[AULA 22] Design thinking e gestão 5.0

By | 05/05/2025



Esta é a aula 22 do Curso de Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional, promovido pelo Laboratório …

[AULA 22] Design thinking e gestão 5.0/a>

[Música] [Música] educação próxima categoria cidades acima de 100 mil habitantes e as finalistas Curitiba capital do Paraná Prefeito Rafael Greca Santana de Parnaíba que fica no estado de São Paulo há 30 km da capital Prefeito Antônio Marcos Batista Pereira e Sobral no Ceará a cerca de 230 Km da capital Fortaleza Prefeito Ivo Ferreira Gomes e o vencedor no Pilar Educação na cidades acima de 100 mil habitantes é Sobral Prefeito Ivo Gomes Ele Não pode comparecer mas tá aqui a Silvia que é secretária de planejamento gestão de Sobral que vai nos dar honra de buscar o prêmio da sua cidade ele será entregue por Barreto Júnior vice-presidente do Banco do Brasil e a gente também ganha um prêmio junto Porque a gente vai dar um passeio até Sobral vamos nessa uma cidade com mais de 212 mil habitantes que tem a vantagem de ficar entre duas grandes capitais e acumula ótimos índices na infraestrutura e na mobilidade urbana mas o maior destaque de Sobral foi a nota de quase 93 pontos no Pilar educação um dos caminhos para crescer foi valorizar a equipe que cuida das escolas a cidade ofereceu gratificação por desempenho depois de uma avaliação das metas alcançadas e do uso de metodologias inovadoras trabalho reconhecido em todo o país e com potencial para ser ainda melhor no ano que vem [Música] [Aplausos] [Música] [Música] Olá sejam todos bem-vindos e bem-vindas aqui a mais uma aula do nosso curso de aprendizagem integral gestão escolar e avaliação meu nome é Raquel Almeida tenho a pele clara cabelos pretos lisos e longos estou com uma blusa Clara rosa clara e atrás de mim tem uma parede com fundo neutro e farei a mediação da nossa Live de hoje da nossa aula de hoje estamos iniciando neste momento mais uma aula do nosso curso de aprendizagem integral gestão escolar e avaliação Educacional realizado semanalmente aqui no canal do laboratório digital Educacional antes de iniciarmos a nossa aula de hoje que está imperdível o secretário da Educação de Sobral e professor da Universidade Federal do Ceará Herbert Lima que também é idealizador do laboratório digital Educacional tem então um recado para todos nós Professor Herbert eu gostaria também de cumprimentar a todos que estão nesse momento no YouTube professores educadores diretores profissionais da área técnica e pedagógica da Educação Básica ao ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados Esse é o curso de aprendizagem integral gestão Educacional e avaliação Educacional essa é uma iniciativa vinculada a Universidade Federal do Ceará em parceria com a escola de formação de professores a Secretaria Municipal de Educação de Sobral juntamente com Universidade Estadual do Ceará Governo do Estado do Ceará e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia essa iniciativa também tem o apoio do Instituto UFC virtual e do centro de excelência e política educacionais e sempre ambos da Universidade Federal do Ceará Esse é um curso de extensão de 180 horas nós estaremos reunidos aqui as cestas e aos sábados de 14 às 17 horas e com uma grande novidade nós teremos também as quintas-feiras à noite aulas que serão transmitidas ao vivo Esse é um curso que tem duração de quatro meses nós estaremos juntos nos meses de Fevereiro Março Abril e maio serão quatro meses com quatro atividades avaliativas Essas atividades avaliativas serão realizadas sempre ao final de cada mês o curso tem um total de 180 horas e nós iremos convidar aqui professores pesquisadores Mestrando doutorando profissionais da Educação Básica do ensino superior para compartilhar um pouco as suas experiências projetos pesquisas estudos e ações no campo educacional falaremos aqui um pouco sobre interdisciplinaridade gestão escolar formação de professores tecnologias cultura Maker inovação pedagógica avaliação Educacional educação especial assim como também iremos compartilhar experiências e práticas no campo da educação infantil do ensino fundamental da educação de jovens e adultos do ensino médio e do ensino superior os nossos convidados são todos palestrantes professores pesquisadores que estarão se disponibilizando aqui gratuitamente as cestas e aos sábados às 14 horas ao vivo para vocês no YouTube e também as quintas-feiras à noite com essa grande novidade para você que está participando desse curso é muito importante lembrar que para receber o certificado de 180 horas você deve se inscrever na inscrição Geral do curso no formulário que tá disponível tanto no site e nas redes sociais do lde que é o laboratório digital Educacional da Universidade Federal do Ceará assim como também no site da Secretaria de Educação de Sobral Esse é um curso 100% online gratuito aqui no YouTube e para cada aula você também pode e deve se inscrever para receber individualmente um certificado para cada aula que irá ocorrer no formato de palestra Então você sempre faz a inscrição toda semana em cada uma das aulas na quinta à noite no sábado à tarde e na sexta-feira à tarde como também deve se inscrever no curso geral as palestras e lives no formato de aulas eram certificados de três horas aulas e ao final aqueles que estiverem conosco ao longo de todo o curso e realizarem as atividades terão direito a um outro certificado a Um certificado final de 180 horas é importante também lembrar que durante a palestra durante as lives que vão acontecer aqui no YouTube Você pode lançar dúvidas perguntas e questionamentos na hora do intervalo de nossos palestrantes estarão acompanhando a interação e a participação de vocês Vale destacar também que nós temos além do YouTube e todas as informações do nosso curso estão na descrição desse vídeo dessa Live no YouTube vocês encontram lá a lista de frequência para cada aula você deve fazer a inscrição e se inscrever para cada uma das aulas e assinar a lista de frequência você deve também participar no chat lançando dúvidas perguntas questionamentos elogios sugestões para as próximas aulas e para as próximas lives é importante também você informar o município e a cidade em que você está nesse momento nós os mediadores assim como também os nossos palestrantes convidados queremos muito ao longo de todo o curso saber de onde você fala seu município a sua cidade a área que você atua e a participação lançando questões e perguntas sobre os comentários esse curso também tem outras ferramentas e atividades disponíveis ao longo da aula e também nas semanas vocês devem entrar e participar do nosso grupo de telegram instale o aplicativo de telegram no seu celular e participe do nosso canal e do nosso grupo participe também dos nossos grupos de WhatsApp você pode entrar no link aqui abaixo acessar o grupo de WhatsApp e entrar nos grupos para receber informações de orientações do curso toda semana logo aqui abaixo também você encontra a lista de frequência a inscrição para cada aula a inscrição Geral do curso e o link do nosso Instagram Facebook Twitter YouTube do blog do laboratório digital e também do site desse curso e de outros cursos que já aconteceram aqui no laboratório digital Educacional esse canal do YouTube tem mais de 214 mil professores e educadores e nós temos mais de 10 milhões de visualizações com aulas palestras todas disponíveis para vocês eu quero nesse momento então compartilhar aqui a minha tela juntamente com o apoio e ajuda da Equipe técnica para apresentar algumas orientações para vocês essa aqui é a nossa janela no YouTube é importante que vocês possam observar que aqui embaixo nós temos a opção de um Sininho onde eu estou passando o meu mouse nesse momento e vocês devem clicar nesse Sininho e escolher a opção todas através dessa opção você conseguirá receber notificações de todas as lives palestras cursos e eventos que a gente tiver transmitindo aqui nesse canal do YouTube logo aqui ao lado você tem a opção de um sinal de OK de gostei que é esse sinal de certinho onde eu tô passando aqui nesse momento meu mouse você deve clicar nesse sinal para que ele fique de cor preta preenchido como está aqui nesse momento isso significa que você aprovou Gostou da nossa aula da nossa Live e é importante para que o YouTube possa distribuir essa palestra e essa Live para mais usuários que estejam no sistema logo aqui abaixo Você tem uma breve descrição da aula e aqui você tem a opção mostrar mais clicando na palavra mostrar mais você encontra os dados dos mediadores dessa Live as informações dos palestrantes o link de leituras de artigos assim como também dos slides dos nossos palestrantes o link da inscrição Geral do curso a lista de frequência e também a lista de inscrição para cada aula Então nesse momento Vocês estão vendo aqui a inscrição e a frequência para essa aula que está acontecendo no formato de palestra eu estou marcando aqui no mouse na tela para que vocês possam visualizar em casa aqui você tem a presença na aula então você escreve para cada aula coloca o seu nome completo e correto e o seu e-mail e recebe Um certificado a partir da próxima semana dessa aula no formato de palestra logo aqui abaixo você realiza a sua frequência preencha a frequência para confirmar a sua presença aqui e aqui nós temos o passo a passo para aqueles que desejarem retirarem o seu certificados na nossa plataforma de inscrição tanto para os cursos Gerais para esse curso para outros que já aconteceram como também para as lives que estão acontecendo como essa nesse momento logo aqui abaixo você tem a inscrição no curso que é de aprendizagem integral gestão Educacional e avaliação Educacional e as informações dizendo que esse curso é 100% gratuito online irá acontecer no YouTube as quintas à noite a partir das 18 horas sextas e sábados a partir das 14 horas e é de 180 horas serão quatro meses de aulas e lives aqui abaixo Você tem o link para acessar o nosso canal no telegram juntamente com o nosso grupo de telegram e assim como também um link para escolher E participar de um dos grupos de WhatsApp a nossa equipe técnica e pedagógica ao longo da semana vai estar enviando dicas sugestões informações sobre o nosso curso logo aqui abaixo Você tem o site com informações gerais do curso a inscrição novamente para o curso que está iniciando e aqui logo abaixo você tem acesso ao nosso blog a página no Facebook A página do Instagram a nossa página no Twitter o canal do YouTube onde vocês estão acompanhando agora e os nossos álbuns de fotos tanto do flickrs nós temos uma série de imagens fotos e registros da participação de todos que estão nesse momento além disso também eu vou aproveitar para compartilhar com vocês o nosso canal no Instagram então para quem tem o aplicativo de Instagram instalado no seu celular nesse momento Vocês estão vendo aí na tela o nosso canal no Instagram nós temos quase 40 mil seguidores que são professores gestores técnicos nós temos mais de 650 publicações Então aqui estão as chamadas os nossos cursos para as lives Além disso nós Compartilhamos uma série de projetos cursos vídeos iniciativas e ações no campo da educação bons projetos que podem contribuir para reflexões e para melhorar a educação pública no nosso país então aqui vocês encontram as chamadas para cada aula a divulgação das lives as enquetes sempre ao final de cada aula nós teremos uma enquete perguntando acerca do conteúdo que foi trabalhado Na aula então vocês podem devem participar interagindo no nosso Instagram no Facebook no canal do Twitter e também nos grupos e nos canais de telegram e de WhatsApp eu quero também aproveitar aqui e compartilhar apresentar para vocês o nosso blog esse blog