Mesa Redonda – Pesquisa em Educação Especial em Mato Grosso do Sul

By | 05/05/2025



O I Encontro do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd Centro-Oeste e o II Encontro de Pesquisadores em Educação Especial de …

Mesa Redonda – Pesquisa em Educação Especial em Mato Grosso do Sul/a>

[Música] Boa tarde a todos e a todas que participam deste evento eu sou Bárbara Martins da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul uma mulher de pele clara cabelos castanhos Claros olhos castanhos uso óculos de correção com armação marrom estou usando um vestido pink e tenho o prazer de dar continuidade ao primeiro encontro do GT 15 da anped centroeste e o segundo Encontro de pesquisadores em Educação Especial de Mato Grosso do Sul com a atividade de encerramento a mesa redonda pesquisa em educação especial em Mato Grosso do Sul nós temos como convidadas as professoras Alexandra aia an da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Celi Correia Neres da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Marilda mora Garcia Bruno da universidade fal da Grande Dourados eu agradeço imensamente a participação das ilustres professoras o apoio técnico das intérpretes de libras Solange Jéssica e Adriana o apoio da Equipe técnica em especial Rafaela e Vitória e eu destaco que é uma honra participar deste encontro ao lado dessas pesquisadoras que tanto contribuem para pesquisa em Mato Grosso do Sul e em todo o país e inicialmente eu vou apresentar um breve resumo dos currículos das professoras bem a professora Alexandra ai anash possui pós-doutorado em educação especial no programa de pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos pós-doutorado em educação na universidade de Brasília com ênfase em Educação Especial doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo mestrado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul especialização em métodos e técnicas de ensino pela Universidade Católica Dom Bosco licenciatura em psicologia e graduação em psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem experiência na área de psicologia com ênfase em psicologia do ensino e da aprendizagem e avaliação psicológica atuando Principalmente nos seguintes temas Educação Especial deficiência intelectual educação psicologia e educação inclusiva implantou e coordenou a divisão de acessibilidade e ações afirmativas da pró-reitoria de extensão e assuntos estudantis da ufms no período de 2013 a 2016 coordenadora do programa de pósgraduação em psicologia da faculdade de ciências humanas da ufms de 2018 a 2022 e Presidente da Associação Brasileira de psicologia escolar e Educacional de 2018 a 2020 membro da Diretoria da Associação Brasileira de psicologia escolar e Educacional de 2020 a 2022 e 2022 a 2024 membro da comissão nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva coordena o grupo de pesquisa desenvolvimento humano e educação especial seja muito bem bem vinda professora Alexandra a professora Celi Correia Neres possui graduação em pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco graduação em psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco mestrado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul doutorado em educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Federal de Grosso do Sul Campus do Pantanal é conselheira do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul avaliador adoc do Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul conselheira do Conselho ensino pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente do mestrado em educação da mesma Universidade atuou por 8 anos como coordenadora de curso de graduação e pós-graduação lato senso foi diretora de campus universitário por 2 anos e coordenadora do mestrado profissional da uems durante 5 anos foi vice-reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul de 2019 a 2023 atualmente é presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul participa da rede estadual de pesquisa em educação especial do Mato Grosso do Sul e da rede internacional de pesquisa em currículo inclusão e educação escolar de países e regiões de língua portuguesa tem experiência na área da Educação e Psicologia atuando Principalmente nos seguintes temas Educação Especial currículo educação e diversidade é líder do grupo de pesquisa Educação Especial seja muito bem-vinda professora celil e a professora Marilda mora Garcia Bruno é professora aposentada da Universidade Federal da Grande Dourados docente do programa de pós-graduação em educação da faculdade de educação pesquisadora da linha ção e diversidade ex-líder do grupo de estudos e pesquisa em Educação Especial de 2006 a 2016 ex-diretora científica da Fundação de Apoio ao desenvolvimento do ensino Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul tem experiência na área de educação com ênfase em educação especial e inclusão escolar atuando principalmente no seguinte temas políticas públicas de inclusão políticas de Educação Especial políticas e práticas de formação de professores avaliação das necessidades específicas necessidades educacionais especiais educação precoce inclusão na educação básica e ensino superior interface educação especial e educação do campo e escolar indía para práticas de inclusão escolar possui graduação em pedagogia com habilitação em educação especial pela Universidade de São Paulo graduação em letras pela Universidade do Sagrado Coração especialização em intervenção precoce na Fundação oftalmológica de Bueno de Buenos Aires na Argentina mestrado no programa de educação da Universidade Católica Dom boso e doutorado em ensino da educação brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho seja muito bem-vinda professora Marilda quem eu convido para iniciar as apresentações de hoje boa tarde a todos e todas é um grande prazer estar com vocês eu agradeço imensamente ao a convite da comissão organizadora deste evento e para mim é muito bom rever as minhas amigas Alexandra e Celi é muito bom poder ouvi-las e estar com vocês eu sou uma Senhorinha de 71 anos eu costumo dizer jovem senhora eh satura mediana pele clara cabelos pretos e olhos pretos cabelo bem curtinho estou usando uma blusa eh com motivos geométricos em branco a blusa é verde com listas eh laranja estou usando brincos dourado e uma correntinha com coraçãozinho e pedras verdes bom estamos à disposição para conversar com vocês sobre as pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Grande Dourados e Agradeço aos meus colegas da UFGD que confiaram em mim Eh estar embora aposentada e estar falando sobre as pesquisas realizada na nossa universidade Obrigada eh eu gostaria antes de começar a falar de fazer algumas considerações sobre os principais da eh da pesquisa em Educação Especial pode passar o próximo slide por favor eh o conhecimento científico e tecnológico no nosso país é o principal fator para o desenvolvimento humano social e econômico e sabemos né a professora Mônica falou no primeiro dia que nos falta investimento e então o mundo evolui cientificamente por investimentos na pesquisa e na formação de pesquisadores e na nossa realidade brasileira as pesquisas estão 70% concentradas no Sudeste do país o centro-oeste é jovem ainda né em pesquisa nós vimos que Rio de Janeiro São Paulo Rio Grande do Sul tem bastante tempo de pesquisa né aí algumas universidades eh aproximadamente 50 70 anos de pesquisa e a a a nossa com mais experiência é o FMS a professora Alexandra já já estará nos contando né Essa esses desafios das pesquisas na ufms que é a pioneira no nosso estado e a importância da implantação de redes de pesquisa no centro-oeste né Eh ali a UFGD pode participar daquela grande rede de pesquisa né Nacional sobre o aee a UFGD u FMS e e a EMS e e também ainda os pesquisadores continuam trabalhando em rede isso é fundamental Não só para eh para compartilhar né as suas questões os seus problemas de pesquisa os seus resultados mas um trabalho conjunto qualifica muito mais as nossas nossas pesquisas e O Grande Desafio eu creio que é estudar o impacto das Produções em educação especial para melhoria da educação das pessoas com deficiência temos mais desafios ainda né Eh mas esses eu acho que para iniciar a conversa eh são importantes colocar a a linha educação e diversidade do ppgd da UFGD eh nós comemoramos né neste ano eh 15 anos de pesquisa na UFGD o programa começou em 2008 e eu tive a felicidade de participar né junto com outros colegas Professor Reinaldo Gisele professora eh Elisângela Magda da criação desse programa que muito nos ocupou e nos orgulha também né na sua pequena trajetória já tem eh muita pesquisa realizada então a linha educação e diversidade ela aborda aspectos filosóficos sociológicos políticos psicológicos e pedagógicos da diferença e diversidade na educação contemporânea e suas relações com os processos de exclusão e inclusão Analisa tendências teóricas e perspectivas de inclusão socioeducacional em contexto escolares e não escolares também e em diferentes níveis de ensino Lógico que o grosso da pesquisa tem sido o ensino fundamental e eh E também o ensino superior há bastante pesquisa nesse sentido as linhas de Pesquisas né Nós temos o o três eixos principais eixos temáticos que é educação especial e inclusão escolar política de Educação Especial e inclusiva educação especial e tics e temos a a linha chama educação e diversidade né e tivemos o eixo temático da educação e diversidade que foi bastante pesquisar por mim né em relação à articulação da Educação Especial e educação indígena pela professora Eugênia que esteve conosco das relações étnicos raciais como também o professor Prof Reinaldo continua eh trabalhando com relações étnico-raciais também os laboratórios né então o GPI que é o grupo de estudos e pesquisa educação inclusiva Que Nós criamos e podemos compartilhar pesquisas estudos e formação de pesquisadores no GPI e o gp que é o grupo de estudos e pesquisas em educação e tecnologia da informação e comunicação que é liderado pelo Professor Reinaldo hoje o gp é liderado pela Professor Aline Maira e pelo professor Washington e o jeps que é o grupo de estudos e pesquisa em educação especial cujo foco maior é a pesquisa com te que a professora Morgana coordena os laboratórios né temos três Laboratórios O lapi que é o laboratório de acessibilidade e práticas de educação inclusiva O letic que é o laboratório de educação e tecnologias da informação e o laboratório de Desenvolvimento Infantil e educação especial que a professora Morgana coordena o letique de tecnologia o Professor Reinaldo e o lapi que eu coordenava hoje a professora Aline Maira que coordena os professores atuais do programa eu estive no programa desde 2008 eh como permanente até 2016 estive até 2020 como colaboradora né e me aposentei em 201 17 mas continuei como eh eh colaboradora até eh 2020 Então hoje permanente Ela é professora Line tanto do mestrado como do doutorado professora Morgana também mestrado e doutorado Reinaldo também mestrado e doutorado Washington permanente mestrado e doutorado e hoje Andressa Rabelo que está conosco como colaboradora as ferramentas conceituais a gente costumava dizer que o grupo né Eh da linha educação e diversidade é muito democrático e é muito eclético também né então a gente tem aí uma diversidade de abordagens teóricas de temáticas e de abordagem teórica eh na linha eh educa no no caso do do nosso grupo de Educação Especial eh que discute eh políticas e gestão de Educação Especial e a prática de inclusão política e prática de inclusão