é muito importante porque aprendizagem ela vai acontecer outros alunos estão envolvidos e dispostos a construir alguma coisa é um projeto um produto porque isso são antipáticos para isso é tudo portanto o aluno o jovem ele vai aprender melhor fazendo leva porque ganhou ainda quando tiver significado para ele quando ele pensar esse funções próprias experiências e conversar o que está fazendo então caos saudável às vezes a gente chega a gente que nos cabelos antes ele não serve pois esses podem pesquisar também tá e que a gente já tá trabalhando aí eu falo assim tá todo bagunçado ele sempre mexendo tem que está tu tira tudo no lugar tem coisa chamada né porque porque o carro saudável é isso que importa é o aprendendo a mexer a regular a metodologia ativa tudo né e então vamos aprender fazendo eu vou buscar soluções não vou enfrentar problemas e desafios essa foto é bem a gente foi lado positivar o teste de robótica que nós estivemos lá em são paulo na nos pavilhões a bienal as meninas da chronos da equipe chronos tá então começar a falar um pouquinho sobre a robótica na prática tá e gostaria de falar para vocês a na questão das habilidades criativas e aqui a questão do questionamento reflexão que também fazem a a com crianças e os jovens consigam fazer milhares associações é para te disso né cara de trabalhar essa questão vou trabalhar a criatividade eu vou trabalhar o questionário e o refletir né e eu vou começar associar todas elas se consigo fazer com que eles consigam tenho cada vez melhor habilidades para desenvolver as suas competências né então a gente não precisa mais armazenar conteúdos na memória não vou ficar passeando mas assim eu vou conectar os médicos novas fotos pessoas são um problema sales eu me lembro que disse que eu ficava no ensino médio antiacne cor acho que para decorar tem que entender uma coisa funciona e depois eu consigo pegar isso na prática né então é preciso assim desse desenvolvimento de novas competências de fortalecer essa capacidade de inovação de criatividade que eu faço tô aplicando esses conceitos de matemática de ciências de linguagem estudo do mundo no mundo real aí eu preciso aplicar eles eu não preciso ficar com aquele conhecimento se tocado é eu preciso colocar para a vida é para valorizando o outro né desafiando a pensar o importante e despertando o interesse por temas de ciência e tecnologia esse também é bem importante e esse aqui são os alunos da na da escola do sesi que igual com início em 2017 se não me engano né eles criaram o projeto papete depois você pesquisar pesquisar lá na página do sesi tem explicando direitinho né e ele foi deixado para participar do programa sem sanar um vinho da universidade do minho em braga portugal então imagina os nossos alunos saindo né lá da escola e indo para portugal né o trabalhos aprovados está portugal né então esses alunos eles desenvolveram um protótipo de uma máquina que ela recolhe garrafas pets da coleta e destinação de materiais de reciclagem e ficar em primeiro lugar a na feira brasileiras que serão sede realizada 2017 então e por que isso né a esses alunos eles alguns nossa eles são muitas vezes oriundos de escolas públicas e independentes da indústria nem aí eles vem eles é processo ele estamos estimulados desde o primeiro ano de cinco médio né a inovação a criatividade a responsabilidade social a sustentabilidade e motivados estão a trabalhar essas questões do dia a dia né então professores e alunos da escola estão sempre em em conjunto a nossa escola mais inspirada nos melhores práticas tanto nacionais quanto internacionais de educação uma metodologia e busca né o desenvolvimento integral do estudante construção de competências e habilidades né via essa resolução de problemas pautadas no mundo do trabalho e isso tudo né que começa a trabalhar desde o primeiro ano claro lote com esse trabalhar com a robótica lego depois a gente vai evoluindo utilize tá pra cá gogo board para quem não conhece a placa do gol o body foi desenvolvida pelo professor na universidade de se tem foram agora reeditada bom então a gente está estão trabalhando também com essa placa o que é bem interessante porque ela possibilita trabalhar com outros materiais não fica só preso a utilização da légua de pode utilizar materiais açúcar tudo por isso que a gente queria muitas coisas com uma placa google ah e também tem a questão dos torneios de robots eu nem uso de robótica são muito divertidos né porque porque os alunos eles colocam então trabalhar por tudo isso que eles viram na escola né e vão poder aplicar esses conhecimentos deixa 2013 o serviço nacional da indústria sesi nacional ele é operadora oficial a dos torneios da first quem quiser também pode depois pesquisar posso deixar de dizer contato comigo eu posso dar os livros tá que então eles passaram pelas etapas regionais e nacional aqui no rio grande das pessoas são a operadora do mundo dos eventos né do do sesi então mais de 17.000 estudantes de mais de quase duas mil escolas públicas em particular eu já participaram desses eventos então não tem mais de 400 escolas do sesi também de ensino fundamental e médio de todo o brasil que contam com um programa né o mesmo código e o quê que é para que que serve sai não quero competir quero trabalhar com os meus alunos não é testando competir né é o objetivo é realmente a quem não tem ainda também né é a você que é professor de escola pública você que é professor de uma escola particular que não tem o desenvolvimento do trabalho com robótica né trabalhando junto com os componentes curriculares no dia a dia da escola mas que acabou quer começar a trabalhar com isso acaba o movimento levantando uma equipe começaram torneio que daí eu não sabe que acontece depois até que pena que ela não ia ter decisões mas se podia falar com o pessoal ali da escola de gravataí a gente vai fazer uma escola a professora daniela e ela conseguiu ver a mudança de comportamento nos alunos e a questão do interesse deles que aumentou em nos conhecimentos e nos estudos né oi meninas que eles estavam tendo em função deles estarem aqui pediu pode é porque porque sim a gente vai viajar esses estudantes a gente vai e