Live 1 do Curso de Extensão de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA 2023/2

By | 07/05/2025



Tema: Introdução à Educação Especial e Inclusiva – Aspectos legais Data: 06/10/2023 Horário: 19:00 Palestrante: Professora …

Live 1 do Curso de Extensão de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA 2023/2/a>

[Música] Olá boa noite eu sou Silvia eu sou de Varginha sul de Minas Gerais Eu Sou professora no instituto federal no Campus Machado há do anos eu estou lá como professora na área das licenciaturas e eu trabalho com as disciplinas de didática metodologias sociologia filosofia práticas enquanto componente curricular e trabalho também com a disciplina introdução a educação especial in exiva e com a disciplina de língua brasileira de sinais essa disciplina de língua brasileira de sinais eu tenho no grupo presencial como disciplina da grade e tenho também como optativa neste modelo que nós estamos aqui né que é de curso fic o que é que significa isso né é um curso de eh formação Inicial continuada eh eu já ministrei esse curso de libras por três ofertas neste tempo em que eu estou lá foram dois em 2022 e um no primeiro semestre de 2023 e agora eu estou pela primeira vez ministrando este de Educação Especial inclusiva neste modelo fic é com muita alegria que eu tô aqui e eu me proponho sempre nos meus cursos seja no curso fic seja nos meus cursos online né onde é por exemplo a optativa às vezes ela é postada num ambiente os alunos acessam o material Eu Sempre fiz questão absoluta de ter encontros presenciais o que eu posso considerar presenciais esses que nós estamos tendo eh para que eu possa conversar com vocês vocês viram que eu disponibilizei lá no na nossa na na no texto de abertura né dessa Nossa desse nosso curso disponibilizei lá o meu contato E por que que eu fiz isso eu fiz isso já desde os outros que eu ministrei eu acho isso muito importante Especialmente quando no curso de libras porque o aluno me entrava em contato comigo e falava comigo ô Professor o sinal assim assim assim como é que faz E aí para eu explicar por escrito eu achava complicado aí eu gravava um videozinho com o sinal para eles e com vocês vou colocar da mesma forma deixei lá para que fique aberto o canal para que a gente possa conversar às vezes passa tem alguma coisa que vocês não compreenderam vocês entrem em contato comigo pelo WhatsApp Eu só coloco lá e eu volto a reiterar informe professora eu sou o nome de vocês aluna do curso fique de Educação Especial inclusive porque eu tenho muitas turmas eu tenho muitas turmas Então se vocês não se identificarem eu não sei quem é quem para eu poder responder mas eu me coloco a inteira disposição para responder na medida do que eu souber o que vocês precisarem o que eu não souber eu vou buscar atrás tá é com muita alegria que eu tô aqui eu falo com vocês que a minha história a minha trajetória no magistério ela vem de 30 anos como alfabetizadora e a 10 eu estou nessa área da inclusão e estou também eh com a educação de su surdos né eu comecei como como professora que apoiava alunos surdos numa época que já vai faz bastante tempo que foi lá 2002 2003 em que começou a se falar em escola inclusiva por até esse momento os alunos com necessidade especial eles ficavam na aai né e lá a obrigatoriedade de escolarização era até o terceiro ano do fundamental E aí não precisava estudar mais não eles ficavam lá e lá eles tinham eles têm eh outras atividades né Eh atividades de artesanato de pintura eles têm terapia ocupacional eles têm natação eles têm fono eles têm toda pelo menos aqui em V eles tê todo o a a proteção nesse sentido mas eles só estudavam até o terceiro ano do fundamental um então olhem bem a seriedade disso pensem nisso e pensem será que uma pessoa com necessidade especial ela só dá conta de aprender o que se ensina até o terceiro ano né é uma coisa que me preocupava muito aí então foi quando lá 2002 uma a pai em varginia ela ela ela fica perto da escola onde eu trabalhava E aí uma intérprete de língua de sinais que tinha lá nesse nessa pai esteve lá na escola propondo Ah vamos tentar fazer uma parceria a pai com Afonso Pena porque é perto pra gente trazer os alunos quando eles terminam o terceiro ano do fundamental para cá para dar continuidade os alunos surdos e tinha parece que 10 alunos surdos lá e foi quando eu tive o meu primeiro contato