
AVALIAÇÃO DO WEBINAR: https://bit.ly/webinar-ensino-remoto Ferramentas citadas no webinar (em ordem de aparição): …
[Educação Conectada] Webinar 4: Como acompanhar a aprendizagem no ensino remoto de emergência/a>
rio grande do sul e aí e aí o olá pessoal bom dia estamos ao vivo aqui para falar com vocês sobre como acompanhar a aprendizagem nesse período do ensino remoto de emergência esse é o nosso quarto webnar da série que está sendo oferecida pela iniciativa bnds educação conectada então sejam muito bem vindos a gente tá vendo aqui um pessoal se apresentando para mim tando estamos vendo as redes de santa maria é pessoal do tocantins também tem pessoal de sergipe que a gente viu enfim tem outras cidades do rio grande do sul além de santa maria sejam todos muito bem vindos é para apresentar então o contexto do projeto né da iniciativa ben10 educação conectada eu vou chamar o conrado leiras que é o chefe do departamento de educação do bnds para ele contar o contexto da iniciativa bom dia cunhada bom dia ana paula bom dia a todos bom dia a todos estamos assistindo vou falar um pouquinho aqui como disse ana paula do contexto deve ser bem dessa educação conectada este a quarta binário desta série né mas acho que é importante falar bem rapidamente para as pessoas estão assistindo pela primeira vez na qual você pode então projetar obrigada então aqui no no próximo slide aí deixa eu pegar essa educação conectada ela foi lançado em 2018 uma parceria do ben 10 que comec é com o objetivo de apoiar projetos de implantação de uso da tecnologia como ferramenta pedagógica e ferramenta de gestão educacional ela conta ainda com apoio da fundação itaú social da fundação lemann que contribui também com quais opção de project contribui também tecnicamente e é com a contribuição o doce hebe que a inscrição presta assessoria técnica aos projetos e do cep da fgv que é uma instituição que faz todas as atividades de monitoramento e avaliação da iniciativa desse projeto então essa iniciativa ela na verdade como comentei ela tem o objetivo de englobar vários projetos né são ao todo seis projetos que é seis projetos que estão distribuídos em 11 municípios são seis estados é rio grande do sul paraná bahia sergipe paraíba e tocantins cada um desses estados tem mudo um ou dois municípios totalizando ao onze municípios os projetos do paraná e da bahia era tão iniciando os outros projetos os quatro projetos começaram no início do ano passado tá os quatro todos os seus projetos não entendimento de que para que você tem o efetivo uso da tecnologia com a página principal trilha investimento de ações dos projetos e quatro dimensões não basta é só investir para ser a prefeitura o solo formação de professores você tem que ter ações investimentos nessas quatro emoções estão agora na tela para dar para gente ir é que a tecnologia pode ser usada realmente de maneira efetiva então que a dimensão visual né que determina é qual vai ser a abordagem pedagógica objetivo a intencionalidade do uso da tecnologia né ao todo a estratégia de uso tecnologia a dimensão conteúdo recursos educacionais de tarde né e aquela relacionada a definição e alocação de recursos do personagem de tange a infraestrutura que eu acho que é mais conhecido que tá aí com justamente com equipamentos dispositivos mas é uma exatamente aqui está tratando hoje e o que é a dimensão formação que é o desenvolvimento das competências de todos os envolvidos já irão nos tecnologia professores gestores tá então no âmbito justamente dessa dimensão formação que estão sendo realizados diversos cursos dicas sincroniza é aí a instituição responsável pela realização dessa desses cursos e tivemos aí a a ideia né de incluir este webinários como a maneira de reforçar e aí buscar contribuir para a superação desse momento em que a gente tenha um modelo remoto né de de conteúdo tá então brigada ana paula era era isso aqui para contextualizar a iniciativa é bom obrigada conrado espero que você continue acompanhando aqui com a gente porque a gente vai falar de como acompanhar aprendizagem esse contexto né que fica bem mas desafiador se a gente não está convivendo com os alunos pessoalmente diariamente e continue então acompanha aqui com a gente junto com o pessoal ea gente agradece aí só participação muito obrigado um bom dia a todos e a todas muito obrigada obrigada e aí vou aproveitar agora para chamar minha parceira de g live pessoal ela voltou é oi gente bom dia pessoal tudo bem espero que estejam todos bem com saúde em segurança em casa e estou muito feliz de estar aqui com vocês para mais uma life e vamos vamos nos apresentar novamente para quem também ainda não não tinha passado por aqui em um dos hinários anteriores eu sou ana paula sou uma das fundadoras da sincroniza tem o experiência com educação e implementando projetos de formação em tecnologia trabalhamos com a fundação lemann antes de ter criado assim camisa né é minha formação em jornalismo depois fiz pós-graduação em educação o singularidades e fiz mestrado no tim skold nos estados unidos recentemente e eu só keila tenho mais de 20 anos de experiência em educação já liberei muitos projetos com formação de professores e com implementação de tecnologia tanto na fundação lemann editora moderna sistema objetivo só de sala de aula sou pedagoga gosta de falar né a gente vem do chão da escola entendendo os principais desafios da sala de aula e desde 2014 trabalho com ana paula aí em projetos no terceiro setor oi e aí por conta dessa experiência nossa né anna a gente começou lá em 2014 implementando o caraka de me é para escolas públicas através da fundação lemann e acidente pensou né criei a sincronizar que é fruto da concretização de um sonho né esse sonho é manter esse propósito de promover cada vez mais aprendizagem dos alunos a partir de adoção de produtos educacionais e metodologias ativas nas redes que a gente trabalha principalmente nas escolas públicas oi e a gente faz isso potencializando é o valor pedagógico desses projetos desses produtos então temos muitos parceiros como agora né estamos com a iniciativa a penny dessa educação conectada é um orgulho para a gente poder fazer parte desse trabalho incrível que alice ativa e tem né como como premir sair essas frentes que são super importantes para a tecnologia realmente chegar aos alunos e a gente faz isso com muita formação de professores nana e com muita operação em escala garantindo a qualidade sempre trazendo excelência para tudo que a gente faz e infine por conta disso a gente já atingir eu aí o número é significativo de redes de escolas e de alunos e não tem outro caminho né para mudar a prática e melhorar a educação se não for trabalhando com os professores né com os educadores em geral todas as equipes envolvidas exatamente é bom e aí a gente quer comentar um pouquinho sobre agenda a gente vai tentar ser guardiã do relógio muito né a gente se empolga aí quer falar sobre muitas outras coisas que às vezes não tá no roteiro a gente acha que azul foi importante e vocês mesmo trazem links importantes fazem perguntas incríveis e que faz com que a gente queira ficar aqui mas tem conversando mas a ideia é a gente cumprir agenda a gente vai falar sobre o que considerar para aprendizagem dos alunos né o que que a gente faz quais são as tarefas quais são os projetos e recursos para acompanhar esse aprendizado vai ter momentos de dúvidas também quero que são super importantes a gente gosta muito das dicas práticas né a gente ver muita live assim muita teoria achei muito países faz aqui mais a gente quer muito trazer para o dia a dia de vocês quer trazer a prática quer trazer a mão na massa então essa nossa eu sempre trazer a teoria aplicada a prática né então essa é a nossa agenda vamos manter o bilhete de saída né que vocês já participaram das outras lives e uma sistematização em uma variação do nosso dia oi e aí comentando um pouquinho dos objetivos o primeiro deles é fazer uma reflexão sobre todo o acompanhamento do aprendizado não é como que a gente acompanha e como que a gente refletir sobre isso o segundo é possibilitar a definição de objetivos e tarefas eficazes né gente porque não é tudo que cabe né o que quer ficar só o que que traz evidência né para isso a gente também vai apresentar propostas já tive da área de projetos então gente vai mostrar para vocês alguns caminhos discutir com vocês esses caminhos e a gente vai falar do rex né eu sei que é a última live aí foi sucesso total a gente falou muito de rede eu acompanhei aqui também é acho que é algo que tá todo mundo precisando muito conhecer mais né porque é um jeito de chegar aos alunos hoje através desses recursos educacionais digitais e a gente vai continuar falando sobre eles e agora mais voltado para acompanhar o aprendizado dos alunos e por último vamos falar de práticas de organizações dos nossos próprios trabalho né é esse mesmo acho que eu posso comentar aqui como foi a live de rosa pode fazer é não é assim a gente ficou muito feliz de ver o resultado e o retorno de vocês né para quem para quem não acompanhou o pessoal na terça-feira a gente fez uma live só sobre ferramentas digitais a gente apresentou três ferramentas dão uma geral navegou ali na tela e a maior parte das avaliações para os elogios agradecimentos pedindo pedindo mais live pediram mais ferramentas é obviamente teve gente que achou que o tempo foi longo e também tem gente que há pouco tempo foi curto o tempo é sempre o mais difícil da gente acertar cada um tem uma percepção dessa passagem do tempo né do quanto que foi cansativo foi infinito imperador quem é e algumas algumas pessoas se sentiram ansiosas e angustiadas porque se depararam com muita coisa nova se sentiram assim ai meu deus descobrir um novo