FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

By | 08/05/2025

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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/a>

Olá pessoal eu sou a professora leures Ataíde da Silva e vou estar com vocês na disciplina fundamentos da Educação Especial Qual é o objetivo da nossa disciplina compreender os fundamentos da Educação Especial e a sua aplicação no apoio à pessoa com deficiência em ambiente escolar ou seja nós vamos precisar compreender Qual é o nosso trabalho por que a gente vai estudar os fundamentos da educação especial para desenvolver o nosso trabalho da melhor maneira possível dentro da sala de aula com o aluno então na nossa disciplina a gente vai passar pelo processo histórico nós vamos dar uma revisada No processo histórico da Educação Especial principalmente no Brasil nós vamos estudar Como a educação especial está acontecendo no estado de Mato Grosso nós vamos estudar também qual é o perfil né da qual é o perfil do técnico hoje eh auxiliar da educação especial dentro da escola e a nossa participação com a família Então nós vamos fazer um percurso né passando por todos esses conteúdos dentro da educação especial eh no contexto histórico nos apontamentos históricos sobre a educação da pessoa com deficiência no Brasil nós vamos ver o seguinte no Brasil a história de atendimento educacional à pessoa com deficiência foi marcada por processos de segregação e exclusão Mas se nós pensarmos hoje como está acontecendo o processo de inclusão dentro da nossa escola será que esse paradigma da exclusão e da segregação já foi completamente superado porque olha só o século XIX é considerado um Marco histórico da Educação Especial do nosso país foi nesse momento que alguns brasileiros inspirado no modelo de desenvolvimento tanto da Europa quanto dos Estados Unidos organizaram o serviço de atendimento cegos surdos e deficientes intelectuais e deficientes físicos Então nesse período quando se tratou o século 19 nós tínhamos marcado a segregação e o que que significava essa segregação ou seja as pessoas com deficiência diferente da exclusão que ficavam apenas dentro de suas casas que os pais escondia que eram negados né ou iam né Para sanatórios alguma né E esses locais com o período da segregação a a sociedade reconhece a pessoa com deficiência porém o seu o trabalho Educacional voltado mais aos atendimentos médicos aconteciam aonde aconteciam dentro das escolas eh especializadas eram os o que nós temos hoje ainda temos hoje por isso que eu digo será que é um paradigma tão já superado Porque hoje a gente ainda tem os centros de atendimento eh das pessoas surd as escolas de Educação Especial porém já estamos bem mais avançados né olha só continuando ainda com os nossos apontamentos históricos na década de 70 eh foi o período da institucionalização da Educação Especial devido ao planejamento de políticas públicas para oferecer escolarização às crianças com deficiência Então esse foi o período da Integração como como foi esse período da Integração foi o período em que a pessoa com deficiência ou aluno com deficiência veio para dentro da escola né Ele veio para dentro da escola regular Porém esse aluno estudava em classes especiais dentro da escola ah era aquela classe assim aonde o aluno ficava ah naquela classe lá naquela sala de aula que era lá no fundo da escola aonde ficavam as crianças com deficiência aonde ficavam as crianças que bagunçava muito as crianças que não se desenvolviam então assim era apenas e só constava que a criança estava dentro da escola porém naquela salinha muita já teve casos de escola e que as crianças não tinham contato nenhum eh com as outras crianças da escola eles se lanchava em horário diferente entravam em horários diferente então isso foi um período né posterior ao ao período que nós vamos ver agora que chegou os anos 90 né que veio com ele a inclusão então foi nos anos 90 que foram realizados diversos eventos internacionais esses eventos foi extremamente importante pra gente viver esse período que nós estamos vivendo hoje né até mesmo para ter esse curso que nós estamos tendo aqui hoje de formação de técnico para atuar junto as crianças com deficiências na escola por quê Porque a partir dos anos 90 começou-se a discutir