com a língua de sinais e esses alunos foram para lá e o que que acontecia esta intérprete ela ia até a escola uma vez por semana reunia-se com os professores dos desses alunos e perguntava aos professores o que que vocês vão trabalhar nessa semana com os alunos Ah nós vamos trabalhar Esta esta esta unidade essa intérprete passava o conteúdo dessas unidades dessas unidades para a língua de sinais explicava para esses alunos tudos então os alunos vinham pra escola eles ficavam lá participando das aulas assim entendendo mais ou menos mas não tinha intérprete em sala de aula não e eu fui para Belo Horizonte e fiz o meu primeiro curso de língua de sinais em Jaboticatubas é uma cidade meio próxima Bel Horizonte eu fiz um curso de 180 horas foi onde eu aprendi o básico da língua de sinais e aí eu fiquei dando suporte a esses alunos então é pra gente eu tô falando isso para vocês verem a diferença né 2002 Os alunos até então ficavam na pai estudavam até terceiro ano do fundamental depois não precisava estudar mais não né E hoje a gente vê alunos com necessidade especial se formando Na graduação no mestrado no doutorado sem a menor questão nos anos de 2020 e 21 agora né durante a pandemia eh eu trabalhei nesse mesmo Instituto Federal do campus Machado a distância como apoio apoio de um aluno surdo bilateral profundo para cerebral e outros comprometimentos este aluno ele é de um Município próximo a Machado e ele veio da escola regular Ele estudou na escola regular até o 9 ano a lei prevê que o aluno com necessidade especial ele não pode ser retido ele não pode ser aprovado mas a mesma lei respalda que este alunoe tem direito adaptações então a escola tem o compr de a adões curriculares acessibilidade só que prtica teoria outra isso não acontece especialmente no ensino fundamental um e do isso não acontece esses alunos eles vão sendo passados Porque como eles não podem ser retido eles vão passando não passando este aluno ele chegou a eles foram eles começaram no Instituto o Instituto é em Machado e lá é é uma é uma fazenda porque é um é um instituto federal muito na área agrária ele foi fazer técnico em informática porque lá o ensino pode ser técnico Ele Escolheu técnico e informática eles começaram tiveram 15 dias de aula começou a pandemia voltaram para casa e com cinco dias depois de cinco dias de pandemia o Instituto Já começou com as aulas online e que foi uma aventura a turma do desse aluno tinha 38 alunos só só que a grande maioria deles da zona rural internet tem pensar né pegava um p a escola pagava a internet emprestou computadores para eles PR os que não tinham teve todo o suporte só que se se eles ligassem por exemplo a câmera e o microfone todos eles e mais o professor a internet cair e vocês sabem e vocês viveram esse tempo de pandemia que o que mais qual que era a frase que a gente mais ouvia né Você tá aí Você tá aí Ah não acho que ele caiu é isso era constante caí a internet o professor também não conseguia dar aula pensei neste aluno surdo bilateral profundo assistindo aulas de ensino médio como e ele não é usuário da língua de sinais tá outra coisa que eu quero deixar Clara apesar de não ser exatamente o tema mais entre aspas é né Por o aluno ele pode ser a pessoa pode ser surda e quando eu digo que ela é surda É porque ela é usuária da língua brasileira de sinais eu vou só fazer uma passagen Zinha não é linguagem é língua por que que é língua porque ela tem semântica morfologia sintaxe ela tem todas as estruturas de uma língua então por isso ela é língua ela não é linguagem tá então quando vocês ouvirem assim ah usa linguagem de sinais não é linguagem é uma língua aí vocês podem ouvir também Ah ele é surdo mudo não na grande maioria das vezes ele não é mudo ele é surdo Ele não fala porque ele não ouve ele não tem o retorno da voz ele não consegue falar porque mudo é quem tem um problema num aparelho fonador ou na área do cérebro que coma a fala e É muito raro uma pessoa que seja surda e muda todo surdo que a família opte por ele ser oralizado faz treino e fala o surdo que a família opta pelo uso da língua de sinais ele vai ter contato com surdos e vai aprender a língua de sinais este aluno que eu estou tratando caso dele ele ele não é usuário da língua de sinais ele é oralizado ele nasceu teve a paralisia cerebral por conta do parto Depois aos 3 anos ele teve uma meningite E aí