está disponível na plataforma blogspot o endereço é bem simples é lde de laboratório digital Educacional UFC de Universidade Federal do Ceará ponto blogspot.com através do acesso a esse blog você poderá acompanhar as chamadas gratuitas toda semana de cada Live e de cada palestra como essa que está acontecendo nesse momento além dos nossos cursos as nossas lives dos nossos eventos eles são todos gratuitos abertos ao público e transmitidos ao vivo aqui no YouTube Assim como também são disponibilizados no lde UFC Facebook Instagram WhatsApp Twitter e no YouTube aqui também nós temos disponível do lado esquerdo Capela o acesso às aulas o título de cada aula e a chamada e do lado direito onde eu estou passando o mouse nesse momento que tá aparecendo aí na tela de cor cinza são os links que dão acesso ao site do curso tô passando o mouse aqui nesse momento para vocês visualizarem logo abaixo desse brasão da Universidade Federal do Ceará Se você passar o seu Mouse aqui nos nossos canais você vai encontrar na primeira opção essa bolinha azul com sinal do mouse é o link para o site do nosso curso o link para o nosso canal no YouTube o link para nossa página no Facebook o link para nossa página no Twitter o link para o nosso álbum de fotos no berrance para acessar os nossos grupos de WhatsApp para quem quer nos guiar e nos seguir ao mesmo tempo através do Twitter e o link que dá acesso ao telegram e também ao Flick e aqui ao lado você encontra certificados Protocolos de atendimento para tirar dúvidas sobre curso assim como também sobre as atividades os cursos realizados anteriormente é tudo isso está disponível para vocês nós iremos também informar ao longo desse curso os nossos de mestrado e doutorado em parceria com Universidade Federal do Ceará além de outros eventos de outras atividades de outras oportunidades seja de maneira presencial ou de maneira virtual aqui no YouTube Muito obrigado pela presença e participação de vocês obrigado a todas as instituições parceiras nesse momento então eu passo a palavra para que a nossa Live de hoje possa ser conduzida Obrigada Professor Herbert pelas suas palavras pelas suas explicações e agora nós então daremos início à nossa vigésima segunda aula do nosso curso de aprendizagem integral gestão escolar e avaliação Educacional hoje nós teremos uma palestra muito especial com Angélica Domingues quer se ou do programa da educação conectada e Maps vamos conhecer um pouco mais sobre ela Angélica Domingues é mestre em tecnologias emergentes na educação pela mussy e University graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo especialista em neurociência e metodologias ativas é consultora formadora e design instrucional instituições que implementam um design educacional 5.0 pesquisa os elementos de inovação tecnológica e suas conexões com as competências emocionais não é ecossistema Educacional Líder no movimento educação conectada criadora do método APS contribui com projetos aprendizagem significativa e cidadania digital Boa tarde Angélica tudo bem com você Olá boa tarde muito obrigada é uma emoção muito grande Tá com vocês aqui é um grande prazer poder compartilhar essas esse espaço de aprendizagem de construção de sentido eu sou Angélica Domingues professora pesquisadora principalmente na área de gestão Educacional empreendedora digital e tem ajudado profissionais na área de educação nos caminhos da educação 5.0 tem o pele clara cabelos claros lisos e curtos olhos claros eu estou usando uma camisa estampada em tons de amarelo e aqui atrás de mim tem uma estante de livros então tô muito empolgada para compartilhar com vocês tudo que de mais novo e mais atual com relação à gestão 5.0 Que bom professora Angélica mais uma vez seja bem-vinda muito obrigada por ter aqui aceite nosso convite né E hoje a professora Angélica Domingues irá falar sobre o tema design e já estão 5.0 Então a gente vai agora se juntar que é o nosso palco virtual né a nossa plateia virtual na verdade então o palco agora é todo seu professor Angélica Muito Obrigada Raquel pela corrida pelas boas-vindas por abrir esse essa tarde né que nós vamos compartilhar informações aí então já vou aguardar aqui o compartilhamento da tela como o material que nós vamos logo logo vai estar disponível aí para vocês no chat falar em educação em design 5.0 gestão 5.0 é algo que tem acontecido já com bastante frequência tanto nas redes sociais no mundo acadêmico em todos os lugares em que você tem profissionais pensando as questões da educação né então construir uma uma nova visão uma gestão inovadora é um movimento que diz respeito a todos os integrantes dentro de uma escola por muito tempo Nós pensamos que esse movimento era responsabilidade do gestor Educacional e hoje quando a gente se aprofunda nos conceitos da educação 5.0 principalmente a gente entende que esse é um movimento que as pessoas caminham juntas né que disponibilizam competências habilidades e começam a entender a se disponibilizar a olhar o processo educacional de uma forma diferente e eu quero deixar aqui um registro importante de que esta é uma possibilidade de avaliar ou de ver ou ter uma visão Clara dos caminhos que a educação pode estar seguindo e que são processos totalmente adaptáveis né movimentos reflexões adaptáveis e que vale a pena olhar para essas informações que eu trago aqui com um carinho Porque existe um fluxo uma história um movimento Educacional acontecendo no mundo inteiro que tem sido ponto de pioneirismo em alguns países que têm um investimento nessa área mas que o Brasil já está nestes grupos né de pesquisa de atuação pelo menos para entender este movimento e trazer algumas soluções próximo por favor Então nós vamos fazer uma agenda formativa Um percurso Principalmente quando a gente fala de uma sociedade na versão 5.0 é uma contextualização Então a gente tem uma infinidade de informações conteúdos disponíveis eu fiz uma seleção que contextualiza o tema que eu tô aqui trabalhando com vocês em tela nós vamos entender alguns nuances da educação 5.0 porque só esses dois pontos já daria um curso de 180 horas mas enfim é um resumo uma contextualização para que a gente consiga chegar ao final da aula de hoje com as nossas próprias reflexões Mais consolidadas também vamos dar uma passada uma contextualizada uma chamada de atenção sobre algumas metodologias ativas que tem contribuído mais para este movimento pensando que todos que existem são importantes tem no seu lugar mas na minha fala eu destaco quatro ou cinco delas que mantido nesse movimento e trabalhar um pouco a questão da Inovação Educacional através da metodologia da ferramenta do viés do Design finking que é um uma possibilidade também de olhar para os meus processos de sala de aula processo de gestão da minha equipe da organização da minha secretaria levando em consideração todos os interessados os stakeholders e chamando todos para participação desta construção o próximo por favor muito bem então para aquecer o nosso debate nós vamos fazer um movimento interativo eu preparei para vocês mentir né um mentir e eu gostaria que vocês me contassem lá dentro o que é gestão para você uma palavra O que significa gestão seja gestão de sala de aula gestão institucional gestão Educacional O que é gestão para você daqui a pouco eu vou compartilhar com vocês algumas dessas desses conceitos que foram colocados lá no decorrer da nossa palestra Então já pega o seu celular mira aqui o código de barras o código de barras não quer coaching para a gente poder fazer já uma interação Inicial Um Ponto Central da gestão 5.0 da educação 5.0 do mundo 5.0 é o uso da tecnologia mas de uma forma não sofrida de uma forma que ela é integra os nossos processos e nos traga informações importantes dos caminhos e dos Desafios que a gente tem que percorrer então aqui dentro é entender de onde você tá vindo de onde você entende esse conceito de gestão como ele se realiza na sua vida pedagógica na sua vida pessoal porque todo mundo é gestor gestor da própria vida do seu espaço pedagógico gestor de uma instituição gestor de um negócio Educacional gestor de um negócio enfim todas as pessoas fazem gestão organizam processos em vários níveis então aqui a gente começando né dando uma abertura aquecendo o nosso debate muito bem eu vou pedir um pouquinho para o nosso apoio para eu poder compartilhar aqui com vocês já as primeiras impressões da tela de lá do mentir que olha quanta coisa bacana já vou compartilhar aqui com vocês essa tela já tem bastante pessoas que estão compartilhando aqui muito bem Olha só para algumas pessoas que Já conseguiram acessar aí o link gestão é organização é ação é funcionalidade Olha que bacana esse movimento é administrar administração participação liderar liderança sou perfeito é tutoria é planejamento estratégia é a articulação nossa tem tanta coisa bacana aqui a tela tá se movimentando tão rápido que tá difícil de eu pegar parceria acompanhamento cuidar participação democrática administração compromisso engajamento gerir sabedoria e conhecimento planejamento enfim nós estamos aí com uma participação bem intensa então este é o movimento gestão de fato é tudo isso agora esse conceito de gestão ele já é conhecido por nós algum tempo nos nossos processos de estudo de acompanhamento e o que a gente tem de diferencial na questão da gestão 5.0 que é o ponto máximo e a coisa mais bacana que eu vou desenvolver na minha linha de raciocínio aqui com vocês que me assistem nessa laje o próximo por favor logo logo eu compartilho com vocês a tela mais cheia quando a gente fala em educação 5.0 mundo 5.0 sociedade 5.0 vale a pena um contexto muito breve de que uma sociedade 1.0 ela inicia com processos muito simples né numa sociedade coletora que pesca que caça onde os seres humanos tinham um estilo de vida muito nômade e eles me gravam nos territórios de acordo com a oferta de alimento segurança moradia né E que eu tenho um movimento depois de uma sociedade 2.0 onde se inicia um desenvolvimento das técnicas mais sentimentares né Onde existe uma revolução na set da humanidade e ela começa a estudar com mais profundidade os lugares onde ela está habitando e vendo as possibilidades de desenvolvimento da criação dos seus filhos né E isso possibilita uma explosão populacional no planeta o que origina o movimento de uma sociedade Industrial 3.0 então aqui a gente já viu um lapso temporal gigante de um mundo 1.0 2.0 para uma sociedade Industrial 3.0 constrangimento dos motores né das máquinas a vapor da Revolução Industrial e o aumento da produção de bens de consumo e principalmente né como os primeiros impactos da emissão de poluentes aí no nosso planeta e as questões socioambientais ligadas a um ecossistema Fabril e nós temos uma sociedade da informação 4.0 que ela se vencia muito no movimento pós pandêmico e que ela vem na intenção né de agregar o uso da tecnologia a vida das pessoas e ela abre dá espaço para novas possibilidades com uma grande quantidade de estudo manuseio análise de dados referentes a este processo Então ela abre também a porta a porta da conexão onde pessoas de vários lugares do planeta vários lugares do Brasil Assim como nós aqui que estamos assistindo do Rio Grande do Norte de Goiás do Piauí de São Paulo minha terra Rio de Janeiro enfim todos os estados do Brasil este movimento ele acontece em função do que se entende de uma sociedade de 4.0 próximo por favor e uma visão de uma sociedade 5.0 ela é uma evolução da 4.0 com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para gerar bem-estar humano Então esse é um ponto crucial aqui do nosso debate da nossa conversa da nossa Live então abordar tecnologia enquanto solução para resolução de problemas e não enquanto