Live 01 – Piec 2022 – Diagnóstico do PIEC

By | 03/05/2025



Bate papo sobre a etapa de Diagnóstico do PIEC e as principais ações para 2022.

Live 01 – Piec 2022 – Diagnóstico do PIEC/a>

E aí E aí [Música] [Música] E aí [Música] Oi bom dia galera tudo bom que é o Josemar tô aqui com vocês hoje a gente bater um papo sobre o diagnóstico do programa educação conectada da política de inovação educação conectada a sei que muitos de vocês estão tendo alguns probleminhas técnicos aí daqui a pouquinho a gente vai tranquilizá-los amor eu vou comer aqui os meus companheiros que vão estar conosco aqui ao longo do nosso bate-papo de hoje né Nós já estamos com o João Sousa lá do Rio Grande do Sul a gente tá aí com o Luís bonadiman aqui do Paraná uma hora Romário aos tomei já depois entrando aí já já ele aparece aí para fazer ele não tá com a gente aqui ao longo da manhã hoje ou ao longo do período da nossa Live aqui hoje trazendo as perguntinhas aí que vocês tenham mandado para ele também aí em cada em cada região né Aqui nós temos um representante ele cada estado praticamente né o Mário aqui de Santa Catarina o João lá do Rio Grande do Sul mesa aqui do Paraná também junto com vocês aí eu tô com a voz meio rouca hoje aqui é comum nessa mudança de clima né aquele aqui do Sul tá congelando Eu acho que o mar estava ou o João tá congelando mais do que nós aí né louco mais não louco mais 0° hoje pela manhã cedinho por aqui isso é isso aí eu sou mostrando a sua cara assim sensação térmica lá embaixo também por causa do vento aqui no Santa Catarina também tem problema né é um pouquinho menor o vento hoje mas tem bastante ainda e isso tô testando aqui o meu também o meu ele vai entrar com a gente aqui um pouquinho o articulador do dá resultado do Paraná e também é cheio de Oi gente perguntas e ele vai tá trazendo as perguntas aí da rede estadual aqui no Paraná também que a gente procura deve dar o apoio para ele sair sempre que possível né não não está dentro da alçada da undime mas a gente tá aí na Parceria sempre com a corrente Estadual também dando e repassando as informações bom é eu vou tirar todo mundo aqui vou ficar um pouquinho eu aqui conversando com a galera daqui a pouco vocês voltam aqui para participar junto a gente tá galera Valeu pessoal uma boa mas ele trabalha para todos é porque a gente traz as dúvidas de cada região aí para facilitar o processo bom é para começar né Vamos começar com notícia boa Tá bom eu sei que o sistema do pdde interativo tá bem ruinzinho essa semana esses últimos dias eles estão em fase de migração do sistema para uma nova plataforma para um novo servidor então é para tranquilizá-los tá bom apenas para tranquilizá-los e o diagnóstico do programa vai ser provocado até o final de Junho Tá bom então para dar uma tranquilizada para vocês neste final de semana o sistema vai ficar totalmente fora do ar eles vão finalizar o processo de migração do sistema para um novo servidor um novo datacenter lá para ver se melhora esse problema de instabilidade então Fiquem tranquilos aí quanto ao diagnóstico tá que o diagnóstico ele vai ter prorrogação de prazo só que né Assim que sistema de uma estabilizada aí na próxima semana procure atendo Não deixe para o outro mês então sempre pro evitem aí né deixar para última as últimas semanas lá de Junho para resolver esse problema e lembrar que em Julho a gente terão nós temos outras ações que daqui a pouquinho ficar conversando com você sobre elas tá bom é tão diagnóstico para deixar todo mundo tranquilo né eu vou ter que colocar em formato de texto aqui embaixo e para que vocês têm que um registrados aí tá é propor e o carro prazo para Quinta do seis de 2022 do diagnóstico deixa ficar daqui antes que eu ganhei a teria atrasado e pergunta a mesma coisa né então eu vou adicionar ele aqui para vocês aqui acho que o diagnóstico até 36/2002 vai ser reprovada com também fique tranquilo sair quanto ao prazo do diagnóstico beleza só que não deixem para última hora esse prazo diagnóstico levando em consideração que é o diagnóstico e ele também é pré-requisito para o repasse do recurso ou se você não se a escola não tiver feito o diagnóstico ela não vai receber o recurso depois tá bom então como os repasses estão previstos para o mês de Julho até 30 dos três todo mundo tem que estar com o diagnóstico em dia a pra que ele possa ser executado a estabilidade do pdde interativo ou não vou discutir com ela e é para mim aqui tem horas que eu preciso liberar senha de diretoria na senha de de profissional que tá com problema de acesso e eu também tô tendo dificuldades a camisa não fato a solução do problema migração para outras plataformas aí nos próximos dias tá bom eles vão comer garagem de banco de dados e voltar fazendo essa esta melhoria do sistema né eles estão atualizando isso tá bom bom os próximos as ações que vocês têm demandado as hoje tá vocês têm o diagnóstico e mandaram hoje então esse diagnóstico e precisa ser feito para que vocês possam ter o repasse do recurso do de 2022 não ah não haverá repasse para escola que não fez o diagnóstico é preciso tomar cuidado no diagnóstico Tá eu já passei para os coordenadores estaduais no grupo dos coordenadores estaduais eles estão repassando isso dos articuladores dos municípios e as perguntas que tem diagnóstico para quem quiser imprimir fazendo o papel primeiro para depois de registrar no sistema é uma alternativa também tá então as perguntas do diagnóstico é vocês hoje tem PDF falei que tem todas elas vocês podem tá imprimindo tá e fazendo no papel né junto coletivamente no grupo que tá fazendo esse diagnóstico da escola tá lembrar que não é o diretor sozinho tem que fazer um diagnóstico é um diagnóstico coletivo da tem que trazer coordenação pedagógica da escola tem que trazer a equipe administrativa da escola toda naquela o diretor sozinho e responde diagnóstico é ele que faz o registro no sistema mas ele não deve responder todas as perguntas sozinho tá então por isso que talvez a impressão em PDF seja uma alternativa é depois eu vou colocar na descrição do vídeo aqui no ali embaixo né a rua o link para o arquivo do PDF para vocês estão se alguém perder Aí eu não não tiver recebido ainda o arquivo é por eu não tenho passado ainda para o diretor que está assistindo aqui com a gente vocês podem a depois passando no final da Live aqui na descrição do vídeo aí eu coloco o link do das perguntas de Diagnóstico para vocês agradeço a equipe lado Nordeste a nossa amiga dele coordenadora Regional lá que motor né Essas perguntinhas o arquivo com todas essas perguntas e aí compartilhou aí parte com os coordenadores regionais que a gente tá compartilhando aí com os coordenadores estaduais então eu agradeço a equipe lá do nordeste coordenadores estaduais e articuladores latmun eram esse esse questionário todo em PDF para impressão aí para que vocês possam utilizar Tá bom então eu vou compartilhar depois com vocês esse material que vai ficar disponível aí logo abaixo do vídeo tá bom é o diagnóstico ele tem várias etapas né são as Todas aquelas dimensões que tem que ter respondido e tem uma etapa que é essencial que é o guia edotec tá e lá na no item 64 né na dimensão 64 tem ou de u o que ele do técnica ser feito tá esse guia do tec ele deve ser feito logado ele tem que estar logado no período interativo tá aí você clica no dia do tec ele vai direto para o Guido Tec dar a escola tá a rede não precisa fazer adesão ou algo do tipo quando você clicar no querido Tec dentro do pdde interativo ele vai ser direcionado automaticamente para sua escola o diretor faz o aceite do termo e faz o preenchimento do game Tech tá o quilo Teca não tem as perguntas dele ele foi reformulado nos últimos anos nem tinha uma versão do que do tec anterior que foi reformulado E aí é e vocês podem estar compartilhando Luiz pode colocar aí no chat no chat aí o link do arquivo se você quiser que daí já facilita com a galera tá bom a aquele Se quiserem já ir dando uma olhadinha nas perguntas Beleza então louquinha edotec ele ele ele está exposição lá né ele ele vai permitir ele vai ao final do que tu até que ele vai poder ser um arquivo para vocês com é um Jessy uma minuta básica para o plano local de novo questão de vocês então a partir do dia do até aquele gerado o plano local de inovação da rede em cima tá bom então é corro atrás disso algumas redes já tem seu Clube local a Preserve preencher o QI do Deck da mesma forma ele é obrigatório para receber recursos em 2022 tá bom bom alteração que precisa ser feita então se eu colocar aqui no chat né ações em 2022 as 2 E aí a ver 2022 é pré-requisito para receber o recurso do programa A Diagnóstico é interativo e o medidor do programa é Esse é o que esses dois itens que eu vou colocar aqui para vocês tá são obrigatórios no grupo diagnóstico no pdde Interativo e o medidor do programa educação conectada instalado na escola se não tiver dados do medidor da escola no no site do medidor Tribunal de Contas da união não vai permitir mede faça repasse de recursos para escola então o medidor é obrigatório tá é obrigatório não é mais opcional como era menos anteriores esse ano não vai ter pa se não tiver um medidor instalado nesse copo problemas técnicos relacionados ao medidor a gente já fez uma live anterior falando sobre o medidor aí que a gente se conheceu todos os problemas técnicos comuns que acontece 99,9 por cento das vezes o problema está localmente a é local na escola problema é Firewall bloqueando a instalação do medidor é quando você digita o INEP da Escola e não localiza os dados da escola porque o pai está a publicação do soft da ser instalada na máquina ou o site do medidor Então esse tipo de problema é bem comuns é preciso acionar o técnico da sua rede né quem administra a rede da escola tem salão a internet na escola para que ele resolva o problema de Firewall da escola há quem não suporte técnico na escola pode estar ajudando vocês processo 99 uma nova por cento das vezes é esse tipo de problema é muito raro o problema no software se você seguir os pré-requisitos para instalação que o Windows 7 ou superior ou o livro sensacional 6 ou superior é possível instalar tá bom problemas técnicos no realmente tem a ver com a imcompatibilidade e sempre periodicamente confiram no site do medidor se a sua escola tá enviando dados atualizados tá você escola ficar muito tempo sem mandar informação para o site ela some do site ela deixa de desconto estar lá como uma escola atualizada então O que é deixa um mês do Rei instalado na escola tá bom então essas duas ações são o precatórias se vocês não fizerem essas duas ações não tem repasse de recursos em 2022 para as escolas coordenadores estaduais já tem passado essas orientações aí para os articuladores então fiquem atentos aí neste procedimento tá bom é E daqui a pouquinho eu vou dar uma olhada no chat aqui das perguntas que estão tendo E aí a gente pode verificar é as duvidas que vocês estão vendo aí mais específicas tá bom prosseguimos a além do medidor e do diagnóstico na primeira quinzena de mar de Junho agora é é para abrir já né tá dentro do cronograma ainda não tem uma data exata mas durante a primeira quinzena vai abrir a Adesão de novas Secretaria de Educação tão Secretaria de Educação que ainda não aderiram ao programa aqui no Sul São poucas né são bem poucas redes de ensino que ainda não fizeram a Adesão elas vão poder fazer aí Dezão Tá bom então poderão fazer a lesão feita adesão mas se aberta a seleção de escolas para a secretaria de educação pela secretaria para entrar no sistema fazer a seleção das escolas programa que vão estar aptas a receber recurso a própria secretaria pai Ah tá então não perder interativo quando você acessar lá diretor se aparecer lá que rede não enviou seleção ou é escola não selecionada pela rede é você tem que verificar isso junto a sua secretaria de educação a mas quando