ensurdece mas ele já falava faz leitura tá agora vocês pensem um aluno que faz leitura labial assistindo aula online como é que ele ia fazer a leitura labial do professor dando aula de um conteúdo que ele não tava entendendo nada eu percebi porque eles vol eles Isso foi em março eu eu fui contratada em maio quando eu comecei ele nunca tinha acessado o ambiente virtual nunca ele não sabia o que que era o o moodle ele não sabia o que que era o eh Google sala de aula ele não sabia nada aliás ele não sabia usar o computador ele mora com a avó a mãe trabalha o dia todo ele mora com a avó tem lá um computador que a escola emprestou mas ele não sabia usar então ele não ele não tinha acessado nada tá aí quando eu entrei eu comecei a conversar com ele pelo pelo WhatsApp em registros inscritos né pelo WhatsApp e aí ele começou a entender alguma coisa e o que que eu fazia eles tinham um grupo Os alunos tinham um grupo e lá nesse grupo de manhã o professor postava lá o link da aula ele tinha que clicar em cima daquele link para ele entrar na aula ele não conseguia ir a esse grupo ele não não tinha entrar nesse grupo aí o que que eu fazia eu copiava o link e botava no WhatsApp dele aí ele clicava em cima do link e entrava na aula ele já achou assim muito bom participava lá da aula assim ele ficava lá participando lá mas não tava ouvindo não Tava acompanhando o conteúdo até porque ele não tinha base e eu cheguei a conclusão logo de que ele não tinha base Eu sabia que ele Lia não não aia que ele interpretasse matemática ele não sabia quanto que era 2 + 2 E aí ele tinha aula de física de química de eh na área da informática tinham disciplinas pesadas para valer e ele tem uma certa um certo comprometimento na mão por conta da paralisia cerebral então assim em resumo este primeiro ano dele à distância ele foi reprovado em todas as disciplinas lá no instituto nós temos o napne que é um núcleo de Apoio às pessoas com necessidades específicas e eu a gente e nós professores de apoio fazíamos parte desse napne então a gente tinha reuniões era muito organizado era uma coisa impressionante muito bom um coordenador muito competente nos dava todo o suporte e uma das regras era que a gente registrasse tudo que acontecia na aula e e punha-se lá num num num ambiente do Google Drive que todos os unap tinham acesso para ler os registros e eu sempre registrei olha esse menino não está desenvolvendo esse menino nós temos que fazer uma avaliação diagnóstica nele mas no primeiro ano realmente não deu não deu foi um ano atípico eu entendo perfeitamente todo mundo muito doido ninguém sabia o que que tinha que fazer aquela loucura então enfim ele foi retido ele foi reprovado em todas as disciplinas aí veio então a questão o que que nós vamos fazer nós vamos passar este aluno para o segundo ano como pede a lei mas existe uma regra na lei que diz que se a família por escrito depois de uma reunião que este filho seja retido com o aval da família ele pode ser retido aí Nós nos reunimos com a família a família falou não nós queremos que ele permaneça no primeiro ano ele realmente não aprendeu nada tá aí vamos para o próximo passo o que que nós vamos fazer com ele aí os professores falavam assim mas nós vamos dar aula do mesmo jeito que nós demos esse ano eu pensei bom né o espírito santo não age nas férias né se o menino fez o ano inteiro não aprendeu nada não vai adiantar fazer a mesma coisa de novo aí nós somos tratar dos direitos dele que são eh terminalidade estendida ele tem um PD que é um plano de desenvolvimento individual que vai dar o que é que ele pode trabalhar a cada tempo tem todo um respaldo legal para isso E aí nós fomos fazendo isso o coordenador do nap e eu ajudando fomos fazendo isso aí eu então falei a primeira coisa que nós temos que fazer é aplicar a avaliação diagnóstica nele e aí o coordenador falou olha eu sugiro que ele faça apenas as disciplinas propedêuticas que são português matemática biologia ele fez português matemática biologia educação física sociologia e só no primeiro porque eram módulos de dois meses então ele fez essas disciplinas aí nós pedimos a esses professores dessas disciplinas especialmente português matemática e biologia que dava para pegar a ciência lá do ensino fundamental dois e aplicasse nele uma avaliação diagnóstica os professores ficavam ficaram muito assustados os professores não