mundo aqui descobrir se sentiu sabe como vai ser atrasada então tem a gente queria acalmar também essas pessoas novamente é para todo mundo que trabalha com tecnologia todo dia vai ter uma novidade todo dia vai ter coisa incrível chegando a gente realmente não vai absorver na velocidade que as coisas acontecem e a gente não precisa né a gente pode ficar tranquila em relação a isso o mais importante a fazer aquele exercício de intencionalidade pedagógica qual o recurso se adéqua melhor a minha realidade é o meu contextual que eu quero fazer para promover aprendizagem e começar a simples então eu vou conversar com uma só quando eu tiver me sentindo à vontade eu coloco outra e é isso qualidade melhor do que quantidade quem acredita muito que vocês podem começar aos poucos e aprendendo sempre mais e é super legal essa oportunidade de ouvir vocês né então para gente isso que vocês fazem no final de presente da avaliação e da feedback e contar o que que fez sentido que que não fez para a gente é ouro assim vale muito pra gente poder pensar na próxima ou de pensar o que vai ajudar a mais que vai ajudar menos né então continue fazendo isso que isso para gente é super importante boa oi e aí continuando com a sequência de combinados né a gente queria de novo pedir para vocês pegarem o caminho a daqui a pouco você já sabe de cor né que a gente fez então pega um caderninho pegue uma caneta tá deixando por perto para a gente poder fazer as nossas anotações a gente está estudando junto né então é importante a gente escreveu que a gente tá pensando e sentindo a gente também tem esses momentos de dúvidas então aproveitem para colocar nos comentários tudo que vocês tiverem pensando e quiserem comentar para a gente poder explorar aqui e então aprendendo juntos né tamos tamos tamos junto ninguém trouxe as respostas comentem as suas experiências como ele está dando certo alguma coisa que a gente tá falando aqui se não tá dando certo se vocês fizeram algum link aí alguma reflexão para a gente é super importante e ajuda a inspirar os outros colegas tão bem né que estão que tá todo mundo aí na mesma no mesmo desafio né olá boa tava lá então vamos lá e aí o pessoal tá dizendo que a imagem tá desfocada né acho que a gente também ouviu isso no feedback assim para gente não aparece que está desfocado e a gente não tem muito o que fazer pessoal aí acho que eu não sei se vocês estão pelo celular ou pelo computador mas depois que o vídeo fica gravado né e aí depois quando vocês conseguirem ver o vídeo não vai fazer focado fiquem tranquilos né não sei que é mais que dá para gente fazer para a imagem é inclusive a gente chegou com a nossa equipe a gente tem pessoas assistindo junto com a gente né hein tá essas pessoas estão assistindo normalmente então pode ser algum tipo de lentidão na internet eu realmente não sei é tem tem gente que tava e o direito e tem gente que tava na sufocado então para quem tá vendo focado fica tranquilo vocês não vão perder o que tá escrito no slide vocês vão também que acesso e depois você oi gente novamente tá bom bom então gente o que considerar na aprendizagem dos alunos né o que ele área considerar para acompanhar a aprendizagem no ensino remoto quanto essa mar uma grande pergunta e aí a gente queria trazer essa provocação né será que é míssil remoto ou será que em qualquer contexto o que considerar para a gente acompanhar os outros alunos em qualquer contexto então a gente tem que vocês pensa em um pouquinho essas perguntas né porque que a gente vai acompanhar o aprendizado será que a gente precisa verificar o aprendizado será que a gente pega garantias competências estruturantes é para gente planejar melhor nosso trabalho ou é para gente promover a metacognição né entendeu quanto que que os alunos realmente estão acompanhando estamos trazendo para sua prática o que que eles estão aprendendo então não tem uma resposta certa não tem uma resposta errada aqui é mais para gente refletir sobre isso né porque que a gente precisa acompanhar e é isso que vai guiar a prática também né ter essa essa clareza do por que que a gente está acompanhando né é exatamente e aí quando a gente fala de acompanhar a gente fala de conceder o que que a gente considera para acompanhar né o que que é importante a gente considerar para acompanhar a aprendizagem no ensino remoto mas na sala de aula também qualquer contexto e aí a gente gosta muito de falar de evidências né acho que qualquer gestor de qualquer instituição que é uma decisão baseada em evidência e um professor é um gestor não gestor da aprendizagem alguém que olha para todos os alunos e tem que entender quem tá aprendendo que limpar que que eu faço para quem não tá evoluir que que eu faço para quem tá poder ajudar quem tá então quais são as evidências como que eu colho evidências do aprendizado dos alunos é e aí a gente está falando de evidências como será que eles estão conseguindo resolver problemas será que meus alunos conseguem aplicar os conceitos na prática será que eles conseguem aplicar os algoritmos que a gente estudou e e responder as questões né quais são as evidências que eu tenho para entender tudo isso será que eles vão a criar o que eu peço para eles criarem e que eles conseguem entender e demonstrar o que que eles estão aprendendo no caderno enfim em algum lugar para eu poder acompanhar e poder entender se ele aprendeu aprendeu né que a gente tá falando aqui de metacognição então quais são as evidências que que tem nesse contexto para eu conseguir acompanhar tudo isso e aí oi e aí falando de evidências ana é importante né pessoal comentar que a gente tá já é difícil colher evidência no ambiente de sala de aula né não é simples isso é um só um professor às vezes são 40 alunos que tem uma diversidade muito grande dentro da sala de aula né mas a gente tá falando num contexto ainda um pouquinho mais difícil que é o contexto do ensino remoto de emergência então antes da gente começar aprofundar esse assunto a gente quer contar aqui a gente lembrar que a gente está em condições que nesse momento a gente não não não foi preparado para isso então não teve um preparo inicial a gente não teve tempo para se planejar nem para se formar para esse contexto a gente tá com uma incerteza que ninguém sabe quando que acaba quando que volta às aulas né se tudo isso vai passar se o ano letivo realmente vai enfim e consegui ser considerado aí em todas as instâncias e a gente não sabe é sobre os nossos alunos às vezes da realidade que eles estão sentindo hoje a gente tá longe eles estão em casa ele também não foram preparados para isso a gente sabe que tá tendo muito problema técnico né estrutural e eu nunca falando só nos valores aqui mesmo né na nossa casa às vezes a gente não tem o espaço não tem tempo para poder planejar não tem uma internet às vezes ideal para conseguir enfim subir vídeo pensar em atividades mais online a gente entende que tá tendo uma ilha inadequação do ambiente né e o que é pior a gente não tá conseguindo fazer analisar os recursos né na escola a gente até consegue porque na escola tem que laboratório de informática ou tem wi-fi todos os alunos têm condições de alguma maneira de ter acesso aos recursos em casa não né em casa a mesma sala de aula pode ser uma diversidade muito grande de acesso a recursos né e olha só que maravilhosa que essa essa rede de pessoas né keila a gente falou que a gente não sabe arrumar o foco e aí pessoal veio falou gente quem tá assistindo cheque aí a configuração é a resolução do vídeo então clica ali na no símbolo de engrenagem e aumenta a configurar a resolução para 360 ou 720 que eu tô vendo aqui no meio realmente melhor a gente eu fiz o teste maravilhosa da alice obrigada pela pela dica aí isso aqui é uma comunidade de aprendizagem né então todo mundo aprendendo juntos é isso aí obrigada bom então vamos falar as para mim fazer na para esse momento vamos o sexo não é para falar eu posso mas você sabe né que você tá só para sua respiração eu já sinto que você quer comentar vão pensar então a gente tá vivendo a condições diferentes das que os dois primeiros slides a gente mostrou coisas que valem para tudo e para todos os contextos que a gente pode viver o como professor diz como gestores da aprendizagem daquela comentou aí no slide anterior a gente falou é só que agora a gente tem condições específicas que é uma enfim bem diferente do que a gente vive arantes incluindo a não padronização dos recursos nas casos então a gente vai trabalhar aqui pertinho de algumas premissas importantes para a gente considerar o acompanhamento da aprendizagem e a gente vai parte entender que a gente precisa partir de objetivos estruturantes a gente precisa verificar o processo de aprendizagem não só o final então a gente não vai usar a palavra avaliação aqui é o longo do aguinar mas a gente está falando de avaliação formativa é a gente entende muito que as evidências que a keila comentou elas elas conseguem ficar evidentes perdão é pela coleta de dados que sejam relevantes para professor ou professora então é bem preciso pensar nisso que águas na que evidências eu preciso coletar para verificar a aprendizagem é é preciso que a gente considera né que é uma o processo é continuo e que a gente deixei essa continuidade clara e que a gente trabalha com um feedback do devolutivas como forma de aprendizado a gente aprende muito a partir do que a gente vivenciou quando a gente reflete sobre ele conversa sobre ele né e e a gente com a gente mesmo é quantos alunos recebendo devolutiva do professor e dos colegas também enfim é essa é uma oportunidade da gente retenção processo na verdade a avaliação é no geral é uma oportunidade da gente vai pensar o processo para ela ser formativa a gente usa essas