a necessidade real da inclusão como nós temos nessa imagem incluir significa participar de forma plena dentro de uma sociedade tanto na escola quanto da sociedade no mundo do trabalho e outras mais Então olha só dentre os eventos né da conferência mundial sobre necessidades educacionais realizada na Espanha em 1994 é considerado um Marco histórico a Declaração de Salamanca porque foi nessa declaração nesse documento que propõe a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular então Eh nos anos 70 nós tínhamos a integração foi o período em que as crianças né a pessoa com deficiência as crianças com deficiências já vinham pra escola porém em classe separada nos anos 90 né Nós Já começamos os movimentos de inclusão então é um movimento eh razoavelmente novo né Se a gente for pensar nem tão novo mas também não é algo que tem muito tempo então desde 94 com a Declaração de Salamanca aí veio-se a questão da inclusão do aluno dentro da escola mas nós sabemos que a a questão da inclusão do aluno na escola ela é complexa né ela exige um um um conhecimento Exige uma formação e exige também um despendimento por parte da equipe que vai receber esse aluno na escola mas vamos lá vamos continuar Então dentro desses apontamentos históricos Esses foram os Marcos né que lev que que passou a o a educação especial né chegando até o período da inclusão Olha só então vamos falar de inclusão vamos ter uma conversa agora sobre inclusão o paradigma né que que vem acontecendo eh os pressupostos novos que têm surgido então agora nós vamos ter uma conversa direta vamos falar de inclusão a inclusão de pessoas com deficiência na educação é uma questão fundamental da sociedade moderna e nós né que o nosso curso Nossa formação que nós estamos buscando é porque o papel do técnico em serviço de apoio se torna essencial para garantir que esses alunos tenham condições adequadas de aprendizado e desenvolvimento pessoal respeitando suas singularidades E potencialidades então para começar para se falar de inclusão pra gente ter esse papo sobre inclusão a gente precisa pensar nos profissionais que vão trabalhar com esses alunos dentro da escola né né então vamos lá a educação inclusiva vamos ver como está a questão da política da educação inclusiva no Brasil eh no Brasil a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiências diversas eh intelectual física cegos transtorno de aspecto autista e aluno Com altas habilidades e superdotação desde a educação infantil até a educação superior Ou seja a educação inclusiva é uma modalidade né uma modalidade do ensino que está dentro da Educação Básica e perpassa por todas as etapas da educação básica então na Perspectiva da inclusão a educação especial ela perpassa desde a dentro da Educação Básica desde a educação infantil pelo ensino médio pelo ensino pelo ensino fundamental pelo ensino médio e pela educação superior Então ela é uma modalidade transversal que perpassa todas essas etapas desde a educação básica até o ensino superior como um direito garantido de toda e qualquer pessoa né de frequentar a escola de estar dentro da escola e ter aprendizado Então por que que nós estamos tendo esse curso de formação Por que que nós estamos buscando essa formação Porque Nós também somos agentes né produtores de conhecimento e estamos ali para auxiliar as crianças nas suas autonomia no seu processo de autonomia vamos lá dentro isso então como a educação especial pertence né à educação brasileira nós vamos ver aqui eh as legislações que garantem a inclusão então a legislação brasileira ampara e sustenta a educação inclusiva através de diversos mecanismos legais Então olha só a educação inclusiva não é baseada no achismo de alguém Ah não é baseado eh no querer de algumas pessoas a educação especial e a educação inclusiva dentro da educação brasileira ela é amparada pela legislação e ela tem diversos mecanismos de legislação que garantem a sua atuação né que garantem eh o o seu o seu desempenho que garante a sua eficácia dentro do sistema de ensino então a Olha só nós temos aqui a constituição federal de 1988 um grande Marco legal para a inclusão quando lá na Constituição Ela diz que a educação é um direito de todos de todas as pessoas então Independente da sua cor Independente da sua raça Independente