causadora de stress de desconhecimento de nervoso né porque desconhece um aplicativo um site uma versão não ao contrário é de abrir a visão que nós temos dos recursos tecnológicos enquanto provedores de bem-estar e este Bem Estar gerando qualidade de vida E essa qualidade de vida impactando diretamente na resolução de problemas sociais é um mundo próximo por favor que ele se apoia da contextualizado o ele inicia um debate uma conversa lá no Japão em 2016 e que tem como valores principais essa qualidade de vida a inclusão e a sustentabilidade Principalmente ao pensar que toda ação causa uma reação uma responsabilização e que tudo que nós fizemos não é ecossistema ambiental não é que o sistema social ou em qualquer ecossistema que tem uma estrutura de conexão de pontas O resultado é sentido por todas as contas desse filme e a ideia que é muito bacana nessa questão da sociedade 5.0 ela vai aparecer agora no próximo slide é a concepção aumenta ela para mim por favor da cidade inteligente que nós chamamos das Smart cities Smart cities enfim o que que é uma cidade inteligente é uma cidade conectada em todos os seus serviços estruturais onde o ser humano ele há inteligência desse processo e ele mobiliza recursos para que tudo aquilo que é esforço repetitivo aquilo que é cansativo e é possível ser feito pelas máquinas seja feito com uma agilidade maior gerando Impacto Positivo na vida dos seus usuários então aqui nesse conceito das marxite que tá que esse desenho que traz para gente já pontos de conexão que podem gerar eficiência nesse nesse sistema a gente encontra a área de educação que ela tá quase no centro da nossa imagem então só é possível gerar o conceito criar implementar a Smart City quando eu tenho no centro desse movimento os processos de educação gerando dentro das suas rotinas dentro do seu corp Business o coração do negócio é a intenção de montar algo em ti as pessoas continuam tendo a sua contribuição Mas elas fazem um esforço mental biológico social menor mas com valor maior Eu gosto bastante de uma frase de um livro chamado essencialismo que ele fala menos e melhor esse é o conceito fundamental atrás da gestão 5.0 e que pode ser implementada em qualquer área em qualquer negócio Educacional ou não mas aqui no nosso contexto um contexto desafiador onde as tecnologias funcionam com dificuldades nós temos a questão do investimento em formação Educacional enquanto oportunidade de crescimento nós estamos estruturas de dados ainda bastante debilitadas um esforço hercúrio da secretarias e dos órgãos que fazem o processo de gestão Educacional de diminuir esse Abismo como se correndo atrás de coisas que poderiam ter sido feitas há muito tempo mas o importante é que está sendo feito e que é em Um percurso que é muito parecido com abastecer um avião que está em voo então o percurso já está acontecendo as iniciativas estão acontecendo e o caminho histórico disso ele é um fato muito bem o próximo E aí eu já contei um pouquinho isso quando eu compartilhei com vocês a imagem do Smart City Mas você aí que tá me vendo me ouvindo começando a ter ideias em sites do porque a gente tá aqui hoje onde você vê a conexão entre educação e marxite na tua realidade Então onde você pode trazer a sua contribuição para começar acessar esse mundo e pensar o universo Educacional de uma outra outra perspectiva contribui comigo lá no chat é eu daqui a pouco eu vou estar lendo lá o que vocês estão falando e a gente vai conversar sobre isso então Já tô vendo que tem algumas contribuições chegando aqui nos comentários né coloca lá para mim qual a conexão que você vê hoje entre educação eu dei algumas spoilers aí quando eu mostrei a imagem da cidade inteligente mas agora você no seu lugar de fala no seu lugar profissional onde está essa conexão muito bem tem pessoas já trazendo que essa conexão tá na nossa mudança de atitude outras na forma como nós encaramos os nossos dias dias o nossos desafios o nosso processo de planejamento avaliação de organização da nossa escola das nossas aulas da nossa própria vida e isso faz muito sentido é exatamente isso é este ponto este movimento que só é possível ter uma educação 5.0 e uma gestão 5.0 mundo 5.0 quando eu conecto as dimensões do trabalho com as dimensões pessoais e eu Gero uma uma auto-realização trabalhando os conceitos que eu entendo que você entende ok cada pessoa entende como qualidade de vida bacana Vamos para o próximo slide aqui um outro momento de contextualização é quando nós pensamos na história da educação então sociedade um ponto zero educação 1.0 sociedade 2.0 educação 2.0 sociedade 3.0 educação 3.0 sociedade 4.0 educação 4.0 e sociedade 5.0 educação 5.0 Então os elementos que marcam de alguma forma a educação 5.0 é a forma privilegiada e elegista né Principalmente numa versão muito mais confessional e eclesiástica onde o professor ele é o centro o centro do processo educacional e que ele é um transmissor das informações com pouca interação é pouca participação dos alunos quando a gente mexe por um processo de educação 2.0 a gente tem um movimento mercadológico mecanicista em gerar mão de obra para um mercado em crescimento para uma indústria que precisava de mão de obra formada qualificada e que ela trabalha com uma o processo de mecanização e memorização de conteúdos períodos de popularização de grandes massas então abertura A deselegização do processo educacional então educação passa a também chegar às grandes massas mas o professor continua no controle do processo da decisão pedagógica da decisão Educacional E aí eu tenho um movimento de transição para educação 3.0 quando eu tenho advento da tecnologia influenciando A forma como os alunos também começam a aprender e o professor pode usar mecanismo de diferenciados para chegar a mentalidade desse aluno criando engajamento diferente onde você tem o início protagonismo estudantil né como danças de perfil de atuação desse professor e ele ainda é o centro do processo mas está se deslocando para um outro local profissional e de fala e você tem uma educação 4.0 e a gente tem um período relativamente curto dessa educação 4.0 já almejando uma 5.0 onde o aluno ele passa a ser o centro do processo e há algum tempo já isso já vem sendo discutido aqui nos processos de formação do laboratório digital de Educacional e que essa valorização desses processos né e muda o modo operante modos uma mentalidade de como ensinar e como aprender então ao mesmo tempo que nós ensinamos aprendemos e entra também o conceito da colaboração e o uso das tecnologias né de informação e comunicação para implementação de projetos o próximo por favor então eu tenho o contexto de uma educação 5.0 em que ela tem as suas primeiras sementes já lançadas aí no nosso movimento histórico e que é o caminho que nós que eu tenho visto principalmente enquanto pesquisadora da área educacional e que é um caminho bastante desafiador mas que ele pode qualificar de uma forma muito poderosa o movimento de sala de aula e das instituições de inspiração Educacional e isso eu tô falando seja na escola de aula formal na informal em projetos sociais em todos os níveis da Educação Infantil básica ensino médio educação superior que é uma mudança estrutural de mentalidade em que muitas sementes já estão dentro da nossa da nossa do nosso coração e que elas podem ser aproveitadas para fazer dar esse salto né então a gente tem ela enquanto uma evolução natural da educação 4.0 ela se relaciona ao conceito de sociedade 5.0 Smart City qualidade de vida sustentabilidade do planeta e principalmente o uso de tecnologia tem a tecnologia enquanto ferramenta de mediação de processos administrativos e pedagógicos de em todos os níveis esferas sociais inclui a educação sócio emocional a educação socioemocional principalmente no Brasil com o advento da bncc ela foi bastante explorada nos últimos anos mas ainda ela é ponto de conflito ponto de de estresse ponto de procurar como fazer o que fazer e o que obter disso mas hoje já se sabe que o principal movimento de aprendizagem é pela emoção então eu sempre sistematiza as minhas experiências com um filtro emocional para depois trazer isso para um filtro mais cognitivo mas cerebral mas de geração do conhecimento que faz sentido para você mesmo e a educação 5.0 ela é um pilar como eu já comentei para vocês deu spoiler de uma cidade de mais marxite uma sociedade inteligente uma cidade inteligente porque é impossível pensar uma cidade inteligente sem pessoas inteligentes e eu não tô falando de uso cognitivo mas recebendo usar os recursos tecnológicos e opções de que vão gerar qualidade de vida e que a nossa mentalidade ainda hoje é uma mentalidade tarefaira economicista do ganhar dinheiro do executar muitas coisas de trabalhar em excesso e que essa mentalidade começa por nós um salto quântico no modo como nós estamos vendo a nossa realidade mas que nos traz reflexões importantes o próximo por favor dentro do processo da educação 5.0 a gente tem alguns Pilares aprendizagens fundamentais que estão muito próximos as considerações do The lors sobre a aprendizagem das Nações enfim que a gente já acompanha mais de 10 anos e a gente tem os pilares dos aspectos cognitivos ligados ao currículo ligados às metodologias as estratégias educacionais nós temos as habilidades e procedimentos técnicos do profissional que lidera este movimento de construção de sentido aprendizagem significado nós temos a questão da identificação da percepção da própria identidade de quem está no processo e quem lidera o processo e nós temos um movimento de participação social já tendo em mente que para uma educação 5.0 para uma sociedade 5.0 o elemento da transformação é a atuação na sociedade a partir de projetos princípios e ideias nascidas no ambiente no ecossistema Educacional então não faz mais sentido ter grandes ideias e Grandes projetos somente dentro do espaço escolar Educacional essas ideias tem que transbordar os muros das escolas e elas têm que virar ações de impacto externo social participação social e aí você tem a integração uma transcendência daquilo que é dentro para os ambientes externos daquilo que é interno dentro da dos processos de informação construção de conhecimento do ser humano e como ele transborda como Ele extravasa isso gerando algo importante resultados de impacto para além dele a educação socio emocional e aí a gente tem o movimento do aprender a conhecer do aprender a fazer do aprender uma repetição mas o aprender a aprender e o aprender viver em conjunto próximo por favor dentro desse movimento né desses pilares da aprendizagem a gente desponta a educação sócio emocional com a questão da consciência social do uso da tecnologia e da construção de soluções e aí a gente já começa a encontrar conexões das metodologias ativas para dar suporte a esses Pilares estruturais como aprendizagem baseada em projetos agnificação sala de aula de invertida educação híbrida enfim a gente tem métodos e metodologias que começam a se conectar nessa questão que é favorecer o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos que possibilita esse autoconhecimento a consciência social e a geração de um capital social colaborativo onde através das parcerias da ajuda da colaboração do apoio ao desenvolvimento você começa a impactar na sua presença do é algo simples da gente entender quando eu não tenho algo e eu tenho um colaborador um colega que tem esse algo eu me somo a ele em parceria para que nós dois possamos trocar essas informações e crescer juntos hoje as instituições educacionais que mais crescem no Brasil e no mundo tem parceiros fortes trocam tecnologias de gestão tecnologias digitais tecnologias de análise supervisão gerenciamento leitura de dados