nós trabalhamos com eh teorias pós-crítica né Foucault delus H Boaz baba canclini Souza Santos e outros a Tic o Professor Reinaldo trabalha com BD habermas e educação especial e família professora Line trabalha com brup Brener educação e desenvolvimento de práticas pedagógicas e professora Line trabalha com desenho Universal da aprendizagem e a professora Morgana com análise aplicada do comportamento ela trabalha com tea E temos hoje né a Andressa que está como colaboradora Na Linha Do materialismo histórico por isso que a gente diz que é é é democrática as de ser as Produções né as Produções intelectuais da Universidade Então eu peguei o a o que está no site da Universidade né as dissertações aí do ppgedu de 2010 a 2022 né nesses 12 anos nós tivemos 239 dissertações das quais um número expressivo né 45 em Educação Especial Então as temáticas pesquisadas né inclusão aee e formação Lógico que a política e gestão de educação estão dentro dessas temáticas com 13 trabalhos eu gostaria até de informá-los que o Washington e a andress escreveram um belo artigo né Muito lindo e eu coloco aí na bibliografia utilizada sobre as pesquisas de política e gestão no nosso estado e tá muito bem feito muito bom muito consistente e ele apresenta todas as Universidades apresenta o CDB também que eu achei ótimo né da dá um Panorama geral da política e gestão em Educação Especial acessibilidade e tecnologia com 10 pesquisas Educação Especial Ita 5 a educação especial Idi 6 Educação Especial idv 3 educação especial e solidez 4 apoio à família 4ro e relações étnico-raciais seis pesquisas e as teses defendidas né Aí eu tenho no site de 16 a 22 né Eh foram 46 teses defendidas na UFGD sendo 16 da Educação Especial e as principais temáticas né articulação educação especial e educação do Campo né com uma tese e duas teses em desenvolvimento que o Washington está dando segmento dessa pesquisa ele pesquisou no mestrado no doutorado dele e agora ele tem duas pesquisas em andamento sobre orientação dele educação articulação Educação Especial indígena duas teses concluídas tics e acessibilidade cinco teses concluída educação especial e surdez duas Educação Especial Ita duas Educação Especial Idi uma inclusão no ensino superior três e relações étnico raciais três pesquisas realizadas eh gostaria só de pontuar pode trazer os projetos inovadores nós tivemos na no ppgedu três projetos que consideramos inovadores ou emergentes né um que eu trabalhei de 2008 a 19 onde conseguimos produzir nove mestrados e duas teses né foram financiados todas as pesquisas pela Caps eh o mapeamento das ciências na população indígena da região da Grande Dourados MS um estudo sobre os impactos e as possíveis implicações para a inclusão educacional eh nós tivemos também a articulação da Educação Especial e educação do Campo né com dois mestrados duas teses e as duas teses em andamento eu digo que é emergente porque eh até então praticamente não havia pesquisa na área indígena e na área da articulação da Educação do campo e educação especial e tecnologia e inovação eh não aparece aí mas o que é muito importante Professor Reinaldo com seus orientandos de mestrado e doutorado desenvolveram eh oito produtos de inovação né Isso é muito importante esses produtos de inovação e ele está já com registro E essas esses produtos são tanto na área da deficiência visual quanto na área da deficiência auditiva e vai impactar diretamente a melhoria da qualidade da educação no contexto escolar eh é só para mostrar para vocês as escolas indígenas da região da Grande Dourados nós trabalhamos praticamente com todas identificamos muitas deficiências né Principalmente nas regiões mais afastadas cegueira passa um pouquinho que eu tenho um as imagens aí que eu gostaria de compartilhar com vocês surdez cegueira a professora indígena trabalhamos com os professores indígenas até na beira do APA da odeia piraqua nós fomos trabalhar lá eh avaliando o aluno e a professora e qual foi a nossa surpresa quem tinha mais baixa visão na realidade era a professora né e a gente pode dar eh um retorno muito bom para essa comunidade de muitos alunos com def ciência visual é a pesquisa da Michele Sá né a gente trouxe médicos oftalmologistas de baixa visão de São Paulo para examinar lá no hospital indígena Porta da Esperança essas crianças foram examinadas foram orientadas e os alunos cegos que nós encontramos receberam máquina Braile então identificamos ajudamos orientamos e principalmente trabalhamos junto com os professores indígenas é o que eu vou mostrar agora por favor essa cartilha né produto também desse trabalho né Eh essa cartilha é sobre direitos dos povos indígenas à educação especial e e a educação inclusiva foi eh esse trabalho foi feito junto com os professores indígenas né que eu dava aula de educação especial para eles e eles participaram das pesquisas também atuaram e ele nós escrevemos né a perspectiva Nossa de não indígena e a perspectiva da deficiência na Perspectiva indígena e é uma cartilha bilíngue ilustrada pelos alunos e eu trouxe algumas Produções não todas né Não tive tempo de entrar na Editora minha Internet tava muito ruim mas eh essas pesquisas estão nesse livro Educação e eh eh e inclusão né que nós eh Fronteiras da ex ex inclusão o próximo livro também pode passar eh sobre as pesquisas indígenas tem textos de professores indígenas que pesquisaram também no aee né Tem alguns artigos sobre o ae nas aldeias seguinte eh essa pesquisa de Educação Especial em Mato Grosso do Sul o nozu Aline e o outros pesquisadores seguinte Educação Especial educação no do Campo né um livro importante e Pioneiro também né sobre educação especial e educação do campo do Washington ozul seguinte políticas e práticas de Educação Especial e inclusão escolar né Aqui tá o Washington professora Mônica cassar né e a Maria Edite seguinte família e escola pesquisa em Educação Especial então é a professora Morgana e seus orientandos desculpa professora Line Maire e seus orientados é da relação escola e família da professora Line seguinte e o cenário perspectivas da da prática de inclusão Educação Especial professora Agora sim professora Morgana e professora seguinte e para refletir para para concluir aí eu gostaria de deixar né essas questões como nossas pesquisas têm impactado as políticas de Educação Especial nos municípios da região da Grande Dourados eu acho que é uma pesquisa a ser realizada né E essas pesquisas têm impactado a qualidade da educação e a prática pedagógica no contexto da inclusão que nós pesquisamos muito a o aee né nos preocupamos na nacionalmente com a rede nacional do ae Mas eu creio que precisamos ver essa prática pedagógica mais eh eh com mais eh nos dedicarmos debruçarmos mais sobre a prática no contexto de inclusão e Como se dá a articulação das pesquisas de Educação Especial em relação à formação de professores no cotidiano escolar é uma questão né que acredito que é isso precisa avançar né né Principalmente quando eu estive na fundect a gente investiu muito na pesquisa interinstitucional né dos grupos de Pesquisas das diferentes universidades a gente deu prioridade de financiamento pros grupos de pesquisas que se articulavam que trabalhavam em conjunto né e o educ ms que eu não sei se existe ainda que o objetivo do educa MS Era exatamente eh financiar a articulação né da Universidade da pesquisa da Universidade com a formação dos professores no cotidiano escolar então era isso e muito obrigada a todos e a todas muito obrigada professora Marilda por compartilhar conosco um pouco da sua trajetória tão bonita tão importante e nos deixar essas reflexões provocativas agora eu passo a palavra a professora Alexandra boa tarde todos me ouvem Tá tudo bem aí bom eu sou uma mulher branca eh de eh de meia idade eh Sou professora da ufms estou usando um óculos de cor marrom eh tô usando também uma blusa azul marinho com um detalhe bege Rosa eh tem 1,70 e estou aqui sentada atrás de mim tem o armário de livros eh estou estou muito muito feliz de estar aqui emocionada de ouvir a as histórias e compartilhar aqui nesse momento eh com a professora Marilda e com a professora Celi duas grandes companheiras ouvi a a homenagem que fizeram com a professora Mônica fiquei extremamente feliz e na pessoa do Hon do professor wason eu cumprimento a a todos os que organizaram a comissão organizadora deste evento Eh quero agradecer as intérpretes a Solange a Jéssica e Adriana assim como a Rafaela e a Vitória que está aí na comissão eh organizadora e a nossa querida Bárbara por fazer uma apresentação tão carinhosa quero dizer que eu me sinto honrada e compor essa mesa de encerramento junto com as minhas com as minhas colegas né e e que são admiráveis na produção do conhecimento e não só isso né na implantação de serviços na criação de trabalhos que sempre estão à frente do seu tempo e isso muito me orgulha eh cumprimento também a aos participantes desse evento Por estarem aqui no final do ano com força e coragem para enfrentar os temas que nos desafiam não foi fácil pensar nesta apresentação eu eu mudei várias vezes porque eu eh não queria ser repetitiva mas às vezes eh a gente acaba sendo repetitivo ou então pensando de uma outra eh de uma outra maneira com uma outra compreensão enfim eh mas se eu for repetitiva vocês eh podem eh abstrair Eh quero também dizer que eu tenho outros colegas que também fazem parte desse desse trabalho que eu vou apresentar aqui eu apenas eu penso que estou sintetizando um conjunto de informações que vou apresentar para vocês aqui tá porque lembro o João Guimarães Rosa né a vida o mutirão de todos né E por todos remeido e temperada então eu me me coloco coloca numa posição de apenas transmissora deste desse coletivo muito obrigada bom eh eu pensei em apresentar aqui alguns pontos importantes pra gente começar a conversar que eu vou apresentar na introdução contexto conceitos falar da produção né dar foco paraa produção do conhecimento e educação especial eh pensei em trazer o o grupo de pesquisa e desenvolvimento Hum e educação especial eh vou falar um pouco desse lugar também mas sobretudo eh fazer uma articulação com as demais pesquisas que foram produzidas Nesse contexto né porque é um grupo que embora seja um grupo né é coordenado por mim Ele eles tem ele tem articulação e interlocução com os demais grupos da da Universidade também de fora da Universidade então Eh muita coisa eh a gente fez junto né então vocês vão ver essas sínteses aí pode passar por favor eh bom essa linha do tempo eh todos os nossos a nossa trajetória ela considera os diplomas legais então eu eu trago aqui a Constituição Federal conferência mundial de educação para todos declaração de salaman lei federal que traz o plano nacional de educação decreto Federal 5296 do programa Brasil acessível de 2004 convenção sobre direito das pessoas com deficiência Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva resolução número 429 do Conselho Nacional de Educação diretrizes para o ae lei federal 3146 2015 que é a lei brasileira de inclusão todas todos os diplomas legais estão eh dentro dos trabalhos que nós orientamos e dos nossos colegas também tá eu já vou adiantando aqui eh todos os trabalhos que eu li eles apresentam eh essas referências como ponto de partida ou como pano de fundo ou como eh foco de análise pode passar eh também quero trazer aqui eh que nós estamos partindo do do pressuposto que a educação especial no no Considerando o princípio da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva trabalhamos com a ideia de