Educação Especial: Como adaptar atividades

By | 05/05/2025



Nesse vídeo apresento ideias e dicas se como adaptar atividades para os alunos da Educação Especial.

Educação Especial: Como adaptar atividades/a>

[Música] Olá a todos sejam muito bem-vind indos mais uma quinta-feira aí com muito aprendizado hoje né Nós vamos falar aí do tema característico aqui do canal matemática é vida e o tema voltado pra matemática muito feliz muito feliz mesmo em receber essa convidada muito querida puxa eu já seguia ela até antes ali da de do canal começar né o canal começou aí depois da pandemia e eu já curtia tudo que ela colocava com muito carinho ali nos grupos feito com muito detalhe e eu sempre apreciava muito e falava puxa eh eh que detalhes né de de é bem feito bem pensado voltado pra sala de aula né eu pensava Poxa é uma professora que tá ativa em sala de aula e que eh Sabe aquilo que o aluno eh vai tá precisando naquele momento aí eu ficava olhando falava puxa nas lives sempre pensava eu quero que a Vanessa venha aqui no canal e coloque isso em prática e E compartilhe com os colegas e eleve aí isso para muito muito muito mais pessoas né sejam todos bem-vindos nessa noite Puxa Que honra em tê-lo em ter cada um de vocês aqui muita gente que eu já vi o nome aqui pessoas queridas pessoas que trabalharam comigo que estão também trabalhando ainda comigo pessoas que seguem o canal que a gente já se viu aí nesse mundo virtual puxa muito feliz em ter cada um de vocês aqui eu gosto sempre dar boa noite né Eu sou a professora Silmara sou a criadora aqui do canal matemática é vida Todas as quintas quando não é quinta quarta às vezes sexta sempre de acordo aí com o convidado mas quase que nunca falha de quinta-feira aí essas lives acontecendo eh deixa eu dar um boa noite aqui paraa vivia vívia Soares Boa noite muito bem-vinda Priscila Fernanda que prazer em ter você por aqui Maria Eline boa noite olha que legal pessoal do Brasil todo aqui ó tô vindo ali ó do norte do sul leste oeste ixe Maria um monte de gente aqui ah lá pessoal de Minas Gerais adoro esse pessoal de mina gau Boa noite Gláucia olha Angélica Boa noite Angélica trabalha lá na escola comigo que legal Eita essa minha amiga do do coração ó trabalhamos juntas por muitos anos Sônia boa noite que prazer ter você por aqui Rute boa noite Rute aqui de São Paulo também né Rute Ramirez Boa noite bem-vindo ao canal se inscrevam viu gente esqueci de falar ó tem o link aqui embaixo coloca ativa o Sininho para toda quinta você ser lembrado aí dessas lives maravilhosas que acontecem aí de quinta-feira e e se inscreva no canal é claro né E nesse tem uma setinha assim ó vou pedir a sua colaboração clica na setinha copia esse link e já começa a espalhar aí nos grupos que você faz parte fala pessoal vai começar Tá começando Me ajuda aí nessa nessa divulgação espalhando nos grupos por favor gente ó tô pedindo sua ajuda aí compartilhe isso daí que vai ser muito boa e do Parabéns Olha boa noite tô no Parabéns aqui Marco parab que que eu tô de parabéns gente acho que eu tô no aniversário bem-vindo Boa noite Marcos josilda boa noite Sandra Boa noite Rosinete nautide Boa noite seja muito bem-vinda boa noite cmara Vanessa Ah boa noite Seara e Vanessa já já Vanessa vai vir aqui nós vamos dar um boa noite juntas para ela viu salé Boa noite aí Paulo vor boa noite olha ela por aí ó cheguei ela se põe ó cheguei Marina Boa noite bem-vinda Marina Boa noite Angélica Mogi das Cruzes boa a matemática do gato gostei né André boa noite Robson boa noite Puxa que legal viu esse povo é lindo mesmo todo mundo aqui ó fiel galera das exatas #matemática é viida sempre Então bora lá vou trazer esta convidada para lá especial e ela vai contar um pouquinho aí da história dela e depois vai compartilhar todo o saber dela vem PR cá Vanessa boa noite tá com o microfone aqui a boa noite a todos tô muito feliz em participar aí da Live um assunto assim bem legal né E que é educação espe muito feliz em ver essas pessoas aí chegando alguns eu conheço ah professora Mirela Essa daí é uma novidade que eu vou contar no final com essa professora aí muito querida que legal Mara obrigada a todos aí que estão prestigiando a Live Vanessa me conta e antes de fazer toda essa produção de material que você faz tudo você dá aula a muito tempo ou não tanto tempo assim não tem tanto tempo assim e uma curiosidade eu sou formada em Ciências Econômicas olira além de ser contabilista a minha primeira formação é Ciências Econômicas e a minha especialização Inicial meu MBA foi em marketing né Que legal e daí com o passar dos anos eu trabalhei em algumas empresas comecei a ministrar treinamento e eu comecei a me encantar por esse universo aí de ensinar né e entrei na educação mais ou menos assim direto mesmo a partir de 2015 daí eu tô até hoje ah eu falo pisou na sala de aula não sai mais né Vanessa não não saio mais puxa e quantas assim e e muitas Produções assim e feitas com carinho e e você assim você primeiro testa vê que dá certo e coloca aí para a produção isso como que eu costumo fazer primeiro eu faço a pesquisa do que os meus alunos estão precisando eu acho que a maioria dos professores que começaram a produzir algum conteúdo foi porque estavam em sala de aula ou estão em sala de aula vê a necessidade faz a atividade aplica e depois compartilha com os colegas né puxa quanta criatividade né sensacional e hoje o tema assim para lado de especial né porque são atividades voltadas paraa educação especial e a gente sente muita dificuldade eu vejo principalmente os colegas da área mesmo de matemática eem outras também o o quão dificultoso que é assim a gente produzir essas Essas atividades pros nossos alunos especiais né Às vezes a gente tem a ideia Mas de repente para colocar em prática ali acaba ficando tão difícil né eu tenho alguns alunos aí que eu tenho que fazer provas adaptadas exercícios né adaptados e puxa Olha eu sofro viu sofro muito mesmo acho bem eh difícil assim porque a gente tem que entregar algo e entregar algo com qualidade com carinho né Eh cada aluno é diferente então a gente tem que produzir voltado para aquele aluno né no seu momento puxa vai ser uma noite incrível Vanessa fique à vontade desculpa pode falar imagina o que eu queria comentar Silvana antes de mais nada é assim que o fruto dessas atividades aí além de pesquisa é claro que a gente faz é do conhecimento que eu fui tendo ao longo né da minha carreira acadêmica e também das especializações que eu fiz porque hoje eu sou especialista em educação do ensino da matemática tanto nos anos iniciais como nos anos finais também sou psicopedagoga Clínica e institucional então a gente acaba conhecendo um pouquinho das necessidades das crianças né E hoje eu estou cursando educação especial é uma outra especialização nessa área que a gente vê o número né a inclusão tá aí e a inclusão inclusão precisa ser feita efetivamente né e uma coisa importante que eu já vou compartilhar a minha tela é que assim aquilo que você falou eh a questão da atividade ser para o aluno né então o que você criou não vai servir pro meu aluno porque eu tenho que conhecer o meu aluno né então assim o a o propósito da Live hoje é mostrar que é muito fácil adaptar a atividade em alguns sentidos porque não tem tanto mistério e também a questão da educação especial que você realmente precisa de parceria e essa parceria tá dentro da escola e também dentro da casa do aluno família e escola sim e e sempre né É para educação especial é É acho que sempre será assim quando a família se une com a escola e com o professor não tem é ganho na certa né ou vou compartilhar sua tela desculpa e se você der tempo eu queria adaptar uma atividade com eles se der tempo daí você vai me falando a hora fica à