da sua condição financeira da sua condição física todas as pessoas têm direito à educação o artigo 53 da Lei 86 de 13 de julho de 1990 é o Estatuto da Criança e do Adolescente a criança e o adolescente tem direito à educação então é um dever da sociedade é um dever da família que toda a criança esteja na escola né então toda criança tem direito a estar na escola a Declaração de Salamanca em 1994 traz a educação inclusiva como a possibilidade de reforçar a ideia de que educação é para todos então essa a Deca de Salamanca é um Marco para para a ampliação das discussões sobre educação inclusiva e a implantação da mesma no sistema de ensino a lei de diretrizes e base de 96 no Capítulo 5 ratifica o direito à necessidade de serviço de apoio ao processo inclusivo bom já nas diretrizes né de 1996 começa a aparecer os profissionais que estarão dando suporte paraa educação especial dentro das escolas né Aí já aparece aqui o apoio ao processo inclusivo depois a gente tem a política nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva Que que foi discutida em 2008 e aparece é considerado um Marco importante para a educação especial pois traz novas concepções relativas à modalidade eh de Educação Especial no ensino comum então foi foi se caminhando ano a ano né e a educação inclusiva sendo cada vez mais consolidada dentro do nosso país temos mais legislação aqui que fala sobre a educação inclusiva Olha só resolução 4 de 2009 institui as diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica modalidade de Educação Especial Então você foi passando o tempo foi se surgindo as necessidades de pessoas especializadas para trabalharem educação especial e foi surgindo as resoluções as normativas orientando o papel de cada pessoa dentro da Educação Especial a lei 12.764 de 2012 institui a política nacional de proteção dos direit da pessoa com Transtorno do espectro autista eh eu vou deixar essa legislação essas algumas dessas legislações ficará disponível no portal para que vocês possam eh estar buscando nessas legislações principalmente o perfil né o o qual é a função do técnico em apoio à educação especial dentro da escola que vocês vão ver que nessa legislação ela já traz também reforça a necessidade do apoio da educação especial dentro das escolas o decreto 7611 de 2011 dispõe sobre o atendimento educacional especializado e garante a matrícula dupla O que é isso a criança com deficiência está matriculada no ensino regular ela tem um número de matrícula ela vai se matricular na sala de recurso multifuncional aonde ela vai ter atendimentos especializados ela tem outro número de matrícula o que significa isso pro pr pra escola né O que significa isso paraa educação significa que a escola vai receber verbas recursos por dois alunos e o aluno matriculado na Educação Especial tem também os recursos né do Fundo Nacional de Desenvolvimento escolar que eh transfere cursos paraa Escola para auxiliar na estruturação desta sala desta sala Ah também nós temos depois a lei 13.146 de25 que institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência o estatuto da pessoa com deficiência essa legislação também reforça a inclusão né o desenvolvimento do trabalho de inclusão dentro das escolas institui também o papel de algum eh de profissionais que atuam dentro da Educação especial aí a gente tem para reforçar todo esse trabalho a base Nacional comum curricular que passa a trabalhar a por competências e habilidades eu sempre digo que quando a gente recebe o aluno com deficiência na escola que a gente vai fazer o Primeiro Momento diagnóstico do aluno e identificar as características desse aluno eu sempre oriento as professoras gente quando a criança chega a gente olha primeiro e perceba a criança perceba a criança depois você vai perceber as habilidades que essa a criança tem o que ela é capaz de fazer se ela já tem as habilidades de aprendiz desenvolvida né ou seja ela consegue sentar ela consegue pegar no lápis ela já identifica-se junto à socialização com os colegas então que a gente procure num processo de inclusão trabalhar as habilidades que a criança já tem agora a partir do momento que eu identifiquei as habilidades que ela já tem o que ela precisa ampliar né então a gente não trabalhar com defasagem com falta de habilidade