Escolas Conectadas – Segurança emocional dos professores e cuidados mútuos.

By | 05/05/2025



Seja bem-vindo(a) à formação Inteligência emocional para professores: cuidando de quem transforma a educação.

Escolas Conectadas – Segurança emocional dos professores e cuidados mútuos./a>

E aí [Música] E aí E aí Oi boa tarde hoje damos sequência a formação em Inteligência Emocional para professores cuidando de quem transforma educação vamos conversar sobre saúde e Emoções na Perspectiva do professor discutiremos bem-estar docente redes de apoio e segurança emocional assuntos que se tornaram ainda mais valiosos nesse período de desafios que todos vivemos a formação a realizada pelo projeto escolas conectadas uma iniciativa do próprio futuro programa de educação Global da fundação Telefônica Vivo e da fundação bancária lá Caixa pela área de forma Studios e pela ATM Associação Telecentro de informação e negócios tem o apoio da uergs Universidade Estadual do Rio Grande do Sul do portal Trilhas e da rede escola digital Olá eu sou Ricardo gausmann e a nossa convidada hoje a professora harman galos a professora rangar atuou durante 25 anos em escolas públicas nos anos iniciais e finais do ensino fundamental é doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Na graduação em pedagogia ela se dedica à formação continuada de professores sobre alfabetização gestão democrática inovação e transformação da escola valores e cultura da Paz durante a Live ficaremos atento às perguntas e dúvidas trazidas pelos nossos participantes no chat as dúvidas sobre urso inscrições serão respondidas pela Caroline Correia e pela Renata Garcia através do Chefe as questões para nossa convidada a professora gás luz não serão respondidas ao final do encontro dentro das possibilidades de tempo passa a palavra a professora Garde Como é chamada carinhosamente para falar sobre segurança emocional dos professores e cuidados muitos e o mundo e retomada Boa tarde para pessoa lagarde boa tarde Agradeço o convite e é uma satisfação conversar sobre esse assunto que não é nada fácil ele é bastante extenso existem muitas dúvidas Mas vamos dialogar sobre o tema satisfação é toda nossa pela sua presença aqui fiquei muito à vontade professora e a palavra é bom então agradeço a presença de todos e convidados a ouvir o hino nosso início através de um verso direi pausadamente para que vocês possam portillo vocês compreenderão ao longo da palestra a função deste verso e de um ritmo que apresentarei a vocês o verso é o seguinte é salutar só é quando no espelho da alma humana formas de toda a comunidade e na comunidade Vive a força da Alma individual e a frase é de lusa ou Steiner inspirador das escolas Waldorf é o meu ritmo a Global na zona de iniciar busquei Caetano Veloso e chama-se canção do Povo de um lugar ao eu não tenho uma voz de cantora mas falei um esporte para apresentar a e todo dirige ao sol levei tá se a gente com sol de todo dia linda tarde hora Terra fora e a gente fora porque se da tarde boa noite a óleo ameixa e a gente bença viveram à noite e Então qual o sentido de utilizar no início dessa conversa o verso e esse ritmo de Caetano Veloso e vocês entrarem na internet encontraram essa canção cantada pelo próprio Caetano Veloso Esse é maravilhosa e o sentido é justamente e falar desse momento que nós estamos vivendo o que exerceu sobre nós diferentes provocações é uma das primeiras idéias eu coloco aqui a necessidade de termos um de dentro de nossas casas e na relação com os nossos alunos E aí o Unite mu que vai nos auxiliar a organizar a nossa vida nossas emoções e a nossa relação com os nossos alunos e com as pessoas que estão ao nosso redor Então organizei a nossa fala de hoje o botão forma aqui ela seja aproveitável tanto para dentro dos nossos lares uma relação com os nossos familiares quanto com os nossos alunos e com a minha ideia é a seguinte o professor ao cuidar desse ao prestar atenção em si e é fundamental para a sua segurança emocional na medida em que ele terá que cuidar da segurança emocional dos seus alunos da sua turma Ah e nada melhor do que eu e ao cuidar Missing You a provocar exemplos na medida em que estou me cuidando e estou sendo também observado observada e ao ser observado Eu também ofereço exemplos então cuidar de si é uma forma de cuidar também dos