vontade o tempo é todo seu fique à vontade a gente só vai sentar aqui e te assistir do camarot eu vou surgir alguma pergunta eu vou falando com você deixem aqui no chat vou perguntando pra Van a vai fazer uma pausa é uma grande conversa aqui entre nós Vou compartilhar sua perfeito Até porque eu não estou conseguindo acompanhá-los eu só tô vendo o meu slide já estamos vendo o seu slide juntos aqui também Ah legal legal então vamos lá então pessoal boa noite né o objetivo da Live é que eh a gente ten uma noite agradável de aprendisagem tá joia Então eu penso assim por que que a gente precisa adaptar as a as nossas atividades na realidade lá em 2013 Marx e duart ele já dizia que essa adaptação curricular ela é importante porque vai permitir que o aluno que esteja ali dentro da Educação Especial ele encontre caminhos para alcançar o quê os objetivos dos componentes curriculares o por isso que é importante que o aluno e tenha a atividade adaptada acontece que não são todos os alunos que precisam Eu por exemplo tenho alunos que estão na sala de recurso e que não precisa adaptar a atividade Agora eu tenho alunos que precisa adaptar a atividade e É nesse momento que eu falo que a parceria com a escola e com a família é muito E na escola a gente tem Profissionais que são fundamentais para que o nosso trabalho seja bem feito dentro de sala de aula porque uma coisa importante é que o professor Regente que ele ele que tem que adaptar a atividade não é o professor da sala de recurso não é o professor auxiliar aqui no Estado de São Paulo não sei quantas pessoas que estão na Live estão né são Estado de São Paulo a gente tem dois é três tipos de profissional um que é o professor da sala de recurso que é especialista aquele que vai trabalhar com o nosso aluno que vai nos ajudar nas documentações que vai dar toda a assistência pra gente no sentido de mostrar o que o aluno sabe e a gente tem o ensino colaborativo que eu começou esse ano que é um professor que vai participar da das aulas com a gente e vai de repente na linguagem do aluno porque nós temos lá 39 40 alunos a gente não consegue ter uma linguagem igual para todos e o aluno que tá na Educação Especial ele precisa é claro de uma linguagem diferente então esse professor do do ensino Eh Eh fugiu a palavra agora que eu acabei de falar que tá dentro da sala de aula ali colaborativo lembrei ele é o que vai de repente explicar de uma forma eh na linguagem desse aluno da Educação Especial e daí a gente tem o profissional que é o professor auxiliar o professor auxiliar é aquele que vai nos auxiliar a explicar determinado conteúdo mudo pros nossos alunos só o que acontece o professor auxiliar ele vira tão amigo dos alunos aqui no Estado de São Paulo a gente chama de pa ele vira tão amigo tão amigo dos alunos que ele tá acompanhando que ele tem condições de dizer pra gente se determinada aula vai precisar de uma atividade adaptada ou não E como a gente pode adaptar então nós que somos professores regentes a gente precisa ver com bons olhos e trazer pra gente pro nosso lado do nosso convívio o professor auxiliar o professor de ensino colaborativo e o professor da sala de recurso Eu sei que é difícil porque a gente tá na sala de aula o dia inteiro eu também tô numa escola em tempo integral fico na escola 9 horas mas nas horas que eu posso eu sempre tô conversando com eles para que a gente possa eh fazer com que o nosso aluno consiga aprender o currículo tá E assim como que precisa ser as atividades as atividades para ser ela tem que ser adaptada de uma forma segura eficaz descomplicada que o aluno consiga fazer sozinho eh por isso que a gente precisa adaptar a atividade ele não vai precisar da gente e nem do professor auxiliar para resolver se de repente ele está precisando de um auxílio Então significa que aquele conteúdo ainda não ficou claro para ele e daí a gente precisa insistir mais mais um pouquinho e o bacana da atividade adaptada que a gente pode eh contribuir com com técnicas e recursos diferentes ao mesmo tempo tá se se tiver alguma pergunta alguma coisa você me fala porque eu não consigo ler tá bom fica tranquila a genira só colocou assim que a temática é muito relevante né E que ainda temos que avançar muito nisso né muito até porque a gente ainda a o que a gente precisa de tempo né para produzir as atividades e às vezes a gente tem lá um professor de biologia que tem 12 turmas ele não consegue tempo para adaptar as atividades entendeu mas é sempre bom a gente mostrar que é fácil e que é possível tá e a gente não precisa fazer dois planejamentos depois eu vou mostrar para vocês tá Por quê Porque o objetivo da educação inclusiva é que o aluno compartilhe do mesmo conhecimento do aluno que está na nossa sala de aula que não precisa eh do aluno que não precisa Educação Especial tá então assim a gente vai adaptar é claro que em alguns casos né a gente precisa fazer alguma coisa diferente mas na maioria dos casos não só adaptando já é o suficiente tá eh por exemplo se a gente tem lá isso a gente faz muito muito na sala de aula né eu tenho a felicidade de dar matemática e confesso que matemática sim é uma matéria às vezes os alunos acham ruim mas para nossos professores é bom porque se você der aula em quatro turmas você cumpri o seu horário então você tem algum tempo que você possa produzir material né então assim se a gente tá com uma turma ali que tá estudando fração e o e o aluno seu da Educação Especial ainda não compreendeu o sistema de ação ele tá ali localizado na contagem simples o objetivo do planejamento vai ser o mesmo que é o quê compreender que o inteiro pode ser segmentado em partes iguais tá eh e para que o aluno atinja o objetivo que a gente precisa a gente pode trabalhar com material concreto com atividade diferenciada folhinha né Eh esse tipo de mat que eu vou estar mostrando aqui então assim o que que eu queria deixar bem claro eu tô na escola pública eu sei de todos os limites que nós como profissionais temos o meu objetivo é tentar facilitar a vida dos professores né ensinar explicar como fazer essa atividade eh não sou uma pessoa que não está no meio né para falar que tem muitas pessoas que falam assim ah não está na sala de aula não sabe como que é como que é nossa vida eu sei sim e eu sei também que eu tenho lá eu tenho na minha na minha turma eu tenho apenas dois quatro seis alunos tem turmas diferentes eu tenho só seis mas tem colegas que dão aula pro Fundamental e pro médio que chega a ter 12 então eu sei dos dois lados Tá então vamos lá e qual que é assim tem tem tipos de adaptação que a gente não precisa adaptar o conteúdo todo e a gente pode adaptar só o objetivo trabalhar um objetivo de cada vez Então eu tenho alunos que eu preciso trabalhar um objetivo de cada vez se no bimestre eu vou trabalhar seis conteúdos com aquele aluno ali eu vou trabalhar um no máximo dois tá E isso não está errado a para quem tá na educação social para quem conhece para quem tá estudando o que a gente precisa é fazer com que o aluno Aprenda um conteúdo que a gente determinou para ele e dentro daqueles que a gente vai estudar seja relevante paraa aprendizagem tá então a gente pode dividir esse objetivo em partes menores tá eh adaptação pelo layout de repente fazer uma estrutura mais simples né uma estrutura que seja mais clara pro aluno que não tenha Barreiras né então assim você pode fazer depois eu vou mostrar os tipos né de adaptações que eu fiz e atividades que dá paraa gente trabalhar mas de repente assim não colocar eh colocar linha se o aluno precisar né Eh eu costumo fazer prova com lout de duas colunas para esse meu aluno eu não vou fazer uma prova com a folha duas colunas então assim você pode adaptar pelo layout para que ele não tenha Barreiras