Múltiplas Perspectivas da Educação Ambiental no Ceará

By | 07/05/2025



Esta live foi realizada no dia 27 de novembro de 2020, abordando o tema “Múltiplas Perspectivas da Educação Ambiental no …

Múltiplas Perspectivas da Educação Ambiental no Ceará/a>

E aí [Música] E aí E aí [Música] o Olá boa tarde a todos sejam muito bem-vindos a mais uma live sobre educação ciência e tecnologia do nome é Herbert Lima Eu sou professor da Universidade Federal do Ceará e atualmente estou com secretário de educação do município de Sobral e eu terei a honra EA alegria de mediar a Live da Tarde de hoje agora são 14:09 nós estamos Iniciando um ciclo de palestras E essas palestras são gratuitas irão ocorrer na forma de Live e você encontra aqui na descrição desse vídeo no YouTube logo abaixo na opção mostre mais todas as informações do nosso programa de estudos da Tarde de hoje é muito importante que você que esteja em casa faça a inscrição para esta lá e se inscrevendo no link Inscrição está logo baixo também na descrição desse vídeo durante a Live é fundamental que você confirme a sua presença assinando a nossa frequência virtual para isso você deve clicar no link lista de presença e de frequência e seria o seu nome e confirmar a sua presença e participação aqui outro pedido que nós somos citamos a todos que é importante e fundamental para nossa interação e participação com você está em casa nos acompanhando nesse momento é a utilização do chat aqui ao lado no YouTube você deve escrever o nome da sua cidade seu estado seu município e também lançar dúvidas perguntas questionamentos e interrogações aos palestrantes da Tarde de hoje serão expostas experiências de ensino pesquisa e extensão e também algumas reflexões importantes no campo da educação pública na tarde de hoje de maneira muito especial realizar também além das palestras e Laís previstas lançamento de um livro é um relato de experiência no Campo da Educação Ambiental os slides dos nossos palestrantes os livros e todo conjunto de informações estão disponíveis nessa Live da Tarde de hoje você também vai encontrar aqui embaixo na descrição desse vídeo no YouTube eu gostaria então para iniciar a nossa tarde de hoje convidar as nossas a primeira Alça para não boa tarde e complementar todos os professores e educadores que os acompanham nesse momento eu gostaria de então houve dar para subir ao palco virtual A Professora Eliana Moreira Leite aquela possa dá o seu Boa tarde e complementar a todos que nos acompanham bem vindo Professora Eliana Muito obrigado pela sua presença mais uma vez aqui Oi boa tarde leve tem um grande prazer boa tarde a todos os meus colegas professores e professoras e com certeza estão nesse momento aí eu estou no palco virtual E vocês estão aí na sala visual é um grande prazer estar todos vocês aqui novamente Então vamos nessa tarde trocarmos figurinhas sobre o livro de educação ambiental que foi uma uma colaboração é de muitas mãos Ok então é isso grande abraço que daqui a pouco nós estaremos mais um pouquinho juntos e juntas Obrigada Professora Eliana Obrigado pela sua presença e participação aqui É uma honra e alegria poder contar novamente você já teve aqui falando um pouco sobre a educação sobre tecnologia sobre os desafios nesse momento de isolamento social e anemia e eu quero nesse momento também convidar a nossa C fim da tarde de hoje a professora Mayara Mendes Aquela possa também dá o seu Boa tarde disse ao cumprimentar todos os professores e os acompanhar Boa Tarde Professora seja muito bem-vinda o Olá boa tarde é um prazer estar aqui dividindo esse palco não é com esses profissionais incríveis da educação mas é boa tarde aos professores aos colegas professores aos cursistas né Espero que seja uma tarde super proveitosa de muita aprendizado e troca de conhecimento que é o mais importante nesse momento né a troca de conhecimento então muito obrigada tenha uma boa tarde a brigar professora Mayara nós que agradecemos também pela sua presença obrigado por ter aceitado o convite para apresentar o seu trabalho que compõem esse livro e a gente espera que posso ser também uma oportunidade para compartilhar experiências importantes os nossos professores nesse momento então eu quero convidar a Professora Eliana e a professora vai ara para dar uma passadinha aqui no auditório virtual no chat do YouTube E aí você já podem lançar as primeiras perguntas questionamentos perguntar sobre o indivíduo nessa experiência de formação de professores se tornou um livro-texto daqui a pouquinho nós estaremos a primeira palestra A Professora Eliana Moreira e logo em seguida a segunda palestra com a professora Mayara Leite a primeira palestra vai falar sobre o livro EA experiência os professores e a segunda palestra da professora Mayara nós queremos convidá-la para apresentar um dos artigos que compõem este livro ela com professora da Educação Básica e autora de um dos artigos vai já já trazer a sua experiência antes que isso aconteça elas estão aí no chat para acompanhar a participação de vocês podem nessa dúvidas perguntas é muito importante que você insira a cidade que você fala o município o seu estado e eu tenho algumas informações para passar vocês né descobri davas aqui para o nosso por Paulo virtual a primeira informação e o primeiro pedido é que você deve curtir esse vídeo nesse momento aqui ao vivo no YouTube para fazer isso é muito simples Você vai clicar no joinha o sinal de OK que tá E aí embaixo na descrição desse vídeo no YouTube clique também no botão compartilhar a certinha que tá aqui embaixo você pode compartilhar esse vídeo nas suas redes sociais do grupo de WhatsApp para outros professores e educadores que tem interesse sobre a educação sobre tecnologia sobre formação de professores no âmbito da educação ambiental e serão as experiências tanto do livro e do curso de formação de professores e ensino de pós-graduação de especialização em educação ambiental e a Professora Eliana Daqui a pouco irá apresentar como também o primeiro artigo que vai ser exposto aqui na forma de uma live mas combinamos a professora Mayara que realizou o urso publicou um artigo do livro e vai estar trazendo aqui o relato da sua experiência mostrando um pouco do seu trabalho que foi publicado o outro informação também de muita importância é para que esse professores e além dessa Live Estão realizando o curso de tecnologias digitais na educação essa Live também faz parte da programação do curso é a nossa vigésima sétima aula esse curso que teve início no mês de setembro no dia quatro de Setembro e vai até o dia Trinta e Um de dezembro de nós 1020 são quatro meses 180 horas com aulas todas as sextas e todos os sábados sempre de 14 a 17 horas esse a curso gratuito Aberto ao público e vinculado à pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Ceará o principal objetivo deste curso é tratar sobre temáticas ligadas à área da Educação no âmbito da gestão escolar das tecnologias digitais e não da formação de professores da avaliação Educacional da educação de jovens e adultos da Educação Especial desde outras temáticas que estão sendo trabalhadas aqui todas as nossas lágrimas são gratuitas de nossos professores palestrantes e convidados também são voluntários e preparam material de excelente qualidade na forma de slides e apresentam aqui durante toda a Uai então não esqueça de assinar a lista de presença e a lista de frequência não esqueça também E participar é escrevendo se para essa aula inserido no chat no YouTube dúvidas perguntas questionamentos indagações o que após as palestras do último bloco A Professora Eliana e a professora Mayara é tornaram aqui para responder e interagir com quantos vou o estado caça participe também dos nossos grupos de WhatsApp aqui na descrição desse vídeo no YouTube nós temos mais de 300 grupos de WhatsApp e também o canal do telegram com mais de 10 mil professores de todo o Brasil esses canais são utilizados exclusivamente para enviar informações das nossas palestras os nossos cursos e das atividades que são realizadas dos cursos formações eventos e palestras todas essas expectativas são gratuitas estão a parceria entre a Universidade Federal do Ceará a Prefeitura Municipal de Sobral através da secretaria de educação e agora mais recentemente também de diversos outros municípios e redes estaduais e também estão convidando e participando conosco oferecendo incentivando os seus e a participar dessas likes como ação formativa ou cursos e palestras informativas então quero cumprimentar aqui também a todos os professores e educadores da rede pública Municipal de Educação de Fortaleza e Caucaia e Maracanaú de Juazeiro do Norte de Itapipoca de Barbalha do Crato de todos os demais municípios cearenses e também aos professores e educadores da rede estadual de educação também comprimento de maneira muito especial educadores e professores de todo o Brasil Então nesse momento do Chevette escritos nessa Live e também desse curso nós temos educadores do estado do Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais does e a Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe e do Estado de Tocantins Muito obrigado pela presença de vocês É uma honra e alegria encontrar todas as sextas e todos os sábados educadores e professores de todo o Brasil e para quem não puder assistir a Live ao vivo nesse momento Ela ficará gravada aqui no canal do YouTube e nós estaremos também disponibilizando a lista de descrição e a lista de frequência ao longo de toda a semana então você pode assistir essa Live novamente se inscrever as você não possa se inscrever nesse momento ao vivo confirmar sua presença e após a Live como o nosso chefe vai tar fechado do Cerrado você pode é um comentário lançar alguma pergunta ou comentário sobre as palestras realizadas do comentário desse vídeo no YouTube que ficará disponível após a light w informes iniciais daqui a pouco eu retorno com mais algumas informações sobre o nosso curso sobre certificados hoje eu vou falar sobre a certificação do curso de letramento digital iremos falar também um pouco sobre a nossa especialização está sendo preparada para 2021 assim como também nós iremos preparar e informar sobre o edital do nosso mês tranco eu quero Então nesse momento olvidar a nossa primeira palestrante da Tarde de hoje que a professora Eliana seja muito bem-vindo Professora Eliana mais uma vez a Professora Eliana Alves Moreira Leite é professora da rede pública municipal em Fortaleza é doutorando em ciências da educação pela Universidade no mínimo e óculos cautela a Universidade Federal do Ceará é mestre em informática educativa é licenciada em química pela Universidade Estadual do Ceará e especialista em educação pobreza e desigualdade também pela Universidade Federal do Ceará atuou na modalidade da Educação a Distância inúmeros cursos programas e ações de extensão graduação e de pós-graduação pela Universidade Federal do Ceará e pelo Instituto Federal tem uma ampla experiência na área de ciências devo trabalhar nas modalidades da Educação a Distância e do ensino presencial e tem interesses também e temas de formação de professores Inocência virtual tecnologia educativa cenários híbridos e estilos a imagem de sexy top professora Helena Muito obrigado pela sua presença nesse momento então eu passo a palavra é que você possa produzir a palestra de hoje Oi boa tarde mais uma vez a todos e a todas é um grande prazer estamos aqui juntos e juntas É uma honra né e uma responsabilidade também muito grande porque eu estou representando aqui é o livro o lançamento do livro múltiplas perspectivas da Educação Ambiental no Ceará mas é uma responsabilidade muito grande porque foi ou muitas ideias reflexões Idas e Vindas e foram aqui também tem os meus parceiros né e parceiras e os organizadores Professor o Márcio Luiz e professora Mariane então é uma responsabilidade muito grande esse momento é uma alegria também compartilhar essa vivência desse livro né que é um diferencial dessa especialização e combinou é exatamente nesse livro de tantas ideias de tantos professores do chão de tanta no entanto as comunidades pode passando um bom então a esse livro ele é resultante né ele foi o resultado da especialização em educação ambiental que iniciou em setembro de 2017 é uma caminhada né bastante longa e essa especialização é ela tinha como objetivo principal é propiciar uma formação continuada teórica prática para professores da Educação Básica né no âmbito Lato Sensu em educação ambiental com ênfase na promoção de espaços educadores sustentáveis então foi um momento muito muito importante é dessa especialização porque foram professores e professoras de de quase todos os estados quase todos os municípios do Estado do Ceará e a educação ambiental como vocês sabem cada vez mais ela é importante mediante as questões ambientais