outros porque na medida em que eu cuido de mim na medida em que é o meu organizo sendo exemplo eu me sinto mais seguro mas segura e isso é importante para que ler as pessoas que estão ao nosso redor na família e nos observe e provavelmente vão lembrar de como é que a gente se conduz com isso nós estamos criando uma cultura atitudinal a cultura atitudinal ela funciona muito mais por aqui no que nós mostramos demonstramos e até surgiram que observa em no YouTube um vídeo muito breve que se chama criança ver criança faço é porque criança Ela é na fase inicial da infância extremamente mente ativa Além disso ela é por emoção Então se os familiares oferecem exemplos ecológicos exemplos na alimentação exemplos na atenção na escuta sensível e os familiares estão desenvolvendo uma cultura atitude mal se a mãe por exemplo vai organizar o seu café da manhã e colocar sobre a mesa uma fatia de abacate a sua xícara de chá ou de café com leite o seu pão duas pás tamnhos ela está passando uma informação de alimentação saudável o que já é uma forma de ilustrar como se alimentar corretamente é a forma de sentar com os filhos ou vindos a Ponce galos é uma forma de criar uma cultura de tipo de nós então todas as atitudes no interior da casa do Lar elas vão formando imagens nas cabeças das crianças e bom e talvez elas não consigam de escrever tudo isso mas uma imagem fala mais do que mil palavras e é na medida em que é e as crianças vão vendo essa cenas dentro da Família Elas também estão aprendendo se envolvendo incorporando essa cultura atitude não então da da em si si si e os pais os familiares os responsáveis pelas crianças conseguem organizar o lar de tal forma que as crianças consigam ser participativas e e é uma cultura que vai se afirmando e que vai se estender até a escola por isso não cuidar desse nós podemos harmonizar no querer e sentir pensar através de várias atividades dentro da família não só pela alimentação saudável mas também por momentos de meditação de gentileza de disponibilidade de urbanização também da casa por exemplo nós falamos que tanto na escola como nossas famílias é importante possuir vínculos e nem sempre isso fica muito salário de como fazer isto mas os vínculos podem ser também através de atitudes concretas por exemplo conheci uma família que puxa os pais trabalhavam muito fora de casa e o que que eles criarem um mundial onde diariamente todos os membros da família deixavam pecados as pessoas chegavam em casa por Liam para ver o que havia de novidades no mural cada um deixava alguma coisa como se fosse um presente para os membros da família uma irmã deixava para outra irmã e vice-versa ou para o pai ou para mãe ou uma orientação ou um abraço então quando quando os pais criam estratégias o vírus Veículos é isso também faz parte dessa cultura atitudinal que vai permanecer na lembrança dos filhos e que poderão reproduzir nas suas futuras famílias bom então a cultura que eu tive atitudinal também é uma forma de nós buscarmos a porém sempre aquilo que a gente preza e aquilo que se faz uma forma de buscar a coerência entre os valores e ações por isso que a interessante a desenvolver essas altitudes de reaproveitar desapegar duas justamente porque as crianças vão lembrar estas gostoso atitudes do resto da vida e mostra coisa importante então passando para o próximo slide 1 Ah sim pode passar E aí e mostra coisa importante são os ritmos e os gritos e o que que são os ritmos da vida eles eles auxiliam a manter o equilíbrio E aí e na rotina diária na semanal na mensal porque tudo na natureza tem ritmo o nosso corpo é movido polytimos esse os nossos filhos e os nossos alunos conseguem observar essa orientação rítmica da vida eles adquirem maior segurança emocional já me perguntaram por exemplo porque uma criança de três anos continua pedindo mamadeira e a resposta é uma outra pergunta qual é a segurança alimentar que essa criança está recebendo em casa E por que será que uma creche coloca no mural o painel com o cardápio da semana justamente porque tendo ali exposto o cardápio da semana e os familiares e os professores lendo para as crianças o que vamos ter na segunda na terça na quarta nós estamos marcando esse vitimo da alimentação e vai gerar uma segurança alimentar EA segurança emocional tanto dentro de casa quanto na escola ela