na hora de resolver essa avaliação ou essa atividade tá Ô Van Denise colocou assim ó Gostei muito dessa dica dessa dica um né de conteúdos em partes menores ela achou bem legal essa dica e assim Denise as pessoas às vezes não falam pra gente que pode ser isso a gente recebe o o conteúdo ali né o nosso currículo e ninguém fala para nós que você pode pegar uma habilidade então assim eu falo que eu sou muito abençoada porque na escola que eu estou eu tenho pessoas maravilhosas que me auxiliam lá então eu tenho A Dafne que é a professora da sala de recurso de um período tenho a Márcia que é a professora da sala de recurso do outro período tenho quatro professoras auxiliares que são incríveis a Luciana a Lene a Cláudia e a Camila e A Dafne com a Márcia São pessoas que foram me ensinando e eh até na minha pós–graduação agora na minha especialização ninguém falou sobre isso pra gente foram explicando Van vamos começar com eles trabalhando o conteúdo aquilo que a gente sabe que eles vão conseguir e daí a gente vai aumentando gradativamente né e o objetivo da Live é essa né e e a gente ajudar um ao outro né então ó falei aí pelo objetivo pelo layout pelo campo semântico e daí assim que que você o campo semântico são palavras que o aluno conhece não coloque palavras difíceis se tem uma palavra que o seu aluno nunca ouviu ou que para ele é desconhecida Não use o palavras que de repente eh ele já tá conhecendo eu tava conversando com um colega esses dias uma colega na realidade e ela falou assim que na prova dela ela não usa a o termo eh pretérito mais que perfeito por quê pro aluno da Educação Especial é muito subjetivo Então são coisas que a gente pode são palavras que a gente pode tirar né e utilizar por trocar por sinônimos e colocar palavras que eles conheçam que não vá gerar dúvidas porque lembrando a atividade tem que ser pro aluno fazer sozimho tá é claro que tem aqueles que precisam de ajuda mas quanto mais fácil melhor ó o que a Denise colocou né ela colocou assim verdade na realidade não temos direcionamento referente a isso Educação Especial é educação especial tanto que a prova Paulista não vem adaptada sim e a gente comentou isso tanto no primeiro quanto no segundo e quando tinham as APS eram iguais né Elas não vê adaptadas pro aluno e às vezes você sabe que isso até entristece o aluno porque o aluno ele quer tá ali e ele quer fazer e conseguir a gente sabe disso Porque nós não queremos fazer alguma coisa sozinho e conseguir ter um bom resultado o aluno da Educação Especial também e as provas não são pensadas para ir nem pros alunos que precisam que tem baixa visão não são pensados e na realidade o Governo deveria começar a pensar nesses alunos porque nós eles precisam ser incluídos nessa avaliação né aise Tem razão e é uma briga eu acho que nem só no nosso estado mas no Brasil de forma geral né outro tipo de adaptação seria o apoio visual a gente pode usar figuras e imagens para que o aluno assimile o conceito né para que ele consiga ali visualmente resolver aquele exercício não precisa por muito né também porque senão acaba poluindo mas ele se Tem aluno que precisa do apoio visual tem aluno que não então por isso que você professor que precisa adaptar sua atividade às vezes eu vejo os professores pedindo assim ai tô precisando de uma atividade adaptada adequação do primeiro grau daí logo em seguida eu respondo assim ah mas como que é seu aluno porque às vezes eu posso mandar uma que eu fiz pro meu aluno mas não vai esr pro dela entendeu Por isso que quem tem que fazer a idade adaptação é o professor Regente porque é ele que convive com aquele aluno o tempo todo tá outro tipo de adaptação seria por modelo e exemplo de repente você fazer um exemplo explicar pro aluno né e ele seguir aquele exemplo faça como exemplo faça como modelo né e ele já sabe eh uma coisa bem importante dentro desses tipos de adaptação a gente não pode fugir do que a gente trabalhou em sala de aula com o aluno tá por qu porque ele precisa ele sabe eh naquele momento o que ele aprendeu a Live ficaria muito longa mas assim a gente tem a nossa memória executiva que é a nossa memória de trabalho que é aquela memória que a gente aprendeu hoje que tá que a gente fez alguma coisa e a gente sabe o nosso aluno da Educação Especial às vezes ele não tem a memória executiva né a memória de trabalho dele então o que você ensinou semana passada Às vezes você precisa ensinar novamente tá por isso que conhecer o seu aluno é tão importante né às vezes você fala a gente chega na sala de aula se Pergunta assim olha que a gente aprendeu Ontem quem lembra ninguém levanta a mão e pensa no aluno da Educação Especial que tem alguma limitação ele também precisa que a gente revisite ele precisa revisitar o conteúdo que foi ensinado Por isso que às vezes ele faz e refaz a mesma atividade várias vezes até ele conseguir assimilar e você mostrando um modelo um exemplo para ele do que já foi feito ele consegue eh assimilar melhor tá Ô Van eh a minha coordenadora né me deu uma dica né uns dias atrás falou assim ó quando você passa uma avaliação né pros seus alunos adaptados eh coloca de repente um balãozinho ali lembre-se que nós conversamos em aula ou a fórmula tal né algumas diquinhas nesses balões aí para que ele Leia e fala aí ele lembra alguma coisa assim e e foi que ela falou né ele tem que tentar fazer ao máximo sozinho e sem que alguém fique lendo para ele tudo que ele puder ali lembrar e resgatar sozinho ele vai se sentir mais capaz né isso a palavra é essa seu capaz porque eles são capazes né Sim e hoje a gente teve a nossa culminância da eletiva e a gente tem um aluno todos os nossos alunos da escola a gente tem 619 alunos na escola todos são muito queridos né né mas assim você vendo os alunos incluídos em todas as atividades superando os limites a gente se emociona né porque você vê assim nossa ele fez isso ele apresentou ele conversou com as famílias ele ele conversou com com o colega foi ele que explicou foi ele que fez e isso que é importante para eles se sentirem capazes e quando ele pega uma atividade é como como se eu chegasse aqui agora e colocasse o PowerPoint tudo em chinês a gente não ia conseguir entender nada a gente ia querer traduzir pro nosso idioma é a mesma coisa é para eles então você imagina se ele pega um papel e ele não tá lembrando nada então a gente precisa essa dica do balão é bem bacana deixar o máximo de informação que puder com clareza para ele tá E daí vem a questão como que a gente deve fazer né Essas adaptações que que a gente usa Então a partir do momento que eu conheço meu aluno eu vou começar a saber o tipo de atividade que eu vou desenvolver com ele o tipo de papel e o tipo de letra é muito importante para pros alunos da Educação Especial papel de preferência branco e a Fonte ela tem que ser Arial time eh no mínimo 16 tá se ele tiver baixa visão tem que ser maior ainda impressa no tamanho A3 uma fonte Grande para que ele consiga entender ah mas eu faço tudo colorido ele nunca reclamou então seu aluno não precisa desse tipo de adaptação mas eu tenho aluno que ele só pode fazer no papel branco e as fontes maiores então isso daí Vai de cada aluno o espaçamento entre as linhas também é muito importante por quê Porque se você eh deixar tudo muito junto o que que acontece o aluno não consegue entender outra coisa muito importante fazer tudo em caixa alta letra maiúscula não de repente na prova não usar fontes diferentes como aquelas que sejam de caligrafia sabe manuscrita mas usar porque tem aluno que não consegue diferenciar maiúsculo de minúsculo Tem aluno que sim eu tenho aluno na educação especial que diferencia tudo né Eh mas tem aluno que não então assim colocar o espaçamento 1 e me né colocar a Fonte Grande