princípios para educação para todos Considerando o princípio da Equidade eh eh Trabalhamos também na perspectiva de proporcionar condições de acesso participação efetiva nos processos de aprendizagem em todos os níveis eh de ensino eh temos o desafio de romper com as atitudes capacitistas eh inclusão Marginal dos Estudantes considerado público da Educação Especial pode passar por favor eh Também faço referência eh ao artigo 205 né da nossa Constituição de 88 que eu não vou me deter aqui mas que eh eh assegura o direito de todos e dever do Estado da família né que a educação é um direito de todos direito né não há laudo que a impeça de ser ofertada nesse sentido a a inclusão e a Equidade por meio da educação são alicerce de uma agenda de educação transformadora eu tô trazendo aqui a declaração de de inon de 2015 nenhuma eh criança deve estar fora da escola Todos nós temos que estar comprometidos em eh romper eh enfrentar e romper com todas as formas de exclusão e marginalização bem como disparidades e desigualdades no acesso na participação e nos resultados de aprendizagem Então essa é a nossa compreensão sobre a a inclusão Né nenhuma meta da educação deverá ser considerada cumprida a menos que tenha sido atingida por todos então a gente precisa aqui eh enfrentar o desafio de saber se as nossas metas por exemplo no caso o plano nacional de educação que é a meta 14 se ela foi totalmente eh cumprida e Senão nós temos que enfrentar o desafio de cumpri-la eh fazermos mudanças árias na na nas políticas de educação e a concentrar nossos esforços nos mais desfavorecidos especialmente aqueles com deficiências a fim de assegurar que ninguém seja Deixado Para Trás ninguém absolutamente ninguém e nenhum nível de ensino eh pode passar por favor e para isso nós precisamos pensar em ofertar oportunidades de educação ao longo de longo da vida para todas as pessoas Este é uma um um eh é uma condição eh e um desafio para todos nós Porque precisamos pensar em políticas para que essa educação ao longo da vida seja ofertada tanto para aqueles que possuem condições mais graves quanto para aqueles que também não as possuem eh que pode passar também por favor eh pode passar também porque eu vou voltar nisso aqui eh então o nosso objetivo considerando a declaração de xon que que fala da educação para todos que nós devemos dar condições de aprendizagem que a aprendizagem Tem que ser ao longo da vida que as os currículos devem ser flexíveis né que nós temos que pensar numa outra forma de gestão do do nosso da na organização dos processos de ensino o nosso objetivo aqui então é pensar eh de apresentar para vocês um Panorama da produção do conhecimento em educação especial do nosso grupo e também eh articulado com os os outros outras linhas de pesquisas da ufms a metodologia que nós usamos foi de natureza qualitativa eu posso dizer para vocês que ainda eh quando eu comecei a fazer esse trabalho eh ele ficou um tanto eh em concluso porque eu fui percebendo a riqueza de material que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul possui E aí eu tive que fazer um recorte para esse momento mas eu vou apresentando e mostrando algumas conclusões que foram sendo construíd a partir das leituras que eu fui fazendo então assim a princípio o nosso trabalho é foi exploratório eu eu fui entrei no site dos programas de pós-graduação da ufms programa distrito senso em educação e de subáreas também eh da ufms né e eu entrei no banco de dados da biblioteca também da ufms usei o descritor educação especial e fiz uma análise bibliográfica pode pode passar por favor então aí eu queria trazer eh rapidamente a já uma um Panorama aqui dos Nossos programas primeiro por favor olha o Locus da produção do conhecimento no campo da Educação Especial ele Eh claro que ele começa como todo mundo já tá tá eh colocou aqui né na Cidade Universitária com o nosso programa de de pós-graduação eem educação que foi o pioneiro na região né Nós temos também o o a Cidade Universitária eh na Cidade Universitária esse programa começa em 1988 eh depois no Campus do Pantanal 2009 no Campus de Três Lagoas 2017 no ensino nós temos os outros programas de ensino de ciências também 2017 é o curso de psicologia também 2011 estudos culturais no Campus de Aquidauana por que que eu tô trazendo esses programas porque eu encontrei eu fui garimpando sabe eu e eu preciso ainda voltar no site desses de outros programas mas no que eu encontrei Produções no campo da Educação Especial foram nesses tá então eh e também a gente precisa fazer uma análise mais cuidadosa porque há uma riqueza de dados né eu fiquei surpresa e emocionada ao mesmo tempo eh de ver tanto trabalho e também sementes que estão eh ali por germinar em cada região do nosso Estado Eh por favor eh também queria fazer uma homenagem porque assim quando a gente entra num lugar a gente precisa considerar aquilo que existe né e no quando eu entrei na ufms não havia currículo lates eh existiam poucos registros de informações sobre a educação especial fragilidade das políticas educacionais né Nós estamos aí com 45 anos de federalização e nós estávamos também vivendo o momento de criação né de do do Estado de Mato Grosso do Sul nesse percurso né que dizer nós estamos implantando tudo né a universidade tava se federalizado e muita coisa foi mudando né mas eu queria destacar aqui que nesse período todas as iniciativas no campo da Educação Especial eram iniciativas individuais né então eu queria destacar o trabalho do professor alto Garcia que não é no campo da educação mas ele me inspirou muitos trabalhos no campo da educação e ele fazia um trabalho muito interessante junto às instituiç naquele momento e e é a clínica odontológica da alto Garcia Ribeiro que fazia atendimento aos pacientes especiais inclusive ele foi meu professor e foi a pessoa que me leva para esse campo e a também nós temos a professora Fátima corvalan que era também preocupada nesse trabalho naquele momento e tínhamos o trabalho do professor Ar Fernando bitar que infelizmente faleceu em 2018 professor do da educação física e ele já fazia todo um trabalho eh com Esporte adaptado dentro da Universidade então a gente não começa do nada né a gente sempre tem colegas mas colegas que com esforço próprio estavam eh tentando construir um trabalho dentro das condições que eles tinham naquele momento pode passar por favor eh eu trago aqui o trabalho da Janaína a Celi deve falar dele né mas eu eu fui eh pesquisar os trabalhos que existiam falando desse período e eu quis eh fazer até homenagem para esse trabalho que eu gostei muito da Janaína belato que é da uems e ela ela diz ela faz essa citação mesmo que os condicionantes sociais e políticos da década de 80 remete para um viés médico psicopedagógico com a atuação das instituições especializad percebe um primeiro empenho na reorganização e redirecionamento dos serviços educacionais para os alunos com deficiência a fim de ser inseridos na escola comum ou que as instituições realmente assumissem o objetivo Educacional então assim eh a gente eu gosto de de sempre afirmar pro pessoal do grupo de pesquisa Olha gente nunca se julga o passado com as ferramentas do presente porque eh seríamos injustos isso eu aprendi com a professora gilberta januzi eh a gente precisa analisar o passado com as condições que estavam que estavam naquele momento histórico né então embora existisse esse viés médico psicopedagógico também existia um empenho numa preocupação do grupo de profissionais daquele momento em estudar e buscar melhores condições para os nossos alunos eh da Educação Especial por favor eh então assim falando do ppgedu faed hoje faed antes shs né desculpem Eu Quis colocar mais informação acabou ficando muito ruim mas eu vou ler aqui nós temos três linhas de pesquisa no programa linha de pesquisa um história políticas e educação linha de pesquisa dois educação Cultura e Sociedade e processos da linha três processos formativos práticas educativas e diferenças é muito importante Dizer para vocês que na linha um tanto na linha dois na linha TRS vocês podem ver assim olha Eh não aparece a eh a palavra educação especial mas Aparece sim nas pesquisas e essa é uma questão que a gente tem eh tem como interrogação vamos trabalhar numa perspectiva de trazer a educação especial como um dentro do programa uma linha específica ou vamos discuti-la dentro das linhas de pesquisa Então essa é uma característica do nosso programa a educação especial ela tem sido discutida dentro das linhas de pesquisa a vocês podem acessar o site do do programa que vocês vão encontrar eh as ementas o detalhamento das ementas mas na linha um se discute histórias e políticas de estado de governo finciamento organização trabalho didático currículo gestão e modalidad de Educação Básica e superior na linha dois discute Mais a relação sujeito sociedade cultura educação nos campos das relações capitalistas de produção do Poder das práticas culturais sociais e políticas sobre os diferentes processos e dimensões educativas e na linha três formação de professores Inicial e continuada práticas pedagógicas alguns condicionantes a violência na escola e formas de enfrentamento adoecimento de professores desenvolvimento humano como processo de formação emancipação humana diferentes eh educação escolar Educação do campo e conteúdos escolares e outras formas bom pode passar por favor eh a aqui ficou ruim porque eh porque eu fiz para movimentar o slide deixa eu ler para vocês então não sei por eh desconfigurou na hora que eu mandei mas é assim eh nós temos de 1990 a 93 eh nós temos Eh pera aí gente acho que desconfigurou a minha também aqui esa só um pouquinho não sei por que que tampou aqui dos 434 eh dissertações defendidas eh dissertações sobre educação especial 33 teses defendida eh de 2008 a 2023 183 tese sobre educação especial 9 esse número tá diferente do texto do do [Música] eh do Washington eh mas que ele me encaminhou mas eu atualizei então assim eh eu coloco como referências né o o o o texto do Washington e e coloco uma atualização de 2023 porque o texto que eles eh produziram eh eles estavam Acho que pesquisaram até 2022 tá bom o o o material que eles trazem eh os principais temas política e gestão no âmbito do da Educação Básica condições de acesso e permanência na Educação Básica e educação superior práticas pedagógicas formação de professores formação profissional avaliação da aprendizagem eh deficiência intelectual eh trabalha com a questão eh também eh pro público da Educação Especial deficiência intelectual surdez deficiência visual altas habilidades e superdotação eh Este grupo aparece com mais força aqueles que apresentam transtornos de aprendizagem eh como diz como TDH eh eles quase não foram tratados nesse trabalho e não são considerados o público da educação especial pela política nacional de educação especial de 2008 talvez essa seja uma uma uma a outra questão é é aonde que esses eh trabalhos eh qua que seria quais são os níveis de ensino né Eh que esses trabalhos eh abordaram Educação Básica educação superior educação infantil e educação informal pode passar por favor no ensino de ciências eu tô pegando a Cidade Universitária a gente tem três linhas também construção do conhecimento em ciências formação de professores de ciência e educação ambiental pode passar eh O que que a gente encontrou 166 dissertações defendidas três no campo da Educação Especial teses 37 e uma no campo da Educação Especial isso a gente precisa avançar né n pesquisas em outros programas que tratam mais do ensino de né