abre isso não me preocupei com isso mas apenas para vocês colocarem no radar que vocês aí primeira quinzena de Junho abertura de seleção das escolas e seleção nas escolas e na sequência Já abri para monitoramento Vaz e elaboração do Parque 2022 Beleza então fiquem atentos aí coloca isso no radar de vocês para abertura e adesão e seleção das escolas no palácio e começar a preparar o plano para receber os recursos de 2022 lembrar que se você não tiver feito o diagnóstico não tiver aumente dores caladas e não tiver com a prestação de contas em dia de anos anteriores você não recebe dinheiro do programa bom então é preciso sempre ficar atende cuidar aqui o Max escolas que não têm o ex não estão aptas a receber recursos não importa o recurso não é só complicado não recebe dinheiro nenhum do governo federal Então procure ficar atento relacionadas à questão de unidade executora né CNPJ da escola não tivesse PJ ela não recebe dinheiro não tem como não tem como abrir conta bancária aí CPF ou CNPJ da uma escola que não tem CNPJ não tem como abrir conta se ela não tem como abrir conta não tem como receber dinheiro tá tão real um pré-requisito mas como é que faz para abrir o CNPJ da escola aí tem várias formas de deter esse repasse recomendo que vocês darem uma olhadinha no site do FNDE lá é por pesquisa e um pouquinho de como fazer consórcio de escolas como uma escola usar o CNPJ da outra para receber o recurso é uma alternativa para escolas muito pequenininhas que não tem repasse própria tá bom não ter recursos próprios é basicamente aqui vamos para as perguntas que os nossos coordenadores aí tem tido vidas é para os próximos passos vou começar lá pelo Rio Grande do Sul com o João João traga suas perguntinhas aí vamos ver se a gente consegue esclarecer a galera é perfeito Josemar Primeiramente Bom dia aos colegas que estão participando aqui da da Live Bom dia a todos os gestores escolares articuladores vocais enfim todas as pessoas todos os atores que estão envolvidos com a operacionalização do educação conectada nas redes de ensino municipal e também nas estaduais Fico muito feliz por Josemar iniciou a Live com uma boa notícia que é a prorrogação do prazo né para o preenchimento do diagnóstico Muitos articuladores são novos na função dessa semana e tá um pouco apavoradas nesses últimos dias e com as instabilidades de sistema né ontem a noite ainda o conversando com alguns articuladores falava gente pessoal que é mais novo que está chegando agora bem-vindos a esse trabalho que muitas vezes é insano de trabalhar com os sistemas né a informatizados do governo isso acontece não deveria acontecer mais acontece Josemar já nos deu aqui uma luz que é a prorrogação do caso a troca do Servidor acredito que isso vai gerar uma estabilidade maior para o processo de preenchimento do diagnóstico também fazer uma consideração Inicial que é muito importante que os municípios estavam aguardando com expectativa só chamar acredito que todos os coordenadores já tenham respondido às perguntas nesse sentido que é sobre as ações do piec para 2022 né então os vai chamar já nos anunciou aí para logo logo iniciarmos então a seleção das redes de E para aquelas vezes que ainda não fizeram adesão são poucas né E logo na sequência as redes de ensino aprovam as escolas pré-selecionadas imagina que dentro em breve deve estar saindo já se amar a portaria com os critérios de elegibilidade né para que as escolas possam participar do programa E além disso que as escolas possam então preencher o plano de aplicação financeira no pdde Interativo A grande maioria das dúvidas diz respeito à instabilidade do sistema né então acredito que não seja interessante entrar no mérito da das questões em estabilidade porque se deve estar sendo resolvido nos próximos dias a asma evidentemente que os municípios que que os gestores escolares terão mais um tempinho para esse deverão fazer isso nos próximos nas próximas semanas né uma questão recorrente Josemar os demais colegas diz respeito às perguntas relacionadas a distorção idade-série tá não aparece algum em alguns casos relatados inclusive já tem ali nos Pet perguntas nesse sentido que não aparece a opção de salvar quando o gestor escolar preenche os dados da distorções idade-série acredito que talvez esteja também estabilidade e outra coisa alguns municípios não tem indicadores a respeito da distorção idade-série né então seria interessante talvez conversar um pouquinho mais a respeito disso por não haver essa informação né não aparece a opção salvar apenas continuar ou voltar da onde você mar se você puder tenho três questões aqui relacionados a este mesmo assunto da distorção idade-série E aí a beleza essa questão da distorção e na verdade quando você finaliza questionário você vai na síntese né ele mostra três itens que faltam você preencher e todos eles estão relacionados a esse tem que não tem botão salvar tá a gente já relatou esse problema para o Ministério da Educação é a ao que tudo indica está acontecendo Especialmente nos cmeis e é a educação infantil então raramente você tem distante saudades férias na educação infantil podia realizar só cinco anos aos 24 anos ela não fica ou passou de 50 ou fica mais alimentação infantil né então você não tem dispersão e da externa educação infantil então esses dados da Educação Infantil eles vão ter que relatar essa informação lá dentro do sistema e quando for Escola de Educação Infantil que é ser mês e meio da Escola de Educação Infantil não tem exploração das férias se você quer com a criança de 7 anos no espaço infantil né na creche então não tem distorção idade-série para essa faixa etária certo é muito difícil você ter nesse Pub isso é uma coisa que eles precisam tratar o formulário que tava tratando todas as unidades escolares da mesma forma e aí ele tem que tratar a Unidade Escolar de educação infantil diferente da Escola de Ensino Fundamental ou você pode ter distorção idade-série do 1º ao 5º ano Mas você não vai ter distorção idade-série na creche né então não tem certeza que não vai você vai deixar uma criança de 8 anos na creche isso não vai acontecer né então é por esse motivo que o formulário tava bugando vamos assim essa informação nas escolas de educação infantil que só tem educação infantil dava erro nesse formulário nesses três que nesses Campos distorção idade-série não tem dado por lá e aí a gente tá Já já fez a solicitação ao Ministério da Educação para correção desse the city né e vai aparecer outra isso vai corrigir vai evitar esse problema então não se preocupe não tem dado por quê Porque a cidade educação infantil Tá bom então é o formulário ele vai tratar essa informação aí logo na sequência no Reddit desenvolvimento do formulário bom então tá bem clara a resposta aí para todos os municípios que estão questionando né acredito já chamar que dentro em breve isso deve estar corrigido no sistema né e ainda pergunta para ele né pessoal tá colocando a ideia aí você vai dar mesma coisa porque todo mundo que tá na e já tá condições de ser né e teoria todo mundo que tá ele já tá com distorção então assim tem como não ter distorção idade-série se o cara tá na igreja já está em distorção porque não tem nada para fazer ele você tem que ter no mínimo 16 anos fazer entender é o melhor 18 anos é para fazer e Justin ter 18 anos completos e não pode estar na aí você vai ter que fazer e já negocia fundamental. Já tá esforçam eu não tem como tratar dado torçam na igreja porque todo mundo lá é o mesmo caso a educação infantil né mas cansativo você não tem esforçam você não vai deixar uma criança acima da idade na creche e na igreja você não vai e abaixo das águas da Eja são duas coisas que o formulário precisa tratar mas a gente vai ter correção disso é em breve e não precisa preocupar que Campo vai ficar com essas três inscrições lá mas ele não vai vai deixar você finalizar o restante do formulário até pela mente tá bom é perfeito Josemar você falou agora pouco a respeito do guia edotec e da relação entre o Guido Tec o plano local de inovação acredito que a partir desse momento que a gente tocou nesse assunto aqui na live muito questionamento vão surgir a respeito do dia do teste para nós não é uma novidade mas para muitos Isso é uma novidade e assusta um poucas pessoas né então gostaria que você fizesse algumas considerações lógico isso não tem muito a ver com o diagnóstico nesse momento né mas e vai se fizesse mais algumas considerações sobre a relação entre o guia do Tech que está numa plataforma né num determinado local e o plano local de inovação que a obrigação é uma obrigação do programa educação conectada é aquele pessoal que entrou lá no início do programa né quando o programa foi lançado que peso curso para e estimuladores lá na plataforma Mac já sabe do que se trata mas acho que seria interessante a gente fazer uma explanação rápido a respeito desse tema porque se ele vai ser uma obrigação então evidentemente das escolas tem que ficar alertar para fazer o seu cadastro lá na plataforma edotec e já começar o preenchimento das informações exato que do tec ele na verdade todos diagnóstico ele serve como base para o plano local de inovação todo ele não só Okay do teto mas o que e do técnico se ele já traz meio que uma mim não tá pronta do plano local de inovação então que a base para você montar o plano local de inovação inclusive o pessoal do do lado de novo lá cá montando tá aguardando agora para sair o módulo fila de plano local de inovação Tá mas não não saiu esse curso pelo lado de novo porque próprio SIEPE está montando o curso nessa área de plano local de inovação que vai ser utilizado gratuitamente ai que maravilha que tá trabalhando nesse curso específico para montagem do plano local de inovação levando em consideração que foi eles por exemplo que apoiaram a régua subir em Santa Catarina por exemplo o plano local Santa Catarina foi apoiado pelo Ciesa elaboração eu já tenho foi um dos primeiros planos locais de inovação do estado foi feito aí do país foi feito em Santa Catarina com o apoio do Ciele Então coloque coloca isso radar vocês aí né bem em breve no avamec vai ter um curso específico para elaboração do plano local de inovação mas tem que lembrar que o próprio curso do articulador já das bases para isso né claro uso dos articuladores acabar base para elaboração do plano local de inovação que já deveria estar pronta Amanhã eles municípios desde 2018 né a gente tem status para você tem municípios aqui eu vou pegar aqui no próprio Paraná a Medianeira Terra Roxa algumas cidades aqui da região oeste do Paraná que por exemplo que eu tenho mais possibilidade que os seus planos locais de inovação feitos inclusive já atingiram quase noventa porcento das metas do Plano local de inovação deles com relação ao uso de tecnologia na escola levar a tecnologia o espaço sem plan e tal x na questão né Sem plano não existe como se dá certo tá tem que ter um plano local do município da rede a rede tem que dizer para onde ela vai com relação à tecnologia que não vai e vem todo o dinheiro do Ministério da Educação para fazer isso algumas ações tem que sair da própria rede no de bom tá já tava escutando aí a questão de York planetária só três por cento dos recursos estão vendo Ministério da Educação o restante já vem automático né fundeb é outras formas de custeio da educação vem das próprias redes ou frente outras fontes que não vem discricionário essa o Ministério da Educação foi lá e colocou tanto é três por cento que vem Ministério da Educação então esses planos locais de inovação e que vão dar um norte da e eu por exemplo a rede Municipal de Educação Tem planos por exemplo de colocar laptop da escola beleza agente principal tem plantas comprar computador e se colocar isso na escola ok Por quê que não usar o recurso de educação conectada que tá lá na conta da escola para melhorar a infraestrutura para