virar desses vídeos quando nós definirmos o dia de contar histórias o dia de de trazer um brinquedo para escola o dia de fazer um passeio fazer uma visita Então essas essas propostas de organização ajudam a criança e saber o que irá acontecer e ela se sentirá segura por por ter uma certa ordem na sua e por ter um certo controle sobre o que vai acontecer então outra questão muito interessante e na qual ainda não ao grande investimento pelas escolas São juntos os juntos de passagem eles são interessantes na medida em que as crianças começam a descobrir que há momentos históricos e importantes na sua vida Isso faz parte da construção da sua identidade e e por exemplo nós conhecemos escolas Waldorf que a passagem da criança da educação infantil para o primeiro ano que seria da alfabetização é um ruído muito bonito eles fazem um arco de flores no pátio da escola e as Crianças passam através do do arco para do outro lado receber um abraço ou um Mimo da professora que o acompanhará no processo de alfabetização nós podemos criar dentro das escolas ricos muito interessantes por exemplo se a uma escola que utilizam me informe os alunos do 8º ano poderão e poderão deixar de usar um uniforme no oitavo ano tô dando a eles a certeza de que eles já têm maturidade para se sentir iguais aos colegas Oi e o fato de nós criar nos vidros tem uma relação com a história o registro da história quando nós pedimos aos alunos que Tragam alguns documentos relacionados com o momentos históricos das suas famílias descobrimos que as famílias não guardaram muitas coisas não lembraram de registrar hoje tudo muito mais fácil com o celular tudo é mais registrado no entanto nem sempre eles são colocados de uma forma histórica e de fato é arquivado né de fato ativado Porque o fato de ter sido mais fácil fazer registros através do celular tenho áudio lado dessa situação que é deletar rapidamente aquilo para não sobrecarregar o aparelho então é interessante nós começarmos a pensar sobre como como fazer o registro inclusive da história da escola da família da escola muitas coisas importantes da história da escola nem sempre estão advogados né Tá bem então tá bom e passando adiante nela nós nós podemos falar mais um pouco sobre as questões que ter nos abatido agora nesse período da pandemia e de estarmos ministrando aulas através da de diferentes aplicativos diferentes formas até porque muitas muitos dos nossos alunos não têm acesso à tecnologia Então ela tem observado que professores eu te lisão é a seguinte estratégia para os alunos que conseguem ter acesso ao Google sala de aula ou a ter ao Google me os professores preparam uma aula para esses alunos mas também prepara um material físico que será buscado pelos pais lá na escola e esses pais então levam por a escola ou material físico levam para a família ou para o aluno material físico enquanto que os alunos que frequentam as aulas através do Google me tirou do Google sala de aula vão fazendo as atividades empregando a tecnologia então há uma diferença de de oportunidades mas eu não não vejo assim como tão dramático Nossa questão uma vez que as crianças e permeáveis ao curiosas elas evoluem com rapidez e acredito que em 2021 e os alunos vão recuperar o agilidade aquilo que que nós achamos que as crianças não estão dando conta agora né Então veja bem se se a criança está num processo de alfabetização e ela ela pode se desenvolver na construção da escrita a partir das hipóteses que ela vai levantando e essas provocações que o professor fizer tanto para ela construir as palavras como ela consegue como ela compreender a junção das das Letras passando por todas aquelas fases logo do silábico pré-silábico silábico silábico-alfabético o o alfabético e ortográfico então alfabetização ela é passível de ser desenvolvida apenas acho que alguma situação que vai se complicar um pouco é quando o professor quiser desenvolver a a construção da e grita cursiva a escrita cursiva exigiria que a criança pudesse ver o movimento né base do movimento da mão para fazer o contorno das letras e a professora pudesse fazer a mediação adequada nesse sentido mas a construção da escrita no processo de alfabetização através da do trabalho Oi Elaine não é não é assim uma coisa tão complicada na medida em que nós pudermos oferecer para eles os desafios apropriados