Webinar – Orientações sobre a execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em 2023

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O FNDE realizará no dia 06 de abril de 2023 a capacitação virtual voltada para as escolas, secretarias de Educação e prefeituras …

Webinar – Orientações sobre a execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em 2023/a>

Boa tarde a todos que nos acompanham no YouTube do FNDE sejam bem-vindos ao webinar pdde orientações sobre a execução dos recursos do programa de dinheiro direto na escola em 2023 promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE o encontro tem por objetivo orientar escolas secretarias de educação e prefeitura sobre a utilização dos recursos do pdde básico e ações Integradas convidamos neste momento para abrir o evento a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação senhora Fernanda Olá boa tarde a todas e a todos vocês me escutam me ver por favor confirme aí sim sim Ai que bom eu peço desculpa gente eu tô super deslocado tô no estado do Espírito Santo aqui em Vitória no evento com o ministro adoraria estar no meu gabinete aí com mais tranquilidade para acompanhar esse evento mas eu não podia deixar de passar aqui e agradecer pela presença de todos nesse evento do programa dinheiro direto na escola que é um programa extremamente importante para a gente dessa ideia eu sou Fernanda pacobaíba como foi anunciado Estou com um presidente defender desde o início de Janeiro e a nossa gestão tem se pautado especialmente por essa reaproximação por essa busca do diálogo e pelo fortalecimento e uma nova cara aos nossos programas o pdde é um programa extremamente importante para todos nós e nós estamos fazendo um estudo muito profundo aí para verificar porque é que alguns valores tem ficado eu diria parados nas contas diante de tantas necessidades que nós temos no Brasil Então esse evento aqui é um momento de escuta também de vocês um momento de agradecimento também por todo por todo esse caminho partilhado até agora mas um momento também para eu me apresentar apresentar a nossa equipe em sinalizar para vocês que queremos construir sim juntos tá eu gostaria de agradecer pela iniciativa da nossa querida Karine que é a nossa coordenadora Geral agora que vai estar conduzindo esse programa super importante para a gente me colocar à disposição e enfim que nós tenhamos um pdd cada vez melhor especialmente a partir desse ano de 2023 deixa aqui meu beijo meu abraço sua disposição de todos e aí por favor toque esse evento aí carinha anotem tudo que é um velho de mensagem direcionado para mim eu peço a gentileza de vocês anotarem que a gente possa depois dar o retorno para as pessoas esse momento é muito importante para todos nós peço desculpas mais uma vez por não poder continuar com vocês por não poder enfim escutar os pessoalmente mas se prevenida aqui pela pela agenda do nosso Ministro mas nos colocamos inteiramente à disposição beijo aí no coração de todos Obrigado gente nós que agradecemos a participação da nossa querida presidente que conosco que a tecnologia faz isso ela nos aproxima e por isso que nós estamos tão próximos de vocês mesmo cada um em sua região nós podemos conversar e nos conectarmos nessa tarde agora nós vamos convidar o diretor substituto da Diretoria de ações educacionais senhor de Jailson Dantas acompanhado da coordenadora Geral de desenvolvimento e manutenção escolar senhora Karine Silva Santos e vamos poder ouvir agora a nossa coordenadora geral Karine Santos Olá boa tarde a todos primeiramente eu gostaria de agradecer a participação de todos que nos acompanham ao vivo pelo YouTube e de todos aqueles que fizeram as inscrições né para poder ouvir um pouquinho dessa política tão importante que é o pdd eu cumprimento aqui o meu lado nosso diretor de ações educacionais sou de Jailson que me acolheu tão carinhosamente na coordenação geral e faça uma saudação aqui especial a nossa presidente Fernanda pacobaíba pelas palavras carinhosas por fazer esse esforço né de estar presente na abertura do nosso primeiro webinar de 2023 para gente é muito importante abrir esse espaço de diálogo de escuta e de construção coletiva eu gostaria né de me apresentar rapidamente sou carinho e servidora da casa passei por algumas áreas dentro desta autarquia inclusive gerindo outras políticas e agora nessa gestão a presidente Fernanda né me presenteou com a possibilidade de cuidar mais de perto do pdde então eu gostaria de reafirmar o compromisso da Coordenação Geral de desenvolvimento e melhoria da escola nós seguimos de portas abertas juntamente com a nossa diretoria para ouvi-los e nós sabemos né sempre é possível melhorar qualificar a execução das políticas públicas então o nosso objetivo é sempre esse eu espero que nós tenhamos um evento de sucesso que nós tenhamos uma gestão de sucesso do pdde em cada uma das escolas brasileiras Por fim eu queria só relembrar né a importância da nossa articulação junto as secretarias do Ministério da Educação CEB cercadinho dada a importância do pdd básico e também das ações Integradas né é a presidente Fernanda faz isso de maneira brilhante então eu gostaria de reafirmar que do nosso compromisso em articular junto ao Ministério da Educação junto aos secretarias a execução dessa política pública meu Muitíssimo obrigada a equipe da cgdme e aqui eu faço menção a coordenadora de árabe Michele a coordenadora Amanda e gostaria também né de estender o meu agradecimento a toda a equipe da assessoria de comunicação senhores e senhoras um excelente evento para gente nós estamos à disposição um abraço a todos e boa tarde muito obrigada Karine e agora o nosso diretor substituto senhor de Jailson Dantas Boa tarde reforçamos aqui em nome da nossa presidente do FNDE Fernanda pacobaíba nossos agradecimentos a participação de todas e todos que estão envolvidos e nos assistindo os representantes das escolas das secretarias municipais e Estaduais de educação e das unidades executaras e dos conselhos de controle social Aí cabe o registro aqui é a abertura né dessa nova gestão comandada aí pela nossa presidente abertura de diálogos e participação entendemos quanto mais se aproxima da comunidade escolar melhores os resultados dentro da escola agradecemos ainda a importante atuação né das nossas colegas Adriana e do Mateus da Lori e de toda a equipe da coordenação de comunicação social do ufmde agradecemos também a participação especial da secretária Lenira Lenira carneiro e da equipe da Secretaria Municipal de Educação do município de Caçador Santa Catarina cumprimento também a nossa querida Karine Santos vale o registro aqui cara você também passou né momentos importantes na presidência dessa casa e hoje a gente tem a satisfação de recebê-lo de recebê-la né como como colega como sempre foi parceira né na execução das políticas e na abertura de diálogos com todos os atores envolvidos em todas as políticas que diz respeito ao Ministério da Educação e não só o FNDE É com grande satisfação que realizamos esse primeiro a empinar de 2023 sobre o programa dinheiro direto na escola o objetivo de hoje é capaz de orientar e responder as dúvidas de técnicos ejetores educacionais de todo o Brasil sobre a melhor forma de utilização dos recursos do pdde quanto melhor a participação né do diretor da Escola com a comunidade escolar melhores resultados teremos na execução dos recursos o DDD alcança hoje 123 mil escola e tem sido fundamental na melhoria da infraestrutura física e pedagógica além de contribuir com fortalecimento da autonomia da escola e da participação social são dois eixos perseguimos que a diretriz e que é o foco o foco da política dinheiro direto na escola estamos comprometidos para a construção de uma educação de qualidade em nosso país é e o pdde instrumento importante para que isso aconteça assim é fundamental conhecermos bem o programa e em especial como utilizar da melhor maneira possível para que os recursos repassados às escolas possam de fato melhorar a qualidade da educação e aqui também vale um registro para que os senhores diretores de escolas senhores presidentes das unidades executoras ele a atenção especial com relação a saldos de recursos que estão ficando empossados nas contas específicas do pdde as palestras ministradas durante o evento informarão sobre as melhores maneiras de utilização desses recursos e como são as etapas