motivá-los e eles a aprender com ciência tecnologia engenharia e matemática matemática então seja vai ter tudo foco lá de cima então a robótica educacional sim ela é o meio de aprendizado significativo eu nessa perspectiva o desenvolvimento da ciência e tecnologia ela vai incentivar lá vai cativar os alunos e ao mesmo tempo vai promover a indústria né aí vai promover a o desenvolvimento dessas competências ah e por isso é bem importante apontar que que tem todas essas habilidades que estão desenvolvidas no por meio do trabalho da robótica educacional vão fazer parte de você no coletivo de todos os participantes da equipe porque nem todos eles vão fazer sempre as mesmas tarefas né eles vão e esse desenvolvimento eles vão ir trabalhando então todos têm a capacidade de desenvolver as suas competências eu que faço torneio de robótica bem viável e eu vou explicar em que uma das categorias que é flash tech challenge então nessa categoria são estudantes de 12 a 18 anos a eles são desafiados esquenta e projetar programar e consumir robô capaz de realizar uma tarefa cada ano muda cássia tarefa então por isso precisam aprender a trabalhar em equipe e fazer máquina escola que eles alguns daquela foto que eu mostrei pra vocês né bom então e os equipamentos que eles utilizam são utilizados muitas vezes podem direitos também e o que chamou foi detectado em gente deve conhecer tá vou esquecer e contribuem muito para isso que esses competidores esses alunos esse box habilidades de comunicação e resolução de conflitos de tomada de decisão raciocínio lógico tudo jeito muito inovador né divertido que ajuda preparar os jovens então para esse futuro profissional porque essas culturas competências que esse mercado está precisando está procurando e não está encontrando né temos também a forte leva o link e next já ir já é para os alunos uma idade menor então eu iniciante então essa de 9 a 16 anos por que que eu levo ele ele é mais de dar náutico né então com aquele aluno não não chega já colocou boa assim talvez assusta então já vai trabalhando com alex e vai colocando plantando cliente diz aí a sementinha da robótica no coração de cada um e esse é um programa então que ele vai também faz parte do programa internacional da flash na questão de se arrumar esses jovens né de 9 a 16 anos a trabalhar com a ciência e tecnologia e do essas habilidades valiosas para o mundo do trabalho e esse nesse torneio eles vão trabalhar como projeto precisa que tem um projeto de inovação e que eles vão ter que jantar e limpar para ver quem é que ele com que eles identificam problemas tem esqueça de matemática no ao e aí eles tem que descobrir qualquer um problema dessa temática isso não tem que criar uma solução inovadora eles vão ter que compartilhar suas descobertas com outras pessoas não tem que apresentar o seu projeto de pesquisa da profissionais né vão ter que tem a cor velhas que são os valores que permeiam todo o torneio então o que que é importante nisso que o outro ele vale muito o outro faz parte da minha equipe o outro para auxiliar e sou são os valores humanos que descreve o modo de atuar em conjunto é que valorizando o respeito muito e o trabalho de alta qualidade e isso é importante uma do trabalho ou não é claro que é né não é importante saber trabalhar em equipe não é importante valorizar o conhecimento daquele meu colérico está do lado do meu lado né não é importante a trocar com e roubo eu descobri uma coisa nova acho que pode te ajudar claro que sim porque se a gente troca essa mente se ajuda a gente aprende e a gente faça o que aquele local que a gente trabalha também interessa né e também possa assim a outras pessoas e isso é bem importante então isso nós temos novamente e eles também vão criar um robô então como eles vão montar o robô que cês tão vendo ali na imagem em um robô que foi criado por eles ninguém não tem mais e nada explicam a e também é porque porque eles vão ver não é o sensor que eles vão utilizar tá se eles vão usar sensor de movimento vocês vão usar sessão detox vocês vão ser controlado é porque tipo de motor eleição na né coisa estratégia que eles vão desenvolver qual é a programação que eles vão colocar nesse robô para que eu consiga realizar a tarefa de acordo com aquela estratégia que eles fizeram então pensa em tudo que eles abençoando está analisando com a criação de um robô tenho muito conhecimento envolvido na criação de um robô muito acaba um tanto lego não ele não tá mandando levo ele tá muito robô desenvolvendo competências ele está aprendendo muito muito isso é muito importante e aí depois no final do torneio tem era durante também tem desafio bloquear todo mundo gosta de olhar tudo mais que é onde ele coloca o robô em ação pra distante sempre as opções que foram inspiradas pelo pela temática da temporada e aí acontece isso ó olha que coisa linda não é uma imagem é muito linda inscrição é o torneio deste ano ou bem qr code ali para quem quiser conhecer mais então sobre o e bora que é o modo de quem não começou a trabalhar ainda com robótica pode tempo começar a trabalhar né e e é muito muito muito legal vocês vão gostar ai muita mais que é muito porque como a robótica ea robótica sou apaixonada você já deve ter percebido que sou apaixonado por trabalhar com robótica e tecnologia eu amo mesmo chão enfim então o que que o que que dá para gente tirar disso né eu acho que e aqui a competência as competências da robótica então elas vão muito além do mundo por tudo isso que eu falei agora né perceberam as competências empreendedoras e muitas na que a gente conversou aqui então eu vou desenvolver e então de maneira autônoma habilidades para senhora está em se relacionarem com o mundo tecnológico eu vou fortalecer as relações sociais os valores para vida interagindo com uma maneira articulada com as famílias também porque eles vão ver mais por acaso eles vão pesquisar eles vão acabar envolvendo seus familiares os seus projetos com robótica não tenho dúvida disso tá eu vou firmar e vou estabelecer planejamento de ensino conectados a propósito do ensino da escola e é um processo avaliativo do cúmplices vão crescer e desenvolver competências para vir então