Diferenças entre BNCC Educação Infantil e RCNEI | Pedagogia para Concurso

By | 02/05/2025



Sala Pedagógica: …

Diferenças entre BNCC Educação Infantil e RCNEI | Pedagogia para Concurso/a>

e aí o olá pessoal sou professora fabiana firmino no vídeo de hoje nós vamos falar sobre as diferenças entre a base nacional comum curricular da educação infantil e o nosso referencial curricular nacional da educação infantil nosso reginei muitos alunos me pediram para falar sobre esses documentos e algumas diferenças então eu trouxe aqui os aspectos principais para vocês não se perder tá então temas de do vídeo de hoje a bncc da educação infantil e o nosso ressonei que o nosso referencial curricular da educação infantil também então preste atenção aqui na nesses documentos e vamos ver os aspectos gerais e as suas diferenças lembrando a base nacional comum curricular da educação infantil que o nosso documento atual que todos os sistemas de ensino devem seguir e também sistemas de ensino devem se adaptar ali em relação as suas propostas pedagógicas e também os currículos esta base ela é é obrigatória diferentemente do nosso referencial curricular nacional educação infantil que veio bem antes mas também foi um grande avanço é trouxe um grande avanço para o desenvolvimento da nossa educação na época lá nos anos 90 faz parte o referencial dentro do contexto do conjunto de documentos também daqui são retirados ali dentro da essência dos nossos pc ienes e o referencial né vai tratar aqui da educação infantil conhecido também como ressonei então nós temos aqui a diferença porque o reginei ele vai servir como um guia tá e a base nacional comum curricular da educação infantil no caso né sim deve ser seguida tipo obrigatório então nós temos aqui a bncc e o nosso nesse nei a bncc como eu falei é um documento de caráter normativo é vai definir as normas assim que define o conjunto orgânico e progressivos de aprendizagens essenciais o que todos é todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica a bncc ela trouxe também ali aquele aspecto de igualdade da igualdade equidade aí para todos porque todos os alunos merecem sim eles devem receber é o mesmo tipo de educação diferentemente do local onde este aluno esteja então é importante né este documento esta é importante essa base para garantir que todos né todos os alunos recebam esse conhecimento este conjunto né orgânico progressivos de aprendizagens como é colocado o nosso refinei diferentemente né ele é um guia sim um guia de orientação que deverá servir de base para discussões entre profissionais de um mesmo sistema de ensino ou no interior da instituição na elaboração de projetos educativos singulares e diversos é aqui o feitos né desses dois documentos são muito importantes aqui para nossa educação bom então sabe por quê que do rei sinei porque o reginei nele foi sim né um grande avanço para época não é machucar como a educação ela acompanha o desenvolvimento né nossa histórico né o nosso desenvolvimento social então sim a educação vai ser desenvolvidas seguindo o que nós temos hoje ou seguindo é o que foi passado né o que foi trabalhado nos anos anteriores em relação ao contexto histórico e o reginei diferentemente do que alguns pensam né ele ainda é assim é tratado como guia de orientação alguns algumas pessoas até acham que não vale mais não é nada disso nós já resolvemos questões sobre este conteúdo são documentos diferentes tá o ensinei vai tratar sobre esse desenvolvimento integral da criança sim mas a criança que ainda é vista é aquele aquele aquele indivíduo que precisa ainda responder a estímulos e esses estímulos são dados ali pelo professor pela instituição diferentemente da bncc abnt se ela trata nela coloca ali o aluno como protagonista do processo tá então em relação ao nosso ressonei o foco está no desenvolvimento integral da criança tá mas ela é vista assim como alguém que responde a estímulos dados pelos adultos no caso a escola os professores tá o objetivo do rei sineia esclarecer o que deve ser ensinado nessa etapa educação básica né servindo ali como guia aqui no caso educação infantil como está organizado né tá ele está organizada aqui em eixos tá e esse g é isso esses eixos perdão são considerados de forma integrada lembrando aqui que ele tem três cadernos e o primeiro caderno né ele vai o texto ele vai fazer uma apresentação vai vai se situar ali né servindo como um guia até mesmo para os profissionais da equipe das escolas apresentam de fato contexto é o que se pensou como deve ser trabalhado que está sendo colocado então o caderno um ele vai trazer ali todo toda a essência né do que deve ser trabalhado e os dois cadernos seguintes não vão trazer ali esses eixos tá bom aqui eu trouxe para vocês a estrutura porque essa estrutura também a gente já disponibilizou nas nossas redes sociais arroba fabiana firme a rua pedagogia para concurso essa estrutura assim como várias outras estruturas né não temos mapas mentais dicas simulados aulas é muita coisa lá para vocês então sigam a gente nas redes sociais isso aqui já foi colocado lá tá aqui a estrutura do nosso reginei tá e aí nós temos aqui os âmbitos de experiência que tem a formação pessoal o real e o conhecimento de mundo dentro da formação pessoal e social será trabalhada que essa questão da identidade escola e dentro do conhecimento de mundo serão trabalhados aqui todos esses assuntos movimento música artes linguagem oral e escrita natureza e sociedade e matemática tá então nós temos aqui esses âmbitos de experiência agora a nossa base nacional comum curricular a estrutura dela é diferente e ela vai reforçar a visão da criança como protagonista tá em todos os contextos de que faz parte ela não mais interage mas cria ela vai criar modificar a cultura ea sociedade você que é muito importante o objetivo da nossa base nacional comum curricular aí a partir de um significativo avanço no entendimento de como a criança aprende oferecer referências para construção de um currículo baseadas em direitos e de desenvolvimento e de aprendizagem e bem definidos e também nós temos aqui a questão dessa organização então lembrando aqui as diversas áreas do conhecimento linguagens integradas por meio dos campos de experiência e nós temos também os objetivos direitos e objetivos de aprendizagem aqui eu trouxe aqui para vocês tá como eu falei você também vai conferir esse material lá nas nossas redes sociais também esse educação infantil né nós vemos aqui uma estrutura diferente nós temos aqui os direitos e objetivos de aprendizagem tá conviver brincar participar explorar expressar conhecer-se nem nós temos aqui os nossos campos de experiência o eu o teus nós o corpo gesto e movimento traços sons cores e formas escuta fala pensamento é imaginação espaço-tempo quantidade relações e transformações então você consegue perceber aqui a estrutura desses dois documentos na inscrição documentos bem diferentes até mesmo na sua essência um é obrigar oi e o nosso é refinei nem vai servir ali como um guia lembrando aulas específicas esses dois temas né nós temos aqui no youtube e vou colocar aqui na descrição desse vídeo a nossa aula sobre gessinei e a nossa aula sobre bncc educação infantil que você vai conseguir sim né fixar todo este contexto esse conteúdo e as ideias e você vai conseguir perceber de forma bem objetiva as diferenças tá desses dois documentos então clique aqui na descrição desse vídeo para você conferir os nossos as nossas aulas sobre esses temas também espero ter ajudado aí com a sua preparação espero vocês no próximo vídeo e aí

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