de adesão e execução e prestação de contas de forma reforçar os valores do pdde básico e das ações Integradas do Ministério da Educação quero destacar o compromisso da ideia de trabalhar em conjunto com as escolas e demais parceiros para garantir de qualidade para todos os estudantes brasileiros acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento do nosso país e a nossa presidente o nosso Ministro estão imbuídos né com essa com esse desafio mas uma vez agradeço a todos e a todos pela participação nesse evento e reitero o compromisso do FNDE na construção de melhorar a qualidade da educação básica em nosso país uma boa tarde e um bom evento muito obrigado Muito obrigada djailson antes de convidar os palestrantes eu vou pedir né agradecer aos nossos queridos que trouxeram essas palavras tão sinceras e esclarecedoras né para o que vai acontecer agora à tarde mas antes de convidar os palestrantes eu gostaria de esclarecer a dinâmica do encontro no primeiro bloco A equipe do FNDE irá apresentar as principais orie sobre a execução dos recursos do programa de dinheiro direto na escola em 2023 no segundo bloco A equipe do município de Caçador em Santa Catarina vai apresentar a ferramenta para facilitar a prestação de contas do pdde ao final Vamos abrir uma sala virtual para responder às dúvidas sobre os temas apresentados o link da sala estará disponível na descrição do vídeo e agora convidamos para apresentar as principais orientações sobre execução do pdd é 2023 a senhora Amanda Vargas Maia que é coordenadora das políticas de manutenção e desenvolvimento escolar acompanhada do Senhor da hermota técnico da coordenação de monitoramento avaliação e apoio à gestão Ambos são cordas da Coordenação Geral de desenvolvimento e melhoria da escola da Diretoria de ações educacionais do FNDE Obrigada e me escutam né Cada a todos bom excelente tarde sejamos tenhamos uma tarde proveitosa vou tentar ser Clara precisa na dúvida de vocês que nós recebemos muito na nossa coordenação ao meu lado tá o meu colega de trabalho daí juntos vamos tentar fazer uma apresentação do pddeia como um todo e depois abrir para as perguntas Tá certo então vamos lá primeiramente eu escolhi a finalidade né e aqui a gente vai nortear todo nossa nossa palestra vocês vão ver que eu vou voltar um pouco nessa fundamentação bem aqui ó o pdde ele tem por finalidade por estar a assistência financeira as escolas públicas de Educação Básica tá então a escola pública de Educação Básica e as privadas de Educação Especial que nesse caso são as apaespitalosas também recebem o recurso do pdde é um recurso de caráter suplementar E aí vamos frisar aqui ó Visa contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica da escola queria que a gente deixasse isso aqui bem claro porque eu vou voltar várias vezes nesse trechinho aqui para a gente entender quando surgiu uma dúvida em aplicar o recurso então pddepe contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura tanto física quanto pedagógica da escola e dá a um gestor escolar autonomia para a utilização quem é passível de atendimento então como eu falei escola pública e as privadas mas que escola pública né aqui atende a educação básica a que passou pelo senso anterior ao repasse então se nós estamos em 2023 estamos trabalhando com senso de 2022 E que esteja em funcionamento essa escola pública ela precisa ela tem mais de 50 alunos é obrigatória que ela tem o que nós chamamos de unidade executora própria a gente nós chamamos de o ex e eu vou trabalhar com vocês depois desse termo tá E é um CNPJ tá gente é um CNPJ que vai gerir o recurso dessa escola pública a escola pública ela não tem uma personalidade jurídica que possa gerenciar esse recurso e essa unidade executora traz isso para ela tá a escola com menos de 50 é facultativo ela pode constitu CNPJ essa unidade executora né ou ela pode receber pela sua entidade executora quem é a entidade executora que eu tô falando aqui é a Secretaria Estadual de Educação se ela é uma escola estadual ou a prefeitura sendo uma escola municipal só que quando ela opta né Por receber apenas pela entidade executora pela prefeitura ou pela Secretaria Estadual ela vai ter uma forma o recurso dela vai ser composto apenas da categoria Econômica de custeio e depois eu vou explicar um pouquinho e o valor repassado é só o por aluno ela não tem um valor fixo que compõe o cálculo a escola privada é aquela escola é a pestalose é a pai ah é uma escola de educação especial também que passou pelo senso no ano anterior repasse quem vai querer o recurso dela é chamado de entidade mantenedora e ela precisa né ter o certificado de beneficente de assistência social E aí eu volto um pouquinho aqui no cálculo do repasse e nós temos no cálculo do repasse a soma do valor fixo com o valor per capita então a gente já tem o valor fixo por tipo de escola né então se é uma escola pública Urbana ou se é uma escola pública Rural né ela tem um valor então o valor Urbano é 1.250 o rural 2.500 ela já começa um valor fixo ela já começa com esse valor e a Escola de Educação Especial 1250 então o nosso cálculo já começa com esse valor por tipo de escola percebam que para receber esse valor fixo a escola precisa ter allex tá E aí depois eu vou somar com o valor per capita E aí é pelo aluno pelo aluno nada então eu tenho o aluno da escola Urbana ou rural com o x 20 reais nós temos a escola sem o x recebendo ali se for Rural 60 se for Urbana 40 nós temos o aluno de público alvo de Educação Especial dentro das classes comuns de ensino regular esse aluno é r$ 100 temos as escolas privadas de Educação Especial com 60 pública de Educação Especial com 60 e o público do ae a 20 reais então vocês já podem né olhando para o seu senso de 2022 fazer esse cálculo do valor fixo mais o valor per capita e é o valor que vai ser repassado o critério de atendimento né então o pdde é para você receber a escola pública tem que ter uma uex se cadastrada num sistema que a gente chama pddel web a ela precisa informar qual é a unidade executora responsável por gerenciar aquele recurso então o pdd Web é o sistema que traz essa vinculação do CNPJ que é o ex com a escola que vai que vai representar que essa o x Vai representar tá mandar tudo dirigente da uex e vigente no pddel web porque porque esse essa wex ela tem um corpo né ela tem Presidente vice-presidente tesoureiro é um CNPJ então nós depois nós vamos ver que ela tem inclusive obrigações fiscais né então ele tendo um corpo a ser formado esse dirigente que responsável tanto pela execução quanto pela prestação de contas ele precisa para que ela seja atendida e ter o mandato vigente Tá certo então isso é feito Aonde a Amanda no pddel web aí eu vou apresentar ele aqui também precisa estar regularidade na prestação de contas do programa não pode estar inadimplente e a situação cadastrar o regular também na agência bancária então quando o FNDE abre a conta né Precisa que a documentação que é essa esse gestor dessa uexi entrega lá ela esteja correta porque o banco faz uma tratativa quando a gente solicita a conta aqui para ver se o que tá na Receita Federal que tá no pdd web e a documentação entregue lá no banco está ok se não tiver essa conta não é aberta tá a escola privada ela precisa habilitação né Já tá aberta habilitação também ela precisa habilitar ela precisa comprovar que ela é de assistente social é você também tá regular com prestação de contas e regular também com a situação cadastral na agência bancária outra coisa também é estar regular na Receita Federal né como eu falei ao ex tem algumas obrigações fiscais e essas obrigações Se não forem feitas elas gera uma inaptidão na receita que impede também o repasse depois eu vou resumir tudo que impede o repasse aqui para vocês aí eu venho destacando um pouquinho que essa unidade executora que eu falei desde o início né que a escola com mais de 50 precisa ter para receber comendo 50 é facultativo Mas é interessante que tenha né porque senão não recebe o valor fixo não recebe a categoria Econômica de capital só de custeio Então o que é essa unidade executora eu coloco aqui a gente Frisa um pouco né do que é da importância dela é uma ela é de personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos instituída pela escola ou pela comunidade escolar ela tem vários nomes né ela pode receber o nome de caixa escolar Associação de pais e professores Pais