Eh também eh você ver que são poucos trabalhos né embora eh São programas novos né estão aí eh por emergindo vamos lá se consolidando o o programa de Psicologia muitos de nós trabalhamos lá eu e o professor Antônio osó né Nós temos duas linhas já tivemos três eh mas atualmente temos duas linhas e quero dizer que a psicologia escolar e Educacional ela é sim eh uma área da Educação e ela sempre esteve presente na educação Ora como fundamentos Ora como prática profissional e o nosso compromisso é promover condições de aprendizagem para todos os estudantes sim rompendo com uma perspectiva da medicalização e não psicologização da educação né e a gente trabalha com duas linhas psicologia e fundamentos teóricos e metodológicos processos e a linha dois processos psicológicos suas dimensões eh socioculturais nesses duas nessas duas linhas na primeira é fundamentos trabalha métodos medidas processos avaliativos eh questões eh de eh intergrupais eh aprendizagem comportamentos aprendizagens comportamentais cognitivas culturais e sociais no campo da linha dois a gente tem a discussões sobre relações sujeito cultura sociedade trabalho instituições e como pressuposto a ciência psicológica e seus processos e práticas psicossociais nas duas linhas nós temos pode passar nós temos trabalhos no campo da Educação Especial nós temos já 142 dissertações defendidas 2003 e 2000 entre 2013 e 2023 as sobre educação especial são seis eh precisamos avançar nesse nesse eh nessa produção também mas somos poucos profissionais ali naquele programa também que atuam nessa nessa área pode passar eh no Campus do Pantanal eh nós acho que a professora eh que me antecedeu acho que da mesa anterior já trouxe né as linhas de pesquisa eu não vou me ater mas são três linhas de pesquisa políticas e práticas educacionais e e exclusão e inclusão social linha de pesquisa dois práticas educativas formação de professores educação eh eh espaços escolares e não escolares linha três processos formativos e práticas educativas e diferenças neste programa do campus do Pantanal a gente encontra eh até coloquei em vermelho aqui na linha um a a menção a educação especial e inclusão história políticas de escolarização e garantia de direito das pessoas público da Educação Especial nas outras linhas também a gente tem trabalhos assim como eh Eu mencionei lá no lá no ppg eh no Campus de na Cidade Universitária nosso lá da faed eh que também tem trabalhos que fazem eh que são produzidos em outras linhas também Tá pode passar por favor eh eu encontrei eh 188 Produções acadêmicas eh em 2011 2023 dissertações sobre educação especial 28 né então Eh você tem aí um grande número eh de trabalhos também em curto espaço de tempo pode passar na do Três Lagoas a gente tem a pesquisa a duas linhas que é um programa novo né Eh eh a linha um educação infâncias diversidade na linha dois formação de professores e políticas públicas eh então este eh na linha um também tem pesquisa e prática de educação eh você vê que vem menção a educação especial e inclusão cultura sociedade e práticas educativas na formação na linha dois tem formação de professores também trabalha com a questão da dimensão da prática docente ensino didáticas específic para Educação Básica políticas públicas para educação infantil gestão escolar gestão do Cent de educação infantil pode passar é o que que a gente tem aí 58 dissertações um programa novo também e educação especial cinco tá Produções no campo da Educação Especial pode passar eh nos estudos culturais lá de Aquidauana no Campus de Aquidauana Nós temos duas linhas também diferenças e alteridades e a linha dois sujeitos e linguagem eu encontrei duas Produções acadêmicas eh sendo que uma delas eh trata da questão da inclusão da exclusão das políticas públicas no campo da Educação Especial e a outra por que que eu tô fazendo referência porque tá trazendo uma questão Então já eh apontando para a interseccionalidade né de alguns pú do público indígena por exemplo tá pode trazer indígena com deficiência bom na caracterização Geral das Produções dos ppgs assim gente olha eu quero me desculpar aqui porque eu não coloquei números eh porque eu preciso ainda eh trabalhar no refinamento desse dessa pesquisa mas o que que eu posso já adiantar para vocês eh eh Quais são os principais temas da geral como se fosse uma fotografia aqui é primeiro os principais temas política a principal o que eu encontrei em todos os programas assim um aumento da produção no campo da políticas e gestão no âmbito Educacional da Educação Básica e assim uma preocupação com com o monitoramento da política análise eh sugestões né sabe todo um trabalho eh cuidadoso tanto das dissertações como das teses todas mencionaram os diplomas legais em vigência no período condições de acesso e permanência na Educação Básica e na educação superior práticas pedagógicas formação de professores formação profissional processos de ensino aprendizagem sala de recursos que foram também eh não anterior a sala de recurso do multifuncional né avaliação depois das salas de recursos multifuncional eh avaliação de da aprendizagem tecnologia de ensino e tecnologia assistiva então Eh vocês vem que esses temas finais eles precisam de maiores investimentos até coloquei uma seta para baixo os títulos os eh os temas mais abordados eh são referent aos públicos primeiro deficiência intelectual surdez na sequência deficiência visual altas habilidades superdotação e a gente chega no público com transtorno de aprendizagem muito interessante porque ele aparece e isso pode ser uma questão uma interrogação que a gente precisa ainda eh trabalhar com a questão da se esse é ou não o público da Educação Especial e se precisaríamos de políticas específicas para este público entende Então essa é uma atenção que existe aqui nas outras Produções no próprio Ministério da Educação bom e também os temas aparecem relacionados à educação básica educação superior educação infantil e educação informal aí você vê que a educação infantil eh profissional também eh aparece eh e Mas ela tá no âmbito da Educação Básica por conta de abarcar o ensino médio tá eh bom deixa eu só trazer aqui eh eu trouxe um a uma análise das Produções o período de 19 93 todas elas eh mencionaram eh trazem as pesquisas tentam fazer essa articulação com o contexto mundial trazendo a declaração eh Mundial para educação para todos a Declaração de Salamanca eh Salamanca 5 anos depois a convenção da Guatemala as políticas de Educação Especial a política nacional de educação especial a própria LDB e os parâmetros curriculares Nacional Essas são as o as questões mais eh os trabalhos todos trazem questionamento sobre esses eh questões eh pesquisas eh ou trazem como pano de fundo conforme eu disse eh mas é muito importante dizer que nossa política ela é mais recente né anteriormente anterior a política de 2008 nós tínhamos outras políticas que talvez não atendessem que não atenderam o atenderam um determinado momento mas depois foram tendo várias modificações decorrente das questões das necessidades das questões no âmbito Mundial bom é muito importante também trazer eh que assim de onde que nós partimos nesse momento como a gente tinha essas políticas nós tínhamos também eh nós tínhamos a política no Estado então nós temos dois trabalhos que foram Pioneiros aí como todo mundo já falou né temos a criação do nosso programa e também você vê que a criação do nosso programa de educação anterior às políticas então é nesse políticas que eu mostrei anteriormente né Eh você vê que ele vai aparecendo eh e ele vai acompanhando também todo esse rec curso e a gente vai trabalhando nesse contexto né pode pode passar eh eu não sei por tá não tá aparecendo o movimento do slide então o que que aparece aqui eh Quais são os desafios apontados É uma pena porque a gente todas todos os trabalhos aqui ele mostra a necessidade de fortalecer as políticas eh de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva eh também há um esforço de pensar na educação do público da Educação Especial tensionando se é ou não esse público porque nós tínhamos outras pessoas incluídas aí que não eram pessoas com deficiência tínhamos problema com avaliação da aprendizagem a força dos laudos né naquele na Aquele modelo classificatório o predomínio de atendimento em instituições especializadas eh o predomínio de classes especiais para estudantes com deficiências E então assim todos os trabalhos naquele período e as críticas que foram construídas apontavam para eh para a perspectiva da Integração dizer Nós não estávamos trabalhando ainda na Perspectiva da inclusão mas havia uma necessidade já de pensar num outro paradigma né Então a partir da Constituição de 88 que foi o o a força motriz para tudo isso foram sendo construídas políticas para a Educação Especial na Perspectiva da Educação geral quer dizer a gente já falava disso né mas a gente não falava em inclusão a gente falava olha temos que pensar a educação especial no âmbito da educação geral né certo já seguindo aí a a constituição pode passar tá por favor Então veja aí a partir de de de 2000 a gente tem a declaração de da cara as diretrizes para a regulamentação das legislações né da legislação legislações sobre o acesso permanência na educação superior a gente já tem aí algumas eh algumas eh legislações alguns encaminhamentos pessoais muitas vezes por iniciativas pessoais mas também por for de lei eh temos a a política nacional de educação especial e a declaração de cheon que agora em 2015 mais recentemente programa sem limite tá e o que que a gente tem também um aumento dos cursos de pós-graduação no Brasil e aumento das pesquisas científicas Então veja eh tá tendo problema na transmissão né não pode passar eh O que que a gente tem nas pesquisas aí consegue passar não bom então eu vou falando aqui eh temos as considerando As convenções internacionais avanço das pesquisas sobre compreensão eh da diferença diversidade e deficiência eh também temos a em atender as diferenças em ambientes educacionais inclusivos já as pesquisas estavam apontando para isso né as pesquisas desse período avanços nas legislações referentes para garantir o acesso permanência análise crítica das políticas educacionais vigentes tensionamento dos laudos eles permanecem nas pesquisas na questão da medicalização da educação e a e o início da discussão sobre os currículos na Perspectiva sociológica a gente tem esses estudos eles estão eh fundamentados né pelo avanço das teorias críticas no campo da educação eu tô assim o esforço de síntese né porque a riqueza dos trabalhos é uma coisa monstruosa viu pode traz pode mandar para frente eh outra questão também que aparece quase to é bom isso aqui é só para vocês terem eh uma um uma ideia eh que as todos os trabalhos também vão apontando eu falo todos mesmo de uma maneira ou de outra eh fazem uma um questionamento eh sobre eh a necessidade da gente pensar em redes de setores eh que T objetivos comuns articulados para garantir os direitos de acesso e permanência aos bens desenvolvidos pela sociedade e devem ser monitorados e avaliados na resolutividade da qualidade dos suportes que oferecem a população Então essa essa ideia eh eh tencionando um pouco assim a configuração deste modelo que tá posto Pela Educação Especial professor de ensino comum eh foco na deficiência estudante com deficiência no laudo o professor de apoio desvinculado do professor de ensino comum Essas são críticas que vão aparecendo em todos os trabalhos Tá pode passar por favor já tô terminando eh e todos os trabalhos