sabiam nunca tinham ouvido falar em avaliação diagnóstica não sabiam como é que fazia isso isso foi 2020 21 tá pensar que nós estamos em 23 então em 21 aí eu tinha os modelos das avaliações eh dos alunos essas avaliações que a gente faz para fazer uma mensurar O que é que esse menino sabe né avaliação diagnóstica eu mandei pros professores nós organizamos as avaliações eu falei gente vamos vgar lá em nível de quinto ano Vamos ver que é que ele sabe de português de matemática de biologia a Biologia ele sabia ele não tinha nada ele não ele não ele não não formaliza as coisas Sabe o pensamento dele não mas ele sabe coisas e precisa Então organizar as coisas as informações que ele tem então biologia se a gente viu que ele tinha uma base ele gosta de biologia ele gosta então ele tem uma base português aí mas assim como é que foi então aí nós marcamos o ele no turno que eles que era de manhã ele assistia as aulas com os alunos mas só dessas disciplinas tá E no contraturno a gente tinha aula particular ele eu e o professor conteudista isso depois que foi aplicada a avaliação diagnóstica então o professor conteudista avaliação no contrato reunimos então o professor conteudista ele eu e uma pessoa desse napne para acompanhar também e aplicou essa avaliação então quando o professor de português aplicou essa avaliação nele a primeira coisa que ele perguntou ele apresentou para ele uma placa uma placa de trânsito proibido estacionar né aquele letra e cortada Aí perguntou a ele isso aqui dá pra gente ler L é possível ler isso aqui não não tem palavra não dá para ler então ele não tem conhecimento de mundo né Aí começou a perguntar outras coisas viu que não agora ler Ele lê lê muito bem a gente queria saber se ele interpretava a gente não tinha muita certeza se ele interpretava ele precisava de conhecimento de mundo mas Vimos que tinha potencial para dá um bom trabalho mas essa foi muito interessante que aí o professor tava trabalhando por exemplo eh poesias de escarno e maldizer poesias de trovadorismo aí ele falava Mas como que nós vamos fazer isso Professor eu falava Vamos trabalhar Cecília Meirelles Nossa mas é muito infantil para ele né ele tá com 16 anos falei para ele não é infantil ele adorava As poesias aquilo assim arabela ab janela Carolina abria cortina Ó linda menina ele adorava apresentava um tipo de poema para ele trabalhavam palavras que são homônimas homófonas trabalhava gramática com essas poesias isso a gente pode chamar de adaptação curricular matemática nós vimos que ele realmente não sabia quanto era 2 mais do e matemática ele ainda continua com muita dificuldade para vocês terem uma ideia uma vez a professora pediu a eles que fizerem que fizessem uma matriz que é um conteúdo da Matemática lá segundo ano acho n eu não sei o que eu não sei o que que é não eu não matemática essa área não é a minha área ele fez sabe o que que ele fez ele desenhou uma mata um canto de árvore tin uns passarinhos e mandou para ela Matriz mata mesma coisa né Então aí é para dar para vocês verem o nível eh e assim ele foi mas ele melhorou muito a gente conseguia porque aí Távamos só os três ele conseguia fazer a leitura labial ele conseguia perguntar ser respondido Ele lê muito bem e fomos vendo um progresso muito bom tanto é que no segundo ano que ele fez o a que ele fez reprovar que ele repetiu o primeiro ano por exemplo ele foi aprovado em todas as disciplinas que foram propostas para ele ele fez estas né português matemática educação física e sociologia e conseguimos introduzir algumas da informática ele aprendeu tudo aprendeu hoje ele faz tudo no computador faz um e-mail ele faz powerp ele faz tudo aprendeu tudo descobrimos ensinou ensinamos tudo para ele foi aprovado aí o ano de 2022 foi assim ele foi aprovado aí 23 22 Ele veio para o presencial E aí nesse mesmo ano eu passei por um processo seletivo e fui pro campus só que não sou professora dele ele me vê lá mas eu não é eu não ele ele tem apoio e ele tá lá o ano passado agora esse ano ele tá fazendo terceiro ano Mas eu sempre falei muito com ele olha meu filho o seu tempo não é o tempo dos seus colegas do primeiro ano do ensino médio o seu melhor não é o melhor dos seus colegas você tem o seu tempo e o seu melhor e você vai fazer no seu tempo e no seu melhor e ele é muito tranquilo com isto então agora este ano que ele está fazendo terceiro ano foi