que estão cada vez mais aceleradas né é toda essas questões que estamos aí de estamos vivendo momentos muito difíceis realmente mas a gente tem que tem que cuidar dessa terra tem que cuidar dessa natureza EA partir os proteções dos professores e professoras que levam as suas ideias que querem desenvolver ações é mais sustentáveis e a partir de quem que eles tem que começar né começa do professor começa pelos seus alunos pelas pelas alunas pelas crianças e adolescentes Então a nossa aula inaugural foi assim uma parceria também na mesma época teve a especialização em educação de jovens e adultos então sempre estávamos em parcerias né também educação de jovens e adultos vezes no livro e a nossa espécie também pode passar Ah é Então a formação continuada de professores né como nós todos nós sabemos está no plano nacional de educação é e a meta é de 2014/2024 tem um plano para esse esse essas metas a serem cumpridas Mas o mais importante que eu sempre a não são os números quantificáveis embora seja importante também mas a meta 16 principalmente que trata da formação dos profissionais docentes são Bastos que tem por objetivo até 2024 ou mais nível de pós-graduação né cinquenta por cento dos professores da Educação Básica e garante a todos os profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação os danos nas necessidades de mangas e conceituados um textualizações no sistema de ensino embora a educação ambiental é uma área TRANS e interdisciplinar lá e é importante o que é que a formação não seja só seja permanente a formação dos professores nessa área em todas as outras áreas das devem ser permanente Então esta é uma proposta da Meta 16 e ainda está longe de ser cumprida né Muito longe ainda Precisa mais financiamentos mais apoio em cima dessa formação dos professores que tanto a Sobral por exemplo é uma referência o próprio Herbert a lua aqui e tem cílios quer que ampliar a especialização mestrado é e é isso então é uma proposta que tem que ter continuidade formar professores nos formar tem que ser curtindo né porque nós temos que ter esse cuidado reverbera dentro da sala de aula também então essa formação é fundamental a piada mais contínua e permanente pode passar por gentileza EA educação ambiental com essa especialização além da relação assim é de já tá atividade que eu que foi porque são três anos né mais de três anos eram uma educação educação ambiental ela foi muito bem articulada né É tinha um grupo muito bem e estruturado e não achei uns era um ambiente híbrido nós temos encontros no Campus mucambinho no Campus da UFC Sobral as encontrar essenciais tínhamos inicialmente 131 professores que foram selecionados é e temos é uma um beijo virtual e dava Apoio às atividades síncronas e assíncronas também então era um ambiente híbrido né hoje ou não se falava tanto Livre e já se fala muito mas na verdade sai Lady não era o sempre presidencial e nós temos vários encontros é na no Campus de Mocambinho com professores e professoras que vinham das mais diferentes localidades que daqui a pouquinho eu vou mostrar para vocês também vamos lá Oi e aí nós temos né ah os nossos as nossas palestrantes foi um curso muito cheio de palestras e o mais importante de pessoas que foram voluntariados né eram como tivemos essa grata sorte né de termos tantas pessoas que queriam contribuir com esta especialização Aí temos o professor Denis Sales do Instituto Federal professora Ana Cláudia também do Instituto Federal Professor Macário da rede pública de ensino né que cada um dando suas contribuições aí o nosso querido secretário Herbert Lima também uma em uma das das palestras estavam lá com o moço então foi um curso de muitas atividades né tanto presenciais como é digamos a distância né que diz distância não tem nada né pelo contrário a gente está sempre no momento agora estamos tão próximos é estamos tão distantes para estamos tão próximos e tão próximos também vamos lá Oi e esse livro né É foi assim não foi não é fácil gente não é fácil não é fácil um livro aí não é foi muito mas por que que ele foi construído o que que ele foi elaborado Por que nós conseguimos e muita gente muitas professores né estivessem conosco e ele estou aí eu Eliana Marcio Luiz Alves Paiva e Marianne Brunet Martins de Aquino e somos os organizadores tivemos a frente da especialização somos parceiros né mas veja se não tivéssemos tido é essa colaboração de tantas pessoas que eu não queria falhar de forma nenhuma até de citar nomes mas foram tantas pessoas que estiveram conosco na construção na elaboração deste livro vai começar de nossos professores e professoras por assistir os nossos alunos né e e tem que tomar de aluno então o que que a gente se fala né Aí é uma frase do professor o Márcio a presente coletânea partilha é de importante reflexões contidas nos artigos desenvolvidos em variados espaço educativo de muitas realidades cearenses né infelizmente não foi possível abranger tanto todos os nossos Ai que deram aquele que a gente pudesse abranger todos e todas né mas não podemos que não tinha os recursos para tudo isso né mas o que temos aí já é muito né só assim é como se fosse a apresentação de cada um dos cursistas que participou desta especialização vamos lá Oi e aí temos a vocês hoje não tem aqui eu tenho livro é eu tenho um livro também ele além da eles têm vocês vão ter o prazer de ver o nosso livro em PDF embora nós tenhamos é que ele de páginas né as páginas mesmo né e é isso mas ele é um livro muito rico um livro que ele de muitas experiências né e que vocês vão para todo o Brasil tá aí eu acredito que já está aí você estuda em pé acesso a esse livro que é uma riqueza né te falar de ambiente sempre assim sempre muito é importante fundamental a gente tem que cuidar deles nosso planeta e foi oferecido assim com tantas belezas gratuitamente para todos e para todos nós né pois não vamos lá Lucas bom então aqui mas como eu já falei né Nós temos que agradecer né e um agradecimento muito especial que a Professora Doutora né Célia Clementino Moura que é professora da UFC que a coordenadora né da especialização em educação ambiental e que nós temos que agradecer imensamente a ela né que que deu assim Total flexibilidade para nós que estávamos na frente da equipe pedagógica flexibilidade nos deu apoio né Então aí depois vocês vão poder ver com vão ler com mais carinho aqui o nosso agradecimento tento pelo Márcio então nós temos aí né aqui eu tenho aqui o livro ele especialmente Aí temos assim estão as ações por favor Lucas faz um pouquinho para frente de suas ações inspira outros a Sonhar Mais aprender mais fazer mais se tornasse mais o líder né Então aí é do John quincy Adams né e é isso ela essas pessoas elas nos inspiram né as a que a querer fazer mais pelo outro pela outra em então é o nosso agradecimento especial a professora Ana Célia Clementino que é professora de linguística da UFC pode passar e também né o nosso querido é da este além de da relação ao profissional é conheço Hebert há muitos anos deve-se e aí o Hebert também ele foi o em todo essas dessas especializações né ele somente com nós conversamos ainda nos cursos de extensão tá cercadinho né pela secretaria de ação é o nome bem grande né mas antes de ação da diversidade da inclusão então é da secretaria e lá nessa secretaria ele já nós já começamos os cursos de extensão nessa nessa pegada né da educação ambiental da inclusão dos Direitos Humanos né então Hebert você também merece todo nosso agradecimento especial por sempre confiar né confiar no nosso trabalho mesmo que nós não nós não somos da UFC da é efetivos professores mais essa com e é uma confiança muito importante traz um pouquinho por favor para eu ler aqui o que é que a gente e o Márcio colocou aí na agradecimento então todas as atividades humanas de alguns se destacam com zelo incansável tarefa de fazer algo mais além que eu simplório cumprimento de suas funções Então é isso e a gente percebe né Não Basta fazer o simples gente tem que fazer isso se a gente pode fazer mais a gente tem que fazer o mais né então é isso que nós percebemos nesse nessa sua postura Hebert então nosso agradecimento especial ó e Aqui nós temos pedaços organizadores e colaboradores né o professor Marcio Luiz Alves Paiva ele é doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense Ele é professor da Seduc Secretaria de Educação de Sobral a Patrícia bispo e está aqui também nessas páginas que este livro foi voltou um pai fazer elaborar um livro é um momento muito difícil até chegar nessas páginas aqui então a Patrícia é o nosso agradecimento né A Patrícia é graduado em pedagogia ela estava à frente do com só que foi quando começou é toda a especialização eu até esqueci de falar do com fon-fon mas foi lá que e começaram os projetos em relação as especializações é a Marília Prado que também estava à frente porque nós precisamos nos alguém advogada do setor jurídico Ariane que é especialista em educação de jovens e adultos né e com c e também graduado em pedagogia EA professora da rede Municipal de Fortaleza um Aldenor e não tá achando bastante né que é doutorando e mestre em engenharia de Materiais licenciado em física e química e o Denis Muriqui também nos ajudou na parte de tecnólogo em redes de computadores do ambiente virtual então tem muita tem umas pessoas e a gente vai vai vendo durante esse livro aqui e mostra todas as pessoas e ainda quem está por trás né então é o livro realmente é não só o livro mas a especialização como um todo é simplesmente assim só é o que nós podemos falar de gratidão mesmo de tanto que esteve à frente colaborando para que toda a especialização em educação ambiental ocorrênci esse livro se reverbera se nesse livro pode passar por gentileza ó e Aqui nós temos a nossa querida Patricia isso aí eu acho que ela tá no lugar vem bem bacana Aí deve nas ambiental ali abaixo nós temos aí O laudenor o Márcio para ambos estão aqui na esquerda né temos um aluno ali listrada Ali temos a Mariane né no centro com uma das suas orientadas e é bom que a gente vejo as pessoas conheça quem são essas pessoas né que estiveram Colosso pode passar e esse livro ele é um livro e sim é porque eu tô fazendo esse uma trajetória ele é um envolvimento de uma vasta gama de professores e professoras da Educação Básica do Estado do Ceará só temos agradecer a tanto os professores professores né ele tem que Gol científico nas pesquisas ele é resultante da discussão de temas trabalhados no âmbito da especialistas em educação ambiental mais dentro das Comunidades do do lótus das escolas né então esse livro é assim é É muita gente envolvida que tem nossos alunos têm as famílias É muita gente envolvida né não é só não são somente os autores que aqui estão né e tem as parcerias e a Universidade Federal do Ceará o conforme a UFC virtual nosso agradecimento também e a Secretaria de Educação de Sobral que não também tem feito nessas parcerias são muito importantes quando são lindas também na Secretaria de Educação do professor da Educação Básica e o esforço de professores tutores e professores orientadores gente boa bom então isso nós somos assim agraciados com tanta gente maravilhosa que quiseram estiveram conosco que é querendo cooperar para essa obra que foi o nosso livro né pode passar Oi e aí olha vejo o sol nós temos aí a localização Residencial dos cursistas do Estado do Ceará para vocês terem uma ideia né esse mapa foi feito por uma geógrafo Ele está na Minha tese de dissertação de na minha pele e aí você vê a quantidade de professores cursistas do estado do Ceará que estava envolvidos nessa especialização veja só quantas pessoas estavam envolvidos Quantos professores de várias regiões né e regiões próximas e de regiões também hoje né como a Cut aí que temos aqui a Maiara que vai já falar um pouco do seu artigo também então de tantas regiões trata é o uso de Fortaleza e foi assim foi uma experiência muito gratificante pode passa e pode passar e aí temos os nossos tutores né e uma das alunas que sempre estavam sempre para isso a gente né A Isabelle Aí temos o máximo aí bem um centro é o Marcos é o Bruno é uma análise que também estiveram conosco os ambientes virtuais em um aluno que a representar toda Da galera né dos surfistas também vamos lá E aí sim pode passar o desenvolvimento dos artigos né foram pesquisas qualitativas e quantitativas pesquisar São pesquisa bibliográficas pesquisa de campo estudo de caso né então tiveram pesquisas dentro de laboratórios de de questionários é pesquisas com tecnologias a relação da tecnologia com educação ambiental os de Pesquisas mesmo assim de laboratório escolhendo tipo uma mostra de uma lagoa indo levar Levar os alunos para ver o que que tinha dentro daquela Lagoa publicitária daqui a pouco a Mayara vai poder falar também então teve toda é um livro que vocês vão perceber a riqueza de