eu tô fazendo cubot que eu trabalhando com metodologias ativas o que que é importante mandei errado e falou e capacitações andré se tiver assistindo beijo e o que ele falou importante que é um processo não é o produto então tudo que eles desenvolveu durante aquele processo de construção daquele robô daquele protótipo e isso que é importante nem não o produtor produto não deu errado aqui pelo que li errado você nem todo o processo cognitivo que deu que pena queria errado e eles uma coisa também que tô pode resolver isso daí o quê que é rolar e tu poderia arrumar para funcionar aqui no meio de uma opção também sentado ações e aí entra o papel do professor o professor é um mediador é ele que vai estabelecer esse conjunto que essa rede para colocando ele consiga evoluir nesse processo de construção né então é valorizando as competências que ele tem as qualidades pessoais que tem dando esses valores humanos e suas atitudes autônomas levando à loucura e aí e agora eu vou passando para vocês algumas dessas competências de se trabalhar com o bosque vai muito além dos o pros com algumas imagens a que a gente eu tirei aí do último último torno de new a massa que eu não consegui pegar seu mágicas que tinha uma letra das escolas mas aí eu tinha esse arquivo ele aí eu peguei para vocês conseguirem assimila tá não pense bem pense no robótico penso em educação é isso ele tá trabalhando o trabalho em equipe olha olha hein esses caras eles não tá derretido contar motivador tá eles estão adorando eles amam comunicação eles comunicam ao processo eles trocam experiências e eles não têm vergonha se vocês pudessem assistir essa palestra que esses meninos não é esquecer das escolas do sesi e fizeram na empresa sp lá de são leopoldo vocês iam chorar porque é muito lindo o jeito que eles falam o jeito que eles se portam eu tive que se explicam com a propriedade daquilo que eles fizeram né do que conhecimento que eles têm essa capacidade de conseguir se comunicar né consegui se fazer entendido isso robótica raça emoção robótica emoção a emoção quando acerta emoção quando erra né então trabalho essa questão da emoção da resiliência a perseverança eu sim eu tenho que mudar tem que fazer que consegui da pesquisa e muita pesquisa você eles tem que pesquisar em um dia nas fontes de informação daí tem que visto que ela informação eu peguei tem que utilizar o pensamento triste que ver se aquela informação é assim boa né se você é válida a programação tem que programar o robô não anda e como é que é o programa como é que eu que eu explico isso para os meus alunos como que eu vou explicar o que eu quero eu que eu alugo quero para o computador do computador poder mandar a informação provocou eu tenho que programar aqui que saber programar e ela também que assim do feedback que eu vou ter um feedback eu vou ter um feedback daquele professor eu botei um pedir perto do meu colega aí como que eu vou trabalhar essa questão do feedback como que eu dou feedback também para o meu colega de equipe que não conseguimos o que rolo que apagou como que eu vou trabalhar esse uma forma de não magoar ele mas que ele entenda o que que aconteceu né isso é questão dele internet liderança e poder trabalhar nem sabia que é um feedback eu tô forma dormindo ele está bem a diversão sim robótica diferencial é você é uma diversão e se divertem enquanto eles estão aprendendo são as relações sociais eles se relacionam muito e se relacionam com eles eles se relacionam entre eles na escola e se relacionou entre eles que em outras turmas em outras escolas em alguns dos visitados para o objetivo de resolução daquele problema que eles estão pesquisando que eles estão trabalhando eles interagem né por várias pessoas aqui é uma foto deles mostrando quando quebra relação como é que foi feito tudo para as pessoas que estavam lá no torneio visitando o protagonismo né eles têm a função do protagonismo aqui eles estão dando entrevistas eles dão entrevista situacional eles não entrevistas para telejornais eles escrevem ativos eles apresentam trabalhos eles vão carteira científicas tudo isso pelo trabalho com tecnologia né talvez às vezes não seja especificamente a robótico a tecnologia proporcionar isso a partir desse trabalho todo e conferências com de peças profissionais estão que tem contato com outros profissionais eles começam a trocar informações e feedbacks precisa funcionários por exemplo nessa aqui por uma palhaça que fizemos para explicar o que que era temporada dos temas mais profissionais retos aqui do rio grande do sul para explicar para eles e eles entraram conseguiram contato do que perto entrar em contato aqui teto foram escritório do arquiteto mostrar o projeto que eles estavam fazendo pedir uma informação de como eles poderiam melhorar esse projeto a partir da experiência profissional dos arquitetos e foram desenvolvendo a partir daquele feedback que nos receberam eles foram desenvolvendo e aprimorando cada vez mais os seus projetos a partir dessas trocas então desafios né porque sim é um grande desafio e empreendedorismo olha aí rosas nossos alunos em elo né então grossa luz aqui eles criaram por exemplo são os alunos de sapucaia do sul é um aplicativo tá para o corpo de bombeiros e isso u2 e esse aplicativo então eles desenvolveram a para smartphone que ele auxilia o contato da comunidade com os corpos de bombeiros do município para atender a casos de incêndio resgate e outros serviços relacionados a corporação além dessas funções de ocorrência que tem esse projeto do aplicativo e vai agilizar o trabalho e vai possibilitar e apresentar a localização exata da pessoa com fotos vídeos onde estão sendo solicitados o serviço então isso já vai facilitar o trabalho dos bombeiros é parte de uma pesquisa que a gente conversar na escola em função da robótica e olha a linha robótica mudando a e a quinta o qual a relação da robótica com a nova bncc toda ó conhecimento tudo ali ó pensamento científico crítico e criativo seus estético comunicação argumentação cultura digital autogestão autoconhecimento e autocuidado empatia e cooperação e autonomia tudo isso a robótica vai vai conseguir trabalhar e aí eu trouxe um pouquinho