que ele começou a ter química tá delirando química na época lá lá no primeiro ano da da educação à distância né do eu nós tentamos na aula particular mostrar apresentar para ele a tabela periódica ele não tinha noção nem do que que era aquilo agora El já conhece a tabela toda e viemos o professor de português veio a descobrir que ele tem um conhecimento profundo e muito profundo de olia ele conhece mitologia do mundo inteiro ama mitologia ler livros grossos de mitologia então é daí que está saindo o universo da aprendizagem deste aluno E por que que eu tô contando isso para vocês primeiro porque eu gosto muito de contar histórias Essa é a minha estratégia para trabalhar e para ensinar é falar da das experiências que eu vivi do que eu vejo e são muitos anos dando aula e aí a gente acaba vendo de tudo e aprendendo com tudo e com esse menino é um aprendizado muito grande ele agora faz sim tudo de química lógico em nível de primeiro ano do ensino médio conhece a tabela conhece e a proposta com ele é fazer dele um sujeito que possa ter uma vida autônoma esses dias eu achei muito interessante que eu passei ele Estendeu o braço para assim olha aqui Silvia Olha falei que que foi você tá doente f não aqui ô Camila é no lugar de tirar sangue tá eu falou não tirei sangue falou a você tá doente não a professora Carmen que é a professora de biologia hoje nos levou ao laboratório para tirar sangue eu falei para quê aí ele falou comigo eu não sei e só que ele é um menino que você tem que tirar dele F Como não sabe você sabe se professora explicou lá ele falou ah ela falou assim que se eu precisar de uma transfusão tem que ser o mesmo sangue que eu tenho então eu tenho que saber que sangue eu tenho então gente eu quero dizer para vocês o seguinte ele não ele não entende não chegou para ele essa informação e não e não justifica é que a pode receber só de a b isso para ele não é ele para que que você faz uma por que que você tem que preocupar-se com o tipo sanguíneo A gente tem que fazer uma coisa da vida prática aí eu falei exatamente então aí falei então eu tô esperando aqui porque agora meio dia e meia vai sair o resultado do tipo sanguíneo que eu tenho e tá com 18 anos ele ainda não sabia qual era o tipo sanguínio dele aí eu falei então Então tá você vai lá pega esse resultado aí você hora que chegar na sua casa você vai pro computador e faz lá um cartãozinho assim ó escreve seu nome o o seu tipo sanguíneo lá na vai lá na papelaria plastifica e guarda isso na sua carteira para você ter isso com você e onde você for você leva isso aí aí ele falou é Você tá certa sabe Por quê eu fiquei pensando né E se eu desmaiar como é que eu vai saber que tipo de sango que eu tenho Então eu penso assim eh cumpriu a a a a missão ele entendeu para que que serve o fator RH para que que na prática já tá de bom tamanho não adianta você elaborar muita coisa não porque não é que ele não tenha competência a gente tem que tentar eh suprir as dificuldades da vida as bases Ele já entendeu outro dia a professora de química falou que tava lá dando aula sobre metais pesados E aí falou que o Mercúrio é um metal pesado né E que então ele polui as águas dos rios ele polui a água do mar e tal aí disse que ele levantou a mão lá falou professora falar uma coisa para você você sabia que o quisar lá da da idade média fulan d o nome do quisar então ele bebeu água contaminada com Mercúrio ele morreu então ele tá ele compreende a coisa e assim ele vai crescendo na vida ele ele vai ele vai se formar como um técnico em informática vai quando Ainda não sabemos ele está lá né há 4 anos né ele vai passar vai ele vai chegar lá no final com o tempo estendido mas ele vai e ele já sabe disso agora como é que vai ser o histórico escolar dele vai constar o aluno é apto a isto isto isto isto pessoa candidata a vaga de pcd pessoa com deficiência ele vai ser um cidadão como qualquer um Imagine se ele não tivesse tido acesso à escola e ficasse na vidinha né então eu tô contando isso para vocês para que vocês tenham a ideia de que essa questão da Educação Especial inclusiva ela é extremamente importante para isso para trazer qualidade de vida para as pessoas com necessidade especial mas também para eh explorar o que essas pessoas têm porque ela Elas têm capacidades tem tem a gente tem que saber eh encontrar e explorar essas capacidades dela mas ela tem competência