Educação no Brasil | Webinar de inovação: Ensino presencial e transposição para o ead | Sebrae MS

By | 07/05/2025



Educação no Brasil | Webinar de inovação: Ensino presencial e transposição para o ead | Sebrae MS Este é o segundo vídeo de …

Educação no Brasil | Webinar de inovação: Ensino presencial e transposição para o ead | Sebrae MS/a>

o olá professores e professoras sejam muito bem-vindos para mais um dia da jornada de conhecimento quero agradecer as inscrições de vocês hoje a gente teve mais de 5 mil inscrições para o a temática do webinar de hoje que ensino presencial ea convergência com ambientes digitais antes da gente iniciar o seminário de hoje quero passar alguns recados para você sei que tem bastante gente com dúvidas primeira dúvida gente em relação ao certificado o certificado ele será enviado para todos aqueles que foram inscritos tá em cada curso até uma semana após o encerramento ou seja encerra na sexta feira né dia 29 então até a próxima sexta a gente tem esse prazo para tá enviando para vocês por e-mail porque nós percebemos que assim ficaria mais fácil para vocês certo porque vocês terem que entrar no site ter que fazer o download então nós vamos encaminhar para o e-mail que vocês a inscrição tá bom outra informação que eu quero passar para vocês nós já deixamos aí na descrição do vídeo vários links de apoio para vocês um dos links é do nosso portal ead de educação empreendedora que é o programa do sebrae que está organizando esse evento em conjunto com os nossos parceiros que a faculdade noroeste ea secretaria de estado de educação tá então eu convido vocês para após o vídeo entrar em o nosso portal ead e conhecerem os mais de 80 cursos que nós temos voltado para os professores tá bom é hoje o josué que está aqui do meu lado vai apresentar o seminário para vocês a gente também vai ter a participação da professora carolina cavalcanti que ela é coordenadora regional adjunta de educação da secretaria de estado de mato grosso do sul assim como nós fizemos ontem para quem já estava aqui conosco desde ontem durante a apresentação aqui do josué vocês podem estar fazendo o lucas aí no cheque que eu vou tá olhando as perguntas e no final a gente vai separar um tempo para o josué para carolina está respondendo as dúvidas de vocês tá certo tenham todos um bom curso uma boa tarde para todos e é isso aí galera vamos aprender e continuar nossa jornada de conhecimento e obrigado priscila boa tarde a todos vocês pessoas professores quero aqui antes de iniciar a nossa conversa porque isso que vai ser uma grande conversa quero agradecer a todos vocês que estiveram ontem conosco nós tivemos aí um excelente bate-papo falando sobre a ferramenta do google classroom para professores será que ficaram muitas dúvidas mas ressalta a importância da gente está sempre buscando aí mais informações navegando a internet nos oferece muitos tutoriais para que a gente consiga ter um bom trabalho então é que fica a dica que já falando na linguagem digital hashtag fica a dica para que você navegue e procure mais informações que eu tenho certeza que vai ser bastante produtivo quero agradecer também a todas as manifestações de carinho que eu recebi resolver a professora daiane recebeu a priscila também nas nossas redes sociais então muito obrigado por todo esse carinho por todo o apoio pelas palavras de incentivo que vocês nos deram obrigado pelos novos seguidores estamos juntos o que precisar de nós tenho certeza né que estamos à disposição tanto eu com a priscila só daiane de ontem também a professora de hoje né que vai falar daqui a pouco é estamos sempre à disposição porque acreditamos que a educação ela pode ser cada dia mais cada dia ela pode ser melhor a cada dia ela pode ser aperfeiçoado ela pode ser cada vez mais focada no estudante que é o objetivo né o nosso público-alvo tá bom tipo hoje nós reservamos aqui um tempo para falarmos sobre o ensino presencial ea convergência para os ambientes digitais várias pessoas me perguntaram né ao longo dessa semana mas porque convergência uns falam de transposição o outros ainda a adaptação é mas qual é o termo correto então tudo uma questão de entendimento a questão de pensamentos teórico elogios então eu trago para vocês aqui uma visão do que eu tenho enquanto o coordenador de educação a distância da faculdade novoeste enquanto consultou a credenciado do sebrae mato grosso do sul onde lidamos com esse mercado de forma bastante atuante eu vejo que a nós não podemos simplesmente transpor conteúdos nós não vamos simplesmente adaptar conteúdos que que nós vamos fazer nós vamos convergir ou seja nós vamos levar para o mesmo ponto e quem é esse ponto é o estudante e é sobre isso que nós vamos falar no dia de hoje antes eu quero trazer uma reflexão para vocês qual o melhor modelo de educação hum será que é o ensino presencial aquele que estudante ver o professora me fisicamente pode tocar nesse professor sentir o cheiro do professor ou seja todo o processo né com os cinco sentidos do ser humano ele consegue exercer naquele momento ou será que é o modelo semipresencial que alguns chamam também de híbrido onde você tem uma parte dele e presencial e outra parte a distância ou remoto ou será que o modelo 100% a distância é o melhor qual essa discussão ela não tem fim como eu trago depois minha book para vocês essa discussão ela vai muito da visão de cada um mas nós temos algumas diretrizes e inclusive do mec dizendo né sobre a a multiplicidade de modelos que nós temos em relação à educação o que a gente precisa entender é que a educação a distância não é algo de hoje desse o tempo eu estava conversando esses dias com a professora e ela me alertou para uma uma situação bem interessante se pararmos para pensar na história do mundo como um todo nós vamos ver que lá é na na época de jesus cristo quando paulo né se converteu e ele começou a escrever cartas as igrejas e o que que ele fazia nessas cartas né já que tu não me conhece as cartas de paulo que fica no novo testamento da bíblia ele passava justamente orientações orientar é dava direcionamentos para que as igrejas daquela época pudessem é só ter o seu papel naquela sociedade então se analisarmos o objetivo de paula ali nas suas cartas é a gente vai perceber que ele já fazia uma educação a distância ele estava em outras cidades que envia cartas educando instruindo né os irmãos em fé que estava localizado ali nas outras cidades e aí então a gente vem aí né que todos os contextos históricos aí a distância mas ressaltando basicamente no brasil a gente remota aí o início do século passado quando foi realmente a educação a distância tomou forma no nosso país então a gente tem é inclusive uma empresa muito antiga que o instituto universal brasileiro com certeza alguns de vocês assim como eu fez algum curso por correspondência no instituto universal brasileiro eu mesmo fiz um curso de desenho todas as nações que eu tenho hoje né de espaço de perspectiva eu aprendi quando eu era criança quando eu vi um anúncio de um curso de desenho lá numa revistinha do da walt disney né porque era do tio patinhas e ali tinha um anúncio de curso desenho pedir para o meu pai comprar que ele comprou eu comecei fazer meu curso à distância pelo instituto universal brasileiro e significa que eu sou bem antigo estava discutindo era pouco né eu não sou velho eu sou antigo como vinho né cada coisa científica melhor a gente percebe que a educação a distância não é algo assim então recente é claro que a gente vem numa discussão muito mais é é profunda sobre o papel da educação a distância nos dias de hoje ea sobre isso nós vamos falar nessa tarde e aí a pergunta que eu quero deixar agora para vocês é beleza gente vai ter que ter uma educação focada no estudante a gente precisa de diversos fatores é uma estrutura adequada para isso acontecer mas isso não vamos falar daqui a pouco eu quero focar agora né como tá dizendo o foco eu estudante pensar quem é esse estudante nós temos aí vários públicos hoje que estão frequentando né o desde o ensino ali infantil passando pelo ensino fundamental e do ensino médio a gente tem ensino de jovens e adultos nós temos aí alunos no ensino superior e todos nós estamos numa mesma situação que é esse fenômeno que está e no mundo todo da pandemia então nós fomos obrigados a deixar a sala de aula presencial e fomos todos migrados para um ambiente online e a grande dificuldade né principalmente falando aqui dos estudantes é tentar entender como é que esse processo vai acontecer muitas dúvidas tem surgido a respeito desse processo de ensino-aprendizagem a distância e os estudantes não estavam acostumados a isso porque até então muitos daqueles que só operavam na educação presencial cultivavam algum tipo de preconceito em relação à educação a distância e hoje estão sentindo na pele que fazer a educação a distância é algo sério é algo que precisa de comprometimento porque esse comprometimento vai nos levar a atender as necessidades desejos do nosso público que é justamente esse estudante que nós estamos falando oi e aí o que é que a gente pensa então focado estudante aqui eu enquanto o professor preciso me dedicar para entregar o ensino a distância com qualidade mas o que vem a ser ensino a distância de qualidade eu trago aqui quatro itens para vocês que o marcelo vai botar na tela agora em tela cheia por favor para que vocês consigam ver esses esses conteúdos como que eles precisam ser então vejo aí o primeiro que eu deixo em destaque é completos e o que vem a ser completo o momento para você refletir que venha ser completo um conteúdo completo e é claro que quando eu digo conteúdo completo eu estou dizendo que não é que eu vou conseguir entregar tudo mas eu preciso primar para que o mínimo e aceitável seja entregue aquele estudante e se eu pudesse alguma forma contribuir para que se esse conteúdo seja complementado ou pelo menos que eu consiga estimular esse estudante a continuar o processo de pesquisa e de adquirir conhecimento ótimo estou com estou começando a fazer o ensino a distância de qualidade o segundo toque que a gente pode ver também a tela cheia que deixei em amarelo para vocês é o conteúdo dos conteúdos precisam ser dinâmicos o que isso quer dizer olha aqui para mim bem pertinho vou até chegar mais perto de você quando eu falo de dinâmica esse processo que eu fiz aqui eu posso ir para trás e conversões de forma mais ampla mas eu posso chamar atenção chegar pertinho falar vem aqui comigo preciso falar alguma coisa então eu conteúdo ele tem que promover essa dinâmica onde o estudante ele se sinta próximo ele consiga ver todo o ambiente ele tem essa noção da amplitude que esse conteúdo representa para a vida dele um outro ponto é que eu tava para você estar em tela cheia de novo aí o verdinho escrito atualizados o que quer dizer esse atualizados significa que eu não posso pegar o conteúdo lá do século passado e que e teve alguma modificação alguma atualização e considerar o ele como pleno eu até posso trazer um conteúdo do século passado e dizer olha antes era assim mas hoje se comporta dessa forma eu posso trazer um contexto histórico para este conteúdo mas é importante que o professor fique atento que ele fique ligado nas mudanças que acontecem e para que ele atua para que ele possa trazer também essa atualização para dentro seus conteúdos e por fim aí o quarto toque vocês estão vendo na tela aqui são os profissionais quando eu falo profissionais tô falando de professores e dos gestores porque muitas vezes professores tem ideias bacanas é inovadoras mas o gestores tendem engessar este professor e pode acontecer o contrário gestor tá louco para fazer um negócio dinâmico inovador e o professor não sai da caixinha dele é importante que os dois tanto professores e gestores estejam alinhados e com esses perfis que eu trago para vocês uma boa performance o que que é performance é o desempenho é a forma com que ele trata todas essas questões também é importante a formação a eu não conheço e a de precisa fazer uma pós-graduação em educação a distância seria bom mas se você não pode não tem essa disponibilidade não fica um dado tem não buscar novos conhecimentos a internet hoje nos proporcionam diversos treinamentos cursos a priscila acabou de falar aqui do portal na educação empreendedora lá do sebrae não é possível que tenho diversos cursos para que a gente possa se aprimorar então é importante que o professor eu gestor ele saia daquela caixinha e diga eu vou aprender eu vou buscar mais informações ele não pode trazer para ser do tipo ah eu não sei mexer no computador é porque eu não sei mexer no celular gente isso já passou é realidade computador celular é uma realidade em nossas vidas então se eu não sei mexer vale aquela aquele ditado popular ninguém nasce sabendo então o que é que eu vou fazer para ser um profissional melhor então quando eu trago esses quatro top que ontem eu tenho que ser completo e quando eu tenho ser dinâmico e atualizado e além disso eu preciso de