ATPC EDUCAÇÃO ESPECIAL (FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR) – SEMANA DE 24 À 28/04/2023

By | 05/05/2025

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ATPC EDUCAÇÃO ESPECIAL (FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR) – SEMANA DE 24 À 28/04/2023/a>

Boa tarde estamos iniciando mais uma TPC de Educação Especial meu nome é Elaine eu sou PEC de Educação Especial da Diretoria de Ensino norte 2 tem o cabelos e olhos castanhos estou usando óculos estou com uma blusa cinza com detalhes de lista na gola Estou aqui com a Márcia Herrera que vai se apresentar para vocês Herrera perto de Educação Especial da adenot 2 mais uma vez aqui com vocês numa TPC de flexibilização curricular sou branca loira o cabelo preso ou de preto e um colar Pérola e preto pessoas são diferentes são duas crianças lindas mas são muito diferentes uma é toda desdentada a outra é cheia de dentes uma anda descabelada a outra é cheia de pentes uma delas usa óculos e a outra só usa lentes uma gosta de gelados a outra gosta de quentes uma tem cabelos longos a outra porta eles rentes não queira que sejam iguais Aliás nem mesmo tentes são duas crianças lindas mas são muito diferentes Ruth Rocha essa leitura nos remete né a importância de reconhecer a diferença das pessoas e reconhecer o valor das Diferenças né a igualdade elas nos tira o direito a Equidade a igualdade ela vem para nos colocar e-mail ao mesmo patamar de direitos mas todos nós somos diferentes e aceitar essa diferença é que é bonito exatamente aproveitando aqui nós trouxemos um trecho do artigo de lei da LDB o artigo 59 e os sistemas de ensino a segurarão aos educandos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação número um currículos métodos técnicas recursos educativos e organizações específicos para atender as suas necessidades cada aluno tem a sua especificidade por isso é tão importante a análise inicial a avaliação Inicial preparar o anexo substancialmente avaliando aquele aluno para ver qual é a forma que nós precisamos flexibilizar para que esse aluno tenha Equidade no ensino então cada aluno vai ter a sua própria seu próprio plano de atendimento por isso que chama plano de atendimento individual cada aluno tem a sua necessidade a gente deve respeitar isso na hora de montar o plano para este ano a terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido pode passar por favor para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências ou e aceleração para concluir o menor tempo o programa escolar para o super dotados então a gente vê aqui dois pontos opostos né porque tem alunos com superdotação que podem reduzir o tempo tem alunos que vão precisar um pouco mais de tempo vamos precisar de uma flexibilização curricular Tanto para quem tem altas habilidades quanto para quem tem deficiência intelectual então é importante sempre que a gente tenha um olhar para isso fazer os anexos conversar com professor da sala regular ver quais são as necessidades para esses alunos como é que eu faço para estar montando um plano de atendimento esse plano de atendimento tem que ser feito de preferência coletivamente é importante ouvir o professor da sala regular esse menino ele não vai ter uma folhinha diferenciada para ele pintar esse menino tem que ter um contexto dentro da sua série dentro do currículo Igual aos demais por isso nós falamos em Equidade a gente tem que oportunizar que este Estudante tem as mesmas disciplinas o mesmo conteúdo só que de uma forma adequada para que ele entenda para que ele seja também contemplado com esse conhecimento que número 3 os professores especialização adequada em nível médio superior para atendimento especializado bem como os professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos na salas comuns Ou seja eu sou professora de biologia Eu tenho um aluno deficiente na minha sala eu tenho que pensar uma aula para que esse aluno também seja contemplado então eu não posso dar uma aula diferente eu estou dando aula de células eu vou dar para ele um animal para ele pintar somente por pintar uma paisagem que não tenha a ver com a minha aula então é isso que a gente tem que pensar a flexibilização tem que ser dentro do contexto mesmo conteúdo que os demais quer acrescentar alguma coisa Márcia Sim a gente tem aqui três itens para responder umas integrações dos professores né vamos voltar um pouquinho Da onde vem a necessidade da flexibilizar o currículo Aonde que está aonde que tá documentado tem muito professor que perde para gente né Aonde que tá escrito que eu tenho que fazer tá escrito em vários documentos em Várias Vários artigos de várias leis mas a gente trouxe aqui a LDB né que é o artigo 59 que ele diz que o sistema de ensino assegurará aos educandos com deficiência transformando desenvolvimento e altas habilidades essa flexibilização ou curricular ou metodológico ou em técnicas recursos