e juntas se complementam enquanto um oferece determinado tipo de desenvolvimento humano de percurso formativo a outra se estabelece em outro ponto então são essas reflexões que nós vamos trazendo aqui fazer gestão 5.0 educação 5.0 ela perpassa ela está inserida dentro do contexto de uma educação sócio emocional e é um contexto de uma educação sócio emocional para o aluno para o adulto para o profissional para o gestor nós precisamos fazer este movimento de controle reconhecimento Organização das nossas estruturas emocionais a favor de algo que é maior do que nós o próximo por favor muito bem eu já tinha mencionado para vocês mas nesse movimento que nós estamos aqui eu considero algumas metodologias e métodos dos ativos que facilitam mais são mais alinhadas ao movimento da educação 5.0 as outras são muito pertinentes e tem o seu espaço também então eu destaco a que a indicação em processos em que os movimentos analógicos de jogos e digitais eles se incerem no processo de construção de conhecimento e vamos levando os participantes alunos professores educadores gestores a construir um conceito diferenciado de processo de aprendizagem o design finking eu menciono ele aqui mas depois eu vou explorar com a maior profundidade enquanto metodologia e ferramenta de gestão 5.0 que é um método onde o pensamento está voltado para o design a estrutura o que é necessário para que todas as pessoas entrem em movimento de construção de projetos de inovação e ágeis dentro da escola da vida é dos movimentos de educação ele busca pensamento lógico trazido pelo pensamento computacional ele traz a imaginação e criatividade trazido pelas mídias mídias né e utilização de vídeos áudios para incrementar esse processo ele traz a intuição marcada pelo desenvolvimento das competências emocionais e socioemocionais e principalmente experimentação prototipagem e testagem a cultura Maker então hands on em que você aprende fazendo né falar de educação 5.0 gestão 5.0 eu tenho que mesclar todas essas metodologias eu preciso saber entrar no jogo eu preciso saber testar prototivar em conjunto eu preciso aprender fazendo mas também preciso ter todo um Arsenal prático teórico que dê suporte a esse aprender fazendo E aí eu tenho também aprendizagem de um baseado em projetos que são bastante inspiradoras para os alunos que participam e estes projetos como eu falava no início eles podem dar abertura para que esse transbordo da instituição educacional um movimento muito concreto um exemplo muito concreto dessa desse transbordo é este projeto que nós estamos aqui do formativos no ambiente digital em que ele transborda os níveis dos muros da Universidade ele chega as pessoas com um alto nível de informação em sistema de colaboração trazendo profissionais que sabem do que estão falando vivem isso na sua prática podem colaborar com os colegas aqui na num crescimento numa estruturação mental diferenciada então aprendizagem baseada em projetos não só dentro de sala de aula mas projetos que gerem transformações na vida das pessoas que estão fora do ambiente de educação a sala de aula invertida que também traz um elemento fundamental da preparação antes de chegar a este movimento de compartilhamento de informações e eu posso dizer que isso funciona até no meu processo de qualificação de Mestrado onde eu fiz diversos movimentos de estudo aprofundamento para encontro sincronos e assim crunus isso fez total sentido para que eu visse uma educação 5.0 acontecendo à distância e esses referências esses pontos me inspiram muito até trazendo isso esses diálogo abrindo esse diálogo aqui com vocês que estão nessa Live comigo o próximo por favor e eu gosto muito de de fazer uma menção algumas tecnologias que eu chamo de educativo porque educativo o t e m elas estão relacionadas conectadas ligadas a t de tecnologias assistivas e de Inteligência Artificial e m de metaverso É lógico que a gente tem sido amplamente questionado enfrentado desafiado nas nossas práticas pedagógicas quando a gente encontra um chat GPT quando a gente encontra um alexca em produção de imagens quando a gente encontra uma de Journey que cria imagens através de prompts e inteligências artificiais Quando eu olho plataformas de comunicação em que criam realidades de cenários onde você faz uma verdadeira imersão trabalhando a experiência do cliente né então efeitos corporativos e que chegam na área de educação para alavancar para fortalecer e para trazer referenciais que antes estava muitos distantes de nós então quando eu falo em uma tecnologia assistiva e que eu tenho aquele meu aluno com deficiência ou com problemas ou questões de aprendizagens dificuldades de aprendizagem e que nem sempre são maldados mas que o educador o gestor percebe uma interface de baixa cognição de pouca aproveitamento enfim de dificuldade do percurso ali formativo e que eu tenho hoje tecnologias em que eles Digitam informações e a inteligência artificial Ou uma metaverso ou enfim ele traz resposta ele pode se comunicar eu tenho enorme Gama de aplicativos e possibilidades que vão facilitar a inclusão então letra T de tecnologias assistivas e a minha pergunta aqui você educadores gestor pessoa da área profissional da área de educação o quanto você conhece dessas tecnologias coloca lá no chat para mim conheço vários a que eu mais gosto é essa não conheço nenhuma Tenho que pesquisar o nosso espaço é um espaço de crescimento e aí o quanto a inteligência artificial te ajuda ou te assusta e que Passos você tem que dar para conhecer esse universo ou será que pessoa você tem perto de você que pode te encaminhar te ajudar nesse universo para que ele seja um produtor de qualidade de vida e ao invés de negar entender o que ele está te trazendo e nós somos os adultos da relação somos os adultos que pensam o processo educacional Como que eu posso usar esses recursos para me estressar menos para gerar qualidade de vida e trazer engajamento naquele que estão comigo no processo educacional um movimento disso muito claro é chat GPT e esses aplicativos que eu comentei com você agora vocês como no começo da sala e a letra M meta verso então que sensacional é poder entrar no ambiente imersivo e poder tocar nas coisas mesmo que virtualmente que sensacional é poder estudar inglês num país fora do Brasil se sentindo dentro desse país vendo como as pessoas falam como os carros andam as cores texturas e tudo aquilo que tá muito longe da nossa percepção sensorial imediata mas que meta verso pode trazer eu vi experiências de universidades estudando o corpo humano onde os estudantes da área de medicina entravam dentro do corpo e eles viam o coração batendo as válvulas o ritmo e eles olhavam para aquilo discutindo com seu professor soluções alternativas Então o que eu também gente interage comigo no chat tá abrindo a mente então assim a minha ideia trazer um conforto para vocês de que isso não está contra nós isso está nosso favor e que Essas tecnologias educativas que eu coloquei aqui para vocês tecnologias assistivas Inteligência Artificial e metade azul é um caminho sem volta precisamos estar com eles então os gestores públicos eles têm que pensar nessas tecnologias educativas o gestor da tua unidade da tua escola ele tem que olhar para este universo e pedir Essas tecnologias educativas porque também existe um movimento de contrapartida É difícil fazer gestão de quando eu não sei a necessidade daquele que tá na outra ponta então talvez a comunicar olhar o que faz sentido para o teu ambiente para tua escola né E para esse movimento da tua equipe e como Essas tecnologias Podem trazer qualidade de vida principalmente para o teu time E aí você pode olhar o teu time aluno Professor teu time gestor e todos os integrantes de um processo de educação ou política pública teu time todas as unidades escolares ou sei lá enquanto o Ministério da Educação todos os estados brasileiros olhando para essa questão que promovendo transformação de fato o próximo por favor a gestão 5.0 dentro da escola já que é o meu tema a que ele traz o design fink a gestão 5.0 ele é um movimento de uma gestão integrada Nossa Angélica como eu vou fazer uma gestão integrada faltando tantas coisas na minha escola a gestão integrada é muito menos o uso da tecnologia mas é muito mais um olhar uma forma de encontrar soluções fazer gestão integrada ela envolve engajamento do teu time com você das pessoas que estão juntas na jornada então em primeiro momento essa jornada tem que ser coletiva ela tem que ser engajadora ela tem que ser apaixonante tem que ter brilho no olhar da tua equipe No Teu Olhar Para que você Se comprometa lembram que Eu mencionei que toda aprendizagem ela vem através de um processo emocional então todo envolvimento é emocional então olhar para o teu time para o que tá difícil o que tá fácil o que dá para ser partilhado as parcerias e fazer isso fermentado dentro da escola ela articula um trabalho de qualidade de vida para os seus colaboradores para as pessoas que estão com você de forma que elas gerem uma consciência pessoal e um capital social transformador Então já começa a olhar para o teu projeto para tua vida para tua instituição que o teu plano de ensino para o teu plano Municipal de Educação para o teu plano estadual para o teu plano nacional de educação olhando se isso de fato está sendo gerado e tem um ponto que vou tratar um pouco mais para frente que é gerar isso de forma coletiva ela dá trabalho porém ela se sustenta porque quando eu já era engajamento eu járo compromisso quando eu járo compromisso e eu Gero sustentação nas ideias e nas propostas e muitas vezes o que a gente tem visto no ambiente educacional são propostas que vem de cima para baixo numa execução sem muita contextualização sem muito entendimento do porque fazer aquilo é diferente uma equipe engajada que sabe para onde está indo e que não tem todas as competências Nem todas as habilidades necessárias mas ela tem alguma coisa e que esta soma de competências que dá ao todo porque nenhum gestor Educacional ele consegue ser um super-herói e fazer tudo sozinho ele precisa partilhar compartilhar responsabilidades olhar para o processo de forma que ele use a melhor habilidade que ele tem e se complemente a partir de habilidades do seu time ou de parceiros ou de oportunidades que aparecem nessa jornada bom e é lógico que isso quando eu penso numa educação 5.0 é sempre imediata por tecnologia Angélica Mas você tá falando às vezes para escolas lugares que estão muito remotos muito distantes eu sei disso eu ando pelo Brasil em diversos momentos do ano capacitando pessoas e eu sei o que é uma escola rural que raramente tem energia elétrica que raramente tem tecnologia e que quando a professora ele precisa fazer uma interjeição focada com mediação tecnológica ele leva seu equipamento ele leva a sua internet móvel eu entendo isso mas aqui neste curso nesta Live eu tô abrindo a possibilidade de pensar uma educação 5.0 onde todos possam trazer sua colaboração e é vislumbrar para você que algo possível e não algo temeroso Então esse é o sentido que eu tenho que estar aqui e é por isso que as falas que eu trago assim as contribuições são da mediação tecnológica e na verdade da possibilidade de todos terem a oportunidade de viverem essa experiência o próximo por favor o gestor 5.0 a gestão 5.0 é considerado eu vou ler esses lados porque ela tem uma profundidade que vale a pena ser explorada A gestão é considerada uma das áreas mais importantes em qualquer instituição isso não seria diferente no ensino visto que é uma de suma importância para a manutenção funcionamento evolução da escola imagem da Nossa Smart City nesse sentido o papel do gestor não se limita apenas as funções administrativas