da palavra dos professores porque eu falando parece que é muito lindo né e aqui a gente vai finalizando tá então aqui passa por professora cristiane então professora da rede municipal de educação de porto alegre ou já trabalha há 13 anos e ela traz aqui na questão do recurso da robótica ela te dou alguma pensar pois funciona como uma espécie de laboratório lá jogando fórmula hipótese peça reformulei essa novamente num movimento constante de aprender aprender quando esse conhecimento é algo pro e segue dá conta disso motiva muito então aprendizagem é muito motivador a partir do momento que o aluno se sente chegada por aquilo a robótica é uma ferramenta que desperta muito essa motivação dos alunos muito rapidamente e os alunos muito instigados pelo trabalho porque ao que eles conseguem enxergar e aquilo que eu disse né que o motivo a gente também a gente consegue enxergar a funcionalidade consegue enviar um distância com na cidade sem as hipóteses deles pelas formados em algo ali concreto e essa professora eduarda da escola sesi ela coloca que que assim a robótica é uma ferramenta educacional que proporciona uma conexão entre a escola o aluno professor e o mundo tecnológico que pobre cada dia mais intensamente com ela somos desafiados a pensar situações problemas conectadas com a realidade dos alunos e da solicitação traga significado na aprendizagem de todos conseguindo conexões que possam desafiar os alunos a história ideias levantar hipóteses e a partir de estudo analisar criticamente processo de aprendizagem essa ferramenta desafiadora para a nossa professor ah pois a cada manipulação e chegamos um mundo de opções de trabalho que ainda não foram exploradas e que podem contribuir enriquecer a sala de aula tanto no componente de química que é o dela né como em qualquer outro oi e a prof vanessa que é licenciada em educação ali que trabalha nessa escola sesi sapucaia ela disse que é possível afirmar que houve uma evolução dela né como profissional muito significativa com todos essa aprendizagem eu não sei vocês mas a minha cortou aqui de voltar tá e aí que país colar com todo o e como um todo e aprendizagem dos estudantes então apropriação dos conhecimentos de robótica associada ao espaço maker que o nosso espaço do fabilane e aos componentes trouxe para os estudantes a motivação e percepção de que eles podem fazer projetos de grande magnitude associando tais projetos são oportunidades de emprego no mundo do trabalho e carreiras acadêmicas atualmente compreendo na prática que as tecnologias de maneira geral em especial a robótica são indissociáveis de uma educação de qualidade que visa formar cidadãos em uma perspectiva então veja na seção relatos de professores que e nada melhor do que eles né também para falar sobre isso e aqui eu vou finalizar trampo que eu chamo estourei meu tempo bem esperado com piaget a principal meta da educação e criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram homens que sejam criadores inventores descobridores a segunda metade da meta da educação e formar mentes que estejam em condições de criticar verificar e não aceitar tudo a que elas se propõe então acho que isso resumo um pouco aquilo que a gente conversou né eu queria agradecer então né todos aí paciência também é quando começa a falar de robótico manipol e seja percebeiro e deixa aí nos contatos se quiser entrar tem a página do césar isso se quiserem conhecer as nossas escolas os meios eu fiquei bem à vontade e acho que não consegui né por rosemary pedro oi fernanda obrigado viu uma coisa que achei legal você falou é que a robótica é mais do que os robôs esse né mas o que é mais do que tem infraestrutura ali né então é isso me lembrou um pouco do isso dá um gancho para gente do do material que a gente produziu aqui no centro de referência você vai educação empreendedora grossa vou compartilhar minha tela aqui e é fechar minha aqui e eu queria mostrar para vocês aqui antes de passar para perguntas que é o nosso a referência posthaus tentar transformar a minha cunhada técnica que é o nosso ebook sobre pensamento computacional de mais importante que saber de que ser uma infraestrutura de robótica de deter um laboratório de robótica é você ter um você desenvolver nos estudantes a capacidade de pensar igual a perna falou e resolvi intenção de resolução do problema né então aqui tem o irmão que você né que a gente fez sobre pensamento computacional que eu recomendo é gratuito tá disponível lá para todo mundo que tiver o link para baixar até aqui embaixo aqui na descrição né e eu recomendo muito vocês darem uma olhadinha né com aquele de um pouco lá é que fala exatamente disse né que apertando computacional ensina as pessoas a identificar no problema de comprou entendeu os padrões fazer uma abstração né passar espanhol político que nada mais é do que desenhar esse esse problema uma desenhava solução para esse problema oi e aí até rapidamente que toca dar um exemplo de como é que você não consegue recurso para isso esse menino aqui ele é um um filme que chama o menino que dominou o vento né ele chama o william tá cão que o aba né ele mora lá no numa vila em no malaui nessa super charmoso porque ele criou o moinho de vento usando só os materiais que ele tinha lá disponível na vila né e aí isso ajudou a toda aldeia produzir mais todo tipo super famoso porque ele construiu o joão robótica né não deixa de ser romântica para construir uma ação buscar um problema que tinha a qualidade dele usando os recursos para esses casos que ele tinha lá na vila do malauí né que é o num país pequeno é pobre lá na áfrica né mas mesmo assim ele conseguiu desenvolver este tipo de solução então acho que isso também serve corpo de exemplo para para ver se você não precisa de ter grandes investimentos em laboratório para trabalhar com o robótica né agora vamos passar para as perguntas né mas tem muita pergunta então eu vou tentar fazer pelo menos aqui cinco para é só distantes é é a primeira pergunta eu vou fazer para rose né hoje a kênia kênia rodrigues né perguntou assim como é que pode obter nos dias de hoje na sala de aula uma educação mais colaborativa né como é que pode ter esse