deixar tudo emcaixa alta aquelas informações que o aluno vai precisar ler para interpretar daí isso é importante tá ã delimitar o espaço de resposta gente mostre pro aluno aonde ele tem que escrever então eu fiz uma atividade que depois eu vou mostrar aqui eh que tem umas caixinhas umas lacunas pro meu aluno colocar os números que faltavam eu delimitei eu sei que esse aluno escreve com a caligrafia maior porque ele ainda não é Alfabetizado né então eu fui peguei uma provinha dele antes num atividade conversei com a professora da sala de recurso conversei com a professora auxiliar dele imprimi um teste mostrei para elas se aaria para ele colocar o numeral fiz tudo isso daí então e não deixa assim sem linhas ou sem delimitação porque ele precisa entender o limite dele aonde ele tem que fazer tá Evite o pontilhado eh essa questão do pontilhado é muito subjetivo tá ele às vezes tem aluno autista baixa visão que não entende o pontilhado fica tudo misturado para el Então essa questão do pontilhado acaba prejudicando o aluno fica confuso né Eh o que que ele tem que fazer porque ele não vai entender é é claro que um ligue pontos maior né que você consiga preencher numa folha que dê um espaço bom para ele entender que a distância de um ponto pro outro tudo bem mas aquele pontilhadas jar esse daí já é mais difícil tá outra coisa importante é a gente sempre fazer atividades com relação aos interesses e hiperfoco dos alunos isso chama mais atenção e faz com que eles queiram fazer atividade não falo de infantilizar porque a gente também não pode infantilizar as atividades mas assim pesquisa lá de repente ele gosta do Homem de Ferro você não pode pôr o desenho do Homem de Ferro no contexto pode utilizar ah PR mas ele o hiperfoco dele é dinossauro você pode pôr o dinossauro também para que ele tenha esse interesse né para que ele eh queira fazer aquela atividade com mais prazer seja mais interessante para ele mais prazeroso né Falando desse de Hiper Focus né uma professora também lá da escola falou que na outra escola que ela trabalha a coordenadora fez várias fichinhas né e pôs tudo isso numa planilha com todos os alunos de inclusão e colocou inclusive o que eles go fez uma pesquisa né mandou pra família nome e tal e aí uma um dos motivos era o que ele gostava o que ele mais gostava um personagem que ele gostava então homem-aranha rul e aí colocou assim o professor quando recebesse isso Podia colocar isso também em algumas atividades para para se aproximar mais do aluno né Ele fala Poxa a professora colocou o homem-aranha como será que ela sabe né ela sabe que eu gosto olha ele vai sentir o carinho né da professora para com ele ali né Que bacana é é uma excelente ideia é uma excelente ideia ela fou que montou no canva ela tava até dando foi a Fernanda lá da escola Onde eu trabalho que a outra coordenadora dela fez com todas as fichinhas deles com a foto aí mandou pra família né as fichinhas individuais depois Ela montou tudo num painel só e aí cada professor tinha essa essa eh eh eh a disponibilidade da planilha ali se eu quisesse de repente me aproximar do aluno x eu ia abrir e falar poxa ele gosta da do hul Então vou colocar na atividade dele isso Olha que bacana é uma boa ideia uma bo ide muito legal é porque assim a gente já consegue fazer uma atividade direcionada né né Eh Às vezes a gente fica sem saber o que pôr e nessa questão de não poder infantilizar e tudo mais a gente acaba fazendo de repente uma atividade que não chame tanta atenção mas até nisso a gente tem que tomar cuidado né que às vezes você põe muita coisa que chama atenção pode desconcentrar o aluno perde o foco né perde o foco é mas eu adorei essa dica adorei adorei a giziane tá te perguntando aqui ó gostaria de saber quando o aluno não é Alfabetizado e está no sexto ano devo trabalhar só alfabetização não a gente nem pode alfabetizar Nós não somos professores alfabetizadores eh a gente tem AL Eu tenho um aluna assim também e eu trabalho Claro com o professor com o auxílio tem uma professora auxiliar ele tem uma professora auxiliar dele tem duas porque tá no ensino integral fica em uma em cada período são as professoras que nos ajudam muito com muita coisa assim eh não falar não tem palavras para ajudar da ajuda que elas dão todas as professoras auxiliares lá da escola e assim a gente como a gente não pode alfabetizar a gente tem que fazer atividades dentro do nosso currículo que esteja linkada dessa forma eu trouxe uma atividade aqui para mostrar eu trouxe de matemática que eu sou professora de matemática mas dá para vocês terem uma ideia dentro do currículo nosso o que a gente pode fazer sem ser essa questão de alfabetização tá tá ok e assim atenção ao contexto isso é muito importante também imagina que o nosso aluno ele não eh vamos supor nunca foi pra praia e a gente vai colocar exercícios relacionado à praia ele não sabe se você não mostrar para ele o que é só dizer ele não tem essa ideia e mesmo tendo ido você precisa apresentar para ele novamente Então se de repente ele não tem costume de ir ao supermercado com a família ele não sabe como é então você fala assim ah você foi é o supermercado escolheu traz frutas e se não é ele que faz a escolha então ele não sabe então assim a gente precisa ter atenção ao contexto que o aluno está por pra gente fazer as perguntas certas fazer eh a avaliação e a atividade relacionada àquilo que ele está professora mas eu já apresentei para ele a gente já fez mercadinho na sala de aula e tudo mais Então nesse caso você tem que voltar e falar lembrá-lo de como foi a atividade tá sempre com os materiais em mãos mostrando eu tava conversando com a Dafne né quando eu tava apresentando para ela eh esse material aqui não consegui apresentar para todas as professoras eu queria ter apresentado apresentei pra Dafne e pra Márcia que são as professoras da sala de recurso e daí eu falei para ela assim ah eu fiz esse jogo aqui que é o jogo da memória do uma material Dourado da ela falou assim Olha que bacana Vanessa porque os seus alunos graças à professoras auxiliares é claro já conhece o material Dourado mas imagina que é um aluno que nunca viu um material dourado e você vai trazer um jogo da é um dominó do material Dourado como que ele vai fazer a associação do material dourado com a atividade então se você traz pro contexto dele ele consegue associar tá menos elementos por página tá então assim você reduz então se você vai dar lá de repente uma lista de exercício com 30 exercícios para ele você dar menos tá porque ele tem o ritmo dele então procure sempre colocar menos elementos por página menos exercícios por página porém a atividade não pode ser muito longa então você pode dividir essa atividade em par então se a sua sala toda vai fazer uma atividade em dois dias de repente para esse aluno Você vai precisar de quatro tá porque você vai reduzir a quantidade e ela não pode ser muito longa porque eles se cansam alunos que que são autistas eles cansam muito eles usam muita energia para fazer qualquer tipo de atividade inclusive se eles precisarem em escrever de letra cursiva então não são todos os alunos que escrevem de letra cursiva e a gente não pode forçar isso porque eles usam uma carga de energia uma carga cerebral muito grande para eles usam energia muito grande para fazer determinada atividade e daí que que acontece eles ficam cansados às vezes você fala assim ai minha aula de matemática é depois da Educação Física toda vez depois dauc a ação Física ele fica cansado não quer fazer nada porque ele gasta muita energia e a atividade física é uma coisa que ele gosta que ele tem prazer então a gente precisa eh pensar nisso na hora que tiver fazendo atividade para ele até nisso a gente precisa pensar Então se de