ele tá lá feliz da vida os meninos adoram ele os professores também ele se dá bem com todo mundo todo mundo sabe que ele tem uma deficiência porque o rosto aparenta as atitudes aparentam mas ele é feliz participa das coisas tem feito as visitas nas cidades históricas com os colegas aproveita tudo ele é um menino feliz que está lá realmente incluído na escola e isso é a proposta da inclusão né eu vou falar agora um pouquinho dos transtornos específicos de endis agem São muitos os transtornos que existem né catalogados e é bom a gente dar uma olhada em quais são para só para vocês terem uma um conhecimento geral da coisa né O que que são transtornos ou Quais são os transtornos né a dislexia a dislalia a a discalculia aortografia que que são são distúrbios de que Inc citam cálculo o aluno fazer o cálculo o aluno a escrever corretamente a dislexia ela ela pega mais áreas do cérebro né e compromete eles têm características pessoas disléxicas têm características que são bem fortes então São muitos os transtornos e o importante é ter se um diagnóstico tá agora a gente tem que ter uma atenção seguinte um laudo não pode taxar a vida de uma pessoa fala não Ah ele tem laudo então não o laudo não pode eh sabe reduzir a vida de uma pessoa além do laud ele pode fazer muita coisa o laudo respalda né respalda Mas a gente não pode falar nossa assim eu falo que o a pior expressão que eu conheço é Coitadinho eu tenho assim horror a essa palavra Coitadinho não ninguém é Coitadinho eles têm competência eu tenho uma deficiência física e eu não sou Coitadinha eu tenho uma deficiência na perna esquerda mas não sou Coitadinha nunca fui criada para ser Coitadinha eu tenho que me virar Então é isso é uma coisa que a gente tem que pensar Você tem que dar a a pessoa com necessidade especial condições de ter vida digna e dar a ela as acessibilidades tá então o surdo a acessibilidade se ele for usuário da língua de sinais é o intérprete isess profissional que está aí ao meu lado se ele for usuário da leitura labial aí o professor é que vai ter que fazer as adaptações né falar de frente para ele eh pronunciar bem as palavras para que ele possa fazer a leitura dar mais tempo para ele fazer as atividades tá o cego o cego ele tem direito se ele for usuário do Braile E que fique claro gente o Braile ele não é uma língua tá o brile é um código é um código de escrita e leitura mas a língua que o cego USA é a língua do do país né a língua oral a língua portuguesa no Brasil a língua inglesa e assim você sabe o brile é um código pelo Tato né que ele vai conseguir ler né Depois escrever eu isso tem que ficar claro então o cego tem o direito ao ledor se ele não for não conhecer o Braile e tem o direito ao ledor scriba que é quem vai escrever as respostas dele agora se por exemplo ele não chega a ser cego ele tem baixa visão por exemplo eu tenho na lá na na graduação no IF um aluno que tem 2,5% Deão num olho e 3% divisão no outro olho baixa visão Quais são as adaptações curriculares que este aluno tem os professores no início do ano já recebem um e-mail da professora lá do do nap para cada professor falando olha o aluno dá o nome tem baixa visão ele tem dá lá o nome da doença que ele tem que traz essa baixa visão para ele e ele tem direito à seguintes adaptações provas com a fonte grande né um tempo maior para fazer a prova a hora que ele porque por exemplo este aluno ele está perdendo inclusive esse pouquinho da Visão dele então na hora que ele perder Aí ele vai precisar do Escriba ledor tá Este menino tá brilhando já está fazendo o seu TCC que lá o o curso que eu trabalho é de Ciências Biológicas Licenciatura em ciências biológicas el tá fazendo o seu TCC eu consegui também diagnosticar um outro aluno nesse nesse CS no curso da noite né e que e que ele tem síndrome de aspergir que é um Ramo do autismo né um dos espectros né porque a gente já Vocês já devem ter ouvido falar que o autismo é um espectro Por que que ele é um espectro porque ele tem várias facetas quem tem síndrome de Asperger eh o espectro é o seguinte tem lá uma área cada um tem uma área no cérebro que é muito desenvolvida e eles brilham muito numa determinada área eles têm os as estereotipias do do do autismo né aquelas aqueles detalhes né Por exemplo o som alto eles não dão conta eh este aluno quando eu cheguei para o primeiro dia de aula presencial no Campus