estimular a colaboração entre os estudantes falar com você obrigada pela pergunta da keila acho que é uma pergunta super importante assim ó os professores já fazem isso hoje e alguns fazem com muita maestria eu a gente imagina que como é que a gente trabalha colaboração para o projeto então eu acredito muito no aprendizado do projeto é não trabalhar ou estudar de forma isolada é procurar algo que eles em conjunto consigam fazer e aí quando eles estão em conjunto a gente está acessando sentidos acessando as emoções acessando esses relacionamentos o próprio desenvolvimento sócio-emocional a empatia na o os as que são aquelas que são os que as relações que a gente diz interpessoais entre o seu grupo então trabalho em aqui para mim é uma força muito grande para gerar essa colaboração esta cooperação na e esse estar trabalhando junto por um objetivo comum então trabalhar em que é trabalhar um objetivo que seja comum e que os faça querer resolver essa é a minha opinião né e pelos estudos que a gente vem tendo também a escala muito com a questão de ser empreendedor né porque eu empreendedor ele nunca vai ter certamente fazer tudo sozinho né mega pode tem certeza que são trabalho aqui né isso é cocriação né porque mais do que nunca está mais que provado é que trabalhar sozinho não é junto até pode andar mais rápido sozinho mas tu chega mais chega mais longe em grupo então o trabalhar mais rápido não quer dizer que se chegue mais longe então o trabalhar em conjunto e equipe e aí eu acho que é uma dica assim que eu sempre observo né que e os professores devem enfrentar muito em aula que nem todos têm o mesmo ritmo os tempos são diferentes para o mas todos têm habilidades todos têm habilidade e é nesse trabalhar em equipe que que isso aparece e isso gera colaboração isso gera com operação por meio desta colaboração o trabalho em equipe por projeto para mim esse é o caminho é legal o fernando tem uma curiosidade que é de muita gente aqui no chat né a shirley o celso é a kênia também então perguntando como é que vocês estão trabalhando na robótica agora que tá tendo que fazer uma distância né então como é que está sendo isso como é que eu tenho experiência então agora mudou toda né estamos com alunos em casa e tudo mais e esse é o grande desafio agora né então tá aí comecei a ler a pesquisar é aquela coisa de nós estamos abertos né e flexíveis traz para as mudanças então ocorreu a mudança e agora como é que a gente vai fazer né a nós temos nós trabalhamos ele no sesi com o microsoft office 365 né então esqueça plataformas trabalham com que os professores estão dando todo o apoio virtual precisa alguns as aulas estão acontecendo todas online e essa questão da robótica o que que é arrumar os que ela precisa da e são né eu também preciso lá fazendo as escolas de ensino médio e também tanto na educação de jovens e adultos que também nós trabalhamos com robótica mais focada nas questões as habilidades para aqueles alunos que trabalham na indústria e então eles precisam destes legos ou destas placas gogo board né que nós temos na escola aí nessa função de pandemia agora é tem que cuidar muito essa questão deste contato com esse material né se ele não vai vir infectado como está então a princípio nós não trabalho não estamos com esses materiais que nós trabalhamos lá na escola então nós já estamos em processo de desenvolvimento para trabalhar robótica de uma forma mais preparatória né porque eu não vou ter aquelas placas aquelas que separam que tem alguns alunos que já têm usado domino’s em algumas coisas em casa que eles conseguem montar mas é tudo dentro tô trabalhando vocês estão trabalhando dentro de um projeto né dentro do grupo uma resumo uma resolução de problemas que eles estão aqui dentro daquele componente ou na estação quinta disciplinar eles vão trabalhar isso em casa mas a robótica tem também a questão do trabalho em equipe né então como que eu vou trabalhar o trabalha aqui então eu preciso modificar toda é esse meu esse meu essa minha relação né tanto como os equipamentos ou programação com a pesquisa né então tá tudo mudando tá tudo virtual e cantores estamos trabalhando para transformar e isso nós não temos um pacotinho pronto para dizer para vocês como é que vai funcionar mas muito provavelmente vai trabalhar a questão de como antes de metodologia ativa como criar como pesquisar e como que eu vou desenvolver o pensamento computacional e lógico que quando eles forem voltar para escola eles consigam aplicar isso e não é lá no google então eu vou deixar tudo preparado digitalmente para quando eu consegui chegar colocavam na prática na mão na massa lá na escola então vou ter que trabalhar essa de uma forma mas como é que eu posso dizer uma forma mais [Música] preparatória para a aplicação na escola seria estão se prepará-los roboticamente com pensamentos com competências e habilidades para depois colocar em prática lá na escola na essa programação e essa montagem do robô porque a gente não pode também dizer para o aluno compre tal coisa né monte com uma placa tal xyz que você vai precisar não podemos exigir isso ele tem que trabalhar com aquilo que eles tem em casa daí aí entra também muito questão da criatividade como incentivar essa questão da criatividade esse protagonismo dele que eles são criativos né mas a gente também tem que ser para poder dar o suporte para eles e não muito legal eu acho que de novo toca na questão não é de que é maia e tem mais a ver com a forma de encarar o mundo de pensar na de organizar o conhecimento que é o pensamento computacional que é o que a gente colocou lá no grupo que eu sugiro muito de vocês like aqui embaixo esse gol do que com estrutura esse né então acho que dá para trabalhar é porque existe uma parte que não envolve de pato infraestrutura né eu acho que a questão importante mas envolve a parte de pensamento e de organização né de postura para vida né hoje eu vou juntar duas perguntas venham aqui tirado vou alex oliveira martins ea do douglas ayres e os dois pergunto mata pelo menos nossa eu não um sinal de educação 5.0 mas ao mesmo tempo a gente tem escola que tem muito pouco acesso né então essa é uma pesquisa da