e eh criticam essa falta a dificuldade de se ter um sistema articulado de educação conforme bem colocou savian em 2010 E aí uma preocupação esse aqui é um retrato da Educação Especial tá se vocês puderem ter uma ideia nós temos aí começa-se o um não há uma articulação de rede né pensar na Numa articulação lá entre as unidades básicas de saúde onde a gente recebe as crianças né Eh onde se recebe se Lauda as crianças ou se identificam as crianças eh com muito problema ali alguns estudos já mostraram isso em todos os programas eh encaminha-se para a instituição de Educação Especial que tem um serviço de saúde que também é desarticulado da educação a escola depende disso mas que também não se articula isso que tá lá num quadradinho solto O Poder Judiciário mandando ver né porque ele é provocado pelos pais porque na verdade a se ele é provocado pelos pais para se fazer o direito da educação é porque essa Educação não é para todos então são questões que a gente precisa avançar e um aee ainda desarticulado embora a gente tenha legislação mas eh ele funciona como num modelo eu posso dizer medicaloca ou hospitalocêntrico ainda né que a gente precisa avançar para eh retomar ou construir mesmo uma ideia eh focada no uma não é só não é ideia não construir trabalhos e gestão do trabalho pedagógico eh voltado para aprendizagem pode pode ir paraa frente e as pesquisas elas foram apontando ainda necessidade de investimento no campo da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva para isso a gente precisa desenvolver planejamento didático em conjunto com todos os envolvidos no processo de aprendizagem dos Estudantes para favorecer atividades de estudos que sejam significativas e que podem ser compartilhadas no coletivo aplicar estratégia de personalização do processo de aprendizagem por meio de planejamento articulado com o currículo e a experiência escolar comum eh valorizar a tecnologia assistiva coisa que é muito pouco tratada Nos programas inclusive e as diferentes alternativas de comunicação e expressão como grande aliada a ser incorporada como instrumento mediador pode passar por favor eh ainda na sequência eh priorizar processos avaliativos que informem sobre aprendizagem e não fiquem concentrados nas deficiências dos Estudantes explicando a dinâmica de desenvolvimento cultural da personalidade e as especificidades dos Estudantes isso é a psicologia Poderia ajudar muito muito mais do que ficar classificando as crianças respeitar os limites e as forças motrizes para construir junto com o estudante possibilidades de avançar na formação da atividade de estudo avançar na Perspectiva da translinguagem que são pesquisas que nós começamos eh aqui no programa no grupo de pesquisa sobretudo quando se trata a educação de surdos eh pode pode avançar bom eh eu trago aqui sobre a uma discussão também que o desenho da escola que é produção do nosso grupo de pesquisa né o desenho da escola inclusiva brasileira tem oportunizado por meio da heterogeneidade presente a transformação da configuração historicamente elitista da Educação não é um processo fácil mas a gente tem avançado Sim a gente conseguiu muita coisa eu fiquei impression nada com o conjunto de de trabalhos e o quanto esses trabalhos foram formativos tanto para aqueles que o fizeram mas também que tem impacto na rede na na na vida das pessoas precisamos ainda avançar sim nos processo de escolarização com vista a possibilitar que essas pessoas se posicionem como sujeitos essas pessoas eu digo o o o público da Educação Especial como produtores de Cultura tá esse é um um trabalho que a gente tá ainda em processo de publicação pode passar só que a gente tem uma Alerta todos os trabalhos de políticas inclusive aquele o nosso nosso grupo Ele trabalha a política como pano de fundo e não como objeto eles trazem uma preocupação que as mesmo a política de 2008 ela foi gestada no contexto do neoliberalismo Então a gente tem que estar sempre vigilante e monitorando né Eh num período de neodesenvolvimentismo um projeto burguês que busca crescimento econômico com menor desigualdade social com ganhos em áreas sociais como educação e o combate a extrema pobreza mas sem intenção de alterar aspectos estruturais do capitalismo então a gente sempre vai est se movimentando em meio essas contradições do próprio sistema eh que nós estamos vivendo né Eh enfim os trabalhos mostram isso claramente pode ir eh paraa frente e a Não podemos pensar que o a educação especial como modalidade de educação apresenta-se como complementar e suplementar ao ensino comum no âmbito da escolarização obrigatória por meio de suporte articulador do atendimento educacional especializado apresenta sim todos os trabalhos trazem esse fazem referência a esse conceito no entanto a gente tem que tomar um cuidado num artigo que nós publicamos é um trabalho pós-doc da geandra que a gente pensou o seguinte que as políticas sociais Como a educação deixam de ser um direito e se converte em serviço produto a ser consumido negociado no mercado cada vez mais globalizado tem que tomar cuidado com a com a mercantilização que está tendo dentro da educação especial né com reservas de mercado que muitas vezes não atende as necessidades educacionais dos nossos estudantes Então essa é uma grande pesquisa que a gente precisa a gente precisa avanar tá po po pode ir PR frente Bom terminando mesmo né já acho que eu Adiantei da hora os pesquisadores da Universidade Federal né Eh eu tô falando dos nossos colegas fazem pesquisas com pesquisadores de outras universidades públicas e privadas nacionais e internacionais Então os nossos pesquisadores pelo esforço muito particular pela falta de financiamento eles vão para além da Universidade com esforço próprio muitas vezes eh com dinheiro próprio né com autofinanciamento e o programa de pós-graduação e educação do CDB também tem um conjunto de produções no campo da educação e da Educação Especial que merece maiores análises e eu sugiro a leitura do do trabalho do Washington da da da nozu vou falar nozu Rebelo Street porque eles trazem uma referência justa ao programa eu não tive tempo de mergulhar dentro do CDB e eu pretendo fazer isso futuramente os programas de pós–graduação da ufms tem Estreita articulação com as redes de Educação Básica conforme foi demonstrado por exemplo o exemplo do Creia né da da apresentação que nos antecedeu com instituições não governamentais inclusive e os pesquisadores dos programas de pós–graduação participam de associações científicas conselhos municipais estaduais Nacional comissões de elaboração de políticas públicas então é o impacto social para do do Nossos programas ele eh é é difícil até de mensurar né de tamanho de tanta produção gente olha eu realmente eu eu fiquei impressionada e muito feliz ao mesmo tempo pode finalizar pode passar por favor e aqui é os nossos desafios a gente precisa pensar né nesse conceito de Equidade porque ele tá dentro de um contexto de uma sociedade neoliberal precisamos considerar que essas redes de apoio né no campo da Educação especial precisam funcionar de forma colaborativa dentro de uma perspectiva Inter da interseccionalidade né da intersetorialidade né pensando num trabalho coletivo né considerando a transversalidade né da educação eh especial eh e aí eh precisamos avançar num conceito de acessibilidade muito maior do que a gente já tem aí na pensado só por além da só muito maior do que e adequação de espaços flexibilização de currículo é mudança de concepção inclusive de mundo é maior do que arquitetura adequação de arquitetura de espaços e etc pode passar e aqui eu tô trazendo a a Marilda trouxe mas Olha gente isso aqui é um grande ganho nós publicarmos juntos né olha só os livros eu trouxe alguns né E aí nós temos o último que saiu sobre a bncc era psicologia escolar e Educacional conversando sobre a bncc né para além dessa leitura medicalizante então nós temos muito a contribuir sim e a História Continua eu espero que continue como disse a Mônica aí na homenagem que ela recebeu just de forma Justa e eu trago o nosso querido vigotsky né que ele ele diz assim que a criança eu vou trazer o termo ele usava mentalmente retrasada mas eu queria que vocês olhassem essa parte amarela mas eu vou ler aqui ela mais do que o normal que se revelem seos vínculos entre os fenômenos mais importantes da vida a natureza o trabalho a sociedade durante esse processo o ensino escolar o fato de que essa globalidade seja mais difícil que o colocar para o nariz né é o mérito positivo do programa pois plantar dificuldade superá-las significa precisamente realizar tarefas criativas de educação com respeito ao desenvolvimento da criança então é isso pode passar finalizando tem as referências aí que eu trouxe Mas acho que nem dá para olhar né porque é muita coisa eu tive que entrar em vários trabalhos eh e aí eu acho que depois eh eu a gente vai acaba publicando tudo isso então muito obrigada espero que vocês eh aproveitem um pouquinho disso um abraço muito obrigada professora Alexandra pelas suas relevantes contribuições pelo Panorama tão completo que a senhora realiza e particularmente por ter dado destaque no início da sua fala ao compromisso social e democrático que sustenta a pesquisa em educação especial e que nós nunca podemos perder de vista estamos recebendo muitos comentários no no chat comentários muito positivos elogios e eu vou destacar aqui alguns eh vejamos a professora Mônica cassar coloca Alexandra para parabéns por este lindo Resgate excelente observação sobre o contexto histórico fundamental para o entendimento da história o professor Daniel Mendes conhecer esse Panorama é muito relevante pois demonstra a amplitude das temáticas estudadas e aponta discussões emergentes e ou que precisam ser alcançadas Parabéns pela apresentação professora al assim como a professora Marilda também recebeu comentários bastante positivos entre eles a professora Andressa Rebelo e a professora Aline Silva mencionam o prazer e a emoção em ouvi-la e a professora Luciana Coelho Escreve muitas demandas por aqui mas Estou parando tudo para assistir esse debate e aprender mais com as palestrantes e minha eterna orientadora professora Marilda agora or dando continuidade passo a palavra à professora C Boa tarde a todos e todas e é um prazer imenso estar aqui eu estava dizendo na preparação eh com as colegas que eh que me antecederam né professora Alexandra professora Marilda que é Um Desafio Grande falar numa mesa com as com aquelas que foram minhas professoras né e agradecer imensamente a possibilidade de poder partilhar hoje na condição de pesquisadoras com aquelas que foram nossas referências de pesquisa no estado de Mato Grosso do Sul né com a professora Marilda com a professora Alexandra professora Mônica eh eu sou a professora Celi Correia Neves Sou professora da Universidade Estadual de mat Grosso do Sul sou uma mulher branca baixinha tenho pele eh eh estou usando um óculos azul né e um vestido colorido na atrás eh da de mim tem uma estante com livros eh eu vou pedir então para poder eh passar aqui um pouco do os os slides que estão aí para iniciarmos então a discussão né Eh eu eu optamos nessa mesa para falar um pouco né da contribuição dos programas eh E no caso da uems é um o programa mais jovem eh eh dos três apresentados aqui embora a Universidade Federal tem aí dois programas mais jovens que os que os que os nossos né que o nosso que é o programa lá de três agoas e o programa também de aqui daana eh podemos passar então por favor eh eu quero trazer aqui eu eu