e Mestres círculos de Pais e Mestres ou apenas unidade executora da escola aí vem o nome da escola né se a razão social do CNPJ do CNPJ ele é aberto na registrado na Receita Federal ele precisa ter um estatuto e nós temos no nosso site uma um manual de Constituição de unidades executora para aqueles que ainda não tem unidade executora nós temos o manual de Constituição em nosso site lá na no pddee tá onde fala do pddete temos esse manualzinho para vocês seguirem para constituir sua unidade executora algumas obrigações fiscais dessa unidade executora como eu falei é uma entidade privada sem fim de lucrativos mas uma entidade privada na Receita Federal o código de 399 dígito 9 que é o código de associação privada muitos confundem colocam código de órgão público e acaba não recebendo recurso do pddl isso é muito importante observar tá na hora de constituir Porque apesar da escola ser pública o CNPJ é de uma associação privada tá que vai gerir esse recurso para uma escola pública Então ela tem algumas obrigações fiscais citei aqui né entrega de declaração de isenção de Imposto de Renda é entrega de declaração de ou escrituração de débitos e crédito tributários Federais e dctf ainda que isento negativa nos prazos estabelecido Arrais ainda que negativa tá E aí a gente cita aqui que é obrigação da ex fornecesse apoio né contábil financeiro né a disponibilização de um contador para que essa é o x Não perca esses prazos né considerando que ao ex é gerida pelos membros de uma escola né que muitas vezes com tantas atribuições ficam né necessitam desse apoio da ex Principalmente nesse nessa questão do contador para não perder esses prazos e gerar uma aptidão na receita tá bom E aí olhando para essas escolas com menos de 50 inclusive que tem dificuldade às vezes de reunir pessoas constituir uma uex nós temos a figura do consórcio de escola que a reunião de mais né de mais de uma escola até cinco em uma única o ex no único CNPJ é aí eu coloquei né um instrumento criado que Visa auxiliar determinadas escolas esperarem dificuldade de reunir pessoas realizar atividades naturezas administrativas operacional nós sabemos que às vezes tem escolas né no nosso Brasil tem escolas Muito pequenas e que Unidas a escolas maiores conseguem receber o pdde as ações Integradas e fazer uma gestão melhor mais próximo da realidade da escola com menos de burocracia tá bom possibilita as escolas que atualmente recebem por meio da ex receber todo o valor que compõe o cálculo do repasse do pdde né visto que o pdde Né o nome já diz é dinheiro direto na escola então nossa intenção é passar para a escola por isso essa figura do consórcio gente para que a gente consiga chegar realmente na escola Ah sem burocracia aí eu Vale aqui o destacar em caso de consórcio novo né então eu tenho interesse assistir essa palestra tem interesse de constituir reunir sim até cinco escolas né duas três depender ali do das escolas que queiram se unir e constituir meu cnpj eu consigo fazer isso consigo Ah no sistema pddel web que a gente vai mostrar aqui se for um consórcio de uma escola que já existe tem uma escola já vinculada no CNPJ e essa escola aceita receber ali como associada Mas duas três escolas a depender né até cinco Então nesse caso ele o gestor não consegue inserir essa escola no pddel web ele precisa protocolar isso no protocolo digital da nde disponível o link no nosso site para com a ata da uexi incluindo essas escolas né ao consórcio Amanda por que isso porque já tem uma escola ali vinculada Então essa escola precisa estar ciente que agora mais escolas vão entrar no CNPJ e que esse CNPJ precisa inclusive ter na sua composição todos os membros das outras escolas também então para que isso seja feito de forma que todos saibam que está acontecendo né a gente precisa dessa ata em que a assembleia da uexi em forma a inserção dessas escolas ao consórcio Tá bom então por isso que precisa mandar para a gente aqui do fndde para que a gente faça essa inserção para vocês consórcio Novo não consórcio Novo consegue fazer normalmente Então esse aqui é o nosso sistema é o pddel Web ele ele o acesso dele é pelo gov br então às vezes muitos relatam a gente estava um problema de acesso no pdde gente é porque às vezes o gov br tá com problema de acesso né Então tá com muito acesso E aí causa essa essa esse erro mas não é um erro do sistema pdd web é um erro do gov br seria um erro do sistema quando eu entro dentro do sistema e nos blocos eu não consigo prosseguir tá se for nessa tela o problema Esse problema é do gov br E aí a gente pede para que vocês acessem um horário de menos pico né onde agora mesmo com imposto de renda a gente tá tendo muito acesso Então muitos estão relatando essa inconsistência tá quando eu entro eu preciso escolher o tipo de perfil que eu quero né então se eu sou Secretaria Estadual de Educação se a sua Prefeitura se eu sou uma escola privada de Educação Especial ou se eu sou uma escola pública e vou fazer o meu cadastro então aqui é o que você encontra quando acessa no perfil de ex percebam que no perfil de éx eu consigo visualizar os dados da entidade executora eu só faço a Adesão tá os dados em si é só uma visualização porque os dados ele ele são encaminhados para outra coordenação que insere esses dados na base de dados do fndex consegue inclusive ajudar suas o ex né suas escolas a fazerem o cadastro em situação de escola eu consigo falar para ofendesse eu tenho alguma escola no ano em curso que paralisou ou extinguiu Ah porque como a gente trabalha com senso anterior repasse a gente não consegue verificar se uma escola durante o ano de 2023 paralisou extinguiu atividade Então nesse Campo Vocês conseguem informar para que a gente não faça o repasse tá o perfil de o ex ela vai cadastrar vai ter também a questão de informar a situação da escola dela caso precise em caso de paralisação ou extinção aqui estão os blocos nós temos o bloco 1 com dados de cadastro o bloco 2 que eu destaquei aqui que é onde a escola escolhe a agência que ela quer receber o recurso porém a conta quem faz a solicitação é o FNDE tá aqui a o ex vai escolher apenas a agência que ela quer receber os recursos do programa no bloco 3 tenho dados do dirigente tá no bloco 3 é aonde eu informo o presidente do da uex e o mandato dele no bloco 4 eu destaquei aqui porque aonde eu vou incluir a escola onde eu vou informar Olha esse é o CNPJ e essa é a escola que faz que o que a Alex vai fazer gestão tá aqui tem um fato importante que é a opção de custeio capital que eu quero do recurso para o Próximo exercício Então olha percebam que é para o Próximo exercício então no ano de 2023 eu tô dizendo para vender o quanto de custei capital eu quero para o próximo ano tá Amanda mas eu não sei agora isso o pddel é web para isso vai ficar disponível até 31/12 o que eu tô destacando aqui é que vocês podem planejar já para o próximo ano o quanto que eu quero de custeio capital porque eu vou receber e eu botei bem aqui um exemplo bem assim botei 10% de custeio em 90% de Capital amando eu posso fazer isso pode você pode fazer 100% custeio 100% capital 40 60 70 30 a escola que vai decidir olhando para a realidade dela o quanto daquele dinheiro que ela já consegue calcular com os valores que a gente colocou lá né a tabela o quanto que ela vai receber o quanto disso é importante na categoria Econômica de custeio Quanto que é de Capital tá bom utilização dos recursos então na utilização dos recursos é o pdd ele é muito amplo né ó percebam na implementação de projetos pedagógicos desenvolvimento de atividades educacionais avaliação de aprendizagem aquisição de material de consumo necessário funcionamento da escola material permanente correndo do recebe capital pequenos reparos adequações serviços necessários à manutenção melhoria da infraestrutura física e despesas cartorárias quando a renovação de membros percebam que aqui modificam me dá uma lista me dá uma lista como dar uma lista do que pode se o gestor lá no dia a dia da escola que sabe aonde precisa Em que momento ele precisa daquele dinheiro né então é bem amplo o que pode e aí eu volto lá naquele pontozinho que eu falei que eu ia voltar que é o pdde para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica da escola então gente mais do que um gestor escolar para saber o que ele precisa para melhoria da infraestrutura física da escola dele e para melhoria do pedagógico