repente aquele aluno falou para você assim ah eu não quero fazer mais você conhece seu aluno Será Que Ele cansou Ah ele já cansou porque ele já fez muito né Ah não ele ainda não Cansou hoje ele tá mais que que aconteceu dormiu tarde acordou muito cedo né Então até isso a gente precisa pensar tá outra coisa muito importante use linguagem objetiva tá Seja claro a gente tem sempre um contexto todo para resolver um exercício í de matemática você coloca um contexto porque tem que contextualizar e tudo mais e no final tem uma perguntinha pro aluno da Educação Especial você vai direto pergunta né E para ele resolver tira essa parte aí do contexto né de da linguagem não ser tão objetiva e uma coisa mais importante privilegiar as habilidades do aluno né de repente eu tava até sim a área das ciências da natureza essa escola que eu trabalho hoje que eu tô lá esse aqui é meu segundo ano é uma aula uma escola que a gente faz muito compartilhamento de atividades assim a gente compartilha o que tá acontecendo na sala de aula e com o passar do tempo você vai conhecendo as habilidades dos seus alunos e a gente tem alunos lá da Educação Especial que desenha muito bem então por que não a atividade daquele aluno de de repente não ser em forma de desenho não ser em forma de mapa mental eu fiquei muito emocionada que eu dei uma aula sobre mapa mental paraos sextos anos e eu tenho dois alunos lá e junto com a professora da sala de recurso a Márcia e ela também é professora do ensino colaborativo a gente ainda tem esse privilégio eles fizeram um mapa mental então todos os alunos entregaram mapa mental e eles também entre o mapa mental eu dei a aula falei que era volume expliquei o volume daí eu pedi pros alunos fazerem em casa o mapa mental sobre volume e daí a Márcia falou eu vou fazer com eles na sala de recurso tem problema não e eles foram escrevendo o que eles lembravam Ela assistiu a aula e eles foram lembrando e foram fazendo mapa mental sobre volume do jeito deles dentro daquilo que foi a aprendido que foi assimilado para eles por que você não avaliar eles dessa forma também sim que legal né eles ficam super felizes né vou ter algumas perguntas aqui ó Andresa ela fala assim ó tem um um aluno autista severo não verbal também não é Alfabetizado trabalho com ele confecções de jogos feitos com materiais recicláveis quais outros tipos de atividades você sugere é bom Andresa você ver se ele gosta de outro tipo de atividade manual se ele desenha né Eh isso seria legal porque ele pode fazer uma história em quadrinho ele não precisa escrever mas ele pode desenhar o que tá acontecendo né Eh essa atividade aí é perfeita confecção de jogos com materiais recicláveis porque é uma coisa que ele tá trabalhando na habilidade dele né e ele ainda pode demonstrar que foi o trabalho que ele fez existe assim você como você falou ele é Severo e não tem não é Alfabetizado a gente acaba limitando um pouco que a gente pode trabalhar com ele tá mas dentro do que você já está fazendo isso é excelente porque você não vai a gente não vai poder alfabetizá-la agora agora se você conseguir que ele escreva pequenas palavras ou Copie Você pode até de repente trabalhar com ele dentro disso mapa tá a Rose colocou assim ó sou Rose de Carapicuíba São Paulo professoras professora do sexto e stimo ano fiquei surpresa com a informação que não devemos alfabetizar no sexto ano minha coordenadora exige que todos os professores alfabetizam é na realidade quem alfabetiza é o pedagogo eu não sei se a Rose ela é pedagoga e ela conhece eh as técnicas de alfabetização então assim eh vai de cada escola na realidade na minha especialização a gente não Professor especialista em matemática ele não tem condições de alfabetizar eu posso ensinar os números para ele eu vou trabalhar com ele a matemática a alfabetização matemática vou mostrar para ele o que são os números O que são as quantidades vou mostrar e tudo mais só que eu não tenho condições de alfabetizar Acho que nenhum professor de ciências nemum professor de geografia domina essa técnica Mas é claro isso vai ficar a critério de cada de cada instituição Não Vou Me Colocar diante disso mas nós como professores do fundamental dois e especialistas a gente não poderia alfabetizar sim a viv Tá amando a f tá aprendendo muito com a Live deixa ver tem mais perguntas por aqui é por enquanto acho que acho que não aqui ah deixa eu ver que a genia colocou adaptar atividade vai além da alfabetização necessário considerar os saberes dos alunos Sou professora de ciências da natureza e faço adaptação de atividades para os alunos não alfabetizados eu também perfeito é isso mesmo vai além e você pode utilizar o quê desenho eh ligue ligue pontos não ligue figuras com os nomes mostrar né você pode fazer trabalhar com ele com massinha eh a gente fez uma atividade eu não né a escola toda fez na aula de prática eh célula animal com massinha e os alunos da Educação Especial quiser é o que a g colocou né ela tenta utilizar estratégias né para alfabetizando isso isso mesmo mas não não que alfabetize né é isso não isso a gente infelizmente é a gente não tem condições é claro de fazer isso né a Andresa falou que o aluno dela não desenha Ele só faz rabiscos só rabiscos então eu acho Andresa você tem que partir pros jogos mesmo tenta a massinha leva a massinha e dentro da sua disciplina que ela não falou a disciplina né c não não falou não falou a disciplina ela dá Então tenta de repente com massinha ver o que que ele consegue produzir né porque às vezes a massinha de modelar ele consegue se ela for de ciências de geografia dá para fazer o sistema solar relevo e tudo mais é né só um minutinho C pera aí tá bom vou ler aqui é da a Rita foi o me temos colegas que seguem arrisca a legislação e não deixam trab eh não deixam trabalhar atividades diferenciadas para alunos especiais Nossa caramba Rita que triste ler isso né que triste meu Deus é triste mesmo na minha escola eu falo a escola que eu que eu passei que eu estudei que eu trabalhei sempre adaptamos tudo tudo tudo s né e a genira coloca né por isso a importância de coordenadores que possam compartilhar materiais de estudo sobre alfabetização é o coordenador é muito importante nesse momento né viu e na escola que eu tô tanto coorden a coordenadora diária Coordenador Geral a direção todos são a favor disso e dão um suporte pra gente sabe eles são a favores da adaptação eles nos ajudam eles trazem Live trazem material que eles acham eles compartilham né sim por isso que é bom a gente compartilhar que nem você tá trazendo pra gente compartilhando com a gente né E quanto mais a gente puder e se ir atrás disso né tem tantos lugares gratuitos que se disponibilizam cabe o professor mesmo ir atrás ali buscar né Sempre é C C pras 8 pode pode ficar à vontade então lá uma uma dica importante foi tudo isso que a gente falou né quer conhecer o nosso aluno Quais são as habilidades dele as dificuldades dele né Eh qual a deficiência ou o transtorno que ele eh de aprendizagem que ele tem né pra gente fazer o nosso trabalho e ajudá-lo é claro use materiais concretos né então vamos lá simplifique use material concreto Alguém escreveu aqui Eu não lembro quem falou que o o o menos é muito e é isso mesmo use materiais concretos que você vai ter excelentes resultados né sim e assim gente uma dica que eu dou se você não tem como adaptar não consegue não tem habilidade não tem tempo procure ajuda né Eh procure pessoas que possam ajudar você a elaborar um material que possa enriquecer ser as suas aulas isso não é ruim sabe isso é bom é importante porque quando o aluno vê um material feito para ele ele fica feliz né E daí eu trouxe alguns exemplos de adaptação olha só essa aqui é uma da uma das folhas de atividade que