mas sim trabalhar com as habilidades observar as habilidades que a criança traz e a partir dessas habilidades e ampliando o desenvolvimento dessas habilidades e de outras mais dentro da escola o documento de referência curricular de Mato Grosso né ele também institui o trabalho da educação especial dentro do sistema regular de educação né então é muito importante é um trabalho que tem crescido é um trabalho regulamentado pela lei né E que tem tido muito tido sucesso Às vezes a gente tem momentos de frustração tem né não digo para vocês que a gente não tem momentos de frustrações eh mas a gente tem tido sucesso também né sucesso do desenvolvimento dessas crianças da socialização do empenho né quando a gente vê eles desenvolvendo as habilidades de aprendiz então assim a gente tem tido bastante eh casos de sucesso das crianças já com o trabalho da inclusão no ensino regular nós temos também que falar sobre a resolução normativa 01/2023 essa resolução ela tá quentinha né saiu há pouco tempo do forno é a resolução do nosso Estado né do Estado de Mato Grosso que o Conselho Estadual de Educação regulamenta como deve acontecer a educação especial dentro do Estado como que as escolas devem se organizar para desenvolver a educação especial dentro das escolas então assim é uma tem toda a regulamentação e a gente tem passado pelo processo agora de formação de formar as pessoas para atuarem na educação especial é o que estamos acontecendo aqui agora nós estamos passando vamos ter uma trilha formativa Aonde vocês terão experiência com professores que já trabalham na educação especial que tem diversas experiências de sucesso com a educação inclusiva e vocês passarão por um processo formativo sendo toda a estrutura que compõe a educação inclusiva a educação especial no Sistema Brasileiro de ensino e também no estado de Mato Grosso bom como todos nós sabemos a inclusão ela é um processo eh acontece dentro de um ambiente social que é a escola e a sociedade e ela precisa de profissionais para atuarem junto nesse desenvolvimento Então quem são esses profissionais a coordenação pedagógica que tem um papel extremamente importante eh na orientação no auxílio à formação eh na conversa com os pais no buscar esses pais o professor o professor de sala regular o professor da sala multifuncional o professor de apoio especializado que nós temos hoje na escola e também o profissional de apoio à educação especial porque escola é lugar de aprendizado é lugar de desenvolvimento e nós enquanto profissionais na escola somos agentes formadores desse conhecimento então desde da do apoio que da da tia do portão que recebe as crianças do pessoal da da merenda nós do apoio da Educação Especial somos todos agentes promotores dessa inclusão E deste conhecimento dentro da escola mas nós precisamos também né Tem eh para termos uma inclusão de fato para conseguir desenvolver o nosso trabalho da equipe multidisciplinar que é composta pelo médico pelo psicólogo pelo fonodiólogo P pelo fisioterapeuta pelo pedagogo e outras pessoas que podem compor essa equipe e outro outro ponto crucial outra pro que seja na verdade não é um profissional mas é um ponto extremamente importante para a inclusão é a família então nós no apoio especializados também vamos ter um papel importante na relação com a família né do nosso aluno aí nós temos aqui agora nós vamos falar um pouquinho sobre o papel do técnico em serviço de apoio na educação especial que é né o papel né de cada um de nós e de vocês que estão buscando essa formação Qual é essa formação que nós vamos ter agora técnico em apoio à pessoa com deficiência dentro da escola então nós somos um suporte para o desenvolvimento da Educação Especial da educação inclusiva dentro do ensino regular a lei número 131 46 de 2015 que é o estatuto da pessoa com deficiência traz no seu Capítulo primeiro e Artigo terceiro inciso 13 a seguinte definição o profissional de apoio escolar quem é pessoa que exerce atividade de alimentação higiene e locomoção do Estudante com deficiência e agora vem o pulo do gato atua em todas as atividades escolares nas quais se fizerem necessária e em todos os níveis de modalidade do ensino em instituições públicas e privad excluída as técnicas ou procedimentos identificado com profissões legalmente