informações para repensar o processo e ajustar os próximos passos né e você falou de feedback ana queria comentar um pouquinho como que a gente considera um feedback certeiro aqui na sincroniza né que acho que é super legal comentar ele tem que ser útil na ana ele tem que ser construtiva ele tem que ser útil ele tem que ser eu vou usar esse para alguma coisa né ele tem que ser gentil né porque ninguém tá querendo nem atropelar e nem está certo ou está errado a gente só tá querendo melhorar junto nesta querendo aprender junto então ele tem que ser útil ele tem que ser gentil ele tem que ser específico né então quando vocês falam para gente assim a live foi legal mas ela me foi legal porque teve um recurso digital do pé de leite usei da minha turma e eu consegui fazer essa atividade então é ele é específico porque isso ajuda muito a pessoa que está recebendo o feedback a entender por que que foi bom ou porque não foi bom e como melhorar né então é legal e sobre o como que a gente usa feedback por aqui boa bom e aí agora a gente vai contar um pouquinho como é que a gente entende essa questão de você acompanhar aprendizagem a partir de um objetivo e depois de você pensar uma atividade é para coletar essas evidências olha só a gente falou acho que na primeiro primeiro a binária que a gente falar um pouquinho sobre planejamento reverso e a gente vai retomar essa um pouco aqui então para a gente pensar nos objetivos as tarefas né e acompanhar aprendizagem nesse percurso o caminho que a gente adota aqui e a gente está seguindo o livro planejamento para compreensão do 15 metade a gente parte de um resultado desejado qual que é o nosso objetivo de aprendizagem depois a gente pensar na evidência que a gente vai coletar para saber se a gente comprou objetivo não para depois a gente pensar na tarefa então muitas vezes é essa esses dois pontos aparecem invertidos em planejamento eu às vezes até pense no objetivo primeiro mas eu penso na tarefa para depois pensar na avaliação né e aqui a gente está propondo uma inversão pessoal então por exemplo suponhamos que eu tenho aqui com a turma um objetivo desejado de que eles compreendam o processo da fotossíntese e aí a evidência que eu decidi eu posso coletar vários tipos de evidência para saber isso eu decidi que a evidência vai ser entender se ele tá conseguindo relacionar os elementos e as etapas com precisão bom então se eu preciso coletar essa evidência que tipo de tarefa eu preciso passar para eles e a partir da evidência que eu penso a tarefa nesse caso aqui então eu decidi que eu vou pedir para eles a produção de um esquema do processo da fotossíntese e aí com isso eu vou poder ver se ele está descrevendo os elementos ele tá colocando todas as etapas ele tá colocando na ordem certa é mais um exemplo opa e aqui agora um evento do inglês então o professor de inglês ele quer como resultado desejado aplicar o simple past na produção oral em inglês simple past ao passado simples a evidência se ele escolheu é produção oral né o resultado desejado então a evidência que ele escolheu foi bom se o estudante elaborar frases com eventos passados concluídos que é o a regra do sincopeças tem que ser vende passado que já acabaram se elaborar frases sobreviventes anos eu vou conseguir ter vigência se ele tá usando o simple peste na fala dele então qual que pode ser minha tarefa eu vou pedir para ele criar por exemplo um livro digital com fotos e áudio descrição de uma viagem então na live da terça-feira a gente aprendeu que tem uma ferramenta online que chama vó caro e se você é grava o áudio ela já era um link para você colocar por exemplo no arquivo de word num arquivo digital qualquer ou eu vou enfim pedir para ele me mandar a foto e escrever mandar o áudio no whatsapp também dá para fazer assim enfim aqui é só para gente exercitar esse esse caminho né eu ver esse primeiro resultado depois da evidência que eu quero e é isso que vai me fazer é desenhar a tarefa agora a gente vai pedir para vocês praticarem isso um pouquinho assim lá naquele caderno que a gente pediu para vocês terem por perto a gente quer propor um exercício de metacognição que você se inscrevam é um objetivo estruturante da sua aula da sua disciplina ou em fim do ano que você seleciona e é escolhe um a gente sabe que tem um ônibus escolhe um que por exemplo você tá usando trabalhando agora enfim e depois de pensar objetivo o que você pensa em uma possível evidência de que esse objetivo foi atingido o que que eu preciso ver meu aluno fazendo ou que produção do meu aluno eu preciso ver para saber que ele cumpriu esse objetivo então esse é o nosso exercício meta corretivo de não é eu vou dar uns segundinhos aí para vocês pensarem vou te falar um pouco mais baixo que para não atrapalhar é muito feliz que a imagem da nilma melhorou e ela conseguiu eu não parar de verde sufocado muito bem e o mate bom quem é e aí a susi ela tá trazendo uma questão que a gente tá ressaltando toda toda o episódio aqui né keila que é a falta de condições dos alunos nas casas a gente falou agora sobre não padronização dos começos hora lucas que chique outra no comentário aqui é a gente falou sobre não ter padronização de recursos era exatamente disso que a gente tava falando né nem todo mundo vai ter ou o computador ou celular ou internet ou a combinação dessas coisas que você gostaria de usar por exemplo para ensinar aqui pessoal a gente vai trabalhar sempre com diferentes possibilidades então para quem é e a gente porque a gente sabe aqui na turma vai ter gente que consegue vai da gente que não consegue acessar em vai ter diferentes níveis de acesso também então a gente vai apresentar aqui e o nosso pedido para vocês é é esse exercício de tá com se o que não tem internet para uso dos alunos o que que daqui eu consigo fazer o quê que eu consigo adaptar para esse contexto e no momento que a gente falar de dicas práticas a gente vai falar sobre isso na keila sobre essa variedade aí de condições de acesso exatamente e também tem um ponto que é importante comentar que a gente vai aprender fazendo né a gente não é aquilo que eu te falou tinha um foi preparado a gente não fez um curso para como lidar com o ambiente de isolamento social né a gente não sabe a gente tá aprendendo juntos então o que sua melhor nos ouvidos qual dessas dicas que parece factível vamos testar e vamos entender se ela funciona então tanto os alunos como os professores a gente tá aprendendo todo mundo junto né então não fiquem ansiosas que é muita coisa aqui de repente ai meu deus eu não consigo ir ele sabe pelo não consegue aquilo então nos encontrem no meio do caminho de tu tu falou o quê que faz sentido para sua para a para sua realidade que que significa ativo para você e aí a gente vai tentar pôr em prática é o aprender fazendo que a gente quer tanto isso mesmo cíntia de boa então vamos lá é chegou a hora então pessoal da gente mostrar a gente repertório agora né que ele é um momento da gente comentar várias possibilidades a partir de um objetivo a gente desse definiu a nossa evidência eu espero que vocês tenham anotado aí no caderno de vocês uma possibilidade de evidência para coletar a partir desses dois pontos que a gente pensa a tarefa então a gente queria mostrar para vocês agora uma variedade de tarefas para a gente sair do que é mais convencional o que é mais utilizado mais comum a gente vai apresentar algumas possibilidades que elas são tarefas com as quais você vai conseguir coletar possivelmente as evidências aí que você tá notou que você quer comentar 1kilo quem é e aí acho que a gente pode começar por um que todo mundo já conhece tenho certeza que todos os professores que estão aqui já ouviram falar já fizeram já conhecem que é o portfólio né e aí o portfólio ele é super legal porque ele trabalha com começa a comissão né então ele tem uma relação muito próxima com que o aluno ele tá registrando identificando no seu próprio aprendizado como que ele consegue organizar tudo isso e aí aparece evidências desce aprendizado nesse dessa organização porque tem um registro ali é algo que é para todos os segmentos né desde a educação infantil a gente usar muito portifólio todas as áreas do conhecimento também podem usar então a gente vê muito portfólio nas artes mas dá para fazer com educação física nas áreas de tecnologia de humanidade e também pode ser multiplicar né então se a escola a priorizar né tiver como a premissa algumas habilidades que tem no currículo e quiser verificar isso de uma forma multidisciplinar é super legal também a gente até recomenda que o portfólio possa ser da escola pode ser um projeto da escola da escola como um todo e aí como que a gente pode fazer isso quais são as ferramentas que que dá para ser usadas então é possível ser totalmente offline né então portfólio na educação infantil é é um livro é um caderno né que que o aluno vai lá registrando então é possível isso continuar acontecendo e aí a gente queria sugerir também algumas ferramentas né por exemplo google sai é ele é um jeito de organizar as atividades muito intuitivo que você coloca as figuras você coloca o texto ali você faz as caixinhas e organizar do jeito que você quiser também dá para usar o google documentos e o google slides é uma ferramenta que que são gratuitas na e que dá para construir colaborativamente e também tem tem ferramentas específicas para portfolio por exemplo o portfólio gen que tá gratuito agora então dá para usar ele tá em inglês mas para nós isso não é um problema né pessoal todo mundo aprendeu como te trago usa aí na última live né lena sim no botão direito né do navegador do mouse tem pelo menos no google chrome é a maioria dos navegadores da tela opção traduzir para o português automático bom então