conter esses laptop chegarem à escola está apta a usar esse equipamento porque tem planejamento Então você tem algum plano local de inovação tem que estar articulando todas as ações que vão acontecer na escola não adianta escola ficar atirando para tudo quanto é lado da cabeça dela ela precisa ter um norte e o plano local de inovação esse Norte então a daqui a cinco anos nós queremos ter todas as salas de aula com projetor multimídia interativo com conexão à internet como é que eu faço isso eu tenho que ir trabalhando gradativamente ou o parque da escola por exemplo de teve uma pergunta aqui no chat perguntando se ia ter que fazer parte de novo desde que fazer faço todo ano tá o passe ele é feito todo e necessidades da rede na escola talvez escola Opa eu tenho Internet aqui agora eu preciso fazer isso esse ano que vem eu vou comprar um roteador mais potente no outro olhar para o suíte ela precisa fazer o papo mano né para Que ela possa trabalhar esse recurso da melhor forma possível para que ele Execute as ações que estejam no plano global é que é um plano local de inovação estão as referências não precisam fazer seus planos não é a escola que faz o plano local de inovação é a rede todas as escolas se juntos e planejam aí o futuro da tecnologia nas suas escolas dentro da rede principal e esse essa articulação é feita pelo articulador Municipal é o articulador Municipal é o cara que faz essa articulação da rede para que Execute para que o plano aconteça esse articulador ele precisa estar por dentro das políticas que estão sendo planejadas então o ideal é que eles estejam na secretaria esteja acompanhando as ações até mais as cores a secretaria aquele torna efetivo o plano local de educação para que ele se Plano seja um plano executável né perfeito acho que estão informações bem esclarecedoras que a gente precisa. A lá já nesse neste momento para que as pessoas já possam e se organizando você sabe muito bem jucemar que tivemos muitas trocas de gestão nas prefeituras municipais não é após a de corridas as eleições municipais EA troca de gestão Ela implica em troca de segundo Escalão e consequentemente muitas substituições nas equipes técnicas das redes municipais né por isso a gente tem uma grande demanda em relação a questionamentos que a princípio nós já tratamos a em ocasiões anteriores como é o caso do plano local de inovação eu uso uma uma comparação para que isso fique bem o tempo dos articuladores locais de algo que nós já tratamos algum tempo não no âmbito do educação conectada mas no âmbito das redes municipais como todo que é o plano municipal de educação né que ele tem que estar em consonância com o plano nacional de educação em que ele define metas a serem atingidas e estratégias que nada mais são do que ações para que a gente possa obter a curto médio e longo prazo essas metas né e eu falo para os articuladores seguinte gente pensa em no plano plano Municipal de Educação vocês vão ter que ter um plano referente a tecnologia ao uso das tecnologias na educação que é o plano local de inovação né E esse exercício é muito interessante a gente acompanha os municípios fazendo acompanha as escolas preenchendo aquilo que lhe cabe depois acompanha a junção de todas essas informações na rede e ele permitia o gajo semana de maneira muito clara e precisa Quais são as demandas existentes em relação ao uso das tecnologias nas redes de ensino né em que Pese a gente ter situações bastante extremas né você falou aí de escola que já atenderam a grande parte das suas metas e estratégias né do plano local de inovação Mas também sabemos que há escolas que ainda estão muito longe né por ele motivos né então é um exercício muito importante é muito necessário além do que uma obrigatoriedade né ah o preenchimento EA elaboração do plano local de inovação mas saindo um pouquinho do plano local de inovação eu vou fazendo a os Ganchos daqui com as informações que você tá falando só chamar o paf plano de aplicação financeira ou plano de atendimento financeiro é o evidente que é obrigatório que cada escola preenche o seu paf lá no pdde-interativo a cada ano o recurso de educação conectada previsto para o ano ele só vem como o a parte final de um planejamento ele precisa ser planejar e muitas vezes os municípios têm dificuldade de entender essa relação entre o planejamento chamado paf e o dinheiro caindo na conta o governo não vai mandar um dinheiro para o pdde qualidade o PD Vaz básico da escola sem saber o dinheiro vai ser empregado de que maneira esse dinheiro vai ser empregado o que desse dinheiro vai entrar em custeio e geralmente são serviços e o que que vai entrar em capital Então gostaria que você comentasse um pouquinho essa e na elaboração do paf como isso é operacionalizado Josemar dos Municípios poderia ter bem claro porque isso logo logo vai ser tema de discussão quando liberar o passe 2022 Então faço entendeu plano essa aqui ó plano da escola o básico plano local o problema principal e a maior parte dos questionamentos relacionados ao ao gasto do recurso está se a maior parte das vezes não tem seu plano né ainda não tem um plano geral de aplicação dos recursos relacionados à tecnologia anos então o passe ele é um complemento do plano local de votação como as redes muitas ainda não tem o seu plano local de inovação o diretor fica perdido na hora de fazer seu padre tá mas o passo ele é essencial ele vai ser aberto todos os anos todo ano vai ter que fazer passa todo ano vai ter que montar o seu planejamento de aplicação de recurso para que o rei e efetivamente gasto né e o diretor posso te dizer olha esse ano eu quero comprar um notebook o ano que vem ele vai colocar no basquete vai comprar outra coisa Tá relacionada a sua infraestrutura de conectividade então elaborar algum plano de aplicação financeira e lembrar que ele é um plano de longo prazo você fez o plano para esse ano Mas já tem que pensar o Paola que veio eu vou precisar comprar isso para poder usar o recurso ou antes de comprar um computador é preciso colocar wi-fi na escola então eu tenho que olhar para a estrutura que tem na escola antes de fazer o passe eu olha para estrutura e vejo a Eu tenho um roteador eu tenho wi-fi eu já tenho ponto de jeito cadeado em todas as salas de aula Beleza agora eu posso comprar um notebook projeto comprar um notebook você não vai ter onde a conectar exportador para poder usar internet onde eu vou usar o notebook à pousar na sala mesmo como é que eu vou usar Nossa você não tem wi-fi na sala você não tem um ponto de rede cabeada na sala então o passo ele tem que ser pensado a longo prazo então ao eu preciso de um notebook triste e como é que eu vou sair eu vou sair de conectado offline Ok beleza do plano vou usar offline para se eu quero sair online eu preciso primeiro pensar na estrutura para depois comprar um notebook eu perder eu coloco o ponto de wi-fi na escola para que eu coloco pontos de rede cabeada na escola e no ano seguinte eu compro notebook Classe A planejamento planejamento e gestão gestão dos recursos e sabe que o recurso é limitado ele não é um grande recurso é um recurso que faz diferença no longo prazo ele não faz diferença no curto prazo Então você tem que pensar que por exemplo vou precisar aquelas redes que estão com o recurso desde 2017/2018 ali né parado na conta Tem gente que tá dinheiro guardado na conta lá falei sobre que começou mandar um os principais escola aí cobrando o dinheiro parado tá dinheiro parado na conta que não tá sendo usado já tá indo ofício para escola daqui a pouco eu compartilho no grupo dos coordenadores aí memo que a gente está recebendo aqui os alegres para que vocês disparem eles estão recebendo ele não é só duplicação fritada de todos os dinheiros de todos e é tudo tem uma parada no corpo hoje eu tava olhando aí uma escola específica com 35 reparado na cor 3523 2018 deixa 2018 35.000 mais parado na conta e o diretor ainda não com as coisas terreno lá na conta dela né não tinha 31 de Maio ainda tava na conta da escola r$ 35 que ela recebeu em 2018/2019 até agora tirou foi gasto então assim a gente não é pouca coisa não né então se você parar para pensar que todo ano ela recebeu um determinado o valor não só no pdf Create do nosso apresentaram essas ter mais o quanto de coisa ela poderia ter feito ao longo desses anos se ela pensar que o ano que vem ela vai receber de novo dia então é a é 2451 é o menor valor dessa super tá doidinho para ser 50 esse ano que vem tem mais 2451 No outro ano mais de dois mil para 51 agora é lei pessoal eu tô doando tanto os 2451 esse ano que vem mais uma 51 no outro nós dois ir já virou 6.000 né fase 7200 então em três anos você tem 7200 sai para caçar pensa em longo prazo você fazer o passe não pensa só no dinheiro que tá lá dizendo que vai cair esse ano na conta a Então pensa o papo é que você pensado no planejamento de médio e longo prazo por isso que não pode ser feito sozinho pelo diretor ele precisa se conversar né pessoal tá perguntando onde coloca o GT do plano ele não eu não eu não eu não encontrei esse essa pergunta no questionário tá pessoal o diagnóstico não encontrei esse GTA que tu só tá falando eu acho que é lá no gueto téchiné que pede para montar esse grupo de trabalho mas não tem que registrar esse grupo de trabalho Pessoal esse é um grupo de trabalho interno da escola a gestão da escola diretora ele não é a tal da gestão democrática né a gente coisa fala na escola que tem que a gente todo o plástico aqui tem que ter uma equipe que gera escola não com o diretor diretor só assina ele traz as metas mas não é ele que dirige a escola tem que ser um grupo de trabalho então isso vale porque tu tá aqui lá também que quer pedir para vocês tá não tem que ter várias pessoas para decidir se futuro do paf Como que você gasta esses recursos normalmente o correto seria chamar o conselho escolar vocês colar que é o gestor da escola é isso Léo é o cara que manda né A escola é o processo escolar escola esse conselho escolar tem que participar das decisões colocasse o recurso da escola ao diretor que decide por conta própria né então é isso que vocês têm que é e Alice tá falando aí nos dados da unidade lá em outro momento não é que no diagnóstico você vai fazer o registro diz né então no diagnóstico não tem GT para ser registrado o registro é feito em outro lugar tá bom não tem nada a ver com o diagnóstico aqui beleza próxima pergunta João tem mais algumas não vou mais ficar daqui vou ensinar para aqui senão vou ficar a manhã toda aqui contigo essas conversas o celular elas são fantásticas Porque podemos tratando de uma questão muito básica aqui para alguns articuladores enquanto que para outra ela é crucial né então eu já puxei aqui questões paralelas ao diagnóstico porque eu tenho certeza que muitas pessoas estão se questionando a respeito dessa desses assuntos né eu gosto muito desses momentos eu acho que a gente pode enviar 50 tutoriais nos municípios mas essa conversa esse ideal a chamar é fundamental porque a gente consegue fazer uma troca bacana a respeito de educação conectada que não é uma iniciativa que é operacionalizado de uma forma simples ela tem várias ações em paralelo que precisam estar em harmonia em consonância aqui o programa aconteça de forma esperada né nas redes em cima então eu me despeço por aqui abre espaço para os demais colegas e e seguimos a conexão um bom trabalho muito bom ano letivo a todos Beleza daqui a pouco de volta pra galera Ok vamos aqui ó O alho vamo trocar umas figurinhas aqui Maia Quais são as suas dúvidas aí em Santa Catarina ó aqui a gente teve bastante é questões ela realmente relativas a instabilidade do sistema né É porque o pessoal não tava conseguindo acessar também é aqui também inclusive em Blumenau a gente também teve essa dificuldade é mas sempre tentando orientar também na questão de que não tinha realmente o MEC estava fazendo essa