e organização específico ou seja o professor do componente currículo curricular ele precisa olhar para a especificidade desse ano então às vezes a gente fala assim ai vamos fazer um plano para atender esse menino o plano nada mais é do que você dizer o que que você vai fazer de diferente para aquele menino poder participar da mesma aula não é uma aula diferenciada no sentido de que uma aula para ele uma aula para os demais não é uma aula que eu possa atender a todos né ou às vezes a aula é a mesma mas eu preciso trazer alguns recursos diferentes ou tecnológico ou assistivo uma caneta diferenciada uma caneta que eu posso escrever né sem me preocupar com a gravidade aí eu tenho que utilizar uma barreira tem que utilizar um Eng essa é uma tecnologia assistiva que eu tô dando conta do apoio que esse menino precisa e ele tá participando da mesma aula de que forma que ele registra o que que eu preciso trazer de que forma que ele compreende o que que eu preciso trazer Então são oportunidades que eu preciso assegurar porque eu sou professora do sistema de ensino do Estado de São Paulo e a legislação do sistema de ensino do Estado de São Paulo diz que todos os professores asseguraram todos os diretores todos os coordenadores asseguraram os apoios para os meninos com deficiência transtornos específico autista ou Super altas habilidades aqui também Cabe a gente lembrar que o aluno que tá na particular na escola particular está sobre essa mesma legislação o professor que está na escola particular ele tem que também assegurar todos esses apoio tá dentro do mesmo sistema o sistema de ensino do Estado de São Paulo é esse E dentro dele eu me organizo para que todos os alunos possam ter acesso com relação ao dois a terminalidade específica a gente não fala mais uma terminada terminalidade específica porque ela dá conta de eu dar uma terminalidade de direito ao ensino Mas na nossa Constituição garante que ele pode ultrapassar todos os níveis disso que ele quiser portanto se eu como profissional como pai requerer a terminalidade no oitavo nono ano no terceiro médio no quinto ano eu vou estar fazendo algo que é contra a legislação e se demonstrar que ele quer voltar para o sistema ele volta mesmo terminalidade e hoje a gente olha para o nível de apoio que ele precisa e não para deficiência então eu apoiando esse estudante ele vai até onde ele quiser ele vai adentrar uma universidade ele pode ir para um curso técnico ele pode ser provedor do seu próprio sustento dentro de uma micro empresa ele pode ser um micro empresário enfim eu não posso fechar a porta por conta da deficiência muito pelo contrário eu preciso da apoio para que ele possa atravessar que ele possa fazer dessa parede uma ponte que ele possa dar uma sequência na vida dele e o três ele tem três professores com especialização adequada em nível médio ou superior Isso quer dizer assim os professores eles precisam ter graduação para ser professor de ciências professor de biologia professor de língua portuguesa professora de língua estrangeira eu preciso ter professores formados nos componentes curriculares para que ao chegar um aluno com dificuldade de aprendizagem com deficiência ou com uma necessidade de uma enriquecimento curricular eu saiba o que fazer se eu tô no sexto ano trabalhando por exemplo professor de ciências ele tá ali trabalhando com o ciclos biogeoquímicos vai ser de uma forma superficial por exemplo a fotossíntese ele ele vai saber que aquele menino do sexto ano que tem altas habilidades que já tem um comportamento uma predominância maior em ciência em biologia ele já tá no sistema avançado eu posso trazer para ele por exemplo um pouco mais dessa dessa desse nível para que ele não fique só na superficialidade como Ficarão os demais no sexto ano então eu tô dentro do mesmo componente eu estou dentro do mesmo assunto né dentro da mesma habilidade mas daí eu já dou uma mergulhada já dou uma enriquecida curricular para que ele possa inclusive reconhecer o balanceamento né que há entre como é que fala a glicose para formar a glicose Então eu tenho um balanceamento ali da equação né da fotossíntese de que forma ela está balanceada do sexto ano não vou tratar de balanceamento mas se é um menino que está no outro nível de necessidade por exemplo de uma facilidade curricular eu já vou ter que dar uma para ter uma proposta de cliente para ele para isso tem que ter formação a formação que exigir daqui não é a nível de Educação Especial a educação especial ela vem como apoio ela vem como suporte para esse professor que já tenha especialização especialização dentro do currículo dele e aí eu compõem junto com esse professor da Educação Especial os apoios que esse menino precisa Então tô falando daqui de uma formação tanto de graduação quanto de especialização nas deficiências para o professor do ensino regular eu olho muito mais para o currículo para o