não tem ninguém mais qualificado do que um gestor escolar no dia a dia da escola dele para saber isso então tá aqui ó tudo que você puder em termos de pedagógico de infraestrutura física de coletivo porque Grava Essa parte coletiva para toda a escola e eu puder inserir implementação de projeto pedagógico atividades educacionais avaliação do aprendizado eu estou no caminho certo com pddl tá bom aqui eu tenho roupa achativo o que não pode o que não pode já tá muito claro e taxativo na nossa resolução 15 não pode pagamento de pessoal aí eu vou contratar um contador não pode por isso que eu falei que a ex na resolução a gente conta com a parceria da ex para disponibilizar porque com pdde eu não posso pagar não posso ter pagamento de pessoal implementações de ações já financiada por outros programas defenddr então penalti PNLD tá despesa de manutenção predial aluguel telefone água luz não é com pdde passagens e diárias combustível material para manutenção de veículo isso aí o transporte escolar nós já temos né flor e festividade Ah vou fazer o Dia das Crianças com pdd é não pode perder não é para isso é eu vou fazer uma obra eu vou construir não é pequenos reparos é manutenção tá pagamento de tarifas bancárias e tributos não incide sobre os bens de serviços contratados então nós temos um acordo com o Banco do Brasil esse acordo tá disponível no nosso site em que algumas diversas eh diversas tarifas não são cobradas tá então se tá ali que e o banco tá cobrando ou alguma coisa nesse sentido precisa nos procurar e procurar os pontos focais do Banco do Brasil para que isso não seja cobrado tá despesa de qualquer espécie característica auxílio assistencial ou individual então vou comprar uniforme material escolar pdd não é para isso por isso que eu falei tudo que for pedagógico infraestrutura física mas por coletivo para o todo da escola né utilização de todos então eu posso compreender posso agora se eu for comprar algo específico para o aluno levar para casa outros programas fazem essa função pdd não é pra escola tá bom então Amanda olha eu pensei assim eu vou comprar correntinha lápiscou e vou deixar na minha escola para utilização de todos depois que todo mundo utilizar eu coloco no armário no dia seguinte eu tenho lá a canetinha lápis de coco que os alunos possam utilizar então isso aí é permitido percebam que todos vão ter acesso mas individualmente eu não posso com pdde e pagamento por serviço prestado a militar ou Servidor Público da ativa também não pode então aqui eu coloquei em que como né a execução do recurso então eu convoca a comunidade observa as regras identifico as minhas necessidades e foi elencados prioridade junto com meu conselho escolar registro em ato e vou pro no mínimo três pesquisas de preço tá olhando para o preço para qualidade e para o tempo de entrega né o pddepe precisa ser algo tempestivo né Então as formas de pagamento cartão pdde somente para o pdd básico gente ainda estamos assim o cartão o pdde a utilização é para o pdd base tá é Pixie e demais transferências tanto PT ações Integradas o pix ainda não tá disponível para poder debasico então perder debate tá com cartão mas não tá com pics e as ações Integradas estão com Pixie e as outras formas de transferências mas ainda não está com cartão esse ano a gente está com agenda com o Banco do Brasil para resolver isso tá certo certo formas de pagamento boleto bancário guias de recolhimento emissão de ordem de pagamento em favor das pessoas que não possuem conta bancária a nota fiscal a gente recomenda que tenha o pago com recurso do pdde né Se for ações Integradas de especificar Qual ação o recebemos o pagamento e recebemos os produtos no caso de compra de bens permanentes né bens de Capital a gente destaca aqui a questão do termo de doação porque porque a unidade executora é uma associação privada como a gente falou anteriormente então não pode ficar esse bem na conta né na gestão para sempre dessa Associação privada então precisa doar para a prefeitura que eu botei a prefeitura mas se fosse secretaria Estado de Educação né também faz a doação ao x faz o termo de doação e a ex né a prefeitura Secretaria Estadual faz o tombamento aqui a gente tem a questão da execução dos recursos com compras online foi uma inovação que chegou na resolução 15 de 2021 né então o pddete tem como seu objetivo fomento do Comércio local com tudo nem sempre é possível encontrar o produto a ser adquirido na região ou adquiri-lo por um preço acessível então a gente instituiu a compra via internet e aí a gente faz aquele exercício né já que a intenção é fomentar o comércio local Então as condições para optar pela Compra via internet é se for a única opção de obter o bem ou se propicia uma sensível economia de recursos tá então se eu consigo mostrar que é uma economia sensível Eu opto também pela compra pela internet então assim ó observar os preços praticados pelo mercado tempo de entrega o valor total orçado porque o frete precisa estar incluso porque fez o frete é o mesmo valor da compra do valor do produto então não vale a pena o tempo de entrega o que nos é questionado amando print de tela serve como orçamento serve né ali tá ali mas é aquele print de tela onde tem a especificação do produto e aonde tem tudo que engloba o frete né tudo que possa um seguro que vem às vezes incluso tudo isso vai alterar o valor final Então eu preciso provar que realmente eu tô fazendo com tudo isso uma sensível economia que o tempo de entrega é razoável do que eu compraria Quando começa o local a proposta precisa ser realmente mais vantajosa tá e aqui a gente destaca o que que é material de custeio e capital né não Custei a gente tem os materiais de consumo e a prestação de serviço no capital de bens permanentes a gente cita portaria quatro quatro oito como apesar de ser de 2002 Ele tem muita coisa que a escola ainda às vezes compra né e consegue tirar ali a dúvida se acostumei capital temos um manual de contabilidade aplicada ao certo público também que Visa auxiliar nesse sentido e aí a gente faz um resumozinho do que tá aqui o material de consumo é aquele que em razão de seu uso corrente perde normalmente sua identidade física ou tem sua utilização limitada Há dois anos e o permanente não perde sua identidade superior a dois anos e aqui a gente vem com uma Um item que tá no nosso guia de execução que é a composição de Valores para a utilização do recurso muitos não sabe nos perguntam se pode então assim às vezes eu tenho um bem eu tenho uma ação integrada tem uma categoria Econômica que não que tem um bem que eu queria comprar e não consigo porque eu não tenho valor total para fazer essa essa compra mas eu tenho no pdd básico esse valor e posso fazer a composição de valores para comprar determinado bem percebam que assim ó eu preciso que esse bem ele seja ele seja utilizado tanto na ação integrada que eu quero comprar como se eles como também no pdd é básico então é algo Vamos botar assim um exemplo bem básico uma impressora quero comprar uma impressora para escola né então a impressora ela ela se encaixaria em um programa em alguma ação integrada que permita isso e também no pdd básico eu tenho capital para isso Olha Amanda se eu juntar o capital do pdd básico com o capital da ação integrada eu consigo comprar esse bem que serve para os dois programas Então nesse caso eu consigo fazer a composição de valores o bem precisa servir para os dois programas e outra coisa não vai pelo amor de Deus dizer que a Amanda falou que é para tirar dinheiro de conta eu vou gastar o dinheiro na conta que tá o recurso Tá bom então assim olha como é que vai fazer eu vou pagar com as condições que eu tenho de pagamento no valor que eu tenho vamos dizer de Capital dá uma ação integrada que eu tô usando e na condição de pagamento que eu tenho lá do cartão pdde com o pdd é básico depois que eu pagar na Nota Fiscal ou vai vir aquele cara anotação pago com recurso do pdde é tanto pago com recurso do pdde qualidade e aí eu coloco ação que que eu tô utilizando tanto e com e e fica claro aquela compra na Nota Fiscal quanto que eu utilizei de cada programa para isso tá não é para transferir valores de conta e na Nota Fiscal a mandei a prestação de contas eu coloquei aqui no item 4 ó na prestação de contas físicas de cada programa é necessário ter uma nota fiscal original na pasta de arquivo de um deles e a copia com registro