artigos né um pelos artigos de diversas de com crianças no um adolescente é ensino médio é da Educação Básica da Educação Infantil ao ensino médio né e o segundo Gil a pesquisa desenvolve por um processo constituído de vários é né desde a formação de um problema você tem que ter um problema você tem que ter um problema para poder fazer um tiro uma pesquisa né E até apresentação e discussão dos resultados e as considerações finais né Eu acho que o jiu é ele ele nesse caso ele vai mais à frente e fala das considerações finais também pode passar a e Aqui nós temos usei dos temas didáticos né o livro ele teve dois eixos o eixo ué estudou isso é isso um foi a educação ambiental percepção mental da Luz dias né então eles com iniciativas importantes que representa a cristalização das ações de alunos e professores sujeito a causa ambiental em que destacar com as respectivas na interdisciplinar de educação ambiental aí é um dos artigos educação ambiental experiência com a robótica gente olha aí Educacional na escola Liceu Estadual Professor Domingos brasileiro em Fortaleza Ceará os autores foram perto do Sul Fernando César e o seu orientador também Professor António Jarbas né ele fez um tanque com sensor ultrassônico que vocês vão poder ver melhor do que se trata né quando você Poli o artigo pode pastar E aí temos a nossas apresentações né apresentações tanto em Sobral nós tivemos as apresentações dos artigos no Campus mucambinho mas também tivemos apresentação lá aqui na UFC na Faculdade de Letras aqui da UFC os professores fizemos essa essa logística né Então aí nós também é Foi um momento a culminância do da apresentação dos nossos artigos por banca um muitos professores né que ficarão à disposição voluntariamente né Para poder nos auxiliar nesse momento que não é fácil né você fazer a a As bancas nos tc6 né de tantos porque eram 80 professores cursistas de professores cursistas pode passar e eu e o outro eixo temático é isso dois né vocação ambiental estudo de resíduos e técnicas de uso e reuso dos recursos né são aqueles estudos relativos as problemáticas ambientais que tam se multiplicam hoje na contemporary contemporânea a idade né E são os resíduos sólidos na o nicho são essa é uma questão muito séria ultimamente dentro da vida urbana e também na vida das cidades menores também é uma questão muito séria dessa questão dos resíduos E aí nós temos um artigo educação ambiental com foco nos resíduos sólidos né uma abordagem por favor Lucas traz um pouquinho para mim a abordagem perspectiva em ambiente escolar né que são dos autores Maciel Bonfim do Nascimento Francisco Bruno um monte de bons e Marcus Vinícius Freire de Andrade aí é uma visita ao centro de reciclagem de trata elas quem é o autor né o professor Maciel fez com seus alunos pode passar a e ali é e o ideal nós queremos muito Que nós tivéssemos tido né a nossa a nossa o nosso livro é a o lançamento é presencial mas de acordo diante de toda essa essa questão problemática da academia que nós estamos passando Nós não foi possível aí foi feita a entrega do livro presencialmente com todas as a gente dentro todos os cuidados né então os autores foram pegasse os livros lá na Seara aqui da Ciência da parece ser e um auditório bem vazio mas foi uma alegria para eles também que demorou tanto tempo para receber mas que saiu não é isso vamos lá e pode passar o artigo do eixo um outro artigo da importância da educação ambiental em sala de aula uso das novas tecnologias o recurso didático né e a Pegada Ecológica contexto e prático de professor de uma escola do ensino médio do semiárido a cinza autores haviam Bezerra Neto a professora Débora Chinês aqui do lado que eu não falei mas os autores as autoras né Alinne Moraes E a Luciana Cavalcante né e a Pegada Ecológica que eu não sabia É bem interessante uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a precisão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais então bem interessante também e aqui o estudo da Aline né sobre o município de embarque deu Baixada os impactos ambientais que decorrentes da ação do homem né E infelizmente nós precisamos cuidar mais de si meio ambiente e nos acolhe né gratuitamente nos entrega tanto o maravilhosos pode passar e eu e aí também tem Malu se dá à luz de cidade comprovação de educação ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental Itapipoca Ceará do Antônio Castro Monte do Laden do Amorim é educação ambiental processo contínuo de conscientização sobre a perspectiva da realidade e vivência das educadores da educação infantil em foi um trabalho da professora Manuela Vitor com a sua orientadora Mariane prender né que a questão da toda a construção Educacional vivenciada na educação infantil é fazendo a concentração dos educandos é na contribuição do meio ambiente mais harmônico e sustentável para o equilíbrio dos ecossistemas pode estar a Ah E também temos mais artigos aí do eixo um a importância da internet na da Educação Ambiental dos autores Jéssica Vasconcelos e ágeis e a Jessy Cleiton guerra a importância da educação ambiental em sala de aula com uso das novas tecnologias como recursos didáticos de Alinne Moraes E a Luciana Como já foi falado uma presença significativa sobre a educação ambiental na Escola de Ensino Fundamental e Médio de José Fidelis de Moura da professora Rosália Sousa e Maria Ivonete Souza e até secção dos professores que participam das formações de ciências sobre educação ambiental né Qual a percepção que esse que nós professores e professoras temos né que é da giliane do Marcio Luiz Alves Paiva também um dos organizadores do livro pode passar Oi e aí foi mais um momento que nós da entrega do livro sim pode passar o ovo artigo pela contribuição da escola para a formação da percepção Ambiental do aluno no estudo de caso na escola João Batista Brandão em São Benedito né no Ceará de Laís Regina Gomes de Oliveira Freitas e da antoniele Souza e do Sales de Medeiros né e o meio ambiente o que é que a aluna jeans ou a no meio ambiente para mim ver tudo verde não queimado ou desmatado o rio poluído é esse é o é o que nós queremos né é o que nós queremos todos e todas nós queremos ela é a fala de uma luva que reverberam para todos nós pode passar é mas aí né quem não pode plantar aqui não pode volta um pouquinho E aí pessoas que vieram pegar o livro A autora não podia mas mandou uma pessoa pegar seu livro aí terminar a Maiara e a Slave sua irmã aqui tem um professor Vitor é e Ali temos um senhor que veio pegar a mando de uma autora os seus livros pode passar a Oi e aí gente né Nós temos aí o que que nós queremos nós queremos no Zap hein esqueci esse nosso aluno essa nossa aluno ele seja o protagonista né E eles percebam o cuidado eo zelo que nós devemos ter com a Nato que todos nós E todos nós devemos ter uma natureza mas a sementinha vai ser plantada onde com as nossas crianças e nossos adolescentes são eles eles e vão começar a perceber e eu o presente a importante mas as nossas as gerações futuras também são importantes para ter essa receber dessa natureza que nós estamos recebendo agora embora nós nós saibamos o quanto ainda é o quanto ela anda maltratada né ela foi não são ofertadas gratuitamente e infelizmente o homem está maltratando dessa natureza esse ambiente que ele ele vive que parece que nós precisamos dele né então por favor traz um pouquinho para frente então E aí é a participação ativa dos alunos né eles Portanto o ideal protagonista que é tanto uso nos dias atuais da educação é da professora Leandra Sales do Daniel Azevedo pode passar é lindo lindo isso aí mais uma vez professores e professoras recebendo os livros na Seara da ciência pode passar e tivemos Live também tivemos Live não tivemos um pré-lançamento né Foi um momento muito bacana também com todos os cursistas né dos professores e professoras autores e autoras e quem estava aberto para quem quiser participar aí nós temos a nossa Live e da nossa do nosso pré-lançamento do nosso lançamento né Hoje é o lançamento – lançamentos um lançamento dois né mas é é um prazer muito grande né o deixe divulgar esse livro de buggy para e partilhem esse PDF não tem problema vocês compartilharem partilharem né é um grande prazer divulgar esse trabalho de tantas pessoas estão os professores e professoras do nosso Estado do Ceará e vocês que não estão aqui do Estado do Ceará vamos conhecer um pouco da nossas vivências da nossa realidade pode passar Oi e o passar fácil né Então aqui tem um possa as You é eu digitei só um pouquinho aqui um resumo dos artigos aqui apresentados mostra os mais diversos cenários que compõem a realidade presente nas escolas e comunidades estão cientes autores e autoras e alunos é pão livro desenvolvido com olhar cuidadoso e atento sobre o espaço vivido almejando o protagonismo dos alunos e alunas para que tem um ambiente sustentável para o presente e o futuro é isso que nós queremos que nós desejamos não é só nem que fica aqui no livro né mas que isso a gente consiga levar assim para cada vez mais essa esse cuidado com o nosso ambiente esse selo pode passar ó e aqui gente aí eu eu amo essa foto porque porque quando eu ia para Sobral né eu tive esse período eu estava fora porque eu faço a o doutoramento na Universidade do Minho em Portugal e nós era era entre entre Portugal Fortaleza e Sobral né então mas era o momento que eu achava assim maravilhoso quando a gente ia assim final de tarde agradecer aí o os motoristas é que a Gente eu conversando aqui só a secretaria de Sobral teve essa colaboração muito bacana trazendo levando a gente então eu esse aí faz paramos num posto aquele posto assim do cidade bem no meio de estrada mesmo né E aí esse pôr do sol ele diz tudo né ele é muito lindo nossos nosso sertão é muito lindo nosso Ceará e muito lindo então nosso Brasil é muito lindo né então alegria não chega apenas no Encontro do Ah mas faz parte do processo da música né E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura fora da boniteza e da Alegria então a gente tentei Com todas essas esses dilemas que nós estamos passando com tudo isso mas a gente tem que continuar né O resto é boniteza e conhece a alegria se a gente tá no no chão da escola ele tá bom eu sou foto esse sol e se pôr do sol nas estradas indo indo para os encontros presenciais dos professores desta especialização se juntar com os professores cursistas meus colegas Márcio Lins os tutores e tanta gente maravilhosa que passou dessa especialização né vamos lá Oi e aí né gente Isso aí é um dos nossos encontros presenciais né então tão gostoso né porque é bom esse virtual vaso presencial também é maravilhoso né então é isso vamos são as nossas aulas né Aí quando a gente terminava às aulas aquela alegrias Professor vamos tirar foto né então é isso vamos lá Oi e aí né Aí nós temos esteja sol eu fiquei na dúvida se eu colocava essa foto então do Cauã Cauã mas isso aí só para vocês terem uma ideia é fã 2018 que nós fizemos nossa confraternização é junto com os professores também da Eja todos voluntários então que a gente dá certo linda eu comprar a atualização com os orientadores com tutores com todo mundo por um momento muito legal muito bacana Então eu queria desejar para vocês todos e todas é E essa foto representa tudo que nós queremos que é um Natal mesmo à distância mas que estejamos assim sempre juntos e juntas né E essa foto assim é o desejo de muitas pessoas que foram envolvidas nessa especialização é de um desejo de dias melhores né e a palavra que eu tenho pra ver o ar os professores cursistas os professores orientadores para todos todos que estiveram envolvidos gente cada um que esteve envolvido cada um e cada uma é só gratidão muito obrigada muito obrigada mesmo é isso eu estou assim muito emocionada e muito feliz bugando o nosso livro né e eu queria só só isso aqui é do mar lindo ele botou aqui olha lá se não tivesse sido permitida a adição de todos os artigos expressando mosaico analítica ambiental que abacar ia quase a totalidade das macrorregiões cearense com isso divulgando a seriedade esforço para entendimento da realidade estudada por parte de docência discência Então é isso meu agradecimento agradeço em nome do Márcio e em nome da Mariane que não estão e certamente estão me assistindo muito obrigada vocês também muito obrigada Patrícia né E aí muito obrigada a ligar Professora Eliana Leite parabéns pela sua apresentação pela exposição parabens pelo brilhante trabalho e o belíssimo o curso realizado de pós-graduação na área de educação ambiental que beneficiou tanto professores da área de ciências geografia biologia história língua portuguesa teve uma diversidade muito grande química e eu queria em nome da secretaria de educação Sobral da Prefeitura de Sobral mas em nome de todos os professores educadores que participaram dessa iniciativa para além do município de