professor da Educação Especial eu olho muito mais para os apoios Tá certo vamos lá dando continuidade dentro do que a Márcia falou também nós visamos sem sempre para Independência desse aluno para que ele siga em frente para que ele continue com seus estudos e é esse é o nosso grande objetivo que esse aluno seja produtivo no mercado de trabalho que ele seja provedor do seu próprio sustento que ele tem uma profissão que ele tem as oportunidades que todos devem ter extraído de um documento orientador de flexibilização curricular para estudantes público alvo da Educação Especial nós tiramos esse trecho a flexibilização e alinhamento curricular não diz respeito à construção de um novo currículo ou uma nova atividade mas sim de estratégias que viabilizem um acesso de forma igualitária aos conteúdos propostos página 4 de 10 para os estudantes que apresentam dificuldades quanto à compreensão e execução das atividades propostas nos canais ainda no retorno às atividades presenciais esse trecho aqui foi um trecho retirado e aqui ó eu não li até o final presenciais devido ao severos comprometimentos orientamos que registrem por meio do anexo 3 era um período que nós estávamos na fase da pandemia esse documento foi extraído de lá esse trecho porque esse anexo 3 esse anexo 3 é elaborado pelo professor da sala regular quando o professor monta o plano de aula dele ele já vai montar um anexo 3 quais as habilidades que ele vai trabalhar naquela aula dentro desse anexo 3 ele vai usar a mesma aula o diferencial é ele vai colocar a habilidade e quais os recursos que ele vai utilizar nessa aula para que o aluno compreender e acompanhar aquele conteúdo Esse é o anexo 3 Aqui nós temos uma imagem no próximo slide que identifica bem a igualdade todos os caixotes são iguais mas não está oportunizando para todos a mesma visão e a equidade que mostra a oportunização para todos de maneira Igual essa é a diferença então nós temos que visar sempre a Equidade próximo mais um documento a gente sempre extrai os trechos dos documentos pontos principais para que a gente foque no que nós estamos falando mas a gente deixa as referências no final para quem quiser ler os documentos na íntegra tá então extraído da instrução da cgb de 14 de janeiro de 2015 adaptações curriculares de acesso ao currículo entende-se por currículo regular para os anos iniciais Ensino Fundamental as expectativas de aprendizagem sendo ponto de partida para adaptação e acesso a rotina semanal e modalidades organizativas para os alunos dos anos finais e do fundamental e das séries do ensino médio o ponto de partida para adaptação de acesso ao currículo do Estado de São Paulo para as diferentes desses disciplinas e seus materiais de apoio vamos lá intense por currículo funcional natural uma proposta metodológica atendimento das pessoas com dificuldades de comunicação interação social comportamento e aprendizagem o trabalho de adaptação curricular e de acesso ao currículo para os alunos com transtorno de espectro autista deve resultar a interação entre o professor especializado sala de recursos ou Itinerante e os professores da sala comum sugere-se no anexo 3 um roteiro para o registro da adaptação curricular realizada pelo professor da classe ou aula regular Entra de novo no que nós falamos união entre estado de recursos e sala regular professores devem conversar e a aula do anexo 3 vai ser a mesma aula o que vai acrescentar a flexibilização Quais são os materiais quais são os métodos que o professor vai utilizar para que Contemple a todos fazer um apontamento bom é importante lembrar que sem o professor de atendimento educacional especializado se é um professor conformação o atendimento vai ficar a desejar por mais boa vontade por mais conhecimento que tenha o coordenador os professores do ensino regular Eles não têm conhecimento específico da deficiência ou do transtorno então é muito necessário que as escolas se atentem a cumprimento da legislação todas as escolas tem obrigação devem oportunizar o atendimento educacional especializado na sua sede não tem condição do aluno para uma outra escola fazer o atendimento educacional especializado porque o professor que atende naquela outra escola não vai conseguir compor O que é mais necessário que essa conversa que é esse tempo de Formação junto com os pares esse ensino colaborativo esse trabalho as escolhas a conversa o estudo do caso estudante vai ficar sem apoio então o professor vai dar o apoio para o aluno e o ensino do aluno vai ficar não apoiado porque o apoio o ae ele não é só o apoio para o aluno com deficiência mas também é apoio para o professor do componente curricular que sozinho ele acaba não caminhando então se a escola não oportuniza não tem como você fazer um trabalho coerente que dei respostas às necessidades do menino vai ficar defasado vai ficar incompleto E aí você vai ter a sensação de que não tá