profissionais capacitados quando eu junto essas quatro e começa a desenhar uma educação a distância ensino a distância com mais qualidade e efetividade e para isso tudo acontecendo nós chegamos no que tá vocês tão vendo na tela aí que é a convergência que eu comecei a falar para vocês de um lado a gente tem ensino presencial do outro ensino a distância os dois precisam caminhar juntos com foco no estudante então o ensino presencial a gente conhece todo histórico a gente vem trabalhando com metodologias ativas onde o estudante é protagonista né do do processo ensino-aprendizagem então o ensino presencial já vinha caminhando nisso e eu ensino a distância a premissa desse sinal de distância é que o estudante ele é o protagonista porque ele vai estudar sozinho ele vai se usar na casa dele no quarto dele qualquer lugar que ele esteja que ele vai estar sozinho então tudo que eu fizer em termos de educação a distância preço não está focado nesse a gente chamado estudante e é por isso que eu trago questão da convergência porque tanto ensino presencial já vinha nesse caminho em prol do estudante a educação ensino a distância também está o rapaz já vinha nesse caminho por ser uma premissa então não adianta a gente pensar que horas vou pegar o conteúdo daqui vou modificar para cá vou pegar o conteúdo aqui vou transpor não da mesma forma que você vinha pensando ensino presencial com todas as suas características e traçando este caminho em prova estudante pense que a educação a distância faz a mesma coisa só que o cenário é outro porque o modelo é outro as ferramentas são outras então você vai pensar que tipos de ferramentas que tipo de cenários eu tenho aqui na educação a distância que vão promover este em cima de qualidade então eu olho para o estudante penso como ele é o que ele está pensando como ele aprende melhor e aí eu começo e com as ferramentas que são bases nessa também fazer aquilo que a gente utiliza para nos ajudar e aí eu começo a construir um projeto pedagógico eu começo a construir as minhas aulas começa o inserir aqui objetos de aprendizagem tudo isso focado no estudante porque é ele que vai ter contato com esse conteúdo é ele que está neste processo de aprendizagem olha só o que que a secretaria educação a distância lá do mec disse null lá em 2007 olha só não é coisa de hoje em 2007 diz aí põe na tela por favor tela cheia marcelo pessoal consegui ler tá dizendo aí ó não há um modelo único de educação a distância os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens de recursos educacionais e tecnológicos a natureza do curso e as reais condições do cotidiano e necessidade e os estudantes são os elementos que irão definir a melhor tecnologia ea metodologia a ser utilizada e o que é que a gente consegue ver aí o tempo todo esse texto tá reportando para o estudante e conseguiram perceber o tempo todo o foco estudante e é nesse caminho que nós temos que seguir é claro fecha com cenário onde uma pandemia nos pega indico de calças curtas estamos de pijama deitado do nosso quarto e de repente acorda levanta porque a gente precisa fazer educação a distância aí todo mundo oi como assim de repente criar um salas de aula para mim de repente a escola me deixou a vai lá monta sua sala não cresce rossi vira tem um monte de ferramentas aí ó elaboram apostila para entregar para estudante da noite para o dia oi e aí a gente se esbarre em alguns desafios mas eu gosto muito dessa imagem para a tela marcela essa imagem cheia por favor olha aqui imagem bacana várias pessoas ajudando umas as outras todas focadas que em venceram os desafios juntos pode voltar aqui marcelo favor que eu chegar até mais perto professor professora nós estamos juntos nessa secretaria de educação tanto de municípios contra o estado estamos todos juntos nessa o sebrae está promovendo isso aqui porque estamos juntos nessa então não crie pânico se acalme põe a paz no seu coração vai dar tudo certo a gente só precisa ter tranquilidade foco e se aperfeiçoar naquilo que nós estamos perdendo fazer ok mas vamos entender um pouquinho quais são esses desafios o primeiro deles aqui que a gente vai barrar e é uma discussão sem o que é a realidade socioeconômica do nosso país eu não foram nem que ia dar da nossa cidade é do país para gente resolver isso não é da noite para o dia não dá para esperar a pandemia passar para gente resolver isso aí ok então não vamos entrar nesse mérito da discussão porque segue são questões políticas são questões governamentais e que nós não vamos entrar nessa seara até porque nós vamos resolver aqui neste treinamento sobre esse assunto mas só quero ressaltar para vocês ciente porque isso é importante para a gente pela norma gente laboral nossos materiais quando eu tenho realidades socioeconômicas diferentes é eu estou falando de públicos com é possibilidades de acesso e de entendimento de conteúdo de forma diferenciada bom então o mesmo material que eu faço para uma criança por exemplo da classe econômica por exemplo b não pode ser talvez o mesmo material da classe de não quer dizer que eu vou trocar o conteúdo que eu vou deixar menor vou deixar menos importante eu estou falando de linguagem eu estou falando de abordagem de recursos onde é que estaria utilizando para que aquele mesmo conteúdo ele seja assimilado na totalidade tanto neste público quanto neste outro então eu enquanto o professor eu preciso embuído dessa responsabilidade e pensar ok eu recebi lá uma sala de aula pronta que eu tô sabendo né que a secretaria vem entregou uma sala de aula pronta ok então tá padronizado e a gente sabe que as escolas mesmo sendo públicas possuem realidades é diferente de público ok então eu encontro o professor eu sei que o meu público se tem alguma deficiência em alguma área ou sei que o meu público ele aprende melhor dessa forma então porque eu encontro o professor não posso melhorar não posso acrescentar trabalhar aquele conteúdo pensando no meu estudante no meu aluno então esse é um ponto muito importante a gente falar desse desafio não que a gente vai ficar de mimimi reclamando e jogando a culpa nos outros mas assim se não dá para mudar então o que é que eu vou fazer para amenizar tudo isso então o professor professora pense nisso seu público ele carece ele tem a necessidade de um complemento aquele conteúdo que você tem recebido já pronto ou até mesmo se o professor que não é da rede estadual mas está tendo aí a esse desafio de montar os conteúdos e ambientes virtuais pense na realidade socioeconômica do seu público porque isso vai influenciar na qualidade de conteúdo um outro desafio nós temos que superar a questão do acesso o tanto aparelhos quanto também a internet é outra senhora que não vai dar para a gente discutir não tem como a gente vai entregar no celular e tablet computador para todo mundo não dá então se eu vou utilizar dessas ferramentas tecnológicas eu preciso pensar em fazer daquele aluno que não tem um acesso eu vi já muitas escolas as eu tenho duas filhas as duas estudam em escola pública e lá na escola delas tinha todo o conteúdo digital os blogs enfim todo o material digital mas eu recebi um aviso da escola 19 olha pai e mãe se você não tem condições se você não tem acesso passa aqui na escola que nós vamos se ajudar passa aqui na história nós vamos imprimir o conteúdo então isso é inclusão se eu nasci aquela pessoa não têm acesso ao digital eu promovo alguma situação para que aquele meu público também tem acesso ao mesmo conteúdo é claro que a gente tem que pensar o seguinte o outro lado estudante o pai e a mãe também precisa ter uma proatividade no sentido as novas abração online eu não tenho celular eu não tenho computador mas estão peraí não será que eu tenho algum amigo que tem será que o coleguinha do meu filho tem só que eu poderia colocar para estudar em grupo né conversar com coleguinha né estudar o conteúdo junto depois fazer as provas avaliações orais diferente a gente precisa se movimentar então o acesso digital ele é importante porque a gente vira seus diferenças porém é um grande aliado para que a gente consiga fazer uma educação a distância eficiente e aí então eu coloco para você pensar também e como superar esse desafio aí a gente cai no outro ponto que a questão dos investimentos da parte pública nós já falamos mas eu quero ressaltar aqui se você entrar na internet você vai encontrar um monte de instituições privadas que têm uma pelo voltado para o social então eles constroem as formas aplicativos e soluções tecnológicas para facilitar minha vida e a sua professora para facilitar a forma como a gente vai ministrar a educação à distância então a gente não pode se acomodar e procurar essas soluções e a gente vai falar eu vou falar algumas hoje aqui para vocês a gente tem eu acho que é quinta e sexta né priscila que a gente vai trazer também diversas ferramentas gratuitas que estão na internet para você utilizar e complementar e deixar esse ensino um com maior qualidade e mais engajador também e o outro desafio a questão da qualificação um tanto dos docentes gestores que já falei um pouco aqui e volto a ressaltar precisamos sair do nosso comodismo e buscar informação então se eu tô em casa lá com meu celular e vez ficar em redes sociais brincando rindo eu vou procurar um curso vou procurar ler vou ler um artigo vou ler um site uma notícia vou me informar para fazer o meu trabalho da melhor forma então não é o sol ensino formal que faz com que a gente seja capacitado para atuar na educação a distância nós temos aí diversas informações nas na internet para nos habilitar para o ensino presencial e aí o cabo de um parente parabenizar todos vocês que estão dedicando esse tempo estar aqui conosco nesses cinco dias eu tenho certeza que será de muito conhecimento para todos nós o outro desafio a questão do planejamento pedagógico para eab lembro que eu falei no começo a questão do ensino presencial ele e não ter um projeto por pedagógico para chegar no no foco do estudante aí a de também tem isso aí então ontem a gente falou várias vezes sobre isso aqui na nossa transmissão quando eu penso a minha aula é a distância eu preciso fazer um planejamento eu preciso construir aquela minha aula pensando no estudante e parar para pensar qual o objetivo da minha aula que eu quero atingir com isso então eu faço toda essa construção do planejamento focado na educação a distância não dá para pegar o planejamento lado presencial e trazer para cá e executar a gente precisa repensar inclusive ou planejamento e esse é um desafio a ser superado que as vezes que aproveitar o planejamento e não pode não dar de verdade não dá só vai dar problema tá e aí por fim a questão da qualidade e relacionado aos paramos a legislação então a gente já viu aí que o mec traz algumas diretrizes a gente sabe que educação a distância ela precisa ainda de muito a reforma em termos legais e não pode tirar isso então o desafio está já que eu não existiu uma política tão completa a respeito disso então quê que eu posso fazer então dentro daquelas possibilidades conhecer a legislação conhecer o que pode o que não pode e aí então com o base nisso preparar a minha aula e conduzi-la para que o meu estudante tenha de fato aí um aprendizado significativo bom nisso tudo a gente chega no ponto que é a linguagem daiane quando eu trago para educação a distância não é da mesma forma que eu falo lá no presencial a gente precisa utilizar de alguns recursos linguísticos para que essa educação a distância seja mais efetiva e eu vou trazer alguns pontos aqui para vocês depois no e-book vocês vão receber semana que vem né priscila a semana que vem ele junto certificado vocês vão poder debulhar um pouquinho mais informações que eu trago para vocês também mas vou e eu trago que a questão da linguagem na educação a distância se baseia em três pilares que nós vamos falar dele agora deles agora tá a primeira questão da temática do assunto também o perfil do estudante e as condições e os meios que são utilizados vamos falar primeiro da temática nós temos aí na em todas as matrizes curriculares uma diversidade de disciplinas de conteúdos e não podemos dizer que o mesmo conteúdo de matemática ele possa ser trabalhado da mesma forma que um conteúdo de português são conteúdos de matemática ele vai e ele vai utilizar também uma linguagem adequada pensando aquele público mas focado naquele conteúdo dele ou professor de língua portuguesa vai tratar da forma dele o de inglês o jeito dele de história de ciência enfim eu fiz um em uma nuvem de palavras né e que são essas disciplinas conta e para mostrar que nós temos uma diversidade dentro das matrizes curriculares então importante que você professor você professora dentro do conteúdo que você está ministrando você observe o seguinte como é que o meu estudante como é que o meu aluna minha aluna aquele menino aquela menina como é que ele vai aprender como que ele aprende melhor pensando na educação a distância esse modelo de qualquer outro e olha que pensamento