mas ele representa ele canaliza ele qualifica o principal elemento de liderança para organização e ele significa o ponto de apoio incentivo da sinergia entre escola e comunidade é uma citação de virem Monteiro no artigo que eu indico para vocês ele tá nas referências bibliográficas aqui do material que eu tô compartilhando em tela com vocês pode diminuir por favor este movimento trazido pelos autores e que é vivido na gestão escolar de uma forma diferenciada ele nos traz olhar para que Quais são os pontos os critérios os movimentos que eu tenho que fazer enquanto gestor do meu espaço da minha vida para atingir as os critérios dessa gestão 5.0 o próximo por favor o gestor Educacional é o único responsável por implementar um projeto de educação 5.0 na escola você concorda já pensando em tudo isso que eu te contei é só o gestor Educacional são só secretarias de educação são só os Ministérios da educação é só o diretor da Escola coordenador pedagógico o consultor educacional São só esses atores responsáveis por iniciar os movimentos da educação 5.0 na escola conta para mim Compartilha lá no chat comigo que já já eu vou estar olhando também no intervalo considerações importantes que vocês trouxeram e nós vamos interagir com relação a essa temática me conta escreve aí que você acha é o gestor Educacional ou a gente vai trabalhar com uma questão o próximo por favor de uma responsabilidade em colaboração tá e como eu posso implementar a colaboração dentro do processo de tomada de decisão se tomada de decisão está ligada à gestão articulação de processos qual uma ferramenta possível de fazer isso trazendo contribuições desse coletivo e tendo uma visão melhor dos envolvidos é a estratégia do Design que ela é uma estratégia corporativa desenvolvida pelo TIM Brown para a tomada de decisões imagens rápidas porque ele percebe que o mercado o mundo Ele está mudando de uma forma muito rápida e Que negócios que demoram para tomar decisões e Isso inclui negócios educacionais tem ido para o caminho do insucesso do fracasso da Falência Então como que eu posso fazer com que este espaço também se beneficia de um processo de tomada de decisão acho antes a gente tinha um modelo estruturado e eu tenho 28 anos de experiência na educação eu vivi isso até muito tempo antes da pandemia e quando eu decidi empreender no mercado digital eu comecei a entender que o jogo era outro mas até então eu achava muito bacana receber todos os planejamentos escolares em planilhas formatados os programas e compra se copia Cola e tá ali teu planejamento do ano com todos os livros você copia e cola conteúdo mas aí eu a gente começa a perceber que este formato de planejamento no primeiro decorrido o primeiro bimestre ele já tá obsoleto porque já aconteceu tanta coisa e tanta novidade que aquilo que eu tinha planejado eu não tô dizendo que planejamento não é importante ele é essencial eu estou dizendo da flexibilidade de planejamento Este é um ponto x e tomada de decisão rápida Então se aquilo que eu planejei me propus está em processo de implementação e eu já começo a checar validar através de dados evidências que aquilo não tá dando bom tá ruim como que eu faço a virada de chave para entrar num jogo de sucesso então Caminho das decisões ágeis é uma estrutura colaborativa onde todos de forma rápida participem do processo de tomada de decisão e o foco será problemas não criar mais problemas e isso eu tenho visto em várias dimensões ao invés de usarmos facilidades e tecnologias a gente tá feliz a mais aumenta o consumo de papel e cria formulários e mais formulários impressos sendo que se eu tivesse uma área colaborativa todas as pessoas teriam a informação ao mesmo tempo haveria uma colaboração ambiental significativa e mais geraria qualidade de vida tempo para essas pessoas que ficam procurando informações e às vezes ela tá na pasta de uma pessoa em cima de uma determinada mesa em que ela leva a chave todos os dias para casa dela então é um pensamento diferenciado é o da colaboração em todos os níveis de documentos de procedimentos de conteúdos de currículos né formando que a gente chama da das redes de geração de conhecimento é um elemento importante da gestão 5.0 próximo por favor dentro da estrutura do Design finden enquanto metodologia nós temos uma equalização e isso é de responsabilidade de todos os envolvidos O que é viável financeiramente então o que você tem de dinheiro no seu bolso no caixa da escola na sua secretaria na sua pasta no seu ministério é viabiliza o processo como um todo como que eu faço para abreviar agilizar o processo para que gere mais Impacto e eu consigo ter uma fluidez um fluxo financeiro de investimento que dê suporte a por exemplo planos de contingência segundo ponto importante então esse ponto do financeiro ele tem a ver com eixo viável é viável o segundo ponto é possível Tecnicamente eu tenho jargão a equipe o profissional a estrutura o cenário o solo fértil para que Tecnicamente isso que eu estou implementando chegue de forma confortável segura inspiradora para aqueles que vão fazer o movimento da implementação e isso entra na Esfera do praticável E aí eu tenho o terceiro elemento que é o que as pessoas desejam e aqui eu quero fazer um parenteses importante que saber o que as pessoas desejam não é saber o que o teu planejamento curricular ou o que o resumo da capa do livro tá te trazendo é mais é saber o que o teu aluno quer que tipo de aula que tipo de metodologia que tipo de conhecimento de estrutura é o que o teu funcionário a tua equipe quer que tipo de qualidade ele quer ter enquanto Executor de um projeto Executor de uma ação de transformação é saber o que o gestor deste espaço quer ter uma visão Clara uma missão Clara onde todas as ações do empreendimento da escola da organização e da instituição elas tenham convergência a tudo que é criado então se eu tô falando de uma estrutura de design de estrutura um desenho desenho Estrutural para algo eu tenho que considerar o que o meu cliente meu steak holder o meu interessado aquele que vai receber ele quer porque eu só recebo e uso o que eu quero que me interessa então se eu só recebo e uso o que eu quero que me interessa como eu Gero interesse ou ao contrário como eu sei exatamente a necessidade do público e eu vou dar a solução alternativa que ele espera é um movimento muito diferente é ao invés de usar o que está pronto perguntar para o meu público para minha equipe o que vocês querem fazer é chegar no movimento de planejamento sem ter nada feito a estrutura de design Thinking ela se ela inicia com vários papeizinhos coloridos e um tema central e as pessoas vão tendo ideias sobre isso desde ideia simples complexas absurdas ou não absurdas criativas fora da caixinha então é iniciar processos em que este espaço de criatividade ele tem seja acolhedor e Gere informação para os teus para as suas decisões e este movimento ele não começa com determinação ele começa com uma possibilidade criativa onde todas as pessoas com pedaços de papéis coloridos pensando numa ideia ou numa palavra chave começam a dizer o que elas esperam o que elas podem fazer suas contribuições existe um processo é lógico para implementação do Design Thinking dentro da escola e esses processos são muito interessantes e eles potencializam esses resultados vocês podem me seguir nas minhas redes sociais que eu trabalho alguns desses itens e não dá para explorar muito tempo aqui e Nós já vamos para o próximo slide muito bem as etapas do processo de design que elas estão aí coloridas e elas estão num ciclo porque na verdade o design sim que ele pode começar por qualquer ponta Mas ele tem que manter o movimento normalmente a gente inicia pelo processo de empatia de gerar um jogo apaixonante a gente define o que vai observar onde são os problemas de fato estão foco na solução de problemas a gente faz um processo de Brainstorm prototipação criatividade coisas que podem ser feitas dentro ou fora da caixinha sobre aquele assunto e aí a gente entra no processo de prototipação que é colocar essa visão em prática pequenas ações rápidas que vão trazer evidências e resultados sobre aquele projeto aquele objetivo enfim você prototipou organizou você põe para teste válida E aí você implementa e aí você volta de novo no processo de enfatizar definir ideação cada dificuldade do processo do programa para se se faz um novo designifique por isso que ele é rápido não tá dando certo essa metodologia ser estrutura para faz um processo novo encontra a solução a solução de todos por isso é enfatizar receberem informações de todos os envolvidos entendendo as necessidades do usuário isso pode ser feito em gestão de RH gestão administrativa gestão pedagógica gestão de sala de aula Como que você vai fazer para que uma criança contribua positivamente por uma ideia que você já tem que é muito bacana Lance a ideia e todos juntos começam a ter em sites poderosos sobre o que pode ser feito E aí você sistematiza organiza tudo isso entra no processo de prototipação e teste deu certo continua evolui não deu certo para e mudar estratégia Esse é um pouco movimento que é trazido pela ferramenta pelo método por favor e que ele traz a superação de desafios Principalmente quando a gente está olhando um olhar atento para formação continuada dos envolvidos dos alunos dos das equipes dos gestores dos técnicos dos apoios de todos os envolvidos formação continuada presencial online híbrida formação continuada integração tecnológica e digital quando eu uso ferramentas né de ferramentas da vida giz lousa lápis caneta papel bancada ferramentas com a leitura tecnológica digital quando eu entrego o processo dentro da escola onde processos de matrícula processos de avaliação processo possam ter uma outra dimensão e investimento pesado na educação sócio emocional e aí já conecto com as metodologias ativas que vão incentivar isso e como a gestão inovadora uma gestão age uma gestão transformadora que tá olhando para esses pontos e está articulando esses pontos de desafio uma performance acadêmica dos alunos em Alto Nível então eles têm condição de fazer as provas eles têm condição de testar conhecimentos no ambiente escolar e fora do ambiente escolar eles têm condição de transpor fazer a transposição de didática daquilo que eles aprendem dentro da escola para sua vida e para o seu futuro trabalho ou o profissional que está envolvido nessa nessa construção olhar para aquela ferramenta e usar isso para resolver problemas do cotidiano da vida dele fora da escola ou que ele possa ter uma visão de futuro em que ele possa gerar transformação Ser um empreendedor digital consultor de conteúdo uma pessoa que Independente de estar dentro do espaço escolar ele contribui para o conceito da educação 5.0 o planejamento estratégico a escola a empresa o banco são negócios mesmo quando você tá numa instituição pública ela é um negócio porque ela tem um cliente que é o aluno e ela tem um corp Business que é a transformação a educação transmissão de informação conhecimento processo de sentido aprendizado Depende do que cada área cada secretaria cada escola entende deste processo mas o planejamento estratégico é essencial dentro do teu planejamento estratégico você puxa momentos de design fink antes do planejamento durante e ao final dele trabalho colaborativo em todas as dimensões qualidade de vida e trabalho em rede é muito é pouco enriquecedor manter o conhecimento que você tem dentro da tua escola restrito nas suas paredes ou dentro do teu ambiente técnico ou dentro da tua estrutura educacional isso tem que ser compartilhado porque na partilhamento no compartilhamento se formam as redes de conhecimento e que encontram soluções incríveis para as nossas