setec mostrando que cinquenta por cento do lado de brasileiros não têm de baixa renda não tem acesso a internet né então essa desigualdade né então como é que a educação 4.40.0 nesse cenário de desigualdade né e principalmente de falta de acesso das escolas boas perguntas excelentes perguntas né cabe lembrar e até na minha fala é a gente quer na minha fala ela não me alongando muito até porque a gente tá com convidado né desse espaço maior que foi convidado mas essa é uma pergunta bem importante porque é o seguinte né nossa menos que nós vivemos no país aonde existem existem muitas desigualdades não é só nível país você liga o território então é é um cidades inclusive que as áreas rurais não tem né e se alguma às vezes muitas vezes a gente tem o mesmo território a educação ainda não vou dizer 1.0 né que a educação 1.0 era aquela que era exclusiva para alguns e não era inclusiva então hoje a educação ela é inclusiva e fala não é algo ponto zero mas sim em grande parte do nosso território a gente tá falando aí da da educação 2.0 é não é fato que não a tecnologia não a internet para todo mundo então um pouco condições muitas vezes dos alunos é trabalharem entretanto e aí eu vou trazer um dado de realidade né eu achei entretanto alguns estados e alguns municípios estão ampliando a sua base tá aqui esse aqui isso também é chegue para essas comunidades que não têm atendimento lembrando que nós não vamos evoluir da onde a educação 2.0 para 5.0 acredito que e também lembro que eu acho café também pode dar um apoio nessa resposta né ser que o pensamento empreendedor e o pensamento a inovador e não necessariamente reside nas tecnologias ou na internet muitas vezes em muitos cantos do brasil e do mundo e aí eu vou voltar na foto ali que tu traz pedro ele não há necessidade de ter uma educação 5.0 mas se a gente tem alguém com pensamento 5.0 que é um professor ou alguém com pensamento empreendedor inovador e criativo e descutivo ele pode fazer com que esse conhecimento alcance esses alunos a pessoal fácil nada fácil mas possível a fernanda queria até aproveitar essa fala porque tem uma pergunta em várias perguntas também né se desse rumo né da questão da desigualdade do acesso chegar na laura a ana paula o gabriel perguntar assim como é que as escolas públicas que não tem muitos recursos para ter um laboratório legal né com um equipamento de uma bota pode trabalhar robótica né dentro da sala de aula eu vou perguntar a eu até gostaria de finalizar essa questão de ter um laboratório um local para trabalhar robótica se não existe tá a robótica é trabalhado em qualquer lugar tá desde que eu tenha um computador para fazer a programação tá o meu aluno pode sentar no pátio da escola e montar um robô e fazer que ela não tem um locais que trabalhar essa questão da robótica outras escolas podem fazer né ah eu minha escola não tem não tem dinheiro nenhum não não pode né essa placa gogo board que eu disse para você estar ela é uma placa claro que raiva a indústria que faz kiki que fala que vende que cria enfim mas ela é vendida em grande quantidade assim mas daqui a pouco é isso vai estar determinado contém nas lojas para comprar ela vai lá com a barata ela foi feita já pensando para se trabalhar com a escola pública né para abrir o aplicativo oi google google o ponto old se não me enganei ficou gold.org uma coisa assim não me lembro agora tá e para trabalhar tem também era um arduino né tem algumas peças que são mais baratas eles trabalham que a débora garófalo que que trabalhou por questão de sucata trabalhou a questão da sustentabilidade então a quem sabe antes de eu pensar e trabalhar em robótica eu vou trabalhando com eles essas esse desenvolvimento né para se conseguir o que é trabalhar com o projeto que é pesquisar como que o que que é pesquisar uma informação essa informação ela é ela é paula é feito que eu pequenininhos onde é que eu devo buscar essas informações como que eu devo entrevistar pessoas como que eu devo procurar né se eu vou montar eu tô pensando em montar um bolo tá pensando que eu tô pensando em fazer eu posso utilizar o papel de papelão né posso pegar o papelão e e ela mo robótica fazer papelão então é ali não tem programação mas é é o início para robótica posso começar a trabalhar eu sucata para ir chegando na óticas eu vou trabalhando com a mitologia nativas para chegar na rua bote e vai querer um clique lá no meu gestor e que ele entendeu o que eu quis simmm a importante os livros conseguem uma empresa que tá perto consegue patrocinar às vezes tem um tese perto de você né e às vezes do sesi o cabo adriano alguma equipe de robótica e pode emprestar um kit ou pode participar e no sesi e viveu utilizar robótico participar de uma aula enfim cada tese cada região de sesi tem um tipo de política net sistemática de organização teria que ver né mas é talvez você existem outras escolas crianças equipe de robótica que eu comentei do dos torneios e eles conversam um pouco fazer a escola os alunos que se interessam conversar com uma dessas equipes o que é começar não pensa assim para começar com programação para conversar com robótica agora não penso em começar devagarinho e aí o teu gestor vai vendo a modificação no aluno e aí ele vai pensando nem eu acho que vai dar certo daqui a pouco ele começa aí falando com outros gestores né e até com o gestor público para ir mostrando olha olha a diferença que deu nas nossas desses alunos ao diferença que deu na minha escola quem sabe comigo tinha um kit vou começar com um para fazer o teste então a partir disso sabe são pequenas nações e te consegue e chegamos lá tá mas se precisar estamos por aqui pedro mexa só fazer uma cor corroborar com essa fala da fernanda tá e respondendo à pergunta ali que veio né com relação a essa desigualdade nós quando trabalhamos competências empreendedoras e a gente fala muito de trabalhar as competências com estudantes mas a gente fala também de o professor se aproprie se apropriar de competências empreendedoras e uma das competências empreendedoras que pode servir de apoio para redobrar para poder trazer isso para escola é são é aquela competência que fala de mobilizando os outros