interessante o estudante a ferramentas conteúdo quando eu faço esse triangular aqui nessas três coisas eu começo a pensar então na temática como é que eu trabalho essa temática como é que eu vou trabalhar todos os conteúdos baseados no dia com base em ferramentas para que o meu estudante receba esse conteúdo da melhor forma e é claro tô falando em vez falar português aí o de matemática pensando isso olha a riqueza a pluralidade que nós temos de conteúdo sendo entregue com qualidade para o nosso cidade e início nós temos que pensar quando eu falo da linguagem daí a primeira coisa qual é o tema qual é o assunto o quê que isso vai compreender que aí eu penso quais são os recursos a e aí nós vamos lá de recursos também na quinta e na na cês vão amar não p com quinta e sexta e amanhã também e aí a outra questão perfil do estudante e aí eu abri são parentes aqui quando eu falo perfil não é só somente o sócio-econômico eu tô falando questão de idade de níveis que tem criança né porque estão com idades diferentes do nível que ela deveria estar tem criança que dentro da mesma sério você tenha nenhuma diferença de idade não é verdade pois então aí tem que pensar nessa riqueza da diversidade dentro da sala de aula a gente tem os meninos e as meninas a gente tem aí a criança que dá daquela faz transmissão olha às vezes até no sexto ano a gente encontra e sétimo né uma criança como que tá com onze doze que há idade certa ou está com 14 porque aconteceu um problema lá atrás ele tava indo carregando aquela aquela aquela seriado de tv ele né então gente tem que pensar quem é esse povo qual é o perfil e aí também a questão socioeconômica enfim é uma diversidade de coisa é aquele precisa observar na questão do perfil do estudante e pensando no perfil a gente vai adequar nossa forma de falar a gente vai adequar nossa linguagem nós vamos adequar os termos utilizados para que aquele estudante a distância ele conseguia entender o que eu estou passando para ele em termos de conteúdo e o terceiro tópico aí só as condições e os meios que quer dizer isso tem a ver com os recursos que eu professor tenho e que o meu estudante têm e quais são os meios as ferramentas né digitais que eu tenho irmãos que eu sei e utilizar que são grande detalhe que eu professor sem utilizar para promover uma educação completa de qualidade atualizado para entregar para o meu estudante então a gente tem diversos realmente eu falo daqui a pouco de algumas delas alguns objetos né tipo de objeto de aprendizagem e aí a gente vai utilizar então ferramentas para construir o objeto e diz-me podcast a gente pode fazer um broadcast a gente pode fazer é um verbo que a gente pode fazer uma atividade complementar a gente pode fazer um estudo de caso eu posso fazer uma simulação de exercício posso fazer um laboratório gente também infinidade de coisas que podem ser feitas para promover este ensino de qualidade e aí eu analiso quais são as condições e os meios se eu não domino vou buscar o conhecimento como eu já disse mas entenda pelo menos quais são os meios com essas ferramentas que existem para que você consiga fazer um bom ensino de qualidade marcelo jovens em tela cheia bem grandona por favor eu acho que isso aqui é a premissa da questão da linguagem na área de mais do que saber falar mais do que saber falar o professor deve saber expressar então não basta só a gente falar por falar eu preciso me expressar e o que quer dizer isso pode voltar aqui marcelo por favor quando eu digo assim que eu preciso me expressar a pressão da fala eu vou gravar um vídeo vou dar um exemplo bem claro para vocês digamos que você tá falando assim não quer dizer que fale tá mas se alguém se identificar tá valendo então digamos que você faça aula assim olá aluno eu sou professor josué hoje nós vamos falar sobre o conteúdo da língua portuguesa que está no livro na página 40 acessa e você acha que eu não veio agora diferença chegar assim pôrra estudante que saudade de vocês eu sou professor josué da língua portuguesa tá lembrado hoje eu vou fazer uma atividade super legal abre lá no seu livro na página 42 diferente a gente precisa perder essa vergonha esse coisa de ficar travado e mais do que falar eu preciso expressar e a expressão está muito ligado com a forma como a gente joga as palavras então eu posso manter um tom padronizado de fala onde a gente vai falar toda vez o tempo e não tem riso seu ok e fica chega uma hora que cansa eu posso também ficar assim de forma para usado e passando que eu tô inseguro mas não dá agora se eu grito e falo tacho também para que o aluno possa entender e falou pausadamente então todas essas esses recursos linguística essa forma que a gente tem para falar nos ajuda a ter um conteúdo mais engajador e quando falamos da convergência desse presencial e do yad naa de muito presente essas questões da linguagem porque a gente tem que superar aquela barreira que o estudante tem em relação a toda a tecnologia e entregar para ele esse conteúdo embaixador onde ele se sinta motivada falar nossa eu quero assistir essa aula do professor e esse é o nosso grande desafio enquanto docentes para isso a gente precisa esvaziar de nós mesmo e esse e colocar no lugar o que a vontade de fazer diferente a inovação a preocupação com nossa estudante oi e aí nesse processo aí professor tendo que se adequar à linguagem qual a probabilidade que você precisa desenvolver e você olha só põe marcelo ela deixei a também que pessoal precisa decorar isso aí de quais sao tiago olha lá professor sinto muito te informar vou deixar você ler um pouquinho eu vou deixar um silêncio para você ler esses quatro as quatro habilidades aí ó e pensar nelas pensa um pouquinho e aí já pensou eu fiz esse mês todo mundo já fez uma cara aqui no estúdio pode voltar aqui em marcelo todo mundo fez uma cara assim do tipo mas é isso quatro habilidades importantes para todos nós a primeira habilidade se adaptar cidade tanto quanto hoje como diz da noite para o dia concurso colocados no novo ambiente gente não dá para ser mais o mesmo a gente precisa se adaptar rapidamente essas mudanças um mundo tá evolução então aquela história e aí eu não sei mexer no computador aí eu não gosto de essas coisas acho muito frio um professor meu querido professora minha querida eu quero te dizer que tá na hora de se adaptar tá na hora de mudar esses conselhos tá na hora de você se transformar porque o mundo tá caminhando para isso a outra habilidade de mudança e quer diferente adaptação adaptação e quando você se molda reborn sem caixa a mudança é quando vem de dentro é o teu comportamento eu tô pensamento é aquilo que você acredita você trata de olhar para dentro de si mesmo falar assim pera aí chega eu não nasci assim eu não cresci assim tá parecendo aquela música daquela novela eu nasci assim ele não você não vai ser assim não mude e agora é o momento de mudar agora é o momento de fazer diferente então a segunda habilidade é a de mudança a terceira é habilidade de inovação o que é inovação inovação não quer dizer que você precisa criar é o novo que ninguém nunca pensou nisso inovação pode ser uma mudança significativa então aquele modelo de aula que você tinha tá na hora de você inovar aquele exemplo que você utilizava sempre sala de aula que já tava pior né no piloto automático a sua cabeça tá na hora de mudar pesquisar novos novos exemplos então a gente precisa inovar inovar significa o que sair daquele lugar comum está a pensando em novas soluções essas novas soluções podem ser uma adaptação uma mudança daquilo que eu já tenho como pode ser também a criação de algo novo que ainda não existia e por fim aí né não encerrando a discussão mas tratando aí a questão da habilidade da comunicação todos nós professores temos por natureza a o hábito de falar a discussão em roda por exemplo gente sempre toma fala nessa né tá num grupo de amigos que ninguém é professor quem é que vai falar mais nós acostumada falar tanto é que a gente se fazer curso de oratória quiser fazer curso de me chama saúde vocal né porque a gente lida esse aqui é o nosso instrumento de trabalho né e aí a gente pensa a cidade como se comunicar então precisamos nos reinventar o sabe lidar e essa habilidade de comunicação que já tá entre nós professores e instrutores prender e como trazendo pra vocês que me a lista é mais intenso ainda que a gente precisa reforçar muitas coisas aqui no presencial você consegue e chega perto do aluno explica de novo no seu fita você pensa a cidade de presencial não é a desse não tem a chance de explicar de novo então é uma vez só e tentando abranger todo mundo tá então a sua habilidade de se comunicar vai fazer toda a diferença na educação a distância e o que que o mec também da secretaria de dia de rack plantão engasgando aqui ó a diretriz secretariado ead do mec de sobre a questão do material didático daí abeta em tela cheia marcelo por favor olha só dá uma lida aí rapidinho no que tá escrito e olha que interessante aí eu que fiz questão de destacar 14 como é que eu posso dizer isso quanto os pilares não sei lá pensa o que você quiser mas quatro coisas quatro coisas que eu acho fantástico quando vai fazer construção de material didático eu tenho alguns professores meus de quatro pontos obrigado chorei sei quatro pontos importantes mas o que deu seguinte eu tenho na faculdade eu lhe dei com mais de 100 professores só produzindo material didático posso fazer meu chão aqui não e se você tem três pontos de material didático me procura depois pronto tá preciso não falo mais que isso mas vamos lá eu tenho vários professores e eu sempre digo para eles dessa desses pontos são importantes na construção de material didático dentro ead o primeiro aí olha que você tem uma linguagem de lógico que é uma linguagem dialógica é uma linguagem que promove o diálogo onde todos podem falar onde todos têm vezes onde estou sem voz tá então quando a gente traz essa essa linguagem dialógica para o nosso conteúdo fazendo reflexões que a justamente o que eu tô fazendo aqui com vocês você pode às vezes não ouvir o estudante falado mas eu tenho certeza que quando eu paro falou gente leia aí pensa aí no mínimo na tua cabeça você deve ter colocado em voz alta assim é verdade olha acontecer você leva tá falando sozinho então esse diálogo dentro da de muito importante então a linguagem do do material a provocar isso e aí também o segundo passo aí autonomia do estudante se ele está sozinho ele precisa ser autônomo para conduzir aquele estudos então não adianta eu levar a ferro e fogo e falou até já tá você vai entregar o material sim eu tenho que botar um prazo porque eu tenho 11 né um planejamento a cumprir mas então eu me programo acabei de um pouquinho antes para deixar um passo maior porque eu não sei qual é a realidade daquele estudante como é que vai conseguir entregar aquilo então esse planejamento para dar autonomia ao estudante para que ele estude no tempo dele para que ele consiga assimilar o conteúdo no tempo dele da forma dele isso é muito importante dentro da educação a distância aí o terceiro passo né desenvolveram que a capacidade de aprender o que é capacidade de aprender é quando a gente fornece ferramentas e estimula este mula esse estudante até e estimular ele a ser uma pessoa critica que vai indagar que vai botar os porquês que não vai se contentar com uma única resposta nós vamos motivá-lo a continuar a pesquisa a ir além a buscar novos conhecimentos então material de educação à distância tem que provocar isso isso tudo vai gerar o que o próprio desenvolvimento do estudante quando ele começar a fazer tudo isso ele vai perceber que ele está crescendo que ele vai se desenvolver por vezes eu pego a minha filha menorzinha que tem 8 anos e digo para ela assim que que você estudou hoje que você aprendeu se ela não me diz o que ela aprendeu só não tem essa capacidade de falar o que ela aprendeu sim sei que ela não teve um aprendizado eficiente ela não teve uma um aprendizado significativo na vida dela e aí o que é que eu faço eu tenho que estimular lá buscar esse conhecimento eu tenho que estimular lá buscar bom então nós professores temos de papel de trazer uma linguagem dialógica promovendo autonomia para que o estudante tem aí uma capacidade de aprendizagem e isso resulte então no próprio desenvolvimento o dele e aí a gente chega na questão do engajamento que é um a último ponto aí da da questão da linguagem o que que é isso é engajamento é quando a gente trata da linguagem dos meios da performance tá repetitiva eu sei porque a gente tem que reforçar isso quando eu falo de engajar através da linguagem significa que eu tenho que o meu discurso a minha fala tem que trazer o que ó isso aqui pegar o estudante ele ficar comigo e quando eu falo de engajamento de meios e utilizar as condições as ferramentas para entregar aquilo de forma eficiente e quando eu falo de fofa performance estou falando do professor sair da zona de conforto dele e dizer vou fazer diferente vou engajar e o que é engajar engajar