de confere com a nota fiscal original na pasta do outro programa que fez a composição tá então com isso a gente consegue otimizar o dinheiro que a gente tem conta e comprar um bem que de repente eu não compraria com um ou com outro programa por não ter a o teu dinheiro total na categoria Econômica específica tá as ações Integradas ao pddeck Amanda tá falando aqui o que que é as ações Integradas elas vêm do MEC elas são pensadas pelas secretarias do MEC a CEB e a secadir e em parceria com pdde utilizando modo de execução do pdde ela já passam esse recursos com finalidades e público-alvo específico então a escola quando selecionada É porque ela tem uma tem um porquê dela ter sido selecionado porque dela ter recebido aquele programa tá e nos mesmos moldes no mínimo três pesquisas de preço então a execução Segue o modo os moldes do pdde mas todo pensada política e toda a seleção de escola é feito pelas secretarias quando chega no FNDE Amanda Qual é a condição perceber isso primeiro é constar da lista né da relação que vem do Mec para o FNDE depois a escola precisa estar ativa né no senso do anterior repasse ela precisa ter ao exy para receber o pdde precisa ter o x as ações né pedessões Integradas precisa ter o ex o Mandato do dirigente que você tá vigente lá no pdd web ela tem que estar de implante não pode ter pendência de prestação de contas e atualizado lá os dados na agência bancária para que a gente consiga abrir a conta as ações Integradas de 2022 no foram divididas como vocês conhecem pd10 estrutura e qualidade dentro da estrutura a gente tem o tivemos de 2022 o água escola acessível campo e sala de recurso multifuncionais no qualidade itinerário formativa educação conectada educação e família Brasil na escola tempo de aprender primeiro em infância então é muitos muitos recursos em conta né repasses feitos no final do ano muitos recursos em contas e nós temos aí duas situações uma situação que nós temos de execução é quando eu já executei tudo e é saldo então todo aquele aquela finalidade ela foi concluída né tudo que era para ser feito em relação àquela ação eu fiz e é saldo sobrou Então nesse nessa condição eu posso utilizar o saldo remanescente nos objetivos do pdd é básico a outra situação é quando a atividade não foi iniciada ou não foi não pode ser continuado ou não pode ser concluída por um problema intransponível Amanda que problema me transponível vou dar um exemplo do água tá eu preciso eu recebi o água na escola para construir minha cisterna levar água mas já foi feito isso então o que que eu faço já foi já foi feito não tenho mais a finalidade para Qual foi repassado já foi sanada Então nesse caso eu posso usar nos objetivos do pdd básico eu recebi o tempo de aprender e não tenho o primeiro e o segundo ano mais do Ensino Fundamental e agora então eu posso utilizar nos objetivos do pdd básico porque eu não tenho mais como continuar como concluir essa essa ação Então nesse sentido que a gente vem falar para vocês desse saldos em conta né Nós temos aí na resolução 15 né Essas duas situações quando é saldo quando é sobra realmente ou quando eu não posso continuar mais com a ação porque a finalidade para qual ela foi repassada não existe mais já foi sanada né Tem algum problema ali que me impede de executar eu posso executar nos objetivos do pdd básico registro isso em ata deixa claro essa minha essa minha condição e Executa os objetivos do ptd básico foi aqueles que a gente falou anteriormente mas se eu tenho como executar os recursos de muitos programas estão em conta é porque foram repassados no finalzinho do ano e eu tenho a minha finalidade tá lá eu tenho como executar né então eu vou executar eu vou executar na finalidade para qual foi repassado o meu recurso tá Amanda Mas eu precisava fazer uma alteração nessa execução porque se eu olhar agora o plano que eu montei lá no início não é mais o que tá na minha realidade nesse caso é uma alteração de execução mas a finalidade é a mesma eu vou cumprir tudinho Eu só preciso fazer algumas alterações no meu plano na execução então isso pode registra assim ah tá essa alteração a que vai comprovar o porquê que você tá fazendo isso e executa tá bom e frisando que não pode haver remanejamento quando eu vou executar nos objetivos do pdds eu me incluir na opção uma opção 2 eu não posso remanejar esse valor para conta do Poder do PT é básico não estou falando isso estou falando que a gente vai executar nos objetivos do básico tá fatores E aí vamos resumir aqui os fatores que impedem já vou concluir aqui Falta pouquinho eu tô me sinalizando aqui eh os fatores que impedem o repasse eu preciso que vocês fiquem muito atentos com isso muitas escolas deixam de receber por isso então cadastro desatualizado na agência bancária tá Mudou alguma coisa na Receita Federal mudou dirigente não atualizou a documentação no banco CNPJ inato na receita CNPJ não informado no pddel web hoje em dia o atualização cadastral não é mais anual mas eu preciso que vocês informem a escola não informou até hoje qual é a o ex que a representa o FNDE não sabe como repassar tá então precisa informar o CNPJ lá no pddaweb a moda informei então se eu mandar todo dirigente está vencido se tiver não vou poder pagar tá bom Então olha o Mandato do dirigente inadimplência com prestação de contas também não re e agência inválida eu escolhi minha agência lá no bloco 2 que a Amanda mostrou do ptd Web mas a minha agência invalidou porque porque o banco durante a execução 2023 o banco fechou a agência ou então o banco deixou de atender pessoa jurídica que é suexi nesse caso a gente manda comunicado para o e-mail que vocês colocam lá no pdd da web eu não receba manda e-mail do de vocês Então olha o e-mail lá se tá certinho no pddeu web porque esse e-mail que a gente utiliza para conversar com vocês via de tudo que acontece aqui tá então nós temos um sistema público de informação pddin foi consulta escola esse sistema ele vai trazer para vocês todos os dados da escola Qual é o seu CNPJ o quanto que você tem direito Qual é o seu saldo em conta se tem alguma ocorrência na sua conta que impede que você receba o recurso aquelas ocorrências que eu falei lá de cadastro lá na agência tem um mandato do dirigente Vocês conseguem saber se tá ativo se não tá tem se tem problema de prestação de contas Qual é o ano sendo pdd básico sendo qualidade sendo estrutura tá tem os valores pagos tem as ações Integradas que vocês terão direito e tem a data do pagamento nós temos também aqui para você gerar por rede de ensino então eu posso gerar pelo código da escola pelo CNPJ ou uma rede inteira eu tenho vários relatórios e esse relatórios me entregam a situação de atendimento se tá pago se não tá da Rede Inteira da do Brasil inteiro a abertura de conta se tem problema na abertura consulta de saldo tudo disponível temos o sistema o sig PC que é onde se presta contas mas as o x né quem presta conta no Sig PC é o éxi tá é x presta conta para fn10 de forma consolidada no cicpc Mas você o x você é diretor de Escola Presidente do caixa escolar pode vir aqui também em consulta consultar situação de wex coloca lá por CNPJ que você vai ver cada envio da sua prestação de contas então aqui a gente faz um resuminho né ao exo presta contas para ex de Sua documentação aexi manda um consolidado para o FNDE até 30 do 4 do que ela recebeu das suas o exsis em caso de omissão a gente recomenda a e atrás do gestor que deu causa a omissão ver se consegue fazer a devolução do recurso para conta se não fazer a representação no Ministério Público Contra esse gestor rapidinho vou falar do ideias o ideias ele ele mede né a execução do recurso então a gente atualmente a gente vai olhar para o Mandato do dirigente atualizado no pdd web antes era a atualização cadastral anual a partir de agora o Mandato do dirigente atualizado a execução dos recursos e a regularidade com prestação de contas esse ideias ele serve de parâmetro para que a gente faça o pagamento da parcela de desempenho no final do ano que são as escolas que conseguiram fazer uma execução Ok E aí aquelas escolas que por algum motivo não receberam aquelas pendências que eu listei aqui aquelas pendências impedir o pagamento a gente tem o prazo até 31/10 para regularização de pendências não regularizou essas pendências a gente pega esse orçamento e redistribuídas para que elas escolas que tiveram excelente execução medida