mudança de sistema gente mandou ele virou e-mail ali nos canais do MEC também nossa é pessoa responsável pelo PDB aqui né ela relatou que Eles responderam que eles estavam fazendo a troca do sistema então tentou orientar dessa forma e até o complementando ali que também surgiu a dúvida ali e a no chat agora também é teve a questão ali do se pode comprar a questão de notebook se pode comprar o outro recurso recurso troca né pode inclusive usar a ver a gente aqui também orientou os nossos gestores a questão de poder usar também outras outros recursos que sejam capital ligá-los pdd emergencial essas outras questões que tenha do PDI é mesmo pode estar utilizando falasse ali do recurso Parado né então você vai esat minha a gente tinha aqui também escolas com alguns recursos parados aí e é utilizado também na compra do próprio notebook que a gente sem programado aqui então é a grande importância que falasse ele também da questão do plano de ação né aquele plano de inovação porque é um planejamento a longo prazo como falasse desse recurso e também evitar esse ano a gente praticamente coco ele não completo mas eu acho que é importante a gente tá frisando isso porque tem um plano de um plano de inovação um plano a longo prazo a gente não consegue Executar a gente vai fazer em etapa tô fazendo com fácil vou comprar um notebook sem ter uma internet de qualidade no wi-fi de qualidade dentro da unidade fica complicado né e não eu achei um e esse você falou do do remanejamento dos recursos inclusive foi amparado por uma resolução do ano passado acho que a resolução 14 ou 15 do FNDE a do ano passado não para o repasse dos recursos de outros programas extintos por exemplo como o mais alfabetização que não tem várias e outros programas anteriores dentro dos limites de custeio e capital você pode estar usando eles dentro do mercado dentro do Poder básico se você pode estar remanejando esses recursos então problemas que não existem mais o recurso pode ser remanejado dentro dos problemas existentes atualmente de com base na resolução 14 ou 15 do ano passado na todos e dei uma pesquisada nas duas resolução 14 resolução 15 o FMI deve ano passado fala sobre o a reprogramação dos alvos e o reaproveitamento de recursos de problemas que não existem mais ler inclusive deve ter uma live lá no site dessa ideia que eles explicam o que pode o que não pode com esse recurso ver quais são elas as áreas que você pode usar os recursos recomendo que dei uma pesquisada a publicação dessas resoluções que podem parar vocês legalmente no no processo de migração EA questão de aquisição né no caso de educação conectada o objeto do programa é infraestrutura de conectividade então eu recebo muita pergunta se após comprar uma impressora Perguntinha básica é impressora é dispositivos de conectividade não né Ela é um dispositivo de impressão física então não tem nada a ver com conectividade ela vai imprimir no papel o que você tem na tela do computador não é coletividade tava lá não é parte do objeto do programa especial conectada eu posso usar o recurso de outro programa para comprar posso vai ver gerencial acho que não tinha restrição com a Talita porque tinha questão de mandar atividades impressas em casa você podia justificar obra impressora para mandar atividade impressa é moto faz parte do processo é o tanto de outros programas você tem recurso você pode usar para comprar impressora mais duas pessoas conectadas não pode outra pergunta que me falam é a posso comprar um PC desktop não está prevista no Programa essa opção de PC desktop pode comprar não notebook laptop é chromebook dispositivos móveis tablet você pode comprar com recurso programa mas não pode comprar equipamentos que não sejam móveis e a ideia é melhor levar à coletividade para todos os amigos da escola desse desktop não leva coletividade para outros ambientes leva só para alugar nos empresta lado então ele não pode ser comprada no programa dele então esse remanejamento dos recursos de aplicação dos recursos pode é e nem me perguntou a eu planejei comprar um roteador mas a prefeitura comprou então eu não preciso mais comprar isso acontece primeiro porque o passo ele não conversou com a secretaria eu não vou ver Socorro planejamento da secretaria Às vezes a secretaria está tramitando alto as peças de aquisição de roteador acabamento tudo está tramitando no Congresso interno da secretaria escola não sabe e vice-versa né E aí a escola vai queria comprar o mesmo que você queira está comprando então por isso que essa conversa entre o que A secretaria está planejando Esse é o papel articulador pessoa Esse é o papel de articulador articular né conversaria Victor informática da secretaria de educação e perguntar que que estão comprando e lá na escola e falou que vocês tão planejando comprar né E aí conversar as duas coisas Opa secretaria tá aqui com o processo de coco para Jet roteador então eu não preciso comprar roteador a secretaria tá comprando suíte então não se compara suíte a secretaria a suíte mas não tem planejamento de fazer o clareamento Então vamos lá o dinheiro que eu só clicar para fazer o cabeamento essa conversa e do que a escola tá planejando e o que secretaria planeja É para quando a gente for fazer aí tem uma pergunta que apareceu no grupo Alice masculador tem bolsa pessoal teve uma bolsa em 2017 dezembro 2017 a Março 2018 o articulador fazer um curso não era para ser articulador era para fazer um curso ele ganhava uma bolsa de 300 reais três parcelas 900reais forças para fazer o curso para ser o articulador era um incentivo para ele se capacitar e ser o articulador Municipal que aconteceu foi que muita gente fez o curso foi embora né fez o curso recebeu as três bolsa e foi embora deixou de articulador E aí que aconteceu né a Quem ficou no lugar dele você até para nós conversar então isso é um problema Esse problema tem que ter bolsa que se eu tivesse bolsa quem fosse para ser titular do problema não que é você eu quero ganhar bolsa eu tenho que tá lá porque ele quer ser o articulador do programa ele tem que fazer essa articulação e ele vai permanecer depois e para receber bolsa tinha que ser professor então aconteceu muitos casos articuladores e diretor de uma escola professor efetivo exercício né tem que ser concursado com o professor e muita gente levou aí tem que tá na escola não efetivo exercício é passou no concurso a surgir concurso efetivo exercício também pode ser desde que estivesse concursado podia ter a secretaria por exemplo que era uma outra questão mas muita gente que cuida da parte da vida você também não é professor eu era conquistado como instrutor de informática eu não entendo que a bolsa por exemplo se eu fosse articuladora de Cascavel na época que eu tava o Luis é boneca mundo aqui o Marcelo que é o articulador que Cascavel não é professor e assistir vocês terceiro não é a bolsa O que é o aprender não paga se não é professor então É mas eles são acho que os dois aí estão lá há anos no programa e tocando essas políticas relacionadas à tecnologia então é a gente precisa ter mais proximidade entre o articulador e os e o que essa caneta planejando tem que ter essa conversa para que seja efetivo lá na na escola a execução da ação Então esse planejamento é o problema tá É isso aí de leite até que no começo receber o bolso e tá E no programa ainda na igreja e as esse tipo de embora ia como Tais falando né jucemar É É importância dessa comunicação é eu vejo assim também dúvidas em relação à questão da compra do equipamento como falasse aí é existe também a possibilidade da compra de equipamentos via internet também é a gente não tinha esse esse critério e hoje a gente pode sim fazer e equipamentos via Madel outra empresa aí online né então a gente tem como vou fazer essa aquisição e muitas vezes produtos sai muito pelo valor muito mais acessível e bem Com licença vem licenciado na verdade muitas vezes você compra uma loja que é de informar que tem esse que não não tem aderência então na instalada né instalar é assim até até só respondendo uma pergunta a ele que tá no chata ele já vou me antecipar e que acabasse de falar também a questão do sistema eu acho que é partir de segunda-feira pelo teu comentário antes ali né eles vão fazer a mudança e de segunda deve estar excitada né Gente esperando aqui se Deus quiser vamos torcer para que o novo servidor de licor um recado só que assim pessoal é batata chegou época quando tá chegando na última suas últimas semanas você mas também que dão sobrecarga e não há como eles anteciparam ele tá pessoal porque porque o programa fica às vezes eu vou pensar que essa ação presente tá em 74 e agora tá chegando depois da metade ele ok segunda-feira Começou a sair estabilidade essa instabilidade na sexta-feira já tinha começado né No dia treze ele começou a sair estabilidade vai chegando perto do sinal das funções do programa começa a aumentar essa estabilidade do da coisa né E aí é é um problema sério então sempre evitem ao máximo procure fazer logo nos primeiros dias e porque quando começa a avançar no processo começa a ficar lento negócio e até trabalhei e não a servidor que aguente pessoal nós estamos falando de 134 mil escolas que vão acessar e fazer os elas estão 134 mil acessos simultâneos se você pensar que todo mundo resolveu fazer o mesmo tempo né não abro o servidor que aguente ah não ah servidor de água ele tenho que gastar uma fortuna com o servidor que no dia a dia não seria gasto então assim não tem como eles colocarem o servidor que aguente 101 em simultâneo se no dia a dia são cinco é um desperdício de dinheiro público eles não podem fazer isso né Ele é o Mário aí por exemplo o setor dele lá colocar na prefeitura ou datacenter que suportasse toda a população de Blumenau de uma vez só a sessão então assim não vai ter sucesso no dia de vão ter Picos e esses Picos não tem estabilidade não tem o que fazer quanto a isso tá porque porque ele vai dimensionar o servidor para o regular para aquilo que é do dia a dia e aí de repente tem aquele pico de acesso de gente que faz atrasado gente que acessa em cima da hora né deixa para fazer no último minuto aí tem vários programas não é só nós que tá com uma ação aí você tem que ter né Líder que tem ação lá dentro do programa tem outros programas que também tem ação dentro do programa e tem alqueires Picos e aqueles momentos em que vai ter muito sucesso então eles essa migração de sistema vai melhorar vai mas sem por cento eu nunca vai saber por centro tá porque porque vai ter Picos Então a gente tem que procurar evitar tá tendo alteração simultânea segura um pouquinho e deixa um pouquinho para frente não tá tendo atração para diretor de escola fazer beleza vamos colocar o pai fazer aqui então a gente tem que também tem uma uma análise de tudo que tá acontecendo né muitas vezes as pessoas que é só naquele que ela tem que fazer naquela hora mas com a hora que tá tendo outras ações simultâneas estão acontecendo simultaneamente é o que também vão ter mandado o mesmo sistema operativo é um só né é um só tudo que for relacionado à escola que conversa ideia vai passar pelo caderno interativo tudo que envolver a escola fazer a seleção vai passar pelo antigo se tiver acontecendo muito pelas ações simultâneas vamos começar esse problema é comum a gente vai procurar um pedaço também né amor tem a sua internet tem a quantidade de memória do seu por tah às vezes deputada tem pouca memória RAM e aí também faça desempenho do site algumas vezes não é nem o site o acesso a ele então tem entre fatores que podem conectado tem várias vezes a pessoa fala assim ah eu não tô acessando poder interativa aí eu venho aqui acesso de primeira porque né A minha máquina tem 16 megas de memória o link de internet 200mb de fibra aqui então assim não tem esse problema na minha máquina Raramente eu não consigo acessar Harley eu não consigo acessar por