Sobral estiveram em Fortaleza e Pacoti não no sul do Ceará EA região centro-oeste todos os professores que foram contemplados com essa belíssima formação de uma grande experiência de Formação utilizando tecnologia ambientes virtuais de ensino híbrido ensino o Real destino remoto e com a defesa de monografias utilizando a web conferência na época uma grande inovação hoje algo muito comum pessoalmente ao longo de 2020 em função da pandemia muitos elogios muitos complementos muito reconhecimento ao seu trabalho a toda a equipe de professores tutores a toda a equipe de apoio nesse momento então quero convidar a Professora Eliana para dar uma olhadinha no chat virtual aqui no nosso auditório no YouTube ela vai receber dúvidas perguntas questionamentos da participação de vocês estão conosco de aumento e daqui a pouco ela retorna do último bloco também vai ter o Integral agora mas poder tomar um café e volta no último bloco para trazer as suas considerações finais e também responder alguma pergunta o algum questionamento o comentário que ela observou o buffet daqui a pouco a gente vai também de se ver aqui a professora Mayara Mendes e a nossa segunda palestrante da Tarde de hoje mas antes da professora Mayara e ao nosso palco virtual eu tenho alguns avisos muito rápidos primeiro dizer que essa importante iniciativa e realização do curso de pós-graduação em educação ambiental ela irá ocorrer novamente nós estamos elaborando um curso de tecnologia e inovação pedagógica gratuita para professores e educadores de todo o Estado do Ceará e também de todo o Brasil pretendemos lançá-lo em parceria com Universidade Federal do Ceará através da pró-reitoria de pós-graduação as aulas serão ao vivo mas devemos lançar um edital com um grupo de professores doutores Mestres especialistas e a gente quer transmitir essas aulas mandei a fatura aqui pelo YouTube na forma de Light especialmente aos sábados o que nós sabemos se tudo correr bem e a gente tiver uma vacina muito em breve nós estaremos retornando as nossas aulas presenciais mantendo os protocolos de segurança controle da covid-19 mas como retorno das atividades presenciais gradualmente no Brasil Espero que a partir de 2021 com segurança com vacina e com proteção para os nossos alunos e professores nós iremos ofertar aos sábados aqui pelo YouTube e também utilizando plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem no formato não tradicional fazendo de maneira inovadora dialogando com professores que são pesquisadores alunos de mestrado e de doutorado Unigran trocadores de todo o Brasil e momentos virtuais atrás a palestra YouTube mas também em momentos presenciais grandes eventos organizando congressos encontros quando as condições sanitárias nos permitirem a gente espera que 2021/2022 e nos anos subsequentes toda a questão da pandemia esteja resolvida Mas queremos ainda esse ano os ao edital da roça especialização e permanecer também aqui o cursos ao vivo gratuitos abertos ao público o principal objetivo de capacitar qualificar e incentivar o estudo a capacitação a pesquisa EA pós-graduação aos nossos professores da Educação Básica ao ensino superior não só do município de Sobral mas de todo o Estado do Ceará e também de todo o país então a gente acabou de assistir à palestra A Professora Eliana Leite falou um pouco sobre e essa experiência de uma pós-graduação de uma especialização na área da Educação Ambiental realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará com a colaboração de muitos professores Voluntários de toda a equipe técnica do comitê gestor formação continuada de profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará e também com o uso de técnicos EA parceria da Secretaria de Educação de Sobral novos cursos Novas pós-graduações Novas especializações estarão eprom em breve disponíveis para capacitar e qualificar os professores antes da professora Mayara iniciar a sua palestra a já tá preparando aqui o seu slide a sua projeção local auditório virtual eu quero compartilhar um pouco a minha tela trazendo aqui algumas informações que eu vou o primeiro vocês estão aí nesse momento conosco como vocês podem ver aí no YouTube nós estamos com chat transmitindo a nossa Live ao vivo você pode participar colocar o seu nome seu município a sua cidade lançando perguntas e comentários também a Professora Eliana sobre a especialização em educação ambiental o livro já está disponível vocês podem receber o livro gratuitamente o link que está aqui em baixo no YouTube Não esqueça de clicar aqui onde eu estou passando Mouse nesse momento e tá no joinha do gostei desse vídeo já são mais de três mil e 300 professores vocês podem também Compartilhar esse vídeo clique em compartilhar escolha uma das suas redes sociais pessoalmente Facebook o Instagram e com o mini Click do Menon Da sua rede social e compartilhe esse vídeo para amigos para familiares para colegas e também em grupos de WhatsApp aqui você tem um Sininho você pode clicar na opção Sininho e escolher a opção todas essa opção vai dar possibilidade Nossa receber todas as notificações informações sobre nossos cursos palestras gratuitas Esse é o canal LD e UFC é um laboratório digital Educacional da Universidade Federal do Ceará um projeto de extensão registrado na pró-reitoria de extensão e também muito em breve na prova dele de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará e pretende ofertar cursos de extensão de especialização e de pós-graduação e também de Mestrado doutorado nós pretendemos lançar a Thais oferecer cursos preparatórios e orientações para professores que pretendem participar desses editais e elaborar os seus projetos de pesquisa aqui onde eu estou passando base nesse momento que está sendo ampliado para vocês têm as informações sobre a nossa Live de hoje vocês encontram também os contatos da mediação o tema das palestras e o cimeiros das nossas duas profissões convidadas de hoje Professora Eliana Moreira e acabou de apresentar o tema muito foi o relato da experiência da especialização em educação ambiental e o livro múltiplas perspectivas da Educação Ambiental do Ceará e se liga já está disponível aqui na descrição do vídeo nós também estamos distribuindo gratuitamente o livro dos nossos grupos de WhatsApp aqui também você encontra o link para o livro onde eu estou passar por maus nesse momento e dislike a Professora Eliana Moreira da professora vai árabes já nossa segunda palestrante da Tarde de hoje não esqueça de se inscrever para essa Live assinando a sua lista de presença de frequência e se inscrevendo também para palestra de hoje para ter um certificado Extra pela pró-reitoria de extensão da UFC é muito importante também que todos os professores educadores estamos acompanhando nesse momento ao vivo e também estão assistindo esse vídeo durante ao longo dos próximos dias que vocês entre os nossos grupos de WhatsApp e também no telegram então instale telegram no seu celular você já tem WhatsApp é semelhante ao WhatsApp entre o nosso canal participe do nosso grupo de tela gravar você pode tirar dúvidas perguntas é chamamento a nossa equipe e ao longo da semana e participe também das notas dos nossos grupos de WhatsApp só mais de 300 grupos com educadores do município de Sobral e Fortaleza de todo o Estado do Ceará e também de todo o Brasil lava inferimos exclusivamente informações sobre os nossos cursos palestras editais de mestrado e de especialização e outras oportunidades para capacitar e qualificar os nossos professores Aqui você encontra também a descrição do vídeo no YouTube Conforme você pode ver na tela as informações sobre o nosso curso de tecnologias digitais como resultado dos inscritos as inscrições serão o dia trinta de Novembro tava temos alguns dias ainda para divulgar a escrever outros colegas e amigos as datas das aulas e são sempre nas sextas e aos sábados de 14 a que horas as notas das atividades do curso já usa a primeira atividade é uma avaliação por mês olhar fizemos avaliação do mês de setembro fizemos avaliação do mês de outubro e agora em breve vocês terão avaliação de Novembro EA última em dezembro são quatro avaliações quem alcançar a média 7 ao longo das quatro avaliações para Um certificado de 180 horas emitido pela pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Ceará aqui vocês encontram também os nossos canais e redes sociais portanto é muito importante a participação acesse o nosso Facebook Instagram curta e acompanhe as nossas postagens bom dados à vista agora do intervalo da cruzeira palestra com a professora Eliana Moreira Leite e tá muito intervalo nesse momento acompanhando a participação de o frete também tomar um cafezinho daqui a pouco ela retorna para o último bloco para responder algumas perguntas e os seus comentários filhotes nesse momento então eu quero convidar aqui ao nosso palco virtual a nossa segunda ao restante da parte hoje e a Professora Antônia Mayara dos Santos – ela é licenciado em química pela Universidade Federal do Ceará é especialista em gestão e coordenação escolar pela olhos especialista em educação ambiental pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em sociobiodiversidade e tecnologias sustentáveis pela Universidade da Integração internacional da lusofonia afro-brasileira auferida uniloop é a professora Mayara também é professora da rede estadual de ensino do Ceará e tem experiência na área o ensino de química e matemática com ênfase do ensino presencial e também e tutorias à distância professora Mayara Muito obrigado pela sua presença e participação aqui é uma grande honra e alegria lhe receber também dizer que você é um grande orgulho de todos os professores e educadores que fazem a educação pública do Estado do Ceará o Olá boa tarde a todos EA todas é um prazer estar aqui com vocês compartilhando esse momento tão único tão enriquecedor na que é o lançamento desse livro que é poder fazer parte desse grupo de cursistas não é que como tão bem um dos organizadores do livro fala que se pudesse colocar todos os artigos né à disposição teria feito mas eu tenho uma honra eo prazer de estar selecionada está com um desses artigos publicados nesse livro tá muito gratificante quanto professora contra o profissional compartilhar o trabalho da gente compartilhar a as experiências exitosas que temos nas nossas escolas nas escolas do estado do Ceará é um mapa bem diversificado de trabalho de grande parte do Estado do Ceará Então isso é muito rico e isso é muito bacana Tá certo então assim eu inicio é essa apresentação é citando uma frase que eu aprendi no decorrer do curso Ai que se puder aumentar a tela agradeço Não é esse livro e está hoje aqui combinando todo um processo é resultado de vários sonhos grandes histórias e muito aprendizado isso com certeza a gente carrega na nossa bagagem e compartilha os nossos alunos compartilha para colegas professores mas que isso é importante além de receber conhecimento a gente também transmitir esse conhecimento né fazer um compartilhamento sim pode passar o inicialmente falar um pouco sobre o curso de educação ambiental que para mim foi um presente está nele não é poder pulsar poder conhecer tanta gente abre várias oportunidades várias portas com o profissional eu trouxe três imagens que refletem muito eu acho que todos os cursistas todos tinham um sonho e uma oportunidade a sua frente quem conseguiu adentrar o curso a estudar a conhecer o material a se expandir dentro do curso nas oportunidades né começou a interagir com o meio Educacional a distância não é fácil você se os está distância não é fácil você conciliar trabalho conciliar projetos e estudar à distância você tem que ter dedicação aos tem que ter disciplina não é e eu costumo dizer que quando você quer estudar quando você alma a coisa quando você tem uma meta não é baixa você só organizar Esse é o melhor aluno que você puder ser seu melhor estudante porque independente de ser presencial ou descer a distância Quem faz o curso ou qualquer instituição de ensino é o aluno que se propõe a estudar e não foi diferente comigo na especialização de educação ambiental que foi oferecido a todos esses no Estado do Ceará então tive a oportunidade agarrei a oportunidade sentei estudei não é E aí a gente corre para o sucesso não é sabe puder aumentar a tela para mim por favor é a gente pensa a gente realiza a gente tenta a gente faz lá faz novamente e de novo continua fazendo erra faz Oi gente até chegar ao sucesso e hoje a gente pode falar que a especialização de educação ambiental foi oferecida ela foi um sucesso porque ela abriu portas para diversos professores do estado do Ceará para ter uma especialização para se qualificar e principalmente levar para os nossos alunos na ponta Educação de qualidade pode passar e aqui eu vou pontuar algumas coisas quanto os está né os pontos positivos e os