é justamente fazer isso eu tô aqui falando com outro alguém me chama eu olho eu presto atenção eu fico interessado eu quero mais isso é engajamento e é isso que nós temos que provocar nos nossos estudantes e aí falando então desses mês o que é que nós temos eu vou já tô quase encerrando sei que meu celular tava quase batendo mas vamos lá eu vou trazer agora uma série de objetos de aprendizagem para que você pense esses objetos aprendizagem como meios para você entregar esse conteúdo de qualidade para o seu estudante então vamos lá o primeiro gente existem muitos outros tá se eu fosse passar aqui falando de todos acho que ele ficaria a semana inteira falando deles então eu vou fazer alguns que são os é mais utilizados e como eu disse ontem não é porque você tá tendo acesso simão de informação que você tem que usar tudo a é muita coisa para quem não usava nada ele tem querer usar tudo não dá então use das ferramentas os recursos que você compreende que você consegue utilizar então o primeiro que nós temos aí como já de aprendizagem é o blog que que são blogs pode não site o espaço na internet que você vai colocar ali texto o vídeo foto várias informações que fica de forma organizada por dia e o legal do blog que eu gosto muito do blog a questão da interação quando você cria um blog você abre o espaço de interação o estudante que entrar ali pode comentar aquele conteúdo e aí você volta nele com professor e comenta o comentário do estudante e isso abre postulante vim comentar de novo e você comenta de novo isso viram um e fala uma um é uma rede uma teia não é uma sequência linear a priscila posso contar a priscila foi minha aluna na pós graduação não fala o ano para entregar nossa idade tá mas aí passou um tempo eu encontrei a priscila no programa de agente local de inovação do sebrae onde eu fui consultor blogueira a escrever num blog e eu ia lá e têm que interagir é com ela que você é mais colegas e o legal é que ela escreveu para postagens eu ir lá comentava alguma coisa da wok tal ela vinha às vezes comentava isso criava uma interação a então olha que legal que seria você ter um blog tem um eu quero ver oi gente já existia essa coisa de blog vamos falar depois de dez anos atrás antes do whatsapp whatsapp hoje tem outras ferramentas né que a gente vai tratar sobre elas na quinta-feira então já aproveito e convido vocês para participar então aqui cada dia a gente está falando de um tema mas no final todos os temas eles vão se conversar para ser uma aprendizado só então como a pessoa disso o blog é uma ferramenta antiga que já teve o seu bumbo todo mundo tinha blog que era um diário né pessoas registravam e vegetal no caderninho de ar ele tava nem na internet e isso transformou uma ferramenta de ensino-aprendizagem então professor ele pode colocar e o conteúdo e esperar essa interação fomentar a interação e poder ter essa participação eu tô aqui pra vocês quatro endereços de sites que fornecem gratuitamente gente ó na faixa de graça para você montar um blog hoje mesmo aí na sua casa primeiro deles o mais a todos chamado wordpress tá aí o endereço na tela o marcelo tá roncando em tela cheia para você ver essa é a capa inicial do wordpress você vai lá escolhe o tema escolhe o layout tudo facinho é só clicar e escolher não sei o que começar a postar ele vai te dar o endereço ali é o wordpress.com barra aí o que você decidir na frente e você vai montar então este blog o outro não tem outra vocês que é não posso falar o país não né que é somente empatar nome de lugar nenhum né mas vamos lá é o wix.com que que é o wix é não é o isso não é o wix.com que que é wixwix também é uma plataforma onde você cria tipo um site mas ele te permite você criar campos ali também de interação então no wix você consegue colocar inclusive objetos animados que é muito legal vai então é bem bacana tem vários tem place ele tem um plano trás os modelos aí ele fica meio que não formato de site mas você consegue colocar também esse campo de comentários para ter essa interação com estudante também tem a versão paga e tem a versão gratuita que você pode utilizar e aí a gente tava falando um monte de google né eu não podia deixar de trazer para vocês o blog que tá ligado ali o google você entra com uma conta do google e você queria também um blog confinamento para você o espaço de comentários foi essa ferramenta que inclusive interagir com a priscila na época ela utilizava lá no treinamento do sebrae a então é muito fácil muito intuitivo é de graça sem por cento e tá dentro do pacote ali das soluções do google para gente beleza uma outra o outro objeto de aprendizagem que você pode estar utilizando aí mas como ferramenta agora são as mídias sociais e aí eu trago para vocês um exemplo que eu professor josué utilizei também há um tempo ali atrás e quando a gente tinha ensino só presencial ali né em bastante destaque eu utilizei o facebook não é um grupo que já vou mostrar para vocês mas o que que são essas mídias sociais a gente tem várias tem o twitter tem o facebook é bem conhecido a gente tem instagram entre você pode utilizar agora tem o tik tok também né então você pode usar dessas ferramentas para criar ali uma aproximação que eu sou estudante no ambiente que talvez ele já esteja acostumado você conhece aí com certeza skin da aula aí para o né para os jovens que os adolescentes todos eles já estão ali com seu perfil na rede social e fazendo as selfies e postando os amiguinhos você pode criar dentro deste ambiente onde ele está um grupo olha só o que que eu fiz aí põe na tela cheia por favor marcelo e esse é um grupo que eu criei lá no ano de 2015 já tinha criado outros grupos essa mas eu não achei os grupos que eu tinha deletado já esse aí eu tava preparando os alunos lá do curso de publicidade para fazer o enade no ano 2015 então como a gente não tinha muitas ferramentas e tal que que eu fiz criei um grupo dentro do facebook porque todos eles tinham o perfil no face e botei todo mundo lá dentro e eu interagir com eles tinha horário em sala mas era muito pouco ali a questão da carga horária para trabalhar com eles para o enade então a gente tinha esse grupo onde eu trazer informações e começar a preparar eles para fazer essa prova pode tirar por favor marcelo vou tá aqui comigo então esse é um exemplo de que é possível fazer uma coisa dentro do facebook você consegue personalizar você consegue acompanhar os alunos promover discussões e isso é muito legal interação é muito bacana utilizar o facebook e hoje também o facebook permite você quer se você já viram no facebook gente cria salas o que faz inclusive transmissões de vídeo né a sala em vídeo que é um recurso fantástico para você tá utilizando aí dentro do facebook também uma outra outro tipo de objeto que a gente pode ter dentro da educação a distância em chama de strings que são esses trens a transmissão online de arquivos é esse arquivo são audiovisuais então você pode gravar um vídeo você gravar um vídeo e aí depois editá-los e colocar numa plataforma como youtube e vimeo é tem outros também mas esses são os mais conhecidos e você pode também que você fazer um ao vivo que a gente chama de lives que tava como essa que está fazendo aqui hoje esse é um exemplo de um streaming a gente faz essa transmissão de áudio e visual então você pode tá utilizando isso a e aí existem outras ferramentas que inclusive ajudou a gente a fazer essas transmissões além do google vimeo um deles que a gente até falou e e tem um pouquinho dele que é o google meet é uma forma de você também promover aulas síncronas ou seja aulas ao vivo com os seus alunos a é gratuito você tem que ir lá criar uma conta corporativa da escola que a gente falou bastante isso tá mas não tem eu sou professor particular eu tenho uma escola pequena vai lá e faz ok e é muito fácil de utilizar eu vou tentar na tela aí ó tem ali eu não botãozinho tá em tela cheia marcelo foi aí por favor e a o participar de uma reunião você clica para como já tenha uma aula você põe ali um código e participa ou você pode iniciar clicando ali ele vai gerar um código para você convidar as pessoas e tem como fazer isso também lá pelo google agenda aonde você cria lá uma uma data específica um horário você cria uma reunião lá uma aula pelo google maps e ele já dá o endereço para você mandar para todos os estudantes vou postar na sala de aula virtual para todo mundo poder acessar nesse dia e horário marcado beleza o próximo aí que o cara trazer para vocês é um um chá bastante conhecido e ele tem também a versão paga e tem a versão gratuita na versão gratuita isso melhor nós ficar 50 minutos né de transmissão acho que assim você não fala memória ele tem uma limitação de tempo de vídeo então mas assim uma aula de 50 minutos você consegue fazer tranquilamente dentro do zoom e também tem várias ferramentas compartilhamento de tela e tem um monte de coisa muito legal dentro do sul experimente ontem nós falamos o repetir hoje se em vez de você fazer aí fazendo direto com os estudantes faça uma reunião entre os professores com os familiares teste antes experimente né vai vá é conhecendo as ferramentas aí antes de você aplicar a conta estudantes o próximo ainda microsoft não chama microsoft uns é uma plataforma de soluções também para a educação ela é paga mas tem a versão gratuita com limitação de recursos e tracei a tela para você é entrar né tem o endereço no nosso material também tem o link eu deixei lá tudo linkado para você conseguir acessar e vai ser digital né então vai mantém todos os links colocados então vai ficar facinho só você clicar você vai ser direcionado para as plataformas que nós estamos falando aqui tá aproveita e lembra o pessoal a precisão fazer inscrição através do portal do sebrae para gente ter os dados dele senão a gente não consegue encaminhar o material depois dela tá aberto marcelo tava aberto a todo mundo já tinha ouvido então tá ótimo vamos se inscrever você pode botar para botar o vídeo botar o link lá o pessoal o pessoal já colocou aqui isso é então nos vídeos em baixo aqui embaixo depois você entra tá aqui embaixo né gente eu afonso vai que não tá não tá aqui embaixo né aí no site tá feio aqui embaixo tem os links aí tem o link para você fazer a inscrição inscrição na descrição do vídeo você clica lá você vai para uma parte do sebrae para você fazer inscrição e receber aí o seu e-mail certificado digital e o e-book trouxemos com muito carinho e um monte de leite vai mandar um monte de coisas e é outra coisa pessoal aproveitando aqui pra falar para vocês tem bastante gente perguntando aqui no chat é esses esses materiais que nós iremos enviar eu certificados e até uma semana após o encerramento do evento tá então vocês podem ficar tranquilo que quem fez a inscrição e nós temos os dados vocês que é o nome é o e-mail cpf a gente consegue emitir o certificado sim tá bom preciso já vou fazer uma pergunta tá se por um acaso a gente sabe que tecnologia porque te falar eu não recebo o meu meu material no meu e-mail fiz o cadastro de preparem a sua resposta você falar depois de ontem que nem encontrar que eu vou terminar aqui a gente já vai já passei um pouquinho do nosso horário né mas vamos lá já tô terminando tá vamos lá então quê que são outros outra forma a gente faz educação a distância e utilizar nas salas virtuais que são os ambientes preparados para funcionar como uma sala de aula então a gente tem um mudo que é um código aberto muito conhecido da educação a distância onde você pode configurar ali salas enfim utilizar diversos recursos se a pesar os pedais em algum lugar essa é a diferença se você usar por exemplo clássico um que tá tudo pronto e já é bastante intuitivo não precisa ter amplo conhecimento de diagramação de tecnologia porque ele é bastante intuitivo mas eu não poderia deixar trazer aqui um mudo que senão eu ia apanhar depois porque o mundo é aí um dos percussores da educação a distância né mas o mundo hoje é que o mundo o google cresceram ele já nos atende muito bem hoje nessa questão e é gratuito ok um outro elemento quero trazer aqui de aprendizagem o podcast muito falado e na mídia como ferramenta de notícias mas nós podemos utilizar esse na educação o que que é o podcast é um arquivo de áudio lá no google clécio aqui nós falamos bastante ontem ele aceita arquivos de áudio também e você pode tá utilizando isso até mesmo para mandar vir o whatsapp tá você pode utilizar as plataformas que hoje é oferece isso como soundcloud você consegue criar uma com e para onde colocar o seu arquivo e mandar esse link também por e-mail pela no whatsapp enfim você consegue colocar postar numa sala de aula que também é gratuito aí então tem várias formas de você criar um podcast e hoje é muito simples você pega o celular liga lá o gravador e papá manda a ver com seu peixinho de forma dinâmica e engajadoras para ficar muito legal experimento aí tá nós temos os comunicadores instantâneos que vou falar que as marcas tem como não falar né a gente tem o telegram a gente tem o