quê Porque eu tempo de processamento na minha máquina mais rápido isso influencia muito sucesso de qualquer site lá de copias e essa questão de múltiplos acessos simultâneos aí da mesma rede por exemplo E aí você tem uma particularidade que vem bem interessante que é os centralizadores a prefeitura tem um data center central e todas as escolas passam por esse data center é todas essas escolas processando mesmo site o mesmo dele o Gabriel também vai dar vai dar gargalo mais nada então assim é tem em outras coisas que não é o site do FNDE tem culpa né então tem em outras coisas que podem influenciar esse gargalo a gente funil né é que a escola todo mundo passa pelos servidores central da prefeitura para depois e acessar a internet esse fica na internet depois vai para a Extranet para internet é um gargalo que a gente tem problemas Principalmente quando necessário simultâneo primeiro todo mundo vai sair do mesmo IP Oi tudo bom como é que tá aí do evento data center né se não tiver muito se peso lá se não tiver muitas portas é vai todo mundo do mesmo jeito aí ficou site vai fazer mas bloqueado que acha que ataque múltiplos ataques múltiplos acessos simultâneos em um mesmo deles física o serviço dele é suficiente ao servidor Então você tem um funil que todo mundo acessa por aquele endereço aí você tem 50 escola acessando o mesmo site ao mesmo tempo ali ó do funciona isso a gente tinha problema no laboratório do Paulinho já vai internet do pdl é todas eram uniqp você tinha 20 computadores na sala todos os alunos estavam mesmo site de joguinho cinco entrada e o resto não será muito comum tá Porque alguns processos internos era bloqueado Então isso é uma característica técnica de como funciona internet então se você tem 60 escolas da rede no bote a 60 para fazer alguém no tempo tá pessoal Bota umas ficou hoje umas cinco amanhã não todo mundo ao mesmo tempo faça uma escala aí para acessar esse tipo de site precisa evitam pro e todo mundo tentar fazer o mesmo dia ao mesma hora tu vai todo mundo fazer na segunda de manhã vai dar ver ó a probabilidade da problema é que a gente tem que entender como a tecnologia funciona para que a gente possa usar ela nossa favor e não poupe gente até tava estável durante o no horário normal comercial eu tentei acessar a noite tava tranquilo assim que sistema Então depende o horário que acessar ele vai vai ter muito gargalo mesmo como colocar aqui em cima cliente beleza antes de eu passar para ver se ele tem alguma dúvida e depois eu vou beijar Estadual que daqui a pouco você volta tá joia Um abraço um abraço tchau Oi Luis Bora lá Quais são as dúvidas do Paraná e nós tá por aí ou tá no chat tava dando uma olhadinha no chat aqui Valeu alguns questionamentos e só perguntou bastante sobre o pdf né com passo a passo eu ganhei algumas vezes o meu nome é o o link daquele que você mandou para nós mas ele é almocei no documento assim ele tá ele tá bem simples na verdade só imagens de cada um print da tela estão frente do questionário preço exatamente a equipe de gestão aqui de Cascavel elaborou também um passo a passo material assim colocando cada um dos das Telas né e não é não é uma coisa curta né uma coisa pequena seu mais de cem Passos até concluir todo esse esse diagnóstico e essa questão que me levantaram muitos municípios e não fazer isso tudo de uma vez ou tem a possibilidade de fazer por partes e salvando E conforme for por tem o tempo respondeu o restante que que orientei imagina que como na botão para salvar e se você salvar essa de novo você vai perceber que tá salva as respostas se colocou então vocês podem orientar aqueles podem fazer e momentos separados mas ter esse material irmão vai ajudar muito então reunir conselho escolar reunir os membros da escola analisar esse documento antes dessas o sistema é indicado porque ele é longo né são muitas pessoas somente o criador sozinho não vai conseguir responder dizer antes de minha voz ele tem que os pés que abrange a escola inteira não é só a parte da da educação conectado E aí eu separar sobre Os questionamentos que surgiram para mim alguns deles eu até queria compartilhar com você nesses últimos dias depois que nós voltamos do evento da santa é mais questionamentos ainda mas eu fiz uma relação aqui para fazer passar por todos eles Depois eu deixo você responder eu acho que sim funciona melhor é o maior que parece aqui é quem deve responder diagnóstico né Eu oriento sempre gente quem vai responder Onde é que o dele nosso com todas as unidades escolares aí funcionamento mas que não tem o ex e as que são pequenas demais e as que não gerem o próprio recurso essas escolas também aparece lá no pedr LT Imagino que todas elas vão responder por que como vai ser base para as próximas ações né os meus repasses ele e poderia vão responder mas você pode dar uma resposta melhor para nossa outra questão que apareceu muita distorção idade-série que você já também perguntaram já responderam e outra questão parece muito sobre Quais verbas devem ser informadas então assim que achava que eu tenho que colocar as áreas de 2021/2022 quais são as verbas que eu devo colocar lá dentro até e agora sabe muitas distância isso né na parte acompanhamento dos gastos com as verbas do pdde na escola recebeu em frente à unidade 21 vai relatar sua mente educação conectada tem que colocar os outros recursos também então a dúvida ele é justamente sobre isso outra que aparece muita porque os dados que aparecem lá são baseados no senso de 2021 Então as informações sobre matrícula sobre os alunos sobre a quantidade de turmas é referente ao homem 2021 né então ele ficou nessa lugar tem que mudar curricular ela com segunda a gente não vai conseguir mudar mesmo os dados que estão preenchidos lá são baseados 2021 alguns Campos não dá opção para você mudar não tem como fazer essa alcança é sobre a resolução que você falou que não sabia se era 1415 é resolução nº 14 ele conseguiram uma live que a Ana fez e ela comentou sobre as resolução E aí choveu também de perguntas para mim depois a sua Live é a relação do 14 de 14 16 de setembro de 2020 um e fala sobre a repactuação dos Salmos essa essa resolução ela fala sobre os aos recursos de contas de recursos que foram excluídos na verdade para outras finalidades e um desses nacionalidades e Abra a conectividade Mas tem várias outras Então não é só pegar tudo um salto que sobrou usar a educação conectada só para conectividade e possui se expor o nessa opção ela dá um encaminhamento para vários outros outros passos que é uma retomada das atividades presenciais e dá para fazer avaliação de Diagnósticos é para impressão de documentos é para compra de materiais e também para conectividade Oi e aí Alana diz sobre uma área de modelo como que eu faço para alterar quando eu quero tirar de uma categoria E colocar em outra E aí a dúvida é muito grande as nossas orientações sempre foram se você planejou encostei em você gasta custeio se você planejar um capital você gasta na capital e nessa Live ela tá entender que as categorias também podem ser alteradas então se você puder nos parecer Submisso se pode pela sua operação não eu ligo momento eu não fico aprender isso pela própria resolução tá uma outra dúvida que aparece aqui é sobre escola é municípios inteiros Na verdade tô com um problema para abrir pedem interativo não é a questão da lentidão agora mas ao acessar com os origem diretoras ou secretário de educação ele abre no módulo antigo não aparece o novo PDF não aparece para a maioria das pessoas eu tentei tratar com vários vários órgãos diferentes como resolver esse problema abrindo chamados do 0800 também não consegui resolver então eu atendi municípios que estão sem conseguir fazer isso por não conseguir atualizar os dados das diretoras que entraram agora das notas das novas diretoras ou conquistar que digestão para mudar secretário também não consegue acesso e aparece um módulo de 2013 e eu tentei acessar com essa cena não consigo resolver também tá e eu acho que a última questão que aparece para mim talvez uma forma de pagamento e nos questionamentos que Clara se vai abrir por Pixel poder pagar de outra forma porque hoje em dia é só cheque Então eu acho que ele não é uma coisa geral não é hoje em dia só cheque para todo mundo que tem municípios que já pago de outras maneiras Então esta forma do pagamento eu compreendo que o MEC disponibiliza várias formas de pagamento Se você olhar a lei maior para lá várias formas de pagamento Mas cada município vai ficar com o pagamento que vai autorizar então eu Oriente que disse entre em contato com a Secretaria de Educação do município de vocês com a parte de posição de pontos e veja Qual é a forma eu sei o município vai fazer pressão de contas é o que é a primeira etapa da pensão de contas é para o município de vocês então cada escola para essa conta pessoas secretaria e é Secretaria que devem estar ao a forma de pagamento correto Mas você também me chamar pode não dá um auxílio aparecimento melhor sobre a forma de planta dois Beleza então vamos lá é até o momento todas as ações que eu tenho participado a regra sobre essa questão do remanejamento do recurso ex they went and let us Take a capital permanecem capital agora agora a situações extremas em que você precisa fazer essa reprogramação tá é de custeio para a capital e de capital para Costeiro é o pedido é permitido você precisa ter uma documentação você vai enviar essa documentação você vai fazer uma ata você vai fazer um registro você vai explicar justificar vai documentar todo o porquê dessa mudança E aí você vai submeter isso a ao setor de prestação de contas da sua secretaria tá quem aprova a primeira prestação de contas em aprova prestação de contas do pdde é a própria secretaria e aí entra essa questão da forma de pagamento as formas de pagamento previstas no programa são algumas entre elas que cartão de débito pagamento online hoje já é permitido inclusive fazer a Bankai o programa permite agora na na hora de fazer a prestação de contas por seu município seu município tem que ter lá nas regras de pagamento do município dos recursos do município essas opções de pagamento Tá então o que atrapalha Isso vai trazer estaduais também tá a rede estadual ou o governo a legislações estaduais o Tribunal de Contas do Estado tem as suas regras de pagamento de forma de pagamento que eles aceitam para as prestações de contas então estas regras elas são locais e elas podem ser mais restritiva que aquela que o MEC prever o programa autoriza Todas aquelas formas de prestação de pagamento que estão lá na resolução ele autoriza tá na resolução 10 15 serão obrigando a 14 trata dessa questão da reprogramação e a 15 trata das formas de pagamento inclusive pics Tá previsto a a forma de pagamento pics Tá mas é o município pode ter regras mais restritivas então tem legislações locais daqui alterar as regras dentro do próprio município e isso não é o wi-fi né que vai fazer a própria rede de ensino na própria Secretaria de Educação que vai e lá no setor jurídico raio justificar isso vai colocar aqui ó resolução autoriza a esse daqui vocês não Tô liso aí eles vão para Oi Maria uma revolução dentro do próprio município para as prestações de contas vai ter que ser feito uma documentação local autorizando ou não as formas previstas lá no né que o que o município não pode fazer é criar novas formas de pagamento além daquelas previstas no pdf ele não pode criar uma forma de pagamento que não esteja prevista no programa mas ele pode se limitar àquelas que ele quer então preparar ele só quer moleque vai ser cheque acabou é o município que define isso não é o fml tá então ou é ferida é autoriza várias formas de prestação de contas do município pode ter regras próprias para isso agora o que a diretora essas escolas podem fazer nesses casos e a Secretaria de Habitação é aí no setor de Finanças da prefeitura no