Educação Especial e Inclusiva – Psicologia da Educação I

By | 05/05/2025

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Educação Especial e Inclusiva – Psicologia da Educação I/a>

Olá meu nome é Natália eu tô no primeiro semestre licenciatura em matemática e nesse trabalho a gente vai falar sobre a educação especial inclusiva Mais especificamente a gente vai falar sobre a profissionalização dos professores e sobre a inclusão dentro de sala de aula nosso objetivo aqui é que no final a gente consiga se questionar se os mecanismos de inclusão na educação eles são realmente efetivos o nome Maria Eduarda eu vou falar sobre a profissionalização de professores na educação especial e inclusiva primeiro acho muito importantes a quem são esses alunos considerados especiais na educação inclusiva são eles vão Socorro tipo de deficiência como nos com síndrome de down autismo surdos e cegos e assim vai e alunos Com altas habilidades ou superdotação esses homens podem estudar em escolas especializadas escolas bilíngues para surdos em escolas regulares e aprendizagem O que chamamos de escolas que praticam educação inclusivo onde os alunos com deficiência Bom dia qual o nome de Todos normais e esse como ele é muito importante pois os alunos aprendem a conviver socialmente com pessoas diferentes deles e se inserem um novo mundo o qual a visão estão acostumados é mas para que essa educação inclusiva funcione o professor tem um papel muito importante porque Ele que ensina o aluno E aí ele quem tem que lidar com o mesmo dentro de sala de aula professora precisa passar conhecimento de qualidade e Equidade independente do aluno ou seja ele precisa ser preparado para que não exclui diminua nenhum estudante porque a maior dificuldade a professora que lida com esse tipo de criança dentro da sala de aula é a comunicação Pois cada um com deficiência tem seu verniz e tem seu modo de aprender e é importante que o professor tenha um mínimo de conhecimento possível para ajudar e ensinar esse aluno da melhor forma o certo seria que em todas as salas de aula com algum aluno especial tivesse uma auxiliar preparado para ajudar esse professor é mas como nem sempre isso é possível é muito importante que o próprio Professor Saiba como lidar e ensinar e avaliar cada um dos alunos com deficiência a polícia existem diversos cursos desde cursinhos básicos como cursos de libras ou de pele até cursos de pós-graduação em Educação Especial inclusiva EA muito importante que os professores vão atrás esses cursos para ajudar os alunos a desenvolver habilidades sociais intelectuais assim comemorando com ele cada pequena evolução para coluna não fica estagnado onde está mas sim evolua da melhor forma possível bom então vamos começar a falar sobre a inclusão na sala de aula e para isso a gente é importante a gente analisar a história da educação que durante muito tempo que foi destinado a uma minoria da sociedade então por exemplo negros mulheres e indígenas Eles vão eles foram privados do do acesso à educação e atualmente muitas instituições possuem modelos eletivos como sorteio os testes ou valores de mensalidades então todos esses mecanismos eles selecion tu vai ou não entrar dentro de uma determinada instituição EA partir disso desses dois recortes históricos e atual a gente deve se perguntar se realmente Em algum momento a gente teve uma escola para todos já que a educação formal sendo um privilégio para alguns não tinha como como um dos seus objetivos né ter em seus espaços pessoas do Povo fizer assim e por não ter esse objetivo então de não ter pessoas do Povo eles não tinham objetivo de ter muito menos então pessoas com deficiência O porém então de acordo com a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência no artigo 27 a educação constitui direitos da pessoa com deficiência é assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas sensoriais intelectuais e sociais segundo suas características e interesses e necessidades de aprendizado então de acordo então com o Censo escolar da educação básica de 2017 que foi divulgado pelo MEC ele mostra que apesar de pequeno houve um aumento da inclusão de alunos com deficiência no sistema de ensino brasileiro então em 2017 o número de matriculados desse grupo na Educação Básica foi de 827 1243 e no ano anterior 2016 ou o número era de 751 1065 O porém Apesar desse desse aumento né o problema da falta de estrutura também é uma realidade presente em muitas instituições E além disso ele tem problemas de convívio dentro de sala de aula então durante o nosso trabalho a gente encontrou o autor é muito interessante o nome dele é o Uber e a gente utilizou o livro dele para para fazer trazer várias informações então para o nosso trabalho e uma das coisas que ele diz que Ele defende né É que eu pensar na prática escolar inclusiva inclusiva implica necessariamente no trabalho coletivo Entre todos os alunos e o entendimento que ensinaram uma turma é na verdade lidar com um número com numerosos grupos com diferentes e diversas possibilidades do que a gente vê então nas escolas públicas e privadas no Brasil são sistemas de avaliação e mapas de ensino totalmente tradicionais que não consideram aprendizado e o tempo de é porque eles dentro de uma sala de aula se a gente pensar que existem 30 pessoas completamente diferentes o a maneira que elas vão construir o conhecimento delas também é completamente diferente então existem hoje duas ideias que tentam Minimizar os problemas que as escolas enfrentam com relação à inclusão de alunos com deficiência a primeira delas é a escola especial que são instituições adaptadas exclusivamente para alunos com deficiência fogão nas suas necessidades e a gente ainda tem também as salas de recurso que é um espaço disponível na própria escola e oferece atendimento educacional especializado com profissionais que na teoria também são especializados lá os alunos podem aprender libras Braile assim como terem disponíveis materiais pedagógicos acessíveis ó e esses Passos eles podem ser considerados como soluções para o problema da inclusão presente na educação brasileira mas parece que eles funcionam mais como meio de seguir a segregação entre os que conseguem se adequar as escolas regulares e os que não se adequam e precisam sair da sala e serem atendidos separadamente objetivo desse trabalho era refletir sobre a educação brasileira EA inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares através de especialização de professores e métodos de ensino sendo assim fica para pensarmos esses espaços são efetivos no aprimoramento do aprendizado das crianças dos jovens com deficiência trabalhar com essas crianças com deficiências e ditas normais e o mesmo espaço e na Perspectiva da diversidade ainda está no âmbito da esperança e da utopia o que podemos fazer para que esse plano Deixe de ser uma utopia a pensar em novos métodos de maneira que o centro seja o aluno e sua individualidade

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