famoso esse meu whatsapp tá que tô como é que a gente usa isso olha o exemplo que eu trago para você estou fazendo um exemplo fresquinho feito aqui na faculdade novoeste com a minha turma a gente está trabalhando à distância nas nossas aulas remotas está utilizando aqui uma plataforma e aí chegou um momento que eu tava sentindo todo mundo meio cansado daquele ambiente eu falei para agência vamos fazer um trabalho em grupo sabe quando você separa a sala em grupos cada um vai para um canto da sala é uma coisa eu pedi que eles criassem então grupos no whatsapp né então se junto aí em três quatro cinco eles montaram me põe nesse grupo aí que eu quero você está fazendo que ir lá no grupo que que eu falei que eu fiz eu joguei um áudio que vocês podem ver na tela tá naquela cheia mas ela põe para só ver bem legal então eu coloquei um áudio né com algumas instruções coloquei um texto e eles começaram a conversar no grupo e eu me ter agendo isso é importante isso é uma ferramenta síncrona ao vivo então no horário de aula todo mundo foi para o whatsapp que jovem adora usar whatsapp e todo mundo ali conversando e discutindo e eu interzinho do fazendo ali as correções e auxiliando e dando e instigando e tal nós ficamos duas horas no whatsapp fazendo esse trabalho em grupo aí no final já tinha um texto preparado de considerações finais ea desprezo bom agora de posse toda essa discussão vocês tiveram vocês vamos preparar um relatório o primeiro até eu não lembro quanto tempo foi mas eu dei um prazo para entregar e me mandaram por e-mail ou até mesmo pelo próprio grupo do whatsapp olha que legal quanto eu gastei isso foi difícil não só que dedicar um tempo de ficar ali que geram meu horário de aula mesmo então é possível a gente fazer umas coisas legais que com certeza quem dá aula para jovens e adultos para adolescente que tão tudo no whatsapp e detalhe mesmo quem tem aquele plano de dado bem baixo né que tem algumas limitações aí só não manda áudio foto vídeo que eles não vão conseguir abrir mas escreva terço já antecipadamente deixe blocos de três pronto no seu computador no celular e vá inserido nesses grupos todos vão conseguir acessar mesmo com limitação de dados que hoje a maioria dos operadores é disponibilizam acesso no whatsapp forma de deus que é uma ferramenta bem bacana que vai engajar a todos aí dentro do da sua plataforma e aí pra e aí chegando para cá quem vai participar agora eu quero falar trazer essa imagem foi em tela cheia por favor marcelo depois ele tava cheia marcelo gente essa imagem quando eu vi achei muito forte uma pessoa algemada mexendo no computador que quer dizer para vocês não fiquem presos não fiquem amarrados não fiquem reféns tá daquilo que é colocado para você se lhe der tem como é que a gente se liberta fazendo planejamento e buscando conhecimento pode voltar aqui marcelo por favor a faça planejamento busque se conhecermos que ferramenta gente isso é muito importante para você ser liberto de qualquer amarra que possa está te prendendo e você não ser um professor de excelência na educação a distância um professor que promove o engajamento que promove aí acessibilidade um professor não mexi nota 10 não professor que consiga realmente entregar um conteúdo de extrema qualidade para os tá bom quero aqui agradecer a atenção de vocês taí o meu meu contato para vocês aí pra gente trocar umas ideias comigo a nós vamos partir agora para as perguntas aqui vou passar para a priscila já agradecendo aqui essa oportunidade tá princesa oi gente eu tô olhando aqui o cheque tô acompanhando né as perguntas de vocês novamente gente falando sobre o certificado muita gente perguntando quem fez a inscrição através do portal do sebrae você automaticamente vai receber o seu certificado em até 7 dias após a finalização da jornada de conhecimento no e-mail que você cadastrou se porventura você cadastrou o e-mail e ele não está incorreto gentileza né entrar em contato com nosso 0800 que é 0800 570 0800 se vocês olharem na descrição do vídeo o que é descrição do vídeo logo ali abaixo do vídeo que vocês estão vendo vai ter todos os links outra coisa pessoal é vocês estão também é falando da estabilidade se vocês dentro da plataforma do sebrae clean e no título do vídeo ele vai abrir no youtube então vocês conseguem assistir e ver também é essas descrições e tudo mais então o que que o oriente vocês a fazerem qualquer dúvida entre em contato conosco através do 0800 na descrição do vídeo tem o meu meu celular meu celular não meu número é meu whatsapp bis né que é o da empresa vocês podem entrar em contato comigo alguns professores já entraram entre ontem e hoje eu passei algumas informações para eles então assim nós estamos aqui à disposição agora nós vamos abrir para a resposta das perguntas que alguns de vocês já mandaram tá e se vocês quiserem fazer novas perguntas esse é o momento tá certo então aproveita aí as dicas que eu dei antes para vocês do certificado do acesso aos vídeos beleza e outra coisa importante hora que encerrar aqui gente o vídeo vai ficar disponível no youtube então esse o que vocês estão assistindo ele fica disponível então vocês quiserem reassistir voltar em algum ponto também vocês conseguem tá bom agora vamos falar sobre as perguntas primeiro vou passar aqui para professora carolina e se apresentar para vocês bom gente primeiramente boa tarde obrigada pelo convite em nome da sede eu agradeço parabéns por esse momento o webinar é fundamental para a gente tirar dúvidas melhorar essa postura dos nossos professores nesse momento de pandemia como você mesmo falou né josué então agradecer é por essa oportunidade e estou à disposição para que a gente possa responder juntos tá josué eu também fiz algumas anotações estava acompanhando ali no cantinho e posso já fazer uma pergunta porque assim a gente teu está ouvindo desde ontem muitos professores até comentamos aqui que a secretaria já entregou a sala de aula formatado e pro oi para o professor né então assim eu queria que você explicasse para gente para os professores como é que foi esse processo de construção né eu com certeza foi feito o planejamento pedagógico né mas assim me fale um pouco dos objetivos da preocupação que vocês tiveram acho que isso é muito importante para todos entenderem né esse foco que vocês deram na sala de aula eu vou estar inclusive nessa sua sala é a sede tem uma parceria com a google né e aí fez realmente às aulas para todas as escolas porém o conteúdo nas salas de aulas quem coloca são os professores então a questão da otimização utilização é por conta da gestão escolar e os professores então a parte metodológica pedagógica continua sendo do professor então ele conhece aquela turma ele conhece aquele aqueles estudantes então isso é fundamental para o sucesso do google classroom nesse momento tá então assim não foi uma e nós fizemos a lotação a alocação desses estudantes nesse ambiente exatamente tá então eu sou a professora da turma em arte-educação que a minha formação mas eu tenho o domínio do conteúdo eu vou dialogar com esses estudantes nesse momento na sala de aula da minha maneira enquanto educador que a pessoa que a gente falou exatamente tem uma pergunta aqui tem uma professora deixa eu só ver o nome dela luciana professora luciana alta pedindo para explicar melhor o que que é webinar um webinar é uma junção de temas relacionados à tecnologia é que vocês possam estar utilizando para melhorar a prática educacional eu até vi algumas outras perguntas a como é que eu vou utilizar isso e meu estudante não tem a internet não esse é um outro momento que o professor josué também já colocou então webnato é um seminário a distância com títulos é voltados para a educação a distância nesse momento a utilização de ferramentas então é um diálogo aberto com a comunidade que está também aí do outro lado então vocês podem fazer pergunta eu perguntas eu vi que teve gente colocou livros ali nome de livros para gente trocar então o intuito é esse é que a gente se reinvente que a gente é aprimore os nossos conhecimentos e estamos todos juntos nessa né josué eu gosto de falar o seguinte que o ed e como esse aqui é claro que quem do final vai sair ganhando tudo isso é o estudante a gente sabe disso que estamos fazendo essa informação com essa finalidade mas não podemos deixar de fora e do foco que eu você a priscila até os meninos ali do audiovisual né que tão cuidando da parte técnica você professora que está aí do outro lado no computador todos nós estamos aprendendo é uma troca de informação uma troca de conhecimento muito valiosa né então é o importante determinar é isso todos nós temos aqui com alguma coisa no nosso lar meu coração tem uma outra professora que fazer uma pergunta à professora eunice poucos alunos estão acessando as aulas online o que fazer a professora provar solar engajamento porque será que esse estudante não tá acessados se for um problema técnico ele não tem computador não tem internet aí eu uma outra história mas se ele tem acesso porque que não tá entrando um será que eu conteúdo embaixador será que o conteúdo motivo esse daí vai querer aprender porque muitas vezes ele vai para sala de aula da escola física obrigado porque o pai fazer levantar e para escola e agora como é que é maria dele ele tem que entender que ele é o protagonista do aprendizado dele e o professor entre que suporte né e aí entra também a questão da família né eu quero até agradecer porque a gente tem paz assim acompanhando diretamente entrar em contato conosco e buscando esse auxílio para os estudantes então assim é uma parceria conjunta mesmo entre educadores como é que você vai multmais estudante para tá acessando os pais na escola é eu tô fazendo com que eles possam acessar e é a gestão escolar então dá espaço para esse educador gostei muito da sua fala inicial que você fala da questão da criatividade né o professor tá lá empolgado e às vezes um gestor poda essa criatividade então eu acho que é nós temos excelente gestores também nas nossas escolas e o momento agora é isso é ser criativo fazer diferente né tem uma outra pergunta aqui que é da professora daiana josué ela tá perguntando se tem alguma sugestão de programa para edição de vídeos aí já deixo para você ter nossa propaganda de sexta-feira vai ser sexta-feira sexta-feira sexta-feira vamos falar disso eu vou trazer para vocês uma ferramenta muito legal de edição vocês vão amar então já aproveita gente convido vocês na sexta-feira a nossa temática é criação do roteiro e gravação de aulas online então quem tiver dúvida nessa parte pode estar aqui conosco na sexta-feira aqui o horário de mato grosso do sul 16 horas horário de brasília eu vi muita gente de outros estados aí pessoal até de tocantins acompanhando a gente não muito obrigado pela participação posso fazer um spoiler de sexta-feira pode ó só vou te dar uma dica da professora perguntou daiana daiana daiana vai ali no se você quiser usar para o seu celular vai lá na loja aplicativos e põe lá assim ó edição de vídeo grátis a peppa exatamente tem uma outra pergunta aqui da professora adriana ribeiro como é possível adaptar a essa realidade para educação infantil boa pergunta isso aí coloca o primeiro que criança não pode acessar internet sem acompanhamento dos pais né isso faz parte aí do das políticas de uso da internet educacionais até próprio uso da internet mesmo né é é importante professor que você é é traga conteúdos adequados eu eu vou ter que falar isso porque o negócio tá engasgado sim como eu disse eu tenho filhos na na escola pública tá não vou dizer sabe o município do estado tá mas nós copo e eu tenho uma filha de 8 anos que está em sala de aula que tá né tava uma turma e ela recebeu o material de estudo à distância que quando eu josué com 49 anos foi o negócio que eu lhe eu não entendi e como é que uma criança de 8 anos vai entender então eu eu acredito que falta eu vou bater nessa tecla que o professor ele precisa olhar para o estudante e pensar quem é esse estudante tão pensa quem é o aluno de 45 anos que está ali é sentimento eu dei uma consultoria para uma escola particular que esta mente da educação infantil ea preocupação dela céus faz tão cancelando a matricula porque nessa idade não obrigatória ali tal né e aí ela é a partir de quatro né mas é o dela é menos ainda é 32 anos e aí eu falei para ela assim então porque que você não oferece conteúdos para os pais trabalharam com as crianças em casa eu fiquei muito menos do pai chega em casa cansado do trabalho e não tem nem condições de pensar no que fazer então se você já entrega atividades familiares desenvolvimento focado na criança vai ser mais interessante e ela fez e reduziu o cancelamento falando no ensino público é basicamente isso também né da idade da criança a música o joguinho a interatividade com os pais hoje mesmo nós recebemos um vídeo de uma professora da apae de sidrolândia e trabalha com estudantes né com alguma deficiência e ela tava trabalhando do jogo o gato xadrez então ela