preparei um pequena uma pequena eh uma pequena introdução né pra gente poder inclusive enfatizar algumas das questões já pontuadas aqui pela professora Mônica no primeiro dia né pela professora eh Marilda e pela professora Alexandra né que quando a gente vai analisar né as pesquisas em educação e as de educação especial né portanto também também eh apresentam essa característica há uma concentração então das pesquisas de Educação Especial na produção dos programas de pós-graduação né as as falas que antecederam eh essa apresentação mostram isso inclusive professora Mônica eh fez um um um um paralelo bem interessante no primeiro dia mostrando né que a evolução das pesquisas na área da Educação Especial elas acompanham o próprio desenvolvimento da da criação dos programas de pós-graduação e Mato Grosso do Sul não foi diferente né conforme a professora Alexandra pontuou e eh também a emergência da política educacional né em curso né a aí a nossa política de educação eh Especial na Perspectiva da educação inclusiva mas eh em 2008 mas já no final dos anos 90 com a política de inclusão escolar a gente então percebe uma ampliação aí eh na nas pesquisas da Educação Especial dado também apresentado pela professora Mônica caar né e e os desafios que a pesquisa da em Educação Especial apresentam né Eh eh também pontuado aí pelo professor dcio na sua fala na abertura né na mesa de abertura que ele disse de da publicização dessas pesquisas ou seja como essas pesquisas não chegam até as escolas né até o até os ambientes formais e não formais e as contribuições né que essa pesquisa tem dado para as práticas educacionais professora Marilda também pontuou bastante isso né de como as nossas pesquisas Elas têm impactado né a educação especial no nosso Estado de Mato Grosso do Sul né e outro desafio é de como essas pesquisas também contribuem para o processo de inclusão escolar né e a superação de uma pedagogia homogênea e de práticas e formas excludentes nas escolas né o nosso programa de pós-graduação em eh em educação na modalidade profissional ele ele tem esse viés de estudar as práticas escolaris né por ser um um um programa na modalidade profissional e e e e e evidentemente nós temos eh cada vez mais eh feito uma um trabalho no sentido de fazer uma uma avaliação Mas também de fazer uma intervenção para que essas práticas escolares né sejam eh eh se não transformadas a a a curto prazo que nós sabemos que isso é uma a organização da escola hoje tal como ela se coloca é uma organização eh eh cultural né pautada numa cultura pautada numa história mas que nós temos aí já podemos observar né algumas mudanças e também eh presenciar algumas práticas exitosas no campo da da escolarização podemos mudar então Eh eu e professor nesd Mesquita eh fizemos publicamos em eh eh em 2 eh eh em 2018 um texto né na revista brasileira de Educação Especial nesse texto nós fizemos uma análise dos artigos eh da na área de deficiência visual publicados na revista brasileira de Educação Especial de 1992 a 2017 né E tá aí o link o link do do texto e nesse texto O que que nós observamos né que há uma grande diversidade de objetos e de enoques de investigação né e múltiplas interfaces com diversas áreas do conhecimento o que também foi apontado aqui pela professora Alexandra né Essa essa multiplicidade de de de áreas de conhecimento discutindo a educação especial e isso é muito importante né acho que isso contribui muito para o desenvolvimento das pesquisas da área né e a diversidade dos enfoques né e dos objetos como nós vimos aqui nas apresentações anteriores né Eh no Nesse artigo tem um dado interessante que eu também trago aqui pra gente iniciar a conversa é que assim dados de 2011 né a gente precisaria eh hoje a gente sabe com certeza esse dado mudou bastante porque nós tivemos criação eh uma criação eh muitas muit de criação novas né de novos programas de novos programas n eh no Brasil de estrito senso Mas a professora Alexandra ela pontuou isso também né que 70% dos programas são concentrados eh de educação são concentrados na região centrooeste né E aí esse dado de 2011 eh a gente já observava que 50 2% estava na região Sudeste ou seja o dado que a professora Alexandra trouxe é um pouco maior né 20% no su e 18% no Nordeste e 7,2 no centrooeste né e 4% no norte Então essa essa distribuição também desigual da dos programas de pós-graduação né no Brasil e no nosso caso da região centroeste também é um dado importante pra gente observar podemos mudar né e aqui a na uems a o o primeiro programa de pós–graduação em educação foi criado na na unidade universitária de Paranaíba tô aqui chamando de Campus Paranaíba né Eh E lá nós tivemos no início no primeiro projeto né de no projeto no primeiro projeto eh de curso eh nós tínhamos uma tivemos uma linha de currículo formação de profess eh desculpe uma linha de teorias e práticas educacionais né nessa linha então Eh na época que foi criado o programa eu eu ingressei como professora lá lá em Paranaíba e nós tínhamos algum tínhamos a companheira doracina que agora está aposentada eu e a professora Maju também como todos conhecem Professora Maria José Alves Cordeiro que fazíamos pesquisas e orientá pesquisas na área de de Educação Especial eh o curso sofreu uma reformulação e hoje eh tem uma linha de currículo formação de professores de diversidade que alguns colegas que continuaram credenciados lá em Paranaíba Tem trabalhado e orientado algumas pesquisas na área da Educação Especial mas nós não temos no programa eh da uems né tanto de Paranaíba como de Campo Grande eh nenhuma linha específica de Educação Especial então nós temos aí eh no campo de Paranaíba nós temos 20 dissertações produzidas né e distribuídas nos seguintes temas formação de professores duas práticas pedagógicas e inclusão Duas né políticas de de inclusão escolar cinco atendimento educacional especializado três pesquisas pesquisa sobre surdo quatro pesquisa sobre autismo duas deficiência visual uma e deficiência intelectual uma ou seja das dissertações produzidas nós temos esse leque aí eh de de de pesquisas que foram desenvolvidas para fins de dissertação podemos passar já no no no programa da Emes de Campo Grande que ele foi ele foi criado em 2013 ofereceu o primeira primeiro processo seletivo em 2013 eh E então eu fiz um levantamento aí de 2015 a 2023 né E nesse programa nós temos uma linha que chama formação de professores e diversidade e é nessa linha que concentram-se os a os professores que eh eh orientam a educação especial eu eh oriento lá nessa linha e também a professora Samira Lancelote oriento nessa linha e aí no no no programa da da da EMS Campo Grande Nós temos muitas mas muitas eh eh eh eh muitos e muitas candidatos sempre no processo seletivo então e grande maioria vou posso dizer assim que eh quase 50% às vezes até mais de pessoas que procuram o programa São pessoas que que querem discutir educação especial que querem Pesquisar educação especial isso é um dado importante né é relevante para ressaltar mas que no programa temos poucos professores para poder um programa pequeno né para poder orientar e eh esse esse conjunto de trabalhos então o que que nós temos feito muitos professores que não são da Educação Especial tem orientado pesquisas nessa área né Por Conta até da procura e então às vezes eh nós da Educação Especial Fazemos uma coorientação né e sempre participamos de bancas indicamos literaturas E aí essa questão foi até levantada pelo professor dcio na fala dele de abertura em que ele disse que se por um lado isso eh Traz algo de de importante que é assim outras áreas olhando paraa educação especial e estudando a educação especial né por outro se não houver o devido cuidado eh a gente pode reforçar algumas para alguma alguns discursos né Eh dos quais nós eh nós não vamos dizer assim dos quais nós não eh Quad unamos né mas eh eu eu vejo que eh na experiência da Universidade eh da uems eu vejo que isso tem trazido mais ganho do que prejuízo acho que isso é importante né de dito ISO nós temos aqui 29 dissertações produzidas né Considerando o tempo do programa é um vocês podem observar que é uma quantidade considerável né E aí a distribuição por temas essas pesquisas então nós temos aí currículo e educação especial uma práticas pedagógicas e inclusão 11 pesquisas né a concentração fica aí nas práticas pedagógicas justamente conta da modalidade profissional que o programa assume né importante destacar que o o mestrado profissional enquanto modalidade os os alunos eh eh eles fazem uma eles são orientados para fazer uma pesquisa intervenção que nem sempre eles conseguem eh fazer essas essa pesquisa né Eh por conta do de do tempo mas quando eles terminam a dissertação eles têm que apresentar um projeto de intervenção para volvimento nas escolas né alguns desses projetos a gente rece são nós conseguimos fazer a implantação outros não mas a gente percebe que o fato do aluno propor né fazer uma proposta de intervenção isso tem alterado eh eh algumas práticas no âmbito do sistema de ensino vou citar aqui a uma prática que eu considero importante né eu orientei um trabalho na área de educação infantil sobre práticas pedagógicas da educação sobre o ae na educação infantil nós observamos que no Município de Campo Grande a época né não tinha o serviço de atendimento a educação educacional especializado na educação infantil e a partir do projeto do orientando que levou para CEMED né essa proposta foi implantado a e na educação infantil Então eu acho que a a a grande contribuição da pesquisa né Eh da pesquisa da dissertação né É na verdade fazer essa provocação para o sistema de ensino né Eh a mudarem suas práticas né sejam práticas pedagógicas ou práticas de gestão né E temos outras experiências também que que a gente pode elencar aqui né Eh na linha de eh na na temática de história e políticas de inclusão escolar nós temos quatro eh dissertações eh e o atendimento educacional especializado temos duas no autismo uma na tecnologia assistiva duas altas habilidades três deficiência visual três e deficiência intelectual Duas né Então esse é o conjunto de pesquisas que nós temos até agora aqui no plano no no no no nosso programa podemos mudar bom eh além dessas dissertações defendidas eu eu quero destacar aqui que no âmbito do programa nós temos um laboratório que é o laboratório é o lápis né que é o laboratório de de de estudos e pesquisas em educação eh especial e inclusão escolar né e o lápis ele tem desenvolvido muitos projetos de extensão junto com os mestrandos também da Universidade junto com os egressos do programa que eu acho extremamente importante né E e aí a E aí nesse sentido no laboratório né que tá vinculado ao centro de pesquisa eh da unidade de Campo Grande o celme Né que é o centro de pesquisa em educação e linguagem eh nós temos desenvolvido algumas pesquisas em rede eu vou apresentar aqui as pesquisas em rede que nós desenvolvemos eh na rede na rede estadual de pesquisa né a uma delas é a inclusão escolar de alunos com deficiência sensorial um estudo sobre as tecnologias assistivas né Essa dessa pesquisa participaram participaram então a EMS foi coordenada por mim né a Universidade Federal na pessoa da professora Alexandra da professora neset e a u a UFGD né nas nas com as professoras Morgana e ali esse essa essa pesquisa ela ela foi uma pesquisa aprovada na chamada do educ MS citado aqui pela professora Marilda e a professora Marilda da época era diretora científica da fundect E aí professora Marilda eu eu tenho eu sinto informar né e é uma