caminhando então se você na sua escola tá tendo a sensação que você faz faz para aluno e não tá caminhando é porque tá tomando um caminho que não é o correto porque você tá tomando decisão que devia ser em grupo e você é uma decisão coletiva ela trabalha com várias formações e quando você toma uma decisão individual no que deveria coletivo você tá deixando de considerar conhecimentos muito importantes para embasar esse trabalho então quando o menino é autista e eu acredito que eu dou conta sem pelo menos uma avaliação do professor de atendimento educacional especializado mas porque o menino tá de boa na sala ele tá ali ele tá se socializando tá errado ninguém vai para escola para só para se socializar está errado eu não posso olhar para o meu estudante dizer ele vai para escola e ele se socializa bem ele é feliz aqui engano o que a gente tá fazendo uma fragilidade na formação desse jeito tá fazendo com que o que a gente chama de capacitismo aconteça na vida dele o tempo inteiro vamos tirar esse capacitismo da frente dos nossos olhos ele é detentor de direito ele tem direito de ter essa oportunidade de trabalhar o currículo do jeito dele mas que você professor do componente curricular não dá conta de saber sozinho então o aee ele não é só para atender o aluno Mas é para atender também a necessidade do professor do regular ter formação compreensão e colaboração de um professor especializado na deficiência no transtorno o enriquecimento curricular por exemplo como é que eu faço eu não consigo dar conta às vezes dá da deficiência mas como é que eu faço então o enriquecimento curricular quando eu não sei fazer quando eu não faço o que o menino precisa eu faço com que aquele conhecimento que o menino tem né que já é De grande valia para ele que vai de fato dar uma sustentação para o mundo do trabalho vai fazer com que ele tenha sucesso naquele escolha ao longo do tempo ele vai se perdendo porque ele não teve o apoio necessário ele vai se cansando de lutar daquilo ele vai ser cansando de lutar por alguma coisa diferente pô mas eu já vi isso já tô cansando de ver isso o menino vai cada vez mais se fechando em si mesmo e Isso não pode acontecer a gente tem muitos alunos com muitas altas habilidades e que a gente se quer consegue mapear a gente precisa ter esse profissional na escola para mapear esses meninos para ajudar a conhecer seus apoiar os professores a conhecer os seus meninos precisa tá bem agora nós vamos mostrar alguns exemplos de atividades que foram elaboradas por professores colegas nossos que fizeram a própria flexibilização curricular por exemplo aqui tem um texto e uma questão essa é uma prova de língua portuguesa de 4º ano e nós vamos mostrar a flexibilização dessa mesma questão pode passar por favor aqui nós vemos que ela tirou algumas informações de desenhos que poderiam ser algo que distraíssem os alunos o texto ela colocou em a primeira informação e todo encaixa alta Então essa já é uma flexibilização nós vemos que tem o mesmo a mesma aula a mesma questão só que de uma forma diferente então você vê que tá todo encaixa alta a letra bem definida poucas informações com foco direto ao assunto fazer alguma estacionamento Então essa é a primeira senha flexibilização e aqui com a flexibilização nós vemos que a mesma aula um slide muito parecido que o professor montou de uma maneira rápida que ele não vai ter que pensar numa outra questão num outro conteúdo tá então a flexibilização às vezes acaba sendo mais simples do que nós imaginamos e com o passar do tempo quanto mais a gente vai fazer mais simples ela se torna aqui uma outra questão matemática quarto ano pode passar por favor questão 2 volta um pouquinho por favor essa aqui é uma questão de um problema a próxima é a flexibilidade o conteúdo é o mesmo é a mesma pergunta Só que a gente vai ter um apoio Extra com imagem pode passar por favor aqui o professor que montou a questão ele colocou os cinco aquários para que o aluno possa construir a resposta dele com esse apoio Então ele pode desenhar ele pode fazer bolinhas ele pode desenhar o peixinho então vai ficar uma maneira mais simples dele compreender então é a mesma questão aqui o professor colocou um fundo mais escuro para que a imagem se destaque ele colocou as letras todas em caixa alta Então são pequenos detalhes que fazem toda a diferença para que esse aluno tenha a oportunidade de ter a mesma disciplina o mesmo conteúdo tá essa é a idade que nós falamos só vou voltar um pouquinho para vocês Então essa é a questão dois na avaliação sem flexibilização a mesma questão flexibilizada Ciências da Natureza oitavo primeira prova não é flexibilizada colocou um texto colocou a habilidade a ser trabalhada colocou de onde Foi retirada a questão e todas as informações no segundo na flexibilizada ela já tirou a habilidade para que não fique informações que para o aluno não seja relevante para