desafios que a gente teve o primeiro o curso ele disponibilizou material de ótima qualidade na material riquíssimo que se cada consiste esse propor-se a ler Realmente cada material ver cada vídeo com certeza estava mentindo a sua bagagem de conhecimento não é é um retorno quase de imediato dos tutores quando solicitados levando em consideração né Que várias vezes Professora Eliana nos falou que os tutores eles eram voluntários Mas eles estavam Sempre lhe dispostos né a nos atender a tirar as nossas dúvidas vamos ajudar nas atividades que eram para ser enviadas enfim conduzindo o processo com mais fria e a atenção zelo pelo trabalho bem feito na tanto dos coordenadores do curso como os organizadores a forma de mostrar a recebido nos encontros presenciais sempre com muita alegria com muita organização não é com carinho e atenção a cada cursista que estava ali não é a busca de conhecimento e também A modelagem a organização do tempo porque todo você se dedica a esse curso você aprende a organizar o seu tempo isso é fundamental para que você possa administrar o tempo de estudo né com trabalho casa família e sim toda uma vida social que temos e os desafios que não foram poucos o primeiro para a Maiara Quanto custa para a professora Leandra que eu quero aqui destacar aqui também a gente pra curtir aqui também fez essa especialização para a professora Disney Maira não é que me acompanhou nas jornadas e caminhadas até Sobral diversas vezes para os encontros presenciais a distância não é mas mesmo assim estávamos fêmea cê foz e participamos de muitos encontros presenciais em Sobral eu acho que essa garra e essa vontade que a gente tem de melhorar ele se qualificar é fundamental contra o profissional é os trabalhos né conciliado como eu já falei o trabalho e o estudo na educação a distância Esse é um Desafio gigantesco Mas é porque você tem que ter controle tanto emocional para que você não venha a desistir de um curso que é tão rico e tão importante para que os professores é só volta a pé para mim por favor novamente né e os problemas técnicos não é que eu acho que todos aqui hoje em plena pandemia do covid-19 já deve ter vivenciado esses problemas técnicos com a equipamentos não é com tecnologia e não só diferente no decorrer do curso hora no momento de estudo não tinha internet olha o computador acontecia algum problema técnico mas que tudo era superado e dava continuidade aos estudos para que hoje a gente possa ter essa combinação é tão bonita quem é a responsabilidade principalmente de levar as informações de qualidade a nossas crianças e jovens eu acho que todos os educadores que fizeram esse curso levaram consigo a responsabilidade de repassar essas informações para nossa Educação de ponta aqui são as nossas crianças que são os nossos jovens hoje a gente não pode dizer que vai concientizar ninguém a gente pode promover a conscientização então quando eu levo para minha criança a informação de qualidade de uma maneira lúdica divertida fazendo com que ele aprenda e respeite o meio que ele vive o meio ambiente veja um pequeno papelzinho colocado ali no chão da sala de aula né para que ele não faça isso na rua para que ele não faça isso em casa para que ele possa levar essa informação a um jovem para que ele possa levar para um adulto um adulto que talvez que pelo tempo mas de correria da vida cotidiana esquece joga um papel e tchau outro joga na rua outro joga pela janela do ônibus do carro e aí acha que era não só é um Mas se a gente tiver esse pensamento de que apenas um papelzinho que está sendo jogado ali se todo mundo tivesse a consciência de não fazer isso seria menos poluição ao nosso ambiente Então essa educação ambiental que a gente fala de levar educação ambiental para essas crianças da maneira Lúcia da maneira divertida mas da maneira é importante então a gente essa responsabilidade porque os especialistas da Educação Ambiental inserir nome das escolas né é o conceito de educação ambiental de renovar essa educação ambiental então tentar promover esse aprendizado essa conscientização e por fim dos Desafios aqui que vou destacar e na Pronto já acabei de falar aqui de promover a conscientização então que foram os desafios E vão continuar sendo os desafios quanto especialistas da Educação Ambiental deve das escolas públicas do nosso Estado do Ceará a cada um dos cursistas e Independente de os artigos estarem Ou não Aqui publicados Mas ele levou o conhecimento ele aprendeu ele se especializou pode passar e aqui eu trago para vocês um pouquinho é do meu artigo de conclusão da especialização de educação ambiental educação ambiental no ensino de química geral uso de material natural alternativo para o ensino e aprendizagem de indicadores de ácido-base primeiro né porque esse título Eu Sou professora de química com muito orgulho alguns anos na minha vida atualmente eu não me vejo fazendo outra coisa não selecionar e tentar levar a melhor da educação para os nossos alunos né e aprender com eles porque esse é o importante além de ensinar aprender é esse projeto Ele nasceu da necessidade de trabalhar indicadores de ácido e base da escola e eu não tenho material para mostrar o meu aluno o que era uma substância ácida o que era uma substância básica ou o material convencional e ser pouco eu tenho que ministrasse material para quem ver para o ano letivo de um dois três anos né então surgiu a necessidade de encontrar um indicador que fosse presente na nossa região e tivesse em algum dança e eu pudesse levar esse material para mim da sala de aula e principalmente fazer com que os meus alunos possuem protagonistas porque eu levei eles para sala de laboratório para produzir esse material né o material não saiu só das mãos da Mayara da professora Mayara de química mas de muitos alunos que curiosos o saber o que aquilo ia da aceitaram o desafio de participar Então como a autora que eu a professora Mayara e aqui o professor mais de Nelson Alves maior que o meu muito obrigada a todo empenho a toda dedicação no decorrer desse projeto e no período da especialização em é a primeira parte em que eu trabalho desse projeto né é a questão da educação tradicional porque denso na disciplina de química tá todo mundo muito acostumado a entender que ela é decorativa ou que ela é cálculo o que ela é chata eu tenho uma amiga que costumo dizer que é a professora do Vixe por quê quando você disse que a professora de química que você seleciona química algumas pessoas faz assim Vixe mas então normalmente são os professores do Vixe não é minha querida amiga Tainá e também é professora de química então a trago Nesse estilo né as experiências de aulas expositivas de fórmulas e teorias que a gente acaba se perdendo no tempo ou por falta de tempo para planejar e acaba levando a química só para o lado expositivo de sala de aula e aí Traz a vertente de você ter aulas práticas que foi exatamente o que eu levei para os meus alunos e não Aprendendo química eles estavam aprendendo aprendendo o que era a se de base ele estava aprendendo o que era maceração eles tavam aprendendo que era substância simples e composta estavam aprendendo o que era reação química que tipos de reações era aquela Então na hora que eu tava com os meus alunos no laboratório e momento nenhuma dele apenas uma disciplina ou apenas o conteúdo da química eles aprenderam uma infinidade de conteúdos no processo de ensino-aprendizagem que esse trabalho ligou para eles certo pode dar uma aumentada aqui eu coloquei uns caçam aqui em Loureiro que eu acho muito interessante quando a gente fala em relação à educação ambiental ele fala que a proposta trazida pela educação ambiental constitui-se no diálogo entre o homem EA natureza a fim de garantir a transformação humana no sentido também de fortalecer consciências em uma cipador as relacionadas ao bem-estar Social e Ambiental Ou seja a e vamos estarem aprendendo química dentro de um laboratório eles estavam aprendendo a respeitar o meio ambiente utilizando os materiais orgânicos do município que eram descartados na colheita né das Bananeiras por exemplo porque esse trabalho foi surgido a partir da flor da bananeira né que o coração da bananeira mangará ao o mangá com muita gente conhece certo então eles aprenderam a utilizar esse material que era descartado ao retirar as bananas para levar para ser asas no próprio sítio do pai dos familiares né a utilizar isso como uma alternativa metodológica de aprendizagem dentro da escola que isso não ficaria só apenas em uma escola mas em toda escola que tivesse interesse de ter materiais químicos ou plástico e simples de identificar o que era um ácido e uma base e eu possa ver e a tia só realmente mostrando Quais são os materiais convencionais que a gente tem nenhuma escola para se trabalhar né materiais convencionais químicos como a fenolftaleína não é que indica o que é um ácido e uma base numa reação química o alaranjado de metila Qual o nosso famoso papel tornassol né que é o papel indicador de ácido e base e aí a gente me renovando essa história de trazer para dentro da escola formas com que os nossos alunos utilizem materiais convencionais o seu próprio município para utilizar nas aulas de Química e levar conhecimento para esses alunos que é o extrato da flor da bananeira né que pode ser chamado de uma garagem coração da bananeira enfim várias coisas aqui em Pacoti essa fruta ela tem em abundância tem muitas pessoas que sobrevivem né da venda da banana É sério e muitos alunos que são na nossa zona rural não é que trabalham com isso ficavam Encantados em ver um produto que era descartável o sendo utilizado dentro da sala de aula que isso era o mais importante ver o brilho nos olhos dessa garotada ver o brilho nos olhos adolescentes sabendo que tava fazendo alguma coisa de útil isso era Fantástico pode aumentar novamente a tela Tá certo então é o extrato dessas substâncias que a gente fez que eu vou explicar mais na frente Como foi o processo nos meios ácidos né ele ficava vermelho ou rosa dependendo do tipo de acidez né se era mais forte era mais fraca e nos meus básicos né ficava azul violeta ou verde também dependendo do tipo de acidez mais para o debate cidade né no caso alcalinidade mais básica não é o mais fracas ou intermediária que é isso pode passar ó e aqui o objetivo desse trabalho não era analisar aprendizagem dos alunos o ensino de química na escola estadual de Pacuti a escola mesmo esse Pimentel a partir da utilização de materiais alternativos mais indicação de Aço de base esse objetivo ele foi concluído com sucesso e eu tenho orgulho de dizer que até hoje a gente pode utilizar esse extrato dentro da nossa escola infelizmente não estando presente com os meus queridos alunos por conta das aulas remotas né mas que logo logo isso vai passar a gente vai estar junto novamente objetivos específicos no meu trabalho era reconhecer a importância da abordagem prática do ensino de química geral como fator determinante na aprendizagem dos discentes também analisar os procedimentos analisados durante a abordagem prática nos estudos e principalmente melhorar os indicadores de aprendizagem desses alunos na disciplina de química quebrando o Tabu de que esses alunos é de que a química é difícil de que a química só é fórmula de que ela não pode ser divertida sim pode passar e aqui eu só trago algumas abordagens em relação ao Desafio dos professores né quanto a levar a educação ambiental para dentro da sala de aula a educação ambiental ela não é só o lado ambiente ou só química ou biologia eu posso levar essa parte da interdisciplinaridade para todas as áreas conhecimentos de geografia sociologia trabalhando lado social desses alunos né Assim como na Biologia a questão da do plantio a questão do reflorestamento que hoje a nossa Serra de Pacoti ela vem sofrendo não é com o desmatamento com a grande expansão de casas e condomínios que estão sendo feitas Mas então assim são formas de levar o desafio para o professor na forma de elaborar uma metodologia interdisciplinar na aprendizagem compreensão da prática desses alunos tentando fazer o máximo possível que esses alunos entendam que compreendam a importância o bar É nós parça E aí e aqui eu sou apresento para vocês e que a o tipo de bananeira que a gente utilizou que a musa paradisíaca SPP que a cor da bandeira eu mandei lá que no próximo izlaji para quem não conhece pode passar e aqui a flor da nossa bananeira né que dependendo da região e do lugar em que ela está Ela pode ser chamado de umbigo de flor decoração do que tá a vida a bananeira do que produz as nossas bananas então era essa florzinha aí não é chamada de mangá Mangá que a gente cortou em pequenos pedaços e extrair o extrato a partir não é de soluções etanolicas sim pode passar e pronto como foi que a gente fez isso né primeiro a gente fez uma pesquisa não é bem detalhada