eu fiz tinha outras habilidades que foram contempladas nesta avaliação né Essa habilidade é a ef0 6 ma01 queera identificar comparar ordenar números naturais e números racionais cuja representação de cima é finita dizendo quais são e fazendo uso da reta numérica para localizar os números como eu coloquei números naturais eu tenho os números naturais aqui na minha atividade então eu pude dentro do que eu conheço do meu aluno ele não é Alfabetizado ele tá conhecendo os números agora eu fiz uma tabela e pedi olha Eh com clareza complete a tabela com os números que faltam então ele fez junto com a professora auxiliar e ela junto com ele com o quadro numérico ele foi acompanhando tem o número um qual número falta dois e assim sucessivamente e uma outra atividade eu coloquei escrevo os números que vem depois então aqui eu eu tenho três quem vem depois o quatro de apoio ele já tinha a tabela preenchida aqui em cima e a tabela que a professora tinha com ele uma atividade que tá adaptada por nosso aluno e que é uma habilidade do sexto ano simplificado a Rosângela falou se você depois pode deixar disponível esse material depois eu posso até eu vou falar no finalzinho do sorteio tá bom que eu e a Mirela a gente vai fazer legal tá daí dentro eu posso pô a atividade aqui é uma outra habilidade também do sexto ano né que é solucionar problemas que envolvam cálculos mentais né pode ser escrito e tudo mais qual que era o problema aqui escreva a quantidade de elementos de cada conjunto no quadradinho então para ele contar esse elemento e colocar aqui do lado no quadradinho já era solucionar um problema e eu fiz essa atividade junto com a professora da sala de recurso junto com a professora auxiliar e junto com a minha equipe pedagógica com a coordenação né que é o meu coordenador di área e a minha coordenadora geral todos eles estavam cientes da Como que eu ia trabalhar né daí eu fiz para um outro aluno essa atividade Porque eu estava trabalhando eh medida peso medida né massa tudo mais só que ele não entende o que que é massa e daí eu estudando eu sei que dentro da habilidade eh e06 ma 24 eu posso perguntar para ele circule a figura menor Você viu que é claro circule não tem veja analise não circule o menor e daí ele tinha que olhar as figuras e dentro da análise dele circular qual era o menor e isso foi trabalhado na sala de aula quando a gente trabalhou o que era pesado que era leve entendeu pra gente ver eu tava trabalhando com os alunos quilo e grama então daí a gente mostrou assim para ele que o quilo é mais pesado a grama era mais leve ele não vai conseguir transformar o quilo em grama ou a grama em quilo né mas eu mostrei o que era pesado o que era leve e aqui o que era maior e o que era menor daí aqui eu não dei duas opções circulo maior X no menor não um comando só circule a figura menor tá aqui olha só que bacana é um dominó daí esse daqui é uma produção minha também que eu tenho no meu clube esse Dominó é para tem a representação né da da fração e a fração numérica D PR gente trabalhar com aluno da sala de recurso aqui umaid fiz pro plano cartesiano que eu vou est entrando em plano cartesiano no terceiro bimestre né E daí aqui é uma atividade que foi adaptada pros alunos da Educação Especial ele pode fazer comigo em sala com a professora auxiliar ou no ensino colaborativo né E se eu explicar para ele se o aluno não tem Professor auxiliar ele consegue fazer até sozinho se eu conseguir explicar o comando para ele certinho e ele entender tá aqui foi uma atividade Olha que eu fiz em sala de aula com a com a professora auxiliar a gente tava trabalhando potência de base 10 então a gente mostrou o material Dourado a gente mostrou que aqui que a torre tem 10 unidades e depois a gente pediu pro aluno primeira aluna pintar de vermelho as as as dezenas e de azul as unidades então a gente também está trabalhando uma habilidade dentro dentro do nosso currículo é sétimo ano tá aqui é uma atividade que a gente fez trabalhando a reta numérica unidade de medida tô trabalhando aqui o que é maior e menor né então a gente trabalhou foi uma uma ideia da professora Camila ela falou van posso trabalhar a régua com ele e dentro da régua eu vou trazer as eh o pedaço de fio de de lã e a gente trabalha o onde tem muito onde tem pouco o que é maior o que é menor eu já vou mostrando a régua os numerais sim tá dentro da nossa habilidade também de unidade de medida tudo ali e o legal que ela trouxe uma atividade bem bacana que eu tava trabalhando temperatura e a gente fez uma pesquisa né e ele não poderia ficar de fora da pesquisa então o que que ela preparou para ele várias figurinhas do tempo dia que era assim frio e o que era calor e daí no calendário ele colava assim ah hoje que on que tá a temperatura hoje tá calor ele colava a figurinha do calor Ah no outro dia que a gente fez com ele foi mais tempo os alunos fizeram isso em três aulas ele precisou de mais tempo e no outro dia quanto que tava Ah tá mais frio então ele colava a figurinha do frio tempo temperatura dentro da habilidade do sexto ano para um aluno que não foi não é Alfabetizado então assim dentro o que precisa a gente trabalhar conhecer nosso aluno e colocar as atividades num contexto eu vou passar rapidinho para encerrar tá C pode ficar tranquilo é pros pessoal porque até às 8 né Já tô pass pode passar viu V sem sem problema pode pode ficar tranquila olha só que bacana esse Card esse Card eu preparei para uma professora que pediu para trabalhar perímetro com o aluno da Educação Especial então ele vem em meia dá para você imprimir ele em meio papel sulfite daí você imprime e guarda e ele pode usar pregador ou caneta marca texto se ela plastificar ou colocar até eh de repente numa pastinha L Qual que é o perímetro sem utilizar a fórmula só contando né também dá para fazer isso aqui é do material Dourado Então veja você pode trabalhar a questão do o material Dourado mostrando o material Dourado pro aluno e depois levando uma atividade do dominó que você pode fazer com ele mostrando que esse bloco aqui maior tem 1000 qual que seria o o o número 1000 em numeral daí o aluno faz a associação né só que para você utilizar Essas atividades você tem que conhecer seu aluno se você não conhece você não tem vínculo com ele você não tem um relacionamento com a professora da sala de de recurso você não consegue saber se ele tem condição ou não e fazer uma atividade só por fazer não é adaptar tá o aluno tem que de repente conseguir se apropriar de algum conceito que você passou para ele tá esse jogo aqui é asmd é muito usado que é o jogo das quatro operações com a aluna do sétimo ano que a gente fez atividade em grupo que que a professora eh a professora auxiliar falou Vanessa se eu trabalhar com ela em vez das quatro operações porque ela tem dificuldade a gente joga o dado ela tem que contar as bolinhas do dado se sair a estratégia vai ser a mesma se ela jogar o dado e saiu o número um ela avança pro número um Se não sair ela vai jogar o dado só que assim a gente tem alunos muito bons então Teve aluno porque como era para trabalhar em em cinco alunos que foi no grupo delas e que jogou igual Então ela se sentiu parte integrante da escola ela se sentiu capaz e quando o um aluno jogava e não saía o número correto Eh ele também não avançava e quando chegou aqui acima dos seis a gente jogou com dois dados então a gente contava um dado e depois outro dado junto e daí Ah não agora deu certo então daí avançava para casinha então assim com atividades que você já tem na sua própria sala de aula Você pode adaptar para pra atividade do seu aluno da Educação Especial não precisa fazer tanta coisa né Aqui já é uma atividade de uma professora parceira minha muito bacana Adriana ela é fantástica