né 2022 eu eh eu dei fui dar aula na sala dele são poucos alunos na sala a mãe também cursa a mesma turma estava lá um um semicírculo as pessoas assentadas nesse semicírculo e esse aluno tava do lado de fora do do semicírculo com um fone de ouvido desses grandes um livro lendo o livro e ouvindo música e eu dando minha aula de Sociologia eu olhei Essa era era o primeiro contato que tinham com ele presencialmente ele tava fazendo ele já tinha feito o primeiro e o segundo semestre à distância né Este era o primeiro semestre presencial os professores não o conheciam também e os professores começaram né que incomodam um professor né se chegar para dar aula o Senor meu aluno tá lá com um livro e um fone de ouvido né mas eu já vim mais ou menos falei tem alguma coisa aí vamos lá vou descobrir o que que é eu não acho que falei não tá me afrontando eu não não vi como afronta não F quea lá na minha observando aí no final a mãe falou Olha nós estamos ele está fazendo um diagnóstico com o psiquiatra ele tentou o suicídio por três vezes enquanto estava no no ensino médio porque não se adequava né as regras da escola professores botavam para fora e né então nós estamos tentando vai vai sair eu falei aí num determinado dia depois uma aula lá paraa frente duas três aulas depois que eu já tinha começado ele falou comigo assim ô Silvio isso que você tá falando aí ó eu não concordo com você não é isso assim assim assim isso de sociologia é isso assim assim assim assim tem no livro tal Eu já li sobre isso e o fone de ouvido continuava ali e o livro continuava ali aí eu falei com essa mãe esse menino tem síndrome de asperge pode e realmente o laudo deu síndrome de asperge em resumo hoje este aluno está lá dando aula nas outras turmas ele fez um evento no próprio Campus no primeiro semestre o auditório do campus tinha lá mais de 200 pessoas ele falou por Du horas sobre réptil que eu nunca vi aquilo na minha vida o professor da área chorava de ver um aluno que já tinha tentado suicídio por conta disso mas o que que foi feito essa o napne criou as adaptações curriculares porque ele teria condições que ele precisava então eh a a um dia ele tava eu tava numa outra sala dando aula ele chegou lá falou meu Silvio sabe o que que eu tava pensando é o seguinte é porque quando manda fazer trabalho em grupo mandava fazer trabalho em grupo Ih eu não fazia não eu brigava não aguentava aquele barulho daquele povo falando tudo do mesmo tempo eu não aguentava eu brigava sair da sala não participava do trabalho mas agora você você fala que a gente tem direito à adapta porque eu sempre falei para eles Olha você tem um laudo Você tem o direito às adaptações curriculares agora a responsabilidade é sua é você que tem que chegar no professor e falar professor assim professor falar uma coisa o senhor sabe que eu tenho direito às adaptações curriculares a adaptação curricular que eu preciso para esta atividade é fazer com só com mais um para não não vou não participar do grupo com oito pessoas não que não dou conta pode ser o professor vai te deixar porque ele sabe que essa é uma necessidade sua Falei eu sempre falei com ele Ó você chega com educação respeito explica o professor vai te respeitar e é o que aconteceu aí ele falou para mim então se agora eu faço só com mais um e dá tudo certo então chegou no ponto né já descobriu então por exemplo eu falei com ele um dia falei e aí como é que você vai querer fazer a prova você vai querer fazer oral escrita é direito dele aí ele falou comigo Ah vai depender o dia que a minha cabeça tiver muito agitada eu vou querer fazer oral mas o dia que ela tiver legal eu faço escrita mesmo ele está brilhando naquele Instituto os professores da área chamam ele para ir nos nas turmas lá mais avançadas ele dá aula pensar que uma pessoa com espectro autist consegue fazer isto tranquilamente é a inclusão acontecendo quando você dá ao aluno a possibilidade de ser atendido nas suas necessidades o respeita e dá para ele responsabilidades tanto quanto você dá para os outros lembre-se ele não é o Coitadinho ele tem que dar o seu melhor e ele se sente valorizado ele se sente respeitado não tem problema então a gente precisa conhecer a necessidade desses alunos a gente tem que estudar a gente tem que ver que que é que ele precisa e proporcionar a ele essas coisas né então eu falei aqui de algumas necessidades Depois