coisa que eu sempre questiono fundect Toda vez que eu encontro o professor Márcio né que nós não temos mais edição do programa educ MS né da do edital educ MS eu acho que a gente precisava resgatar esse programa né Acho que até uma pauta que nós precisamos levar para fundet nós que somos n grupo da educação né E essa pesquisa foi muito importante porque ela analisou como é que as salas de recursos multifuncionais né estavam trabalhando com as tecnologias assisti depois nós eh desse material foi foi eh nós tivemos algumas dissertações dessa pesquisa né uma uma na UFGD tivemos duas na na uems né Eh nós produzimos inclusive material didático Que que foi gravado em CD Room né E que tá dispon foi disponibilizado aí para salas de recursos né Eh também nós temos Aí uma outra pesquisa eh também financiada pela fundect que é o desenvolvimento de tecnologias de ensino acessíveis para a formação de conceitos da Educação Básica né a EMS ufms UFGD né que foi coordenada pela professora Alexandra na da Universidade Federal né em conjunto com outras áreas do conhecimento vários pesquisadores da Universidade Federal foi uma uma pesquisa bem interessante também tivemos dissertações produzidas tivemos livro produzido A partir dessa pesquisa que foi também uma pesquisa extremamente importante depois nós eh nós temos Aí uma outra pesquisa que foi desenvolvida no contexto da rede que é a pesquisa história e memória da educação especial em Mato Grosso do Sul na a voz dos gestores que também participamos o EMS e Universidade Federal fgd né coordenado pela professora inicialmente pela professora neset eh Correa e depois assumiu a coordenação professora que é o quires devido à aposentadoria da professora nesd e essa pesquisa essa pesquisa se articulou com uma pesquisa em rede nacional e produziu que que eu vou que eu vou apresentar em seguida que é a pesquisa Portal pioneiros da Educação Especial no Brasil que produziu um portal Eletrônico em que eh é um é um repositório de eh eh eh de de da História da Educação Especial no Brasil né extremamente importante essa pesquisa dessa pesquisa também tivemos a dissertação da Janaína tivemos outras dissertações eh escrevemos um texto dessa pesquisa esse texto também escrevemos um artigo que eh já vinculado à outra pesquisa também da do Portal pionir da Educação Especial no Brasil publicado na revista educação e sociedade então assim as pesquisas é dessas três eh eh o seja o desdobramento dessas três pesquisas foram formativas né foram chegaram até as escolas e produziram eh conhecimento no campo da Educação Especial de uma forma bem interessante podemos passar Oi é isso joia obrigada bom aí nós temos as pesquisas envolvidas em em em rede nacional né eh a primeira delas foi uma pesquisa coordenada pela professora Eliane grece de eh ali é gente eu errei ali viu foi de 2013 a 2015 tá me desculpem digitei errado então essa pesquisa eu tô voltando para casa narrativa sobre professores desenvolvimento profissional de alunos egressos do curso de pedagogia iniciantes da docência esse esse projeto ele foi financiado pelo CNPQ e nele nós trabalhamos como com temáticas com professores DAE da rede pública e uma das eu fiquei responsável pela pela temática de Educação Especial nós tínhamos Encontros periódicos com os professores e trabalhamos com narrativas de Formação foi um trabalho bem interessante também em que nós podemos alcanar os professores da Educação Básica tivemos também produção de livros capítulos e textos e também de dissertação A partir dessa pesquisa a outra pesquisa que é o Observatório Nacional de Educação Especial estudo em rede sobre sala de recursos multifuncionais na escola comum que foi uma pesquisa coordenada pela professora Enia Mendes fizemos parte aqui do Matogrosso Eu professora Alexandra eh não me lembro se mais alguém mas eu professora Alexandra e nós trabalhamos eh com as salas de recursos com a ced fizemos também muitos Encontros formativos com os professor fizemos pesquisação com os professores de sala de recurso foi um trabalho também muito interessante que também rendeu muita produção e por último o portal pioneiros da Educação Especial no Brasil que é essa pesquisa que nós acabamos de concluir instituição personagens e práticas que é uma pesquisa coordenada pela professora Adriana Borges da UFMG né professora Dacar né preciso nem dizer que todo mundo conhece e aess Borges que foi então coordenadora dessa pesquisa do portal pioneiro da Educação Especial no Brasil esse Portal ele se constituiu como como uma uma pesquisa e o desdobramento dele foi a criação de um portal Eletrônico em que retrata então verbetes né Eh dicionários históricos de instituições personagens e práticas dessa desse desse dessa pesquisa nós tivemos no âmbito do programa eh eh eh do mestrado profissional nós tivemos três eh pesquisas na área da história da educação especial em Mato Grosso do Sul uma orientada por mim que é a Janaína citada pela professora Alexandra que fez um estudo sobre a personagem da professora Elisa Cesco que foi a primeira diretora da Educação Especial aqui do Estado de Mato groso do Sul depois da ação do estado né e e o verbete dela tá disponível nesse Portal Então se vocês quiserem acessar o Portal né É só digitar lá no Google Portal pioneiros da Educação Especial no Brasil que vocês vão poder acessar depois nesse Portal também tem Du dicionário de duas instituições aqui que é a história do seada né que foi uma importante eh uma importante Locus de da pra educação do su no matur gruo do Sul né e também eh eh nesse nesse nesse dicionário instituições temos dois do ceada na verdade né um eh orientado pela professora Carla vilam sentendo que é da área de história e foi orientado por mim em que ela escreve as personagens que criaram o seada que foram eh personagens eh importantes paraa educação dos surdos entre eles destacamos a professora sheil vilhalva que tá professora da Universidade Federal e também a professora Cida Reis né que trabalhou muito lá eh para a construção das políticas eh para educação do suro no seab e também eh uma outra uma outra dissertação que trabalhou com a história do do do seada enquanto instituição né a partir da da metodologia da história das instituições escolares né então são materiais riquíssimos para a pesquisa porque eh a a pesquisa não a história não pode ser esquecida né ela precisa ser registrada ela faz parte da dessa dessa toda essa trajetória que nós construímos até aqui enquanto pesquisadores Tá certo podemos passar então e aqui eu finalizo né Eh com uma provocação né Eh dado fio que nos foi colocado aqui outro dia eu coloquei no grupo no grupo do GT 15 temos muitos desafios aqui pro GT 15 no Mato Grosso do Sul e na e no centrooeste de maneira geral né Eh tal que foram levantados aqui né e eu já quero deixar aqui o meu agradecimento ao Washington a todo o grupo do da do GT 155 a todo o grupo técnico que nos acompanhou nessa nesse evento e dizer o quão potente foi esse evento né pra gente poder conhecer as pesquisas levantar discussões criar possibilidades né de novas pesquisas para rede para pro centrooeste né E para o Mato Grosso do Sul Mais especificamente né E aí eu quero deixar uma provocação com o nosso grande poeta Manuel de Barros que ele diz o seguinte quem anda no trilho é trem de ferro sou a água que corre entre pedras Liberdade caça jeito então assim de todas as dificuldades que nós tivemos né de todas as as lutas que nós travamos historicamente Né desde lá eh da criação do primeiro programa de pós–graduação que é um que é um pouco pai mãe né Eh do de todos os nossos outros programas aqui do Estado porque de uma forma ou de outra eh quem Quem iniciou nas universidades da na Universidade Federal na UFGD na uems somos aí eh eh nós que que que iniciamos esse trabalho somos de alguma forma né Eh filhos da Universidade Federal de Mato Grosso e do programa do do nosso ppge mais antigo Tá certo e aí nós sempre nós sempr sempre caçamos um jeito né de desenvolver nossas pesquisas né de andar fora do trilho né de ser água que corre nas pedras Tá certo continuemos então o meu abraço né A minha gratidão e meu desejo de Vida longa ao GT1 né que ele Produza mais e mais pesquisas que a gente possa contribuir cada vez mais pra educação né das pessoas que são público alvo da Educação Especial Um beijo grande mente recente e ao mesmo tempo tão significativa aqui no chat temos muitos elogios eh Mal consigo acompanhá-los mas vou ler aqui para você o comentário da professora Marilda Marilda Bruno Parabéns Alexandra e sempre aprendemos com vocês Professor Washington excelente professora Celi a professora Mônica cassar Que bom conhecer todos esses trabalhos sim Celi precisamos de recursos para pesquisas em Educação Especial agora dando continuidade nós vamos abrir para o debate as perguntas e enquanto o pessoal vai aí pensando nas suas questões elaborando eu vou fazer uma pergunta inicial a vocês eh eu gostaria de saber das professoras Quais são os horizontes que vocês vislumbram para a pesquisa em educação especial em Mato Grosso do Sul em termos de Investigações que requerem mais investimentos mais aprofundamento e uma pergunta bem objetiva para professora Alexandra em relação ao programa de pós-graduação em Educação de da faed que tem a educação especial perpassando as três linhas de pesquisa eu gostaria de saber se os professores que orientam esses trabalhos são pesquisadores da Educação Especial ou são pesquisadores que priorizam outras áreas mas também orientam algumas pesquisas em educação especial bom e posso falar aham olha Eh nós temos professores que trabalham no campo da Educação Especial sim Como é o meu caso né E temos aqueles que também trabalham né no campo da educação especial eh mas eu quero dizer para vocês que ainda somos poucos dada complexidade do tema e um problema que a gente tem uma inclusive né a gente não entende tudo de Educação Especial de repente tudo que da Educação Especial vai para Alexandra não é assim tem a educação especial é um campo de conhecimento aberto é imenso n im então a gente não entende tudo eu não posso orientar de fio a pavio agora nós temos eh professores que que trabalham por exemplo no campo da surdez né que deveriam estar integrado ao nosso programa mas eu já sei que por exemplo nós temos o professor eh eh Nelson dias que foi formado foi me orientado Hoje ele tá no ensino de ciências né orientando Educação de surdos eu sei que tem a Karine que potencialmente poderia est entrando eh como orientadora professora chirle no futuro né quer dizer a gente precisaria fortalecer mais o campo da Educação Especial como área mesmo né mas eh ainda somos realmente poucos né a tratar do assunto da Educação Especial e elas estamos diluídos né Mas precisamos avançar nisso viu iso é uma autocrítica inclusive Obrigada profess Bárbara eu faz tempo que eu tô no celular que acabou a bateria do meu not Eu não eu tive problema de conexão eu não ouvi a sua pergun Ah sim eu gostaria de saber quais são os horizontes que vocês vislumbram em termos de eh investigações que merecem um aprofundamento maior investimento por parte dos pesquisadores em Mato Grosso do Sul dentro da Educação Especial considerando toda a experiência de vocês o que que vocês vem como eh Pontos importantes para maiores investimentos no meu entendimento eh no meu entendimento eh tem um campo muito vasto como a Alexandra colocou né Eu concordo plenamente com ela né nós não damos conta de tudo nós dominamos algumas áreas e não todas eh isso é muito importante que ela levanta eu acho que