mobilizando recursos trabalhando relacionamento muitas escolas e eu trago um pouco da experiência que eu tive que eu tenho muitas vezes não se digamos assim não se apropria do que tem ao seu entorno ou porque não conhece ou porque ainda não gerou um relacionamento muitas vezes eu tenho os empreendedores locais eu tenho uma associação comercial eu tenho uma universidade eu tenho outras escolas então dá o câmbio da fazer essas trocas isso a competência empreendedora do professor também e de fazer chegar para esse aluno que não tem muitas vezes um computador como é que a gente consegue computador quem é aqui na região quem é o empreendedor que pode ajudar quem é que tem um computador aí o google vários como é que a gente pode criar um projeto os alunos para buscar computadores para escola e nós nunca tivemos é como a sociedade tão envolvida como a gente está hoje então talvez esse possa ser um caminho e bom dia legal ele tava louco que a gente quando ela pergunta do bico da menina ali que ela tá perguntando como é que prepara e motivo o professor aí até ferro de passar roupa por isso também talvez para trabalhar com essas novas tecnologias na sala de aula né então como é que é feita a preparação nessa formação do professor explica um pouco sobre isso hoje né né rose com o professor também já que de como é que os preparam o professor de forma daquele também tem essa competência empreendedora ah tá certo essa a gente tem muitas capacitações que nós fazemos né diversas durante o ano porque a gente sabe que é importante que o professor consiga trabalhar que ele tenha o mínimo né de suporte aquele que ele consiga a perceber que que por trás de toda aquela prática né vai ter um orientador vai ter um diretor que vai dar esse suporte para ele o principal é saber que a tecnologia estas está errado a e que o erro faz parte do processo eu me lembro e quem tem um plano b isso você é muito importante professor não sabe disso mas às vezes não aplique eu me lembro quando eu trabalhava no laboratório de informática laboratório de informática alérgica e faltou luz chegou a professora com a turma mim semana não se vê não tem aula aí a professora não tem luz sim mas ele é o horário da aula sim professora não tem luz não tem como dar e ai e agora que que eu faço o plano b né então tem o professor na realidade ele tem que estar preparado e ele tem que ler um pouco sobre como trabalhar com metodologia ativa né o que que é o construcionismo construtivismo como que aplicar isso retomar um pouco das teorias também que as teorias vezes nos coloca tudo em prática mas alguma coisa antiga né aquele era base que a gente conseguir trabalhar e colocar em prática tem esse professor ele vai ter que dar uma estudada para trabalhar isso com eles ele vai ter que ele mexer entender de que o conhecimento não pode ver dele o conhecimento vai ser construído em coletivo com a turma então ele vai ter que conhecimento técnico que ele vem lá da sua formação mas que os alunos é que vão auxiliar na neste movimento então para que o trabalho com robótica a primeira coisa que a pessoa que você saber é que ele não é o detentor do saber bom e que ele vai aprender junto com seus alunos e que dessa forma vai ficar mais fácil dele entender ele vai saber o básico vai ser ensinar o básico da programação daquela tecnologia professor e ele vai atrás e ele vai aprender com os alunos ele vai aprender com seus pares porque eu não quero ser a melhor professora de linguagem eu quero ser a professora que melhor compartilha com seus colegas e que melhora frente com todos eu não quero ser a melhor nesse sentido de haia the best é melhor então eu quero ser a que melhor consegue trabalhar com seus pares tanto com professor tanto quanto o aluno então a formação do professor ela tem que ter essa básica o professor ele aprende constantemente e também contato com um aluno e a partir disso vai se dar o básico da programação e vai se dar o básico depois retomá-la o ppp da escola o quê que é importante o professor trabalhar e ele vai ter a relação do ppp da teoria da prática e da tecnologia que eles tem que colocar em prática então é um grande desafio por professor é assim não é fácil se fosse fácil né a gente não tava aqui conversando sobre isso não sei se eu respondi não eu acho que não é fácil para ninguém não é fácil para outra pessoa não é fácil estudante não é fácil ninguém porque a rose falou na porta dela nunca mentiu aquele se transforma tão rápido que a gente tá sempre um pouco atrasado no conhecimento né então esse tem que ter essa mentalidade aprender aprender porque se passa a gente vai estar sempre atrasado porque e a tendência que se acelere né então por isso que a gente fazer é o mundo que existia o muito feliz hoje foi criado não tem nem 10 anos que a gente nesse mundo tão sem 3g smartphone na morte todo mundo é uma coisa muito recente parece uma coisa muito comum porque ficou comum para gente mas é uma coisa muito esquecer ela é e aí o professor tem que cuidar também não tem volta né é está eu estava vendo e o professor tem que cuidar também porque às vezes o que diz ali né ai tem que trabalhar na seguinte forma às vezes a gente orienta o professor olha importante trabalhar assim assim né de cama orientação na função da da instrução daquela tecnologia que está sendo aplicada né e e aí não funciona e não funcionam nada quando os alunos não gostaram muito não foi então eu tenho que olhar para minha comunidade qual é a sua cidade da minha comunidade a necessidade da minha turma e a partir disso eu ia adaptando o modo o que eu trabalho com essa com esses alunos não vai ser né né tal e qual a fernanda lá explicou na capacitação vai ter o temperinho do professor vai ter o perigo da turma né claro que eu tenho que seguir os princípios lá do meu bebê e da minha missão na escola né mas eu vou dando o meu toque de acordo com as pessoas que eles estão sendo apresentadas dentro da sala dentro do ambiente de aprendizagem oi fernanda rose obrigado mas está chegando até o final então vou querer vou passar a palavra para rose para fernanda para alugar em apertar no final dizer como é que as pessoas podem se conectar com vocês