para que construam as palavras de acordo com o levantamento de suas hipóteses né Além disso trabalhando a questão do amor e da Verdade porque a um certo desespero às vezes por parte dos Pais Por parte dos professores diante das situações desafiadoras pelo ensino online e diante também de muitas expectativas veja bem as expectativas EA que nos deixam mais estressar Weiss angustiado que expectativas são essas e Chuvas de certa forma movidos pela necessidade de controle sobre o que os alunos estão conseguindo fazer desenvolver que retorno eles nos darão o quantos pais estão conseguindo acompanhar os então o os estresses dos professores as as preocupações dos professores tem muito mais a ver por essa necessidade de controle e com essa e essa preocupação com relação ao rendimento mas a psicologia a filosofia a sociologia tem nos mostrado o quanto as crianças têm essa permeabilidade tem essa flexibilidade capacidade de interrogar-se desafiar e rapidamente se acomodar a situações novas somos nós os adultos que recebemos uma educação talvez é tão mais fechada do que aquela que os nossos alunos estão tendo que temos maior dificuldade para mudar para flexibilizar os alunos a tô me lembrando agora de um livro da Sami Rosa onde ela explica o que que significa mudar ela explica que o processo civilizatório das Crianças nos torna um e adultos obedientes porém a nossa maturidade nos permite nos vem jantar portanto mudar nós podemos sim mudar na medida em que nós nos abrirmos para isso e as crianças têm uma capacidade bem maior do que nós de acompanharem um processo se elas puderem ser manifestar Paulo Freire é um exemplo né a educação como prática da liberdade é uma obra de Paulo Freire e nos aponta o quanto o quanto nós podemos crescer e nos desenvolver e inclusive criticamente na medida a gente participamos na medida em que nós conseguimos fazer parte de um processo democrático dentro da sala de aula daí Porque as nossas e escolares e também as assembleias dentro de casa vão facilitar para que a criança compreenda que é aprenda esse pelo diálogo e o diálogo é feito de perguntas ele escuta sensível e não respostas tão bem sensíveis delicadas fazendo novas perguntas provocando mais curiosidade walon de Vygotsky o a disseram tantas vezes que nós precisamos trabalhar com a criança provocando uma combinação e combinação é essa é a combinação entre provocar a imaginação o globo para a criatividade e da criatividade ação que quando a criança concretiza a sua imaginação através de uma ação diabo e nessa criação a criança se encontra a criança se descobre descobre em especial que ela tem potencial que ela pode bom então nossas preocupações podem ser não tão rígidas em relação ao que os nossos alunos estão aprendendo agora eles irão se desenvolver no próximo ano e muitas coisas com certeza permaneceram no próximo ano e porque nós estamos levando e aprendendo e interessante que a gente pense que nossos pequenos Deslizes não uso da tecnologia são apenas momentos de aprendizagem e tudo isso vai vai se transformar na medida em que nós exercitar mos esse uso e variar mesmo né o areaso variar nos o é o tipo de Tecnologia de estratégias de aulas invertidas e o que são as aulas invertidas e aquilo que vigosque que igual longe lá nos explicou tantas vezes né Tá bom então eu coloquei aqui nesta lâmina a questão do desespero que significa desistência né ou aí na aceitação da Verdade das leis da vida é a certificação tem em relação com aquilo que nós achamos no nosso Imaginário que vai dar certo mas existe no questões que nem sempre dão certo em função de que a vida tem inglês em obras por exemplo quando eu olho para o mar eu posso me encantar e me sensibilizar mas o mar não é só essa tranquilidade eu posso também ser afogada por esse Março então o que que significa o o o provar o afogar é a realidade é a lei da vida se eu não souber nadar a verdade é que o mar é mais poderoso do que eu então o que que significa o desespero é quando nós imaginamos a mágica a fantasia daquilo que pode acontecer de melhor sem levar em conta o que na vida existem muitas regras para serem seguidas para que a gente não roupa por uma cirurgia é real que é a verdade outro dia por exemplo entrando no supermercado e observo uma funcionária limpando o chão com uma vassoura de palha na frente do balcão