de todo o material que já existe alternativo para indicador de Aço de base Então a gente tem a flor do hibisco a gente tem o repolho roxo a gente tem diversas outras não é materiais orgânicos que podem ser utilizado para indicador de Aço de base Mas é isso Gil à pergunta o que que tem no Município de Pacoti em abundância Que eu posso utilizar para ser indicador de Aço de baixo sem custo e benefício a não ser da utilização do álcool né surgiu a ideia de usar a flor da bananeira né o mangá E aí eu utilizei o fiz uma oficina com 30 alunos os meus parceiros né o que trabalharam fortemente para ajudar na nesse trabalho no sentido de conseguir matéria-prima mas Pai eu preciso dessa florzinha da bananeira e o mais interessante né eles não podiam tirar da banana que não tivesse pronta para venda ele só podiam tirar essa flor das bandas das Bananeiras que já estivessem prontas para ser cortadas né elevadores no Fruto para Ceasa com os pais normalmente fazem então eles precisaram Ir para Campo com os seus pais não é para que o pai não jogasse fora aquela flor eles buscassem né e levar assim para a escola para a gente trabalhar a Armazém não de maneira adequada para não mofar para não soltar aquela famosa noda que mancha qualquer ambiente aqui encosta então a gente separou os materiais que foram as folhas das Bananeiras né Foi coletado na região de para curtir a vassoura o quilos funil de vidro copo de beck na argolas metálicas é papel de filtro balança digital e principalmente o álcool etílico Então esse material a gente tinha laboratório então a gente não teve custo nenhum a não ser os meninos irem a Campo buscar né junto comigo também foi diversas vezes com eles a campo para buscar esse materiais certo pode passar ó e aqui os procedimentos primeiro a triagem e a coleta do material de perfeito estado né a pesagem dessas pétalas elas eram lavadas deixar o secar aí eram fazia a pesagem dessas pétalas fazer a maceração com álcool etílico a adicionando suavemente o álcool não era colocando de uma vez porque a gente precisava tirar o máximo possível né do extrato da flor da bananeira daquela daquela cor marcante Violeta vinho vermelho dependendo muito da cor que estava pétala da bananeira né pode voltar aqui a a tela aí o armazenamento em vídeo uma base Exatamente pra não acontecer a oxidação é o teste dos extratos foram feitos com coisas básicas do cotidiano dos meninos soda cáustica comercial água sanitária sabão em pó bicarbonato de sódio e vinagre o próprio suco de limão né Aço muriático O que é solução de bateria Leite magnésio que sim tiver essas coisas que a gente tinha no cotidiano agente buscava e testar o tipo de acidez para ver se o produto realmente era ficais E aí quanto os primeiros resultados começaram a aparecer e os meninos começavam uma vez soluções vermelhinhos começavam as ver as soluções verdinhos os olhos deles brilhavam eles ficava eufóricos professora que massa eu tô fazendo reação química então se você vê um adolescente fazendo isso gente é fantástico é é prazeroso é dizer que a nossa profissão realmente vale a pena e pode passar por favor e aqui são só algumas formas na época de como foram feito a maceração aqui trágica é importante para tirar os resíduos né passar e aqui um pouquinho com os resultados para vocês né a soda cáustica por exemplo não é a coloração Inicial dela é incolor mas com O pigmento que era feito com o extrato ela ficava verde água sanitária também colou ficar amarelada o sabão em pó né ele era isso branquiçado ele ficava Verde O bicarbonato de sódio e colocava verde o vinagre né era em colou no caso a gente usar o ideal que ele ficava vermelho o ácido muriático também avermelhado né e o leite magnésio aqui também ficava Verde então quando isso acontecia quando eles viram essas reações eles ficavam Encantados e provavam o que o trabalho tinha como principal objetivo né além de encantar os alunos pelo lado da química a importância de eles saberem que o material que era jogado na natureza sem utilidade foi trago para dentro da escola uma forma de aprendizagem não é isso também é educação ambiental e e os meninos que esses materiais que são jogadas que não tem utilidade eles podem virar uma fonte de sustentabilidade né e aprendizagem e não parou por aí né os meninos eles não são se cansaram o melhor não se contentaram pessoal a solução então esse professora a senhora já nos mostrou o papel indicador de Assis Brasil o papel que a senhora sempre chama de papel Universal né Será que a gente não pode a gente não consegue fazer também um papel desse para deixar aqui na escola para que a gente não precisa estar sempre fazendo essas soluções para as aulas de Química dos anos seguintes não é com os novos alunos que fossem entrar na escola então foi assim que a gente teve a ideia que a gente conseguiu fazer né a pegamos o papel de filtro normal café e o placar fé é interesse molhamos ele na solução bem forte bem concentrado deixamos ela ficar bem forte bem concentrado nós estamos no estufa para secar claro que monitorando o tempo por incrível que pareça o papel ele absorveu o extrato do da flor da bananeira e quando você cor ele perfeitamente deu para ser utilizado como indicador de ácido e base então eles fizeram vários papelzinho só depois saiu cortando os pedacinhos junto comigo para a gente levar para sala de aula e eles tiveram aí o produto final que foi a produção do Papel indicador de Aço de base da Menezes Pimentel pode passar e aqui são alguns exemplos né como que fica ali as substâncias que são básicas e as circunstâncias que são ácidas certo e aqui embaixo Vocês conseguem visualizar os papelzinhos não é que eles produziram então na primeira imagem você consegue visualizar que ele fica verde e na segunda imagem ele fica vermelhinho com a presença do ácido então aqui é o nosso papel Universal utilizado na mesma Motel alguns tempos sim pode passar ó e aqui algumas considerações finais do trabalho que eu espero que todos tenham gostado da ideia e eu tenho gostado da iniciativa e que ela não é só da mina de Miguel está publicado todo mundo pode fazer a mesma coisa então se na sua escola os recursos são poucos que você acha que não tem condição de levar uma aula prática de vestida e promover né e tentar concientizar os meninos ou promover essa conscientização do que é educação ambiental do que eles podem utilizar na forma de sustentabilidade fica aqui a dica usar a flor da bananeira para e na fazer indicadores de ácido e base levar para dentro das salas de aula aí pelo mundo afora certo a voltarem novamente pronto e aí eu encerro que a apresentação do meu trabalho mas pode passar E aqui as referências que estão no artigo certo não podia deixar de citar pode passar e aqui a questão do eixo 2 nosso livro né que as múltiplas perspectivas da Educação Ambiental no Ceará esse livro que é tão amplo de trabalho de professores de professores inovadores e professores que gostam realmente da pesquisa científica na que mostram que os seus alunos o lado da curiosidade de buscar essa curiosidade então não podia deixar aqui de citar os colegas que estão aqui no eixo 2 o nosso livro não é que aqui tem a utilização de material biodegradável para a produção e o uso de bombas de sementes nativas na região no reflorestamento das áreas desmatadas no município de Pacoti com a autora a edilei maioria dos nasce Mendes e o Victor Hugo Santos de Castro e pode passar esse trabalho ele relata não é as bombas de sementes que foram feitas e produzidas para serem lançadas nas áreas desmatadas do município de Pacoti foi feito um mapeamento desses dessas regiões desmatadas né E aí eles começaram a produzir bombas de semente surgiu a ideia de reflorestar esses ambientes levando também a conscientização ou promovendo a conscientização dos alunos para isso eles produziram bom com as sementes a partir de papel então é todo o processo químico que você fica encantado no livro quando você começa a folhear é tirar a tinta dos papéis que eram jogados fora né Limpar todo aquele material descartar a água com tinta com o processo químico né fazer bolinhas de papel embebedar esse papel com água e colocar uma semente para germinar lá dentro então assim aí o papel é porque todo lançada numa região desmatada que foi mapeada né Ele pudesse comer tava umidecido ele ia aos poucos germinando e gerando aí as plantas né para o reflorestamento da região esse projeto ele é muito bonito nosso pacote ele precisa bastante de reflorestamento né levar a conscientização de que a serra do maciço de Baturité ela precisa ser olhado com outros olhos a gente tem temperaturas hoje em dia muito levada a gente não precisava utilizar ventiladores e hoje a gente utiliza ventiladores na frente tinha um clima mais frio mais agradável infelizmente por conta do desmatamento esse clima vem mudando e aí os professores dessa região eles sempre tentam trazer nessas temáticas de educação ambiental além das escolas para e assim Minimizar esse impacto tão grande que está acontecendo aqui pode passar é o segundo trabalho aqui na a escola e o meio ambiente análise da Lagoa da água da Lagoa Pedro Segundo em que só Ceará Antônio Natália Natália de Souza EA Professora Eliana Alves Moreira Leite pode passar falando aqui um pouquinho em breve relato sobre esse trabalho né eles tiveram com o estímulo aí o projeto veio das discussões da química veja em matéria estudada na base curricular dos alunos na região que despertou o interesse na atual dos alunos no sentido do uso de conhecimento de práticas para melhorar a vida da população então identificaram que a lagoa estava sofrendo processo de poluição que a gente tinha Imagem da lagoa né E aí correram atrás de análise da água junto com a Cagece com outras fontes de pesquisa na como vocês podem visualizar na imagem tem aqui uma e da Lagoa da da cor da água turva da Lagoa na Então esse grupo de alunos curiosos com os professores tentaram reverter a situação no sentido de mostrar o que estava acontecendo fazendo análises físico-químicas do processo na juntar várias outras entidades para concluir o projeto assim muito importante porque podemos visualizar que esse projeto essa largou ela está bem localizado no centro de uma população né ou seja se ela está poluída alguma coisa está acontecendo e é muito bonito ver os professores e os alunos buscarem alternativas mais ou uma forma de mostrar o que está acontecendo tentar reverter a situação sim pode passar Já pode subir aqui que eu vou apenas citar os títulos na dos trabalhos do eixo 2 porque o tempo já está bem corrido né o descarte é adequado de material informativo para ações em prol do meio ambiente Luiza Paulo de Souza Bessa Bruno Queiroz e aqui a educação ambiental e responsabilidade social um olhar sobre a produção e o destinação do lixo na escola o alpidio Ribeiro em São João do teto Sobral texto Sobral Eloir pequenininho aqui uso um pouquinho de grau tem o de Estevão da Silva e analine Maria Martins Pereira parentes desculpa pode passar qual a importância do estudo sobre o Rio parauna em Marajó Ceará para a sua preservação Francisco Renato Gomes na e Marcela Figueira e e coloca as páginas aqui para quem tiver curiosidade para visualizar no pdf que tá disponível estratégias da educação ambiental em Sobral Ceará relatos de experiências das atividades desenvolvidas pela agência Municipal do meio ambiente ama Lívia Alves Marcus Vinícius e pode passar uma ação de educação ambiental reflorestamento em área degradada do maciço de Baturité Maria Leandra Salles e Daniel Azevedo e as possibilidades de reaproveitamento das águas cinzas na escola de ensino médio do campo José Fidelis de Moura no assentamento Bonfim Conceição Fazendinha Santana do Acaraú Ceará Regina Marta e Francisco Gonçalves Então eu acho que finaliza Ainda temos aqui a educação ambiental destinada de resíduos sólidos na comunidade Rural Francisco não fresco um em Canindé Ceará José liberto E o Zé pede Carlos impactos socioambientais degradação por retiradas de saneamento das margens do leito do rio grande na comunidade the buttock Pacajus Ceará Edinara Mayara Alice Élida tá então assim e aqui aparece nosso livro meu muito obrigado por participar desse momento eu espero que todos tenham gostado do projeto que foi citado Fiquem a vontade para levar ele para sua sala de aula nós somos professores que tem mais responsabilidade levar para os nossos alunos da Educação de qualidade deixar aqui meu agradecimento a oportunidade de apresentar o meu trabalho eu que venho alguns anos trabalhando com projetos ambientais envolvendo a química dentro da escola que trabalhou dentro do município nas dentro do maciço de Baturité participando de feiras participando de feiras regionais e estaduais então tio o meu orgulho de ser professora o meu muito obrigada a oportunidade de fazer parte do curso de educação