setor lá que cuida da parte financeira e explica a hora hoje em dia já é permitido sapix prazer porque pelo Dr e não vai ser irregular E aí a esse setor departamento vai justificar E aí das alterações legais necessários para que ele possa aprovar as contas com base nas regras que na realidade sobre a pessoa O problema é que o referido a atualizou as regras dele na metade do ano passado e o município ainda nem tiveram tempo de regulamentares localmente então eles ainda estão seguindo as regras que eles têm tá então é sério quinta não é 2021 tá Jéssica a2021 essa resolução 15 então por isso que muitos municípios ainda não tem aprovação dessas resoluções tá o ignis é que eu saiba é o gerente que determina Isto é o gerente que não quer fazer Pelo que eu saiba pagando essa ideia já tá liberado eu conheço um monte de escola que tem cartão acabou tá então se não se a regra posto do FNDE é tem gente que não tenha feito então o gerente da conta é que pode ou não liberar os cartões das contas beleza é o gerente que faz isso não é o Wesley eu acho que ele já liberou tá tem várias coisas que estão liberadas para o pagamento aqui pressionar o dinheiro aí na conta lá e com relação à ao gasto né do recurso esse é quem tem recurso parado na conta da UFPE em a pessoal o máximo Tá deixar dinheiro parado na conta e certo se for planejado então por exemplo tem gente que tem lá que então que sobrou o ano passado na conta e quer juntar por deste ano para comprar um equipamento melhor comprar um notebook por exemplo a juntar como sobrou do ano passado conhecendo beleza mas não de 34 anos dinheiro parado parado na conta bancária da escola tá porque o FMI é desses programas tirando o perder básico os outros programas do FNDE pode solicitar o retorno do recurso de ofício ele bate o Ofício o banco devolve o dinheiro para conta da série Acabou já era tá então você tem que tomar cuidado com isso não deixe dinheiro parado nas contas vai ser né não tem feito isso ainda mais experiências paneleiros não tem feito isso mas você pode fazer então já com uma questão se você deixar dinheiro parado nessas contas ele pode pegar de volta então não deixe muito tempo dinheiro parado na conta esperando né não sei o quê não sei o quê alguns casos assim a planeja vitória nós não gastamos o recurso porque eu vou juntar esse aqui então que sobrou aqui capital com o recurso capital de 2022 e comprar um notebook porque não dá para comprar com que então eu não tenho outra fonte Então ele pode tá usando nessa forma Beleza então trazer é essa alternativa a Flávia ele perguntou uma coisa bem interessante né que é o que é o consórcio de um ex não era não é um consórcio de um ex ao ex vai ser uma só vai ser um consórcio de escolas para criar uma Alex tá Flávia Então você pega Várias escolas pequenininhas com elas que não tem como criar sua própria o ex muitas vezes por falta de pessoas para gerir né É questão legal vara de presidente e toda aquela diretoria tesoureiro para você não tem gente suficiente para montar um ex Às vezes o diretor é o professor que a coordenadora pedagógica da escola né então você tem três pessoas em uma como é que ela vai ser tudo isso na escola e o diretor não pode ser o presidente da uex né ele assina lá o cheque junto com o tesoureiro junto com presidente mas ele não é o presidente então é essa estas destas essas informações né ela precisão é essas escolas precisam se juntar duas três quatro cinco escolas pequenininhas e criar amoex o sociais tá bom fumar mais uma mais uma coisa que criar aparecer você bem algumas alguns questionamentos também de espaço que está passando por reformas ou construção de novos prédios em alguns municípios E aí que você fala mas eu posso usar o dinheiro da pensão conectada vai contratar um serviço de internet o almoço prédio e na seja da minha escola e aí eu o orientei a seguinte maneira que se as escolas da mesma em outro prédio mas é nessa escola mesmo lexa mesmo né tudo a mesma coisa na escola vai ser transferida de prédio né Eu acho que não tem nenhum problema então orientei que que sim e aí eu gostaria que você falasse mais sobre esses itens quando as escolas passam por construções e mudam de local se tem algum problema esse recurso destinado a outra unidade porque apareceu muitos questionamentos sobre isso nos últimos dias é o a Alex a gestora ainda está associada ao mesmo endereço antigo vamos assim né está inativo prédio os alunos foram realocados para outra unidade então lá provisoriamente e depois eles vão voltar esse essa inatividade da escola não impede ela de um e no novo prédio mais estão Conta isso lembrar que quem vai prestar conta é o diretor da uex então se ele é o diretor do Alex ele é responsável por isso tá mas né justifique Hawking alta coloque é difícil sempre documentado por quê Porque o ano que vem pode ser outro diretor e ele pode perguntar onde foi gasto o dinheiro e aí você tem que ter isso registrado que você gastou lá com autorização do Conselho escolar com atualização dos gestores da unidade tá agora se a escola vai ser desativada definitivamente se precisa fazer a baixa dela Glicério a máscara Leite isso tá bom mas não há restrição quanto a esse uso no outro pede provisório alto tipo você tem que só lembrar de cuidar que quando os alunos podem voltar prédio anterior tem que trazer os recursos que foram instalados lá naquela auto escola você comprou o roteador para colocar lá sem trazer de volta para escola pode deixar lá no prédio da outra escola né então tem que ter esse planejamento aí de utilização do recurso Ele tem que voltar para a escola de origem dele ele vai ser associado a uma semana daquela escola deixa capital eles tentando patrimônio da escola então que ele está sendo usado está emprestado para outra unidade depois ele vai voltar para um detalhe dele tá bom ou mais receber outro isso opção aquele né então a Prefeitura vai faz uma aquisição e coloca no lugar tem problema não é uma restrição uma desde o recurso esmalte pra escola é de alguma forma né Beleza vou passar meio para que a obter mais adorei mas né É só uma questão que eu levantei ali apareceu eu comentei nos comentários aqui também no chat sobre o problema de não conseguir acessar o p&d da formato alisado ele aparece módulos relações e deixe na máquina cara noventa e nove porcento das vezes é que esta máquina é eu já tive você já pegou o CPF dessa diretora uma vez e simulou ele com a sua conta Luiza não eu já e quando o acesso no meu computador também aparece Alto do imóvel isso temos em vários computadores e as anônimas em várias outras formas você tem que tomar essa módulo ter tido no cadastro dessa pessoa porque às vezes ela tinha outro perfil e o perfil dela não foi atualizado esse é um problema então o perfil dela aí precisaria verificar qual que é o perfil que ela tá qualquer coisa aí pega um CPF aqui que eu já faço uma simulação manda no Whats ali perto de uma diretor de um secretário fazer Purificação o gestor de uma dessas vezes que eu vou fazer uma simulação aqui aí já faço o teste ao vivo aqui na vai começar o seu poder é deixar beleza é muito obrigado valeu é a sua vez agora meu anjo vou te chamar aqui só um pouquinho suas perguntas Valeu antes de mais muito aí muito muito interessante muito prático essas informações e como elas são colocadas de repente a situação de não poder acessar ou Direcionar para outra página eu já tive problemas aqui e logo que eu comecei no ano passado EA simples situação era que quando você buscar o endereço do PDF no Google por exemplo ele traz para https e o s que tinha ali direcionável para outra página eu te deixar só o http De repente pode ser alguma coisa assim não sei quando você falou daí do GT você tem a mesma equipe diretiva é direção vice equipe pedagógica isso aí o microfone está fechado e ele é preenchido é esse G ter é que assim vários momentos que falem GT grupo de trabalho e tal para elaboração do diagnóstico o grupo de trabalho é quem na escola vai montar o vai fazer o diagnóstico legal é que não seja só o diretor sozinho na escola um grupo de trabalho que vai pensar as inovações tecnológicas da escola não vale um passe isso vai colocar aqui nós tipo isso vale para todas as etapas do programa não sei o diretor sozinho da ideia dele tirar tudo e querer fazer acontecer na escola deve ter um grupo de trabalho para esses a gestão mais democrática a gestão democrática é o que Prefeito todos Além do que se pensa só da cabeça dele muitas vezes ele não tem a informação necessária o planejamento então ele não cara de quem concorda comigo como é que pensar o roteador para escola que não tinha também na campanha vai comprar que ele é pezinho básico que a gente tá acostumada comprar ele lá e comprar essa até r$ 80 eu comprar o roteador Zinho só quero precisa de uma ideia de alguém que pagar as orientações técnicas necessárias para ele fazer aquisição ou definir o que é prioridade né Tem diretor que vai colocar a mobilidade colocar o pai na secretaria mas que os professores podem ter prioridade de colocar na sala dos professores ou na do laboratório ou levar para toda a sala de aula então não tirar da cabeça de uma pessoa só isso é feita ser discutido no coletivo tem que ter um planejamento local Você pode ter só aquela ideia dele como uma das principais sim mas o ideal aqui também tenha outras ideias do processo O legal é outras situações que eu tenho aqui é mais alguma coisa que eu quero que gostaria que esclarecesse bem tivesse assim maior detalhamento possível quando você fala do dinheiro do tec porque no Paraná nós temos um programa edotec também que é mantido pela Governo do Estado então é muito fácil aqui as a as coordenações regionais de tecnologia na srts que nós temos em cada núcleo é entendam diferente de repente o edutec nacional com edutec Estadual então para evitar isso que você puder ter de material nesse sentido a gente vai agradecer muito e quanto mais esclarecido que a situação melhor Isso é uma outra situação que eu tenho é com relação ao preenchimento no diagnóstico o pessoal tá tendo dificuldades me passar algumas situações de erro no percentual de reprovação não quando esse percentual de reprovação está igual ao que é o a média o limite ali eu imagino que tenha ali no meio alguma coisa de arredondamento tá que não foi desprezado a não foi desprezado a as casas não foi arredondado exatamente só foi desprezado casas e quando isso acontece o valor que vem da da escola com o valor que está na média pode dar divergências e daí ele não permite Que preencha e não vai adiante não preencher então fica meio parado daí a situação tá outra situação que pode acontecer que eu já percebi que pessoal têm reclamado da escolas de que tem educação um minutos o que tem educação especial que tem educação infantil eu acho que ele tem algum problema com relação a prova Brasil se você tiver algum esclarecimento mas nesse sentido também eu acho que ajuda o e uma outra situação que eu penso pode ser bem útil e assim eu tô começando agora com essa ação Então eu não sei nada praticamente disso é tudo que tiver de contribuições vai ser muito útil pra gente tá mas seria interessante uma planilha com as escolas que já fizeram diagnóstico e por consequência que precisam ainda fazer que daí eu uso óculos não precisa ficar cobrando Fulano você não fez não mas eu já fiz né então se tiver quem já fez seria interessante brasileria essa essa questão da do relatório das coisas que já fizeram um diagnóstico já finalizaram a gente está cobrando a vida deles pega aqui eles vão criar um Estou criando não ser viável no pdf é aquele que chorar ocorrido em baixo lá que você marca e aparece a escola já fez ou não fez tem andamento ver se já reparou isso então eu como não estou combinam estou com o articulador ainda ali no sistema tá a realizado vai Estação Mas como tá travado nem o Gil está conseguindo fazer lá então eu