cantou ela falou como se estivesse presente aquela sua ida próxima da câmera né então ela fez isso ela se jogou e como se tivesse falando realmente com o estudante então é isso é olhar para aquele estudante colocar atividades adaptadas e adequado de acordo com a idade do estudante mesmo e colocar o país junto né não tem tenha fazer uma escolha de amanhã nós vamos falar sobre storytelling que é um excelente ferramenta para trabalhar com essas idades e e da cidade isso storytelling amanhã não perca tem uma professora aqui que eu vou puxar um pouco para minha terrinha professora deolinda maciel ela falou assim manda um oi aqui para a cidade de amambai ms escola municipal flávio derzi e sei débora quinzani ótimos cursos parabéns abraço deu linda um abraço aí para vocês eu sou de amambai estou morando aqui em campo grande então estou muito feliz que eu tô vendo o engajamento dos pessoal de amambai participando agora tem uma outra pergunta que que já está para você josué deixa eu só subir ela aqui que ela saiu da minha tela ele pediu na verdade eu sumiu aqui mas eu já tinha lido ele quer que você explica um pouco sobre algumas metodologias como design fink entre a educação olha é tem que saber qual a idade que ele tá trabalhando né quando a gente trabalha a questão é amauri o nome dele mauri maurício você puder falar aí a faixa etária dos seus alunos é deitar de qual a resposta ele perguntou também sobre game ficar são e outras técnicas para engajamento do estudante olha só todas essas tem que ter mais tempo a explicar para todos entender mas se procure na internet aí vocês eu tô na internet mesmo busca a conceituação de isso tudo mas como é que a gente pode trabalhar com isso como ele falou planejamento é a tem algum tenha vários sites vários aplicativos na internet que você pode criar jogos um exemplo deles é o teu carro ti por exemplo eu vou na nossa cochila o trouxe alguns inclusive lá que trabalham essas coisas mais duas dicas jogos a questão da qualificação né jogo alguém me ficar são e você construir uma trilha é aí você construiu uma trilha onde ele vai adquirindo benefícios benefícios benefícios no final ele é pontuado por aqueles benefícios do ele sente engajado num numa trilha não é é uma sequência de jogos o me dizer assim tão assim como trabalhar tudo depende do planejamento da faixa etária a gente tem vários jogos inclusive que são pronto já na internet que você consegue utilizar não esqueça de atribuir os direitos autorais tá e e a questão da da criatividade da criação da co-criação tá muito ligado nos assim que você tem que pensar é tão bem existem ferramentas prontas para isso não você consegue trabalhar essa cocriação vamos ver assim do estudante e trabalhando em grupos como a gente falou né e te toda essa abordagem um pouco mais lúdica vamos ver dessa forma tem uma professora que a taís sabadini tá perguntando como aplicar avaliações no ead já que existe a possibilidade de pesquisas e consultas avaliação ela é né então é o fazer do estudante aí depois você complementa josué no ambiente então tudo que ele contribuiu tudo que ele construiu eu continuo não eu não vejo muita diferença do presencial que nós temos algumas escolas que são integrais na escolas da autoria e avaliação já é dessa maneira então é uma avaliação continuar né a gente foge da questão da prova que a prova é só um instrumento do processo avaliativo agora ó [Música] ver todos e daí eu eu vejo assim enquanto professora que a gente não tem que se preocupar se o aluno vai estar olhando em outros lugares olhando na apostila que ele já tem no livro que ele já tem a responder é porque é construir o conhecimento e também um casamento dele de participar de falar sim ou não eu vou responder essa atividade eu quero estar na aula desse professor então eu acho que isso é bem interessante eu tenho até uma crítica muito pessoal tá gente eu não vi nenhum mas ela fica pessoal em relação a prova onde o aluno fica fechado ele não pode ir lá nem para o lado eu não acredito nesse processo de avaliação porque na vida lá fora não é assim que acontece você não é instigar o tempo todo não você pode pesquisar você tem uma equipe né você tem o direito de falar eu não sei mas eu vou aprender eu vou pesquisar contar com ajuda do outro então esse processo de avaliação constante ele é muito mais valioso do que a prova fechado em cima tô suave não colhe exatamente então é desconstruir o educador que hoje existe na nossa realidade realidade né eu queria só botar um pouquinho a pode falar quando você falou da questão dos grupos de estudo né é teve alguém só comendo lá nesse momento de pandemia a gente não pode estar se reunindo questão da aglomeração porém o que que acontece nas escolas públicas nós temos a sala de tecnologia e essa sala está aberta à comunidade desde que existam cronograma de atendimento a você o profissional que está lá dentro que ao tst ou o coordenador escolar que vai estar atendendo esses estudantes é você tem que ter toda questão de máscara a higienização das salas de imunização exatamente tão todas as questões de seguranças tá então para aquele estudante que não tenham acesso à escola está aberta assim tá bom isso é muito bom e outra coisa também que quando a gente fala de grupos de estudo se pode entender também que o próprio grupo de whatsapp que é a na sala tem ele significa um grupo de estudo ele serve como um grupo de estudo porque o professor está ali um colega faz a pergunta o professor responde às vezes por escrito às vezes por áudio e dali surge é a troca né então isso também é construtivo então a gente é tá vivendo um momento novo ou tentando aqui falar então a gente tem que pensar tem uma palavra que eu tenho usado muito nesse momento a gente não precisa ficar com preciosismo né e fazer o perfeito mas a gente fazer aquilo que está ao alcance das nossas mãos então quais são as ferramentas que eu posso utilizar enquanto professor o que que está ao meu alcance o que que tem ali no meu whatsapp é o que que eu posso compartilhar com aluno e a gente vai criando e leve a gente tem que eu acredito assim tirar um pouco medo né hora que você tira o medo tudo fica mais simples estão exemplos do dia a dia nós a questão da teleconsulta quanto que a gente poderia imaginar que no brasil a gente poder e por telefone né e hoje por conta da situação existe essa possibilidade a gente vê psicólogos atendendo seus pacientes por whatsapp por vídeo né vídeo conference então por que que a educação tem que ficar lá no passado retorna não ter utilizado as ferramentas então é quando como eu já disse aqui professor aparecer a saída sua caixinha nessa zona de conforto se predispor a aprender a buscar conhecimento e utilizar como a priscila me falou o que é que eu tenho condições o que é que tá na minha mão que eu sei então faça alguma coisa só não deixe de fazer temos muitos professores correndo atrás e o josé vicente mesmo e a gente tem que parabenizar nossa classe que todo mas o dinheiro deixa eu pegar mais alguma questão aqui que a gente ainda não respondeu porque tem alguns que fazem a mesma pergunta né ele já responde a uma só tem uma professora aqui é fazendo uma pergunta que é a patricia nascimento ela tá perguntando sobre os a rural né pois muitos não têm acesso à internet aí o que pode ser feito vou deixar para caroline responder eles estão vivenciando bem nessa temática olha aqui em mato grosso do sul é nós conseguimos parcerias com os próprios municípios onde as atividades aquele estudante que tem a tv a internet via rádio ele faz o acesso acessando o google classroom mesmo os grupos de whatsapp e aquele que não tem essa possibilidade tem essa parceria com as prefeituras e as atividades são entregues na antiga é a de mesmo então é impressa ela tem um dia onde esse estudante é vai buscar o pai responsável pelo pelo estudante leva tem o prazo de entrega tem a devolutiva então a gente está fazendo melhor como dar para ser feito então atendendo as realidades nenhum estudante está deixando de ser atendido nesse momento mas respeitando as o pão de tecnologia que muitas vezes pode a nós sentar ter dois que o tempo todo a gente sempre vê as pessoas fazendo selfies eu queria desafiar agora quem tá assistindo a gente fazer uma selfie você aí na sua casa estudando agora nessa faz uma selfie possa suas redes sociais aí você pode marcar secretaria tem um perfil qualquer sede não tô pensando não tem no instagram tem pera aí eu já pedi aqui para você como você vai marcar você vai marcar faculdade nosso parceiros do evento aqui sebrae mato grosso do sul secretaria de educação do estado de mato grosso do sul e a faculdade novo oeste no instagram galera para vocês fazerem o desafio aqui do professor josué vocês tirem a foto aí de vocês uma selfie com a nossa tela e vocês fossem marca que a gente pra gente poder ver o arroz a praia é arroba sebrae-ms o arroba da seds secretaria de estado de educação é arroba educação ms sem cedilha tá educação ms vocês marquem está no marca a marca nossa parceira noroeste arroba noroeste para gente ver aqui vocês participando também aproveita marca a gente marca foi um bem próprio feito faço mais mais um desafio para vocês o vídeo de ontem nós chegamos a 700 curtidas a gente tá com 177 curtidas agora e a gente tá falando aqui justamente de ambientes digitais então quem que tem que ser a primeira pessoa a se engajar no ambiente digital vocês que são os professores então vamos lá galera a gente põe esse desafio aí para vocês e vamos ver as selfies de vocês vamos compartilhar recompartilhar aí tá bom você é muito legal você compartilhamento de informações isso a pergunta que dois professores fizeram oi sil a primeira pergunta se ele permite a criação de grupos para fazer estudo à distância e a outra professora perguntou se é através do que eles vão ela pode dar aula no mesmo horário que ela daria na escola porque ela pode programar essas aulas como a gente falou e falou bastante ontem essa de grupos eu não tenho certeza se dá ou não se der tá grupo pode fazer cur sala de aula é eu sei que muitas alas mas dentro da sala trabalhar com pequenos grupos eu não não lembro se existe em quando tava chorando daiane que ela tava grande que é expert em nuclécio depois ela pode até compartilhar no próprio comentários do vídeo eu acho que ela tá assistindo ela pode comentar isso pra gente vai nos ajudar mas a questão do horário sim porque ele pode programar aquelas postagens para entrar naquele horário e ali e agenda a usar o mural inclusive para comentar com os alunos a professora e ele falou de várias aplicações que você consegue inserir para ter comentários enfim tem várias inclusive utilizar um limite para isso né sim conectar o mit para fazer aula ao vivo com os alunos e oi linda e tem a professora marlene perguntando também sobre o classroom primeiramente marlene marlene amâncio se você quiser assistir o vídeo de ontem ele tá disponível aqui eu peço até para vocês seguirem né o sebrae mato grosso do sul no youtube porque a partir do momento que você seguem a gente vocês conseguem visualizar todos esses vídeos após o encerramento aqui do webinar tá então é vou pedir aqui para o josué dar uma repassada mas nesse momento a gente não tem aqui pronto na tela para te mostrar então por isso que eu te convido para assistir o vídeo de ontem e você vai receber o e-book também é através da sua inscrição tá e ela gostaria de saber como montar as avaliações de múltipla escolha jesus mas explicar assim sem tá vendo na tela e complicado né mas admite-se para escolher a verdade você não mostra não é dentro do prédio mas ele vai te levar para o formulários do google vai lá no formulários do google você tem ali var os modelos e questões a dica pessoal está curta resposta longa caixa de seleção múltipla escolha então você vai lá escolher qual que você quer você tem como colocar inclusive o gabarito ali e atribuir pontuação tem que mexer então como a gente disse ontem o tempo é muito curto para gente entrar nessas questões todas o ideal assim dá uma pesquisada no google coloca lá porque tem vários tutoriais na internet sobre isso e dá uma olhada no vídeo de ontem que a gente mostrou como faz isso no material o e-book vai receber também tem essa informação e o mais importante assim teste não tenha medo de errar eu aprendi isso na minha juventude quando surgiu o computador este morria de medo de apertar o botão porque achava que é queimar é e aí o meu professor de um acho que assim josé não tenha medo aperta o botão ver o que acontece né e com ele e aí o que que eu posso fazer para melhorar o que que eu posso fazer para acertar então é programação repetição e rei faço de novo e na educação é isso mesmo né tem uma pergunta aqui nilmar tal tavares eu acredito que é para você caroline tá perguntando assim essas aulas serão consideradas para registro legal é valer como dia letivo sim mato grosso do sul sim tem as portarias tem os decretos aula normal inclusive teve um promotor no vou me recordar o nome dele