ambiental agradecer o professor Herbert aqui e a lei de ter dado a oportunidade de estarmos aqui também foi meu professor de física na faculdade muito obrigada E aí é um carinho muito grande e a Professora Eliana também que eu agradeço imensamente a oportunidade a qual seria a amizade muito obrigada a ligar professora Mayara parabéns pela sua apresentação e pela exposição Parabéns também pelo artigo e por ter concluído a sua especialização nesse momento eu quero convidar a professora Mayara para ir ao Jet também observar e ler as perguntas e comentários é obrigar professora Mayara pela sua exposição e apresentação Parabéns pela apresentação do seu trabalho muito obrigado pela sua presença aqui nessa Live conosco muitos comentários dúvidas perguntas e questionamentos do chat Quero convidar nesse momento a professora Mayara para acompanhar um chefe do YouTube os comentários e alguns questionamentos estão sendo feitos pelos professores também na ela unterbau para que ela possa descansar um pouquinho e daqui a pouco tanto a professora Mayara como a Professora Eliana Moreira foram as nossas duas palestrantes da tarde de hoje estavam aqui para trazer as suas considerações finais e quando a gente encerra a nossa Live de hoje Já são quase 16 horas eu quero e os últimos avisos na nossa tarde primeiro deles é que na próxima sexta-feira às 14horas nós estaremos realizando a cerimônia de conclusão do curso de letramento digital e tecnologias educacionais Esse foi o curso oferecido durante os meses de junho julho e agosto foram mais de seis mil professores que acompanharam também as aulas na forma de lives ao vivo aqui no YouTube todas as sextas e todos os sábados de 14 às 17 horas em baixo teremos a cerimônia de entrega dos certificados onde nós contaremos com a presença de alguns alunos que irão participar conosco aqui ao vivo e também vai gravar alguns vídeos assim como também com professores coordenadores E nós queremos duas e em seguida dois pesquisadores que vão trabalhar sobre as temáticas de tecnologia inovação em sala de aula já dentro da programação desse novo curso de formação de professores com tecnologias educacionais estão ocorrendo neste momento então o convite já está no site baixar disponibilizamos o convite também os nossos grupos do WhatsApp no telegram e vocês podem acessar o blog as redes sociais Facebook o Instagram tanto da Secretaria de Educação de Sobral e já está no ar novamente em função do fim do período de restrições eleitorais como também do site do LDL é o laboratório digital Educacional projeto de extensão e de pós-graduação da pró-reitoria de extensão e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará então aqui vocês estão vendo na tela o nosso blog rdr UFC vocês podem também acessar os nossos canais no Facebook no Instagram o álbum de fotos e participar do do Hiper e dos grupos de WhatsApp e do telegram o aqui embaixo você já encontra a aula de amanhã e também é mais uma live um formato de palestras nós estaremos aqui Professora Doutora e lona e a pesquisadora em currículo da Universidade de São Paulo fez o doutorado políticas educacionais e o professor Pedro Barbosa que é mestre na área de tecnologia e os dois amanhã irão falar um pouco sobre tecnologias digitais na educação o novo currículo do município de Sobral heavendy-cc a base Nacional curricular comum tão entre nos nossos sites faça a inscrição dessa é já amanhã divulgue também para professores educadores pesquisadores da Educação Básica ao ensino superior são palestras e cursos gratuitos abertos ao público e com certificação tem como principal finalidade objetivo capacitar e qualificar professores e educadores de todo o país desenvolvimento nós estamos finalizando a nossa Live de sexta-feira Essa é a vigésima sétima aula sobre múltiplas perspectivas da Educação Ambiental no Estado do Ceará a gente tá tô um pouco da experiência que foi apresentada pela Professora Eliana Moreira e pela professora Mayara B que tanto apresentaram o curso de pós-graduação em nível de especialização E foi ofertado pela Universidade Federal do Ceará uma parceria de professores colaboradores e como também o livro é uma produção de artigos de professores e educadores de todo o Ceará que realizaram essa personalização do campo da Educação Ambiental então lance e as suas dúvidas perguntas como está sendo avaliado na tela nesse momento para que o nosso chat vocês podem lançar dúvidas perguntas questionamentos e curiosidades E daqui a pouquinho a Professora Eliana Moreira EA professora Mayara bem eu retornar para as suas considerações finais também para responder escolher responder alguns desses questionamentos aqui você deve curtir o nosso vídeo clicando no finalzinho de joinha de Gostei da forma mais 4.200 educadores se inscrevam também no nosso canal clique no Sininho na opção todas e aqui clicando em mostre-me se você encontra os slides da Professora Eliana da professora Mayara o link do livro gratuitamente só vai trezentas laudas um artigos riquíssimos dessa especialização em educação ambiental e aqui também como já foi dito no início da nossa aula acesse entre os nossos mais de 300 grupos de WhatsApp nosso canal do telegram o quase 10 mil educadores e eu também gostaria de mais uma vez reforçar que nós já estamos na segunda avaliação do nosso curso de tecnologias digitais na educação Esse é o site oficial do curso é um curso de extensão gratuito de 180 horas oferecido pela pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Ceará em parceria com o governo do estado do Ceará a Prefeitura de Sobral o Instituto Federal a tecnologia a Universidade Estadual do Ceará e municípios cidades e vários estados com educadores que nos acompanham aqui ao vivo toda sexta e todo sábado a partir das 14 horas as inscrições foram prorrogadas como vocês estão vendo aí na tela até o dia trinta de Novembro São mais de 130 mil educadores aqui estão os links para os nossos grupos de WhatsApp vocês devem participar mas já temos a lista parcial com o nome dos professores aprovados e selecionados para realizar o curso informações de aulas todas as datas horários estão disponíveis aqui também site portanto Acesse o site dúvidas e perguntas sobre Notas Sobre certificados e qualquer outra informação das avaliações você pode entrar em contato conosco e-mail os teve início do dia quatro de Setembro ir até o dia Trinta e Um de dezembro de 2020 mas pretendemos retornar e Janeiro um curso de especialização de pós-graduação e de extensão gratuitos e abertos ao público de forma remota de Madeira síncrona ao vivo aqui pela internet as avaliações e dois já estão disponíveis o site ou vocês estão observando aí na tela a primeira avaliação já foi realizada no mês de setembro quem não realizou ainda pode acessar o site e realizá-la avaliação do mês de outubro também está disponível em breve nós estaremos disponibilizando avaliação do mês de novembro EA avaliação do mês de dezembro Lembrando que que tirar média 7 das quatro avaliações o fluido o curso as notas da avaliação já estão disponíveis que quiser recuperar o melhorar a nota da avaliação também está disponível avaliação de recuperação são avaliações de múltipla escolha o itens relacionados aos conteúdos das aulas já realizadas avaliação dois já está no site hoje nós já estaremos disponibilizando as primeiras notas por mais de 30 mil professores de todo o Brasil que realizaram já a segunda avaliação em breve nós estaremos avaliação 3 e a avaliação quatro para que no final do mês de dezembro a gente esteja disponibilizando aqui a lista de aprovados no final desse custo Lembrando que esse curso será um dos pré-requisitos da seleção da nossa pós graduação na nossa especializar e o isso é muito importante que você conclua o curso realize as atividades as preparar para o curso de especialização e Aqui nós temos o nosso álbum de fotos são mais de 10 mil fotos de professores de Sobral e Fortaleza de todo o Estado do Ceará e de várias cidades e municípios do Brasil estão acompanhando as nossas aulas você pode fazer uma selfie no seu computador o seu tablet da sua Smart TV e enviar essas imagens para o nosso mural de fotos de tudo isso então dá dos últimos avisos Eu quero convidar nesse momento para retornar aqui ao palco virtual a nossas duas palestrantes da tarde hoje para que elas possam responder alguma pergunta que observar os sete e também trazer as suas considerações finais professora Olá seja muito bem-vinda mais uma vez obrigado pela sua primeira palestra e pela exposição nesse momento eu quero passar a palavra A Professora Eliana para Que ela possa trazer as suas considerações finais de conclusão da nossa Live de hoje e também responder a algum comentário alguma dúvida já observou no check-in e novamente Boa tarde eu vi muito obrigada pela pelos incentivos aí no chat eu acompanhei Desculpa se eu não dá para responder para todo mundo mas eu agradeço imensamente as palavras de vocês de incentivo é que gostaram da palestra mas é como eu digo né Eu sou apenas um um pedacinho é que veio trazer é representando tantas pessoas né tanto os professores tanto os orientadores e que estiveram não somente no livro mas também é isso estiveram durante um ano e eu creio que o ano e os sete meses ou mais é da especialização em educação ambiental e que combinou no livro é E aí eu vim aqui eu vou eu vi duas três perguntas que eu acho bem interessante é azenir coloca assim é e como trabalhar com os pais das crianças que estão no desenvolvimento né dos conhecimentos eu acho mais ou menos assim sobre a sustentabilidade e preservação das nossas riquezas naturais Vamos trabalhar com os pais dessas crianças né quando você as crianças nós que temos ou o filhos filhas e netos o meu caso eu já sou vovó é Então veja só eles trazem tudo aquilo que aprendem na escola né eles são os multiplicadores eu estive também agora recentemente foi foi muito grato para mim participar com como o projeto aí de Sobral né que foi ontem foi o encerramento foi muito lindo também e Nossa Casa Sobral se não me falha a memória é um projeto socioambiental muito interessante que alguns vocês com certeza devem ter participado um o ou participar de alguma Live e vejo só ontem foram Os relatos dos professores né vô o relato de um professor que e professora do custo e foi representar seus colegas e quantos trabalhos lindos exatamente as crianças envolvendo os pais da Educação Infantil ao 9º ano que é educação básica então são eles são as crianças e adolescentes eu acredito que mais as crianças porque os adolescentes estão naquela fase que já estou assim mais achando que os pais estão interferindo né as mães mais as crianças começar com as crianças duas da educação infantil né são elas e eles essas crianças que que bom desenvolver nos seus pais Nas suas nas suas famílias né nas suas mães e nas suas vovós e bombons e toda a família essa essa cuidado com a questão ambiental e eu vi um trabalho muito interessante de um dos professores que ele trazia a questão do chás né e e pedir aqui as crianças pesquisassem com os avós dão muito interessante Então são elas são elas são essas crianças são esses adolescentes que vão incentivar suas famílias mesmo Qual que é a questão ambiental vocês sabem que algo assim entre aspas ainda muito bom é nova né embora o ambiente da se degradando constantemente mas são elas que vão é trazer vão incentivar e é muito relativo hindus e vocês assistirem a Live de ontem né o Everton pode dizer melhor do que eu o endereço o endereço é como elas são elas né e é isso Sininho eu vejo assim também o eu acho que foi cauda é Santos ele perguntou que eu sou Eliana como a canção ambiental nesse novo Normal né não nesse novo comum não é o novo normal é o longo eo é como essas esses professores que estavam e professores e tantos outros né que estão agora no ensino remoto Eu sei que não é fácil de forma nenhuma é nós sabemos que não é fácil então mas mesmo Com todas essas dificuldades é tinha a projeto pelo WhatsApp crianças crianças e adolescentes é gravando vídeos eu fiquei muito emocionada porque eu participei do projeto também vi professores professores né nos uma aluna e um aluno Inclusive a ela e o Nei que tá aí no livro ela também tava no projeto e estava na turma que ele estava acompanhando juntamente com uma tutora a Carla Então veja só e eles conseguiram né eles fazendo vídeo nos mais remotos e imagens distantes municípios de Sobral que no caso ontem era Sobral Mas é uma referência né é uma referência outra pergunta é eu acho que foi vitor qual a forma mais vai ficar de trabalhar com educação ambiental tanto para os estudantes do Ensino Fundamental e para os estudantes de Ensino Médio ele coloca porque são duas realidades diferentes realmente mas tanto para o ensino fundamental à educação básica de uma forma geral com os pequenininhos é ele sendo