desafios do dia a dia que é como eu lido com aquela pessoa que está desequilibrada como eu consigo resultados apaixonantes e de alta performance com um público que tá com baixo engajamento como que eu mude os meus indicadores de qualidade da educação ou de frequência na escola a partir de uma mentalidade diferenciada é experimentar para ter experimentar ter experiência conversar com pessoas e por isso em prática a próxima por favor todo este material que eu produzi aqui para vocês ele está baseado Essas são algumas referências mas principalmente na Minha tese né no meu artigo de conclusão de Mestrado que trazia a referência de que pode ser diferente mas o diferente ele não é ele não se auto desenvolve ele precisa ser estimulado eu preciso estimular equipes educacionais eu preciso dar suporte para elas eu preciso estimular alunos e dá suporte ninguém faz nada sozinho né então esse movimento que eu trago aqui para vocês é um movimento Pode fechar por favor assim essa tela é um movimento de abertura de possibilidades de pensar o contexto Educacional de fora da caixa sair da Caixa transpor o mito da caverna eu discuti quando eu discutir com outros profissionais Quando eu sair da caverna e eu ver e eu consegui ter noção do que tá acontecendo fora dela Porque durante muito tempo nós estivermos limitados alguns Algumas propostas que eram bastante enclausuradas sem clausurantes que o movimento da educação 5.0 é valorizar o conhecimento de todos para tudo e construindo um todo de uma forma colaborativa Então são essas as reflexões que eu queria trazer para vocês aqui neste momento e que eu fico muito feliz que tem várias pessoas aqui comigo pensando que é difícil mas é possível a possibilidade tá dentro da nossa mentalidade eu posso começar do pequeno da Gotinha e juntar muita água nesse copo e eu posso ficar parado esperando que venham me trazer água Só que essa água não chega Então eu preciso buscar Preciso ter atitude da busca então eu encerro aqui esse conteúdo que eu trago para vocês e convido vocês para uma pausinha de uns 10 minutinhos que eu vou dar uma olhada lá no chat e vou responder algumas perguntas que vão conversar com pessoas que trouxeram colaborações durante este nosso movimento da Live então fica aqui continua comigo porque ainda tem bastante surpresa e bastante coisa que eu quero compartilhar com vocês nesse movimento de aprendizagem então daqui a pouco a gente se encontra depois do intervalo [Música] e agora eu quero compartilhar um pouco a minha tela passando algumas informações para vocês vou compartilhar aqui a aba do meu navegador eu gostaria de começar primeiro apresentando a nossa lista de Aqui você encontra a lista de frequência do curso é muito simples o seu preenchimento você deve acessar o link que está na descrição desse vídeo e ao acessar esse link você terá acesso à lista de frequência que você deve inserir informações como seu e-mail o nome completo a sua cidade o estado em que você está nesse momento e confirmar a sua presença aqui essa lista de frequência tá logo aqui abaixo na descrição desse vídeo no YouTube aqui na tela também você tá vendo a nossa planilha que dá acesso aos grupos de WhatsApp Escolha um dos grupos para receber informações sobre o nosso curso de metodologias inovações e práticas para o ensino e aprendizagem esse curso que é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará através do laboratório Educacional digital e aqui você tem um link do grupo um grupo 2 grupo 3 grupo 4 e Grupo 5 você pode clicar em um desses links acessar o grupo de WhatsApp e a nossa equipe técnica durante a semana ficará enviando informações sobre o curso as atividades o link para cada aula assim como também o acesso às redes sociais do lde que é o laboratório digital Educacional que trará informações sobre novos cursos de extensão de pós-graduação aqui também é o nosso canal no telegram esse canal você acessa através do seu aplicativo de telegram você tanto vai encontrar o canal do telegram como também o grupo de telegram o acesso é bem simples basta você acessar através do aplicativo de telegram instalado no seu celular e você pode ter acesso aos nossos canais e aos nossos grupos de telegram por isso acesse os grupos de WhatsApp também de telegram para receber informações do nosso curso nós temos ainda o Flickr que é o álbum de fotos de todas as aulas que estão acontecendo aqui no canal Esse álbum você encontra imagens de professores educadores acompanhando os nossos cursos através da TV do celular do computador do YouTube do tablet então você pode também enviar as suas fotos as suas imagens acompanhando a aula aqui ao vivo ou publicar nas suas redes sociais com a hashtag@lde tá aí as imagens de vários educadores do Brasil inteiro esse é o nosso segundo álbum no behance.net/lde UFC Aqui você encontra imagens das nossas aulas projetos de palestras online assim como também de palestras virtuais os nossos laboratórios que são vinculados ao mestrado e doutorado da Universidade Federal do Ceará e aqui você vai encontrar uma série de informações de links de imagens para se informar cada vez mais com as atividades que acontecem nesse canal aqui é o nosso canal do Twitter twitter.com/lde UFC são mais de 1.200 seguidores e Aqui você encontra chamadas para as aulas as atividades do nosso curso os fóruns no Facebook e no Instagram o passo a passo de como em itir o seu certificado para os cursos de 180 horas E também o certificados para as palestras de três horas como essa que foi conduzida na tarde de hoje esse é o nosso canal no Instagram tá sendo projetado pela nossa equipe técnica nesse momento aqui na tela essa página no Instagram permite que vocês acompanhem a chamada para cada uma das aulas as perguntas que são feitas ao final de cada aula o nome dos nossos palestrantes o link também de alguns projetos vídeos materiais ações que acontecem no campo da educação práticas direcionadas ao ensino aprendizagem vídeos e documentários Então você deve através do Instagram acessar a conta ldlc instagram.com ldlc que a nossa equipe técnica vai estar inserindo durante a semana informações sobre o nosso curso assim como também orientações de como emitir o certificados informações sobre editais dos nossos mestrados e doutorados em parceria com Universidade Federal do Ceará você clica aqui em seguir e passa a seguir o Instagram do LD para receber mais informações além do Instagram nossa equipe técnica tá exibindo nesse momento aqui na tela a nossa página no Facebook então da mesma forma Esses são os canais das nossas redes sociais nós fazemos perguntas e questões de cada aula assim como também a divulgação do que vai ser cada uma das palestras da semana Lembrando que esse curso terá quatro atividades e Essas atividades irão funcionar como avaliações de múltipla escolha randômicas através de formulários do Google forms que serão disponibilizados aqui também para todos vocês e por último nós temos aqui o nosso blog que está disponível no blogspot.com/lde esse blog é une aqui no lado direito o acesso aos nossos canais onde eu estou passando Mouse nesse momento tanto site como canal no YouTube Facebook Instagram o álbum de fotos do berrance os nossos cinco grupos de WhatsApp que vocês podem acessar e receber informações da Equipe técnica e pedagógica desse curso o link para o Twitter e o link para o telegram tanto o canal como grupo de telegram nós iremos enviar informações durante a semana aqui estão as chamadas para as nossas aulas elas são publicadas durante toda a semana além de informações sobre os nossos palestrantes os links para acesso ao curso de 180 horas os links para as aulas que vão acontecer como essa que está ocorrendo nesse momento como uma palestra de três horas e todas as informações de lives palestras cursos certificados as atividades que são feitas neste curso assim como também a emissão de certificados de outros cursos que acontecem aqui pelo Canal Nós também iremos informar em breve os nossos editais para cursos de Mestrado de doutorado de especialização que nós temos aqui em parceria com Universidade Federal do Ceará você que nos acompanha nesse momento pode enviar a nossa convidada de hoje dúvidas perguntas questionamentos eu quero aproveitar aqui e pedir também que todos informe o nome da sua cidade o seu estado seu município de onde você está agora nesse momento nos acompanhando gostaria de cumprimentar e agradecer professores e educadores aqui do Estado de Tocantins obrigado pela presença e pela participação de vocês temos educadores de Sergipe São Paulo pelos professores de Santa Catarina Roraima Rondônia educadores também do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte Rio de Janeiro do Piauí de Pernambuco do Paraná temos aqui professores da Paraíba do Estado do Pará Minas Gerais Mato Grosso do Sul do Mato Grosso do Maranhão temos do Espírito Santo de Goiás temos também professores e educadores de Brasília do Distrito Federal Muito obrigado pela presença e participação de vocês muitos professores e educadores aqui de Sobral Fortaleza de vários municípios do Estado do Ceará obrigado pela participação e pela interação de vocês no chat da Bahia do Amazonas do Amapá de Alagoas e do Acre sejam mais uma vez muito bem-vindos nós estaremos sempre aqui todas as sextas e sábados às 14 horas compartilhando um pouco de conhecimento experiências projetos ações tecnologias e materiais que podem ser úteis importantes para promover um bom processo de ensino e de aprendizagem eu quero Então por último encerrar mostrando mais uma vez a nossa página aqui ao vivo no YouTube nós já ultrapassamos de mais de mil educadores que estiveram conosco e todas essas informações lista de frequência assim como também a inscrição para aula e para o curso a emissão de certificados acesse aos grupos de telegram de WhatsApp e as informações dos links para o Blog Facebook Instagram Twitter YouTube e os nossos álbuns de fotos vocês encontram aqui logo aqui abaixo na descrição desse vídeo que está sendo transmitido aqui no YouTube Muito obrigado Mais uma vez pela presença de todos nós estamos encerrando nesse momento o nosso intervalo Olá já voltamos eu estava aqui dando uma olhada no chat tem tanta pergunta bacana que tá difícil de escolher qual eu vou responder Mas nós vamos começar por essa aqui né cidade inteligente educação 5.0 educação emocional cultura projetos aprendizagem sala de aula invertida pode ser incluir incluído as necessidades de linguagem e funções executivas comente o movimento da educação 5.0 ela inclui tudo ela vai incluir todos esses movimentos de todos os tipos de conexão em atividades diversas o que a gente tem é que nós temos que fazer o movimento de planejamento de um outro nível de estratégia e esse nível de estratégia ele tem que propor né que todos essas questões cognitivas afetivas elas se conectem isso é tema para mais uma aula explicar essa conexão é tema aí para 4 5 horas de uma conversa o que eu posso trazer agora é que é essencial que Essas funções cognitivas linguagens executivas se conectem não existe ser humano de sucesso sem isso então é super importante a gente tá olhando para isso e eu agradeço e a nilceia ter trazido esse ponto não sei a gente muitas vezes está preocupado com um aspecto educação 5.0 é a integralidade dos aspectos então não existe uma dimensão Favorito mais importante que a outra existem dimensões que contribuem para um planejamento uma ação educativa transformadora Esse é o ponto x aí do da pergunta que você fez tem mais uma pergunta que já está separada aqui para gente esse ponto de se alinhar e seguir um projeto Claro de ações para aplicabilidade as aulas é o nosso público tende atende Apenas quando particular e com investimento