exatamente por esse motivo que muitas vezes as questões de prática pedagógica no contexto escolar no contexto da sala de aula é pouco investigado ou eu acredito que um dos fatores possa ser este né Não sei se Alexandre Celi vão concordar comigo outra questão que eu vejo é eh necessitamos pesquisar mais eh no nosso estado eu acho que é muito pequena ainda a pesquisa do no colaborativo né existe uma tendência muito grande nas investigações aí nas pesquisas eh de ponta sobre a importância do trabalho colaborativo né e o ae como nós vimos lá na na política nacional né todas nós trabalhamos juntas aí no Mato Grosso do Sul ficou muito evidente que o modelo não funciona porque as crianças não vêm falta transporte o contraturno não funciona pior seria retirá-las para levar no no mesmo turno mas a gente precisa estudar uma outra forma de fazer a a o atendimento às necessidades específicas do estudante que eu sempre defendi no contexto da sala de aula é resolver o problema do professor comum e do aluno no contexto da sala de aula eu acho que essas pesquisas se precisam ser ampliadas eu concordo com a Marilda e eu penso que pelo pelo que eu a fotografia que nós eu falo fotografia porque a gente precisa avançar um pouco mais né na não aprofundar mais os estudos mas a gente precisa aí para estudos eh sobre os processos de ensino e é uma questão que eu tô me debruçando agora é sobre a elevação do eh pensar num trabalho pedagógico que proporcione condições para elevar o pensamento teórico dos nossos alunos sabe é voltar para aprendizagem eh e eu acho que a gente precisa investir nisso estudos etnográficos nessa linha da colaboração eh que a Marilda traz eh também nós temos que pensar em estudos eh interseccionais por exemplo crianças indígenas com deficiência crianças negras eas quilombolas com deficiência por exemplo altas habilidades e superdotação pouco exploradas também nas pesquisas eh que eu vi a gente tem trabalho isso deficiências múltiplas e o que que significa essa educação ao longo da vida sobretudo para aquelas crianças que não conseguem se escolarizar que que que a gente como a gente poderia pensar eh de um trabalho que pudesse subsidiar as políticas públicas eh na elaboração de políticas públicas Porque nós não temos gente proposta para essas crianças as crianças acabam indo para as instituições especializadas ende ou às vezes para centros que também não tem uma uma vocação aí para aprendizagem Então temos que investir muito nisso ainda sem DV concordo professora cel então eu concordo com as professoras e vou e vou dizer que assim nós temos mesmo na minha avaliação que investi muito no estudo e n pesquis práticas pedagógicas né das práticas escolares porque eh na verdade as crianças estão na escola né e a gente teve aí um um grande Avanço No no acesso né mas a gente precisa eh pensar a gente precisa colaborar bastante a pesquisar é importante nesse aspecto com a permanência da criança na escola né e não só com a permanência da criança na escola mas também de pensar H uma outro um outro projeto de escola que dê conta de necessariamente ser uma escola inclusiva né E aí outra questão que eu quero destacar né é que eh que a professora Alexandra tocou nisso Professor D também tocou nessa questão que é eh estudar né os processos de educação ao longo da vida né porque assim para eh nós temos que pensar naqueles grupos né Eh e se for pensar num sistema educacional inclusivo ele depende dessa da gente desenvolver propostas de educação ao longo da vida né porque algumas crianças e eh alguns jovens né E até ados com deficiência ele não Eles não TM se beneficiado da escola tal como ela tá desenhada né E aí aquilo que a professora Alexandra colocou eles acabam indo para as instituções especializadas por quê Porque a Rede comum de ensino ela não tem uma proposta para essas para essas pessoas se você não tem como você pensar num sistema educacional inclusivo se você não pensar numa educação ao longo da vida né então a gente precisa mudar essa lógica e pensar eh naquele naquele a naqueles alunos e alunas que né com deficiência que precisam dessa eh eh eh dessa escola que possa né trabalhar nessa perspectiva né uma outra coisa que eu tudo para fazer a síntese gente sabe quantos trabalhos apareceu sobre o autismo na ufms sobre educação da pessoa com autismo duas dois na também temos um só então isso tá mostrando nós que a gente precisa focar porque a gente tá com um aumento muito um aumento dos dados né de de laudos de pessoas com autismo eh com uma proposta Educacional apoiada no Aliás nem é proposta Educacional né Eu não entendo isso como proposta em em apoiadores de mor de vários né professores de apoio né Entre aspa né Eh e o aba como sendo uma referência de ensino e de proposta de pedagógica então a gente precisaria discutir ISO melhor como não é uma proposta pedagógica não é não é então Eh o acompanhante terapêutico é isso que eu queria falar Esse nome que não tava me ocorrendo eu acho que a gente precisa discutir melhor essas coisas Pesquisar mais sobre isso n lembra do que eu falei na Perspectiva da intersetorialidade da Inter então junto com ção da intersecção né fazer esse trabalho eh porque isso tá interferindo demais na educação eh isso é hegemônico até então isso tem me preocupado bastante sabe acho que precisamos trabalhar nessa linha né o aba não é uma proposta pedagógica a Pando né com acompanh terapêutico né excelente Professor sem dúvidas Bárbara eu trabalhei Eu tô aqui pensando que eu trabalhei com um slide que eu acho que não foi a última versão que eu fiz lá Faltou um um dado importante que eu tô lembrando agora que eu vou passar aqui que eu acho que vale a pena eh mas uma acabamos de aprovar junto coordenado pela professora Marina da Universidade Federal de Mat Sul no edital eh dações afirmativas da Cap né edital abadias Nascimento acabamos de aprovar né Bárbara e professor alandra um um um projeto em rede nacional né com várias universidades coordenados aqui coordenação aqui da professora Carina e que nós vamos trabalhar com com ações afirmativas entre elas a Educação Especial na pós–graduação né E tem uma série de eh de intervenções que nós vamos fizemos propostas de realizar lá para melhorar também o acesso das pessoas com deficiência na pós-graduação por exemplo esse protagonismo né das pessoas com deficiência na pesquisa ele também deve ser trabal incentivado cada vez mais né para que eles possam realmente participar desse da produção do conhecimento protagonista né daquele lema nada sobre nós acho que isso também uma auto advocacia das pessoas com deficiência é uma coisa que a gente também da academia precisa fortalecer verdade uhum ficam aí as dicas né para os pesquisadores que que nos acompanham estão aí pensando em novos projetos professora Alexandra quando você comentava sobre a situação do ppgedu da paed o professor Daniel deixou uma uma sugestão penso que a coorientação pode ser uma estratégia interessante na produção eh orientada por docentes que não do campo e temos uma pergunta para as três professoras Uhum que é da professora Luciana Coelho professoras uma coisa que tem atravessado as pesquisas em educação especial no Mato Grosso do Sul incluindo as realizadas por nós na UFGD é a questão da interculturalidade e plurilinguismo próprios do nosso Estado gostaria de debater com vocês como entendem a ética das pesquisas nos contextos indígenas e outras comunidades eu acho que essa pergunta tá mais propícia para Marilda nesse momento né A Luciana sabe bem o que eu penso a orientei no mestrado e no doutorado e espero que ela dê continuidade né às pesquisas de interculturalidade ela e o Washington agora estão fazendo uma parceria com a fain né que é a faculdade eh de educação indígena e e realmente essa é uma questão que que sempre nos preocupou principalmente eh quando se leva né Eh isso Ficou claro nas pesquisas que ela fez quando se leva a política de 2008 na política de 2008 eh se fala né tenu M da articulação da educação especial com a educação indígena mas se propõe a libras para todos né todos os surdos e a gente eticamente né nada para nós sem nós se é essa questão e mesmo por viés linguístico né de estrutura linguística eh Nós não sabemos se a língua a Libras como imposição é o melhor caminho para os indígenas poderem desenvolver a sua língua porque a língua materna é a Guarani ou a terena e assim por diante né então a gente tem muita dúvida A esse respeito eh concordo com a Marilda eu acho que a gente precisa avançar nos estudos né Marilda Até porque eu tive duas experiências né com a translinguagem foi muito interessante e foi o trabalho do do da Karine e do do Nelson dias então vocês podem até pegar lá o test doutorado do Nelson e da Karine que vai trazendo já um foi foi orientada junto com o ruber Val Então já respondendo ao Daniel A gente sempre trabalha em quando necessário em orientação eu fiz com Carina fiz com professora elá tenho a professora eh ruberval que tem nos ajudado também aí da uems né então e outros que eu não tô me recordando agora eh Então isso é muito importante outra questão também gente a gente não os trabalhos não apontaram sobre o impacto da pandemia poucos trabalhos eh que trouxeram o impacto da pandemia na vida acadêmica dos nossos estudantes por públ da educação especial viu e eu tem o trabalho da da Isabele que é do nosso grupo que tá trazendo discussões sobre a recomposição eh a recomposição do currículo a recomposição da aprendizagem para os estudantes com autismo como é que isso foi eh como é que isso tá sendo feito né Então ela tá fazendo um trabalho analisando documentos tal deve estar entregando o trabalho dela agora então isso é uma questão importante e outra a formação dos profes das universidades que é uma questão que a gente não toca e a gente precisa pesquisar melhor sobre isso né porque como nós somos dlos né a gente acha que não precisa se continuar se formando para trabalhar com o público da Educação Especial então a gente precisa estudar e propor uma uma formação para nós mesmos sabe eu acho que é olhar para nós tá faltando isso tá eu sinto isso D pós-graduação né pensar num outro modelo de pós–graduação para esse público não sei algo que precisamos avançar também são você vê que são várias lacunas aí né que a gente observou muitos Campos para para exploração professora Celi quer fazer mais algum comentário por isso que nós temos que formar mais pesquisadores né para nos ajudar aí para ampliar a rede de pesquisa né de pesquisadores isso uma rede tão relevante que tanto tem contribuído com com as nossas pesquisas bem a partir das falas de de vocês nós podemos perceber que a pesquisa em Mato Grosso do Sul é uma pesquisa rica diversificada em temas em procedimentos em referenciais comprometida socialmente e inovadora eu parabenizo vocês pelas trajetórias brilhantes por toda a contribuição que prestaram e prestam ao nosso Estado ao Brasil e ao mundo e aí para finalizar eu agradeço a todas as pessoas que nos acompanharam ao longo desses três dias as intérpretes de libras e também O Itamar A Equipe técnica e os organizadores do evento parabenizando por essa excelente iniciativa que não seja o primeiro encontro do GT 15 daed Centro Oeste né que haja continuidade porque realmente foi um evento muito bom muito importante o professor Washington agradece professora Lázara professora Mônica e Celi pela organização Aos palestrantes aos mediadores e a cada um dos participantes muito obrigada pessoal e até a próximo tchau tchau

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