então dá para a gente usar e também dá para a gente fazer parte folhas em vídeos né acho que as crianças elas estão tão um conectadas aí querendo tanto usar a internet né e o computador e dá para gente fazer no modelo de stories no modelo de vídeo e mandar por whatsapp então é uma alma dica aí para gente começar a colher evidências do aprendizado através de portfólios e se for no papel que também tenha né ou uma organização para que se portfólio viagem né da de tempos em tempos da casa para escola e e vice-versa ou via fotos né a gente tira foto e envia as fotos para para poder acompanhar aprendizagem e documenta né muito bom o segundo é segunda tarefa né instrumento que a gente trouxe aqui para vocês pessoal é o diário de bordo ou diário de aprendizagem e tem uma função bem parecida com a do portfolio mas ele tem mais ele tem mais ainda a questão da metacognição né da criança fazer um registro pode ser por texto pode ser por colagem também pode ser por desenho enfim mas ele tem ele é um registro da produção dele então aqui a gente está falando de um instrumento que não tem uma estrutura específica e mas o professor pode procurar algumas perguntas para direcionar a reflexão ea priorização do registro então assim você pode pedir para ele anotar né no diário de bordo qual era o objetivo da atividade do projeto que ele tava fazendo o que ele fez quais são os próximos passos quais foram as questões mais importantes o que ele aprendeu com isso e aí é o diário de aprendizagem ele vai nos contando o andamento da investigação do aluno né do processo e ele revela aí atitudes reflexões processo de pensamento dos alunos e aí os estudantes lendo e fazendo essa organização do próprio pensamento eles conseguem identificar os benefícios as vantagens que ele aprendeu então isso também é adequado e fim para fundamental e médio de todas as áreas é também dá para usar ferramentas digitais para isso né ela já falou do google sites mas também tem uma ferramenta chamada bookplay perder basicamente a o exemplo de inglês lá que a gente falou de fazer um livro digital seria com essa ferramenta e dá para fazer com caderno usado na casa do aluno e com os materiais que ele tem em casa para recortar para desenhar e para escrever então no mesmo esquema do portfólio né a gente consegue offline ou segue ir para o online também olá boa bom então vamos vamos falar dos vídeos e animações e é legal que apareceu já um professor ele já pensou como evidência o aluno gravar uma experiência acontecendo na casa dele eu vou procurar aqui o nome dele enquanto você conta muito bom é isso aí professor é acho que é legal comentar que os vídeos e animações tem sido pelo que a gente tem visto o sucesso com os alunos né então é o registro de uma produção oral ou escrita e criativa mas ela possibilita também uma comunicação não-verbal que algo que muitas vezes a gente não cuida tanto né normalmente é muito acadêmico mas aqui você consegue cuidar dessa comunicação não-verbal é também pode ser para todos os segmentos todas as áreas do conhecimento então os alunos podem fazer lá o vídeo animação de receitas né receitas que que tem usado em casa enfim pode pensar um roteirinho de um vídeo pode pensar um no pro e tem muita atividade que é possível fazer e as ferramentas são simples para isso né então dá para usar tanto as redes sociais como etapa instagram tik tok o dia que toque gente é uma febre né os alunos da desde a segundo ano aí estão usando enfim até ela nos menores e ele tem esse essa possibilidade da da própria criança e colocando a legenda ela mesmo tira a foto ela se troca aqui em casa mas o tic toc é muito usado então a minha filha que tem oito anos ela ela faz vários cenários durante o dia então ela se veste de menino aí ela você vai sentir professora uso óculos aí ela tivesse diretora dela se veste de mãe ela cria um roteiro e vai colocando as legendas no tik tok e aí vai tirando foto de cada pedacinho e cria um vídeo uma animação então enfim acho que dá para ser usado tenho youtube estúdio e tem o tom dos testes kinect também está em inglês né ana mas ele também é gratuito né tá gratuito agora tem a versão gratuita e foi a professora rejane que falou ela pensou que o objetivo dela lá na metacognição era calcular nesse o aluno né consegue calcular a velocidade média de um corpo é experimentalmente e a evidência seria fotografar ou filmar experiência usando o material disponível em casa trena ou carrinho uma bolinha enfim e você lembrar claro para captar a imagem né que incrível a professora parabéns e também acho que uma dica fora da caixinha aí que a gente quer dar no pé já que os alunos estão tanto no no instagram também né porque não aproveitar que eles 15 segundos de vídeo do instagram para eles contaram que eles aprenderam naquele dia né então a marcar professora marcar a escola acho que também é um bom jeito da gente conseguir documentar tudo isso de um jeito alternativo create o esposo né para eles e vamos falar de podcast o podcast também né por definição é um produto com formato específico que normalmente exige um roteiro o medição né e a publicação em alguma plataforma mas a gente também tá falando de cuidar da da produção oral da pesquisa a documentação também ele é muito usado no ensino médio né e mas pode ser também todas as áreas do conhecimento a gente tem visto muito podcast por aí de vários conteúdos né tanto em relação ao com vídeo como em relação à educação e tudo mais e a gente pode propor por exemplo para os alunos fazerem um podcast sobre as verdades e mentiras do convite né poderia ser uma proposta que e o próprio whatsapp né não próprio celular se você gravar um podcast e manda e pronto assim você não precisa de nenhuma ferramenta mas temos também bom dia próprias para isso é o audácia que presenta a gente edição de áudio né então você pode cortar você pode inserir música de respiro você pode fazer algum efeito ali na voz também para fazer a vinheta por exemplo dá para deixar ele mais produzido em é isso mesmo o e temos em pessoal as tradicionais né questões e problemas em alguns para alguns conceitos né para alguns objetivos que a gente tem é a gente pode usar esse esse recurso para entender como que tá a aplicação do conceito como é que tá a prática às vezes de um algoritmo alguma coisa assim e para fazer uma verificação objetiva né mas a gente ressalta aqui que é importante fazer isso de forma continuada porque esses são fotografias daquele momento e o aluno pode não estar num bom momento ele pode ainda tá no meio do seu processo e aí com a secagem continuada você vai conseguindo acompanhar se ele tá evoluindo ou não ao longo do tempo é uma coisa que a gente queria sugerir aqui obviamente você já fazem isso há anos sempre fizeram né sem internet então tá super dominado é como ferramenta que a gente trouxe aqui é o google form e o e o sócrates também é uma ferramenta que tá em inglês eu confesso para vocês que é para quem gosta do google form sabe mexer no google forms tá dominado o só para te ver ele é bem parecido tem alguns elementos de identificação é mas enfim google forma sua ferramenta gratuita que você faz os testes que você já pode colocar organizar né qual é o gabarito então você já vai chegar corrigido para você basicamente né se for um teste e para pensar fora da caixinha de algo que é trump tão tradicional a gente quis trazer para vocês esse conceito das webquests então assim que que é uma webquest é um recurso que o professor elabora para desenvolver um projeto de pesquisa é porque a gente quer realmente desenvolver as habilidades de investigação e pesquisa dos alunos então enfim pode ser sobre qualquer tema pode ser interdisciplinar pode ser o tema pode ser escolhido pelo grupo de alunos por exemplo mas a questão é a webquest é assim você tem uma tarefa que precisa ser resolvida como se fosse um desafio é ir para isso eles não vão precisar pesquisarem recursos disponíveis na internet então você vai apresentando os recursos de pesquisa na própria webquest por meio de links oi e aí a resposta ela não é simples de achar sabe ela depende de uma construção mesmo de uma análise que o aluno faz as informações que ele vai consultar nessas nessas páginas e também de enfim o grupo né para os alunos eles precisam se mobilizar para buscar o resultado construir uma resposta para a tarefa e eu queria mostrar um exemplo de webquest vou vou parar aqui a transmissão de tela e vou compartilhar uma outra aba aqui da minha do meu computador essa webquest pessoal foi criada pela professora lilian da sic que é uma autora muito muito referenciada é muito importante aqui no brasil para falar de metodologia ativa de ensino híbrido e o projeto de pesquisa dela do doutorado em algum momento era sobre o ali quest então ela construiu um modelo aqui que era de biodiversidade aí quando você clica aqui na tarefa ela fala qual que é o desafio então o que que os alunos vão precisar resolver ó e aqui no processo ela coloca um tanto de recursos tá vendo todas esses textinhos bem pequenininhos em azul são links para os alunos pesquisarem e é a partir dessa pesquisa que eles vão poder montar a maquete nesse caso ela pediu que a tarefa fosse a construção de uma maquete para representar que a biodiversidade é então esse é um exemplo aqui de ela usou algum tipo algum recurso de log para construir poderia ser um documento do word em um documento do google docs enfim pode ser muito mais simples do que isso mas a gente queria mostrar para vocês a ideia para ser a ideia é fora da caixinha né então já que é para pensar além fica aí com uma sugestão uma possibilidade uma pulguinha atrás da orelha aí para vocês é muito bom é então vamos vamos falar do quê que a gente consegue levar para nossa prática né