Educação Especial: Um compromisso com a Inclusão e a Equidade nas Escolas Estaduais

By | 03/05/2025



Jornada Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas – SEDUC/AM. Para mais detalhes …

Educação Especial: Um compromisso com a Inclusão e a Equidade nas Escolas Estaduais/a>

[Música] Olá servidores da rede de ensino do Estado do Amazonas a secretaria por meio da SEAP dep Gai agradece a todos por estarem conosco nessa jornada eu sou aess Raica da gerência de atendimento educacional especial hoje nós vamos falar com vocês sobre a temática Educação Especial um compromisso com a inclusão e a Equidade nas escolas estaduais Quando falamos em inclusão nós nos referimos a todo e qualquer estudante que faz parte da rede estadual de ensino seja ele público da Educação Especial ou não Isso significa que trabalhar a Equidade é pensar esse estudante de uma maneira Ger Independente da sua condição seja ela física sensorial cognitiva ou emocional e como nós vamos trabalhar essa Equidade dentro das nossas escolas e é para isso que estamos aqui hoje junto com vocês para pensarmos como fazer esse e essa inclusão aí nas nossas escolas para isso vamos inicialmente pensar na nossa matrícula dos estudantes da Educação Especial como é que a gente vai organizar essa matrícula mas para isso Vamos definir alguns pontos importantes antes de pensarmos a matrícula desse público Quem é esse público que a gente tanto fala quem é o público da Educação público da Educação Especial são os estudantes que possuem deficiência transtorno do espectro autista antigamente conhecido como transtorno global de desenvolvimento e estudantes Com altas habilidades superdotação além daqueles que têm transtornos específicos Por que que falamos dos transtornos específicos porque a política nacional de educação especial ela fala que independente desses estudantes com deficiência peia e altas habilidades superdotação também temos que considerar os outros transtornos específicos agora vamos lá professores pensarmos nessa matrícula quando Vamos efetuar a matrícula desse estudante quando a família chega até a escola para efetuar essa matrícula a gente precisa ter em mente que a acessibilidade começa no adentrar né quando a gente recebe esse estudante porque Assim estaremos garantindo não só o acesso mas a permanência a participação e o aprendizado desse estudante então no momento da matrícula não é obrigatório a exigência do laudo médico e precisamos sim é importante pedirmos outros documentos que nos deem uma visão desse estudante seja esses documentos relatórios que falem sobre o histórico de vida escolar relatórios de atendimentos sejam eles relatórios de Terapias e outros documentos importantes para conhecermos esse público além disso a importância de sinalizar esse público no sistema não tendo laudo médico existem aí três documentos que substituem um laudo na sinalização desse público no sistema Quais são esses documentos nós temos aí o plano de aee que é o plano feito pelo professor de sala de recursos é um plano individual né ou seja cada Estudante tem o seu plano de ae nós temos o plano Educacional individualizado que é feito dentro da sala de aula e temos aí também a avaliação biopsicossocial ou multiprofissional feita a matrícula desse desse estudante vamos lá organizar as nossas salas e para isso orientamos que esses estudantes sentem à frente próximo à carteira do professor próximo ao quadro branco né para que ele consiga ter uma visão melhor e seja melhor assistido e acolhido dentre dentro desse espaço outra coisa importante é o compartilhamento de informações relacionadas a esse estudante E para isso a importância dos relatórios solicitados no momento da matrícula e na relação de alunos inclusos distribuído entre os professores pedagogos e demais funcionários da escola outra coisa importante é o direito ao atendimento educacional especializado independente da escola que esse estudante estude ele vai ter direito ao atendimento educacional especializado e o que é esse atendimento educacional especializado quando a gente fala de atendimento educacional especializado a gente pensa logo nas salas de recursos não é mas além das salas de cursos o atendimento educacional especializado é o direito ao acesso a recursos sejam ele sejam eles pedagógicos ou humanos e lembra que nós falamos do acesso desde o momento da entrada e da matrícula Então daí nós já estamos ofertando o atendimento educacional especializado para esse estudante a a o encaminhamento para salas de recursos é outro ponto muito importante por é um direito garantido né e Independente se a família vai querer ou não essa matrícula nós enquanto escola precisamos ofertar se a escola não tiver o espaço de sala de recursos nós podemos disponibilizar esse atendimento em outra escola que possua esse espaço e aí vamos para outro ponto importante que está previsto em uma das leis né na verdade isso já existia desde a LDB mas a agora foi reforçado em uma lei de 2024 a lei 7090 que fala sobre as adaptações curriculares E aí as adaptações curriculares eh quando Nós pensamos nelas não é apenas a questão de eh adaptações dentro do espaço da sala de aula mas também fora dele né significa que essa escola ela tem que estar acessível fica que precisamos fazer e é importante ofertar para esse estudante de repente um tempo estendido para responder aquela atividade ou aquela avaliação uma metodologia diferenciada o plano que nós já falamos para vocês dentre outras adaptações curriculares necessárias para que esse estudante consiga desenvolver o seu aprendizado dentro da escola dentro desse ambiente além disso a importância da formação continuada essa formação tão necessária e que a gente às vezes não consegue né em virtude do tempo e da demanda de trabalho e para isso a secretaria de educação ela tem organizado e pensado a implementação de políticas públicas para que alcance os professores aí nas suas salas de aula como é que a gente consegue e nos apropriar ou termos um conhecimento básico em relação a esse público é importante sim ter o conhecimento das legislações né dos Marcos legais Principalmente aqueles vigentes temos muitas leis publicadas em 2023 em 2024 e a secretaria tem elaborado cadernos de orientações pedagógicas caderno de orientações administrativas para que vocês possuam e adquiram estes conhecimentos eles estão sendo atualizados mas em 2024 nós lançamos outros dois cadernos destinados ao público da Educação Especial com surdo cegueira e transtorno do do déficit de atenção e hiperatividade que são esses dois cadernos que estão aqui é o caderno número s e número 8 são cadernos que trazem não só os Marcos legais vigentes mas também orientações atividades adaptadas que podem ser utilizadas pro público da Educação Especial então aqui professores vocês vão conseguir encontrar algumas orientações que podem nortear o trabalho pedagógico dentro ou fora de sala de aula junto a esses estudantes não é Claro Não claro esquecendo dos demais cadernos lançados em 2023 que também são fontes de apoio a gerência de atendimento educacional especial se coloca à disposição de todos vocês professores diretores pedagogos e demais servidores da escola em caso de dúvidas podem contactar a gerência por meio dos e-mails seja da Gai seja da escola Maiara redman que é uma escola que dá o suporte aí para vocês né em relação à inclusão e os telefones de contato que estão disponíveis aí na tela para que vocês acessem a nossa gerência a gerência de atendimento educacional especial em nome de toda a nossa equipe da nossa gerente e do departamento de políticas agradece a todos que participaram desse momento junto conosco e Esperamos que vocês tenham uma excelente jornada pedagógica é um excelente ano escolar [Música]

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