pela ideias tá nós temos aqui e essa e essa nossa conversa também ficará disponível no YouTube do FNDE nós temos todas as nossas palestras lá na nossa playlist temos Os guias e eu peço encarecidamente que vocês Leiam esses guias tem todo passa tudo que eu falei aqui tem no guia de execução tem no guia de atualização cadastral nós temos o guia de relacionamento com Banco do Brasil ah o meu cartão não tá funcionando gerente diz que não consegue fazer dar outro cartão nós temos inclusive o comando que a gente tem que falar olha gerente aqui ó no guia de relacionamento com o Banco do Brasil defender deve estar falando para você fazer isso aqui ó então tem tudo nesse guia de relacionamento do Banco do Brasil e temos o guia de prestação de contas também de perguntas principais perguntas e respostas o nosso Muito obrigado foi bem rápido mas a gente se encontra no bate-papo de perguntas e respostas que nós vamos ter mais daqui a pouco obrigada muito obrigada Amanda muito obrigada Dai e quando a gente está assim online né a gente perde algumas coisas poder bater palmas né mas a gente tá pertinho aqui vou transmitir um muito obrigada de todos que estão participando conosco da sala tá bom muito bem muito bem claro bem esclarecedor e como Amanda bem falou esse conteúdo vai ficar aí gravado se você precisar você pode acessar e você vai poder voltar ouvir novamente e sanar todas as suas dúvidas neste momento nós convidamos agora a secretária de educação do município de Caçador em Santa Catarina a senhora Lenira Carneiro Vamos aguardar ela participar aqui conosco mais uma vez essa ferramenta nos aproxima né de todo o Brasil e a gente pode ter essa conexão essa ligação e essa troca de informações e conhecimentos Então vamos aguardar a senhora Lenira Boa tarde a todos quero cumprimentar Fernanda né presidente do FNDE estendendo assim a todos os demais né Um abraço especial Amanda né que já esteve aqui conosco também no município de Caçador já conhece todo o nosso município né conhece o nosso trabalho então é como nós queremos primeiramente agradecer a oportunidade em podermos estar mostrando um pouquinho do nosso trabalho aquilo que nós realizamos aqui no município e Caçador do Estado de Santa Catarina tudo aquilo que nós fazemos nós temos um objetivo e é sempre garantir cada vez mais a qualidade da educação para os nossos alunos e com certeza essa qualidade passa também pela pela organização pela prestação de contas e pela boa aplicabilidade dos recursos dentre todos esses essas ferramentas que a gente vem desenvolvendo que a nossa equipe de ti desenvolve nós temos algumas que são alguns destaques que servem de ferramentas de gestão para os nossos gestores escolar como a gente diz não temos mais diretores de escola nós temos gestores escolar e o gestor precisa Com certeza estar cada vez mais capacitado para gerir tanto os recursos quanto no quesito de Transparência Então o que o que o Airton e o Daniel vão apresentar para vocês é uma ferramenta básica que nós usamos aqui no nosso município onde gestores conseguem fazer o acompanhamento onde eles usam para fazer o acompanhamento da aplicação dos recursos posterior a essa ferramenta a nossa equipe também já está organizando e criando uma nova ferramenta porque hoje através daquela ferramenta que nós temos que vocês vão conhecer o Daniel que é o nosso o nosso responsável né pelo acompanhamento e prestação de contas ele consegue diariamente ele tem essa esse acompanhamento Porque como falou Amanda não adianta a gente ter dinheiro em conta Se você não souber aplicar Se você não souber gastar Então você tem que aplicar você tem que gastar esse dinheiro é com responsabilidade né Essa é a nossa é a nossa função uma responsabilidade com transparência gerando mesmo uma questão de gestão democrática dentro das unidades de ensino Então hoje o Daniel faz esse acompanhamento mas como a gente quer um acompanhamento mais efetivo também é o Airton está desenvolvendo uma nova ferramenta da qual eu terei um aplicativo no meu celular e eu mesmo estarei fazendo essa gerência juntamente com o Daniel aí eu consigo acompanhar o que o gestor está usando Como que ele está fazendo esse ganho como que ele tá fazendo inclusive toda essa essa aplicação desses nossos recursos a gestão a gestão escolar hoje em dia é Uma das uma das nossas grandes necessidades nós gestores somos os responsáveis pela devolutiva daquelas verbas da arrecadação de todos os impostos Então a gente tem que como obrigação o gestor ter ciência disso e nós principalmente como os gestores das secretarias estarmos acompanhando verificando orientando e organizando e também facilitando a vida dos gestores a vida do gestor lá na ponta não é fácil também para gestora e a gente sabe o quanto dia a dia é complicado é corrido e eles precisam realmente ter essa facilidade então Mais uma vez agradeço ao FNDE essa essa possibilidade em a gente poder estar mostrando mais uma vez o nosso trabalho então agora o nosso técnico Ayrton ele vai iniciar e fazer a exposição esse esse nosso trabalho aqui que a gente desenvolve sempre primando pela qualidade e pela pela garantia da boa aplicabilidade dos recursos públicos muito obrigada muito obrigada senhor Lenira e agora sim nós vamos convidar os técnicos né do município de Caçador Santa Catarina Ayrton Leite Daniel Filho para apresentar a ferramenta que facilita para essa ação de Contas do pdde por enquanto preenchimento não é obrigatório não é isso Michele tá aqui com a gente não é obrigatório ainda mas eles não está conversando com a gente mostrando e falando um pouco mais acerca dessa ferramenta para facilitar a prestação de contas do pdde então boa tarde a todos meu nome é Airton Eu Sou coordenador de informática da Secretaria Municipal de Educação e hoje a gente vai trazer para vocês aí gestores para vocês diretores é uma ferramenta de uso diário é uma ferramenta para facilitar na fala da nossa presidente Fernanda ela falou da preocupação dos saldos existentes nas contas e a dificuldade que muitos gestores tem de fazer esses investimentos né Então nesse sentido é caçador traz para vocês aí é um material que nós fomos desafiados aí pela Amanda Esse trabalho é um trabalho que nasceu uma visita da Amanda Caçador onde nós apresentamos a planilha que nós utilizamos no pdde básico e após ela conhecer esse trabalho ela nos desafiou a criar um material para então apresentar a todos e utilizar para o pdde qualidade aonde nós temos vários programas e o dinheiro sendo às vezes depositado na mesma conta então toda essa questão Senhores gestores e a gente tem e capital custeio quanto tem de saldo em conta de cada um dos programas através dessa ferramenta vai ficar muito fácil né então se eu pudesse resumir todo o trabalho que Caçador fez eu traria uma palavra que é facilitar Então o que vocês vão conhecer ali é para facilitar os investimentos que vocês têm aí e todo esse dinheiro que está em conta então eu espero que vocês gostem é um material que a gente aí com todo carinho todo o trabalho que foi feito por caçador e que a gente gostaria de compartilhar com todos vocês Esse é um dos princípios que a gente tem trabalhado Na nossa secretaria que é desenvolver ferramentas e compartilhar não somente com caçador Mas enfim com todos os municípios que tem essa necessidade nós temos outros materiais planilhas para controle do transporte escolar planilhas para controle de movimentos para parte de orçamentos e também a gente pode em outros momentos vim apresentar então para isso para a gente não falar demais eu passo agora nesse momento então a palavra o meu colega Daniel é que vai expor esse trabalho e em seguida depois eu volto para finalizar Daniel contigo Boa tarde Boa tarde a todos boa tarde a presidente Fernanda cumprimentando a cumprimento a todos componentes da mesa e também os que nos assistem pelo canal do YouTube ok agradeço as palavras da nossa secretária e o que nós vamos fazer aqui é apresentar de uma forma bastante rápida né em função do tempo o essa ferramenta de gestão que vem citou a nossa secretária Farei o comportamento compartilhamento dela para quem não percamos tempo de outra forma só um segundo por gentileza [Música] Ok então ela já está presente aí e esse é o trabalho que nós desenvolvemos no município de Caçador que amadurece já de um trabalho de algumas décadas que acabou convergindo nesse documento que Particularmente