dos pães e nesse momento eu me dirijo a Ella e digo Por favor não faça isso porque você está contaminando os cães que estão expostos e ela me respondeu Deus é maior e eu dizer umas nós temos que fazer a nossa parte então ela prosseguiu fazendo eu fui ao ao gerente do supermercado e o alertei sobre os problemas que o centro desencadeado por um esse processo de limpeza do supermercado bom então naquele momento o que estava acontecendo ali e a tensa no mágico que Deus é maior de que ali não haveria contaminação é a crença no amor no entanto há uma verdade a ser preservada ali pelo conhecimento pela informação que é o respeito aquilo que precisa ser feito para ter um cuidado com a higiene da padaria bom Então veja bem e nem sempre nosso nossos sentimentos de bebê movidos pelo amor que existem no nosso universo de dentro do amor que existe no nosso universo pode responde e a verdade científica então o conhecimento existe justamente para ser aplicado para aqui nós não vou podemos toda a a necessidade de segurança emocional do equilíbrio da vida ah e também eu aproveito para ao tomar a palavra desespero na nossa sala proveito para falar sobre os lutos porque sabemos que muitas pessoas perderam seus entes queridos durante esse pô vídeo e os lutos e geram certo desespero maior ou menor em algumas pessoas que tiveram essas perdas e o luto psicologicamente tá explicado significa a saudade de não ter vivido com a pessoa a uma bola gente gostaria de ter vivido outras outras experiências não bom uma outra questão que merece ser apontada sobre o equilíbrio emocional ônibus caro como trabalhar isto a planejar é justamente acompanhar as crianças que sofrem algum tipo de trauma algum tipo de perda tô trabalhando com base na pedagogia de emergência eu gostaria de dizer que são as histórias curativas as danças as brincadeiras as condições as dramatizações tudo que nós podemos proporcionar é de alegria e de Belo auxiliar as Crianças A vencerem nos traumas porque é no conjunto dessas atividades dessas oportunidades que as crianças se sentirão melhores voltaram a sorrir a gargalhar a brincar pular e com isso elas voltam a harmonizar o querer o sentir e eu pensar E no caso do luto no caso do trauma a questão é mais profunda né nós temos que acompanhar o tempo todo porque as crianças demonstraram de acordo com a fase a idade que elas estão vivendo diferentes comportamentos Algumas crianças e se sentiram Muito muitos de fadas elas se fecharam elas não não gostariam de conversar então fala criança terá uma reação diferente e o cuidado com elas é bem maior do que pessoalmente do que com aquelas crianças que passam por uma situação de Lúcio né mas se fosse um minuto as crianças precisam de muita companhia e de alguns virtuais que superam em as tristezas eu coloquei aqui alguns itens falar sobre as dores e o que elas estão sentindo e que trazem um alívio e o tempo também vai vai auxiliar na pura das reações de luto é interessante usar orações de linguagem adequada para a idade das crianças e levá-las a observar a natureza plantar algumas coisas preparar uma pequena horta um pequeno canteiro de de temperos cheirosos criar também um ritual do tipo plantar uma árvore para alguém descer foi e a luz que é o autor da pedagogia de emergência ele diz a data do falecimento pode ser celebrado como se fosse um aniversário Celeste é bem um eu vejo que temos aí algumas questões e talvez a gente pudesse agora o cabo de 6 olha se iniciará a em algumas propor algumas respostas não Ricardo sempre essa hora então antes de dirigir mas ali as perguntas só porque agora aqui uma pequena um pequeno recado Tá aí nós foi o Cruzeiro aliás questões que o pessoal nos próximos 7 tem um professoras e professores e nos assistem ainda não estão inscritos na formação convidamos vocês a testarem o ambiente da plataforma escolas conectadas e realizaram o curso completo em que mais conteúdos e uma atividade estão disponíveis para obtenção da certificação Se você não se inscreveu ainda da formação poderá realizar a inscrição até dia quinze de dezembro o link de acesso está aqui no descritivo da Live ou Digite na barra de endereço do navegador https 2 a//www.escolasconectadas.org.br/inteligência e sem emocional Vou durante a Live então nós ficamos atentos nas perguntas e dúvidas trazidas pelos professores