voltando para para metacognição anna a gente já deu duas duas propostas né a primeira era para todo mundo pensar e escrever né um objetivo um resultado estruturante para o seu pulso né porque você tá que gostaria de trabalhar com seus alunos depois a gente pediu para você se inscrever em uma possível evidência para que isso acontecesse para que o objetivo fosse atingido e agora a gente quer dificultar um pouquinho a gente já que você que vocês pensem numa tarefa então ou um projeto o que que poderia trazer a evidência que vocês gostariam l’évidence citada e a ferramenta necessária para isso e ela pode ser digital ou não né então pode ser qualquer coisa que a gente uma das de um dos exemplos que você já fazem o que poderia ser uma tarefa para colher esse evidência e vamos dar uns minutinhos eu diria que a gente não está dificultando a gente está com dinheiro ou não super limpado evidência tarefa problematizando talvez um e aí e vamos aproveitar para ler as dúvidas que ele aqui nosso próximo momento aqui né hum tem gente falando que compra o livro viu ana de planejamento reverso que já são muito legal é isso aí gente vamos estudar se eu pudesse recomendar apenas um livro na vida de um educador seria esse e tem gente falando aqui gostou muito do modelo do whatsapp do instagram dos stories que isso vai realmente ajudar muito a usar né a ferramenta em favor do aprendizado dos alunos muitos comentários sobre isso que tik tok está uma febre em todo lugar é verdade é para o preço primeiro momento de dúvidas pessoal é um e eu queria que a ana laura perguntou se essa live são para todas as áreas do conhecimento e sim a gente tá montando aqui na hora numa proposta mais generalista vamos dizer assim né a gente está contando possibilidades é para você trabalhar e trazer para o seu contexto para sua área do conhecimento para a sua disciplina então a gente deu exemplo a de fotossíntese depois do exemplo de inglês depois mostrou a webquest de biologia então a ideia que você pega esse conhecimento que a gente tá falando que ele tem a ver com a prática pedagógica e leve para sua para sua vida né que você trabalha é a angelita adorei essa pergunta angelita daronco falou assim caso volte os encontros presenciais do programa educação conectada em santa maria não poderia ser trabalhado os itens da webnar três conosco em algum e oi e aí angelita a gente ir tem teve que fazer realmente uma adaptação no plano formativo né da da iniciativa bnds educação conectada porque a gente não vai conseguir se encontrar presencialmente tão cedo né mas no curso da praticamente todos os cursos tem um módulo sobre conhecer os recursos educacionais digitais no módulo online é então lá tem não só o adiposo ou não sofre pç mas tem assim acho que mais de uma dezena de outras opções para vocês conhecerem explorar em e lá também tem mais recursos para você praticar né tem mais assim tutorial tem mais exemplo de cartão uma das ferramentas que a gente apresenta então assim não deixe de conferir lá no ambiente online do seu curso porque tem esse módulo chega esse momento em que a gente explora vários recursos educacionais digitais eu e a cíntia medianeira pediu para gente confirmar o nome do livro eu tô olhando assim na minha estante aqui chama planejamento para compreensão e vou pedir para bianca escrever no chat aqui como sincroniza o autor né tem uma em inglês é o big semestre olá boa nós podemos seguir eu acho que sim né pessoal acho que a maior parte das dúvidas as 20 conseguiu cobrir e vamos então falar sobre dicas práticas é o que a gente mais gosta de falar né então tá então tudo isso é lindo mas o que fazer agora quais são os indicados de práticas que a gente consegue avançar oi e aí a gente quer só sistematizar um pouquinho então sobre o que que a gente falou aqui dicas práticas para registro né então como que a gente tira essa fotografia aí e cola essas evidências então primeiro oferecer mais de uma ferramenta de registro né acho que isso tá claro que a gente precisa de várias oportunidades para atingir todo mundo e aí quem tem acesso ao computador pode usar ferramentas digitais e pode ser offline essas ferramentas né então é as ferramentas que tem o linux que tem o microsoft office né eu posso escrever enfim um roteirinho posso usar o ordi posso usar coisas que não necessariamente eu preciso estar conectada é só precisa de um computador para para fazer né agora quem tem acesso a internet eu posso usar uma infinidade de ferramentas online que pode me ajudar até essa resposta em tempo real é isso eu tenho uma uma uma condição de internet que seja pequena né que usa só os dados do celular eu também posso usar tirar foto dessas evidências tirar foto do quarto de fora tirar foto eu mando ele mandar por whatsapp né a gente sabe que essas redes sociais tem dados patrocinados né então não gasta o pacote de internet dos dos pais dos alunos enfim então é possível registrar dessa maneira usando as redes sociais então tudo isso que a gente comentou stories do insta do face e do próprio zap agora aqui só tem papel ainda não têm acesso né a internet ou não tem acesso a uma ferramenta tudo bem a gente continua usando o papel e aí a gente tem que pensar como poderia ser esse fluxo a gente tem visto para ir muitas escolas usando o fluxo de entrega de merenda de a cesta básica para levar o bloco de atividades na hora que entrega a merenda e pegar o que foi feito nessa volta então acho que a gente pode explorar de acordo com cada realidade né com cara da escola com cada grupo de professores o que que é possível fazer e o que não é possível fazer também em tenho comentário aqui de curte guedes que fala exatamente disso quando a gente falou sobre não ter acesso a dificuldade de acesso falou assim precisamos pensar em outras alternativas então agenda momentos na escola para entrega usar ligações é uma situação difícil mas não podemos desistir das crianças ou desastre tira as crianças talvez exatamente é isso aí pessoal a gente tem muita empatia por tudo que todos nós estamos vivendo mas em especial os professores né a gente entende como é difícil como a carga é pesada oi tá tendo que se reinventar e se alguma vez alguém falou que o professor ficava na zona de conforto eu acho que já mudou de ideia né dizendo é claramente a nítido que não tem ninguém na zona de conforto né tá todo mundo tentando se reinventar e tentando dar o seu melhor para chegar nos alunos então a gente tem muita empatia com tudo que vocês estão fazendo aí ah é então aí a gente trouxe também dicas práticas enfim sugestões de como o professor pode se organizar porque assim a gente acabou de falar que de repente vocês vão ter uma turma que vai ter atividade chegando por 4 canais diferentes né é ou basicamente dois alguns vão tá chegando online e outras não está chegando offline então como é que a gente poderia se organizar em frente a esse contexto né então acho que o primeiro passo o pessoal é a gente realmente fazer um mapeamento de quais alunos conseguem nos enviais comunicar com a gente por qual canal né então o aluno eu tenho ali um grupo de 15 alunos por exemplo que consegue me mandar é por google question no face eu tô pegando um cenário um pouco mais sofisticado ele conta de digital depois eu tenho 10 alunos só consegue me mandar por whatsapp e aí eu tenho tempo alunos que se eu não ligar para eles tipo a ligação mesmo dessa sem internet eu não vou ter notícias dele então assim saber quem é quem e por onde você vai receber cada resposta importante né cada cada retorno é a gente também enfim sugere se você está criando um fluxo né de mil e eu vou tipo de atividades e você criar pastas mesmo para guardar arquivar essas fotos essas atividades e no google drive você pode fazer isso e guardar na nuvem então não vai ocupar espaço no seu computador tudo que for virtual pode ser organizado no google drive mas para ter um e-mail gmail né é gratuito aí a gente também pensou assim nossa mas isso é a pessoa tem muitos alunos tipo professor agir fundamental ua30 em uma turma às vezes duas turmas professores de fundamental 2 ensino médio às vezes atende assim 500 alunos né porque tem várias turmas e tal e e nesse caso a gente sugere assim primeiro olhar para aquelas atividades são mais estratégicas para você coletar aquela evidência né que você pensou então você pode passar por exemplo a professora regiane que quer que eles demonstrem né eu entendimento ali do movimento e aí ela pode passar várias atividades para eles praticarem para eles estudarem precisa experimentar em mas ela escolheu uma tarefa que vai ser devolvida por exemplo o vídeo então você pode priorizar quais você quer que eles que eles se apresentem e você também pode priorizar corrigir e comentar é as atividades de alunos que estão ou com mais dificuldade que você percebeu então você capricha mais ele trabalha mais nessa devolutiva ou que você tá percebendo que tá se afastando que tá com o risco de evasão tá precisando de mais orientação de mais incentivo ou é priorizar também os alunos que o material impresso porque vai ser mais esporádico né vai ser um pouco mais espaçado esse fluxo então não é garantir que quando ele receber a próxima leva de atividades vai ter um recado seu comentando que você observou da aprendizagem dele e é e outra outra dica assim que a gente pensou foi se você tá corrigindo né atividades vendo que muita gente foi para o mesmo caminho e precisa de ajuste você pode fazer uma devolutiva mais geral né gravar um vídeo curto ali celular no selfie mandar por whatsapp presente pode pegar na maior parte da turma e a ir para a saúde mental de vocês né agora que é esse canal de comunicação digital também ele ele vai para além dos horários que você estar em contato com os