ontem saiu é para lembrar essas famílias estudantes não estão de recesso estudantes não estão de férias é aula aula mesmo é normal né deixa eu ver mais alguma pergunta aqui tem uma professora um professor na verdade cada osório ele tá dizendo que ele é muito criticado sendo professor de matemática porque ele faz muitas provas em duplas e com consulta né e onde os alunos trocam conhecimento para concluir uma questão isso vale ele tá perguntando com certeza pó pode tá de parabéns é uma metodologia é aplicada na sala é com você você vai ver aprendizagem desses estudantes você vai ver o crescimento deles eu costumo falar tem que ver como é que não estudante estava aqui no início do ano como é que ele chegou o que ele aprendeu até o final do ano então é válido toda aprendizagem é válida avaliação continuada ela proporcionar isso você começa a licor diagnóstica ver a situação do estudante se compara né com final você vai identificar esse progresso estudantes e como é o nome dele mercado cabo eu vou dizer uma coisa para você ter mais gente para criticar nossa metodologia do que a gente para aplaude nos ajudar então como o senhor bem disso aqui isso é premissa em toda a educação o professor ele é a autoridade máxima dentro da sala de aula é o professor que está acompanhando estudante ele que sabe a realidade ele que planejou a conteúdo e ele tem autoridade se você entende que o processo de avaliação de verificação de aprendizagem o estudante ele tem quantas dessa forma coloca no seu planejamento e execute por que você tem informação sem capacitação para isso e ninguém pode julgar como você avalia porque ninguém conhece a sua turma como você conhece exatamente tem uma outra pergunta que da professora maria dos reis como alcançar sem por cento das crianças levando em consideração a acessibilidade e o analfabetismo dos pais e responsáveis é é é um desafio né que tem um desafio eu acredito que é não conseguiremos fazer tudo que eu tenho plena consciência disso não vou repetir aqui a gente precisa parar com o vitimismo parar com os mimimis e reagir então assim eu posso mudar a situação não então o que é que eu posso fazer para melhorar dentro da minha casa dentro de um ambiente e eu acho que o professor também ele pode contribuir com isso porque tem acesso aos pais né hoje com essa história do whatsapp tem grupo que os professores e pais o número do grupo então professor motive esses paz começa do professor de entender que não pode ficar de chororô ele tem que arregaçar a manga e vamos lá vamos fazer os nossos melhores vamos motivar o nosso dantes e motivar esses pais a fazer alguma coisa né pessoas eu tenho falado muito com todas as eu sou da coordenador os dois né então a gente fala muito com os nossos coordenadores e professores vamos fazer o melhor com que temos hoje vamos arregaçar as mangas vamos correr atrás tentar não sofrer por antecipação o que tá poxa isso e a gente tem que fazer melhor com que tem aí então assim buscar aquele pai tem pais que vão nas escolas vai atrás do diretor e tem aquele que a gente sabe que não vai entendeu então depois num outro momento a gente vai ver o que poderá ser feito recuperação paralela com esse estudante outras atividades então vamos tentar fazer o melhor agora daquela história né te dá um limão você vai fazer o quê com ele mas não vou fazer encaixar o que que é que os fazem limonada ou vão fazer uma torta de limão mousse então cada um vai dar uma solução pela aquilo que tá na sua mão você conhece é o professor reinaldo aqui perguntando eu acho que é uma pergunta para você também responder carol não sei se ele é daquele estado tu está perguntando como vai ser aplicado essas aulas remotas para as crianças da inclusão por exemplo cegos olha o caso né que é a a equipe que acompanha os professores de libras nelsen intérpretes eles fazem todas as transcrições das atividades para os estudantes então tem o dosbox que você focaliza tem nn15 recursos tecnológicos e vão fazendo essas adaptações nessas atividades aquele professor ou aquele pai que está com essa dificuldade entre em contato com a sua escola com gestor da sua escola e eles vão buscar a melhor forma de atender esse estudante ontem teve uma live com a professora maria cecília falando exatamente sobre isso estava a coordenadora adriana que é da educação especial professor paulo o professor hélio e eles estão explicando todas essas situações então assim nós estamos buscando meios tá secretaria estadual de educação de atender a todos os estudantes e independente da região independente da sua classe social independente da sua situação então é busca e a sua escola o seu gestor escolar e a gente vai buscar houve uma escola só para contextualizar lá em sidrolândia também que a região que a gente atende é no assentamento a 70 km para frente de sidrolândia e é uma estudante surda então nós conseguimos um tablet e aí fez toda adaptação desse tablet para as atividades para que ela possa ser atendida então a gente está buscando caminhos a gente aceita sugestões também tá professores só lembrando que ontem nós falamos que o google cresce ele tem pregação com com vários aplicativos em soluções que fazem os leitores de tela pó então tá e pelo tablet porque lá não pega internet então a gente fez tudo off né offline e aí ela levou as atividades ela devolve essas atividades muito bom foi bem bacana acho que a gente conseguiu responder né reinaldo sua dúvida tem uma professora que perguntando a marlene sobre a dúvida dela é seus alunos podem ali no clash vamos fazer a mesma atividade várias vezes não marlene a partir do momento que você posta uma atividade você coloca um horário para entrega quando o aluno responde você já recebe um e-mail que ele respondeu e a partir daquilo ali você pode corrigir tá e você pode dar um feedback ele para ele você pode escrever uma resposta se a pergunta dele estava se atingir o critério que você gostaria e por exemplo você pode escolher uma nota de nucleação é de 0 a 100 então você pode escolher uma nota você dá o feedback já definir a nota e devolve o trabalho para o aluno esse devolver significa que ele está foi feito de trabalho você corrigiu e fui bom então assim ele não vai poder ver a prova várias vezes e fazer várias vezes ele tem uma oportunidade só tá bom amor sei que você abra novamente para ele refazer em certo só lembrando que quando você usa aquele teste lá do formulário você precisa configurar para ter apenas uma resposta lá ele aqui se você deixar aquela opção desmarque aberto a pessoa entra e responde quantas vezes ela quiser então é importante lá e configurar no formulário do google para isso entra na internet pesquisa lá como configurar tutoriais e manda ver e não sms também né ontem a professora deixou que ele também eles tem os cursos né lindo tem uma professora que a andreia ela tá falando que a aluna dela é cega porém houve as aulas e responde por áudio chow-chow então assim cada professor vai buscando a sua maneira né de atender os seus alunos e também a gente tem que pensar né com a gente tem pessoal aqui do brasil inteiro a cada secretaria com certeza está buscando oferecer as melhores alternativas para os professores então vocês podem ficar tranquilos que vai dar tudo certo gente no final tudo dá certo gente muita gente perguntando sobre o clash royale volta a falar para você a gente tem aula gravada de ontem tá então vocês podem acessar aí o nosso youtube sebrae mato grosso do sul tá e vocês podem se inscrever no nosso canal e assistir o vídeo de ontem ele tá disponível aí como jornada de conhecimento educação empreendedora webnar um hoje nós estamos no webinar dois certo gente tem mais alguma pergunta aqui que não seja do três rodadas mas alguma pergunta pertinente ao nosso tema de hoje né que é o ensino presencial ea convergência com ambientes digitais bem no comecinho quando josué começou a abordar o tema alguns professores falaram assim é o que a gente está fazendo não é um ad aí eu queria que você desce uma esplanada sobre isso bom o que é educação a distância essa grande pergunta porque se a gente pensa em sim como eu falei no começo né coloquei lá a gente tem o ensino presencial ou semipresencial e educação ensino à distância então quando a gente fala de ensino a distância é tudo aquilo que é feito fora da do ambiente educacional foi físico físico então página que eu tiro dali e eu tenho esse distanciamento físico físico professor estudante eu começo começo fazer educação a distância sim existem teórico que diz assim que educação a distância tem que ter seus requisitos assim tá lá eu particularmente não acredito volto a dizer da minha primeira experiência com a b eu lembro gibi do tio patinhas vi um anúncio de um curso de desenho do instituto universal brasileiro por e eu não tinha feedback de professor era um livrinho que recebi aprende a fazer um negócio mandava um negócio para ele seguir o certificado eu digo te guardar certificado né para servir de dentro hoje mas enfim foi a de foi porque eu aprendi a distância tanto eu tenho a concepção de que a de é tudo que a gente faz proporcionando ao estudante condições dele aprender a distância longe fisicamente deste universo escolar físico e do professor fisicamente com ele eu tava conversando agora a pouco o nosso mentor aqui daí a de e eu explicando para ele que quando a gente se propõe em fazer educação a distância a gente tem que quebrar toda frieza que existe na educação a distância posso falar da mente quantas perguntas então adoro falar professor né então segunda estava ensino presencial eu não vou tocar né mas eu posso tocar no professor né eu vejo professor um sorriso seu olhar eu posso abraçar o então eu tenho uma relação afetuosa fisicamente que só do presencial e isso deixa com que as relações sócio afetivas entre professores estudantes fiquem quentes né ele eles criam vínculos né muito próximo não só a constante mais com a família em muitos casos se a gente sai desse ambiente fez que vai para educação a distância a gente passa ter uma frieza porque eu deixo de ter esse trabalho com cinco sentidos do ser humano né então ea dela tem que quebrar essa barreira que eu não tenho cinco sentidos que você tenha só o visual e o auditivo e você não consegue sentir cheiro você não consegue sentir gosto não vai provar nada né se não consegue pegar em nada então você deixa alguns estímulos fora deste processo então eu eu criei um termo para isso que chama em calor amento da idade o que quer dizer isso eu criar situações onde eu posso gerar calor mesmo que seja à distância então o que é que eu faço como é que eu tô respondendo a dúvida do meu estudante se no final eu coloco atenciosamente seu professor pronto eu tô frio formal então eu quebro tudo isso como olá fulano chama pelo nome como você está eu não vou direto na resposta da pergunta dele eu queria uma situação de amizade virtual e aí eu entro aproveitando que você perguntou responda à pergunta e não deixa só na pergunta eu crie uma possibilidade de interação dizendo para ele e você já pensou sobre isso isso isso isso a questão é as pessoas se falam nos grupos nos faces da vida né então trazer essa próxima levar então eu mais ou menos isso independente da plataforma que eu resolvi e no final manda um abraço manda um beijo passa uma manda um abraço para sua mãe eu tô com saudade de você seja intimista caloroso para que a gente consiga quebrar essas barreiras que existem educação a distância e voltando à pergunta o que queria de ead é você fazer isso é você tentar ser próximo do estudante né mesmo estando a distância é só para eu fazer um adendo vocês tão falando eu acho que olhando o cheque aqui os professores eles tem uma certa dúvida porque a secretaria de educação do estado está usando o termo aulas remotas então assim o que que é aula remota é aquela aula que ela é online porém ela é no mês o tempo que o aluno estaria aula então atenção o aluno ele cidade de manhã mas ele vai ser de manhã e isso significa que aula remota e o que que é aula ead nesse contexto é aquela aula que foi gravada então por exemplo o que que a gente está fazendo nesse momento utilizando as ferramentas que o é a deus deu ao longo dos anos para que hoje consigo cê fazer essa aula remota a melhor maneira possível porque é como se a gente tivesse ali buscando informações do que a gente pode fazer agora então é basicamente isso não é uma brigando com a outra mas é as duas caminhando juntam educação a distância é a modalidade então dentro dessa modalidade você tem diversas formas de promover a educação a distância a aula remoto com a priscila di ciero ser acontece no mesmo horário no mesmo dia porém ela está à distância então você pode ter a aula 5 na aula assim do mesmo dia no mesmo horário depende de como você vai conduzir isso a a aula gravada ela de ela não ela não pode ser comparada com a aula remoto porque na aula remota você também pode ter a vídeo aula gravada né você tem a vídeo aula gravada e logo a seguir do chat e aí entra desculpa