nessas participantes dos tectos dos sete então eu tenho aqui para professora algumas questões né respeitando o tempo é claro que não vai poder a explanar todas as questões né mas eu tenho aqui a primeira questão é que eu trago e é a Ivani estou usando os trouxe a e é a tecnologia digital em se acelera o ritmo como intervir de forma adequada nesse processo e ela vem abordar a questão do Ritmo da vida né e de forma adequada nesse processo do Ritmo da vida Wilson acelera mesmo mas acho que até os adultos não estão prestando atenção suficiente no sentido de fazer mais perguntas para as crianças eu tenho anotado inclusive que professores a gosto de trabalhar com contação de histórias no entanto o aproveitamento das histórias para contribuir com as crianças no sentido de desenvolver um pensamento a respeito dos personagens dos movimentos que acontecem dentro das histórias por exemplo se nós histórias as crianças conseguem perceber que nem toda bruxa ou feia Existem bruxas que são bonitas mas Se pudermos desenvolver perguntas a respeito do tudo que e as crianças estão passando pela tecnologia as crianças poderão tirar um proveito maior por exemplo você não tem ao lado do meu neto e disse eu não sei nada sobre um determinado o YouTube eu falei isso para ele eu não sei nada sobre os youtuber você poderia me explicar e ele me explicou e eu disse mal em que lugar ele está neste momento é um lugar fictício é uma fantasia ou é um lugar voal e ele começou então me explicar eu disse que mas esse animal que está aparecendo na tela ele é verdadeiro e será que ele se alimenta Então veja bem E se nós adultos demos atenção dessa forma vão por muitas fazendo com que eles reflitam sobre esse caso sobre o sobre as situações que eles vivenciam na no celular ou mesmo em vídeos no YouTube eles terão que nos responder e também eles vão se flagrar eles tortas coisas porque as crianças não são tão tão desligada da realidade como nós imaginar por exemplo assistir uma cena de um menino de 13 anos que me surpreendeu demais ele Ele montou com madurinhas pedacinhos de madeira e alguma coisa Ele arrumou alguma coisa comprovado os Lima Duda e nós perguntamos o que você conseguiu construir e ele respondeu isso aqui é uma cidade e os professores as casas dos professores eu disse a ela você conhece seus professores conheço e por que você falou com aquilo as pazes dos professores é que essas professores eles 99 podem o salário do governo eu fiquei perplexa porque ele é eu tinha apenas três anos então o que que acontece fui conversar com o seu pai ele assistir noticiários não tô com os pais e provavelmente ele estava reproduzindo algo que ele ouviu no noticiário Então veja bem se nós deixarmos que o consumo da tecnologia e o que ela oferece passaram batido nós não estamos também acompanhando esse desenvolvimento com a possibilidade de provocar uma conscientização o quê É sim É sim vamos dar mais uma pergunta tá a Camila Coelho Walter estudar Rosa da Rocha lá é professora como deve ser realizada a recepção dos professores para com seus alunos no retorno das aulas deve ser aberto um espaço e para ser falado sobre o que aconteceu né uma roda de conversa por exemplo aquela tá se referindo a abordagem da pandemia né pra logo ela mesma deu a resposta então quando eu comecei converse com o ritmo era justamente nisso que eu queria chegar acho que a escola promova encontros não apenas um dia nós vários dias ou marcar um inclusive dias da semana é alternado por aqui todos possam se manifestar também não cometi vo é muito interessante organizar uma grande roda no pátio onde ele pessoas possam disseram verso uma canção coletiva eu encontrei uma escola em que todos os dias como o único ambiente grande que a escola possui era a sala de refeições eram lá que todos os dias no início do período os alunos se encontravam para ouvir a leitura feita por um aluno a qual que as crianças da pré-escola começaram a dizer que estou louco para aprender a ler para poder não eram fazer uma leitura nos refeitórios então achei muito interessante isso porque é um momento de encontro de todos os meus a escola EA claro que causa Professor poderá organizar isto da forma mais lúdica da forma mais interessante que ela puder auxiliar sempre partindo dessa disputa sensível do compartilhar as ideias trocar impressões