não tô esperando até segunda-feira para ver como fica Beleza não tem o na nuca interativo para o gestor né pois Bru para que dirige a rede Tem uma função chamada questionada por vídeo é mostra o perfil track em andamento e já fez que ele fez vai ter algo semelhante para o programa tá sempre foi uma sugestão que a gente deu aí no passado e deve nessa atualização mas temos já deve vir com essa função aí para vocês filtrarem os gestores de cada rede vão poder acompanhar o quem já respondeu que não respondeu que a em andamento ainda não finalizou no próprio sistema mas aí vende bem seria bem importante que gerasse será se ver né do todo não ele era tudo todos os relatórios ali do módulo gestão escolar eles eram um XLS ou um csv para você aí você vai e baixa as escolas que estão pendentes logo tipo mas ele vai ser assim a gente vai ter esse relatório em breve aí a exposição de todo mundo para o seu acompanhamento do do programa com relação aos ao a questão de dos dados de Diagnóstico é estarem desatualizados ou falta de informação são escolas que muitas vezes não tinham não pega aluno suficiente participando da prova por exemplo problema opção pode acontecer então como ela não teve alunos para não tem nada do diagnóstico da rodada de avaliação dos alunos Então não vai ter números Então ela tem um pouco de dificuldade na hora de preencher os resultados e os dados ficam centralizados tão e não há muito o que fazer isso vai ter que Salvador gente falar não tem o que fazer porque ele não vai permitir que você Edite isso né manualmente Mas ele tem algumas coisas você consegue alterar lá vai ter que esperar a próxima prova para você ter resultados mais efetivos mais atualizados de o lote deixa eu ver aqui se eu esqueci de alguma perguntinha tua hora essas mais foi mais assim nessa aqui é mais dados né meu olho tá chegando agora no programa alta muito internas é essa essa situação do percentual de reprovação na hexagon Índia tá igual ali que o sistema não tá permitindo nem passar adiante e não tá permitindo preencher não tá permitindo alterar você consegue me mandar uma escola que daí eu vou simular depois aqui tem tenho que você ali no grupo uma mostra Que alguém também colocou a dele eu vou dar uma olhada com calma eu vou cobrar deles uma resposta a isso mais efetiva para ti tá é eu acredito que seja alguma outra informação que esteja faltando ó essa própria estabilidade do sistema é que tá bugando guardar na segunda-feira e a gente faz uma conferência E eu assumo ele novamente porque o que eles estão recebendo as perguntas repetitivas lá e às vezes eles já tão com essa no radar deles para solucionar mas eu vou esperar segunda-feira que eles vão fazer essa migração durante o fim de semana acredito que o sistema a doarem de amanhã é segunda né amanhã depois de segunda vai ficar tudo fora do ar para eles fazerem essa migração de dados aí e aí na segunda-feira as coisas voltam se Deus quiser já mas está bem melhor vamos puxar aqui aqui agora é só tirar o meu reino aqui pouquinho daqui a pouco você vai atender para dar conta do mundo ele é bom vamos ao chat aqui tá ah tá E aí Oi Ângela A Ângela tá perguntando aqui né colocando os pintinhos internet via satélite nós dois mil recursos para contratar apesar da internet ser muito ruim para esse ano isso ocorrerá novamente Ângela primeira pergunta você consegue contratar uma outra internet e É sim né a gente precisa dessa informação né tanto que foi enviado um formulário para as escolas preencherem aí como possibilidades de ampliação na internet então se vocês têm verifiquem aí com os grupos dos coordenadores e tal e tem uma listagem de escolas que tem questão de internet via satélite com possibilidade de ampliação de sinal e aí de um formulário para as escolas preencherem então fiquem atentos aí essa informação Tá bom mas quem tem satelital do programa não recebe não pode contratar outro internet por quê Porque o médico tá pagando uma internet já via programa bom então não tem como ele ele liberar dinheiro você pagar outra seria redundância dos recursos para o mesmo fim aí o Tribunal de Contas da união e a bater na tua porta aí é questionar você então melhor não tá então o dinheiro que vem dois que são conectadas não vai poder ser usado para pagar outra internet você já tem uma outra só clicar Beleza então Fique atento somente com relação à melhoria da sua internet se você perceber que ela não atende a necessidade você consegue contratar outra aí que tá porque você tem que ver se você consegue contratar outra internet se você conseguir contratar uma internet melhor do que a de satélite que está lá você vai solicitar o desligamento dessa internet essa teste foi pedir para tirar aí quando eles tiraram a internet essa Ted você vai receber o dinheiro e você vai contratar outra você vai ficar um período sem internet ele aparece em consideração tá bom ah não tem como eles mandarem o dinheiro você contratar sem tirar a outra tá porque eles estão pagando por ela então vou permite e fique com duas internet paga pela dessa fonte que é a única só clicar beleza vó a chover aqui uma outra perguntinha o exato aqui horário de funcionamento de uma escola também está errado e não podemos ajudar não não pode tem corrigir nos pés escolar não sei se escolar tem que ser feita a correção dos dados da escola para o próximo ano então os dados que estão hackeando seres de 2021 ou em alguns casos 2020 tá perdendo na escola só ficou Inativo ó contigo mas eu 2021 é quando vocês fizeram o senso agora você goste já fizeram é o senso 2021/2022 já foi feito 30 de Março normalmente né final de Março finaliza o senso tão daqui no próximo ano né mas se consolidado os dados até o final do ano ano que vem marcar lá os dados atualizados mas não tem como trocar mesmo porque foi informado nos fez é só o senso é algo que às vezes o pessoal não dá muito valor na hora de fazer preenche de qualquer jeito a parte de dados de infraestrutura tá e o diagnóstico ele vem para você corrigir algumas coisas algumas coisas ocorresse conseguir corrigir por exemplo quantitativo de coco o tipo de pouco de rei essas coisas você consegue corrigir mas os dados gerais do senso eles precisam ser mais atentos o diretor tem que ter mais atenção não fazer não é só dá de matrícula tem mais coisa lá dentro precisa ser cuidado na hora de preencher e muita gente que a gente vai almoçar avançando avançando coloca as matrículas acabou é isso né não tem mais coisas lá e tem que tomar muito cuidado no prefeito que às vezes precisa um pouquinho mais de atenção por parte da secretaria no acompanhamento do preenchimento do censo antes de finalizar ele porque tem dados que são importantes para o futuro da escola do planejamento da escola tá bom Oi Manuela medidor para alça teve tal Olha a informação mais recente que eu tenho é que o medidor já está ele pode ser instalado escola satelital também tá bom pode falar é partes ter algumas instabilidades corresponde falar sem problema tá bom hum hum não é isso mesmo Robert fez um pouco de mal para mim mas não foi aberto não foi a mudança de clima né eu sair lá do calor do sol em São Paulo tava meio quente e frio de chuva uma mistura de coisas lá e aí a minha garganta tá voltei meio gripado aqui mas não é com vídeo não graças a Deus a e aqui a Rodrigo Lima Quando vamos conseguir visualizar o valor dos recursos nas contas em tempo real temos o Pedro e a liberação empresa da informação em tempo real Rodrigo looks escola no aplicativo clique escola você consegue consultar o site no saldo do último dia útil do mês anterior então por exemplo se você acessar o aplicativo clique escola colocar o INEP da Escola lá você vai conseguir consultar o saldo da escola no dia Trinta de Maio na 31 de Maio trinta de Abril a último o saldo abril e no último dia útil de Maio vai estar lá o saldo quando você entrar em julho vai ter o saldo de Maio você consegue consultar o saldo no último dia útil do mês anterior então é quase em tempo real Tá bom então baixe o aplicativo clique escola nos para Android para iOS tem um aplicativos baixo salão e você consegue fazer em tempo quase real você não vai conseguir tempo real é porque porque depende da consolidação do você não tem acesso direto ao banco o banco informa com essa ideia no final do mês no último dia útil que os saldos de cada conta tá bom o saldo do dia a dia da escola só pra escola ver ferramentas próprias extratos bancários sigilo fiscal também na escola e a o ok Ivonete essa questão aqui da questão de usar a internet o recurso em outra escola pode ser usado você pode configurar pode melhorar a infraestrutura das do prédio que tá recebendo os seus alunos Sem problema tá bom lembrar só de prestar culto a prestação de contas é ser feita não queria saber o recurso tá então tem que só pegar isso e justificar gata nem coloquem a Registro está sendo usado no período de reformas e ampliação e tudo mais tá bom ó E aí não há questionamento das Finanças é por favor preencher eu não encontrei essa informação do formulário Mas se tiver é de tudo né todo recurso que tem recebido aí os saldos de 2021 é o ideal né O que tem sido investido nos últimos anos tá bom a fazer uma Live para gestores de escola podemos fazer tá assim que o sistema de uma estabilizada eu posso fazer meio que um um ao vivo aqui não é peço um autorização para algum diretor a gente vai fazendo Estadão sinaliza para depois ele preencher os dados dele a gente pode fazer assim é só vamos aguardar na próxima semana a estabilização do sistema E aí é Na outra semana a gente tenta fazer uma live passo a passo do questionar Tá bom eu não vou prometer na próxima semana que na próxima semana estarei aí em Minas Gerais no fórum da undime Belo Horizonte a semana toda né em evento lá estarei lá no fórum com a galera de Minas Então mas na outra semana vai ser possível então a gente pode estar planejando assim que o sistema de uma estabilizada fazer uma Live para diretores de escolas falando sobre o assunto e fazendo o passo a passo lá do questionário ou atualização de algum diretor Tá bom mas é possível sim o galã [Música] E aí Ah tá é a escola preencher o pacto quando encostou um saldo negativo isso aqui tava acontecendo Romana no campo de contratação de internet bastava excluir o item de contratação e passar novamente ele voltava ao normal ficava positivo considerado o melhor tanto né eu não pode ficar negativo mas é preciso verificar Eu precisaria do INEP dessa escola Romana se você puder aí mandar para o coordenador Estadual aí a gente tem que fazer uma verificação tá bom para ver porque que ele não não recebeu o recurso mas existem outros fatores da não é o passe que impede a receber os recursos se o passa a finalizado e foi para o f ele der para pagamento tem outros fatores que podem impedir o não recebimento do recurso que não necessariamente a questão do pátio tá bom deixa eu verificar aqui e aqui era Costeiro podemos juntar para celular se ele comprar notebook não Edileide gostei eu só pode ser usado para compra de materiais e insumos não é consumíveis é o notebook ele entra no bem de Capital eu só se for raiva de Capital trazendo pode juntar verba de custeio para comprar notebook tá bom e a chover aqui e essa questão dos preços da tecnologia né Isso é um problema tá mas não há previsão de aumento do valor para este ano ainda para o próximo talvez mais para este ano o valor será o mesmo do ano passado ainda bom talvez no próximo talento já Prevejo um valor um pouco maior Deixa eu ver aqui se tem mais álcool aqui a obrigação área de produção de internet não pessoal isso é uma coisa que eu volte mês por lá não mas é obrigada a contar não não é obrigada a contratar internet da escola já tiveram uma infraestrutura de internet não precisa contratar internet quando que ela precisa contratar internet quanto a internet que tem lá na escola não vai suficiente Tá mas eu