nunca o estado correto Puxa vida Andreia tua pergunta é uma pergunta para Universitário de Alto Escalão mas eu vou te responder tudo no processo educacional tem o seu lugar e eu não estou criticando aqui como é feito eu estou olhando para o que pode ser feito normalmente a gente tem nas instituições públicas um planejamento estruturado e a gente recebe toda essa construção pronta e a partir dessas construções a gente acaba escolhendo um projeto um currículo [Música] um conteúdo que se alinha a esta proposta Isso é o que não deve ser feito que deve ser feito é que nós enquanto professores coordenadores gestores de escola possamos compartilhar e criar um movimento de um currículo um padrão colaborativo é um giga desafio porque imagina estados com muitos professores montar essa articulação só que é um movimento em que o professor o educador que está em sala de aula está muito cansado do mesmo que gera menos ainda que é o que eu tenho visto em diversos segmentos tá então esse menos e eu não tô desqualificando o conteúdo as iniciativas Mas eu sinto falta de participar desses movimentos de planejamento de ter os meus colegas educadores participando disso uma estrutura de designer fink ela é uma estrutura que lembra na minha explicação ela considera a necessidade E a expectativa de quem vai usar o produto só que tem vários níveis de usuário por exemplo eu tenho num plano Municipal de Educação eu tenho abaixo os técnicos que vão implementar eu tenho os gestores de escola que vão monitorar e vão ajudar essa segunda etapa de implementação eu tenho a parte pedagógica que tem um outro olhar uma outra visão que também vão interferir e vão compor este essa etapa de implementação e eu tenho o aluno lá na pontinha do fio e o pai dele e a família a comunidade escolar por trás disso então sinto que faltam informações dessas pontas O que é que essa família gostaria esse aluno esse professor o gestor sem eu saber toda informação da cadeia é muito difícil criar uma estrutura de design fink porque Abreu storming então a pergunta se isso é só no público ou no privado ninguém na verdade está conseguindo fazer isso com muita assertividade mas já existem ensaios na em gestores públicos que já estão investindo neste caminho então te respondendo pode ser público ou privado é uma mentalidade entende faz sentido para vocês é uma mentalidade de como operar isso e a mentalidade ela tá dentro da pessoa tá dentro das competências se conecta as competências habilidades que ela tem e ela pode ser feita em qualquer lugar no terceiro setor público no particular em qualquer etapa segmento Educacional mas precisa ao ouvir a ver a semente dessa mentalidade Ok tem mais uma pergunta que eu achei bem bacana Quais foram suas maiores dificuldades em relação às tecnologias dentro do contexto educacional Nossa isso daqui dá um storytelling também eu sempre fui muito curiosa com relação a recursos aplicativos e tecnologias mas a maior dificuldade que eu tenho hoje é tempo tempo para estudar o que está acontecendo que tá surgindo porque para você conseguir implementar uma tecnologia ou ensinar alguém ou qualificar um time para isso você precisa ter tempo de teste né teste usando as estruturas do designifique então foi prototipado por alguém mas quando você vai para teste você principalmente nós na área educacional a gente gosta de dar uma aprofundada no conceito de onde veio para onde vai a gente gosta de entender as coisas como elas são e muitas vezes me falta tempo para investir e entender esses novos recursos a gente tem infinitas possibilidades tem muita coisa bacana só que para entrar nesse movimento precisa de tempo um tempo mínimo de estudo e aí talvez seja interessante pensar esse tempo de Tecnologia de estudo de aprofundamento dentro do espaço de trabalho então se eu quero que a minha equipe traga soluções criativas eu preciso gerar oportunidade e isso é um desafio da gestão 5.0 como eu vou gerar a oportunidade e as pessoas vão engajar na oportunidade e vão começar a Gerar recursos a partir dela lembram necessidade dos usuários sustentabilidade e engajamento prototipagem teste e aí eu testo Poxa mas para eu ter tempo de testar eu preciso testar duas três ferramentas para ver mais adequada para mim então as principais dificuldades que eu tenho hoje são tempo para fazer testes o tempo para aprender eu tenho solucionado essa questão com parcerias parcerias produtivas então se eu tenho dificuldade em usar uma sistemática uma ferramenta um aplicativo eu me junto com pessoas que conhecem e tipo uma aula de 30 minutos como é que funcionam os recursos básicos disso E aí eu começo a usar cinco minutos por dia de uma forma para ter jargão para trazer isso e esse movimento criou um repertório para mim de mais de 200 ferramentas então quando as pessoas trazem isso eu consigo identificar o ponto porque de alguma forma eu do que isso outra forma que eu encontrei de preencher essa lacuna são mentorias e cursos de investimento pessoal E aí eu olho lá ferramenta que está disponível que parte da ferramenta eu preciso E aí eu vou lá e contrato o curso receba certificado horas eu uso na minha formação de professora na minha carreira de Magistério ou outras não mas eu tenho a solução então é um caminho que ele pode ser percorrido de duas formas uma no teu investimento em life aprender constantemente mas esse tem que gerar espaço na tua agenda para isso e às vezes a gente tem dificuldade de gerar esse espaço dependendo da instituição que você está mas o gestor tem que pensar nisso porque não não se avança se você não criar o espaço da aprendizagem da equipe e você pode ter um aprendizado individual e você pode ter um aprendizado colaborativo em equipe então olhando para ser referências que você tem hoje quem são as pessoas que te inspiram a aprender Quem são os influencers que trazem informações que são necessárias para você limpa tua agenda de quem não traz nada que só fica gastando seu tempo e foca naqueles que vão trazer aquilo que você tá buscando porque vai mudar teu jogo ele muda o jogo assim muito fortemente por isso que a gente sugere um investimento nessa nessa questão do tempo de qualificação porque tecnologia qualificação ou uma coisa que eu tenho feito que eu curto muito eu me aproximei muito dos meus filhos Eu tenho uma filha de 11 anos e um filho de 8 e eu me aproximo deles no uso da tecnologia para ver como eles estão lidando com isso porque eles têm os caminhos eles têm os caminhos mais delimitados mais rápidos e eles me ensinam na prática nas brincadeiras eu jogando com eles Como isso acontece na vida adulta é um caminho que eu encontrei para equilibrar minha família né convivência com a minha família e aprendizagem é um recurso que talvez funcione faça sentido para vocês criar estruturas projetos de gameficação em sala de aula com uso de tecnologia controlado onde você gera Desafio em grupo uma possibilidade também eu acho que tem mais uma pergunta aqui nessa sequência que já vai aparecer para nós muito bem como designify quem consegue o engajamento dos alunos do ensino médio essa pergunta é da professora Cleide excelente pergunta professora Vamos pensar que o aluno do ensino médio ele tá no momento de transição entre a vida do Adolescente do adulto Mas ele se sente como adulto Ele toma algumas decisões e ele gosta de se sentir pertencente a gente tem estudos aí que mostram as gerações né os conflitos intergeracionais e a geração que a gente está nas nossas mãos hoje é uma geração que ela só faz alguma coisa quando ela encontra o sentido daquilo Ah legal eu vou tomar água porque a água faz sentido uma saúde equilibrada eu vou parar de jogar o papel na rua porque faz parte de um ecossistema equilibrado e que eu vou fazer parte desse ecossistema por muitos anos e isso me interessa eu vou uma determinado conteúdo ou rede porque aquilo é apaixonante e faz sentido para algum desafio que eu tô vivendo naquele momento é como o adulto A gente assistiu uma aula e pega alguns pontos dela fazem sentido para nós para o nosso mapa né Para nossa aprendizagem o ensino médio ele tem essa esse viés né Essa influência então engajar esses meninos vai fazer dar oportunidade com que eles façam parte do processo movimento Mega difícil é planejar com eles o seu ano na prática tá então eu vou falar da minha experiência da área de tecnologia é primeiro perguntar para eles o que naquele ano eles gostariam de ver de recursos tecnológicos porque que eles façam interferência as pesquisas e Tragam o que eles gostariam E você tá abrindo a área de autonomia tal você tá fazendo filtro de conteúdo e aí você cria um plano compartilhado de informações e responsabilização ajudando esses alunos cada um dando parte de um pedaço e você se posiciona gestão 5.0 como mediador disso tudo tá buscando resposta para quem te pergunta durante muitos anos a gente se posicionou como desculpa a expressão da dor de conteúdo nosso papel não é mais esse educação 5.0 é o consultor O aluno vem e busca em você o que ele precisa e se o aluno não busca tá então eu faço uma estrutura de acolhimento criação Brainstorm para que todos participem Ou pelo menos colem seu papel na lousa façam isso no aplicativo enfim você tem vários recursos para fazer isso mas o primeiro passo é por esse jovens dentro do processo e coisas surpreendentes acontecem tá Principalmente quando como a gente tem infinitos recursos de educação midiática hoje então isso faz total diferença no jogo que você vai construir na tua sala de aula tá mas aí eu tô na sala de aula e a escola a gestão da escola a gestão da escola Tem que olhar para essa tua proposta e identificar os pontos de apoio Ah legal o que é que a professora Cleide no caso que fez a pergunta precisaria para implementação deste projeto legal ele pega essa coisa e ele faz uma estrutura de design fink com os outros educadores quem tem a estrutura o suporte o apoio a informação que colabore neste projeto nessa ação nessa iniciativa E aí você começa a fomentar a rede entende são várias coisinhas vários detalhes acontecendo ao mesmo tempo e é o olhar do que não estou sozinho em sala de aula quando eu entro no movimento Educacional eu estou entrando com outros colaboradores outros professores parceiros coordenadores gestores secretarias iniciativa privada e por aí você vai eu vi também que tem outras perguntas aqui no chat principalmente de recursos digitais os recursos digitais existem alguns que a gente pode utilizar mas não é o foco hoje dessa Live também tem conteúdo tem material lá nos meus canais dá uma procurada lá e tem muitas pessoas trabalhando inclusive neste curso recursos para você fazer isso então para otimizar teu tempo de matrícula teu tempo de planejamento ter o tempo de geração de conteúdo estudo de currículo tem ferramenta para tudo Inteligência Artificial meta verso e tecnologias assistivas elas dão um bom E aí completando uma pergunta mas as tecnologias assistivas elas podem chegar no campo dão do município da cidade sim existem nove cidades brasileiras hoje que já estão investindo por exemplo no método tics que são teclados alternativos para crianças que têm deficiência mental que elas podem se elas não falam mas elas podem se comunicar através da digitação de letras através desse teclado especial tem cidades que já compraram a tecnologia já estão na implementação desse suporte tem cidades que já estão fazendo seus programas de inclusão e tecnologia Então vai acontecer mas a gente também enquanto profissional da área de educação precisa dar suporte a estes processos dizer o que a gente precisa articular movimentos espaços formativos eu penso que é isso eu vou pedir aqui para equipe de apoio compartilhar com vocês uma tela de uma avaliação