
Francisco Vinícius Bezerra de Pinho1 [email protected] José André Alves Lima2 [email protected] …
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA/a>
Olá boa noite tudo bem Me chamo Francisco Vinícius e Irei apresentar um pouco do trabalho é submetido e aceito no encontro de geografia da educação à distância do Piauí no primeiro simpósio de geografia Agrário do Meio Nordeste bom o tema do artigo submetido e aceito é a formação continuada de professores de Geografia na Perspectiva da Educação Especial e inclusiva bom os autores foram Francisco Vinícius Bezerra de Pinho Eu e meu colega José André Alves Lima Lima bom vamos iniciar introdução bom nós sabemos que o professor docente ele é o profissional responsável exatamente pela mediação do conhecimento é aquele profissional na qual está habilitado A utilizar-se de metodologias ativas para que possa direcionar estudos em sala de aula ou seja é aquele profissional que ele está habilitado exatamente para conduzir o processo de ensino e aprendizagem e nós compreendemos eh essa atuação de forma muito importante na educação o tema relacionado a esse artigo é dentro da Educação Especial inclusiva na área de geografia ou seja a educação especial inclusiva a educação especial como modalidade de ensino nós entendemos como aquele tipo de educação aquele tipo de formato direcionada para educandos com deficiências transtornos globais de desenvolvimento eh altas habilidades ou superdotação ou seja é dentro desse desse público na qual o artigo ele define-se com a importância da formação continuada do professores e nós entendemos que na atualidade o professor ele tem grandes desafios para a realização do seu trabalho para a realização exatamente dessa transmissão dessa mediação do conhecimento nós podemos entender que na prática do ensino de geografia o principal desafio é com relação à metodologia para se trabalhar com aluno com deficiência uma vez que existe múltiplas deficiência uma vez que existe diversos tipos de transtornos uma vez que o aluno da Educação Especial inclusivel ele tem uma singularidade dos demais ou seja cada aluno da Educação Especial inclusiva ele se torna único ou seja se torna aquela pessoa que nós devemos compreender como que nós vamos trabalhar com esse aluno e assim nós entendemos esse Impacto esse desafio eh dessa forma o presente estudo tem como objetivo geral discutir o quê a relevância da formação continuada de professores no âmbito da da educação especial dentro do ensino de geografia a qual Visa também analisar a importância dos percursos formativos na construção de competências e habilidades que vão fortalecer as práticas do docente ou seja esses dois objetivos principais relatar sua importância e demonstrar também a necessidade dos percursos formativos a educação continuada ela destaca–se no ambiente escolar como um elemento essencial para o desenvolvimento do profissional que está em seu destaque no seu lugar central de formação do professor Como diz candal em 96 em Sua obra A escola é o l da formação do professor Ou seja é na escola que o docente ele vai colocar em prática as suas os seus aprendizagens é na escola que o docente ele vai ter real experiência para que o mesmo ele possa desenvolver suas habilidades e a educação e a educação continuada ela vai de encontro exatamente com essa necessidade de ampliação do conhecimento ampliação de informação ampliação de experiências Para que o profissional ele tenha essa forma sólida essa formação consistente essa formação eficiente que a educação continuada possibilita exatamente dentro da Educação Especial inclusiva no âmbito da do ensino de geografia dessa forma a formação continuada ela ela deve levar em conta a necessidade dos Estudantes no intuito de aprimoramentos das práticas do docente do professor de geografia com relação aos nossos materiais e métodos bom a presente pesquisa é dec qualitativo que segundo méo 20110 delineia delineia a pesquisa como um processo adaptado não padronizado Ou seja eh também com relação à Gil 2 2002 ele relata que a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em um material já elaborado constitui principalmente livros e artigo científico Sampaio edif e Jesus Cavalcante sua obra eles relatam exatamente com relação a essa necessidade tão primordial foi também realizado eh a consolidação de fichas de fichamento totalizando 10 fichas bom com relação a resultado com relação ao resultado nós podemos compreender que delimitado eh as pesquisas feita estruturado as ideias entre doos principais autores nós vemos que a educação especial é um público diverso seja é um público bastante amplo na qual é necessário que o profissional ele tenha essa formação continuada para que ele possa exercer o seu trabalho com eficiência e no no âmbito da geografia é possibilitar os professores que os mesmos tenham ao longo de sua vida profissional acesso a conhecimentos inovadores novas práticas didáticas compartilhamento de experiência e tudo isso por meio da formação continuada ou seja entendido que o público da Educação Especial é diverso é necessário que o profissional de geografia ele tenha essa formação continuada Para que ocorra o quê troca de experiência maior aglutinação de informação eh contínua experimentação de novas técnicas de novos métodos e é por meio desses métodos que a gente vai o quê ver novas possibilidades de vermos que os recursos pedagógicos eles podem ser o quê eles podem ser vistos de outras formas com conforme o relatado com relação à nossas considerações finais mediante os os estudos realizados no decorrer da pesquisa demonstrou Clara importância dos pontos positivos da formação continuada conforme GL 2006 o professor é a peça peça de um quebra-cabeça que precisa do auxílio de outros fatores ou seja nós podemos compreender que o professor ele vai ser esse profissional que ele necessita dessa formação continuada porque ele vai o quê entrar em ação com alunos de diversos Públicos como é da Educação Especial inclusiva e ele precisa estar aten às novas metodologia a trocas de experiências a novos métodos dentro da educação Ou seja a formação continuada ele vai dar Exatamente Essa base sólida para que o profissional ele continue seu trabalho continue seu trabalho as nossas principais palavras chaves foram formação continuada ensino de geografia Educação Especial inclusiva e aqui e aqui nossas referências nas quais fomos utilizados compreendemos que a educação especial ela é diversa e que o quê que a educação ela necessita dessa formação continuada e dentro do âmbito da geografia ela é de formal ela é de Total eh de Total importância uma vez que ela vai possibilitar ao que ao docente novas técnicas novos métodos assim nós encerramos a nossa apresentação ficamos gratos e Desejamos estimulos a todos vocês
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