trocar emoções isso é muito interessante para provar uma segurança emocional e a cultura a cultura dessa segurança emocional que vai acontecer por esse tipo de rotina bom professora Vamos então a nossa última questão do chat papai depois nós não podemos Acho que mais do quadril mais tempo tá bom tá bom então a próxima questão é a da terra EA corte tá ritmos e ritos entra disciplina diária e depois esse problema será que ela está falando da dos conteúdos eu entendo a disciplina não de conteúdo tendo a questão de uma abordagem atitude Neve completamente esse pedido então os ritmos são maneiras de você o organismo ar o as novidades as diversidades as diversas oportunidades por exemplo eu não preciso necessariamente organizar uma aula de educação Martin e Flor dentro da sala de aula eu posso organizar com eles um ritmo toda quarta-feira nós iremos se não estiver chovendo nós iremos no bócio na planta bazar verificar árvores próximas da escola nós vamos em baixo das árvores com a nossa prancheta e vamos desenhar lá fora então eu crio um ritmo que acaba criando uma expectativa nas crianças e esse ritmo de certa forma vai criar uma uma disciplina mas não é disciplina relacionada alguns do Deus a Manter o controle e ali assim então é importante também falado que a palavra nos faz pensar né a Emília Ferreiro já explicou tantas vezes nas suas obras que cópias não fazem pensar mas quando nós damos oportunidade para ensinar os alunos falarem e eles estão desenvolvendo não apenas a comunicação mas a organização do pensamento e na medida em que nós pudermos criar sempre admitimos que com tanto meu participativo democrático a criticidade nós estamos nos envolvendo em um outro tipo de aluno que não será que ele aluno passivo mas aquele que vai estar sempre atento ao que está acontecendo algo bagulho e se envolver uma coisa é fazer o ensino sobre o aluno outra coisa fazer um ensino foram os alunos podem os alunos Eu sempre me tornando-os partícipes e e banhados no no envolvimento com o que acontece dentro da ao da escola e da sala de aula 1 É sim o Everaldo Freire a trouxe também uma questão ele diz super importante essa questão da memória seja coletiva escolar ou coletiva familiar quais digestões para manter essa memória fotográfica viva ativa e acessível à questão 7 ali nosso sete maravilhosa porque às vezes na maternidade a pessoa fica com vontade de participar de um curso de biografia e escrever a sua biografia e vai procurar lá nos seus guardados elementos para compor a sua biografia e nem sempre encontra muito mas poderá interrogar as pessoas quem é um estudioso de história sabe que quando a gente entrevista uma pessoa me responde coisas que ela lembra-nos que momento no dia seguinte e nós vamos conversar novamente com uma pessoa e ela desligou sim a aquilo que eu falei ontem você acrescenta mais este elemento porque eu lembrei durante a noite eu lembrei hoje então o que que acontece a memória é muito ativa mas o registro desta memória nem sempre as famílias a professora os coletivos Nos quais nós participamos lembra não tem fazer isso esses registros e e também uma coisa bem interessante que eu gostaria de comentar é que os nossos cadernos de planejamento poderiam ser muito mais o regime um registro histórico da nossa da nossa vivência com aquela turma do que somente isso a aula não é porque às vezes nos planos de aulas são frios são técnicos e e nossos cadernos de registros Não Contam a vida que acontecia dentro da nossa sala de aula então assim quais sugestões para manter essa memória fotográfica viva ativa e acessível que o Everaldo colocou aqui bom são muitas formas Nós podemos não apenas criar um mural Mas tudo depende de turmas por exemplo eu encontrei professoras que organizam cartazes semanais Com tudo o que aconteceu de interessante e essas fantasias nós temos guardados depois com digitados são entregues suas crianças as crianças formulam um álbum dos a bateria imenso do que aprenderam Então depende tanto Pode ser na família criar alguns dos eventos dos acontecimentos as piadas da família eu achei muito lindo um colega meu ele foi registrando na infância dos seus filhos as frases e os inusitadas que as crianças de vinham E chegou a altura da vida dos filhos ele fez uma festa do Natal e empregou um álbum para cada assim que por suas frases e