que é o que mudou no meu pensamento na minha concepção de gestão 5.0 a partir da minha fala ela também é um link de mentira vai aparecer lá um quadradinho E você vai me contar o que mudou então pensa eu tinha essa visão para mim mudou isso só registra lá para mim o que mudou para você É lógico que quando a gente pensa educação 5.0 design Sync enquanto ferramenta de inovação gestão a gente tem uma lacuna uma ponte gigante para ser construída aí essa ponte ainda está em construção então a ideia de hoje é que você se identifique enquanto um desses construtores então entendi o que é o conceito e aí eu vou buscar recurso para fazer ele acontecer tem também uma questão bastante interessante da Smart City que é a questão sobre a conexão da cidade inteligente e sala de aula gente não existe cidade inteligente sem sala de aula inteligente existe um fluxo existe uma ordem das coisas não existe uma sala de aula inteligente sem uma estrutura inteligente então os próximos anos serão de desafio de investimento pesado para que isso aconteça isso dentro do processo educacional ele tem de demorar de 5 a 10 anos eu espero que isso aconteça de uma forma mais rápida porque a tecnologia está sendo tártando e Tá agilizando tudo isso de uma maneira muito impactante mas já está acontecendo A grande questão é em que cidades muito grandes em que você envolve um número grande de colaboradores e uma estrutura gerencial já sólido e construída implica em mudanças de processos de gestão em todas as estruturas e aí talvez isso demore um pouco mais é mais fácil para uma cidade menor instalar o processo de educação 5.0 do que as grandes só que as cidades menores têm as questões dos recursos e financiamentos enquanto cidades maiores eles têm mais acesso então assim são pontos que tem que ser equalizados e eu acredito que isso deve acontecer Mas eu também acredito no movimento pessoal assim como eu que estudei bastante essa área e tenho soluções muito interessantes para este jogo está está passagem vocês que estão aqui estão à frente estão entendendo que esse movimento ele vai acontecer quero você queira quer não que você pode fazer é colaborar com ele se envolver e transformar Isso numa estratégia apaixonante ou ficar dentro da caixa e esperar que aconteça sem a tua interferência te confesso que ficar dentro da caixa mais confortável mas fazer acontecer vai te gerar uma sensação de realização pessoal muito maior mas a escolha é de quem está ali né E a gente não pode dizer que tem um profissional certo ou errado cada um tá no seu momento no seu desafio do seu espaço formativo e tá buscando as suas respostas mas eu tenho certeza que a soma dessas respostas vai fazer algo muito maior eu vou compartilhar com vocês agora um pouquinho essa tela das respostas aqui do que mudou só abrir aqui um minutinho Espera aí que tá atualizando tem algumas pessoas já respondendo é realmente ela tá aí as respostas ainda não chegaram as pessoas estão digitando mas vocês vão ter acesso a essas respostas em breve eu posso compartilhar com vocês num outro canal que eu já vou contar aqui daqui a pouquinho muito bem eu vou pedir agora para o apoio colocar o meu slides das redes sociais então caso eu tenha deixado de te responder alguma coisa porque tem muita pergunta Tem muita interação aqui no chat vocês podem entrar no meu link nas minhas redes sociais e mandar mensagem lá no Direct eu fiz um post hoje desta Live Me manda as perguntas lá e eu te respondo com maior carinho a maior atenção todas as dúvidas que você tiver dentro desse link das redes sociais eu deixei um presente para vocês um livro que eu escrevi sobre liderança que ele diz muito sobre liderança 5.0 é uma experiência que uma imersão que vive em Miami no ano passado sobre tecnologia cultura e inovação e educação e que eu escrevi um capítulo sobre liderança de liderar a própria vida não é só não diz respeito só a gente desrespeitou um coletivo e algumas dicas de como você pode com o teu coletivo chegar uma gestão 5.0 uma liderança 5.0 ser um líder 5.0 e lá também vocês vão encontrar a possibilidade de seminários e materiais comigo aguardo vocês para um próximo movimento e agradeço aqui essa parceria do laboratório digital Educacional agradecer principalmente a iniciativa do professor Herbert Vianna Herbert Lima aqui com esse contexto né de promover esse curso e fazer com que a informação a informação chega em todos os cantinhos do Brasil isso é sensacional agradecer a mediação aqui da professora Raquel Almeida que esteve conosco aí no começo me acolheu fez todo um trabalho comigo aqui de bastidor agradecendo a equipe de apoio que tá aqui com tudo com a gente e agradecer vocês que estão aqui nesse sabadão né assistindo uma aula que eu tenho certeza que pelo menos vai fermentar aí várias sinapses neuronais né neurociência e que talvez vocês não têm dificuldade de encontrar soluções agora mas ela vem deixa o conhecimento acalmar estabilizar sentar que as soluções vem então gratidão por esse momento estou à disposição para esclarecer dúvidas e conto com vocês aí para que a gente consiga juntos implementar uma educação 5.0 uma gestão 5.0 porque o nosso país merece as nossas crianças os nossos profissionais merecem então muito obrigada eu encontro vocês não próximo nível numa próxima etapa até mais bem nesse momento nós estamos chegando ao final da nossa Live que ocorreu no formato de palestra nós acabamos de responder a todas as perguntas dúvidas questionamentos eu quero agradecer a toda a interação daqueles professores e educadores que estiveram conosco e que aproveitaram após essa belíssima exposição para lançar dúvidas perguntas e participar dessa aula ao vivo Estamos chegando ao final dessa aula mas é sempre bom reforçar que o nosso curso segue todas as sextas e aos sábados às 14 horas Esse é um curso de extensão de 180 horas serão quatro meses de aulas transmitidas aqui no YouTube é um curso gratuito 100% online em parceria com Universidade Federal do Ceará e outras instituições que são realizadoras dessa iniciativa as aulas acontecem aqui no YouTube do canal do lde UFC laboratório digital Educacional da Universidade Federal do Ceará e logo aqui abaixo nesse vídeo você encontra links para inscrição do curso das aulas das redes sociais que fazem parte dessa atividade e das perguntas dúvidas projetos e iniciativas que nós iremos disponibilizar todas essas ações são gratuitas abertas ao público e tem como principal oportunidade tem como principal objetivo oportunizar professores educadores gestores permitindo também qualificar os profissionais na área de educação sobre as temáticas de ensino Ciência Tecnologia essa é uma formação que vai versar sobre as possibilidades de uma educação integral avaliação Educacional gestão escolar além de tecnologia inclusão alfabetização e outras temáticas que são tão importantes relevantes para o campo Educacional iremos compartilhar práticas projetos ferramentas recursos e ações para valorizar capacitar cada vez mais professores e educadores que tem um interesse de estar conosco aqui nesse canal no YouTube eu encerro agradecendo a participação de todos vocês que estiveram conosco na tarde de hoje convida também para que vocês possam ficar mais alguns minutos nós prepara mos uma sequência de vídeos materiais e reportagens falando sobre alguns projetos algumas ações algumas iniciativas que visam melhorar cada vez mais a qualidade da educação do nosso país muito obrigado pela presença e participação de todos e até breve [Música] o ano era 2000 foi quando um detalhado levantamento da educação Apresentou um quadro preocupante infraestrutura precária má formação dos professores e estudantes avançando nos anos escolares sem saber ler e escrever na época 48% das Crianças cerca de 6 mil alunos entre 7 e 8 anos atravessavam do terceiro ao quinto ano analfabetos assim era o ensino público em Sobral na região norte do estado há 25 anos a educação aqui em Sobral era considerada um mundo em preto e branco Sombrio absolutamente feio sem nenhuma perspectiva mas foi preciso a política entender que era necessário atravessar passar de um lado para o outro simplesmente para buscar novas possibilidades Horizonte E acima de tudo aplicando uma metodologia e só tem um nome e com ela tudo foi entendido que é possível ela se chama trabalho [Música] trabalho que trouxe um marco com quatro prioridades investimentos em educação que superam 30% do orçamento do município gestão Educacional com foco na erradicação do analfabetismo com prioridade para leitura redução para zero da evasão escolar e valorização dos professores atual Governadora do Estado a professorizou da cela foi uma Pioneira desse processo de transformação ela esteve à frente da Secretaria de Educação de Sobral entre os anos de 2001 a 2004 ao longo das últimas duas décadas as estratégias tiraram o município da posição 1366 para liderar o ranking nacional do índice de desenvolvimento da Educação Básica o Ideb e com detalhe há sete anos consecutivos no primeiro lugar o último indicador mostra o município com uma nota quase 10 9.1 Acima da Média nacional que é 5.6 o resultado virou referência para ONU e hoje uma criança em Sobral não passa do segundo ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever nós construímos no nosso país infelizmente uma cultura de que o filho do pobre do trabalhador que tá na periferia ele não consegue aprender ou ele não é Alfabetizado Por uma questão socioeconômica E isso não é verdade eu acho que um dos grandes legados de Sobral se tornar uma referência é porque isso foi desconstruído a criança quando ela tá aos seis anos de idade numa escola pública Municipal de Sobral e ela aprende ela se torna leitora né seja de palavras de frase ela adquire o domínio e a compreensão textual isso acaba sendo a porta de abertura para ela ser protagonista também acadêmica escolar em outras áreas uma criança que ela é bem ela vai ler bem um texto de história de geografia ela vai ler bem O entorno em que ela se insere na sociedade outro marco que caracteriza o antes e depois foi a Equidade que não é equivalente a igualdade a Equidade oportuniza estratégias específicas para assegurar os direitos de cada um são oferecidas a elas através das escolas o mesmo ensino com a mesma qualidade com os mesmos instrumentos de acompanhamento de monitoramento de avaliação da mesma forma a formação continuada dos professores é uma política única e Universal a rotina do trabalho de sala de aula o dia a dia com os alunos fazer pedagógico dentro de sala de aula ele é preparado ele é qualificado para aquilo e aí você tem por último uma política uma plataforma de valorização dos profissionais do magistério então o salário regularmente um dia concursos públicos periódicos pagamento acima do piso Nacional o pagamento de gratificações e bonificações que diretamente no contracheque dos professores como incentivo salarial além do seu salário né como extra para o aprendizado dos alunos que acompanhado e monitorado na avaliação então há um empenho um envolvimento de todos esses sujeitos que participam do entor da escola mas para que tudo isso possa dar certo é preciso eliminar as indicações políticas o atual prefeito entende que o sucesso da educação em Sobral só é uma realidade porque o ensino está livre dos interesses dos políticos aqui não há precedentes para ninguém há 20 anos há 20 anos que os diretores escolares principalmente é o principal cargo da escola são escolhidos através da relação pública se você não garante os melhores pedagógica você tá dando um tiro no futuro dessas crianças Amanhã vamos trazer professores e alunos que nos contarão como esse processo transformou Sobral [Música]

#AULA #Design #thinking #gestão