eu acho que ele ficou muito interessante do ponto de vista da operacionalidade e do acompanhamento como falou Ayrton desses saldos principalmente na questão do pdde qualidade que ele tem diversos programas Então essa é a capa que nós desenvolvemos para a prestação de contas né ele é ele tem aqui também um menu aonde nós podemos fazer aonde nós podemos fazer aqui um acompanhamento a partir de todas as funções dessa planilha ela pode ser feito por essa aba menu ou pelas Abas que estão no rodapé desta página e a identificação ela parte aqui são todos nós já colocamos todas as informações a digitamos todas as informações na planilha para que não percamos tempo é essa Escola Dr Ulisses Guimarães é uma escola da nossa rede Municipal algumas informações que estão aqui são da ordem real e outras da ordem fictícia para fazer esse esse essa demonstração com todos os detalhes que a planilha pode nos trazer para nos orientar dentro do monitoramento dessas dessa verba específica do PDF qualidade aqui estão elencado alguns programas do é qualidade como itinerários informativos educação conectada educação família Brasil na escola tempo de aprender mais alfabetização e emergencial o que o que que acontece aqui ele tem a possibilidade de sempre você voltar ao menu Ok para que você possa fazer Então as outras preencher as outras situações das outras Abas né aqui você tem são cinco itens que compõem essa essa ficha financeira que é o saldo do reprogramado do ano anterior as transferências do FNDE no corrente ano os depósitos realizados com recursos próprios os lançamentos de rendimentos e tarifas bancárias né e a devolução ao fder quando ela acontece ela é de simples manuseio por exemplo aqui já preenchemos então dentro do saldo reprogramado e fizemos todas as colocamos todas as informações do custeio do Capital tá E ele traz aqui um total um total que foi reprogramado em teoria de 22 para o ano de 23 tá então você pode fazer esse trabalho aqui já foi feito a inserção algum dos programas nós não recebemos eles estão aqui a título dele ilustração Tá ok então aqui quando que ele foi recebido que programa ele foi recebido todos eles dentro dessa questão do programa em todas as abas ele tem um filtro tá que o filtro tem possibilita escolher o programa que você quer colocar dentro dessa planilha com a informação pela data de recebimento pelo valor que recebeu do possível valor de capital e consequentemente o total que você tem tá então todas essas esses programas que estão elencados aqui houve uma entrada ali de um pouco mais de 14 mil 500 totalizando 16.861 aí nós temos aqui os depósitos realizados com recursos próprios normalmente não acontece mas se houver necessidade ele tem um campo específico para isso né então você pode citar aqui também citando qual o programa que você quer fazer então esse depósito com recursos próprios Espero que não seja utilizada essa aba tá lançamento de rendimentos e tarifas bancárias né Aqui nós temos o imposto de renda normalmente que é o que incide of uma vez por ano que normalmente está nos nossos extratos bancários perfeito então aqui de Janeiro a dezembro eu posso optar para fazer esse crédito do rendimento e aqui nós buscamos o rendimento bruto tá tanto como custeio quanto com capital nós colocamos apenas na no capital a título ilustrativo e também escolhemos aqui qual o que nós queremos colocar esse rendimento da mesma forma as tarifas né só observando que se o rendimento está no capital por via de regra aconselho-se também colocar as tarifas bancárias também nesse mesmo nesse mesmo aspecto de Capital perfeito então aqui você tem um total já de tarifas e do rendimento bruto para se compor as minhas planilhas mais à frente perfeito retornando ao menu o próximo passo é os pagamentos efetuados ele obedece aquela planilha ele que o fldr já tem como como orientação como Norte para ser preenchido da mesma forma com o nome de favorecido CNPJ ou CPF desse favorecido o que que aconteceu ali e se ele tem a natureza de custeio capital tudo com filtro todos eles quando quando for interagir com essa planilha vocês vão perceber essa situação Ok e daí ele vai trazer todos os valores aqui consequentemente ele vai respingar em cada uma dessas Abas desses programas ele vai levar para lá nós temos ainda os saldos então né eu já fiz ali o crédito [Música] do meu rendimento né já vai trazer para cá o rendimento líquido e aqui tem um saldo referentes as entradas e pagamentos o que que nós fizemos aqui para simular se pode observar aqui no Brasil escola por exemplo ele está com saldo negativo em capital de 180 ele vai nos trazer esse Alerta a prova planilha vai nos alertar disso e daí eu vou mostrar para vocês e no emergencial nós temos os dois tanto que sei como o capital também negativo tá um resumo da conta o saldo dessa conta especificamente está em 19.591 com 46 centavos Esse é o geral da conta observando agora vamos vamos ver o que que aconteceu aqui no Brasil escola tá Brasil escola posso abrir aqui olha tem todas as aves de todos os programas e aqui eu tenho mais programas eu posso incluir aqui caso refere assim passa ou repasse no Brasil Escola o que que aconteceu aqui ó eu fiz um eu fiz um lançamento de pagamento de 180 em capital e eu não tinha esse valor de Capital tá eu não tinha eu tinha r$ 100 lá no capital então o que que aconteceu Ele é automaticamente ele já vai trazer esse negativo ou geral é em função do crédito que eu tinha desse custeio e daí Claro que vai acontecer ali a devolução que tem que fazer então ele já traz aqui em vermelho Na cor vermelha aonde que aconteceu o engano na hora de lançamento ou a utilização inadequada do recurso perfeito e também não emergencial para que a gente possa observar emergencial tá com as duas situações aqui Então se perceber dentro do saldo do emergencial nós temos um reprogramado de 648 recebemos uma transferência de 650 e realizamos o pagamento de 1.422 e 30 o que não poderia acontecer então a planilha te permite você fazer um acompanhamento tem o capital vamos dizer assim em tempo real do valor disponível para que você possa utilizar independente do programa então ele vai trazer esse alerta em vermelho para ti a continuidade nós temos então o demonstrativo da execução que nada mais é fazer a coleta de todos os dados que estão nas Abas anteriores e trazer para cá trazendo também esse mesmo total a ser reprogramado 19.591 com 46 tá então aqui ele vai trazer o saldo do exercício anterior tanto que seja capital vai trazer o que foi creditado pelo FNDE em todos os programas do pdd a qualidade para o ano de 2023 aqui os dados são em sua maioria de 2022 né Tá aqui o que foi o rendimento foi de 520 de Capital já é um rendimento líquido tá e tem aqui o valor debitado com taxas impostos aqui 134 138 com 44 tá então eu tenho uma receita total para a qualidade encostei o capital tenho aqui o valor das despesa realizada tanto com Esteio com o capital e tem esse salto programado desses 19 mil subdividido entre custeio capital conforme os lançamentos iniciais a planilha já traz a data de finalização dela o nome da presidente da app que tem lá no menu de identificação que você vai preencher toda essa documentação nós temos aqui alguma novidade que estamos inserindo todos os dados isso aqui já é uma uma um print screen da página do sig PC com todas as informações ela já vai coletar das aves anteriores e vai trazer para cá trazendo exatamente o saldo que nós temos isso aqui já é um resumo do lançamento que se vai fazer no siga em PC no ano posterior ao ano de referência da sua prestação de contas tanto aqui o mesmo de 19591 com 46 subdividido entre custeio capital com todas as abas que nós temos que preencher né o saldo da reprogramado dos exercícios anterior ou é eu sei que PC dentro dessa plataforma já nos traz o que foi acreditado também nos traz perfeito então nós temos aqui essa possibilidade de já ter rascunhado já ter o rascunho aqui já tem o rascunho aqui do nosso lançamento que facilita essa essa busca pelas informação e consequentemente a gente já consegue também fazer um monitoramento de todos esses nossos saldos para que nós tenhamos a maior fidelidade no transmitir essas informações para os nossos gestores nós temos aqui além disso a relação de bens que e Amanda já falou essa relação de bens Ela traz pelo item que você lançou lá na nas despesas tá por exemplo eu vou só deletar Um item