tá trabalhando com atividades adaptadas a agora e essa atividade ela fez para um aluno dela né E veja que bacana que ela construiu né é colorido né aqui ela colocou um lembrete vamos recordar a tabelinha da multiplicação porque ela já trabalhou isso em sala de aula com o aluno e aqui embaixo ela colocou um probleminha bem simples uma moto tem duas rodas quantas rodas tem seis motos Então são coisas que já trabalhou em sala de aula e que se o seu aluno tiver condição você pode aplicar com ele é claro que não dá para aplicar com um aluno que não é Alfabetizado né mas com um aluno que de repente eh tem é di você consegue se for de leve você consegue aplicar de repente você consegue imprimir essa atividade pedir paraa professora da sala de recurso aplicar com ele né então ele vai ver ele vai se sentir importante ele vai ver que você pensou em alguma coisa para ele ele vai se sentir incluído tá aqui olha só que bacana como que ela organizou aqui a multiplicação ela organizou os oito grupinhos com três mangas então a gente pode fazer isso e veja que a imagem tá bonita que a imagem tá clara que dá pro aluno entender o que tá sendo pedido que às vezes a gente pega na internet você vai lá você pesquisa pesquisa lá atividad adaptada você nem sabe se vai servir pro seu aluno você imprime não dá pro aluno entender é confuso por isso que se você fizer do seu jeito e adaptar fica mais fácil né aqui ela fez é um uma um história em quadrinhos trabalhando ângulos que dá para você trabalhar com as duas turmas né e aqui ela fez também a tabuada Olha que bacana tá tá Se tiver pergunta Sil você vai falando tá pode deixar só tem elogios aqui viu ai que bom fico feliz muitas Palmas pessoal falou muito bom show e olha só essa atividade foi desenvolvida pra Mirela a gente tirou foto do caderno ela me mandou uma professora muito legal que eu acabei de conhecer conheci são as amizades boas que a gente traz recebe aqui no Instagram né e nos grupos de WhatsApp e olha EA né e uma mãe recebe esse caderno fica super feliz né não você já imaginou é muito legal e a a mãe pegar esse caderno e ela vê que o professor felicidade né que ele não é mais um né que ele tá sendo único e que você Olha que bacana é uma atividade que dá pro aluno entender que tá colorido né de repente com au filho você pode até ajudar ele a pintar é claro que a gente né Eh às vezes na sala de aula a gente não consegue por isso que os alunos da Educação Especial tem a sala de recurso né na sala de recurso gente ele não vai para fazer aula de reforço hein ele vai para aprimorar os conhecimentos por isso que vocês têm que estar em contato sempre com o professor da sala de recurso isso foi essa foi a última atividade tem muita coisa a gente passaria horas olhando suas atividades maravilhosas tem muita coisa que dá pra gente fazer eu não parei de compartilhar parei é você voltou pra nossa tela você tá não tá na tela dos slides não tá mas tá todo mundo me vê tá todo mundo te vendo agora isso agora show então passaria a horas falando porque assim a educação é uma coisa que eu gosto bastante sabe e e a gente precisa entender que esses alunos nossos são alunos eh são são importantes PR gente eles querem ser acolhidos entendeu E assim se eu tivesse mais tempo parou meu compartilhamento né C eu vou voltar não não não não volta ainda Pera aí Ah tá tá estamos com você aqui ainda não tá vindo sua tela não você me avisa qu você quiser pode pode co olha par Parabéns pode rinho viu pessoal porque eu sei que esse pesso tem jun isso Parabéns su aula está maravilhosa obrigada por compartilhar é do Word tá tá já estamos vendo já já estamos vendo ve já se dá sim já tá vendo tá tá vendo essa lista de exercício O que que a gente pode fazer que que eu queria fazer rapidinho aqui a pergunta é Qual das figuras ao lado representa o mais fé a gente vai mudar isso aqui ó a gente vai colocar assim ó circule a esfera tira as alternativas de baixo pro nosso aluno e você pode aumentar isso daqui se ele precisar entendeu então você tem e deixa mais espaçamento assim ó e Lembra que eu falei que a fonte aqui para ele tem que ser encaixa alta no Word a a gente consegue deixar tudo maiúsculo e eu posso aumentar para 16 facilmente Então você já adaptou a atividade pro seu aluno e é a mesma atividade que você ia apresentar na sala de aula em vez da gente deixar todo esse contexto aqui em cima dos primeiros exintores Por que que a gente não coloca Não coloca aqui olha circule que fala que sólido geométrico eh que sólido geométrico podemos observar no extintor se ele não conhece você tem que colocar o extintor e várias figuras aqui do lado e de repente ele vai ligar o extintor ao cilindro porque você já trabalhou isso com El Então não é difícil da gente adaptar Eu sei eu também trabalho na escola na escola pública dou muitas aulas e a gente pode diante daquilo que a gente tem adap um sólido geométrico é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada essa informação para ele não vai ser importante a gente pode só escrever qual dessas figuras relacionadas abaixo não é o sólido geométrico ou você pode pô marque ou circule a figura em vez de você escrever que não é um sólido geométrico Você pode escrever circule a figura é mudar a maneira de perguntar né ISO você entendeu e ser mais objetivo sempre né mais objetivo deixar bem o o verbo bem claro que você quer né circule desenho né é essas informações do dado pro meu aluno é irrelevante você pode dizer aqui assim quantas em vez de colocar você pode colocar e colocar você pode colocar o cubo direto ou você pode escrever que invés quantas faces tem um cubo você pode colocar aqui do lado para ele associar TR qu se e você pode colocar quantas faces tem um dado porque ele conhece o dado você mostrou o dado para ele então isso fica muito mais objetivo ele se sente incluído e é uma atividade da nossa habilidade tá pode tirar por favor muita gente contando como que faz para adquirir suas atividades para ter se material conta um pouquinho também do seu Clube que é super legal então eu tenho um clube que eu criei esse clube em 2020 né na pandemia com jogos em PowerPoint só na época porque a gente usava computador porque eu fui professora de tecnologia Educacional por muitos anos né e eh é a rita eu acho que a Rita já a Rita tá aqui ó quero preparar várias atividades para cada habilidade terceiro bimestre isso mesmo Rita Afinal é maravilhosa ela PIS a Rita já me segue A Rita é uma querida adora tá por aqui ó a mirel é minha parceira uma parceria assim conheci ela é incrível junto com todas as outras professoras que eu tenho que eu conheço que eu gosto muito que eu admiro o trabalho e veja só que bacana a Mirela tem um clube também de atividades adaptadas As minhas são Gerais onde a gente eh pode adaptar e pode utilizar adaptando incluindo o aluno ali na sala de a né e a Mirela ela vai dar num sorteio que a gente vai fazer quando a gente terminar a Live vocês vão me dar uns minutinhos vocês vão lá no meu Instagram e vocês vão ter que cumprir três regrinhas seguir a mim seguir a Mirela e seguir a Silmara e vai marcar um amigo e a gente vai fazer um sorteio de atividades será um combo de atividades nós estamos preparando atividades adaptadas e os meus jogos nesse combo eu acho que vai ter em torno de 15 ou 20 atividades Vou colocar até já aqui no chat viu inst o seu Instagram já põe meu Insta tá porque vai ficar faltando Daí eles vão lá no post eu vou est deixando o insta da Mirela porque vai est faltando o insta da Mirela tá porque eles vão curtir e por aí quiser colocar o insta dela aqui ô mi põe seu Insta aí se você tiver ainda tá E daí assim se você pensar vai ser uma economia muito grande pros professores porque hoje atividade né eh ela a gente sabe que a