alunos na escola a gente também sugere que vocês estabelecem horários disponibilidade para atender os alunos e pediu que eles respeitem esse tempo né vai mandar mensagem meia-noite bom pode até de repente mandar você deixar no silencioso ah mas você só vai responder por exemplo é de 10 11 horas da manhã todos os dias e aí isso faz com que as pessoas também respeitem esses espaços virtuais né e você também se resguarde para não ficar trabalhando 24 horas por dia atendendo cada aluno na hora que ele mandar dúvida oi e aí relação a rotina a gente pensou também que isso também ajuda né na questão do acompanhamento e da devolutiva então assim pensamos um exemplo hipotético para fundamental anos iniciais é a professora por exemplo pode combinar com o pessoal orienta família né combina com todo mundo toda segunda-feira aí eu vou mandar as atividades as orientações para fazer as atividades aí de alguns horários da semana eu vou deixar reservado para atender grupos pequenos de alunos ou para quem precisar tirar dúvida via whatsapp vi a ligação enfim os canais que você mateu que você consegue chegar em todo mundo é então assim a segunda eu envio atividade e faço um plantãozinho ali de manhã para galera tirar dúvida de entendimento ali da tarefa aí sei lá na terça e na quinta eu faço umas dois horários para tirar dúvida para quem estiver desenvolvendo a na quinta-feira você agenda combina com eles que independência eles fizeram tudo na segunda você eles fizeram um pouquinho por dia na quinta eles vão te enviar e aí a professora vai corrigir na sexta e vai preparada evolutivas para enviar junto com as novas atividades na próxima segunda então assim é um exemplo tá pessoal a gente só quis deixar mais tangível quando a gente fala de organizar a rotina e tal vocês podem fazer como vocês acharem que funciona melhor para as condições de acesso para para sua rotina também né é você também pode por exemplo estabelecer uma periodicidade de devolutivas então se eu tenho muito aluno não vai dar para fazer esse fluxo que eu dei de exemplo né por isso que eu falei que era um exemplo de fundamental anos iniciais mas se eu tenho muitos alunos posso combinar pelo menos presente uma vez por mês eu vou olhar para que o a cada 15 dias eu vou olhar para aquele aluno e vou dar uma devolutiva no geral das atividades que ele que ele realizou é ou eu também posso como eu comentei já escolher atividade mais estratégica aqui mais me mostra um evidência de aprendizagem o do meu objetivo para poder fazer a devolutiva e de repente para as outras atividades as atividades que ajudam o aluno a construir conhecimento para chegar à pf para a tarefa que ele vai te mostrar se ele aprendeu ou não você pode oferecer acidente gabaritos depois de um determinado período para eles mesmos observarem como que ele estavam se saindo e enfim dicas práticas aí para acho que para tangibilizar um pouco né keila irmã a vivência aí exatamente e tem gente aqui comentando né que que já tá fazendo tudo isso que a gente tá falando e que tá tendo excelentes resultados que tá chegando e muita gente que legal pessoal acho que é isso aí vamos continuar nessa busca infinita aí de como chegar nos nossos alunos né e como fazer com que a pandemia atrapalhe menos né o aprendizado deles a gente também sabe que o hulk deixa muito ruim me deixa muito preocupado e acho que vocês também é que não é só quando não tá na escola não é só que não estão aprendendo né eh também se os alunos não tiveram nenhum tipo de acesso eles também regridem né infelizmente eles esquecem então é super importante e essa tentativa e que legal que você já estão conseguindo parabéns o mundo e vamos falar então de teoria prática ana vamo um trazer um pouquinho né de teoria aqui já tá meio acho que esse modelinho aqui né que a gente traz é muito pra gente entender assim o que que a gente poderia colocar no nosso na nossa atividade né como objetivo da atividade que é esperado então o que que a gente conhece os nossos objetivos que tem um espero que os meus alunos aprendam e aí tava de escrito né para para eu ir para eu saber para ele também saber né para ele ter acesso a isso e aí tem duas partes que a gente acha que é super importante comentar então além do objetivo claro para mim para o meu próprio aluno tem também uma parte que é como que eu consigo garantir a excelência como que eu consigo chegar lá excelência né então normalmente essa parte da excelência a gente pede para que seja é condições um dos alunos conseguirem ter acesso a pesquisa conseguirem se empenhar consegui medir o esforço e não tanto solo quanto conhecimento né porque aqui você consegue atingir todo mundo e quando você tem isso claro e o aluno também tem isso claro ele consegue também entendeu o caminho das pedras né ele consegue saber o que que ele precisa fazer para atingir aquele objetivo e principalmente ele saber aonde ele precisa chegar e você divide a responsabilidade um pouco com os valores né então é super importante a gente usar esses caminhos e aí é que a gente deixa claro também os critérios de avaliação então quais são os critérios que eu tenho para entender se os meus objetivos foram esperados esse chegaram na excelência né então o grupo cumpriu todos os objetivos o grupo comunicou os critérios de forma clara e organizada todo mundo participou ele é um grande critério da atividade é o quinto ano um fez sozinho né então quando a gente evidencia isso o aluno percebe se ele tá prendendo e percebe como que ele tá acendendo uma dica aí para deixar para e a gente chamou esse esse pedaço aqui da do conteúdo de da teoria à prática porque acho que na teoria a gente sempre aprendeu né que o objetivo precisa ficar explícito que o objetivo precisa ser possível né atingível é e aí esse é um quadro pessoal que pode estar antes de todas as atividades ou das grandes atividades atividades que você quer que o aluno mostra evidências de que ele aprendeu assim que alguém geladeira perguntou é para deixar esse quadro para o aluno isso é pro aluno então assim por exemplo é só um exemplo né é uma atividade sobre classes de animais para o 5º ano o que o pedindo a atividade que identificassem critérios objetivos para aterrorizar animais vertebrados então eu ainda não apresentei e as classes de animais eu ainda não falei sobre as classes dos animais vertebrados aves mamíferos répteis filmar eu quero que eles começam a investigar nisso então eu criei uma atividade falei para ele só considerando os animais vertebrados que tem como é que se você fosse criar categorias para esses animais que critério de vocês usariam então esse objetivo esperado que eles identifiquem em critérios objetivos por quê que é o objetivo porque não é para ser sobre a eu criei a categoria dos animais bonitos e dos animais feios os animais nojentos e dos animais fofos objetivos no sentido da ciência né o que que você como que você usa é evidências né da ciência para categorizar animais e eles podem falar animais que vivem na água animais que vivem na terra ou animais que tem penas animais que tem pelos olha como já tá chegando mais perto nessas características que dividem as plus oi e aí a gente também pediu como objetivo esperado que eles classificassem os animais de forma coerente com os critérios então se ele disse que ele tem a classe dos animais terrestres e aquáticos por exemplo ele não pode colocar uma baleia no na classe na categoria do terrestre basicamente essa era atividade então a atividade também que descrita o que a gente espera deles no objetivo esperado mas aqui entrou uma outra teoria que a gente quis mostrar na prática que é não sei se vocês já ouviram falar de um conceito que chama piso baixo e teto alto é quando você cria uma atividade que ela tem fácil acesso para os alunos ou seja alunos em diferentes níveis de conhecimento conseguem acessar aparece realizar a tarefa mas você não é impede que alunos que podem ir mais longe se desenvolveu mais com aquela tarefa que ela tem piso baixo para todo mundo assim oi e ela tem teto alto que é para não podar ninguém e aí entra o objetivo de excelência então meu aluno quer ir mais longe eu posso falar ok mais longe você pode categorizar fotos com elementos relacionados a classificação biológica aqui eu tô dando mais dica né de como é que ele pode deixar melhor a classificação dele né mas de acordo com a ciência ea segunda objetivo de excelência é garantir por exemplo que todos os membros do grupo contribuíram com os critérios da categorização dos animais e dão aqui é uma é um critério de excelência que não tem a ver com conhecimento tem a ver com participação com um esforço com interesse e o critério de avaliação também quando ele fica claro é você dá o caminho você dá você permite que o aluno cumpra as expectativas que você tem com ele porque você tá contando para ele aqui o que você vai avaliar e aí ele vai poder conferir se ele cumpriu ou não aí me alonguei mas foi ótimo ó é isso aí vamos falar de rodrigo então né ana acho que a gente tá dando aqui algumas sugestões de avaliação é mas entendendo que a variação é uma tarefa complexa que exige muita atenção que de se a gente quer mesmo né e você construtivo e quer entender a performance dos nossos alunos a gente precisa preparar cuidadosamente isso e não é fácil né a gente entende que na verdade nada é fácil né na vida da professora é imaginado metodologias ativas avaliação é processual e formativa né leva muito em conta a autoavaliação avaliação em grupo então a gente vai falar um pouquinho agora de rubricas que são esquemas práticos diretos e objetivos que possibilitam a avaliação para aprendizagem elas são usadas para categorizar classificar comportamentos que podem ser transformados aí ao longo do processo de ensino-aprendizagem