nos Estados então viajar foi uma dedicação desse pai né de fazer esse registro mas são muitas as formas de beleza estrada e tudo depende do critério que nós vamos utilizar prova para fazer o registro uma outra coisa interessantíssimo é algo que não nem sempre no. a escola um gás nitro dos avanços das discussões entre os professores os professores fazem tantas reuniões e você não encontra uma história dos avanços das ideias produzidas pelos professores dentro das escolas e que seria o material do que em cima de pesquisa é só agora sim nós somos fazer a última questão tá E acho importante essa aqui até inclusive ela contempla uma questão que eu queria de fazer nela e fazer e não deu tempo então eu vou aproveitar sugestão do participante a Anna Mello pergunta né como cuidar dos alunos se o professor precisa de cuidados a Anna 12 do nosso instante e é numa a pergunta dele caga não é muito fácil Verde responder porque nem sempre a saúde mental Olha só o objetivo dica do professor é favorável para cuidar caso a própria supervisão da escola aí tu pedir o tiva os colegas podem contribuir auxiliar e até às vezes esse professor além de todo uma cês teoria ele teria que pensar numa licença anual de saúde porque a gente sabe de muitos casos o professores que precisarão de um pequeno período de afastamento para já se sentirem melhores e poderem retornar o com todo gás porque foi complicado para um professor que não está se sentindo bem grande seguir uma filhote Bom dia irmãos termina fazer uma pausa para recuperar aula sua saúde aí é outra né retomando o cuidado de si né para cuidar do outro não é mesmo a nação como é importante Olha só e muitas empresas que fazem algo que a escola deveria ter Pioneira AM O que é o seguinte tem empresas que organismo semanalmente até diariamente exceções e Tai Chi Chuan de yoga e meditação coletiva existem escolas que adotaram a meditação com os estudantes isso é muito interessante mas não podemos esquecer de quem mais precisa dessa força que são os professores porque não quer Nossa essa prática essa cultura dentro das escolas que a Yoga para os professores ou talk show o a meditação né porque não mais do que 15 minutos digamos a produtividade do professor é Tranquilidade e será muito maior Então tá professora bom gente nós estamos esperando na Live né Foi muito gratificante a nossa descrição e reflexão aqui não é professora Garde você nos trouxe de forma muito sensível né um tema tão caro o tema pertinente e principalmente para nós professores né nos dias de hoje num contexto de pandemia distanciamento social e de muitos desafios né Muito obrigado pela sua participação em nosso segundo momento de Formação em Inteligência Emocional para professores cuidando de quem transforma educação mas antes de encerrar tão de fato Professor aguarde Você tem mais alguma mensagem uma palavra final para nós professores Olha só o seguinte olhando também as questões que ele fala me passou né acho que ele os professores pensem no seguinte a a tranquilidade em relação as dificuldades que nós estamos passando e ela vem muito mais da daquilo que o Paulo Freire sempre falou graças ao nosso e no acabamento nós vamos sempre continuar nos aperfeiçoando e dos candeeiros aperfeiçoamento com curiosidade com o ânimo com união com diálogo Então acho que é leveza É bem interessante não para que a gente se Tranquilize e e não não não querer controlar tudo que ele que acontece ou deixa de acontecer e eu acho que a necessidade de ter uma certa tranquilidade e também na recuperação dos nossos estudantes porque as crianças têm muita capacidade no próximo ano né de recuperação naturais 2º ano da professora Garde mais uma vez muito obrigado a e é isso foi um prazer que ele estava aqui com você e nós do projeto escolas conectadas queremos agradecer a todos que assistiram Nossa formação de hoje Lembrando que ontem nesse mesmo horário às 18 horas nós tivemos o primeiro encontro do curso a psicóloga Carolina parpinelli abordou o bem-estar emocional com o tema aprendendo fazer emoções se você não conseguiu assistir ao vivo Visite a nossa página do curso e não deixe de conferir uma boa noite a todos e uma ótima continuidade na formação Há muitos virtual da escola de escolas conectadas

#Escolas #Conectadas #Segurança #emocional #dos #professores #cuidados #mútuos