que ele responda a questão ela diminuiu o tamanho do texto e ela colocou figuras para que auxilie o aluno a compreensão desse texto então é a mesma prova aplicada de maneira diferente tem alguma questão que você queira apontar né é a importância da redução do enunciado Às vezes a gente também pode fazer uma leitura apoiar com a leitura então ler para o aluno também é uma flexibilização se ele necessita desse apoio é possível é permitir Aqui nós temos uma questão de educação física porque também temos prova escrita de Educação Física não é só na quadra que nós temos as avaliações então aqui o que que o professor fez ele colocou as imagens para auxiliar e ele também retirou a habilidade a ser trabalhada ele foi direto ao foco do texto que ele precisa que esse aluno responda então ele sintetizou e colocou as imagens como apoio tá próximo importante aqui olha que ele Manteve a mesma prova ele fez uma redução no enunciado mas as questões ele Manteve a palavra caráter ajudou capoeira e Maracatu então ele só acrescentou fez a redução né retirada da habilidade e acrescentou as imagens mas Manteve a avaliação microfone aqui arte nono ano nós tivemos aqui uma questão com texto grande que é para fazer associação dos profissionais com os cargos a ocupação de cada um o que cada profissional faz dentro do teatro aqui na flexibilizada pode passar por favor depois a gente volta para fazer o comparativo ela reduziu o número de profissionais colocou uma foto a descrição da função E aí o aluno vai fazer a associação então o que que ela fez ela pegou o mesmo conteúdo e fez de maneira mais sucinta com auxílio de imagens e ela colocou uma breve relato do que cada profissional faz associando a imagem para que o aluno descubra qual é o profissional que ele deve associar coreógrafo aderecista iluminador ou ator então vocês veem que é a mesma prova mas ela fez de uma maneira diferente e aliás ficou bem interessante é a forma como ela flexibilizou a próxima matemática segundo ano do ensino médio aqui é a mesma prova aqui a única diferença são as instruções para flexibilização professor vai usar a mesma prova só que aqui ele tem uma orientação para flexibilizar na questão fazer a leitura da questão e da tabela e fazer as seguintes perguntas para estudante Qual o nome do funcionário mais velho Qual o nome do funcionário que possui maior salário e qual o nome do funcionário que tem a menor carga de trabalho então nós vemos aqui que ela não mudou a prova ela pegou a mesma prova ela apenas deu instruções possibilitando que esse aluno também tem acesso a prova e essa prova ela vai usar a mesma forma só com o apoio do professor leitor próximo língua portuguesa aqui nós vemos também a mesma prova só que com o número reduzido tanto o texto reduzido né o enunciado é o mesmo a questão é a mesma ela reduziu um texto e ela reduziu em vez de ser alternativas é quatro alternativas ela reduziu para duas alternativas Então ela teve um foco mais objetivo Mas é a mesma questão tem algum apontamento para fazer [Aplausos] Não tudo bem vamos seguir vamos para a próxima geografia segunda série aqui o professor não reduziu o texto mas ele colocou figuras para auxiliar então ele colocou o mesmo texto só que ele colocou uma figura para auxiliar a pergunta vai ser a mesma só que o aluno vai ter um apoio desta figura para responder a prova e aqui na parte que ele vai responder ele pode optar por colar desenhar ou escrever a forma de registro o professor vai analisar junto com o aluno com a forma que esse aluno vai poder registrar mas ele teve a mesma prova só a forma de registro dele que pode ser diferente ele vai ter essas três opções ele se acaso ele decidir por recortar o professor vai ter um apoio de algumas figuras para que esse aluno recorte ou esse aluno vai desenhar cabe ao professor pensar o que é mais adequado para aquele aluno Tá certo e por fim temos nossas referências para quem quiser ler esses trechos que nós retiramos são de documentos tem todos os documentos ainda Então por hoje é só não sei se a Márcia vai querer falar mais alguma coisa para finalizar só queria dar um alô para vocês pensarem por exemplo a última aula que vocês prepararam que que vocês fariam diferente e aí vocês coloquem no canal O que que vocês prepararam na sua última aula e o que após vendo essa formação o que vocês sugeriram ou fariam de sugestão para que essa aula pudesse ter participação de todos os alunos se algum aluno não é doce não é escritor que tipo de apoio você poderia dar para ele ou então no que não faça pergunta né nos apoia aí com Que assunto você gostaria de ver nas próximas formações Na próxima a gente vai falar de ensino colaborativo e vamos tentar trazer informação para vocês do ensino colaborativo para a próxima Tá bom mas é isso muito obrigada é bem legal tá aqui com vocês e um abraço a todos

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