elas são tão e para promover a transmissão do resultado para os alunos neo feedback a devolutiva de maneira formativa para sexual então o que a gente está querendo aqui mostrar para vocês são diferentes formas de avaliar mas entendendo que que não é nada simples né você tem importante a gente comentar isso porque realmente não não é da noite para o dia também que a gente vai chegar a uma avaliação por meio de um brinca né a gente pode conversar mais simples e avançando até chegar lá é e eu acho que tem a ver por exemplo com começar com essa atividade mais estratégica né que você decidiu aí para verificar a aprendizagem então no caso aqui do nosso exemplo eu vou pedir para o lucas deixar só o slide para ficar um pouco maior é a obriga a pessoal de novo né a gente falou sobre deixar o critério de avaliação claro para o aluno esse aqui é o nível acho que mais completo de você deixar a critério de avaliação claro para o aluno isso porque tem pública que você pode só você é uma robô oi total seja você tá usando para conferir ou pode ser uma pública compartilhada com os alunos você pode falar para eles olha use essa tabela para entender se você está atingindo os objetivos de aprendizagem e aí o aluno vai ver aqui então tá a primeira tarefa é diferenciar critério na verdade assim quando a gente falou para ele se classificarem os animais a gente pediu critérios objetivos então a primeira linha aqui da república é sobre isso será que eu usei características biológicas dos animais para fazer a minha classificação então eu sou proficiente será que eu usei até critérios objetivos mas eu acabei tendo uma divergência ali no meio teve um pouco de subjetividade então eu tô no nível avançado e aí se eu fiz assim acabei usando mas eu também errei a classificação eu tô no intermediário esse eu usei critérios subjetivos alto nível principiante então assim não tinha e para o aluno que a objetividade é importante na tarefa pública não vai deixar isso de lado né é lógico que você pode ajustar linguagem que para ele entender obviamente a gente tá entendendo aqui para os alunos já discutiram que é objetivo e subjetivo é a segunda linha fala por exemplo sobre é sim os alunos estão realmente encontrando características semelhantes dentro dos grupos são aqueles estão criando então é sobre o quanto eles foram coerentes dentro da classificação que eles fizeram o aluno proficiente por exemplo ele categorizou tudo corretamente de acordo com os critérios que ele inventou o aluno intermediário ele deu uma misturada ele criou critérios que não atendiam todos os animais então alguns ficaram ali meio fora de lugar então essa é um exemplo de rubrika para aquela atividade que a gente tava apresentando e aí eu vou aproveitar para comentar aqui o joão adriano freitas está acompanhando webnar oi e aí ele completou né ah o conceito de tem um conceito do piso piso baixo e teto alto e aí depois ele foi expandido para falar de paredes amplas que quer dizer assim a gente permitir espaço para os alunos desenvolverem o projeto ou a resposta né a construção do conhecimento por diferentes caminhos ele tem espaço também ali para para caminhar é de lado então várias possibilidades de resposta várias possibilidades de aprender essa é a espera isso né que a gente queria trazer em relação a teoria né keila exatamente e muitas dessas atividades que a gente comentou também está na precisar de criativa em casa né que aquele aquele red aquela aquele site que a gente falou na não sei se foi na última lapela última live acho que foi na penúltima aqui a gente comentou que a anna rosto já estão para as famílias mas para os professores também e aí você falou do jô adriane eu lembrei né ele é da rede de aprendizagem criativa maravilhosa que a gente ama muito e esse esse site gente tem muitas dessas sugestões de atividades né tem tem coisas de fole não tem registro tem atividades online atividade offline então vale a pena dar uma olhada lá é que vocês vão ter várias sugestões de atividades para fazer com os alunos e para colher evidências também né que é o tema da nossa da nossa live e é bom eu acho que algumas pessoas também estão muito preocupadas aqui em relação aos pais é porque eu tô tentando de tudo mas os pais não acompanham a eu tô tentando de tudo mas eu não tenho apoio eu não sei se vocês acompanharam a live 2 foi ela me dois ele falou só de família só de como a gente acompanha os pais e tudo mais ela tem várias dicas né mas se eu se eu pudesse dar uma o que eu diria era assim vamos tentar se comunicar com esses pais e contar para eles o que a gente espera deles né vamos tentar fazer algum combinado entre escola e comunidade escolar ali entre escola e família e como tá para eles né o que a gente tá fazendo como a gente tá fazendo o quê que a gente espera dele e essa relação mais próxima com as famílias esse abrir caminho e pedir que tiver também né então me conta atividade ele fez no face por quê que será que ele não fez será que eu pesei e assim ou tentar ouvir os pais tentar ter ao lado como parceiros pode ajudar a melhorar essa relação né mas acho que tem várias dicas que a gente deu na live dois está gravada aí na no youtube da sincroniza então fiquem de olho assistam e tomara que alguma delas se ele vai para vocês a patrícia também perguntou né quando a gente falou de faça um mapeamento de qual aluno vai te entregar por qual canal ela foi assim como conseguir fazer isso eu tenho sete turmas com pelo menos 30 alunos em cada lugar né cada turma e aí acho que o nosso a nossa sugestão primeiro é é pedir pedir ajuda da escola também né os alunos não são só seus né patrícia assunção de todo mundo da escola então vocês podem por exemplo tentar fazer um diagnóstico que começa com algo conectado por exemplo que vai no whatsapp um link muito simples para perguntando que tipo de acesso ele tem eh eh e retornar já pode ser um sinal de que ele não tem acesso então só tão menos pessoas né é a partir disso você pode talvez né para escola combinar um esquema de ligação e aproveitar né já que tá fazendo a ligação com o pai para descobrir isso já aproveita para fazer o que a keila falou que é contar o que está fazendo contado o esforço da escola contada a importância de continuar e de ajuda dos pais para criar o ambiente de estudo do aluno para garantir que todo dia ele vai estudar um pouquinho e combinar como que é o melhor jeito ali tentar chegar a um acordo né para para que todo mundo possa receber então e é acho que para patrícia assim pedir ajuda né da escola se você tem sete turmas você provavelmente é professora especialista então muitos outros professores estão na mesma situação que você com esses mesmos alunos um até a mente pode ser um só da escola né é a prof kátia sozinho falou perguntou se a gente tinha poderia indicar alguma ferramenta para para fazer jogo da memória que mostra os resultados das tentativas dos alunos olha argentina na última a última menor falou do flipit e você pode construir o jogo da memória você que decide o que vai ter nas festas né inclusive áudio imagens do mar é mas você não acompanha resultado assim eles não compõem o processo ele pode tirar foto tudo aquilo eu imagino que em aplicativos em sites de jogos você tenha muitas opções de jogo da memória e alguns deles jogos educativos podem ter opção é mas aí eu também acho que você não vai ter muita opção de alterar o conteúdo do jogo da memória né então se você queria criar o seu próprio jogo eu recomendo fitch se você quer enfim olhar mais para esse acompanhamento talvez procurar então repito digital de jogos educacionais que tenha né essa possibilidade é assim que a medianeira perguntou consegue baixar lá em meu computador eu acho que tem extensões eu não posso recomendar não tem um banho aqui se mas existem extensões que você você instala no seu computador para poder baixar coisas do youtube mas olha ela vai tá aqui né eu entendo talvez você queira ter uma festa offline mas ela vai ficar aqui tá pessoal não vai aí não boa e claro que a gente estourou nosso tempo vamos lá 20 minutos atrasada mas acho que vale oi gente planejar melhor as provas tô brincando várias gente fazer o bilhete de saída né pessoal é então essa atividade é super gostosa né a gente gosta muito de ouvir de vocês de vez de vocês né qual desses itens que você pretende aplicar em sua prática para acompanhar aprendizagem e aí a gente colocou aqui alguns então aquele primeiro que a gente comentou o modelo hatch né primeiro começar com a evidência para depois ir para a atividade foi foi o que você gostou mais que você vai usar mais ou foi o quadrinho né de objetivos esperados e de excelência ou foi a rubrika ou portfólio ou diário de bordo olha só vamo testar os vídeos e o podcast podcast as questões de problemas qual dessas dicas quais destas práticas vocês vão usar e nem exatamente assim que vocês acham que que vai dar para aplicar na sua prática compartilha com a gente aqui no chá por favor essa é a gente a gente está curiosa para saber qual que vocês gostaram mais eu falo que vocês acharam mais aplicáveis aí ao ao trabalho de vocês e aí eu queria eu queria deixar aqui para vocês poderem consultar e escrever o nome assim que a gente adotou né mas eu tenho um recadinho sobre notas sobre provas não sei se aparecer eu acho que não aparecia essa questão é que eu fico feliz de saber a gente muitas vezes da escola ela tá certeza né esses modelos de quantificação de atribuição de notas de conceitos aí pelo alunos em um momento e nesse momento assim a gente não tem os recursos adequados a estrutura adequada para avaliar os estudantes não formato de prova mais linda a gente não consegue controlar é nada né em relação a como é que ele vai ter acesso a isso a quem a