até o professor perguntando aqui a stephanie qual a proporção ideal de atividades assíncronas e atividades síncronas e qual a diferença da pessoa não é a turnê de lançamento dele e só voltando um pouquinho essa questão da área de aulas remotas a questão de legislação também né então enquanto estado enquanto secretaria estadual de educação nós temos a as leis né os decretos que amparam a nossa educação então a gente tem que também é observar todas essas questões para a gente poder colocar a educação a distância não é a educação à distância então é um momento atípico que nós é exatamente importante entender isso que é modalidade finalização como você vai executar essa modalidade aí tem diversas formas de novo e a remota é uma delas tem a professora andré perguntando aqui posso solicitar que os alunos me respondam por vídeos e áudios com certeza rendimento exatamente só tem que tomar cuidado se todos esses alunos vão ter equipamento para filmar para poder transmitir devolver para ela é uma coisa que eu sempre digo quando a gente encontra o professor está montando uma atividade a gente tem que pensar lá característica do aluno né e e qual é a ferramenta que o ferramental que aquele aluno tem então por exemplo às vezes o nosso celular ele é rápido e o outro como é então assim existem vários várias vários aplicativos que diminuem o texto que ele ficar com menos o que diminui o vídeo para ele ficar com menos mega então se na sua cidade a sua realidade é o whatsapp então vamos buscar esses aplicativos que vão trazer ali para o aluno um o menor uso de memória menor uso de internet então a gente tem que procurar a ferramenta e assim nós aqui encontro professores que a gente pensa sempre e entregar o melhor para que o aluno aprenda se o aluno aprender a gente não desempenha um papel de volta naquela discussão do que é inclusão inclusão eu tratar todos iguais ou eu oferecer condições diferentes de acordo com a idade de cada um né então se eu vou preparar minha aula eu quero que eles me mande um feedback em vídeo mas eu tenho um aluno que ele não tem celular ele não tem internet então não adianta fazer porque eu não tô fazendo inclusão né então eu tenho que se nivela por baixo não menosprezando tá não entendam isso que é complicado os termos né é verdade mas é de promover é bom então se esse aqui consegue fazer no mínimo isso os outros também vão conseguir então eu promovo dessa forma assim ela queria tanto fazer negócio ok passou tão guarda ideia para um outro momento né exatamente hoje por exemplo mesmo eu tive um aluno respondendo no whatsapp que ele não tinha mais espaço no celular para baixar nada né então assim a gente passa por isso a gente entende como como funciona então assim a gente sempre pensar tem a professora sueli tá falando aqui um termo empatia digital né um detalhe sueli bem bem colocado né então aí tem uma outra pergunta aqui do que a do geovani da silva perguntando se é possível substituir 100% o ensino presencial pelo ead eu acredito que sim eu não tenho nada que diga o contrário é não né o que a gente tem que fazer é buscar as melhores ferramentas para fazer essa convergência se você fala assim planejamento adequado você fala assim eu vou pegar o presencial jogar é claro que nunca vai para o que são sim são modalidades diferentes situações diferentes mas eu falo assim o resumo aí eu quero trocar a pergunta se a eu consigo ter alcançar o mesmo objetivo do presencial não é de consegue eu faço o planejamento para conseguir seu objetivo aí tem uma pergunta que da roseli brito né os alunos estão no mesmo contexto do professor nessa realidade e é por isso que estamos tendo essas aulas dessa forma nós tivemos contato com eles antes do distanciamento então estamos no horário da aula com ele não é exclusivamente o ensino ead tem outra conotação o que aprender junto né eu acho que nesse momento a questão a educação não é fechada a gente constrói e juntos então eu aprendo josué aprende né se eu aprendi os estudantes ea troca que ele traz para nós então é construindo juntos mesmo eu tenho outros professores aqui colocando outros termos como equidade equidade gente pode chamar de equidade tem bastante gente agradecendo pela live de hoje pessoal que falando que amanhã é aniversário da caroline parabéns já temos já temos fãs aqui no gente se você a gente ainda tem mais 6 minutos para encerrar dá tempo da gente responder mais três perguntas então as três primeiras perguntas que aparecerem aí a gente vai responder para vocês tá bom e eu tô achando aqui essas curtidas esses likes aí o joinha é muito baixo então só 349 joão ainda para aumentar quem é marcelo se consegue ver quem tá postando aí nas redes sociais marcando vamos lá pessoal de ponta porã a campo grande amambai sidrolândia vamos chamar para curtir tem pessoal aqui de iguatemi ml ricos e pobres exatamente pessoal que é de fora nos acompanhando tinham uma pessoa que da bahia que fez uma pergunta pessoa a pessoa de tocantins então assim gente a gente tá aqui para responder vocês alguém perguntou equidade e igualdade qual a diferença conceito de termos né sim é que eu digo igualdade são todos iguais equidade é quando você promotor é sabe não importa o nível eu vou dar uma equidade eu vou tentar vou trazer as oportunidades de forma igualitária não é o termo é bastao alcancem o mesmo obs eu tenho até uma uma imagem não sei se vocês já viram essa imagem na internet que é um jogo de futebol circunvizinhas assistindo mas cada um tá com uma quantidade de caixote diferente para que todos consigam enxergar então acho que cuidado é basicamente isso esse termo aí teve um professor aqui que perguntou é pessoal tá perguntando cadê as máscaras e álcool em gel nós estávamos de máscara até até antes de gravar tá gente ok gel tá aqui do lado e nós estamos respeitando tá todos todos a distância ninguém como condimentos senhor né então tá tudo coberto ficamos perto mas estamos mais estamos bem distantes cada um tá com seu microfone então tá tudo certo teve o professor aqui deixa eu só pegar o nome dele professor magno oliveira ele tá perguntando e educação física para o fundamental 1 do edi é possível posso contar uma coisa que eu vi o filho a new system o para trás um professor ele estava na internet já se podem procurar eu não lembro o nome dele agora mas ele dando aula de educação física pela internet então ele tinha uma linguagem muito adaptado ali o estudante né outro próprio e ele ensinando com coisas simples que a criança tinha em casa sabe não é nada muito assim mirabolante eram coisas pequenas uma bolinha não sei o que ela tem bolinha faz de papel sabe eu achei muito legal e é possível vem aqui como objetivo da educação educação física buscar né na idade dele da criança ali mas pode promover muitas coisas né pesquisa sobre jogos sobre esporte também da rede pública né e ele recebeu inúmeras atividades relacionadas à a educação física e falando de brinquedos antigos brincadeiras antigas daí lá veio ele veio comigo com o pai ea a deus a gente tá velho né porque eu fazia isso com os meus pais então muito bacana muito legal tem a professora evelyn que tá falando aqui este ano não estou trabalhando com a sede mas quero imensamente agradecer essa oportunidade única que a sede juntamente com o noroeste e o sebrae estão nos oportunizando estão todos de parabéns obrigada a evelyn ela disposição olha agora tem uma pessoa bem de longe aqui márcia cristina poções bahia estou feliz de aprender com você se nós e você está participando tá aí tem uma última pergunta que para gente responder e finalizar tá como promover o edi ou educação remota né na educação infantil a essa é a última que a gente vai responder vídeos é questões lúdicas historinha a questão escrita não tem porque eles estão sendo alfabetizados então sabe vou e o meu pequeno fala pesquisa né no google é falando então existem muitas possibilidades e os pequenininhos eles adoram a tecnologia algumas escolas estaduais nós temos os uca um computador por aluno pequenininho então eles estão é familiarizadas com as tecnologias então não tenha receio professor não tenha receio que eles vão dar conta eles estão mais familiarizados mais que a gente dá um show de conhecimento tecnologia eu só queria cumprimentar e a gente fica nessa dúvida né hoje pela manhã eu vi um pai aqui da faculdade me estava falando da live dessa live de hoje nessa webinar e ele me mostrou um vídeo né do filho dele fazendo dois anos de idade a quero assistir o filme da pulando tá ele só desbloquear você vai dar aqui já sabe onde tinha clicar arrastar não sei o que escolhi como aumentar volume e aí quando ia passar a propaganda lá que tem no youtube que fica né acaba olhando ele ficava ele ficava batendo e que não sabia ler esse tinha cinco com a presa ele tava batendo que ele sabia que tocando aline a liberar o vídeo que eu queria assistir então a gente vê que essas as crianças parece nascem com um chip que a gente não tinha no para sala exatamente essa facilidade pode falar eu queria só complementar aqui na segunda-feira agora iniciou-se a transmissão né de tv aberta com conteúdos educacionais então é aberto a todas as escolas do estado tem o horário tem o cronograma as escolas estão divulgando e o professor vai adaptar a partir daquelas atividades colocar no google class é mandar atividade à distância nessa atividade impressa ou no grupo de whatsapp como você estiver fazendo importante que você faça professor tá então aí cada cidade tem o atendimento e tem um número e os já estão a sede também está divulgando no site da sede é os horários os canais também tá bom mas assim as secretarias municipais elas podem utilizar mesmo sabe como é que essa relação essa parceria estado e prefeitura é muito próxima professora maria cecília tem a questão é de compromisso com a undime então fazem essas tratativas juntas e eles estavam verificando como disponibilizar para os municípios também é claro que tem um dos municípios que é de acordo com a a tv aberta ainda não pega então tem os municípios que estão com essa televisão aberta tá eu não vou me recordar agora quais são eles mas ainda não conseguimos abranger todo o estado está em relação ao grupo é essa vocês também vai ser escondido para juros simples pode tá aberto essa parceria pode sim tá então vamos tentando então é isso gente a gente e por aqui né obrigada pela participação da professora caroline obrigada josué por mais um dia de conhecimento pessoal que está assistindo a gente muito obrigada pela participação de vocês se vocês gostaram do nosso webinar de hoje já vou convidando vocês para participarem de um webnar de amanhã dá um like nas nossas no nosso vídeo em que nas nossas redes sociais que a gente colocou aqui vai lá no nossos post de divulgação do evento e cometa que vocês gostaram do evento isso é importante para nós importante para outros professores também verem que a gente está fazendo tá com essa iniciativa para que eles possam participar a gente ainda tem três dias de evento né então muito as inscrições estão abertas ainda pode passar para o pessoal link da descrição aqui na descrição do vídeo já tem o link de inscrição para amanhã vocês podem passar para o pessoal divulgar para gente e outra coisa a hora que terminar aqui o vídeo vai estar disponível para você então se vocês quiserem compartilhar recon part o facebook tá tudo liberado tá bom muito obrigado depois de você fazer a senha filmar caso falou que o pessoal falou defesa que até o que a gente vai olhar tá bom procurar compartilhar é compartilhar agradeço de coração a participação de vocês essa é a as considerações deles também a gente não consegue fazer podem surgir e temos é para o próximo evento né podem sugerir temas para o próximo evento e a gente tá aqui à disposição para o pessoal gente que é dos demais municípios do mato grosso do sul que são as secretarias municipais vocês quiserem procurar o programa educação empreendedora vocês podem procurar no link da descrição tem meu telefone a gente vai atender também os municípios né o que a gente puder fazer para apoiar os professores nesse momento que a gente está vivendo até o momento novo a gente tá disposição tá muito obrigada boa tarde para vocês aproveitar também agradecer a noroeste nossa e para a gente tá podendo oferecer se webnar para vocês porque a gente aqui tem um estúdio grande que a gente pode estar falando com vocês respeitando todas as regras né que a gente tá passando agora então assim obrigada para nós para noroeste para secretaria de estado de educação que compartilhou com todos os professores que disponibilizou os profissionais para participarem com a gente também e o sebrae como através da educação empreendedora que está promovendo esse evento para poder apoiar vocês professores que vocês professores são tudo né gente sair professor o brasil não vai para frente né então muito obrigada e até amanhã tchau tchau e e aí

#Educação #Brasil #Webinar #inovação #Ensino #presencial #transposição #para #ead #Sebrae