também né então rose seu recado final e também deixei os seus contatos para o pessoal poder conversar com você ver oi tá bem eu acho os contatos ao tu queres que eu coloco slide denon a base deixa eu coloco aqui embaixo a descrição inclusive já recebi o contato aqui né já alguém já me conta tô aqui pelo pelo whatsapp bem legal gente vou botar rapidinho aqui meu último slide enquanto eu falo e aí quem quiser tiver dúvida me coloco à disposição aí do pessoal tá então para mim pedro super obrigado aí pelo espaço né acho que a gente fala muito de empreendedorismo na educação e eu penso que que esses passos que a gente tem o sebrae né o nosso sebrae é é sempre importante a gente aceitar esses conceitos alinhar esses conceitos e entender ah eu acho que é entender como que cola a robótica como que cola a inovação como que cola tecnologias como que cola é a bncc como que as competências por século 21 e entender esse essa questão que é ser empreendedor é ter um pensamento uma atitude empreendedora empreendedorismo trazida é vírgula também para negócios então quando a gente olhar ela vamos agora empreender entenderem que tá porque eu posso ser um dentista empreendedor eu posso é um artista empreendedor um professor empreendedor um pipoqueiro empreendedor no cabeleireiro empreendedor e eu posso ser um empresário de pequena empresa de média empresa de grande empresa eu posso ter um gestor escolar empreendedor eu posso ter uma escola empreendedora ou seja porque a gente tá falando de competência e quando a gente fala de competência a competência ela tá instalada na pessoa e não naquilo que ela decidiu servir não não tá instalada no negócio não tá instalada no na profissão que ela escolheu a competência tem uma pessoa e quando a gente fala de serem e eu está empreendedor para o que vier para aquilo que eu escolher quiser ser se eu entender que essa escolha né que eu vou fazer as minhas escolhas que eu serei protagonista da minha história que eu serei o autor na da minha história o protagonista da minha vida então esse é o recado tá pedro já agradecendo muito aí fer tá pela tua disponibilidade de vir falar um pouquinho com a gente sobre robótica e mais do que nunca agradecer ao nosso público na então eu acho assim a gente tá aqui há duas horas e se a gente tem gente aqui ainda é porque o assunto de alguma maneira tem significado e adulto aprende aquilo que tem significado então é provavelmente acredito que esteja tem um significado para quem está aqui e muito obrigado obrigada por nós assistirem obrigada pela confiança e toda vez que você chega no webnar é uma confiança renovada obrigada quando chega o pé bom então eu queria agradecer né todas eu vou colocar aqui deixa eu colocar parte aí deixa eu sair pronto é só colocar aqui no lá no fundo aqui são as preferências dos livros tá que eu o que eu falei e aqui não e eu acho que até problema patchouli das competências mas dá nada não falei para ele então que agradecer então convite aí foi ela falou assim que ele se ele topa ir só nós vamos lá fala que eu gosto que sempre me anima né ao sebrae nacional também ao sesi também que disponibiliza sair toda essa experiência maravilhosa que nós temos aí com a questão das tecnologias e da robótica o sesi nacional também com as questões torneios e aí então vai contato no contar meio do sesi primeiro pessoal tem a língua a página do sesi também o linkedin se alguém quiser procura pelo meu nome ele não tem como errar só tem alguns desses sobrenome no brasil e então assim o recado que eu gostaria de deixar para vocês é o seguinte que essa inclusão da robótica educacional ela ela vem por uma necessidade esse dente mudar né de se transformar essas barreiras de se educar que era convencional tradicional é assim já acompanhar essas mudanças que estão ocorrendo no mundo não faz mais sentido que nem a rose falou eu querer deixar o aluno passivo lá recebendo informação não faz sentido nenhum se ele tem informação ou nessa celular e ele pega informação que ele bem entender eu não preciso passar informação eu preciso é fazer com que ele construa o conhecimento dele em que ele desenvolva suas habilidades e as suas competências é isso que eu preciso então para isso eu preciso transformar a educação eu preciso trabalhar mas as questões do empreendedorismo da tecnologia e da educação então fica aí o meu recado a todos né se tiver alguém aí do rio grande do sul já fizer algum contato das ligações dos torneios da robótica na escola publica alguma coisa também já entra já tive um grande do sul porque aqui eu consigo né ver algum movimento né das outras fazer mais vr você que também tem pessoas bem legais que podem trabalhar com o com vocês o tempo está sempre de portas abertas no nosso pretendente já falou sobre isso que o sérgio está de portas abertas para auxiliar e promover aí o desenvolvimento do conhecimento né e da aprendizagem de todos tá bom muito obrigado e agradeço imensamente essa oportunidade de estar falando aí com muitas pessoas já dei uma olhadinha ali para ver muitas pessoas que participaram do webnar muito obrigado obrigado a pesar pela mediação obrigado obrigado rose foi muito legal trabalho de vocês muito legal muito legal mesmo trabalho de você e eu queria agradecer as pessoas mais especiais que uma dica então essa galera que fica aqui no chat e que paz esse esse webnário tem alguma razão de ser né então sem as pessoas que vem assistir a gente vai me dar nem nem para dia sentido né então você repostando o que vocês quiserem ver mais mais temas sobre tendentes a educação o criador da a certinho cedo site você é crt pode ser bright.com.br e se você quiser conhecer a atuação do sebrae na área de educação até sei lá nossa página sebrae.com.br barra educação empreendedora você vai ponto com.br barra educação empreendedora lá também que os nossos cursos de formação né então se você gostou e você quer ser um professor empreendedor faça nos nossos cursos são nosso curso online estão disponíveis lá tem também curso para estudantes que a gente também recomendo vocês passam eu agradeço muito todos vocês aqui é um grande abraço tá e aí

#Webinar #Educação #Empreendedora #Robótica #Educacional