atividade então acho que tudo que a gente trouxe para vocês foi no sentido de vocês poderem acompanhar aprendizagem um formato em que o aluno não está se sentindo é testado ele não está necessariamente com medo de errar com medo de falhar né é a gente precisa nesse momento diversificar instrumentos e apresentar escolhas então é uma questão de equidade é uma questão de isonomia é por isso que a gente apresentou vários instrumentos diferentes você pode oferecer mais de uma escolha né você consegue me mandar só por foto tá então faz meu caderno a você consegue me mandar um oi nesse faz no google dó enfim você também é necessário né para gente lidar pessoal mento tem instruções com qualidade assim né para evitar que a criança não faça acerta o que ela não consiga fazer só porque ela não entendeu né a instrução e aí gente a gente sabe que aluno não lê o enunciado que ele não ganha acabando que as e muitas vezes o erro é a questão da interpretação de texto então também vale um combinado sobre isso com o pessoal agora a gente vai ter que comunicar muito mais assim que fala escrita então lei uma leia duas leia três vezes mas o professor também vai precisar fazer esse exercício será que o que eu tô escrevendo aqui tá claro para todo mundo né será que deu para entender a sequência enfim e e tudo isso que a gente apresentou dá para atribuir nota né é uma questão de combinar né de estabelecer isso e é rubricar que a gente apresentou também pode ser um jeito de vocês atribuir em nota então ali pela pelas categorias né se o aluno lá proficiente a nossa edital a tal se o aluno avançada de tal mas eu acho que eu fico feliz de ver que realmente essa não é a preocupação né a preocupação é a gente está alcançando os alunos a gente está conseguindo ver aprendizagem deles a gente tá falando de estratégias de avaliação formativa e extra a avaliação formativa é quando os alunos estão aprendendo com a tarefa não aprendendo durante a avaliação e o professor também aprendendo com ela sobre os alunos né então é você pode transformar esse informativo na hora que você atribui um valor acho que essa diferença é que tem a ver com a intencionalidade mesmo então a gente espera tem ampliado o leque de opções de vocês para para acompanhar os alunos né nessas finalidade muito bom e saiu aqui que acho que o mais usado que vai dar para usar mais na nossa prática partir de agora o que já era usada mas que foi fez mais sentido olha o bilhete de saída é o grande óleo diário de bordo acho que de kate vídeo também foi bem bem falado nossa rubrika também modelo hatch também dicas foram úteis né fico feliz que e vocês vão conseguir utilizar e a curioso isso né porque essa ideia do podcast do story no insta apenas formações dos professores a gente usa né para colher o aprendizado dos grupos tal e é muito divertido não é muito gostoso usar o recurso do celular ele se usa para se comunicar em favor da pesada né acho que os alunos no sábado também tem o elemento de motivação aí né de usar essa ferramenta com certeza bom é a minha mensagem que nós conversa sobre nossas e provas eu vou passar slide aqui rapidinho só para vocês verem que ele existe mas vocês vão tem acesso a esse esses slides em pdf logo mais a gente já conta como vamos falar então do que a gente fez hoje aqui aí lá vamo e nas estratégias que a gente usou com vocês a gente estabelecer objetivos claros e específicos a gente poderia ter sido mais claro e mais específica ainda né keila usando aquele quadrinho se a gente tivesse aplicado exatamente aquele quadrinho para vocês em cada um dos momentos ali que a gente tava apresentando é a gente fez combinados iniciais a gente fez um exercício de metacognição e a gente espera que agora vocês pensaram no resultado no vidência em uma tarefa e também pensar em qual dos instrumentos eles querem colocar em prática que esse seja um bom encaminhamento desse webnar né é a gente teve momentos para dúvidas teve o exercício aí do bilhete de saída vocês contaram para gente refletiram sobre qual vocês acho que estão que que vai ser mais relevante para vocês então aqui sistemática usando dos conteúdos e dos conteúdos o que que a gente falou hoje é sobre o que que a gente precisa e é considerada para acompanhar aprendizagem então por que que a gente tá fazendo isso é o que estão essas evidências né quais são as premissas as premissas para acompanhar o aprendizado no ensino remoto né que é uma situação diferente agora o modelo hatch que pensa primeiro mas não resultado obviamente objetivo mas depois pensa na evidência para depois pensar a tarefa e aí a gente falou de várias propostas aí de tarefas e tal mencionamos a clareza de objetivos os critérios de avaliação falamos um pouquinho sobre o pública e agora no final a gente trouxe essa reflexão aí é formativo é somativo e as provas o que que a gente vai fazer e aí para fechar pode não queria falar que eu erivanildo ramos comentou aqui que tá usando olá meninas queira compartilhar com vocês que estou usando o bilhete de saída nas minhas aulas online de um me tem dado muito certo que bom ele vanilda o bilhete de saída ele é muito importante né uma verificação rápida da aprendizagem é sistematizar o documento acompanha que legal que você levou para a praça que deu certo obrigada por compartilhar muito bom é é oi e aí a gente vai para avaliação é só olhando aqui em que a cristiane fez uma pergunta assim tem a multa o programa para fazer slide que é melhor que o powerpoint que é mais criativo e dinâmico que chama mais atenção é cristiane tem google slides tem preze tem também o que a gente apresentou na terça-feira o gol conter ele tem a opção de criação de slides mas eu vou pedir ajuda da gabi da bianca para pegar aí também o link do nosso trello o trevo que a gente organizou os reles que a gente gosta tem uma categoria laca sobre slides a sobre produção de material então a gente vai repetir aqui para vocês agora vamos colocar no chat e lá você deve ter outras opções que eu não tô lembrando agora tem muita opção para fazer slide ei ei a vantagem do google slides né que a gente fala tanto é porque ele é colaborativo né então você consegue ficar online e os alunos conseguem construir em um slide junto né diferente do powerpoint que não dá para fazer isso vai acho que não é boa ideia do prelo porque ele tem várias opções né lena que dá para aproveitar inclusive de bilhete de saída né acho que tem ali tem pessoa que falando a vera falou que não achou o bilhete saída o bilhete de saída foi a proposta que a gente falou para vocês colocarem aqui no chat hoje a gente quis usar o cheque com bilhete de sair então a gente falou fique mais fui sentindo para vocês coloque um filho chat essa foi a atividade em outro sabe nariz a gente fez outras coisas né a gente usou é o pede latina me engano enfim teve e o professor que comentou aquele os no whatsapp né para o bilhete de saída entendeu quem é e aí pessoal tem um tem gente perguntando assim cadê o link né coloca o link da avaliação no chat eu queria mostrar para quem está assistindo pelo celular que vocês podem colocar aqui vamos ver se consigo mostrar dar um reflexo na minha luz forte aqui gente é que vocês não conseguem ver tá vendo os links a não ser que vocês cliquem nessa tinha que para baixo então eu vou clicar oi e aí aparece esse primeiro link aqui é hoje avaliação do webinar tá para quem está assistindo no celular nossa foi um ótimo enquadramento que agora cortar minha cabeça a gente vai entrar unhas também ah eu nunca fiz isso mas aí sim então né ana acho que não esqueçam de nos avaliar porque a gente quer pedir becky de vocês que ele seja gentil que lhe seja útil e que eles e pessoal para quem preencher vai conseguir acessar né visuais em pdf foi uma maneira que a gente encontrou aí de passar os slides para vocês porque a gente não tem o contato de vocês então a gente disponibilizou para vocês conseguirem buscar em algum lugar ah tá bom eu acho que para finalizar gostaria de mais uma vez agradecer a presença de todos vocês né todos os professores que nos acompanharam teve lives com 1.500 professores a gente fica muito feliz e especial a gente também que agradecer a iniciativa educação conectada que proporcionou esse ambiente aqui de troca com vocês acho que eles foram geniais na tentativa de abranger aí muitos professores para tentar levar algumas ideias né tentar a possibilitar essa troca de experiências agradeço os territórios todos que estão aqui com a gente né os que estão na iniciativa e os que não estão também e decoração né nossos queridos professores é muito obrigada pela participação pela presença vocês vocês são o futuro do nosso país né acho que vocês que fazem acontecem todos os dias e a gente quer para cada vez mais perto de vocês e acolhendo e apoiando e ajudando se puder fazer contem conosco oi e a gente também agradeço né as palavras daquelas que representam aí eu de toda equipe agradecer todo mundo tá nos bastidores tem pelo menos umas quatro pessoas trabalhando aqui enquanto a gente tá falando é trabalhando neste webinar e comentar aqui para quem faz parte da iniciativa né quem faz parte das escolas do projeto o educação conectada a gente vai começar o plano formativo dentro dos cursos especificamente para cumprir aquele a aquele programa de cada curso então fiquem atentos a comunicação da secretaria de educação de vocês para saber as datas que têm curso que começa agora em junho tem curso só vai começar em agosto tá então a gente vai se ver de novo aqui por esses canais de gua binária e tal mas agora dentro do contexto dos cursos apenas para os cursistas do programa beleza e vamos embora vamos brigada pessoal bom dia para vocês obrigada tchau tchau g1
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