protagonistas eu vi ontem por exemplo é crianças indo lá na frente de um rio né com os seus pais vezes um massa mesinha todo tudo tudo conforme é bem conforme academia e tudo mais Então é isso eu vi aqui também foi extenso aqui eu vim aqui professores dizendo não me lembro o nome do professor É mas ele disse eu fiz a minha cozinha o laboratório na sala de aula remota né e é isso é você trazer essas pessoas essas esses adolescentes nossos alunos nossos nossas alunas os estudantes para eles serem protagonistas para eles poderem como a Maiara seis aí ou a vários professores e professoras autores né dá esse livro que está aí fizeram como esse maravilhosos relatos que nós tivemos durante as aulas no nosso ambiente virtual e daria outro livro né o que for muitas coisas maravilhosas muito Muitas a gente levam muito para o lado da prática né perguntando aos professores e professoras como é que eles fariam algumas passava um vídeo e aí como é que vocês fariam para diante desse vídeo como é que vocês trabalham com seus alunos desenvolveria seus projetos então e assim é isso é envolvendo né não existe mais a questão dessa dessa relação verticalizada eu acho que que esse momento ensino remoto Deu para perceber que nós temos que ter essa relação mais horizontal o que nós temos que ouvir mais acolher mais né e é isso eu vejo e a escuta eu tenho a sensibilização da escuta nós temos que escutar mais os nossos alunos de nossos alunos nossos professores e professoras porque esse curso foi ouvindo as dificuldades também é como a Maiara colocou uma grande dificuldade era a conciliação das atividades como professor e professora que eu sei que não é fácil é porque eu também sou professora e durante muitos anos eu trabalhei três acidentes né era em média 14 horas por dias então nós já vez que a a multa a labuta do professor e professora é esta é mas é é ouvindo mais é torna deixado mais protagoniste não é uma sensibilização disputa de todos né ele tem que ter essa escuta e mais uma vez viu quer ver eu agradecer aqui muito muito a todos e todas é professores cursistas professores autores orientadores Equipe técnica Hebert muito obrigada pela o que você confia no meu trabalho no nosso trabalho né é a pesada eu não sei professora da UFC mas eu fico desses projetos desde 2004 e foi uma equipe assim puxa vida que a equipe linda que nós tivemos sabe por isso que eu acredito que a especialização foi para frente porque era muita conversa com Maiara falou que ela tá representando os alunos era assim a gente tem que sempre tava querendo muito é receber acolher o acolhimento né E aí você então a gente precisa acolher e aqui a mudar os outros acolher a nossa natureza a nossa a nossa terra a nossa planta as nossas árvores né a gente pudesse abraçar né porque elas oferecem tantas coisas lindas da nossa natureza Então é isso gente muito diz muito isso não obrigada é obrigado aí até o pessoal técnico de Sobral Olha a banda fechar porque senão vou falar muito ela da web é o Lucas e a secretaria de Sobral sempre incentivo para que a gente fosse Abrir se esses Passos né incrível mais projeto e deu mais projetos e mais proteção de professora seja contempladas meu querido amigo é esse quando eu vejo esses números Eu Fico impressionada Pois é isso muito muito obrigado obrigado a Maiara por ter aceitado assim o convite também muito obrigada então é um e obrigado a vocês plateia linda pelas lindas mensagens que eu recebi tá O bom é que eu tenho responde isso e obrigado Professora Eliana nós que agradecemos pela sua presença aqui pela participação você de compartilhado esse momento de revisitar as experiências é uma exitosa que ocorreu aqui no município de Sobral no âmbito da formação de professores em nível de pós-graduação que não se limitou a oportunizar essa formação aos professores de Sobral a gente ouviu o relato da Mayara Mendes de pacote na cidade pacote aquele Estado do Ceará também com tentou capacitor outros professores de outras regiões do estado muito obrigado também pelo seu trabalho à frente dessa missão importante de colaborar com a formação de professores e com educação pública do nosso país Eu é que agradeço mais uma vez tenho certeza que é um dos muitos projectos que você já realizou Porque eu conheço a sua história o trabalho de excelência EA referência que você é no cabelo cacional mas também será mais um de muitos Você ainda vai realizar o nosco se Deus quiser a partir 2021 mas quero sair mais projetos e mais desafios nesse momento então eu quero passar a palavra a roça segunda palestrante da parte de hoje e porque a professora Mayara Mendes para Que ela possa trazer as suas considerações finais de encerramento para nossa Live e também é para responder alguma pergunta algum comentário que ela nesses minutos hoje acompanhado chat e pronto volta aqui novamente são muitas essa muitos comentários de parabéns eu agradeço a todos né as felicitações a enfim a todas as palavras de carinho e atenção pelo trabalho na agradecer a gente a compartilhar esses ensinamentos eu acho que quanto o professor a gente realmente tem que compartilhar ensinamentos temos que nos fortalecer nessa classe né que luta diariamente por uma educação de qualidade Independente de estado não é estamos aqui combinando um útero de trabalho de experiências citadas no Estado do Ceará mas que pode ser levado para diversos lugares para uma sala para um chão sala de aula que a gente sabe que é tão importante assim eu acho que vocês podem perceber o meu entusiasmo na fala ao falar da educação a falar de compartilhar a falar de aprender mas é porque realmente eu sou muito incluso E como que eu faço a eu me dedico de alma e coração a tudo que eu me proponho a fazer é para fazer enfeite para ter o zelo pelo trabalho bem feito É principalmente levando o lado humano para os alunos e também os professores que muitas vezes tão cansado da labuta da sala de aula não é do da rotina que isso nos prega mas aí a gente vem se reinventando agora nesse processo de pandemia que estamos vivendo e uma das perguntas foi como é levar a conscientização ou promover a conscientização no período de pandemia precisa alunos nas aulas remotas a gente tá vivendo novo normal então eu acredito que o pequeno é muito né o pequeno ele faz uma diferença muito grande então quando você é tá dentro da casa de casa e você pode indicar o seu aluno Uma fala de química de biologia de matemática buscando fazer com que ele compreenda o que é é o meio ambiente em que ele vive porque se a gente quer concientizar ou promover a conscientização dos nossos alunos eles tem que partir das atividades e ações tentar sua própria residência da sua casa né então um ato simples de coleta seletiva de lixo mas ensinar a mãe ao pai e ao irmão mais novo né plantar uma árvore no quintal Então tudo isso é uma forma de promover uma conscientização por que isso é um trabalho muito grande eu não posso simplesmente levar já tudo pronto para as pessoas para as crianças Então nesse momento que estamos vivendo a gente tem que plantar a sementinha do bem essas crianças nesse da adolescência para que eles possam né espalhassem sementinhas Um ótimo quê o marco mais tempo em casa com mais tempo com os pais então a mesma forma que eles vão buscar se espelhar nos pais porque não os pais e os irmãos não se espelha nas ações nas melhores ações que essas crianças podem relatar dentro da sala de aula então existe diversas maneiras que um professor pode induzir ou direcionar o seu aluno a começar o ato de educação ambiental ou de promover o lado de preservação ambiental dentro da sua casa começando do berço que era onde a educação vem realmente a gente colabora para a educação das pessoas más educação vem ali do nosso lar do nosso Aconchego né então eu espero que eu tenha respondido à pergunta em relação à a como levar isso para as crianças na e adolescentes né É nesse processo de aulas remotas que estamos vivenciando tão fortemente aonde os professores se reinventaram estão podendo provar é porque não é fácil você dá aula em frente a uma câmera não é fácil muitas vezes você ficar sozinho ela falando e em todos os alunos em silêncio é você que faz uma música Tem que chamar atenção tem que fazer alguma coisa para fazer com que a interação aconteça não é fácil então meus parabéns a todos os professores que estão aqui porque vivenciar essa nós esse novo normal não é fácil mas a gente tá saindo muito bem porque a gente nova a cada dia a outra pergunta foi se o projeto ele é durou um ano P esse projeto eu venho trazendo ele há muito tempo porque como eu não tinha recurso de materiais constantes na sala na escola e eu sempre trabalhei com aulas práticas então todos os anos esse material ficava escasso então eu venho renovando esse material e a gente vem utilizando dentro da escola assim como também da onde esse material a colegas parceiros da química que eu tenho aqui na E aí fora também do maciço de Baturité gente compartilha esse materiais aí eu ensino a fazer ensinou enfim a gente trabalha né nas parcerias então não dá para responder todas as perguntas a gente tem pouco tempo e que mas eu quero agradecer essa oportunidade certo falar com o professor at professora Eliane estou aqui à disposição para colaborar para ajudar a gente levar mais conhecimento para professores para fazer esse compartilhamento de experiências que é fundamental a nossa classe o professor e o mais importante né deixar esse professores valorizados saber que é possível com um pouco material você fazer um muito e levar uma educação de qualidade em qualquer região e principalmente promover a educação ambiental a ela não está no nosso currículo Mas como eu falei a gente pode levar educação ambiental independente que está ativamente dentro do currículo na aula de história na aula de Geografia na aula de matemática e aqui no canal de biologia basta o professor se organizar e planejar e levar tudo isso para dentro da sala de aula de uma forma criativa de uma forma lúdica fazendo com que os nossos alunos têm uma visão holística do que realmente leva o caos um caldo que eles podem fazer com tudo que está à disposição deles então é meu muito obrigado esse momento Foi um momento riquíssimo de muito aprendizado né a palavra realmente é gratidão Muito obrigado a todos e obrigado professora Mayara Mendes Parabéns pelo seu artigo o livro parabéns por ter concluído a especialização Parabéns também por orgulhar e ter um exemplo a todos os professores todos os educadores pelo trabalho realizado pela pesquisa mas também por todo o cuidado seu pelo amor ou você fala e prática a educação junto aos seus alunos muito obrigado foi um prazer lhe encontrar novamente prazer também está com a presença da Professora Eliana Parabéns Quero convidar as duas agora para despedirem dos nossos professores na plateia virtual no chat a gente vai ver agora o serramento da nossa Live eu espero encontrá-las muito em breve Agradeço também a todos vocês que nos acompanharam na tarde de hoje nessa Live para que vocês tenham conhecido um pouco da experiência da os professores com esse curso de educação ambiental foi realizado no município de Sobral em parceria com a Universidade Federal do Ceará que envolveu também professores de outros municípios de outras cidades do Estado do Ceará Obrigado também pela presença dos que acompanharam essa Live pela primeira vez na forma de uma palestra assistimos matemática hoje também sobre financiamento da educação essa temática será transferida para próximas aulas e o próximo a próxima sexta-feira às 14horas nós teremos a entrega dos certificados a cerimônia do curso de letramento digital e tecnologias educacionais e foi o curso anterior a esse que está finalizando até o mês de dezembro que está acontecendo nesse momento e amanhã sábado às que horas nós queremos mais uma Live para falar sobre o currículo base Nacional curricular comum e também sobre tecnologias na educação Muito obrigado pela presença de todos os professores diretores coordenadores toda a equipe técnica também da Secretaria Municipal de Educação de Sobral Obrigado aos profissionais que viabilizaram a realização dessa Live aproveite bastante O livro está sendo distribuído gratuitamente de forma digital aqui embaixo na descrição desse vídeo no YouTube e também será inserido nos nossos sites as nossas redes sociais dos nossos grupos do telegram e do WhatsApp o mais de 10 mil professores de todo o Brasil mas Silent final de noite a todos e até amanhã eu vou me Herbert Lima Eu sou professor da Universidade Federal do Ceará eu estou com secretário de educação de Sobral e tive a alegria EA honra de mediar as palestras A Professora Eliana Moreira Leite da professora Mayara me uma boa noite e até amanhã e E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí

#Múltiplas #Perspectivas #Educação #Ambiental #Ceará