aqui para que vocês possam ele sumiu daqui quando eu digito o item que tá lá na minha no meus pagamentos executados eu consigo trazer de volta todas as informações dentro do programa ao qual ele se destinou consequentemente ele vai respingar o termo de doação todas essas informações já são transferidos para cá tá com o que você fez lá na sua identificação com app da escola com a escola enfim e com as datas também trazendo o nome da presidente da pp a data de prestação de conta do ano de referência que deve ser feita essa prestação nós temos ainda a conciliação bancária Ela traz o número da conta corrente da qual se fez toda essa movimentação traz um saldo que deve ser compatível né porque ele vai buscar nas planilhas anteriores ele vai buscar todas essas informações para que tenhamos Então essa conciliação bancária é realizada de forma bem tranquila como o último aspecto nós temos aqui também em relação ao que estamos falando por programas né os orçamentos que foram realizados né então a proposta de três orçamentos pelo menor preço tá ok pelo menor preço será adquirido e aqui então será feita toda essa esse planeamento das empresas que são proponentes para fornecer um determinado produto e assim nós podemos fazer nas diversas Abas que estão ali abaixo numeradas a partir do número um ok então sucintamente esse é o trabalho de toda essa planilha no menu nós damos conta e conseguimos fazer todo esse trabalho tá aqui nós temos também no menu programa por programa e a partir do 8 aqui você pode inserir qualquer outro programa ou também excluir qualquer um dos que estão na sua situação anterior com isso eu continuo com a minha planilha compartilhada peço a ele que retorne a sala por gentileza para nos falar agora desse painel especificamente dessa planilha muito bem Daniel então assim em Breves palavras Quais que são os passos para a gente começar a utilizar a planilha primeira coisa a gente fazer o lançamento do saldo do ano anterior a gente trazer resgatar esse sal após alimentar a planilha então com esse saldo como Daniel mostrou para vocês a gente vem com os valores recebidos né que o pessoal do fnne vai liberar durante o ano com a gente conforme for liberando a gente vai nas Abas e vai fazendo os lançamentos Começamos iniciamos as nossas despesas como Daniel mostrou ali informando se a capital custeio Qual dos problemas a gente tá utilizando e ele chega a esse painel né então eu vou fazendo acompanhamento e cada um dos programas dentro do qualidade é quanto que eu já fiz um investimento em qual mês foi feito esse investimento e ao lado ali nós temos um gráfico é de linha informando mesa parece um mês que foi feito os investimentos e ao lado vai mostrando para nós um gráfico com todos os saldos em conta então através desse painel eu consigo acompanhar aí eu preciso fazer um investimento na minha escola e agora esse investimento eu tenho saldo por exemplo lá na escola na educação conectada esse investimento se refere a uma melhoria de estrutura da rede física redelógica dentro da escola então eu posso ir aqui no meu na minha planilha olhar no painel e verificar o que eu já investi durante o ano na educação conectada por exemplo enquanto eu tenho em saldo tanto em capital ou custeio então com esse trabalho Vai facilitar no primeiro momento parece parece assim olha tem tanta água tem tanto mas o trabalho é muitos dessas dessas planilhas que o Daniel compartilhou com vocês elas são apenas para vocês visualizar o trabalho de lançamento então nós podemos usar planilha fazer o lançamento os saldos as despesas e a partir dali a gente só vai monitorar então o objetivo principal dessa Nossa desse nosso trabalho é monitorar todo esse trabalho todas essas contas todo esse dinheiro que estão aí nas unidades então da minha parte aqui fica o agradecimento é inicialmente a presidente Fernanda por nos abrir essa oportunidade de mostrar o trabalho que vemos que estamos desenvolvendo em Caçador né A Amanda que a gente teve a oportunidade de conhecer ela pessoalmente e recebê-la em nossa em nossa cidade e dizer Amanda que a você e a todo o pessoal do FNDE Caçador está de portas abertas né para socializar além dessa ferramenta mais socializar outras ferramentas que nós temos para a gestão tanto a gestão do diretor quanto a gestão da secretária ou do secretário de educação então fica o nosso agradecimento aqui e também faça agora com o Daniel para as suas considerações finais obrigado muito obrigado aí a Carminha cabe apenas agradecer o Rose o convite que o FNDE nos fez para estarmos participando nesse dia 11 na tarde nesse dia 11 desse webinar que já é por força de passado já extremamente exitoso de um sucesso garantido é o caminho para que tenhamos uma educação de qualidade é um caminho para que tenhamos uma educação transparente e que nós podemos dar o suporte através das nossas ferramentas de gestão aos nossos resistores que são as nossas linhas de frente nas nossas escolas ou nas nossas unidades escolares de coração meu muito obrigado eu sempre digo Caçador tá sempre de portas abertas ao FNDE e qualquer outro ente Federado da rede Municipal da rede estadual que queira nos visitar o que era que nós tenhamos a possibilidade de compartilhar esse pouco que conhecemos mas somos Apaixonados Pela Educação Isso é verdade sinceramente Obrigado a todos Obrigado pessoal de Caçador agora eu vou passar a fala para o daí para dar um posicionamento técnico em relação ao evento senhores boa tarde senhores boa tarde dando continuidade nosso evento antes de entrarmos Nas questões perguntas e respostas desculpe a gripe É só fazer uma anotação aqui em relação excelente material que foi apresentado por Caçador tá o material muito bom é ele facilita demais o controle financeiro orçamentário aí prestação de conta mas deixando bem claro é um material de Caçador de produção deles tá quem quiser o material pode manter contato com o caçador que será disponibilizado mas ele é uma opção é um material que você tem de trabalho para o dia a dia não significa que o pddel ou tornar obrigatório não é isso material produzido por caçador que auxiliam muito a questão do controle orçamentário e deprestação de conta assim como Caçador tem esse material diversos outros municípios também tem vários materiais e é colocado à disposição de quem achar interessante utilizá-lo a alta reafirmar não é obrigado não será obrigado a opção que você tem um material muito bom que dá um excelente uma excelente visão para você em termos de controle orçamentário e financeiro e prestação de contas iria agradecer a equipe de Caçador secretária aí então a equipe técnica Daniel foi muito bem recebida foi uma palestra que fui e eles me apresentaram esse material e a gente vem trazer boas práticas né é importante trazer boas práticas sempre no nossos webinar a gente vai escolher né verificar essas boas práticas e trazer materiais que possam facilitar a vida do gestor essa planilha ela já vai ser conforme você vai preenchendo ela vai alimentando outras Abas como vocês viram ao final você inclusive tem a prestação de contas já consolidada para ser só inserida no cnpc então é um material de apoio é um material que Caçador com todo carinho eles fizeram depois eu falei Ah faz assim porque tem muitos programa muitas ações e a gente e essa monitorar das ações só fiscais é cansativo para o gestor né então eles fizeram essas planilhas para que conforme eu vou eu vou inserindo ação por ação né Eu já vai tirando ali do saldo que eu tenho é muito dinâmica vai ficar disponível como material de apoio nessa palestra né no nosso no nosso canal do YouTube vai ser disponibilizado no site do FNDE também tá e como Caçador disse também eles estão disponíveis para que vocês possam também Quem Queira entrar em contato e tirar dúvidas eu acho que vai ajudar muito na execução e aquele aqueles municípios tiverem boas práticas também que possa facilitar a vida do gestor nos procurem nos apresentem porque a gente traz nos próximos webinar para poder apresentar tá bom agradeço demais a todos que nos acompanharam até o momento vamos para uma sala né Mateus agora para perguntas e respostas para a gente poder conversar mais um pouquinho tá certo pessoal obrigado a todos aguardamos todos na sala de dúvidas é reforçar que o link da sala tá na descrição do vídeo então voltamos na sala de dúvidas

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