gente não não não não tem condições de adquirir todas entendeu mas se você tem uma outra Você pode adaptar para várias e vai ser muito legal Essas atividades vou ter maior prazer em fazer esse sorteio e eu vou deixar o sorteio um pouco mais longo viu Sil tipo até o dia 15 de julho Então quem assistir essa live por exemplo tem professor que trabalha à noite quem tá assistindo semana ISO pode concorrer também pode assistiu a Live até o dia 15 eu vou deixar porque olha nós estamos em fechamento de bimestre culminância delea nota Nossa a gente tá saindo com o filho de férias também depois a gente vai ter um montea Mirela que eu vou colocar aqui no chat você tá e a gente vai ter desculpa imagino perdão vou pegar o insta da Mirela tá bom colocar Então a gente vai cois inscrição isso um monte de coisa para fazer e eu sei que vai ser corrito então is conta um pouquinho do clube por exemplo quem é sócio do Clube como que é que funciona paga por mês ele tem acesso a todos os drives como que funciona então hoje tá assim eu mudei devido a escola em tempo integral então eu tô trabalhando com atividades avulsa tá quem quiser adquirir só atividade do catálogo pode tá ai A Dafne Dafne você que é arrasa você a Márcia a Lu A Giza a Camila a Cláudia vocês que arrasam me ajudando indo lá aguentando os meus desesperos então e assim eh eu tinha o clube até o ano retrasado esse eu tô vendendo o drive do clube ainda o drive do clube hoje tem em torno de 900 arquivos Então quem quiser adquirir tem muita coisa muita coisa como o nome do CL professor é Clube do Professor gamificado tá E no clube tem tem guia de aprendizagem mas tem as antigas né porque eu não estou atualizando ele então assim você tem modelo de guia para você editar guia não muda né plano de aula tem sugestão de eletiva tem muita coisa tem material gratuito lá livros tem muita coisa que eu fui adquirindo nesse longo desse tempo e mais os jogos em PowerPoint que os alunos amam amam lá no meu Instagram tem vários que eu uso e é uma loucura né inclusive lá no link da Bia o pessoal do Instagram lá da van tem também até drive aberto ali também ela disponibiliza também algumas atividades muito legal ela deixa algumas atividades gratuitas assim como tem as atividades também que são as pagas se eu quiser adquirir de repente aquela certa atividade Poxa eu vou lá chamo a v Direct né e pego essa atividade que é muito muito com muito Capricho eh quem eu tenho a vã em vários grupos assim quando ela posta a gente é um capricho enorme e assim é um tempo que a gente ganha ali com essas atividades né pegando Essas atividades e usando em sala de aula é um tempo é um tempo ganho tremendo para que eu prepare outro material né Para que eu prepare minha aula com mais qualidade eu pego esse material levo pra sala de aula puxa Olha o ganho que eu já tô de tempo né que eu já tô tendo ali e é muito Caprichoso muito muito muito e assim né você comprou uma uma vez é seu você não pode compartilhar né gente vamos lá vamos valorizar o trabalho do coleguinha é lógico né mas você comprou da ética ali né você comprou É seu né e assim você tem material jogo que você plastifica tem material que eu plastifiquei em 2000 no final de 2021 eu tô com material bom até agora a Andrea tá perguntando se ela quiser participar do clube como que ela faz pelo pelo Instagram dá ela po chamar no Insta depois eu eu mando meu WhatsApp e explico para ela como funciona certinho tá E assim tudo que você plastificar vai durar muito tempo você não vai fica vai ficar né E você pode usar PR depois sala de reforço sua você ah eu tenho um curso EA Então vamos lá falar do curso é o meu curso que onde eu ensino os professores a criarem os materiais e eu sempre tô colocando atividade só que assim é é curso do PowerPoint né quero mandar um beijão para duas pessoas maravilhosas que me incentivaram muito que é Adriana bandeira que todo mundo conhece estudio Office minha amigona que legal a Maira Borges que é fantástica elas as duas me incentivaram muito me deram muitas dicas me ajudaram né então assim eh São pessoas que eu fui conhecendo e nesse curso eu ensino a trabalhar com powerp tem gente que gosta muito do canva o canva é online mas eu gosto do canva mas tem muita coisa que eu faço no PowerPoint então por exemplo a minha apresentação eu achei o layout no canva e powerpint e trabalhei offline Então vamos só explicar então pras pessoas então para participar do sorteio sorteio vai ser um kit com 10 atividades ISO então no po no seu post no Instagram e lá você vai publicar ainda ele vai ficar aberto até o dia 15 vai tá escrito sorteio então no post vai est escrito sorteio e vai ter lá na descrição certinho como faz para par para participar do sorteio até o dia 15/07 é válido para quem Cumprir o que vai tá lá escrito isso E lembrando que quem fez esse post lindo foi a sil e colocou um sorteio bem legal para mim para eu otimizar ali tudo isso só que não tá disponível ainda eu vou liberar daqui a pouquinho que eu ainda não tive tempo de fazer is vamos terminar a Live aqui então daqui a pouquinho vai lá no no Insta da Van e quem tá assistindo depois final de semana vai começar as férias aí tem gente já tá cont tagem regressiva paraas férias vai assistir aqui depois vai ficar aqui na descrição o insta da van é só entrar lá vai ter o post lá do sorteio eu colocando até o dia 15 eu t colocando aqui eu vou fazer o sorteio Sil é o sorteio então a gente fecha ali de fecha no dia 15 dia 16 eu faço o sorteio para eu contabilizar sorteio legal E aí você pode pôr até nos Stories Quem ganhou de repente né a gente faz uma festa posto no meu também vai ser legal cza tá eu vou colocar aqui o link para obter também o certificado da Live de hoje tá é Umo é um certificado gratuito preencham forms tá vai automáticamente no seu e-mail que é esse daqui ó bit.li 29 de Junho 23 é um certificado bem bonitinho com o nome da Live bem legal preencha direitinho o nome que você quer que vai no certificado o nome completo ou abreviado tá E ele já vai receber no no na caixa de e-mail aí direto então Cuidado quando colocar o e-mail para não colocar errado para não ir lá errado tá bom tá já B eu quero te agradecer demais puxa Que honra em ter você aqui que é noite assim gostosa de assistir quanto muita coisa a gente aprendeu e e eu vi aqui esse chat bombando de elogios puxa muito legal pessoas assim falando é gratidão pelo que você passou isso que é legal né a gente compartilhar e inspirar e saber que isso vai além né e a inclusão ela precisa cada vez mais ser vista com outro olhar né esse aluno ele precisa desse carinho especial Então é isso que a gente vai levar e se a gente fez um pouquinho hoje aqui já tá de bom tamanho porque esse pouquinho vai levar para mais um pouquinho e isso vai virando uma grande rede Ivan suas atividades são maravilhosas continue sempre brilhando esse caminho da matemática matemática é vida sempre né E com você aí com essas atividades é mais vida ainda quero te agradecer muito muito mesmo por estar aqui e ter essa disponibilidade tá essa 1 hora e meia aí com a gente gratidão eterna eu agradeço a você muito obrigada agradeço a Tod todos que participaram fico muito feliz em poder ajudar entrem lá depois no meu Instagram pode me chamar no Direct pode me entrar nos meus grupos e eu vou ficar muito feliz em poder receber todos vocês nos meus grupos abertos pra gente bater papo pedir ajuda pra gente compartilhar o que a gente puder tá bom É uma troca né Sempre Grand férias Eita estamos na contagem agressiva Amanhã é meu último dia dia primeiro vou entrar graças a Deus o meu também um beijo para todo mundo gente bom Desc um beijo gente fique com Deus valeu viu muito obrigada obrigada tchau

#Educação #Especial #Como #adaptar #atividades