recomendo sempre que você Invista na infraestrutura que é permanente então se você já tem uma internet melhor é infraestrutura interna porque porque não adianta nada você colocar na internet de um e tu né lá na escola se você não tiver uma infraestrutura interna que suporte essa internet então por exemplo roteador de baixa velocidade ele vai limitar wi-fi wi-fi é limitado pela cidade ela tem limite de velocidade acabou não tem o que fazer ela tem limite de velocidade então o ideal é cadeado cadeado é mais rápida do que with Prevejo sempre a melhoria da infraestrutura para depois colocar uma internet de uma velocidade maior Então não saia gastando contratar internet direto mas excesso pasta pessoal plano de aplicação financeira você tem que prever isso no plano Então você tem que prender a minha minha internet é de 50 megas Se eu colocar sem Mega a minha rede interna aguenta ela dá suporte para isso os meus computadores aqui consegue se conectar na internet de 100 mega bom saber que tem placa de rede mais velha de computador que não passa não chega eu passo ali sem a velocidade então deixa de se colocar 200 megas que a placa de rede que vai deixar passar o Switch que você tem na escola influência na velocidade da internet da escola se você tem um Switch muito antigo 10/100 exemplo é o limite de velocidade eles têm E aí se você tiver um 100/1000 aí vai melhorar você precisar ver a tua aí para estrutura interna ver se você não precisa melhorar a infraestrutura interna antes de investir numa numa internet mas potente tá então tem vários fatores além do da velocidade da internet que influenciam na velocidade da internet tá então você precisa estudar um pouquinho melhor procurar uma pessoa técnica que possa lhe orientar melhor sobre a sua infraestrutura que você tem hoje e se ela não precisa ser melhorada para que você tem na internet decente falando somente Tá bom então Esse é um dos fatores aí é é preciso trabalhar pô eu tô chegando aí acho que nós já estamos para uma hora e meia de Live aqui é bastante tempo eu sei que às perguntas vão ficando aí e vão surgindo né me deixa saber o número aqui que eu acho que fala é essa daqui é uma pergunta né escolas exclusivas de Educação Especial que possui o ex e atende alunos esta Esse é um caso muito interessante da e Dinara eu vou fazer mandar essa pergunta para o ministério educação para ver se é possível que eu saiba não Educação Especial ele não tá na modalidade normal não tá na educação na modalidade normal então ele não poderia receber o recurso de educação humanitária só as escolas regulares aí que poderia mas eu vou enviar essa pergunta aqui para o essa ideia para Mac para saber se e a gente tem uma resposta mais positiva é que sabe na próxima Live a gente já tem uma resposta sobre esses a pergunta para tia aqui tá bom vou deixar ela aqui no vídeo como esse vídeo fica gravado é ele vou dar uma olhada no vídeo depois para aguardar a tua pergunte aqui encaminha lá para a narrativa de mistério cação é deixa eu ver aqui se tem mais alguma perguntinha E aí [Música] E aí Bom dia G1 oi oi E aí E aí e olha só a é aquela tava olhando algumas perguntinhas se tem várias assim afirmações é da questão da forma de pagamento cartão débito papá tudo depende né E aí a Clarice trouxe até o esclarecimento né algumas alterações do próprio estatuto para que tivesse alteração da forma de pagamento tanto e ele formas pessoal por exemplo por quê que é cheque porque precisa duas assinaturas então para você pagar o cheque ele vai ter dois Campos lá vai assinar duas pessoas o tesoureiro ou presidente da PPS o diretor da Escola eles assinam conjuntamente o cheque não é uma assinatura individual Então qual que é a questão o cartão do banco é uma pessoa que aspirina quem tem o nome do cartão se ele está tudo tudo que criou a PPS diz que tem que ter duas assinaturas como é que ele vai liberar cartão Eu pensava comigo o problema então tem uma questão documental isso né ah é que nem fazer eu tenho duas empresas uma empresa eu sou sócio sozinho então eu sou o dono dela nessa empresa eu faço eu assinto a outra empresa tem mais dois fácil né dois sócios e esses dois só um deles assina junto comigo então nesta outra empresa eu tenho duas pessoas que têm que assinar tudo que a gente vai fazer com que envolva a empréstimo bancário Que boba nós dois temos que ensinar Então como nós dois temos que assinar é não não tem como ele ele apresenta eu não consigo cadastrar minha biometria para decidir certo as coisas aos dois tem que ir no banco para fazer Então essa é uma das restrições relacionadas ao tipo de Constituição da ps lá na forma com ela foi constituída se pedir duas assinaturas vai ter que ter que fechar aqui dentro da forma de pagamento bem bike lá ele vai permitir tá Por quê Por quê o que tem que assinar tá então é uma questão jurídica contábil que precisa ser organizada por isso que não perder básico é o diretor que assina a ele vai lá se ele pega o cartão e acabou quando é dois aí tudo isso tem algumas características aí que precisam ser pensadas para que é o recurso possa usar outras formas de pagamento né então tem ele fatores aí lembrar que muitas vezes estava associada só autorização sobre o único programa que autorizar o outro ele coisas que vão surgindo a conta bancária só uma conta bancária depois é uma segunda conta tem ele coisas que estão diferentes que precisam ser pensadas mas a gente tem casos de resistência ele que a escola tem cartão para cada um dos problemas eu já pensei se é isso já peguei na mão cartão do outro programa inclusive então se não é a que atua redes o teu gerente aí no tá liberado Às vezes uma coisa local é o prefeito é bom e tem algumas coisas que ela vai ser até mesmo mas que o gerente lá na frente consegue é subsidial diretor para para para funcionar né agora pagamento online e pagamento por Pixel foi contactado cheque nem eu uso mais tá muito tempo que eu não uso chefe então nem sei como é que funciona mas o chefe é parei de usar é muito tempo beleza bom eu gostei mais alguma pergunta recente a escola 25 ter o cartão de educação conectada não dá porque a conta não é de educação conectada viu escola então é o esqueçam conectado ele vem no PV de qualidade e nunca terá qualidade tem várias outros programas que vem dentro dessa mesma pulga então não poderia ser o cartão dou a educação conectada são vários programas o poder basico aprender a pouco só poderia básico do grupo perder a qualidade ele tem vários programinhas que tem a sua prestação de contas Independentes que tem várias coisas Independentes no processo só que o dinheiro tá tudo na mesma conta então por isso ele é um pouquinho mais burocrático com relação a forma de aplicação porque tem programa que tem que só pode pagar certas coisas têm os programas que podem pagar outras coisas e aí o gestor tem que ter mais atenção na hora de gastar esse recurso para não gastar tudo numa tudo de uma vez só numa ligação e que não é Alckmin programa prevê tá então por isso que não dá para ter o cartão né não conectado especificamente tá bom a beleza aqui as perguntas agora estão começando a se repetir então eu vou chamar os meus amigos aqui para gente fazer o encerramento e a Alice você tá com problema de acesso bloqueado Ok a fala que tá coordenadora Estadual aí que ele consegue desbloquear para você assim que o sistema funcionava na verdade que consegue desbloquear é o próprio gestor aí do pdde interativo Tá mas caso o gestor esteja com algum problema a gente pode tentar ajudar tá bom bom então chamar nossos amigos aqui o João Henrique ou João Sousa na João Henrique verdade eu tirei aqui é o Luiz bonadiman né o Mário e o Neuri né vamo Tá tchau tá todo mundo aí Mário Meyer Luiz e João encerrar o nosso papo de hoje aqui já vai para 1:43 de conversa eu acho que assistente por hoje depois ninguém vai aguentar assistir o vídeo inteiro depois dele então vou parar por aqui e aí a gente está aqui há uma semana ou duas a gente faz uma nova laje aí com um diagnóstico passo a passo para o processo é o pessoal tá pedindo o link do PDF ali eu vou colocar na descrição do vídeo no YouTube depois então é só acessar o YouTube depois eu coloco lá na descrição do vídeo o link do PDF para vocês beleza aí vocês podem estar baixando as perguntas ali é João que datam Tchau aí show perfeito essa semana agradecer a unidade por este diálogo sempre muito proveitoso como falei anteriormente e já sinto cheirinho de bastante trabalho para este ano é e estamos muito felizes de continuar na equipe da Coordenação Estadual do piec no Rio Grande do Sul agradeceram Jimmy pela oportunidade Um Time Rio Grande do Sul e undime Nacional nos colocarmos à disposição e desejar um excelente ano de trabalho a todos nós obrigado pela parceria Valeu Luis e eu também gostaria de agradecer a oportunidade o convite para participar dessa Live para esclarecer algumas dúvidas aqui do do Estado do Paraná né eu gostaria também de entender os meus agradecimentos aos demais a ouvir mais coordenadores né E sempre troca algumas informações gente sempre se ajuda e também e deixar a disposição para auxiliar qualquer um que precisar os links que me pediram também ali agora pouco coloquei o nos comentários então tem temos dois arquivos ele para disponibilizar já estão nos comentários nova colocar depois na descrição do vídeo e somente agradecer mesmo e desejar um bom pra todo mundo bom trabalho e queria tudo certo e Valeu meu rei que dá seu tchau aí para a gente canal valeu muito antes assim muita gratidão por pelas contribuições e todo mundo as perguntas que tanto o João quanto o Bismarck quiseram aí que com as suas experiências já na na prática foram muito produtivas para gente ter a informação precisa e estamos realmente ser dentro de muita informação e que o sistema volta a funcionar bem aí para poder funcionar valeu obrigado a todos e estamos aí a beleza Mário agradecer a todos né agradecer aí o senhor pela oportunidade e também sou novo na verdade lá aqui a frente do da Santa Catarina mais já era articulador anteriormente vou ajeitar participando desde 2000 bom e estamos à disposição aí eu acho que é um conjunto de temos que trabalhar em conjunto para dar tudo certo certo grande abraço a todos e Valeu Valeu galera Obrigadão pela parceria aí como sempre estamos à disposição de vocês precisando é só nos procurar o pessoal que tá aí no chat ainda mandando pergunte se pode nos preocupe que a gente sempre dá uma conferidinha depois e ver se faltou alguma para responder e repassamos as coordenadores estaduais a e os coordenadores estaduais são a ponte direta de vocês também sempre que vocês tiverem dúvidas e só encaminhar os coordenadores estaduais aí pelas ativamente a gente vai dando as respostas quando eles não souberem a resposta eles funcionam aí mas essa galera aí tá bem crack já é raramente eles precisam de ajuda já para responder porque a boa parte ele já estão escaldada né com muita pergunta que é é tão contamos tempo no programa né eu o João por exemplo então desde o início mesmo então desde até do estepe participando era coordenador Estadual do Paraná então a gente está desde o início do programa participando aí então a gente já tá Daí vamos assistir a legião e já diz assim uns probleminhas temas que dá um pau isso aí é coisa como um projeto Eu Sou acostumada quase todo mas estamos à disposição sempre que vocês precisarem precisando de ajuda nos ações sempre tá e a esperamos aqui na próxima semana o perdão interativo parede da tanto book vocês consigam finalizar o diagnóstico é E aí a gente pode está disponibilizando aí na criais complementares O que é o que cada um de vocês tiver precisando né para executar e as ações do programa Ney na isso efetivo tá bom Obrigadão era bom resto de semana aí para você e bom fim de semana e até a próxima tchau tchau até bom valeu tchau tchau

#Live #Piec #Diagnóstico #PIEC