a gente pensa então né o transtorno de aprendizagem não verbal pessoas que não não conseguem verbalizar o que aprendeu e o transtorno do processamento auditivo central tem gente que processa auditivamente tem o Transtorno do Déficit de Atenção né hiperatividade que é o TDAH e eu falo que para mim a coisa mais bonita que aconteceu deixa eu ver aqui ol S porque eu vou falando são 8:21 Já estamos na hora quase de parar eh eu para mim foi a coisa mais mais importante que eu aprendi foi ver as múltiplas múltiplas inteligências de Gardner que veio mostrar para nós que existem múltiplas inteligências e que a gente tem algumas delas desenvolvidas e outras não todo mundo Eu por exemplo não tenho inteligência espacial nenhuma desenvolvi desenvolvi porque a língua de sinais é inteligência espacial eu preciso ter inteligência espacial para fazer isso que elas estão fazendo Ó lá eu tenho que dominar o espaço e eu melhorei mas não era a minha praia não a minha inteligência mais desenvolvida é vocês já perceberam a oral né eu falo muito eu me expresso bem então é isso tá eh eu pedi pras pros nossos tutores verem com vocês as dúvidas que vocês tiveram chegaram para vocês meninas intérpretes dúvidas não então eu vou combinar com vocês o seguinte nós teremos um outro encontro né Acho que o mês que vem nós teremos um outro encontro mandem para os tutores as dúvidas que vocês queiram que eu possa responder para vocês ou mandem no meu WhatsApp no próximo encontro eu me proponho a responder às dúvidas de vocês as que eu der conta as que eu não der conta eu vou pesquisar tá alguma já tem alguma coisa que vocês queiram me perguntar de mais urgente tem aí Camila não não tem né então eh a gente vai aguardar o que vocês possam ter de dúvida PR a gente ir respondendo tá e tem alguma coisa aí ó quem faz a adaptação nós ou o professor da área quem faz a adaptação é quem conhece quem que conhece o professor de apoio o professor de sala de recurso Ele é que sabe o que que esse aluno precisa agora nunca esqueça o aluno é aluno do professor o aluno não é aluno nosso não tá não assumam esses alunos como aluno seu porque não vai dar certo o professor que já muitas vezes não tem conhecimento sobre as as questões né do aluno com necessidade especial vê uma pessoa que fala não ser o meu aluno o professor lava as mãos e aí a hora que esse aluno começar a dar defeito aí o professor lá lá teu aluno ó lá tá fazendo isso Ó o professor é o aluno é aluno do professor cabe a Vocês que são os apoios né que são professor de sala de recurso mostrar para o professor estratégias para para atingir este aluno agora quem faz essas adaptações como foi a pergunta aqui é o professor de apoio é o professor da sala de recurso vocês é que conhecem os caminhos pode trocar ideia com o professor sim pensamos juntos como é que nós podemos fazer para esse menino aprender eu fiz isso com os colegas lá no no IF eu dou as ideias para o professor tá então gente deixa eu ver se tem mais alguma coisa aqui e queria saber sobre to transtorno op Positivo né da são essas crianças que hoje elas Esse é um é uma um no novo termo né uma nova descoberta que foi feita são as crianças que são opositoras que elas dão contra em tudo no próximo encontro eu me comprometo a falar exatamente eu tenho um Mater sobre isso eu já estudei sobre isso só que agora a nossa proposta é acabar 8:30 já são 8:26 eh no eu esse vai ser um tema que eu vou tratar tá eu agradeço vocês pela disponibilidade Agradeço aos intérpretes que eu mais uma vez tenho muito a agradecer porque eu sou muito orgulhosa dessa oportunidade de ter duas colegas intérpretes traduzindo o que eu tô fazendo aqui apesar de não saber se tem no grupo pessoas surdas vou pedir a vocês Camila e raires que coloquem outra vez nessa nesse grupo aquele aquele questionário que vocês fizeram lembra perguntando se tinha aluno com necessidade coloca para nós isso porque aí eles vão responder se tem suo se não tem suto qual o que que precisa é interessante pra gente saber tá eh eu propus uma música que é uma música muito bonita mas como nós não estamos sabendo se tem surdos ou não as meninas vão postar essa música no ambiente ou são essa música e depois a gente discute um pouquinho sobre ela um abraço boa noite espero que tenha atendido algumas expectativas de vocês tá até mais n

#Live #Curso #Extensão #EDUCAÇÃO #ESPECIAL #INCLUSIVA