estabelecidas ou seja anterior a à lei 13146 o profissional de apoio à educação especial ficava limitado ao serviço de higiene locomoção e alimentação após essa legislação se ampliou a atuação do apoio à educação especial ele passou aqui a atuar em todas as atividades escolares nas quais se fizerem necessária ou seja todo momento que a criança for desenvolver uma atividade dentro da escola que necessitar do apoio ele está ali para auxiliar ele está ali para contribuir no aprendizado da criança então ele deixou de ser o cuidador que só tinha o papel de ficar sentadinho lá fora esperando a criança quer ir no banheiro vou levar no banheiro Ah vai caminhar Ah vou te auxiliar ah precisa empurrar a cadeira Ah vai lanchar agora não agora nós temos um papel atuante dentro da Educação Especial por isso é que a gente tá vem com né neste momento com os processos formativo porque para atuar né dentro eh das atividades eh da Educação Especial é necessário que a gente amplie o nosso conhecimento também então antes dessa legislação bastava ter o ensino médio né a gente ia lá fazia uma um testezinho recebia algumas formações você já era cuidador agora não agora tá vindo aí o papel do técnico né em apoio à pessoa com deficiência dentro do ambiente escolar Então para que eu seja técnico eu preciso ampliar os meus conhecimentos Amp aplicação na prática como acontece a aplicação na prática a gente trouxe aqui um exemplo é bem tranquilo só pra gente entender o que que vai ser o papel a aplicação na prática da presença do técnico de apoio educação especial em um projeto de arte por exemplo professor do ensino regular vai trabalhar com pintura num projeto lá de arte a turma dele hoje vai trabalhar com pintura Qual é o meu papel enquanto apoio o apoio ele vai dar o quê ele vai dar um suporte motor ele vai orientar o aluno com deficiência motora a utilizar as ferramentas adaptad permitindo a participação ativa e plena no processo criativo Então se o aluno tem problema ah para pegar o material posicionar a cadeira auxiliar ele né A a utilizar os materiais já adequados as ferramentas adaptadas então eu vou estar ali para auxiliar o aluno neste momento Então esse é um exemplo prático então o que que eu vou fazer eu vou auxiliar o aluno vou orientar o aluno vou auxiliar precisar segurar na mão precisar né prender às vezes na mãozinha o material adaptado então assim o meu papel Deixa de ser o de cuidador externo para ser agora um técnico de apoio à educação especial no ensino regular aí olha só eh o técnico em serviço de apoio a com eh a pessoa com deficiência em ambiente escolar o que que é importante o que que nós trazemos trouxemos aqui para conclusão a educação especial é fundamental para garantir a inclusão então todos todos os parâmetros e diretrizes hoje né Eh escritos e e avaliados e reescrito para educação especial ela é extremamente importante para a inclusão assim como acessibilidade o papel do técnico em serviço de apoio é essencial ao processo educativo porque ele vai dar o suporte ele vai auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas técnicas de suas habilidades né vai contribuir paraa ampliação das habilidades que o aluno já traz com metodologias diversificada promovem aprendizagem inclusiva então o professor vai desenvolver as metodologias ativas ele precisa do apoio né para poder dar suporte para aquele aluno então nós estaremos ali avaliação contínua e acompanhamento são chave para o sucesso então o trabalho da criança a avaliação como todos nós sabemos faz parte do ambiente escolar a gente desenvolve um trabalho avalia a gente e percebe ali o que foi de acerto o que precisa melhorar e assim nós vamos seguindo e ampliando né todo o percurso da educação especial dentro do nosso Estado ou do nosso país eh educação inclusiva né Por uma escola para todos então essa foi nossa aula de hoje né a gente reforçando aqui a necessidade do apoio Educacional dentro da escola como um suporte paraa educação especial para que de fato a a gente supere paradigmas antigos né que até hoje ainda eh temam em tá nos nos nos coagindo dentro da escola e possamos vir realmente eh a viver a vivenciar as experiências de inclusão dentro da nossa escola muito obrigada e até a próxima aula

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